Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por majomo » 3/8/2014 23:01

Marco Martins Escreveu:
majomo Escreveu:"Novo Banco"... que m*rda de nome é este para nova marca? :?

Bem, passi a ser cliente do novo banco...

havia um que era nova rede...

mas amanha o bes estará cotado? Como bes ou novo banco?

Não há mais BES!
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por bogos » 3/8/2014 23:01

luisptavares Escreveu:
bogos Escreveu:Boa noite...

Sinceramente como leigo que sou em assuntos de AF's e no caso expresso do BES, não vejo como é que esta solução encontrada vá estragar a outra banca (leva-la à ecatombe).

Podem as acções do BCP ou BPI até cairem um pouco, até me parece normal, mas o que eu vi com esta crise no BES, foi um financiamento a custo zero dos bancos BCP e principalmente BPI, nestes últimos 15 dias.

Não precisaram de mexer uma palha para angariar novos clientes e acima de tudo milhões em capital "dinheiro fresco".

Agora o que vão fazer com esse novo dinheiro, ditará a cotação da acção nos próximos dias.~

Quanto ao BES, é um caso de policia....e tenho pena que muita gente tenha ficado entalada e andem aí esses senhores na praça de cabeça erguida e um regulador que só se mexe depois de a casa ter ardido. A culpa vai mais uma vez morrer solteira. Isso é certo.

Aos pequenos investidores que ficarão sem o seu aforro deixo a minha solidariedade e força para reaverem pelo menos algum.

Cumprimentos

Caro Bogos, imagine o pior para o BES, e depois diga-me se Sonangol, Sabadell, Caixabank sabendo que podem perder tudo, se vão manter a sua posição? mais, nunca na vida pode confiar nas contas de bancos... Depois, imagine todo e qualquer investidor estrangeiro a voltar a põr capital em bancos portugueses..... Depois imagine como vão resistir as PMEs que necessitam de financiamento...... Depois diga-me como é que não vai baixar tudo amanhâ....

O mundo não acaba amanhã, porque o BES acaba. Tenham lá calma com o andor.
O BES não é a Lenhamn....

Eu sei que o pânico é mais que muito e com razão.
Mas o mundo não acaba amanhã, porque morre este banco.

Somente tenho uma pequena posição no BCP, mas como investidor consciente, estou na disposição de ficar sem ele. Estará a maior parte de vocês disposto a isso?
É que tudo que fazemos no mercado tem que ser consciente. Há ganhos, há lotarias em bolsa, mas também há perdas e há falências.

Quando se compra algo, tem que se saber a pior das suas consequência.

Não quer dizer com tudo isto que não esteja solidário com os pequenos investidores. Estou e muito, pois há aqui perdas que são casos de policias. Mas há outras que também são de "simples mercado".

Amanhã cá estarei para suportar aquilo que o mercado entender fazer. Estou é muito consciente das posições que tenho e do meu plano. E isso implica a perda total de capital em BCP.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por mav888 » 3/8/2014 23:00

Marco Martins Escreveu:

Parece que não vai estar !!!!

Registado: 29/11/2007 10:24

por Marco Martins » 3/8/2014 22:59

Registado: 7/4/2007 17:13

por majomo » 3/8/2014 22:57

"Novo Banco"... que m*rda de nome é este para nova marca? :?

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Artista Romeno » 3/8/2014 22:56

pata-hari Escreveu:
Polahvski Escreveu:
pata-hari Escreveu:Os reguladores tentaram controlar o caos, francamente, continuo a achar que foram exemplares neste caso.

Para, ninguém está acima de ninguém. Essa tua opinião... É a tua, mas aberrante ( na minha opinião ) o comandante do Costa concórdia ( e ai a situação era bem mais grave porque dependiam diretamente vidas da decisão dele ) também disse para não entrarem em stress ( acredito que fez o melhor que lhe pareceu na altura ) e nem por isso deixou de ser responsabilizado !!!

Aberrante é matar o mensageiro, Polahvski... entendo o desespero e tenho muita pena mas efetivamente o problema e o caos não foi causado por ninguém que não a administração do grupo e do banco. Não faz sentido apontar as pistolas a mais ninguém.

