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Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 11/1/2022 23:41

Bom desempenho sem dúvida.
Ainda longe do desempenho de algumas do setor, mas também temos que ver que nalguns países as medidas e os tempos de confinamento não foram tão apertados como os de cá, o que permitiu às petrolíferas desses países terem tido em 2020 e 2021 melhores resultados porque houveram maiores consumos de combustível do que em Portugal...
Se não houverem mais confinamentos, a Galp divulgará bons resultados e tenderá a aproximar-se do desempenho das suas pares.
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por Goya777 » 11/1/2022 18:14

Boa subida agora na parte da tarde. Com o petróleo a subir, ver se amanhã dá mais um salto e vai testar os 10 euros em breve
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 10/1/2022 18:40

O volume continua um pouco fraco:

Volume (10/01): 2.104.476
Volume Médio (3m): 2.246.510
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Re: Galp - Tópico Geral

por caldeirum » 10/1/2022 18:32

Este ano o comportamento da acção tem sido surpreendente. Parece-me que inverteu de vez a tendência de Novembro - Dezembro. Espero que não haja surpresas pelo meio - aparecimento de Omicron megatron ou algo do género e a partir de Fevereiro o movimento seja de forte subida.
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Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 10/1/2022 17:39

Companheiros andam Mouros grandes na costa...
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por Pedro2018 » 10/1/2022 15:23

Barão de Soestrova Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/berstein-sobe-recomendacao-da-galp-energia-para-comprar


A Berstein é das casas de investimento mais reputadas. Vale o que vale mas respeito muito.
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por Barão de Soestrova » 10/1/2022 15:06

 
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Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 10/1/2022 15:04

Berstein sobe recomendação da Galp Energia para "comprar"

O Bernstein está mais otimista em relação à Galp Energia. Numa nota assinada pelo analista Oswal Clint e divulgada esta segunda-feira aos clientes, a casa de investimento reviu em alta a recomendação que faz para as ações da petrolífera portuguesa. O preço-alvo manteve-se inalterado com um ganho potencial de quase 50%.

...


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... ra-comprar
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Re: Galp - Tópico Geral

por caldeirum » 10/1/2022 11:05

E qual é o preço de venda de uma bateria de lítio reciclada? Isto no final é A > B, então compra-se B (nova). Só quando os materiais começarem a escassear é que as baterias recicladas serão vendidas.

Esta suposta revolução energética não nos vai levar a lado nenhum. A estratégia que está a ser seguida é a de substituir os veículos actuais por eléctricos. Ora isto é muito rentável para as fabricantes de automóveis, para manter a indústria a funcionar e todos esses empregos, mas para a sociedade e o futuro é insuficiente. O problema reside essencialmente no nosso comportamento e isto inclui em quem votamos. A maioria de nós não necessita de um veículo 24h por dia, de veículos com 5 lugares, ou de jipes ou suvs. Mas é isso mesmo o que está a acontecer.

SUV na mó de cima
Se o mercado está numa fase muito débil, os SUV continuam a prosperar no mercado europeu de automóveis novos. Os automóveis de estilo SUV representaram 44% de todos os carros matriculados em janeiro, o maior valor de sempre para aquela categoria de automóveis. Munoz afirma que a Europa está a seguir o padrão de outras regiões, como a dos Estados Unidos da América (EUA) e China, nas quais a procura pelos SUV não abrandou. No total, venderam-se 368.100 unidades de SUV na Europa, apenas 18% abaixo do valor de janeiro de 2020.

https://www.motor24.pt/motores/vendas-d ... o/1510442/

Viver mais perto do local de trabalho, mais facilidade de caminhar ou usar bicicleta, mais transporte público - comboio, autocarros e carros.

Imaginam o momento em que precisam de usar um carro e só precisam de sair à rua e usar um veículo qualquer estacionado "público"? Um pouco ao estilo das trotinetes, mas bem estacionados! Isto sim é uma revolução do sistema. O que temos, é mais do mesmo.

Experimentem comparar o preço de papel higiénico(guardanapos reciclados com os novos. Qual é mais caro? Mas isto é a minha opinião.
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Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 9/1/2022 22:28

Punitor Escreveu:
A reciclagem não é uma miragem. É uma obrigação ecológica acima de tudo.
A refinaria de lítio da Galp e da Northvolt terá uma área destinada à reciclagem de baterias.


O caminho é esse...

