Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Crise Financeira, o Crash e os Baby Boomers.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PedroPadinha » 28/8/2007 9:00

moedinha_n1 Escreveu:regresso do medo por causa do SubPrime?

:?

As bolsas também não sobem todos os dias..penso que não tem nada a haver com o subprime. Ontem sairam noticias acerca das vendas de casas em segunda-mão nos states, que acabaram por fechar a vermelho ontem os states, e penso que deve ser isso que esta a influenciar o dia de hoje..

Registado: 23/3/2007 11:50

Re: permitam-me desconversar

por Nico » 28/8/2007 7:59

maquiavel Escreveu:É sem dúvida fantástico seguir este tópico e todos os assuntos nele abordados pelo Fogueiro.

Sem dúvida alguma, uma pessoa com conhecimentos e experiência mt mt acima da média, e que me fascina pela multiplicidade de assuntos abordados, mas principalmente, pela clareza com que os expõe.
Para mim parecem-me aqueles "rebuçadinhos" que me davam sem eu esperar, qd eu era criança, e que me deixavam radioso.

OBRIGADO Fogueiro e a todos os que também contribuem com o seu conhecimento neste e noutros tópicos

bjs e abrçs

Assino por baixo.

Um abraço

Registado: 23/4/2007 13:05

por JOGO2006AFIRMO » 28/8/2007 7:56

Bom, tenho a dizer que apesar de não ser um tópico que me tivesse alguma vez interessado, estou a achar este tópico interessantissimo...podem continuar com explicações destas pois isto sim é que é aprender! :)

Registado: 20/11/2006 23:09

por carlifer » 28/8/2007 7:53

regresso do medo por causa do SubPrime?

:?

Registado: 27/8/2007 8:27

permitam-me desconversar

por maquiavel » 28/8/2007 7:48

É sem dúvida fantástico seguir este tópico e todos os assuntos nele abordados pelo Fogueiro.

Sem dúvida alguma, uma pessoa com conhecimentos e experiência mt mt acima da média, e que me fascina pela multiplicidade de assuntos abordados, mas principalmente, pela clareza com que os expõe.
Para mim parecem-me aqueles "rebuçadinhos" que me davam sem eu esperar, qd eu era criança, e que me deixavam radioso.

OBRIGADO Fogueiro e a todos os que também contribuem com o seu conhecimento neste e noutros tópicos

bjs e abrçs

Registado: 28/4/2007 14:57

por Jiboia Cega » 28/8/2007 6:57

Fogueiro Escreveu:Essa margem permitia ao cumpridor voltar a negociar com outro, já com uma valor no bolso que cobrisse o diferencial para um preço pior.

Essa importância é o que chamamos hoje "a margem” e deu origem às contas-margem.

Espero que achem interessante.

...

É-o,sem dúvida, mas não percebi a origem da conta margem...

Registado: 21/3/2006 10:46

por Fogueiro » 28/8/2007 1:58

Goncafaria acho melhor começar pelo básico e ir caminhando, em vez de ir directo às perguntas.

Saber a origem do frenético CME de hoje, ajuda a compreender que, afinal, é tudo muito simples.

Os primeiros contratos

O Midwest (Midle West : Grandes Lagos e regiões vizinhas) foi onde se instalaram os primeiros agricultores-colonos, antes da conquista do Oeste.
A maior cidade era e ainda é Chicago, que fica na margem do Logo Michigan.

Começaram por cultivar trigo (o pão era essencial) e, por isso vou apenas, para já, falar do trigo (mas, para os outros cereais e oleaginosas foi igual).

Após as colheitas, o grão seguía em caravanas até uma via fluvial que tivesse ligação a Chicago, onde estavam os compradores (moageiros).

Este percurso era lento, podia demorar muitas semanas, e o chefe da família, acompanhado por um filho ou homem de confiança galopava, trocando de cavalo e dormindo um pouco, para chegar junto dos compradores o mais cedo possível para negociar melhor o seu trigo que havia de chegar.

A unidade de venda era o bushel (balde) que é uma unidade de capacidade, variando o peso conforme o cereal (para o trigo: 1 bu = 27,2155 Kg é a actual conversão).

