[OT] - Abstenção - "Uma greve à democracia"
Mares Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:tavaverquenao2 Escreveu:Nada me garante que alterando a constituição a coisa funcione melhor.
Nada me garante que não mexendo em nada e continuando com esta dança de cadeiras numa profunda ditadura de partidos, alguma coisa vá mudar para melhor!
Tu achas que estamos bem Economica, Politica e Socialmente?
Porquê esse medo todo em mudar quando praticamente toda a Europa tem:
A) Democracias mais fortes e profundas do que a nossa!
B) Economias mais fortes do que a nossa!
Confesso que não percebo o teu conservadorismo. Respeito mas tenho dificuldade em entender...
Essa tabela mostra tudo...
Em cima os mais desenvolvidos e lá para baixo os mais conservadores...
Olha que não...
A Suiça é muito conservadora, a Irlanda idem, A Holanda tb embora não pareça...
- Registado: 24/8/2004 10:42
Mais um estudo, o Barometro Democratico da Universidade de Zurich:
http://www.democracybarometer.org/baroa ... atic/index
Deixo o quadro resumo para o ano mais recente e países disponíveis em anexo (nota: o ranking é subdividido numa série de subparametros explicados no site e que é possivel consultar em detalhe).
http://www.democracybarometer.org/baroa ... atic/index
Deixo o quadro resumo para o ano mais recente e países disponíveis em anexo (nota: o ranking é subdividido numa série de subparametros explicados no site e que é possivel consultar em detalhe).
- Anexos
-
- democracy-3.PNG (33.17 KiB) Visualizado 3741 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
E respondendo à minha pergunta de qual seria o melhor pais para migrar tendo em conta somente 2 aspectos
Qualidade de vida e qualidade da democracia temos a alemanha como excelente opção já aqui ao lado e com poucos entraves para a migração.
Ranking de qualidade de vida por cidades:
http://www.mercer.pt/press-releases/1381235
Tendo a alemanha 3 cidades no TOP 10.
Qualidade de vida e qualidade da democracia temos a alemanha como excelente opção já aqui ao lado e com poucos entraves para a migração.
Ranking de qualidade de vida por cidades:
http://www.mercer.pt/press-releases/1381235
Tendo a alemanha 3 cidades no TOP 10.
- Registado: 5/8/2008 15:42
MarcoAntonio Escreveu:Mais um ranking, de onde extraio a tabela seguinte em anexo ao post.
O documento completo pode ser lido aqui:
http://www.op-portugal.org/downloads/EDI.pdf
Pelo que tenho constatado pelos varios rankings e tabelas apresentados é que estamos mesmo no limiar de uma full democacry para uma flawed democracy.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_freedom_indices
- Registado: 5/8/2008 15:42
Em muitos dos países que estão à nossa frente em termos democráticos, as democracias têm muitos mais anos que as nossas:
Suécia - 1917
Suiça - 1874
Dinamarca - 1849
Canadá - 1758
A nossa tem 37 anos e em vez de aprendermos com os casos de sucesso, temos sempre que apreder com os nossos erros. Somos como os macacos aprender fazendo!
Suécia - 1917
Suiça - 1874
Dinamarca - 1849
Canadá - 1758
A nossa tem 37 anos e em vez de aprendermos com os casos de sucesso, temos sempre que apreder com os nossos erros. Somos como os macacos aprender fazendo!

Mais um ranking, de onde extraio a tabela seguinte em anexo ao post.
- Anexos
-
- democracy-2.PNG (42.63 KiB) Visualizado 3791 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:tavaverquenao2 Escreveu:Nada me garante que alterando a constituição a coisa funcione melhor.
Nada me garante que não mexendo em nada e continuando com esta dança de cadeiras numa profunda ditadura de partidos, alguma coisa vá mudar para melhor!
Confesso que não percebo o teu conservadorismo. Respeito mas tenho dificuldade em entender...
Essa tabela mostra tudo...
Em cima os mais desenvolvidos e lá para baixo os mais conservadores...
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Não percebi nada. Além de não ter falado de programa de governo em parte alguma!
Mas tu leste alguma coisa do que eu tenho escrito?
Mas tu leste alguma coisa do que eu tenho escrito?
tavaverquenao2 Escreveu:Não é conservadorismo, se os politicos que podem alterar a constituição, maioria de dois terço, ps e psd, eu os tomo por incompetentes, logo não acho que virá nada de bom para o povo.