Northvolt produces first fully recycled battery cell – looks towards establishing 125,000 ton/year giga recycling plant
November 12, 2021

Northvolt has produced its first battery cell with 100% recycled nickel, manganese and cobalt and now aims towards scale-up of recycling facilities in Sweden.

...
With construction beginning in Q1 2022 and operations in 2023, the recycling plant will receive incoming material for recycling from two sources: end-of-life batteries from electric vehicles and production scrap from Northvolt Ett.

In addition to becoming Europe’s largest battery recycling plant, Revolt Ett will be the only large-scale facility in Europe capable of recycling lithium in addition to nickel, manganese, cobalt and other metals. Recovered materials from Revolt Ett will supply neighboring Northvolt Ett cell manufacturing gigafactory with recycled metals sufficient for 30 GWh of battery production per year (half of Northvolt Ett’s total annual cell output).

Alongside direct delivery of nickel, manganese, cobalt and lithium metals into Northvolt battery production processes, Revolt Ett will recover copper, aluminium and plastics from the batteries and materials it recycles – all of which will be recirculated back into manufacturing flows through local third-parties.

Emma Nehrenheim comments: “As the electric vehicle revolution gains speed, we should be mindful that some 250,000 tons of batteries will reach their end-of-life in Europe by 2030. In this, some see challenges and obstacles. At Northvolt, we see opportunity. Similar to how we’ve found novel, sustainable solutions for the handling of salt byproduct at Northvolt Ett – treating it as a valuable product and not waste – the same is true with end-of-life batteries. Ultimately, a commitment to circularity will not only significantly reduce the environmental impacts of the battery industry, but also contribute to our vision to set a new benchmark for sustainability in manufacturing.”


https://northvolt.com/articles/recycled-battery/
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Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 9/1/2022 22:22

Masterchief Escreveu:
Punitor Escreveu:
Sugiro-te que pesquises.
No youtube, e não só, existem muitos vídeos a explicar a coisa.
...
As baterias usadas em fim de vida e os seus componentes, são reciclados e dão origem a outras baterias companheiro. Entretanto, nos 10 anos da sua vida útil já foram muito eficientes e já pouparam muito desperdício de energia que ocorreria num carro a hidrogénio.

Vou aproveitar o teu conselho e retribui. Sabes que actualmente a reciclagem de baterias automóveis é uma miragem, não sabes? Sabes que fica muito mais barato fazer novas baterias do que reciclá-las. Tecnicamente é muito complicado reciclar por vários motivos que sugiro que pesquises.
Não sei se o hidro´genio é uma alternativa ou não. Uma coisa sei, os carros eléctricos a baterias não são, neste momento e não o serão tão cedo, "Environment friendly" como muita gente gosta de propagandear.
E sugiro que pesquises sobre o assunto da reciclagem de baterias usadas actualmente nos automóveis.


A reciclagem não é uma miragem. É uma obrigação ecológica acima de tudo.
A refinaria de lítio da Galp e da Northvolt terá uma área destinada à reciclagem de baterias.
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por Masterchief » 9/1/2022 22:12

Punitor Escreveu:
Sugiro-te que pesquises.
No youtube, e não só, existem muitos vídeos a explicar a coisa.
...
As baterias usadas em fim de vida e os seus componentes, são reciclados e dão origem a outras baterias companheiro. Entretanto, nos 10 anos da sua vida útil já foram muito eficientes e já pouparam muito desperdício de energia que ocorreria num carro a hidrogénio.

Vou aproveitar o teu conselho e retribui. Sabes que actualmente a reciclagem de baterias automóveis é uma miragem, não sabes? Sabes que fica muito mais barato fazer novas baterias do que reciclá-las. Tecnicamente é muito complicado reciclar por vários motivos que sugiro que pesquises.
Não sei se o hidro´genio é uma alternativa ou não. Uma coisa sei, os carros eléctricos a baterias não são, neste momento e não o serão tão cedo, "Environment friendly" como muita gente gosta de propagandear.
E sugiro que pesquises sobre o assunto da reciclagem de baterias usadas actualmente nos automóveis.
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Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 9/1/2022 20:13

Masterchief Escreveu:
Punitor Escreveu:...
Há algumas vantagens dos carros elétricos em relação aos carros a hidrogénio, sobretudo que se prendem com questões de logística, que poderão ser facilmente apuradas, e que por uns bons anos serão uma realidade.

Podes esclarecer que questões de logística são essas e quais são as vantagens dos carros eléctricos?
Eu não concordo que os carros eléctricos sejam alternativa. Não enquanto a tecnologia de baterias eléctricas se mantiver no nivel actual.