Depois de negociado o preço e a data prevista para a entrega, o negócio era fechado, na presença do taberneiro, do barbeiro, do ferrador, o que fosse da confiança de ambos (depois no banco, quando estes apareceram).

Para garantir que o vendedor entregava o trigo e que o comprador o comprava, ambos entregavam uma importância ao taberneiro (ou quem fosse), e quem não cumprisse perdia-a.

Essa margem permitia ao cumpridor voltar a negociar com outro, já com um valor no bolso que cobrisse o diferencial para um preço pior.

Essa importância é o que chamamos hoje "a margem” e deu origem às contas-margem.

Como as quantidades eram grandes, não era prático negociar bushel a bushel.

Mas como os armadores daquela época já tinham normalizado as barcaças e estas levavam 5.000 bu cada, passaram a negociar “contratos” que correspondiam a barcaças.

Ainda hoje os cereais e oleaginosas são cotados em cents/bushel e os contratos são de 5.000 bu.

Continuarei.
Espero que achem interessante.

...
Editado pela última vez por Fogueiro em 28/8/2007 11:15, num total de 1 vez.
"Thinking is really the hardest work, that is why so few people do it." -- Henry Ford

"Imagination is more important than knowledge." -- Albert Einstein

Imagem

Registado: 10/11/2002 2:53

por Fogueiro » 28/8/2007 0:42

Branc0, foi o 4º dia abaixo de 40 no NYLOW o que é bom, mas houve muito mais quedas que subidas tanto no NYSE como no Nasdaq, e o volume de quedas foi triplo no NYSE e duplo no Nasdaq.
Vamos aguardar, só entro ao fim de 3 ou 4 leituras se estes últimos ratios inverteram.

Nevada, Colorado e Arizona são Wild Resorts enquanto que os outros são Beach Resorts – é sobretudo nos “condos” (condomínios) e loteamentos deste tipo que surgiram aquelas trapalhadas.

Pata-Hari, Vitor79 e Semitela, se jogam bridge diria: na dúvida paus por baixo, ou seja, mais ou menos: na grande dúvida é melhor estar quieto -- e aguardar que a dúvida seja menor (certezas nunca há).
...
"Thinking is really the hardest work, that is why so few people do it." -- Henry Ford

Imagem

por Pata-Hari » 27/8/2007 22:29

sim, eu estou como os outros a ver os nylows e a ficar - não em pulgas mas - em elefantes! por outro lado, vejo o comentário do arnie aos volumes decrescentes com as subidas, vejo a rapidez da recuperação e acho que seria "bonito" o mercado testar novamente os suportes anteriores.... Fogueiro, ilumina aqui o pessoal :wink:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Semitela » 27/8/2007 20:51

Boas , Eu aposto que a Ema 200 desde vez segurará a cotaçao . Mas nada como esperar . Fiz a minha analise diaria no sitio do costume .

Abraços

Registado: 19/10/2006 9:36

por vitor79 » 27/8/2007 20:42

Penso que será agora chegada a altura de entrar, nesta próxima descida, o que pensam?
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Branc0 » 27/8/2007 20:12

Em continuação do teu comentario de ontem, o NYLOWS fez hoje um número bastante simpático. Que achas da queda de hoje (principalmente feia perto do fecho) ?

Eu confesso que entrei ainda na semana passada (uso a MM20 como principal sinal de entrada e saída) e ainda não estou preocupado (estou a contar amanhã ficar no vermelho mas não o suficiente para activar stop-losses) qual a leitura que tu fazes do dia de hoje?

Do meu ponto de vista já estava à espera que as subidas não durassem para sempre e algum dia isto tinha que baixar um pouco mas achas que é um ponto de entrada ou continuar a ver de fora?