O que se está a passar é uma falência em que se está a tentar proteger o possível chamando-lhe outra coisa e aproveitando os meios disponiveis. E numa falência os accionistas (os donos) são os primeiros a sofrer a perda.

Carlos costa enquanto supervisor foi papafo enquanto contador de bazifias uteis pa yravar um nothern tock 2 foi util....vamod ouvir...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por excalibur2000 » 3/8/2014 22:55

JCosta011281 Escreveu:
excalibur2000 Escreveu:Se tivesse sido decidido que o dinheiro dos contribuintes entraria para capitalizar o banco de outra forma. Se isso implicasse amanhã uma subida de 80 ou 90% nas acções do BES, estes pequenos accionistas que por aqui se queixam que é injusto, que não pode ser... que foram enganados.... que pensavam que acções são como DO/DP mas com AT.... que é contra a constituição, faziam o quê aos lucros?????

Mas quem falou aqui em dinheiro de contribuintes? Apenas se fazem análises ao caso, ninguém se queixa que é injusto, e não é injusto é chamado um roubo. Por outro lado quando compras acções de uma determinada empresa esta a comprar activo e passivo, parece que há pessoas que também não percebem isso e agora os accionistas ficam com o que é toxico....

A questão que se coloca é que se os accionistas ficam com os activos e passivos têm que arranjar 3,5 ou 4 mil milhões. Arranjem-nos e temos o mercado a funcionar....

Registado: 9/7/2009 14:46

por mav888 » 3/8/2014 22:53

luisptavares Escreveu:
mav888 Escreveu:
MMT Escreveu:PT cairá forte, pois a posição que tem tb se diluirá, como a dos restantes....

A PT tem 2% do capital. O capital à cotação de 6ª feira penso que era à volta de 600 M

Assim, com umas continhas rapidas, 2% de 600 M = 12 M

Para quem perdeu 900 M no GES/Rio Forte ou lá o que foi mais a desvalorização até 6ª feira que não foi coisa pequena, estes 12 M não devem fazer mais mossa, apenas uma coceirazita !!!

Quando se pensa nas contas que virão e na sua apresentação, Já só interessam os prejuisos para cima das centenas de Milhoes, que serão a primeira casa decimal, estes 12 M só entrarão na 2ª casa decimal, são trocos !!!

Caro mav, mas no anterior trimestre o BES valia 5000M, pelo que 2% eram 100M, que agora vai ser assumida na totalidade..... refaça lá as contas....

Não disse nada que contradiga a tua conta... ... tens de ler com mais calma aquilo que escrevi... ... A desvalorização do BES em bolsa, desses 5000 M até aos 600 M já está descontada na cotação de fecho de 6ª feira !!!

O que eu disse é que de 6ª feira para agora, a PT só perdeu 12 M no BES. O restante, que serão uns Milhares de Milhoes já estavam perdidos 6ª no final da sessão !!!

Desta forma não há razão objetiva para uma grande descida. A acontecer não se deverá às perdas em sim, mas sim a fatores relacionados com o abalo na credibilidade dos mercados.
Editado pela última vez por mav888 em 3/8/2014 22:55, num total de 1 vez.

por Eurobrexit » 3/8/2014 22:52

Não terá problemas de maior, ie, não terá perdas do dinheiro investido, salvo quanto ao gespatrimónio, dado que poderá ter ativos sobreavaliados.

Registado: 29/11/2007 10:27

por JCosta011281 » 3/8/2014 22:50

excalibur2000 Escreveu:Se tivesse sido decidido que o dinheiro dos contribuintes entraria para capitalizar o banco de outra forma. Se isso implicasse amanhã uma subida de 80 ou 90% nas acções do BES, estes pequenos accionistas que por aqui se queixam que é injusto, que não pode ser... que foram enganados.... que pensavam que acções são como DO/DP mas com AT.... que é contra a constituição, faziam o quê aos lucros?????

Mas quem falou aqui em dinheiro de contribuintes? Apenas se fazem análises ao caso, ninguém se queixa que é injusto, e não é injusto é chamado um roubo. Por outro lado quando compras acções de uma determinada empresa esta a comprar activo e passivo, parece que há pessoas que também não percebem isso e agora os accionistas ficam com o que é toxico....

Registado: 3/8/2014 16:29

por luisptavares » 3/8/2014 22:49

mav888 Escreveu:
MMT Escreveu:PT cairá forte, pois a posição que tem tb se diluirá, como a dos restantes....

A PT tem 2% do capital. O capital à cotação de 6ª feira penso que era à volta de 600 M

Para quem perdeu 900 M no GES/Rio Forte ou lá o que foi mais a desvalorização até 6ª feira que não foi coisa pequena, estes 12 M não devem fazer mais mossa, apenas uma coceirazita !!!

Quando se pensa nas contas que virão e na sua apresentação, Já só interessam os prejuisos para cima das centenas de Milhoes, que serão a primeira casa decimal, estes 12 M só entrarão na 2ª casa decimal, são trocos !!!

Caro mav, mas no anterior trimestre o BES valia 5000M, pelo que 2% eram 100M, que agora vai ser assumida na totalidade..... refaça lá as contas....
"Naturalmente que não me responsabilizo por nada que tenha dito. O normal é que você tenha entendido mal o que eu disse" (provavelmente dito numa noite de copos, mas aplica-se a tudo na vida...)
Lema de mercado a instituir daqui a 150 anos: " Se ganhas dinheiro na bolsa permanece calado, se perderes barafusta com todos"

Registado: 13/4/2010 15:10

por andre.c.goncalves » 3/8/2014 22:45

Boa noite,

Gostava da vossa ajuda e opinião.
Sou um pequeno depositante com credito a habitação no BES e com um algum dinheiro investido no fundo Gespatrimónio Rendimento.
Este fundo está em perigo? devo resgatar?

Muito obrigado pela vossa ajuda, e boa sorte para todos.

Registado: 3/8/2014 22:41

por Pata-Hari » 3/8/2014 22:45

Polahvski Escreveu:
pata-hari Escreveu:Os reguladores tentaram controlar o caos, francamente, continuo a achar que foram exemplares neste caso.

Para, ninguém está acima de ninguém. Essa tua opinião... É a tua, mas aberrante ( na minha opinião ) o comandante do Costa concórdia ( e ai a situação era bem mais grave porque dependiam diretamente vidas da decisão dele ) também disse para não entrarem em stress ( acredito que fez o melhor que lhe pareceu na altura ) e nem por isso deixou de ser responsabilizado !!!

Aberrante é matar o mensageiro, Polahvski... entendo o desespero e tenho muita pena mas efetivamente o problema e o caos não foi causado por ninguém que não a administração do grupo e do banco. Não faz sentido apontar as pistolas a mais ninguém.

O que se está a passar é uma falência em que se está a tentar proteger o possível chamando-lhe outra coisa e aproveitando os meios disponiveis. E numa falência os accionistas (os donos) são os primeiros a sofrer a perda.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por excalibur2000 » 3/8/2014 22:44

Se tivesse sido decidido que o dinheiro dos contribuintes entraria para capitalizar o banco de outra forma. Se isso implicasse amanhã uma subida de 80 ou 90% nas acções do BES, estes pequenos accionistas que por aqui se queixam que é injusto, que não pode ser... que foram enganados.... que pensavam que acções são como DO/DP mas com AT.... que é contra a constituição, faziam o quê aos lucros?????

Registado: 9/7/2009 14:46

por mav888 » 3/8/2014 22:44

ricardmag Escreveu:
mav888 Escreveu:

Acho que não se pode ver as coisas assim, o que a PT perdeu foi o que meteu lá. E não 2% vezes a capitalização bolsista...

2% da Capitalização é o que perde do fecho de 6ª feira para a abertura de amanhã. Daí eu dizer que não é nada... ...visto que as perdas anteriores, derivadas da descida das cotações e do Negocio do Papel Comercial é que são uma grande perda, mas a maioria está descontada na cotação de Fecho !!!

As descidas que podemos vir a ter amanhã na nossa bolsa virão da descredibilização do sistema e não diretamente da situação do BES, esta última já será pequena em relação às semanas anteriores.

por luisptavares » 3/8/2014 22:43

bogos Escreveu:Boa noite...

Sinceramente como leigo que sou em assuntos de AF's e no caso expresso do BES, não vejo como é que esta solução encontrada vá estragar a outra banca (leva-la à ecatombe).

Podem as acções do BCP ou BPI até cairem um pouco, até me parece normal, mas o que eu vi com esta crise no BES, foi um financiamento a custo zero dos bancos BCP e principalmente BPI, nestes últimos 15 dias.

Não precisaram de mexer uma palha para angariar novos clientes e acima de tudo milhões em capital "dinheiro fresco".

Agora o que vão fazer com esse novo dinheiro, ditará a cotação da acção nos próximos dias.~

Quanto ao BES, é um caso de policia....e tenho pena que muita gente tenha ficado entalada e andem aí esses senhores na praça de cabeça erguida e um regulador que só se mexe depois de a casa ter ardido. A culpa vai mais uma vez morrer solteira. Isso é certo.

Aos pequenos investidores que ficarão sem o seu aforro deixo a minha solidariedade e força para reaverem pelo menos algum.

Cumprimentos

Caro Bogos, imagine o pior para o BES, e depois diga-me se Sonangol, Sabadell, Caixabank sabendo que podem perder tudo, se vão manter a sua posição? mais, nunca na vida pode confiar nas contas de bancos... Depois, imagine todo e qualquer investidor estrangeiro a voltar a põr capital em bancos portugueses..... Depois imagine como vão resistir as PMEs que necessitam de financiamento...... Depois diga-me como é que não vai baixar tudo amanhâ....
"Naturalmente que não me responsabilizo por nada que tenha dito. O normal é que você tenha entendido mal o que eu disse" (provavelmente dito numa noite de copos, mas aplica-se a tudo na vida...)
Lema de mercado a instituir daqui a 150 anos: " Se ganhas dinheiro na bolsa permanece calado, se perderes barafusta com todos"

Registado: 13/4/2010 15:10

por Lusitanians Traders » 3/8/2014 22:41

JCosta011281 Escreveu:
Lusitanian Trader Escreveu:
JCosta011281 Escreveu:Eu apesar de só ter investido 2000 € (investi quando o Governador, CMVM, etc.. disseram que não havia problema e que tudo estava seguro) também os quero recuperar pois isto que se passou é FRAUDE. Mas associação tipo ESFG não, tem que se pagar a cabeça 1000 € não me parece correcto e não me cheira nada bem...

Tinhas um plano de trade?

Onde vou entrar? Porque vou entrar a este preço?

Onde é o meu stop?

Qual é o meu target?

Se compra e vende acções sem ter um plano de trade só por sorte vai ganhar dinheiro....

É obvio que tens sempre um plano e ponderas, entrei ao preço que estavam .41 pois foi garantido por estes senhores que sabiam qual a situação do banco e que não haveria risco. Quando falo em risco é o risco do que se esta a passar, não é o risco que as acções tem inerente as mesmas.

Qual era o teu limite de perda, visto que entraste a 0.41?

Era 1%, 5%, 10%?

Não coloquei limite pois também não era muito e as informações que íamos tendo não fazia prever esta situação a que se chegou. Alguém previa? Penso que não. Nunca pensei que ia chegar ao ponto de perder todas as acções, investimento a longo prazo

JCosta espero que tenhas apreendido com esta situação e que tenhas sempre um limite de perda para os teus negócios.

Um abraço de solidariedade e coloquem sempre limites de perda, assim como nunca deixem que um lucro se transforme numa perda, segurem os ganhos.
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

Página Facebook - Lusitanian Trader

Registado: 6/2/2014 17:48

por AT2014 » 3/8/2014 22:40

joao73 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
joao73 Escreveu:Fiquei completamente surpreendido com a afirmação do LMM a dizer que achava bem que fossem os acionistas a pagar......

João

Que ridículo, claro que devem ser os acionistas, e se não conseguirem a seguir devia ser eu que tenho subordinadas, quem é que devia pagar então?
PS: Como vivemos num país de bananas tenho esperança que não sobre para as subordinadas este terramoto, pelo menos que não seja muito atinguido, mas que faz senido faz, achas que é o Artur da aldeia que deve pagar?