E também não consigo entender como podem dizer que automóveis eléctricos são "amigos" do ambiente. Então as baterias não poluem? Para onde vão as baterias usadas? E os componentes utilizados nessas baterias? E a construção dessas baterias?
Sim, os automóveis eléctricos não emitem gases mas a questão das baterias não é totalmente "amiga do ambiente" nem nunca o será.




Sugiro-te que pesquises.
No youtube, e não só, existem muitos vídeos a explicar a coisa.

Utilizar a eletricidade para gerar o hidrogénio acarreta numa perda de 30% do potencial elétrico.
No processo de eletrólise 30% da eletricidade é perdida; no processo de compressão, resfriamento e transporte até um posto de abastecimento aproximadamente mais 10% da eletricidade é desperdiçada; e depois existem uma série de desperdícios menores...
No processo de conversão no motor, para se produzir eletricidade 40% do potencial de eletricidade é consumida. Assim, por cada 100W gerados, o carro a hidrogénio aproveita apenas cerca de 40W.

Portanto, quando se transforma a energia armazenada em movimento, os carros elétricos têm uma eficiência de 75 a 85%, desperdiçando apenas 15%; enquanto os carros a hidrogénio possuem uma eficiência final de 40%.
Um carro elétrico só tem o dobro da eficiência!!!

As infra-estruturas para carregar carros a hidrogénio quase não existem e necessitam de investimentos colossais para a sua construção e também para a sua manutenção por cada unidade de carregamento; ao contrário das infra-estruturas para carregar carros elétricos, que já existem e são simples e baratas.

O hidrogénio é caro pelo seu processo de produção, transporte e, sobretudo pelo seu complexo processo de armazenamento... O preço do hidrogénio por Km percorrido pode ser 10 vezes superior ao preço gasto por um carro elétrico.

As baterias usadas em fim de vida e os seus componentes, são reciclados e dão origem a outras baterias companheiro. Entretanto, nos 10 anos da sua vida útil já foram muito eficientes e já pouparam muito desperdício de energia que ocorreria num carro a hidrogénio.

Uma das únicas vantagens dos carros a hidrogénio é o facto de se carregarem apenas em 5 minutos, enquanto os carros elétricos podem demorar 8-9 horas. Mas, os carros estão parados a maior parte do tempo, e, por isso, podem estar parados a carregar. Assim, esta vantagem dos carros a hidrogénio é uma vantagem meia coxa...
Editado pela última vez por Punitor em 9/1/2022 23:17, num total de 1 vez.
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por Masterchief » 9/1/2022 16:52

Punitor Escreveu:...
Há algumas vantagens dos carros elétricos em relação aos carros a hidrogénio, sobretudo que se prendem com questões de logística, que poderão ser facilmente apuradas, e que por uns bons anos serão uma realidade.

Podes esclarecer que questões de logística são essas e quais são as vantagens dos carros eléctricos?
Eu não concordo que os carros eléctricos sejam alternativa. Não enquanto a tecnologia de baterias eléctricas se mantiver no nivel actual.

E também não consigo entender como podem dizer que automóveis eléctricos são "amigos" do ambiente. Então as baterias não poluem? Para onde vão as baterias usadas? E os componentes utilizados nessas baterias? E a construção dessas baterias?
Sim, os automóveis eléctricos não emitem gases mas a questão das baterias não é totalmente "amiga do ambiente" nem nunca o será.
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Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 9/1/2022 16:50

NirSup Escreveu:
Segundo alguns, o lítio não é a solução, mas o hidrogénio.
Energia barata, abundante e sem impactos ambientais.
Vou reforçar na EDPR. Lá terá que ser.


"Enterra-te" na EDPR à vontante, uma ação caríssima sem perspectivas de conseguir resultados no curto/médio prazo que justifiquem o mkcap atual! O tópico da galp nada tem a ver com isso.....