A maior preocupação que tenho por enquanto continua a ser os volumes destas ultimas subidas que deixam um pouco a desejar :(

EDIT: Já agora, e como ninguém postou ainda mais nada acresento esta informação que vi no Economist. O artigo é sobre as presidenciais americanas mas traz à baila este problema, focando um aspecto que falavas ontem sobre ser um problema regional/nacional

The Economist Escreveu:
RealtyTrac’s report showed that five states accounted for more than half of total foreclosures in July. California and Georgia are solidly Democratic and Republican respectively but the other three—Florida, Michigan and Ohio—are election battlegrounds. Some of the highest foreclosure rates are in the potentially competitive south-west. The national foreclosure-rate in July was 1 filing for every 693 households. But in Nevada it was 1 in 199 (the highest in America), Colorado 1 in 347, and Arizona 1 in 433.

Ora, não sou conhecedor profundo da geografia americana mas pelo que percebo metade dos empréstimos que não foram pagos estão em 5 estados:
California,
Georgia
Florida
Michigan
Ohio

Assim de repente e sem olhar para o mapa (que estou preguiçoso :P ) Parece-me que os problemas estão nas duas costas. Também do pouco de demographics que sei, Florida e California é natural que sejam os contribuidores principais para o problema pelo simples facto de terem bastante população.

Fica no entanto a preocupação com os ultimos 3 estados identificados: Nevada, Colorado e Arizona em que os números parecem disparar em termos proporcionais... isto leva-me a crer que existirão vários estados em que o problema não se deve notar (muito).

Sendo aqui o Fogueiro um conhecedor muito mais profundo que eu da American way seria interessante também ter o teu comentário a estes numeros apresentados no artigo.

Registado: 8/8/2007 14:38

por Fogueiro » 27/8/2007 18:33

Ufa!... goncafaria, vou respondendo aos poucos.

Logo à noite começo.

Palavra de Fogueiro!

:shock:

...

Imagem

Trading (Fogueiro)

por goncafaria » 27/8/2007 17:59

Bom dia!
Não querendo abusar da tua disponibilidade, gostaria de comentar o teu e-mail…
As maiúsculas são apenas para diferenciar…

Citação:

2.1.2006

Durante vários anos trabalhei numa das maiores Tradings europeias tendo a meu cargo físicos e futuros de milho e complexo de soja (grão, farinha e óleo).

EU NÃO ESTOU NUMA TRADING, MAS NUMA EMPRESA QUE PRODUZ BIODIESEL.
O TRABALHO SERIA COMPRAR/VENDER ÓLEOS/SEMENTES/PLATT

Simplificando, as coisas funcionam assim: está-se diariamente em contacto com os clientes (no meu caso, fábricas de rações e de óleo) negociando entregas entre 6 meses e um ano.

NO PRINCIPIO APENAS IRIA OLHAR PARA AS COTAÇÕES/GRÁFICOS. ESTIVE AGORA COM O MEU POTENCIAL CHEFE E AQUILO PARECIA ANÁLÇISE TÉCNICA QUE NÃO DOMINO

Quando se fecha uma venda compra-se imediatamente o equivalente em contratos de futuros e está feita a cobertura.

PARA ANULAR O RISCO?

O equivalente? Não, e aqui está porque as Tradings podem vender ao custo ou mesmo abaixo, e ganhar dinheiro.

NÃO PERCEBI 

É que vamos mantendo contacto com os fornecedores (cooperativas, grandes agricultores) e auscultando as previsões de colheitas, stocks em armazém, etc etc.

Por outro lado a negociação com os clientes dá-nos a percepção da pressão compradora.
É aqui que entra a especulação – toda esta informação diariamente actualizada indica-nos a direcção do mercado no curto prazo.

COMPREENDO!

Se a tendência é de queda fazemos a cobertura a 80% e esperamos que caia para comprar os restantes 20%. Se é de subida, cobrimos a 120% e aguardamos para vender os 20% sobrantes. Como temos no mínimo seis meses para “brincar” ganha-se tanto mais quanto maior for a volatilidade que ocorrer.

Adicionalmente, no complexo de soja, arbitram-se os futuros em grão, farinha e óleo – exemplo: se a venda é de grão mas (de acordo com as formulas de transformação) os futuros da farinha estão baratos por ineficiência do mercado, faz-se a cobertura na farinha e também aqui se ganha quando os preços voltarem à normalidade, vendendo os futuros da farinha e comprando os de grão.

