Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por wotan » 29/2/2008 18:59

Ullisses,

referi uma situação potencialmente análoga , para justificar o meu "nao pessimismo".(poderia referir mais , mas esta foi a que preferi atendendo aos posts anteriores que estavam cheios de pessimismo abstrato.

No meu entender não ha motivos nenhuns para alarme no que respeita a este título.

Abraço Ullisses

Registado: 29/2/2008 17:32

por Ulisses Pereira » 29/2/2008 18:54

wotan, mas o interessante era explicares as razões da tua opinião. Se estamos optimistas ou pessimistas em relação a um título, temos uma razão para isso. E é essencial que justifiquemos as nossas opiniões no Caldeirão.

Um abraço,
Uliss
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por wotan » 29/2/2008 18:48

Mariachi , claro q percebo a intenção , estava a ser irónico.

Ainda ha umas semanas atras , quando a martifer deu um trambolhao, eram facas e facas por todos os lados, e onde está a martifer agora?

Não tenham medo de agarrar as facas que estas ja são pequenas , as maiores "mataram" os pessimistas de hoje em dia.

Bom fim de semana e bons negócios[/quote]

por Mariachi » 29/2/2008 18:20

Boas

wotan, se fosses um adepto da Analise Técnica percebias o conceito de "facas em queda" e do "pessimismo reinante". Dá uma vista de olhos nas páginas anteriores da EDP, que irás perceber melhor.
Nunca vi aqui neste fórum ninguem a ficar contente ou triste por outros ficarem entalados numa acção...
Se não concordas com as ánalises feitas aqui, estás no teu perfeito direito, agora tenta é explicar porque tens uma opinião diferente, é tudo o que se pede.

Um abraço e bons negócios.

Registado: 25/6/2007 11:05

por wotan » 29/2/2008 17:57

Boas,

Não percebo a conversa das facas, nem o pessimismo reinante.
Para a semana pode ser que muitos estejam tristes por ver os 4.00 novamente.

ps: parabéns pelo excelente forum.

por Cubriclas » 29/2/2008 17:43

Cubriclas Escreveu:
Cubriclas Escreveu:
jony_cash Escreveu:Não será que a EDP começa a fraquejar e a ficar BEAR? Já há algum tempo que noto que ela vem a perder poder de compra por parte dos investidores não será que vem ai uma descida aos 3,80€ :roll: ?

Só no fecho de sexta é que vamos ver se a edp aguenta os 3,91 ou não. Caso não aguente então vamos ver a menina da nossa bolsa a ter uma escorregadela bem boa! Estou neutro de momento mas abaixo desse valor fico bear! :twisted:
Abraço! :wink:

Tal como tinha dito antes a edp encontra-se em "luta" em torno dos 3,91! Curioso para ver o fecho! :wink:

Fechou a 3,88 com bom volume. Agora bye-bye! :mrgreen:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por majomo » 29/2/2008 17:08

Aceito a critica...

Entrei com esperança(aliás, esta não está sempre presente na bolsa), com objectivo de tentar algum ressalto...
Se não se verificar salto fora, pois o meu stop está bem apertado.

Cumps.
:)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Pollito » 29/2/2008 16:26

Ulisses Pereira Escreveu:Eu mantenho o meu pessimismo em relaçõ à EDP

Também eu!se te atenua a tristeza...nem pensar em comprar EDP neste momento.Gracias pelos gráficos...clarinhos como a água.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por Ulisses Pereira » 29/2/2008 16:10

Cada investidor tem a sua forma de estar no mercado e as suas estratégias, mas confesso que fico de certa forma triste por ver por aqui ainda tanta gente a tentar apanhar facas a cair. A tendência é claramente descendente, não há qualquer sinal de força da acção e acredito que muitas destas entradas estão a ser feitas com base na esperança.

Eu mantenho o meu pessimismo em relaçõ à EDP e, com toda a sinceridade, face a tantos de vós que estão longos sobre este título, espero estar enganado.

Além do gráfico actualizado, permitam-me só que deixe uma interrogação no ar: Para quê a pressa? Por que não esperar por sinais de força?

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (24.16 KiB) Visualizado 5444 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (27.1 KiB) Visualizado 5428 vezes
forum-edp3.GIF
forum-edp3.GIF (21.23 KiB) Visualizado 5423 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Manequim » 29/2/2008 16:01

Qual a vossa opinião àcerca daquelas 600 000 colocadas à venda nos 3,92?