PER vs Industry: EDPR is poor value based on its PE Ratio (48.7x) compared to the European Renewable Energy industry average (30.8x).
PER vs Market: EDPR is poor value based on its PE Ratio (48.7x) compared to the Portuguese market (16.4x)
.
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Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 9/1/2022 16:17

Há sempre opiniões divergentes, totalmente oponentes ao mais alto nível.
Ainda agora se debate se a Europa deve ou não deve investir na energia nuclear.
Os especialistas na matéria de uns países dizem que sim, outros de outros países dizem cabalmente que não.
Na minha opinião, a Europa deverá investir na nuclear e também na biomassa como forma de colmatar as falhas e a insuficiência das renováveis.
No lítio, a coisa é mais ou menos idêntica.
Uns são a favor, outros são contra.
Todavia, o lítio terá que ser inevitavelmente uma fonte a explorar.
Há algumas vantagens dos carros elétricos em relação aos carros a hidrogénio, sobretudo que se prendem com questões de logística e não só, que poderão ser facilmente apuradas, e que por uns bons anos serão uma realidade.
Editado pela última vez por Punitor em 9/1/2022 23:39, num total de 1 vez.
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 9/1/2022 15:15

Àlvaro Escreveu:Portanto a Galp está a ganhar muito dinheiro. Sim, há um erro com o lítio, mas o hidrogénio compensa.


Segundo alguns, o lítio não é a solução, mas o hidrogénio.
Energia barata, abundante e sem impactos ambientais.
Vou reforçar na EDPR. Lá terá que ser.

Não se pode destruir uma montanha para tirar meia dúzia de quilos de lítio. Até porque o lítio não vai ser a solução. As baterias não vão ser a solução, não é possível, não há materiais suficientes na Terra para esse efeito. Estou a pensar mais no hidrogénio. A forma de armazenar energia, tudo aponta que seja mais o hidrogénio do que as baterias", afirmou o ex-secretário de Estado do Ambiente.


Ó Poças Martins, que exagero! Não são meia dúzia de quilos.
Será que tens uma balança em casa?
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
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Re: Galp - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/1/2022 15:04

Portanto a Galp está a ganhar muito dinheiro. Sim, há um erro com o lítio, mas o hidrogénio compensa.
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 9/1/2022 14:52

Meu Caro Álvaro,
Não quero mal nenhum à Galp. E oxalá o petróleo bombe por muitos anos. O petróleo caro e o gás natural caro apenas tornam mais competitivas as energias renováveis. Portanto ...
Bom fim de semana.

By Nirvana
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Re: Galp - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/1/2022 14:47

Tosa a gente sabe que o lítio não é lá grande ideia, mas com o petróleo a bombar achas que a Galp vai cair? Não faz sentido.
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 9/1/2022 14:37

Lítio em Portugal, sim, mas com condições.

Assim, sim.

Joaquim Poças Martins, Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e doutorado pela Universidade de Newcastle, em Inglaterra.
Docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde dirige a Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.

Questionado sobre a intenção portuguesa de explorar os seus recursos do metal alcalino, Poças Martins considera que “usar lítio, desde que em sítios onde não tenha impactos sociais e ambientais, sim”. “Estar a destruir montanhas inteiras, a deslocalizar pessoas, para tirar uma quantidade de lítio pequena, para uso privado, menos”, prosseguiu.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto pensa duma maneira. A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ali mesmo ao lado, pensa de modo diferente. Vá lá saber-se porquê. Eu apenas desconfio.

Covas do Barroso (antevisão apocalítica)
By Nirvana
Anexos
Covas do Barroso.jpg
Covas do Barroso.jpg (178.59 KiB) Visualizado 7444 vezes
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Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 7/1/2022 18:50

forza algarve Escreveu:0,71 euros de.lucro por ação nao resultaria num grande dividendo...espero os lucros sejam maiores..


Já não seria mau de todo companheiro.
Isso implicaria lucros a rondar os 600 milhões/ano.
Penso que a Galp estabeleceu como meta um dividendo de 0,5€, dividido em duas distribuições, podendo na segunda haver um acréscimo variável, consoante os lucros.
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por forza algarve » 7/1/2022 16:19

0,71 euros de.lucro por ação nao resultaria num grande dividendo...espero os lucros sejam maiores..
 
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Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 7/1/2022 11:13

Energia e banca são as apostas para a bolsa de Lisboa

A retoma pós-pandemia poderá dar força às ações cíclicas, incluindo as “utilities” e o setor financeiro. Os analistas avisam, no entanto, que o maior fator a influenciar o mercado nacional é o contexto externo.


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -de-lisboa

Ano de recuperação da galp!? ......
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Re: Galp - Tópico Geral

por PMP69 » 7/1/2022 11:01

O Petróleo não vai desaparecer, muito menos nos próximos 50 anos.

Basta constatar que entre as "novas" 7 irmãs estão a Gazprom e a CNPC, quê por trás têm a Rússia e a China, respectivamente.


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