Só se começa a desfazer a cobertura dois ou três meses antes da entrega – à medida que compramos aos fornecedores vamos vendendo os contratos equivalentes à quantidade comprada. Se o mercado subiu ganhamos nos futuros o que perdemos no físico e vice-versa.

Mas o importante é que tivemos 6 meses para especular e arbitrar. Sempre com informação permanente do Mercado Real – o dos físicos.

A MINHA PRINCIPAL QUESTÃO É SE O OBJECTIVO É COMPRAR/VENDER OU PARA ALÉM DISSO COBRIR OS RISCOS E/OU ESPECULAR?!?!?
DESCULPA A IGNORÂNICA…

Muitos clientes, por mais que lhes explicasse, não conseguíam perceber como é que as Tradings conseguíam vender mais barato do que pagavam ao produtor!

Quando deixei a Trading e voltei para Portugal, muitos amigos portugueses estranharam nunca mais ter feito commodities, depois de ter negociado milhões de toneladas. Mas aqueles com quem trabalhava diariamente (operadores de pit, em Chicago) perceberam perfeitamente. Sem acesso à informação a que estava habituado, seria como conduzir à noite um carro sem faróis nem travões…

ISSO QUER DIZER QUE EM PORTUGAL TB ESTAREI NESSA SITUAÇÃO!?!??! 

Conheci vários milionários, a começar pelo meu patrão, que fizeram enormes fortunas em commodities. Mas nenhum apenas a especular, sem ligação aos físicos. Só a especular, conheço vários que se arruinaram. Porque lutaram contra os que têm uma vantagem competitiva incontornável.

QUE QUERES DIZER COM ISTO?

Não chegaste a concretizar quais as competências necessárias e perfil apropriado de um trader, para além do conhecimentos meteorológicos.

Mais uma vez obrigado!
G
Editado pela última vez por goncafaria em 28/8/2007 9:09, num total de 1 vez.

Registado: 26/5/2007 21:34

por Fogueiro » 27/8/2007 17:21

Opinião do Bernie Schaeffer's Monday Morning Outlook sobre um possível fundo:
……
As the market rallied back last week, the CBOE Market Volatility Index (VIX) retreated from its multi-year highs, losing nearly 31 percent.

From a historical perspective, we saw the VIX roughly triple from its pre-spike lows in 1998 and 2002; it quadrupled this year's pre-spike lows, though the peak so far is at a lower absolute level than 1998 and 2002.

Based on the experience in 1998 and 2002, one could argue that we need at least one more VIX spike before a bottom can be safely in place.

However, one could also argue that the "all clear" in 1998 and 2002 was the break below the 80-day trendline. With the 80-day moving average currently a shade under 18, this would fit with an argument that even though we are near a bottom in price, we are not yet at a bottom in terms of time.

More encouraging is the fact that the VIX has now fallen below its 20-day moving average, which could bode well for the market. In a study created by our Quantitative Analysis Department that examines past instances of 50-percent jumps in the VIX followed by a drop back below its 20-day trendline, the market has been higher almost 95% of the time one month after such a signal.

……

Imagem

por pvg80713 » 27/8/2007 12:50

e vou tentar parar de exagerar a minha gratidão pessoal por JJG.

Um abraço Fogueiro

Registado: 19/4/2005 11:11

por pvg80713 » 27/8/2007 12:48

Caro Fogueiro,
Ler o que escreve é sempre avassalador. Você sabe que eu não preciso de lhe dar graxa. É mesmo admiração !! Profunda admiração !
Mais uma vez aprendi muito e vou tentar controlar a minha aspiração de especulação.
Hoje joga-se muito e eu acredito que PTP vale pouco E JJG vale muito.
Um abraço
Vou hoje para cima, e também é muito bem recebido na minha humilde casa .

