BCP - Tópico Geral
fitch
Fitch: Exposição à dívida da República é o maior risco da banca portuguesa (act)
...
Segundo este relatório da agência norte-americana de notação financeira, o rácio “Tier 1” resultante cairia para 3,7% no caso do BPI, para 4,6% na CGD e para 4,7% no Millennium bcp. “Isto sublinha a vulnerabilidade do capital aos choques soberanos e a necessidade de um reforço adicional dos seus níveis de capital devido aos crescentes receios em torno da dívida soberana”, refere o documento.
Quer dizer que o BCP é o que está melhor nesta matéria e no entanto a quando da revisão do rating da república baixou o dos bancos deixando o do BPI acima dos outros, certo? Sendo o BPI o pior dos 4 relativamente à dívida da república? É normal?
...
Segundo este relatório da agência norte-americana de notação financeira, o rácio “Tier 1” resultante cairia para 3,7% no caso do BPI, para 4,6% na CGD e para 4,7% no Millennium bcp. “Isto sublinha a vulnerabilidade do capital aos choques soberanos e a necessidade de um reforço adicional dos seus níveis de capital devido aos crescentes receios em torno da dívida soberana”, refere o documento.
Quer dizer que o BCP é o que está melhor nesta matéria e no entanto a quando da revisão do rating da república baixou o dos bancos deixando o do BPI acima dos outros, certo? Sendo o BPI o pior dos 4 relativamente à dívida da república? É normal?
Alguém sabe quando saem os resultados do BCP para o 1o semestre, e que espectativas há para esses resultados?
Relativamente ao resultado dos stress tests e a recomendação para aumento de capital ou alienação de activos...quando teremos novidades? na apresentação de resultados?
Encontrei uma diferença entre o relatório dos resultados do teste de stress e os resultados de 2010, e não consigo perceber onde está a diferença.
O relatório do teste de stress:
http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/inv ... eID=700880
apresentação de contas de 2010:
http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 33372a.pdf
No relatório do teste de stress diz o seguinte:
"Como resultado do choque assumido, a estimativa consolidada do rácio de capital Core Tier 1 do Banco Comercial Português passaria para 5,4% sob o
cenário adverso em 2012 em comparação com 5,9% no final de 2010."
Na apresentação de contas de 2010:
o Core Tier 1 é de 6,7%
5,9% é diferente de 6,7%!
Consta, como aqui já foi escrito diversas vezes, que o Berardo pediu 400MEuros ao BCP, 400ME à CGD e 200ME ao BES para comprar acções em 2007, consecuências da guerra com Jardim Gonçalves.
Gostava de perceber qual importância de 400 MEuros no Rácio Core Tier 1...
será 400/59564=0,67%, sendo 59574 o RWA- Risk Weighted Assets?
É que 0,67% era o suficiente para que no cenário adverso de 2012 do teste de stress o BCP ter falhado...
5,4% - 0,67% = 4,73% < 5%
Relativamente ao resultado dos stress tests e a recomendação para aumento de capital ou alienação de activos...quando teremos novidades? na apresentação de resultados?
Encontrei uma diferença entre o relatório dos resultados do teste de stress e os resultados de 2010, e não consigo perceber onde está a diferença.
O relatório do teste de stress:
http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/inv ... eID=700880
apresentação de contas de 2010:
http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 33372a.pdf
No relatório do teste de stress diz o seguinte:
"Como resultado do choque assumido, a estimativa consolidada do rácio de capital Core Tier 1 do Banco Comercial Português passaria para 5,4% sob o
cenário adverso em 2012 em comparação com 5,9% no final de 2010."
Na apresentação de contas de 2010:
o Core Tier 1 é de 6,7%
5,9% é diferente de 6,7%!
Consta, como aqui já foi escrito diversas vezes, que o Berardo pediu 400MEuros ao BCP, 400ME à CGD e 200ME ao BES para comprar acções em 2007, consecuências da guerra com Jardim Gonçalves.
Gostava de perceber qual importância de 400 MEuros no Rácio Core Tier 1...
será 400/59564=0,67%, sendo 59574 o RWA- Risk Weighted Assets?
É que 0,67% era o suficiente para que no cenário adverso de 2012 do teste de stress o BCP ter falhado...
5,4% - 0,67% = 4,73% < 5%
- Registado: 19/2/2009 23:37
jromeira Escreveu:mais um indicador para me manter fora da acção.
Como o Jromeira adivinha fundos, com esta frase parece-me um bom indicador para entrar longo, significa que os fundos já ficaram para lá!!!!!!!

Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
jromeira Escreveu:PIKAS Escreveu:Jromeira Escreveu:"Qual o interesse, na tua opinião, dos investidores, ou devo dizer, especuladores, em comprar tantos milhões de acções do BCP? Daytrade? Estão à espera dos rumores de uma OPA para vender mais alto?"
Qualquer OPA, hoje, poderia trazer um prémio de, vamos lá, 30%, isto é, o opante não daria mais de 40 cêntimos. Então estes senhores compraram a 3 e 4 euros e estavam à espera de rumores para vender a 40 cêntimos?
" Foram roubar lã, sairam tosquiados ".
Tens que perceber a guerra pelo controlo do BCP. Pesquisa por aí, há montes de informação entre 2006 e 2008.
Começa já por esta notícia de janeiro de 2008:
http://economia.publico.pt/Noticia/joe- ... xa_1315596
Cumprimentos,
Não me fiz entender... refiro-me às compras actuais à volta dos .30 . Dada a situação do banco, qual o0 interesse na compra de milhões de acções diariamente?
Qual o "interesse" na venda do mesmo nº de acções?!?
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Tornei a ler e "Toca a entrar"
AC Investor Blog Escreveu:Pela primeira vez este ano entro no BCP na casa dos 0.353 ...... ainda ontem salientei aqui a elevada liquidez nestes patamares. Em 3 dias o BCP virou cerca de 15% do seu capital.... O trade é de risco, no entanto acho que o risk/reward aqui é-me favorável .... só o tempo dirá...
COFRES
- Registado: 1/3/2011 12:05
jromeira Escreveu:mais um indicador para me manter fora da acção.
Pois é exactamente nestas alturas (desespero total, fim de euforia destrutiva, desânimo, cenários catastróficos, Armagadeão, etc, etc,) que o "smart money" entra nos títulos.
Não estou a dizer que é este o caso deste título estou apenas a informar sobre um facto...
.
- Registado: 4/4/2009 0:57
PIKAS Escreveu:Jromeira Escreveu:"Qual o interesse, na tua opinião, dos investidores, ou devo dizer, especuladores, em comprar tantos milhões de acções do BCP? Daytrade? Estão à espera dos rumores de uma OPA para vender mais alto?"
Qualquer OPA, hoje, poderia trazer um prémio de, vamos lá, 30%, isto é, o opante não daria mais de 40 cêntimos. Então estes senhores compraram a 3 e 4 euros e estavam à espera de rumores para vender a 40 cêntimos?
Tens que perceber a guerra pelo controlo do BCP. Pesquisa por aí, há montes de informação entre 2006 e 2008.
Cumprimentos,
Não me fiz entender... refiro-me às compras actuais à volta dos .30 . Dada a situação do banco, qual o0 interesse na compra de milhões de acções diariamente?
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
fooman Escreveu:
As participações do Berardo, Fino e companhias foram adquiridas, como disseste, com empréstimos da CXGD, BCP (e BES no caso de Berardo) e dando as acções como colateral (ao BES - 200M€ - o colateral foi a colecção Berardo).
O BES deve ser o único que está bem seguro. Ora, se a coleção foi avaliada em pouco mais de 300 milhões e o estado tem o direito de opção de compra em 2016, ao BES só lhe resta esperar.
fooman Escreveu:
Ao executar as dívidas (decisão política, claro está), a CGD irá ficar o maior accionista do BCP e o Berardo, Fino e companhias (incluindo a TDU) entrarão em dificuldades, uma vez que não têm capacidade financeira para suportar o prejuízo .
O governo nunca fará isso.
E a razão é simples: estamos a falar de pessoas que são responsáveis por centenas ou até mesmo milhares de empregos que, como consequência, iriam engrossar o desemprego.
Já viste os empregados da Teixeira Duarte, da bacalhôa, da quinta dos budas e por aí adiante a despejar vinho JP à porta do PPC?
Este governo não se pode dar ao luxo de procurar contestação social porque ela virá por aí, mas de modo natural.
fooman Escreveu:Para a CGD, estamos a falar de mais ou menos 1.000M€ de prejuízo
Já reparaste que para conseguir apenas 800 milhões arriscaram-se ao ponto de mexer no sagrado subsídio de natal?
Há pouco tempo mil milhões eram peannuts. Bastava agendar mais esse valor na emissão que quase todas as quartas-feiras o IGCP fazia e os " mercados " emprestavam. Hoje, nicles, nada, rien, na pas, niente. Se queres mil milhões aumenta os impostos ou, mais difícil ainda, corta despesas.
fooman Escreveu:... após a CGD assumir o prejuízo do negócio dos empréstimos...
Assume o prejuízo, leva-o ao balanço e aumenta de seguida o capital social. Como o acionista da caixa não têm dinheiro e como o banco não pode em caso algum baixar rácios, não assume.
Jromeira Escreveu:"Qual o interesse, na tua opinião, dos investidores, ou devo dizer, especuladores, em comprar tantos milhões de acções do BCP? Daytrade? Estão à espera dos rumores de uma OPA para vender mais alto?"
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
JCS Escreveu:fooman Escreveu:Para a CGD, estamos a falar de mais ou menos 1.000M€ de prejuízo o que não aquece nem arrefece o balanço do Banco.
A caixa teve perto de €280M de lucro em 2009 e cerca de €150M (?) em 2010. Os €1000M que falas não são "nada". São só entre 4 e 7 anos de lucros como os que a Caixa tem tido. Coisa pouca...fooman Escreveu:Tendo em conta este cenário, fará todo o sentido aceitar uma OPA a 0.50€, uma vez que qq cêntimo recuperado após a CGD assumir o prejuízo do negócio dos empréstimos, é lucro.
Quer dizer que se eu tiver 1000 de prejuizo e depois recuperar 500 tenho lucro. Hmmm tá boa...
Cumprimentos
JCS
JCS, eu percebo a dúvida, mas é assim mesmo que as coisas funcionam. Assumes prejuízo hoje porque tens que fazer mark-to-market (ou simplesmente porque te apetece) e no dia em que as coisas virarem assumes lucros... chama-se a isso contabilidade.
O mal é a malta ficar pela espuma das coisas. Achas, por exemplo, que a CXGD teve lucros tão baixos porquê? Porque teve, entre outras coisas, que assumir prejuízos, por exemplo, nas posições que detém e que têm que ser avaliadas a preços de mercado.
É para isso que as empresas/bancos determinam que parte dos lucros são alocados a provisões, exactamente para fazer face a este tipo de situações.
- Registado: 29/11/2007 3:26
- Registado: 29/11/2007 1:39
l50565 Escreveu:Acho interessante a maneira como o jromeira está no fórum... Não só não fundamenta a sua análise técnica como depois espera que os outros lhe respondam às suas perguntas...
A pergunta é muito interessante...jromeira Escreveu:Qual o interesse, na tua opinião, dos investidores, ou devo dizer, especuladores, em comprar tantos milhões de acções do BCP? Daytrade? Estão à espera dos rumores de uma OPA para vender mais alto?"
Especialmente porque deixou escapar a seguinte frasejromeira Escreveu:O BCP vai aos 0.305 vejam os gráficos, os fundamentais, mas sobretudo o interesse dos grandes compradores, há aqui muito dinheiro em jogo...
????
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Acho interessante a maneira como o jromeira está no fórum... Não só não fundamenta a sua análise técnica como depois espera que os outros lhe respondam às suas perguntas...
A pergunta é muito interessante...
Especialmente porque deixou escapar a seguinte frase
A pergunta é muito interessante...
jromeira Escreveu:Qual o interesse, na tua opinião, dos investidores, ou devo dizer, especuladores, em comprar tantos milhões de acções do BCP? Daytrade? Estão à espera dos rumores de uma OPA para vender mais alto?"
Especialmente porque deixou escapar a seguinte frase
jromeira Escreveu:O BCP vai aos 0.305 vejam os gráficos, os fundamentais, mas sobretudo o interesse dos grandes compradores, há aqui muito dinheiro em jogo...
- Registado: 19/2/2009 23:37
PIKAS Escreveu:Seaman Escreveu:PIKAS Escreveu:É impossível vir a existir uma OPA ao BCP nos anos mais próximos.
(...)
E se, porventura na mais remota das hipóteses, viesse a ter possibilidades de sucesso, o Joe e mais 5 ou 6 enforcavam-se de imediato.
Olá PIKAS,
Poderias, por favor, explicar melhor porque razão achas que uma OPA sobre o BCP:
i) ser impossível
ii) se acontecesse seria prejudicial para os accionistas e especialmente para o Joe
.
Olá, viva.
Vamos, de uma forma tão simples e breve quanto possível tentar explicar isto.
1 - as participações qualificadas no BCP, em 15 de Junho de 2011, eram estas:
http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 36563a.pdf
Esta estrutura representa cerca de 46% dos votos em AG. Isto quer dizer, portanto, que o free-float do banco será cerca de 54% do capital social.
O banco têm 170.903 acionistas.
http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/inv ... GAVABQYIY4 ) repartidos entre colaboradores do grupo, individuais, empresas e institucionais.
Isto é, 46% dos votos estão agrupados em apenas 8 acionistas e os restantes 54% em 170.895 acionistas. Há um outro pormenor: um dos grandes acionistas é interno, a Ocidental. Logo, " obdece " aos restantes sete. E outro é meio interno: a pensõesgere.
É por demais óbvio que é muito mais fácil arrigementar quase metade do capital que tornar coeso a outra restante metade do capital social.
2 - Outra questão.
Que interesses estão em presença:
a) estado, através da EDP e caixa;
b) Berardo e Teixeira Duarte;
c) cartas fora do baralho: sonangol, sabadell e fortis;
d) dependentes do banco: ocidental;
e) outros que passam despercebidos como o Fino, Goes Ferreira e alguns mais mas que estão na mesmissima situação do Joe e da TDU.
Os que estão em b) e e) compraram as ações com dinheiro do estado. Para ser mais objetivo: via caixa, isto é, do a).
Por isso, só a sonangol, o sabadell e o fortis ( por parte da pensõesgere ) é que estão fora da molhada.
De resto está tudo no mesmo barco. E entalados, muita atenção, mas mesmo muito entalados, sobretudo a caixa.
3 - Ainda outra questão:
Há que perceber a guerra e suas mazelas. Deixo este blogue para leitura:
http://blogue.domingosmoreira.pt/2010/0 ... crito.html
Isto já passei na página 207 deste tópico.
4 - Questão final:
Como é que os indicados em b) e e) da questão 2 compraram as ações?
Com empréstimo do BCP e da caixa, sendo as próprias ações em grande parte a garantia.
Quer dizer, com pêlo do mesmo cão. E compraram-nas em lotes gordos ao BPI, eureko, JP Morgan, BPP e outros a 3, 4 e até 5 euros.
Assim:
- Berardo, Fino e restantes nunca votarão em AG a aceitação de uma OPA, que seria obviamente hostil, nem pensariam em vender as suas posições já que teriam que fazer contas com a caixa e, por aí, responsabilizar-se por perdas colossais;
- Por conseguinte, a caixa não terá o menor interesse em viabilizar uma OPA que, por muito generosa que fosse não iria para lá dos 50 centimos por ação. Tanto mais que se os créditos que concedeu não fossem liquidados, dados os montantes envolvidos, rebentariam com o balanço pelo que o caminho imediato seria um aumento de capital, coisa que o acionista estado têm pouco;
- O patrão da EDP é o estado e não iria nunca por a caixa em situação periclitante.
Achas que seria o free-float que iria desmontar esta estratégia? aglutinar o interesse de tantos milhares de acionistas em torno de uma posição coesa? nem pensar.
Cumprimentos,
Antes de mais parabéns, e o que mais é, obrigado por este excelente post. Permite-me perguntar-te: "Qual o interesse, na tua opinião, dos investidores, ou devo dizer, especuladores, em comprar tantos milhões de acções do BCP? Daytrade? Estão à espera dos rumores de uma OPA para vender mais alto?"
Obrigado
Esse senhor Joe B. ha uns anos armou se em salvador da patria a desmascarar bcp benfica etc a exigir do estado todo o tipo de ajuda tendo como base a coleccao, mas agora ja viram que aquilo nao vai servir de muito pois se vende bcp nao da para meia missa, agora quem tem que tomar posicao é a cgd pois aquilo para o Berardo pode valer muito mas para os outros nao sei.
- Registado: 10/5/2010 15:35
fooman Escreveu:Para a CGD, estamos a falar de mais ou menos 1.000M€ de prejuízo o que não aquece nem arrefece o balanço do Banco.
A caixa teve perto de €280M de lucro em 2009 e cerca de €150M (?) em 2010. Os €1000M que falas não são "nada". São só entre 4 e 7 anos de lucros como os que a Caixa tem tido. Coisa pouca...
fooman Escreveu:Tendo em conta este cenário, fará todo o sentido aceitar uma OPA a 0.50€, uma vez que qq cêntimo recuperado após a CGD assumir o prejuízo do negócio dos empréstimos, é lucro.
Quer dizer que se eu tiver 1000 de prejuizo e depois recuperar 500 tenho lucro. Hmmm tá boa...
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
PIKAS Escreveu:Assim:
- Berardo, Fino e restantes nunca votarão em AG a aceitação de uma OPA, que seria obviamente hostil, nem pensariam em vender as suas posições já que teriam que fazer contas com a caixa e, por aí, responsabilizar-se por perdas colossais;
- Por conseguinte, a caixa não terá o menor interesse em viabilizar uma OPA que, por muito generosa que fosse não iria para lá dos 50 centimos por ação. Tanto mais que se os créditos que concedeu não fossem liquidados, dados os montantes envolvidos, rebentariam com o balanço pelo que o caminho imediato seria um aumento de capital, coisa que o acionista estado têm pouco;
- O patrão da EDP é o estado e não iria nunca por a caixa em situação periclitante.
Achas que seria o free-float que iria desmontar esta estratégia? aglutinar o interesse de tantos milhares de acionistas em torno de uma posição coesa? nem pensar.
Cumprimentos,
PIKAS, excelente post, mas não concordo totalmente das tuas conclusões...
As participações do Berardo, Fino e companhias foram adquiridas, como disseste, com empréstimos da CXGD, BCP (e BES no caso de Berardo) e dando as acções como colateral (ao BES - 200M€ - o colateral foi a colecção Berardo).
Estas participações foram adquiridas por via política - a "equipa" de Carlos Santos Ferreira - que foi a mesma que aprovou estes empréstimos tanto na Caixa como no BCP. Os Varas e companhias, amigalhaços de quem estava no poder, são os responsáveis por todos os problemas do BCP desde o início - foi a tentativa conseguida de uns pés-rapados com falta de formação chegarem ao topo da pirâmide. Todos eles, sem excepção, têm uma formação dúbia e um carreirismo impressionante (presumo que seja condição sine qua non para fazer parte do "grupo").
Neste momento a cor política no governo mudou. E não só mudou como o poder mudou para as mãos dos aristocratas de longa data - bem formados, old money - e é presumível que estejam mortinhos para eliminar estes novos-ricos.
Ao executar as dívidas (decisão política, claro está), a CGD irá ficar o maior accionista do BCP e o Berardo, Fino e companhias (incluindo a TDU) entrarão em dificuldades, uma vez que não têm capacidade financeira para suportar o prejuízo - isto irá arrastar-se indefinidamente em tribunal, claro! A partir daí, a CGD encarregar-se-há de substituir o CA do BCP por um que seja competente.
Para a CGD, estamos a falar de mais ou menos 1.000M€ de prejuízo o que não aquece nem arrefece o balanço do Banco, portanto longe da situação periclitante que falas. Pior estamos nós com os 750M€ que vão desaparecer via BPN e os 3.100M€ que vão arder dos montantes injectados no banco, via garantia estatal (do contribuinte leia-se).
Tendo em conta este cenário, fará todo o sentido aceitar uma OPA a 0.50€, uma vez que qq cêntimo recuperado após a CGD assumir o prejuízo do negócio dos empréstimos, é lucro. O problema é que ninguém fará uma OPA a um banco que não depende dele próprio para dar a volta a uma situação tão má.
Deixo aqui uma linha que tirei de um post anterior, de um colega deste fórum. Se o Presidente do CA do BCP não tem nem 1 acção que seja do banco, como é que pode convencer outros a terem?[/i]
- Registado: 29/11/2007 3:26
Seaman Escreveu:Já pensaste que alguns desses investidores poderão estar a fazer Hedging das suas posições longas?logo poderão não estar tão entalados como isso...
.
Bom. Poder, podem, é verdade.
Só que para balancear longos com posições curtas também é preciso dinheiro e no que está em causa é sempre muito dinheiro.
Tanto quanto se sabe, dinheiro não abunda por aquelas bandas. Vai daí que nem acompanharam os aumentos de capital e estão a olhos vistos a diluir posições.
Mas lá virá o dia em que o jogo vai para a mesa e cada um mostra as suas cartas. Não será nos tempos mais próximos, é certo, mas que isto está intrincado no que respeita ao núcleo acionista de referência, lá isso está.
E a cotação espelha a indefinição, como é hábito.
Quando se começou a definir a big picture ( para aí há uns 3 anos ) acreditei que o BCP viria por aí abaixo. Tanto é que não, é um exagero. Só a operação fora de portas, passando ao lado da Grécia, vale tanto ou mais que a cotação atual.
Cumprimentos,
PIKAS Escreveu:Achas que seria o free-float que iria desmontar esta estratégia? aglutinar o interesse de tantos milhares de acionistas em torno de uma posição coesa? nem pensar.
Cumprimentos,
PIKAS,
muito obrigado pelo excelente post.
Já pensaste que alguns desses investidores poderão estar a fazer Hedging das suas posições longas?

.
- Registado: 4/4/2009 0:57
PIKAS Escreveu:Seaman Escreveu:PIKAS Escreveu:É impossível vir a existir uma OPA ao BCP nos anos mais próximos.
(...)
E se, porventura na mais remota das hipóteses, viesse a ter possibilidades de sucesso, o Joe e mais 5 ou 6 enforcavam-se de imediato.
Olá PIKAS,
Poderias, por favor, explicar melhor porque razão achas que uma OPA sobre o BCP:
i) ser impossível
ii) se acontecesse seria prejudicial para os accionistas e especialmente para o Joe
.
Olá, viva.
Esta estrutura representa cerca de 46% dos votos em AG. Isto quer dizer, portanto, que o free-float do banco será cerca de 54% do capital social.
http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/inv ... GAVABQYIY4 ) repartidos entre colaboradores do grupo, individuais, empresas e institucionais.
Isto é, 46% dos votos estão agrupados em apenas 8 acionistas e os restantes 54% em 170.895 acionistas. Há um outro pormenor: um dos grandes acionistas é interno, a Ocidental. Logo, " obdece " aos restantes sete. E outro é meio interno: a pensõesgere.
É por demais óbvio que é muito mais fácil arrigementar quase metade do capital que tornar coeso a outra restante metade do capital social.
2 - Outra questão.
e) outros que passam despercebidos como o Fino, Goes Ferreira e alguns mais mas que estão na mesmissima situação do Joe e da TDU.
Os que estão em b) e e) compraram as ações com dinheiro do estado. Para ser mais objetivo: via caixa, isto é, do a).
Por isso, só a sonangol, o sabadell e o fortis ( por parte da pensõesgere ) é que estão fora da molhada.
De resto está tudo no mesmo barco. E entalados, muita atenção, mas mesmo muito entalados, sobretudo a caixa.
3 - Ainda outra questão:
4 - Questão final:
Com empréstimo do BCP e da caixa, sendo as próprias ações em grande parte a garantia.
Quer dizer, com pêlo do mesmo cão. E compraram-nas em lotes gordos ao BPI, eureko, JP Morgan, BPP e outros a 3, 4 e até 5 euros.
Assim:
Cumprimentos,
PIKAS pela tua descrição o bcp é uma grande grande batata quente. Quem é que vai ficar a arder?
pelo estado da coisa isto é um circulo fechado em que ninguém pode fazer nada porque senão rebenta tudo e mais alguma coisa do que sobra da economia nacional...
mas parece que está bomba está prestes a rebentar, alguém vai "comer" só espero que não sejam os contribuintes... são perdas colossais!
PS a única salvação parece ser o bcp ganhar nos próximos 6 meses 800%
Re: Será!!!!
artista Escreveu:rasteiro Escreveu:que iremos ter aqui um braço de ferro nos 0.30€
Queria entrar mais abaixo, mas................
Vou esperar mais uns dias....
Sinceramente não consigo perceber esta obsessão com o BCP?! Há tantos títulos muito menos arriscados que o BCP e este é o título mais falado no forum, aquele que mais pessoas estão com vontade de entrar... se não é parece!
Até acho que é dos menos arriscados. É preciso é estar do lado certo, o que neste caso é fácil de adivinhar qual é.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Seaman Escreveu:PIKAS Escreveu:É impossível vir a existir uma OPA ao BCP nos anos mais próximos.
(...)
Olá PIKAS,
i) ser impossível
.
Olá, viva.
2 - Outra questão.
3 - Ainda outra questão:
4 - Questão final:
Assim:
Cumprimentos,
PT_Trader Escreveu:richardj Escreveu:porque a maioria dos grandes accionistas quanto entraram para o bcp estava a 4 5 euros e agora numa OPA dariam talvez, 45 centimos por acção.
nenhum grande investidor vai crer vender, logo a OPA torna-se quase impossível.
se alguns venderem assumem perdas brutais, quase 90% do capital investido.
Isso é dentro da teoria que só se perde quando se vende
Neste caso é na prática mesmo. Como garantia do empréstimo ficaram as próprias acções, ou seja, se forem vendidas a dívida tem de ser paga, como o resultado da venda das acções só paga uma pequena parte...

Abraço,
Carrancho
Carrancho
Quem está ligado: