O militar mais condecorado no Exército português
Re: O militar mais condecorado no Exército português
Não faço julgamento políticos admiro a coragem .
Um militar das tropas especiais disse-me que havia 2 grandes figuras foram os melhores
Marcelino da Mata e Daniel Roxo mais as técnicas de contra guerrilha deste último ainda hoje são estudadas .
Um militar das tropas especiais disse-me que havia 2 grandes figuras foram os melhores
Marcelino da Mata e Daniel Roxo mais as técnicas de contra guerrilha deste último ainda hoje são estudadas .
- Registado: 14/3/2009 0:19
soso Escreveu:CDS lamenta morte de Marcelino da Mata e reclama funeral de Estado.
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... -de-estado
Não vi nada , nem nenhuma preocupação oficial com um Grande Português ... nem od reis Filipe de Espanha nos trataram assim..
mas afinal nem é de estranhar..
Basta ver as origens e progrnitores dos principais ocupantes do país...
uma vergonha!!!
- Registado: 28/4/2014 15:32
PIKAS Escreveu:Essa afirmação é muito incorrecta.PMP69 Escreveu:Marcelino da Mata com o seu grupo resgata o primeiro piloto aviador a ser abatido na Guiné
O primeiro piloto a ser abatido na Guiné foi-o logo em 1962 aos comandos de um T6. A listagem de pilotos mortos nas 3 frentes em mais de uma década é enorme face ao contingente tão reduzido.
Quanto ao então capitão Miguel Pessoa, descolou de Bissau em março de 1973 aos comandos de um G91 para apoiar o quartel de Guileje que estava sob ataque cerrado, é abatido e ejectou-se. É o primeiro abate dos SAM7 strela e começa, então, o descalabro.
Paz à alma deste valoroso militar Marcelino da Mata e que a sua alma descanse junto dos grandes.
É altura para lembrar que Portugal abandonou centenas de valorosos combatentes negros que lutaram sob a bandeira portuguesa, integrados sobretudo no batalhão de comandos africanos, e que após a independência o PAIGC tratou de fuzilar quase todos. Alguns vieram a tempo para o continente, como este corajoso militar, mas a grande maioria ficou por lá e morreram sem dó nem piedade, assassinados pelo estado do PAIGC. É algo que nos envergonha; pelo menos a mim, como português, envergonha-me.
Cumprimentos,
Sim, tens razão, faltou mencionar que foi o primeiro avião abatido pelo míssil terra/ar Strela, que os russos, com alguma resistência, começaram a fornecer ao PAIGC, e que veio alterar o rumo da guerra, pois a aviação começou a ter que voar muito mais alto, e a perder eficácia no apoio às tropas. Para contrariar os Strela, começaram, a voar em parelha, e quando era disparado um Strela, o segundo avião via o rasto e ia lá bombardear a zona.
Foi o grupo "Vingadores" do Marcelino da Mata, que o foi buscar depois de uma noite escondido no mato.
O Gen. Spínola tinha uma ideia para a Guiné, que passava pela autonomia com vista à sua independência, e a par das acções que promoveu juntos das populações, promoveu a criação das companhias de Comandos Africados, que viriam a integrar o Batalhão de Comandos Africanos comandados pelo Almeida Bruno, depois pelo Raúl Folque ....., bem como, os Destacamentos de Fuzileiros Especiais (africanos), que iriam ser a base do futuro exército da Guiné independente. Pela primeira vez, haviam companhias comandadas por oficiais africanos.
Infelizmente, e como dizes, depois do 25 de abril, uns vieram para Portugal, outros ficaram com a promessa de integrar o futuro exército guiniense e foram fuzilados, e outros fugiram para a África do Sul e foram integrar o Batalhão 32 "Búfalo", tendo lutado posteriormente em Angola contra o MPLA/Cubanos, em apoio à UNITA.
O Marcelino da Mata foi um herói Português, um herói da guerra do Ultramar, e ainda alguém que lutou depois do 25 de abril pela democracia, ao lado do Gen. Spínola.
Pedro
CDS lamenta morte de Marcelino da Mata e reclama funeral de Estado.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Não sou português mas também quero deixar aqui minhas condolências e homenagem para este glorioso militar
- Registado: 25/2/2019 17:26
Caros amigos Carrancho e Opcard
Permitam-me que intervenha e que num dia, particularmente triste e porque tenho caerteza que os dois e eu e muitos, muitos outros estamos de acordo... Homenagemos o HOMEM que foi um Herói Nacional e um exemplo ao defender valores em que todos acreditamos...
Não tomemos posições semelhantes aos cobardes , que cara a cara não teriam coragem... mas que o enganaram, amarraram e espancaram...
Honremos o nosso passado , preservando e melhorando no presente, para que se honrem de nós no futuro ... penso que assim evoluiremos no sentido positivo... sermos felizes e em harmonia com tudo e com todos.
Caro Coronel Marcelino da Mata.. descanse em paz que bem o merece,,, o seu exemplo será seguido por muitos..que o recordarão
Espero, como já referi, que o estado português , apoie a sua família muito mais do que o fez ao sr Ucraniano, espancado também , segundo dizem e que não era nenhum herói nacional ... e que os responsáveis deste país incluindo o sr PR se preocupem tanto ou mais com o senhor Coronel Marcelino da Mata, como se preocuparam com o tal senhor da Ucrania
boa noite
Permitam-me que intervenha e que num dia, particularmente triste e porque tenho caerteza que os dois e eu e muitos, muitos outros estamos de acordo... Homenagemos o HOMEM que foi um Herói Nacional e um exemplo ao defender valores em que todos acreditamos...
Não tomemos posições semelhantes aos cobardes , que cara a cara não teriam coragem... mas que o enganaram, amarraram e espancaram...
Honremos o nosso passado , preservando e melhorando no presente, para que se honrem de nós no futuro ... penso que assim evoluiremos no sentido positivo... sermos felizes e em harmonia com tudo e com todos.
Caro Coronel Marcelino da Mata.. descanse em paz que bem o merece,,, o seu exemplo será seguido por muitos..que o recordarão
Espero, como já referi, que o estado português , apoie a sua família muito mais do que o fez ao sr Ucraniano, espancado também , segundo dizem e que não era nenhum herói nacional ... e que os responsáveis deste país incluindo o sr PR se preocupem tanto ou mais com o senhor Coronel Marcelino da Mata, como se preocuparam com o tal senhor da Ucrania
boa noite
Editado pela última vez por mario s carvaho em 12/2/2021 0:31, num total de 1 vez.
já outros além de pensarem põem a liberdade acima de tudo
Se colocam a liberdade acima de tudo temos de ter cuidado, a liberdade deles pode não ser a nossa.
O que coloco acima de tudo, é a felicidade.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Opcard Escreveu:Carrancho_ Escreveu:Opcard Escreveu:Não sei como escrever ,mas tenho de o fazer mas sinto que tu nada tem a ver com esses valores liberdade a esquerda é quase sempre sua inimiga .
Não percebi, mas podes escrever como entenderes desde que eu perceba![]()
Fiquei com a sensação que o que pretendias dizer é que os valores que eu defendo são de esquerda, por isso longe de valores como a liberdade, é isso?
Os valores que eu defendo, não são de direita nem de esquerda, são os que a minha consciência dita. Nunca senti necessidade de recorrer a valores de nenhum credo, igreja, ideologia política ou qualquer outro. Tanto posso concordar como discordar de qualquer um, seja qual for a sua origem.
O que nunca me vais ouvir dizer é sempre mal ou bem conforme a camisola que vestem, vou sempre defender o que EU penso.
Se sou alguma coisa, se visto alguma camisola... é a de Portugal.
O Estaline também também defendia o que pensava , já outros além de pensarem põem a liberdade acima de tudo .
Diz lá se faz favor o que é que eu alguma vez escrevi que te leva a colar-me a Estaline, e que lider não defende o que pensa.
Não sou de direita nem de esquerda, bem na verdade uma vez fiz um teste num radar político (até penso que foi algo que passou aqui pelo caldeirão) e o meu resultado foi perto do centro ligeiramente direita liberal. Não visto nem nunca vesti nenhuma camisola de partido algum, podes atirar-me com Estalines ou Hitlers que não me afeta absolutamente nada porque estou tão longe de um como do outro. Não necessito que ninguém me diga o que devo pensar. Percebo virtudes e defeitos em todo o lado, nunca aceitaria defender algo com que não concordo, que vai contra os princípios e valores que defendo, só porque é da cor que eu gosto, ou em que mais me revejo.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Essa afirmação é muito incorrecta.PMP69 Escreveu:Marcelino da Mata com o seu grupo resgata o primeiro piloto aviador a ser abatido na Guiné
O primeiro piloto a ser abatido na Guiné foi-o logo em 1962 aos comandos de um T6. A listagem de pilotos mortos nas 3 frentes em mais de uma década é enorme face ao contingente tão reduzido.
Quanto ao então capitão Miguel Pessoa, descolou de Bissau em março de 1973 aos comandos de um G91 para apoiar o quartel de Guileje que estava sob ataque cerrado, é abatido e ejectou-se. É o primeiro abate dos SAM7 strela e começa, então, o descalabro.
Paz à alma deste valoroso militar Marcelino da Mata e que a sua alma descanse junto dos grandes.
É altura para lembrar que Portugal abandonou centenas de valorosos combatentes negros que lutaram sob a bandeira portuguesa, integrados sobretudo no batalhão de comandos africanos, e que após a independência o PAIGC tratou de fuzilar quase todos. Alguns vieram a tempo para o continente, como este corajoso militar, mas a grande maioria ficou por lá e morreram sem dó nem piedade, assassinados pelo estado do PAIGC. É algo que nos envergonha; pelo menos a mim, como português, envergonha-me.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
MarcoAntonio Escreveu:Exacto, quando tu falas, é para ser associado a grandes heróis, quando os outros falam tu vais buscar os maiores homicidas da história a torto e a direito. Ainda bem que não preciso de me esforçar muito para mostrar a dimensão da tua intolerância, que assim a discussão fica curta. Case closed!
Vencedor da 2.ª guerra também era nisso que estava a pensar .
Quem é intolerante ? que ideologia o é hoje ?
Era republicana
Foi despedida a actriz Gina Carano da série “The Mandalorian” segundo o porta-voz da produtora de George Lucas, adquirida pela Disney em 2012, e que administra a licença de Star Wars.
Eu conheço a vossa intolerância para quem não pensa o mesmo .
Exacto, quando tu falas, é para ser associado a grandes heróis, quando os outros falam tu vais buscar os maiores homicidas da história a torto e a direito. Ainda bem que não preciso de me esforçar muito para mostrar a dimensão da tua intolerância, que assim a discussão fica curta. Case closed!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: O militar mais condecorado no Exército portu
MarcoAntonio Escreveu:Opcard Escreveu:Todo o filho de Deus é pessoa e eu não descrimino pela origem ou convicções políticas , acima de tudo os que pensam o oposto do mim .
Se isso fosse verdade, não descaracterizavas as opiniões dos outros.
O Estaline tinha vigode, nem todos os que têm vigode são estalines...
E é que tu não fazes isto uma vez, fazes isto de forma sistemática!
Tem toda a liberdade de quando eu faço um comentário de citar todos os heróis que a humidade conheceu , que eu não vou valorizar nem fazer assunto do caso , porque sinto que tem esse direito a essa a liberdade .
Exemplo , perante um comentário meu é normal que penses em Winston Churchill podes escrever o seu nome e eu não contesto porque está na linha dos meus valores.
https://observador.pt/especiais/morte-aos-traidores/
iSTO É hISTÓRIA,,,
TRAIDORES DE QUÊ E DE QUEM?
CITAÇÃO DO TEXTO
Da posse destes dois nomes, Jaime Neves e Salgueiro Maia, o MRPP não só os divulgou em comunicados e jornais de parede como convocou manifestações para a porta das unidades destes dois militares: o Regimento de Comandos na Amadora e a Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.
oOs homens com mais coragem e que fizeram o 25 Abril... SALGUEIRO MAIA E J AIME NEVES eram para abater.. para não complicar o processo Marxista Leninista Estalinista Maioista ,, PREC em curso.. tal como na URSS ou na China .. era necessário abater Trotski e todos os concorentes para ficar só um Iluminado..
Os Iluminados daqui... depois de todos es crimes .. sairam para o Ps e para Psd ... caso de Ana Gomes, Durão Barroso-- outros ocuparam cargos importantes e que seriam basilares nas instituições..
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/ ... -de-rodape
iSTO É hISTÓRIA,,,
TRAIDORES DE QUÊ E DE QUEM?
CITAÇÃO DO TEXTO
Da posse destes dois nomes, Jaime Neves e Salgueiro Maia, o MRPP não só os divulgou em comunicados e jornais de parede como convocou manifestações para a porta das unidades destes dois militares: o Regimento de Comandos na Amadora e a Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.
oOs homens com mais coragem e que fizeram o 25 Abril... SALGUEIRO MAIA E J AIME NEVES eram para abater.. para não complicar o processo Marxista Leninista Estalinista Maioista ,, PREC em curso.. tal como na URSS ou na China .. era necessário abater Trotski e todos os concorentes para ficar só um Iluminado..
Os Iluminados daqui... depois de todos es crimes .. sairam para o Ps e para Psd ... caso de Ana Gomes, Durão Barroso-- outros ocuparam cargos importantes e que seriam basilares nas instituições..
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/ ... -de-rodape
Editado pela última vez por mario s carvaho em 11/2/2021 22:55, num total de 2 vezes.
Opcard Escreveu:Todo o filho de Deus é pessoa e eu não descrimino pela origem ou convicções políticas , acima de tudo os que pensam o oposto do mim .
Se isso fosse verdade, não descaracterizavas as opiniões dos outros.
O Estaline tinha bigode, nem todos os que têm bigode são estalines...
E é que tu não fazes isto uma vez, fazes isto de forma sistemática!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:A generalidade das pessoas não é o Estaline...
Todo o filho de Deus é pessoa e eu não descrimino pela origem ou convicções políticas , acima de tudo os que pensam o oposto do mim .
A generalidade das pessoas não é o Estaline...
A generalidade das pessoas defende o que pensa.
Repetes o que eu digo brilhante e o obrigado .
Opcard Escreveu:O Estaline também também defendia o que pensava , já outros além de pensarem põem a liberdade acima de tudo .
Sempre que alguém expressa opiniões que choquem com o que tu pensas/defendes, tu vens com Estalines, Mao Tse-tungs e o diabo a quatro.
A generalidade das pessoas defende o que pensa. O que é suposto, senão é caso para perguntar para que é que se dá ao trabalho de pensar.
Denfender o que se pensa e se considera justo/melhor não torna alguém equiparável a Estaline ou Mao Tse-tung ou Hitler ou o que seja, nem torna, tão pouco, justificável que se vá buscar o Estaline, o Mao Tse-tung, o Hitler ou o que seja.
O que o teu argumento na verdade indica, quando te lanças a estas falácias, é uma tremenda intolerância e incapacidade para aceitar as opiniões dos outros.
caros amigos
Este bravo, com uma coragem , capacidade , destresa e sobretudo... amor desinteressado aos valores que lhe transmitiram... amor à tal Pátria,, ou conjunto de valores consolidados ao longo dos tempos, boms ou maus -..não sei - ( quase mil anos) ... mas investigem pf ao longo da História.. do Homem ou ao longo de mil anos ,,, em que lugar se encontra Portugal ... nas tropelias, nos assassinatos em massa. na destruição de civilizações, no roubo e saque etc.. etc.
Curvo-me perante es grande HOMEM e Patriota, simbolo de uma geração que foi a MINHA... e abomino os """COBARDES, dessa tal esquerda revolucionária,, que nunca tiverem tomates, nem inteligencia... não passavam de frustados.. que lhe bateram depois de muito amarrado .. para mim são os escroques ..
Eu gostaria de pensar .. que estes energunemos que o TENTARAM destruir ,, hoje até nojo deles Têm ... mas duvido ...
UDP, Fec ml, SUV, MRPP PCTP , PCP. MES , PCTP BR, etc etc ...
Quanto ao Coronel Santos e Castro, HOMEM GRANDE, mas de estatura pequena, foi realmente o fundados dos COMANDOS e foi o Comando nº1
Há um livro que relata ,,," Os Comandos atacam ao Amanhecer... 60 ou 70 Comandos,.. tomaram conta de Angola.. depopis da revoluçao..ou lá que foi o que passou... abortaram... a operação , segundo se consta.. porque os USA os obrigaram ... muito complicado estas relações internacionais
Caros amigos como dizia o tal inglês, que bem os define, ...
NÃO HÁ PAÍSES AMIGOS ... HÁ INTERESSES COMERCIAIS ..... amigo de Peniche como aqui lhes chamamos,,,, Esse artista era o tal Churchil.. que tanta se dava com uns como com os adversários ,dizia que não tinha problemas com a História .. porque era ele que a ia escrever-- .. CONVENCIDO DE CACA... acabou por perder as eleições...
TUDO ISTO VALORIZA MARCELINO DA MATA .. o preto com mais caracter que a grande maioria da bastardicxe branca, amrela, mestiça, ou monhé ... que anda para aí
Cuvo-me perante ele e espero que o tal Deus justo , o receba ,,, e portugal de hoje tenha vergonha e apoie a família...muito melhor que a do tal sr Ucraniano ... também espancado..segundo dizem .. mas que nada tinha a ver com um HERÓI NACIONAL
Este bravo, com uma coragem , capacidade , destresa e sobretudo... amor desinteressado aos valores que lhe transmitiram... amor à tal Pátria,, ou conjunto de valores consolidados ao longo dos tempos, boms ou maus -..não sei - ( quase mil anos) ... mas investigem pf ao longo da História.. do Homem ou ao longo de mil anos ,,, em que lugar se encontra Portugal ... nas tropelias, nos assassinatos em massa. na destruição de civilizações, no roubo e saque etc.. etc.
Curvo-me perante es grande HOMEM e Patriota, simbolo de uma geração que foi a MINHA... e abomino os """COBARDES, dessa tal esquerda revolucionária,, que nunca tiverem tomates, nem inteligencia... não passavam de frustados.. que lhe bateram depois de muito amarrado .. para mim são os escroques ..
Eu gostaria de pensar .. que estes energunemos que o TENTARAM destruir ,, hoje até nojo deles Têm ... mas duvido ...
UDP, Fec ml, SUV, MRPP PCTP , PCP. MES , PCTP BR, etc etc ...
Quanto ao Coronel Santos e Castro, HOMEM GRANDE, mas de estatura pequena, foi realmente o fundados dos COMANDOS e foi o Comando nº1
Há um livro que relata ,,," Os Comandos atacam ao Amanhecer... 60 ou 70 Comandos,.. tomaram conta de Angola.. depopis da revoluçao..ou lá que foi o que passou... abortaram... a operação , segundo se consta.. porque os USA os obrigaram ... muito complicado estas relações internacionais
Caros amigos como dizia o tal inglês, que bem os define, ...
NÃO HÁ PAÍSES AMIGOS ... HÁ INTERESSES COMERCIAIS ..... amigo de Peniche como aqui lhes chamamos,,,, Esse artista era o tal Churchil.. que tanta se dava com uns como com os adversários ,dizia que não tinha problemas com a História .. porque era ele que a ia escrever-- .. CONVENCIDO DE CACA... acabou por perder as eleições...
TUDO ISTO VALORIZA MARCELINO DA MATA .. o preto com mais caracter que a grande maioria da bastardicxe branca, amrela, mestiça, ou monhé ... que anda para aí
Cuvo-me perante ele e espero que o tal Deus justo , o receba ,,, e portugal de hoje tenha vergonha e apoie a família...muito melhor que a do tal sr Ucraniano ... também espancado..segundo dizem .. mas que nada tinha a ver com um HERÓI NACIONAL
Carrancho_ Escreveu:Opcard Escreveu:Não sei como escrever ,mas tenho de o fazer mas sinto que tu nada tem a ver com esses valores liberdade a esquerda é quase sempre sua inimiga .
Não percebi, mas podes escrever como entenderes desde que eu perceba![]()
Fiquei com a sensação que o que pretendias dizer é que os valores que eu defendo são de esquerda, por isso longe de valores como a liberdade, é isso?
Os valores que eu defendo, não são de direita nem de esquerda, são os que a minha consciência dita. Nunca senti necessidade de recorrer a valores de nenhum credo, igreja, ideologia política ou qualquer outro. Tanto posso concordar como discordar de qualquer um, seja qual for a sua origem.
O que nunca me vais ouvir dizer é sempre mal ou bem conforme a camisola que vestem, vou sempre defender o que EU penso.
O Estaline também também defendia o que pensava , já outros além de pensarem põem a liberdade acima de tudo .
Marcelino da Mata com o seu grupo resgata o primeiro piloto aviador a ser abatido na Guiné
- Anexos
-
- Marcelino da Mata com Aviador Miguel Pessoa
- 02_Col_Cor~3.jpg (122.88 KiB) Visualizado 15666 vezes
Opcard Escreveu:Não sei como escrever ,mas tenho de o fazer mas sinto que tu nada tem a ver com esses valores liberdade a esquerda é quase sempre sua inimiga .
Não percebi, mas podes escrever como entenderes desde que eu perceba

PS- Isso traz-me alguns problemas, até aqui no fórum, porque as pessoas fazem sempre preconceitos dos outros, eu também, ao não conseguirem perceber a cor da minha camisola a tendência é pensarem que sou dos outros. Os comunistas dizem que sou fascista, os fascistas dizem que sou comunista, os do Benfica dizem que sou Portista, os do Porto dizem que sou Benfiquista.
Editado pela última vez por Carrancho_ em 11/2/2021 21:23, num total de 1 vez.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Parabéns , admiro cada um desses combatentes há poucos cemitérios que não tenha visitado, tive ir a Bastogne onde caírem 75 000 Americanos muitos portugueses (80 mil alemães também teriam país )
Não sei como escrever ,mas tenho de o fazer mas sinto que tu nada tem a ver com esses valores liberdade a esquerda é quase sempre sua inimiga .
Não sei como escrever ,mas tenho de o fazer mas sinto que tu nada tem a ver com esses valores liberdade a esquerda é quase sempre sua inimiga .
Os grandes Heróis, PORTUGUESES ou do MUNDO... Brancos, Pretos, Amarelos, mestiços ou monhés...
https://www.pensador.com/frase/MTQ1MDcxNg/
https://www.pensador.com/frase/MTQ1MDcxNg/
- Anexos
-
- luis_de_camoes_e_aqueles_que_por_obras_valerosas_se_vao_ljrp1og.jpg (93.91 KiB) Visualizado 15710 vezes
há portugueses que se bateram para libertar a Europa nunca se esqueçam.
Um bisavô meu combateu na segunda guerra como voluntário pelos EUA. Entre várias operações participou no resgate de Dunquerque e pelos seus feitos recebeu 3 condecorações. Não me perguntem o quê que não percebo nada disso de condecorações, mas tenho cópia da carta que recebeu do Presidente dos EUA Harry S. Truman que está junto com as medalhas no museu da sua terra natal.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: niceboy, Pedromoreiraaaa e 62 visitantes