Registado: 19/4/2005 11:11

por atomez » 27/8/2007 3:31

Fogueiro Escreveu: Comentário: o Crash dos Media

Coisa rara e esparsa: o prazer de ler alguém que sabe do que fala!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Fogueiro » 26/8/2007 21:58

Comentário: o Crash dos Media

O Indicador de 2” teve 3 dias consecutivos de leituras abaixo de 40, mas ainda não chega para ficar positivo.
O Indicador de Médio Prazo está negativo e o de Longo Prazo continua positivo.

Bem, bem… autopsiando esta conjuntura, penso que ficará para a história como o Crash (salvo seja) dos Media.

Tudo começou com a história das Subprimes e outras habilidades, e o alarme soou com o Sentinel (uma coisa que eu desconhecia existir, bem como gestores de fundos de fundos a quem perguntei) e 3 fundos de um grande banco francês mas pequeno na escala mundial, o BNP Paribas (telefonei na altura a uma directora deste banco, que os desconhecia antes da noticia: parece que foram organizados a pedido de clientes, e abertos a outros para completar volume). Dizem-me, agora, que estes 3 fundos já foram reabertos, os clientes podem comprar e vender, e os preços vão estar entre 3% e 5% abaixo da última cotação.

Que grande crash!!!

Mas os Medias tiveram aquilo de que mais gostam: sangue… nem que seja só um arranhão, transformam-no num doente em fase terminal …

Quando o Fed mexeu na discount window e disponibilizou fundos, alguns dos maiores bancos americanos – Citigroup, JP Morgan Chase, Bank of America, Wachovia, entre outros – serviram-se com cerca de $500 milhões cada um.

Agora vejamos: estes fundos vieram do New York Fed Bank e do San Francisco Fed Bank. Ou seja, só as costas oeste e leste tomaram este dinheiro. Isto são grandes notícias, pois pode indicar que a crise se limitou a estas zonas: os bancos de todo o restante território prescindiram deste apoio de tesouraria o que pode justificar o rally do fim da semana passada, por Wall Street ter assumido que a crise era regional e que a situação global estava controlada.

Mas como os adivinhos não largam a sua bola de cristal, para os palpites da taxa directora do Fed, lá terei de voltar ao assunto.

Os TB a 3 meses acabaram a semana passada estabilizando em 3,6% depois de terem estado ainda mais caros (taxa mais baixa). Está tão mais abaixo da taxa directora, que o Fed terá mesmo de a descer – muitos já falam em 50 pb, até antes da próxima reunião do FOMC – mas eu mantenho, por enquanto, os “meus” 25 pb em 18 de Setembro e outros 25 pb em Outubro.

Ainda há muita ansiedade no mercado e, provavelmente, os investidores estão a mergulhar no refúgio dos TBs aplicando neles a liquidez disponibilizada pelo Fed – em vez dos instrumentos que o Fed queria sustentar: mercado de crédito, mercado hipotecário e papel comercial. Isto empurrará ainda mais o Fed para o corte da taxa directora.

Se a minha leitura se confirmar e o Indicador de 2” tiver o 4º dia consecutivo abaixo de 40 amanhã, iniciarei a aplicação de alguma liquidez, e talvez consiga cumprir o meu objectivo inicial, que era estar muito investido longo antes do Labor Day.

Com tudo isto, estou mais optimista do que na semana passada, e talvez nem haja o re-teste aos mínimos recentes.

Mas vamos continuar com a disciplina de fazer aquilo que o mercado nos diz.

Imagem

por Fogueiro » 26/8/2007 20:40

Pata-Hari Escreveu:Fogueiro, e qual é a tua opinião acerca da credibilidade do autor e da sua opinião?

Mais outro a escrever sobre o assunto:

http://fredericksburg.com/News/FLS/2007 ... 007/310971

(este não é missionário nem pregador, é jornalista e editor)

:shock:

...

Imagem

por Branc0 » 26/8/2007 13:16

O que mete mais medo nisto é realmente os governantes franceses e italianos terem vindo pedir ao BCE para não aumentar a taxa de juro.

Estas instituições muitas vezes dão um coice para trás só para se provarem independentes do sistema politico.