Parecem-me difíceis de quebrar, ou será só para aguentar a cotação para hoje?
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por malakas » 29/2/2008 15:48

Apesar de tentar seguir a AT, não resisti e entrei ontem a € 4 :cry:

Seguindo a AT e tendência geral dos mercados devia ter esperado por um rebound mas não resisti à tentação.

Penso que os resultados, dividendos e o spin-off das energias renováveis possam levar a cotação, pelo menos, até à zona da resistência dos 4,3x.

Se o mercado dos Estados Unidos cair durante alguns dias :twisted: penso que vou ficar com os calos apertados.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:06

por Resina » 29/2/2008 15:08

majomo Escreveu:Eu entrei há pouco na EDP a acreditar num ressalto nos 3,90, pois nos últimos tempos tem reagido bem a estes valores...

Vou aguardar pelos próximos episódios, apesar de ouvir muitas pessoas a falar em testar os mínimos de janeiro...

Vamos ver se o risco compensa.

Aproveitei e tambem entrei...
Fico a aguardar e ver se realmente foi uma boa entrada!
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por majomo » 29/2/2008 15:06

Eu entrei há pouco na EDP a acreditar num ressalto nos 3,90, pois nos últimos tempos tem reagido bem a estes valores...

Vou aguardar pelos próximos episódios, apesar de ouvir muitas pessoas a falar em testar os mínimos de janeiro...

Vamos ver se o risco compensa.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Cubriclas » 29/2/2008 14:08

Cubriclas Escreveu:
jony_cash Escreveu:Não será que a EDP começa a fraquejar e a ficar BEAR? Já há algum tempo que noto que ela vem a perder poder de compra por parte dos investidores não será que vem ai uma descida aos 3,80€ :roll: ?

Só no fecho de sexta é que vamos ver se a edp aguenta os 3,91 ou não. Caso não aguente então vamos ver a menina da nossa bolsa a ter uma escorregadela bem boa! Estou neutro de momento mas abaixo desse valor fico bear! :twisted:
Abraço! :wink:

Tal como tinha dito antes a edp encontra-se em "luta" em torno dos 3,91! Curioso para ver o fecho! :wink:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por Ulisses Pereira » 28/2/2008 20:22

há alguma razão objectiva ao menos conspirativa-cabalística para esta bela escadinha q foram as ults 2 semanas?

Alex, não há - na minha opinião - qualquer razão específica da vida da empresa (EDP) que tenha contribuido para as quedas das últimas semanas. Ela tem sido influenciada pelo clima geral dos mercados.

Mas isto não deve ser encarado como algo que te tranquilize. Da mesma forma que a maioria das subidas diárias no passado não se deveu a acontecimentos da vida da empresa.

Há muitas motivações para alguém comprar ou vender uma acção. E isso vai muito para além de questões fundamentais da empresa.

Pessoalmente, há algumas semanas que tenho manifestado o meu pessimismo em relação à EDP, numa perspectiva meramente técnica motivada pela quebra da Linha de Tendência ascendente que vinha suportando o anterior "Bull Market" da acção. E enquanto a EDP se mantiver abaixo da zona de resistência entre os 4,3 e os 4,4 euros eu continuo de braço dado com os ursos e a desaconselhar ter acções da EDP em carteira, seja em que horizonte temporal for.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Mariachi » 28/2/2008 20:01

Boas

Concordo com a ultima analise que fizeste alexmolinardi. A ideia de que estas longo, então não te preocupes é perigosa...
Espera-se que a EDP apresente lucros abaixo dos que apresentou o ano passado, e é possivelmente isso que vai acontecer, visto que o investimento em energias renováveis foi grande e os frutos ainda vão demorar a amadurecer. Só para se ter uma ideia, ao comprares um parque eólico e teres aquilo a debitar energia na rede da EDP, custos de manutenção e bla bla bla, só ao fim de 5 anos é que tens o investimento pago.
A EDP está no bom caminho em relação as energias, mas é preciso tempo para os investimentos começarem a dar frutos.

Re: mas k s passa?

por urukai » 28/2/2008 19:57

alexmolinari Escreveu:tenho a edp numa perspectiva de longo prazo a sonhar com um eldorado renovaveis...contudo, tenho andado muito desatento
ao seu compotamento e dignei-me ag a ver e...
PERIGO E MEDO!!
MAS, há alguma razão objectiva ao menos conspirativa-cabalística para esta bela escadinha q foram as ults 2 semanas?

bem sei q m irão dizer... então se estás a longo prazo não t preocupes...

OBVIAMENTE q não será mt bem assim!!

1ª Se acreditas nos fundamentais a volatilidade do curto prazo não te deve influenciar.

2ª Não precisar do dinheiro investido no curto/médio prazo.

3ª Regra básica em longo prazo é não andar em cima das cotações.

De resto, é pôr de molho e deixar que cresça.

Um abraço

Registado: 11/5/2007 14:09

mas k s passa?

por alexmolinari » 28/2/2008 19:45

tenho a edp numa perspectiva de longo prazo a sonhar com um eldorado renovaveis...contudo, tenho andado muito desatento
ao seu compotamento e dignei-me ag a ver e...
PERIGO E MEDO!!
MAS, há alguma razão objectiva ao menos conspirativa-cabalística para esta bela escadinha q foram as ults 2 semanas?

bem sei q m irão dizer... então se estás a longo prazo não t preocupes...

OBVIAMENTE q não será mt bem assim!!

Registado: 1/3/2006 1:33

por mr. share » 28/2/2008 19:24

fechei posição a 3.99€, perda de 0.03€.

penso que amanha voltará a ficar acima dos 4€, mas como não quero pagar para ver, preferi saltar fora...

amnha se fechar novamente dentro dos 4€, volto a entrar.

Registado: 29/11/2007 10:48

por Pollito » 28/2/2008 18:42

Bye bye suporte dos 4 euros da 'toda poderosa' eheheh
Ursos controlam e bem
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por urukai » 28/2/2008 17:31

longBlackCandle Escreveu:
Mariachi Escreveu:Boas

urukai a tua resposta deixou-me a pensar :lol:
Gostaria de saber a opinião dos mais entendidos sobre o gap que o urukai falou.
No dia 24 de Jan a cotação teve o seu máximo em 3.97. No dia seguinte abriu a 4.07. Depois disso a cotação ja esteve a 4 euros. Perante tudo isto, pode-se considerar que o Gap está fechado, ou nem por isso?

Boas,

O gap entre os 3.97 e os 4 e qq coisa acabou de ser fechado.

Peço desculpa pela minha imprecisão.

É o que dá trabalhar e ir espreitando o fórum. Eu sabia de um gap na zona dos 3,9/4 que até ontem ainda não tinha sido fechado.

Fico contente que tenha fechado hoje. Bem sei que é mais psicológico que outra coisa mas prefiro subidas sustendas sem gaps por fechar.

Abraço

por longBlackCandle » 28/2/2008 17:18

Mariachi Escreveu:Boas

No dia 24 de Jan a cotação teve o seu máximo em 3.97. No dia seguinte abriu a 4.07. Depois disso a cotação ja esteve a 4 euros. Perante tudo isto, pode-se considerar que o Gap está fechado, ou nem por isso?

Boas,

O gap entre os 3.97 e os 4 e qq coisa acabou de ser fechado.

Registado: 2/6/2005 13:54

por Mariachi » 28/2/2008 17:15

Boas

por urukai » 28/2/2008 16:48

Estou indeciso...

Aquele gap nos 3,90 está mesmo à espera de ser fechado, até isso acontecer, não me pronuncio.

por callmevasco » 28/2/2008 16:31

Hoje é um dia para esquecer. Andou a namorar o fecho de ontem, tocou nos 4,09, mas depois das 13h30, já antecedendo os mercados americanos, foi-se abaixo à grande.
Curiosamente tal como foi aqui referido os 4€ mais uma vez apararam, até agora, a queda, mas os indicadores técnicos mudaram de rumo face ao fecho de ontem.
Tenho andado a observar a EDP e esperava fazer uma entrada hoje se tivesse passado os 4,12 com algum volume, mas nesta situação vejo o curto prazo da EDP algo complicado, independentemente de bons ou maus resultados que venha a apresentar.

O que pensam os restantes membros que acompanham este título? Os 4,00€ aguentarão ou será que quebra e vem fazer uma visita mais abaixo como há um mês atrás?

Registado: 4/2/2008 19:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 157 visitantes