Mas tu sabes quem são os pequenos acionistas???? Tu sabes quantos Artures da aldeia foram contactados pelo banco para entrar neste ultimo aumento de capital? São milhares de portugueses que tinham investido o seu dinheiro num Banco que devia estar controlado pele Banco de Portugal, e que devia estar minimamente seguro, simplesmente com o risco associado a este investimento, o BES não é uma empresa é um Banco que é fiscalizado pelo banco de Portugal, que devia dar mais garantias de isto nunca acontecer.

Acredito que isto for assim, muitos processos vão entrar na justiça e sinceramente não sei se o Banco de Portugal/Estado não vai entrar pela madeira dentro. Como disse isto não podia acontecer e se aconteceu não foram os pequenos acionistas a causar esta desgraça.

João,

Tens toda a razão. Tirando umas centenas, a grande maioria dos accionistas são pessoas que nem percebem o que é um aumento de capital. Vai ser muito triste para muitas familias. Discordo absolutamente desta situação. Os institucionais deveriam ser penalizados agora os pequenos é um disparate. Mas é suposto conhecer-se onde se investe, dizem os livros. Enfim....

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por Pata-Hari » 3/8/2014 22:39

Investidor Cauteloso Escreveu:Eu tenho uma conta no BES, e tenho lá ações da EDP (na conta do BES). Estou em risco de perder tudo?

Não, não estás :)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por ricardmag » 3/8/2014 22:38

mav888 Escreveu:

Acho que não se pode ver as coisas assim, o que a PT perdeu foi o que meteu lá. E não 2% vezes a capitalização bolsista...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por JCosta011281 » 3/8/2014 22:34

Lusitanian Trader Escreveu:
JCosta011281 Escreveu:Eu apesar de só ter investido 2000 € (investi quando o Governador, CMVM, etc.. disseram que não havia problema e que tudo estava seguro) também os quero recuperar pois isto que se passou é FRAUDE. Mas associação tipo ESFG não, tem que se pagar a cabeça 1000 € não me parece correcto e não me cheira nada bem...

Onde é o meu stop?

Qual é o meu target?

Se compra e vende acções sem ter um plano de trade só por sorte vai ganhar dinheiro....

É obvio que tens sempre um plano e ponderas, entrei ao preço que estavam .41 pois foi garantido por estes senhores que sabiam qual a situação do banco e que não haveria risco. Quando falo em risco é o risco do que se esta a passar, não é o risco que as acções tem inerente as mesmas.

Era 1%, 5%, 10%?

Não coloquei limite pois também não era muito e as informações que íamos tendo não fazia prever esta situação a que se chegou. Alguém previa? Penso que não. Nunca pensei que ia chegar ao ponto de perder todas as acções, investimento a longo prazo

Registado: 3/8/2014 16:29

por mav888 » 3/8/2014 22:31

Editado pela última vez por mav888 em 3/8/2014 22:34, num total de 1 vez.

por Mecenas10 » 3/8/2014 22:27

Caro AT 2014,

Muito obrigado pelo seu cuidado e solidariedade.

Um amigo abraço

Registado: 29/11/2007 13:46

por Lusitanians Traders » 3/8/2014 22:26

Onde é o meu stop?

Qual é o meu target?

Era 1%, 5%, 10%?
Editado pela última vez por Lusitanians Traders em 3/8/2014 22:32, num total de 1 vez.
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

Página Facebook - Lusitanian Trader

Registado: 6/2/2014 17:48

por mav888 » 3/8/2014 22:26

zorro2009 Escreveu:Offtopic: Como sou católico nao praticante, rezo todos os dias para esta cotada chegar aos 0,5780 e depois vou a Fátima !

Tomar decisões baseado na "Fé" pode ser perigoso !!!

Quanto a Associações de accinistas, penso que se devem associar e processar os responsáveis - Administradores. Se não conseguirem provar crimes de gestão, tipo gestão danosa e burla, ficam sem nada - apenas acções de uma empresa falida. Se o provarem poderão ainda receber indmnizações dos admnistradores.

Quanto ao Estado e á solução que estão a preparar, estão só a fazer os possiveis para que os depositantes não sofram as consequências, o que acho muito bem. Apenas contrataram um serviço, nunca investiram no banco.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Burbano, cftomas, darkreflection, Google [Bot], latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, TTM62, Zecadiabo, Àlvaro e 201 visitantes