Registado: 8/8/2007 14:38

crise

por Clinico » 26/8/2007 12:29

Achei curioso este artigo da Bloomberg, que denota uma certa viragem na atitude do BCE em relação á crise.
Isto tanto pode dar folego momentaneo ás bolsas, como pode ser mais uma acha num futuro próximo de que "nem tudo vai bem no reino da Dinamarca"
Penso que a curto prazo, as bolsas podem continjar a subir, até ao efeito Agosto começar a aparecer em números!.Aí das duas uma:ou as bolsas já sabem o que as espera e não ligam aos números de Agosto, ou o trambulhão vai começar depois da decisão do BCE!!

Continuo a agurdar com muito interesse, o "prometido" comentário do Fogueiro
Abraço
Clinico

Trichet May Keep Options Open as Investors Look for Rate Signal

By Simon Kennedy

Aug. 26 (Bloomberg) -- European Central Bank President Jean- Claude Trichet may buy time tomorrow as he seeks to thaw a credit-market freeze without surrendering a two-year fight against inflation.

In his first speech since the financial-market rout began, Trichet may disappoint investors wanting a clear signal whether he will raise interest rates on Sept. 6. He may instead keep his options open, pledging liquidity to the banking system without closing the door on an increase. He speaks at 3 p.m. in Budapest.

``The ECB is far from decided,'' said Michael Hume, chief European economist at Lehman Brothers Holdings Inc. in London. Trichet's speech ``seems too soon to clarify matters.''

A week ago, investors bet that the global contraction in credit would prevent the ECB lifting its benchmark rate from 4 percent. That view is now in doubt after the ECB on Aug. 22 loaned an additional 40 billion euros ($55 billion) to banks and said it was sticking to the policy stance expressed by Trichet on Aug. 2. Then, he promised ``strong vigilance,'' a phrase used to foreshadow each of the eight rate increases since 2005.

Investors reacted by reviving their wagers that the ECB will boost borrowing costs by a quarter point in September. The implied rate on the September interest-rate futures contract rose to 4.57 percent last week from 4.34 percent on Aug. 10.

Forecasts Abandoned

At the same time, some economists have scrapped their forecasts for further ECB tightening.

``Additional tightening from the ECB now risks exacerbating the current crisis and could prompt an even sharper slowdown,'' said James Nixon, an economist at Societe Generale SA in London who used to work as a forecaster at the ECB. ``We now expect the ECB to hold rates at 4 percent until at least the spring of next year.''

There is evidence that the fallout from the collapse in the American market for subprime mortgages is hurting Europe.

BNP Paribas SA, France's biggest bank, was forced to halt withdrawals from three of its investment funds, while Landesbank Sachsen Girozentrale, the German state-owned bank, is getting emergency funding.

UBS AG, Europe's largest lender, said Aug. 14 profit may decline for the rest of the year because of turmoil in financial markets. On Aug. 15, Merrill Lynch & Co. equity analysts cut their rating on Deutsche Bank AG, saying the squeeze in credit markets will reduce earnings.

`Deep Thinking'

The French and Italian finance ministries have urged Trichet to keep rates unchanged.

``We've had a severe deficit of confidence that fueled a liquidity shortage, which will in turn reduce the amount and terms of credit to companies,'' French Finance Minister Christine Lagarde said in an Aug. 24 interview. ``There has to be deep thinking about what is really taking place.''

Whether Trichet, 65, follows through with his August plan to raise borrowing costs will depend on how successful he is in calming market turbulence and ensuring it doesn't curb economic growth. The euro-region economy slowed more than forecast in the second quarter, and a report last week showed manufacturing and services growth slackened in August.

The ECB is already using other tools to smooth inter-bank lending, extending loans and adding 211.3 billion euros of extra cash to the money market between Aug. 9 and Aug. 14.

Should these operations ease investors' concerns, Trichet may be able to keep fighting inflation, said Marco Annunziata, chief economist at UniCredit Markets & Investment Banking in London.

`Crucial Distinction'

The ECB is ``highlighting a crucial distinction: While they are injecting liquidity as a short-term tactical move, their strategic policy stance does not necessarily change,'' Annunziata said.