Se estivessemos bem economicamente estariamos bem socialmente. Politicamente estariamos no mesmo.
O que eu sugiro é que as pessoas se abstenham de votar uma vez que a votação é essencialmente "faz de conta" onde podemos meramente escolher um de vários candidatos para primeiro-ministro e tudo o resto vem colado atrás, quais floreados da democracia. E muito especialmente estas próximas dado o espartilho adicional do FMI. E que, por exemplo, se formem movimentos cívicos de pressão para se alterar aspectos fundamentais da nossa Democracia para torná-la mais verdadeira, mais directa, mais plural, mais profunda.
Tu tens estado a opor-te e a minimizar praticamente tudo o que eu aqui escrevo e substancio. A minha leitura é que tu não queres alterar nada e manter tudo o mais possivel na mesma, revelando mesmo algum medo face à mudança. A isto, eu chamo conservadorismo!
Tu dizes que não é...
Assim, eu pergunto-te, tu o que sugeres? O que é que achas que devemos mudar, se é que achas que devemos mudar alguma coisa?
Não é conservadorismo, se os politicos que podem alterar a constituição, maioria de dois terço, ps e psd, eu os tomo por incompetentes, logo não acho que virá nada de bom para o povo.
Se estivessemos bem economicamente estariamos bem socialmente. Politicamente estariamos no mesmo.

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
tavaverquenao2 Escreveu:Nada me garante que alterando a constituição a coisa funcione melhor.
- Anexos
-
- democracy.PNG (93.78 KiB) Visualizado 3825 vezes
Já agora, sobre a avaliação do EIU, vou deixar a minha opinião rápida no desdobramento que fazem da nossa democracia nos pontos principais que consideram:
Portugal 8.02 - A última posição antes dos que consideram "flawed democracies", estamos a 3 centesimos de entrar nesse grupo segundo este grupo e estudo.
I Electoral process and pluralism 9.58 - Na minha opinião está sobreavaliado, temos franco déficit de pluralismo (ver o meu tópico sobre o parlamento europeu e outros, por exemplo) e o sistema eleitoral podia ser substancialmente melhorado por forma a tornar-se mais justo e plural;
II Functioning of government 7.50 - Dos piores classificados;
III Political participation 6.11 - Idem.
IV Political culture 7.50 - Idem. Aliás, o nosso sistema de ensino não cobre praticamente nada sobre o nosso regime político, as pessoas vivem numa enorme ignorância de sobre como funciona a nossa democracia. Até aqui no Forum isso é bem visível e a cultura e informação dos participantes aqui do Forum é acima da média, na minha opinião!
V Civil liberties 9.41 - Aqui surgimos relativamente bem classificados e eu concordo que não temos problemas particularmente graves, as liberdades (nomeadamente de expressão) são elevadas em Portugal.
Olhando para este ranking e considerando o nosso espaço cultural, económico e social fica-nos a doer o pescoço de tanto olhar para cima: Noruega, Islandia, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Suíça, Holanda, Luxemburgo, Irlanda, Austria, Alemanha, etc, tudo com Democracias mais profundas e desenvolvidas do que a nossa!
Portugal 8.02 - A última posição antes dos que consideram "flawed democracies", estamos a 3 centesimos de entrar nesse grupo segundo este grupo e estudo.
I Electoral process and pluralism 9.58 - Na minha opinião está sobreavaliado, temos franco déficit de pluralismo (ver o meu tópico sobre o parlamento europeu e outros, por exemplo) e o sistema eleitoral podia ser substancialmente melhorado por forma a tornar-se mais justo e plural;
II Functioning of government 7.50 - Dos piores classificados;
III Political participation 6.11 - Idem.
IV Political culture 7.50 - Idem. Aliás, o nosso sistema de ensino não cobre praticamente nada sobre o nosso regime político, as pessoas vivem numa enorme ignorância de sobre como funciona a nossa democracia. Até aqui no Forum isso é bem visível e a cultura e informação dos participantes aqui do Forum é acima da média, na minha opinião!
V Civil liberties 9.41 - Aqui surgimos relativamente bem classificados e eu concordo que não temos problemas particularmente graves, as liberdades (nomeadamente de expressão) são elevadas em Portugal.
Olhando para este ranking e considerando o nosso espaço cultural, económico e social fica-nos a doer o pescoço de tanto olhar para cima: Noruega, Islandia, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Suíça, Holanda, Luxemburgo, Irlanda, Austria, Alemanha, etc, tudo com Democracias mais profundas e desenvolvidas do que a nossa!
Eu comecei por dizer que um golpe de estado não era a solução, porque já estamos em democracia, boa ou má depende do ponto de vista ou ideologia de cada um.
Eu respondo-te da mesma maneira, sim. Nada me garante que alterando a constituição a coisa funcione melhor.
Eu respondo-te da mesma maneira, sim. Nada me garante que alterando a constituição a coisa funcione melhor.
MarcoAntonio Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Curiosamente, se reduzirmos o número de deputados (ideia que agora toda a gente apregoa), quem sairá beneficiado serão os grandes partidos e apossibilidade de pequenos partidos elegerem um deputado será ainda mais complicado.
Sem dúvida. As minhas sugestões sobre alterações ao sistema eleitoral vão num sentido completamente diferente de uma redução de deputados, que por si não traria nada de bom!Ulisses Pereira Escreveu:O grande problema (não só em Portugal) é o facto dos políticos estarem mais preocupados em ganhar eleições do que em governar bem.
Nem mais. E eu tenho gasto imenso tempo a tentar demonstrar porque é que o nosso sistema político potencia precisamente isso...
Obviamente isso acontece em diferentes escalas (graus) nas diversas democracias. Mas algo que eu tenho tentado apontar é precisamente porque é que isso acontece em Portugal num grau muito acentuado e o que é que poderia ser feito para minimizar esse efeito!
Acredito que grande parte da população precisa de ser envolvída na avaliação/participação e tomadas de decisões no nosso sistema democratico (e não apenas de 4 em 4 anos).
Se é possível um Censos têr sído respondído por mais de 50% das pessoas pela internet (cadastradas e de uma forma segura), então podemos ter esses mesmos 50% (ou até mais) respondendo às propostas sobre decisões de interesse para o país.
Então cada proposta podería ser apresentada por parlamentares, ex-parlamentares e outros membros activos da sociedade. As propostas teríam de ser bem elaboradas. Aquelas que fossem aprovadas seríam fiscalizadas pela Assmebleia da República e acompanhadas por qualquer cidadão. O autor da proposta sería a pessoa responsável para encontrar os meios de a executar e informar os demais.
As pessoas que tenham apresentado as propostas aceites pela população, revelado sentido de responsabilidade, transparência, etc, etc... seríam melhor "julgadas" (e o seu partido) pelo eleitor numa próxima eleição. Aqueles que demonstraram ser ineficientes, com falta de transparência, possivelmente seríam rejeitadas futuramente, levaríam ao seu partido também a ser penalizado numas próximas eleições.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
tavaverquenao2 Escreveu:Em todas as democracias há lutas partidárias, demagogia a rodos, insultos, etc. Não somos unicos nisso, acho que até estamos no meio entre os mais serios e aqueles que andam à pancada no parlamento, como na coreia do sul que é uma democracia.
A tua tese inicial era a de que viviamos em democracia, uma democracia igual às outras.
Agora a tese é de que vivemos numa democracia (signifique lá isso o que significa) e que há melhores e piores...
Obviamente concordo, há melhores e piores. Concerteza que sim!
A questão é o que podemos melhor, porque é possivel conceber melhores sistemas democráticos do que aquele a que estamos sujeitos presentemente e porque é preciso mudar para melhor: o estado a que nos trouxe o actual regime democrático é auto-evidente!
Ainda, no que diz respeito a termos de comparação, a minha comparação vai dar-se essencialmente com paises europeus (o espaço geografico, economico e social onde nos integramos) e o de outros paises desenvolvidos como os do Norte da América ou da Oceania. Neste contexto, temos das democracias mais fracas entre os países ditos livres e democráticos!
E não sou eu que atiro isto para o ar isoladamente. Para além de já o ter sustentado e demonstrado em vários tópicos, outras entendidades substanciam e chegam a conclusões idênticas:
Um ranking:
http://www.democracyranking.org/en/ranking.htm
Outro ranking:
http://en.wikipedia.org/wiki/Democracy_Index
Agora vê lá: eu falei de países como a Dinamarca e a Suíça. Vê onde elas estão colocadas!
E vê também como se situam ao nível da qualidade de vida ou da produtividade em comparação com Portugal...
Sinto-me tentando a colocar-te de novo a mesma questão que te coloquei antes: achas que estamos bem como estamos e que nada deve ser mudado no nosso regime democrático?
tavaverquenao2 Escreveu:O ser humano é muito complexo, não basta pertencer às elites e ter educação/cultura para que os faça melhor que os outros que não têm. Não concordo nada com isso, aliás, por esse mundo fora há/houve exemplos disso mesmo.
Pertencer às elites não produz pessoas de elite, mas é mais fácil que assim seja, devido a factores económicos, educacionais, rede de conhecimentos, etc,etc. Apesar de actualmente ser mais fácil subir na hierarquia social/economica é apenas uma pequena minoria que o consegue fazer, e em Portugal sendo praticamente inexistente a meritocracia isso ainda se torna mais complicado.
Se calhar o nosso sistema polítco defende isso mesmo, a miséria do povo para perpectuarem os benefício dos políticos. Mesmo que a maioria dos políticos individualmente não defenda isso, na prática é o que acaba por acontecer.

Ulisses Pereira Escreveu:Curiosamente, se reduzirmos o número de deputados (ideia que agora toda a gente apregoa), quem sairá beneficiado serão os grandes partidos e apossibilidade de pequenos partidos elegerem um deputado será ainda mais complicado.
O grande problema (não só em Portugal) é o facto dos políticos estarem mais preocupados em ganhar eleições do que em governar bem. E a verdade é que quem tem tomado medidas duras aguenta-se pouco tempo no poder... Aliás, é sintomático o facto de partidos ultra demagógicos e xenófobos estarem a ter votações expressivas em muitos países europeus, nos últimos tempos. Um perigo.
Viva o povo!
Existe um estudo que indica o contrário, ou seja depende da maneira como se faz a redução. (não tenho aqui o link)
E sim, a intolerância está a crescer e quem tem muita culpa são os actuais partidos por toda essa Europa. Quando as pessoas sentem uma sensação de injustiça e insegurança por norma seguem o caminho de quem promete acabar com isto.
A história realmente é curiosa e repete-se... ou não tivesse sido eleito um dos maiores facinoras de todo o tempo... (não terá sido o maior... mas foi o que instucionalizaou a morte selectiva a um conjunto de pessoas)
- Registado: 24/8/2004 10:42
Em todas as democracias há lutas partidárias, demagogia a rodos, insultos, etc. Não somos unicos nisso, acho que até estamos no meio entre os mais serios e aqueles que andam à pancada no parlamento, como na coreia do sul que é uma democracia.
tavaverquenao2 Escreveu:Eu não disse que a nossa era perfeita, só disse que era uma democracia.
Eu também não estou a sugerir que outras são perfeitas ou que a nossa podia ser perfeita. Apenas a apontar defeitos graves e a sugerir alterações que poderiam alterar a dinamica do poder e a forma como o povo é (pode ser) representado politicamente.
Para além do que já escrevi neste tópico, podes por exemplo consultar este também:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=76514
Ulisses Pereira Escreveu:Curiosamente, se reduzirmos o número de deputados (ideia que agora toda a gente apregoa), quem sairá beneficiado serão os grandes partidos e apossibilidade de pequenos partidos elegerem um deputado será ainda mais complicado.
Sem dúvida. As minhas sugestões sobre alterações ao sistema eleitoral vão num sentido completamente diferente de uma redução de deputados, que por si não traria nada de bom!
Ulisses Pereira Escreveu:O grande problema (não só em Portugal) é o facto dos políticos estarem mais preocupados em ganhar eleições do que em governar bem.
Nem mais. E eu tenho gasto imenso tempo a tentar demonstrar porque é que o nosso sistema político potencia precisamente isso...
Obviamente isso acontece em diferentes escalas (graus) nas diversas democracias. Mas algo que eu tenho tentado apontar é precisamente porque é que isso acontece em Portugal num grau muito acentuado e o que é que poderia ser feito para minimizar esse efeito!
Curiosamente, se reduzirmos o número de deputados (ideia que agora toda a gente apregoa), quem sairá beneficiado serão os grandes partidos e apossibilidade de pequenos partidos elegerem um deputado será ainda mais complicado.
O grande problema (não só em Portugal) é o facto dos políticos estarem mais preocupados em ganhar eleições do que em governar bem. E a verdade é que quem tem tomado medidas duras aguenta-se pouco tempo no poder... Aliás, é sintomático o facto de partidos ultra demagógicos e xenófobos estarem a ter votações expressivas em muitos países europeus, nos últimos tempos. Um perigo.
Viva o povo!
Viva o povo!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 211 visitantes