Robert Lind, chief economist at ABN Amro Holding NV in London, sees reasons for the bank to lift rates regardless of the market rout: Growth remains above potential, spare capacity is shrinking and inflation is likely to accelerate above the ECB's 2 percent limit.

Trichet may also be worried about giving the impression he is prepared to alter monetary policy to rescue investors from risky wagers that went wrong, said Lind. ``The ECB will want to push rates to a more restrictive setting,'' he said.

Trichet has already given himself room to maneuver by noting on Aug. 2 that the council ``never pre-commits'' on rate shifts. Jim O'Neill, chief economist at Goldman Sachs Group Inc. in London, says he'll try not to close off any policy options tomorrow.

``Trichet is quite experienced in crisis management,'' he said. ``He's arguably the most experienced central banker in the world, so he should be able to find the right phraseology.''

To contact the reporter on this story: Simon Kennedy in Paris at skennedy4@bloomberg.net

Last Updated: August 26, 2007 04:16 EDT

Email this article Printer friendly format

Advertisement: You've worked, you've saved, now PROTECT your nest egg.

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Trader

por Fogueiro » 26/8/2007 2:45

goncafaria Escreveu:
Fogueiro Escreveu:O que fazes na vida e onde aprendeste isso tudo? [b] 1ª p – gestão de activos, só para manter o musculo, que é o cérebro, em forma, mas do que mais gosto é do serviço social que presto; 2ª p – fui trader de uma multinacional, em commodities, e cheguei a CEO de uma sua sucursal europeia. G

Olá Fogueiro,
Como foste Trader, gostaria de te colocar umas questões.
Eu tenho formação em Gestão e trabalho na área de Avaliação e Controlo de Projectos.
Entretanto surgiu a oportunidade de ser Trader de Commodities e eventualmente no mercado câmbial.
Sempre gostei de Bolsa (Acções), mas como hobby. Apesar de ser o meu sonho de criança, nunca fui um profissional.
No fundo gostaria de saber exactamente o que faz um trader, como é o seu dia-a-dia, quais as competências necessárias e perfil apropriado, para poder tomar uma decisão acertada.
Tb tenho receio que seja uma área muito especifica em que não seja possível evoluir para outra funções. Sempre gostei tb de gestão global (estratégia)
Desculpa a maçada, mas é importante para mim estar melhor informado. Se me puderes ajudar, agradecia.
Obrigado
G

Como já é tarde deixo aqui um artigo antigo que escrevi para um outro site.

Creio que te dará uma ideia do trabalho diário.

Uma coisa que não contei neste artigo (entre muitas) e tem a ver com o acompanhamento recente que fiz aqui da Depressão Tropical Quatro que veio a ser o Furacão Dean, é uma história curiosa.

Algum tempo depois de ter entrado no mundo das commodities, tive um encontro de colegas de todo o mundo, em Chicago. Queria, em especial, conhecer uma trader canadiana que era a “estrela” da companhia, e que também fazia, como eu, cereais e oleaginosas, e recebia sempre os maiores “bónus” anuais.

Como, no grupo, éramos os únicos que falávamos francês (eu trabalhava em Bruxelas) para variar do inglês almoçávamos e jantávamos mais à parte dos restantes. Lá para o fim da estadia, confidenciou-me o seu “segredo” bem guardado: antes de ser trader tinha sido meteorologista, e isso dava-lhe uma muito melhor previsão das colheitas.

A primeira coisa que fiz, no regresso a Bruxelas, foi inscrever-me num curso de meteorologia…

Sabes porque é que 1 contrato de milho, trigo ou soja são 5.000 bushels (baldes) e como nasceram os primeiros futuros em Chicago, muito antes do CME?

Depois poderei desenvolver este assunto, para já vai o tal artigo, que é intemporal, e que te pode ir dando algumas pistas.

2.1.2006

Durante vários anos trabalhei numa das maiores Tradings europeias tendo a meu cargo físicos e futuros de milho e complexo de soja (grão, farinha e óleo).

Simplificando, as coisas funcionam assim: está-se diariamente em contacto com os clientes (no meu caso, fábricas de rações e de óleo) negociando entregas entre 6 meses e um ano. Quando se fecha uma venda compra-se imediatamente o equivalente em contratos de futuros e está feita a cobertura.

O equivalente? Não, e aqui está porque as Tradings podem vender ao custo ou mesmo abaixo, e ganhar dinheiro.

É que vamos mantendo contacto com os fornecedores (cooperativas, grandes agricultores) e auscultando as previsões de colheitas, stocks em armazém, etc etc.

Por outro lado a negociação com os clientes dá-nos a percepção da pressão compradora.
É aqui que entra a especulação – toda esta informação diariamente actualizada indica-nos a direcção do mercado no curto prazo.

Se a tendência é de queda fazemos a cobertura a 80% e esperamos que caia para comprar os restantes 20%. Se é de subida, cobrimos a 120% e aguardamos para vender os 20% sobrantes. Como temos no mínimo seis meses para “brincar” ganha-se tanto mais quanto maior for a
volatilidade que ocorrer.

Adicionalmente, no complexo de soja, arbitram-se os futuros em grão, farinha e óleo – exemplo: se a venda é de grão mas (de acordo com as formulas de transformação) os futuros da farinha estão baratos por ineficiência do mercado, faz-se a cobertura na farinha e também aqui se ganha quando os preços voltarem à normalidade, vendendo os futuros da farinha e comprando os de grão.

Só se começa a desfazer a cobertura dois ou três meses antes da entrega – à medida que compramos aos fornecedores vamos vendendo os contratos equivalentes à quantidade comprada. Se o mercado subiu ganhamos nos futuros o que perdemos no físico e vice-versa.

Mas o importante é que tivemos 6 meses para especular e arbitrar. Sempre com informação permanente do Mercado Real – o dos físicos.

Muitos clientes, por mais que lhes explicasse, não conseguíam perceber como é que as Tradings conseguíam vender mais barato do que pagavam ao produtor!

Quando deixei a Trading e voltei para Portugal, muitos amigos portugueses estranharam nunca mais ter feito commodities, depois de ter negociado milhões de toneladas. Mas aqueles com quem trabalhava diariamente (operadores de pit, em Chicago) perceberam perfeitamente. Sem acesso à informação a que estava habituado, seria como conduzir à noite um carro sem faróis nem travões…

Conheci vários milionários, a começar pelo meu patrão, que fizeram enormes fortunas em commodities. Mas nenhum apenas a especular, sem ligação aos físicos. Só a especular, conheço vários que se arruinaram. Porque lutaram contra os que têm uma vantagem competitiva incontornável.

Fogueiro

Imagem

por Fogueiro » 26/8/2007 1:36

Este post é só para "puxar" o das 00:02, pois o sistema não está a mostrar o 1º, quando muda de pg.

Imagem

Trader

por goncafaria » 25/8/2007 23:02

Fogueiro Escreveu:O que fazes na vida e onde aprendeste isso tudo? [b] 1ª p – gestão de activos, só para manter o musculo, que é o cérebro, em forma, mas do que mais gosto é do serviço social que presto; 2ª p – fui trader de uma multinacional, em commodities, e cheguei a CEO de uma sua sucursal europeia. G

[color=blue][/quote]

Olá Fogueiro,
Como foste Trader, gostaria de te colocar umas questões.
Eu tenho formação em Gestão e trabalho na área de Avaliação e Controlo de Projectos.
Entretanto surgiu a oportunidade de ser Trader de Commodities e eventualmente no mercado câmbial.
Sempre gostei de Bolsa (Acções), mas como hobby. Apesar de ser o meu sonho de criança, nunca fui um profissional.
No fundo gostaria de saber exactamente o que faz um trader, como é o seu dia-a-dia, quais as competências necessárias e perfil apropriado, para poder tomar uma decisão acertada.
Tb tenho receio que seja uma área muito especifica em que não seja possível evoluir para outra funções. Sempre gostei tb de gestão global (estratégia)
Desculpa a maçada, mas é importante para mim estar melhor informado. Se me puderes ajudar, agradecia.
Obrigado
G

Registado: 26/5/2007 21:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado: