Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Especuladores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 5/11/2010 11:55

Este tópico está a ficar algo deprimente...
:?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ruisebas » 5/11/2010 11:54

"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s

Registado: 6/12/2008 1:58

por plajul » 5/11/2010 11:52

PF
alguemme pode dar o site quede a evoluçao dos juros da divida publica

Registado: 28/4/2009 23:05

por MERCW125 » 5/11/2010 11:37

Elias Escreveu:Sócrates atribui subida dos juros da dívida aos especuladores
Data: 2 de Novembro
Fonte: abola.pt

O primeiro-ministro explicou, esta terça-feira, a subida dos juros da dívida portuguesa com o «comportamento especulativo» do mercado.

Segundo Sócrates, a subida dos juros registada esta terça-feira resultou de «um movimento conjunto de vários países» e ressalvou que «os juros da Irlanda bateram um novo recorde». Citado pela edição online do Diário Económico, o primeiro-ministro, que falava após o debate sobre o Orçamento de Estado, na Assembleia da República, acrescentou que a subida dos juros das obrigações portuguesas aconteceram em «função de um comportamento especulativo que nada tem de justificação do ponto de vista económico».

«Temos um trabalho muito exigente pela frente. O país precisa de estabilidade porque o desafio deste Orçamento não é apenas concebê-lo e apresentá-lo mas também aplicá-lo», declarou. «Não estamos a pensar em eleições, estamos apenas a pensar em servir o nosso país», disse.

Porque ele não atribui os Juros da divida a acontecimentos como este:
PTEstado pode perder milhões se empresa pagar dividendo este ano
Últimas
Jantar à conta do Estado custa milhares aos contribuintes
Um só repasto pode chegar aos 60 mil euros. E os motivos de festa são variados: desde torneios de golfe a campeonatos de pesca, o Estado é que paga

PorCláudia Lima da Costa 2010-11-03 19:18 1 2 3 4 5 1 votos 25 comentário s Sapo Do Melhor Delicious Google Facebook

Os gastos com os jantares oferecidos pelo Estado são para todos os gostos. Os repastos a cargo das autarquias, nomeadamente os de Natal, são das adjudicações directas mais frequentes, mas os motivos que levam às mais variadas «festas autárquicas», pagas pelo contribuinte, vão desde torneios de golfe a campeonatos de pesca.

Oeiras surge como uma das autarquias que mais gasta com a «boa mesa portuguesa». Em 2009 e 2010, o município já submeteu mais de 240 mil euros em jantares. Em pelo menos duas ocasiões, os montantes ascendem a 60 mil euros por jantar, na comemoração do Dia do Munícipe e no 82ª aniversário da SMAS de Oeiras e Amadora.

Mais em conta são as despesas de Lisboa em jantares de ajuste directo que, segundo o site base, ascendem aos 115 mil euros. A destacar o jantar do Salão Imobiliário de Lisboa: em 2008 ficou por 12 mil euros, mas em 2009 ascendeu aos 24 mil euros. Mais em conta ainda só os gastos da Câmara Municipal do Porto que apenas surge com um registo de adjudicação, ainda que sem grandes explicações. São quase 10 mil euros em «serviços de cruzeiro com jantar a bordo».

De volta aos «jantares de milhares», é na autarquia de Portimão que encontramos outro valor acima da média, uma vez que são muitos os municípios que não hesitam em adjudicar jantares, sendo que na maioria dos casos as refeições rondam os cinco e os dez mil euros. No entanto, o «Jantar Comemorativo do 2º Aniversário do Mercado Municipal de Portimão e Jantar de Natal» de 2009 retirou dos cofres mais de 50 mil euros.

As autarquias não só pagam o tradicional jantar de Natal como muitas vezes «patrocinam» outros eventos. Foi o caso do município do Funchal que, em 2009, pagou quase 14 mil euros pelo «Jantar de Encerramento do Torneio de Golf». Já o «Jantar comemorativo do 36º aniversário do 25 de Abril» foi motivo de celebração pelo município de Almada que pagou pelo evento mais de 33 mil euros.

Por valor mais baixo, mas de certo também festivo, ficou o jantar de encerramento do Campeonato do Mundo de Pesca, ao município de Coruche. Foram mais de cinco mil euros adjudicados no Verão de 2009.

Mas nem só de jantares com algarismos grandes vivem as autarquias. Há quem faça muito com pouco. É o caso do Barreiro que, para celebrar o Dia da Cidade, assegurou a refeição de 788 munícipes, por 14 euros cada um, perfazendo um total de 11 mil euros. Também o município de Vizela patrocinou um «Churrasco/Jantar para 1000 pessoas no dia 19 de Março de 2010 - Arraial Minhoto do XIII Aniversário do Município de Vizela», por 10 mil euros, ou seja, 10 euros o jantar

Registado: 14/3/2009 21:36

por Elias » 4/11/2010 23:09

"Diz o PSD que este orçamento tem de ser aprovado porque 'quem paga é quem manda'. Não, com esta política quem ganha é quem manda -- os banqueiros, os especuladores, os grupos económicos - e quem paga é quem perde -- os trabalhadores, os povo e o país", afirmou Bernardino Soares.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinh ... entral.htm

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 4/11/2010 23:05

Para Jerónimo de Sousa, a reação dos mercados hoje seria igual, mesmo que o OE tivesse sido rejeitado.

“Os especuladores especulam. Está na sua natureza. Isso era a mesma coisa que pedir a uma sanguessuga para não se alimentar”, disse.

http://www.ionline.pt/conteudo/86945-je ... stificacao

por Automech » 4/11/2010 22:43

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Deve ser preocupante ter um filho a frequentar uma cadeira leccionada por um tipo destes. :roll:

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 4/11/2010 22:41

Há bocado estava a ouvir o Louçã a ser entrevistado pela Judite de Sousa e ele apareceu com uma pérola a explicar os especuladores.

Então é assim: "se eu estiver no mercado a vender peras, e houver 3 pessoas interessadas em comprar as minhas peras, o preço sobe, porque a procura superou a oferta. Nos mercados financeiros é diferente: o preço sobe para beneficiar quem compra" :oh:

Como é que este senhor, que é professor de economia, consegue dizer uma coisa destas? :x

por bEMdISPOSTO » 3/11/2010 18:04

Admira-me tantos aqui a desdenharem de quem acusa os especuladores pela nuvem negra que paira sobre o nosso querido país!
Pois a culpa toda da desgraça em que o nosso país se meteu é inteirinha dos especuladores!!!

* Os gajos (os especulas) apostaram que íamos sair da crise na boa, sem ser preciso cortar na despesa;

* Os tipos especularam que bastaria atirar com PEC's e boas intenções para os olhos do mercado, que ele iria ficar sossegadinho;

* Os sujeitos arriscaram aumentar as despesas mesmo depois de prometer que iam cortá-las a preceito;

* Os indivíduos alavancaram-se com endividamentos sucessivos e colossais na convicção de que, havendo graveto, tudo correria bem, não haveria banca rota e sabe-se lá quando teria que se pagar;

Agora venham dizer-me que a culpa não é dos especuladores! Humpf!!!
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por Automech » 3/11/2010 17:40

Admirado estou eu como é que o Caldeirão ainda está aberto. Este antro de parasitas. :roll:

por bolo » 3/11/2010 15:36

Elias Escreveu:Sócrates atribui subida dos juros da dívida aos especuladores

chamem os super-contra-especuladores! eu sei que é possível ainda há uma hipótese! Lembro-me por exemplo de alguns episódios dos defenders of the earth, com o mandraque e o flash gordon. É limpinho!

Estou completamente de acordo com o Sócrates, o que, sendo ele 1º ministro, me deixa finalmente completamente descansado - também eu digo: se não fosse o mundo nós estávamos bem!

go catch them!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Krupper » 3/11/2010 12:02

Já estava a tardar em atirar com essa desculpa...

Registado: 30/9/2010 13:54

por Elias » 3/11/2010 11:55

Sócrates atribui subida dos juros da dívida aos especuladores

O primeiro-ministro explicou, esta terça-feira, a subida dos juros da dívida portuguesa com o «comportamento especulativo» do mercado.

Segundo Sócrates, a subida dos juros registada esta terça-feira resultou de «um movimento conjunto de vários países» e ressalvou que «os juros da Irlanda bateram um novo recorde». Citado pela edição online do Diário Económico, o primeiro-ministro, que falava após o debate sobre o Orçamento de Estado, na Assembleia da República, acrescentou que a subida dos juros das obrigações portuguesas aconteceram em «função de um comportamento especulativo que nada tem de justificação do ponto de vista económico».

«Temos um trabalho muito exigente pela frente. O país precisa de estabilidade porque o desafio deste Orçamento não é apenas concebê-lo e apresentá-lo mas também aplicá-lo», declarou. «Não estamos a pensar em eleições, estamos apenas a pensar em servir o nosso país», disse.

por bossas » 26/10/2010 22:07

Simples, simplicíssimo:

Se investes onde o governo quer e deseja, se usas os subsídios e benefícios que eles te oferecem com o dinheiro de todos nós, e ainda deixares que façam uma cerimónia de anúncio publico - terás a honra e o privilégio de seres rotulado de investidor.

Se decides por ti, actuas com liberdade, e não lhes passas cavaco, ou ainda se decides emprestar-lhes dinheiro e tiveres a indecência de cobrar juros serás rotulado como um pérfido especulador.

De resto, a diferença parece-me bastante óbvia: nenhuma.

migluso Escreveu:(...)"The speculator helps society adjust to changing circumstances by buying in anticipation of resale in the future when scarcity is expected to be greater and prices higher. In that way, he ensures additional supplies will be available in the future, diverting them from present use to their more urgently demanded uses in the future, and thus helps to smooth out disruptions caused by decreases in supply." Thomas E. Woods

Será que é preciso uma tradução???
*ACE* - SEJA UM ÁS
-------
Use a Razão
-------
Seja inteligente
-------

Registado: 16/11/2008 0:44

Re: S.O.S. Portugal

por LTCM » 26/10/2010 20:36

Cem pt Escreveu:- Especular em derivados ou produtos equivalentes (CFD's, ETF's, Forex, Commodities) uma maquia a rondar os 1.000 milhões de Euros em nome do Estado Português, com a condição dos governos e seus "boys" não poderem pôr a mão na massa durante um período de 20 anos. Para quem já esbanjou quase 200.000 milhões de Euros estamos a falar de "peanuts".

Este era capaz de fazer algo parecido, mas não o deixam :roll:

22 Outubro 2010 | 00:01
Catarina Almeida Pereira - Catarinapereira@negocios.pt

O Governo prevê que o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) chegue ao final do ano com o valor de 9.361 milhões de euros, uma dotação inferior à que tem hoje, e que fica 500 milhões abaixo do que estava previsto no início do ano.

Esta significativa revisão em baixa do valor do fundo - evidente na comparação entre os relatórios do Orçamento do Estado para 2010 e para 2011 - é sobretudo explicada pela desvalorização dos títulos de dívida pública, justifica ao Negócios Manuel Baganha, presidente do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social (IGFCSS).
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por MarcoAntonio » 26/10/2010 19:46

Eu não creio que os políticos quando falam dos "especuladores" tenham em mente pequenos investidores individuais como os que escrevem neste forum e que nem sequer vivem (pelo menos exclusivamente) da actividade do trading.

Muito desse discurso, julgo eu, é de resto um discurso com intensões demagógicas. O propósito é dizer coisas agradáveis ao ouvido de quem obtém rendimentos trabalhando de formas clássicas (o que se aplica a muitos dos que aqui se encontram, que depois paralelamente a isso investem na bolsa fazendo trading mas não sendo essa a sua actividade exclusiva ou principal sequer) e justificar o que de "mal" acontece (como por exemplo, as subidas de preços dos combustíveis ou dos cereais, com grande impacto nos produtos de consumo e transmitir a mensagem que se vai combater isso, com vantagens para o cidadão comum.

Portanto, o que eu quero dizer é aqueles que se parecem sentir "tocados" por estas mensagens dos políticos não creio de todo que sejam realmente dirigidas para este universo de investidores (sim, porque de investidores se trata afinal de contas). Mas antes para um grupo "obscuro", supostamente com capacidade de influenciar o mercado e que tem como sua actividade principal (senão exclusiva) manobrar os mercados de capitais por forma a obter rendimento.

Um ou outro político (talvez mais à esquerda, bastante à esquerda mesmo) ainda terá em mente outros traders mas essa visão não é genérica e comum a todos, estou em crer.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por PJBM2 » 26/10/2010 18:56

Cem, mas para que a equipa do caldeirão tenha sucesso, alguém vai ter que perder dinheiro.
Neste caso, eu sugeria que se propusesse aos especuladores da dívida portuguesa que quando chegasse aos 500.000 milhões de euros nos concedesse o perdão total da dívida.

Assim dava menos trabalho, os especuladores perdiam menos dinheiro e não era preciso esperar 20 anos. Os políticos gastam muito depressa. ;)
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Alladin Broker » 26/10/2010 18:45

Especular, é adicionar valor emocional a algo ambiguo, de forma a diminuir o risco de uma decisão.

Nada que por exemplo o Mourinho, não seja um perito a fazer. Por isso o jogo dele, não existe apenas no campo, mas também na sua preparação.

Mourinho usa a especulação de forma positiva para ter o jogo psicologico a seu favor.

Como tudo, o problema pode existir se for utilizado incorrectamente...

Abraço

Registado: 15/6/2010 20:09

lenga lenga

por bolo » 26/10/2010 18:32

especulamos todos, especula o pai e especula o filho, especula o vizinho e o esquimó, o rei e a rainha, o agricultor, o sapateiro e o vitivinicultor, a professora o arquitecto e o engenheiro, especulam todos para ganharem dinheiro, especulam o rico e o pobre, o padre e o sacristão, especulam todos por vezes até mais não, e especulam o criado e o senhor, especulam todos sempre que reunem esforços para negociar ao melhor.

quando gastam o que ganharam para melhorarem o que têm, investem todos também.

por migluso » 26/10/2010 18:11

Exercício especulativo:

Será que, caso o preço do petróleo não tivesse subido de 20 e tal dólares no início deste século para quase 150usd em 2008, teríamos assistido ao investimento maciço em energias renováveis ou em prospecção de petróleo em zonas de grande profundidade?

Será que, caso os preços do petróleo fossem totalmente controlados por uma entidade central, não correríamos o risco desta fonte de energia acabar sem que entretanto fossem descobertas, criadas e desenvolvidas alternativas?

Ficam as perguntas no ar, para quem quiser especular sobre as respostas possíveis.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Automech » 26/10/2010 17:51

Eheheheh Cem, imagina o deleite do PCP e do BE no parlamento quando a medida fosse anunciada. Até espumavam da boca. :wink:

por bolo » 26/10/2010 17:48

Seaman Escreveu:Grande tópico... :lol: :lol: :P
Parabéns Elias pela ideia desta discussão.
:idea:

sem dúvida é um tema tão insuspeito como interessante sobretudo porque apesar de tudo não é concensual.

Que tal esta concepção:

Especulação: acção de estabelecimento das condições e contrapartidas de todos os negócios que têm como finalidade principal a obtenção de proveito financeiro ou riqueza monetária. Ex. distribuição intermédia ou comercialização para consumo final de serviços ou bens móveis ou imóveis;

Investimento: acção de criação de condições para melhoria das condições pessoais ou empresarias com vista a uma melhor competição, que no campo dos negócios, será a especulação. ex. ; investir na construção de uma taberna, investir numa nova unidade fabril, investir numa nova máquina de fazer bolhas, investir em formação pessoal, investir em frota, em recurso humanos ou materiais.

Nesta distinção considerei que não há diferença na natureza da negociação no que respeita ao estabelecimento do preço de um terreno numa imobiliária, do preço do barril de petróleo no mercado, do preço de um litro de leite numa cadeia de supermercados, ou do preço futuro dos cereais ou de um quilo de maçãs na mercearia, sempre que eles são feitos com vista à obtenção de lucro e estabelecidos numa economia com regras de mercado aberto. Os preços nestes negócios são estabelecidos através da especulação que é a concorrência na compra e venda de bens ou serviços.

Investir são todas as outras acções que visam criar ou melhorar as condições para se concorrer nos negócios = especular).

especulação = concorrer nos negócios com estabelecimento de preços para obter lucro.

investimento (nos negócios)= criar ou melhorar condições para negociar (especular.)
Editado pela última vez por bolo em 26/10/2010 18:02, num total de 1 vez.

S.O.S. Portugal

por Cem pt » 26/10/2010 17:37

Eu já dei a minha opinião: acho que a salvação do problema de Portugal, a sua elevada dívida de quase 180 mil milhões de Euros, está nesta simples operação:

- Arranjarem um especulador profissional (atenção que não sou eu, só dei a ideia) com um bom sistema de trading ou de provas dadas! Até podia ser uma "pool" ou equipa seleccionada neste forum com vários traders de comprovada idoneidade!

- Especular em derivados ou produtos equivalentes (CFD's, ETF's, Forex, Commodities) uma maquia a rondar os 1.000 milhões de Euros em nome do Estado Português, com a condição dos governos e seus "boys" não poderem pôr a mão na massa durante um período de 20 anos. Para quem já esbanjou quase 200.000 milhões de Euros estamos a falar de "peanuts".

- Procurar como objectivo para a "Carteira de Salvação Nacional" uma rentabilidade anualizada de 41%.

- Ao fim de 20 anos, é previsível que a "CSN" possa valer um valor cerca de 1.000 vezes mais do que o capital inicial, ou seja, 1.000.000 milhões de Euros!

- Passado esse período de 20 anos será realista pensar que a dívida do Estado possa rondar os 500.000 milhões de Euros, à velocidade a que os políticos esmifram o Estado.

- Passando Portugal a ter um superavit significativo em dinheiro, com a "Conta de Salvação Nacional" a superar a dívida, se o Louçã e o Alegre não desterrarem entretanto a equipa dos grandes especuladores do Caldeirão de Bolsa, que acabou de salvar o País, será justo remunerar a bela equipa com uma pequena maquia simbólica, que tal cerca de 10% dos resultados obtidos, ou perto de 100.000 milhões de Euros?!

- Mas não, os gestores da "Carteira de Salvação Nacional" vão ser uns altruístas e distribuir parte da remuneração que lhes caberia. Como?
Fácil, porque no final pretendem:

A) Distribuir 1.000 milhões de Euros aos registrados no site do Caldeirão pela colaboração de sugestões prestadas à grande "Carteira";

B) Doar mais 4.000 milhões de Euros a obras de beneficência (para o Buffett, o Soros e o Gates não pensarem que são só eles a contribuir para o bem social dos mais necessitados) e porque os novos membros da "Forbes 500" têm de mostrar que são uns gentlemen benfeitores e não um grupo de especuladores malfeitores;

C) Distribuir de forma igualitária 5.000 milhões de Euros à população portuguesa, ou seja, dar 500 Euros a cada português (o verdadeiro comunismo em acção!) como forma de agradecimento pelo apoio moral que lhes estavam a dar ao especular com o seu dinheiro inicial (dos contribuintes);

D) Finalmente, é justo, distribuir o restante dos 90.000 milhões de Euros aos heróis gestores da grande "Carteira"!!!

- Se esta ficção fosse realidade gostava de ver o que o resto da população em geral, excepto os fanáticos de sempre do contra da "comunistada" e "blocada" continuaria a pensar dos especuladores?! "Bandidos, até querem ficar com 90% do dinheiro do prémio que devia ser nosso..."

Enfim, um momento de boa disposição que comprova que os especuladores são os únicos que têm capacidade para tirar o País do buraco, estão de acordo?!

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por PJBM2 » 26/10/2010 16:44

Las_Vegas Escreveu:Um investidor que compra acções numa OPV ou vai ao aumento de capital com que nome fica no dia em que as vender? especulador? ou só é investidor o que as guarda para os netos?

Não, fica com o nome de investidor desiludido. Nos USA, isso é o dia a dia. Eles são rápidos a entrar com capital, mas também são rápidos a fechar a empresa quando os resultados não correspondem às espectativas iniciais.

Já agora e os ditos especuladores que compram e vendem e se estão nas tintas para a empresa não contribuem em nada para a saúde da mesma?

Só contribui se a empresa vender acções próprias para se capitalizar. Se esta não o faz, o especulador nada contribui para a saúde da empresa.

Imagina que sem os tais especuladores o BCP ficava com uma média de volume diário igual ao da Reditus?
Isso era bom ou mau?

Nem bom nem mau, é indiferente para a vida da empresa.
O volume só interessa aos especuladores. Por isso é que a bolsa, além de ser um local para a capitalização de empresas, tornou-se também um jogo.

Afinal os especuladores também são amigos

Os investidores agradecem ;)
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por kanes » 26/10/2010 15:02

Elias Escreveu:
Quico Escreveu:Qual é a diferença entre "especular" e "acreditar"? :roll:

Simples: especular é pecado; acreditar é uma questão de fé (ou fezada, se preferires :lol:)

LOLOLOL.... somos todos pecadores :P

Registado: 18/9/2010 12:14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], itisi1000, OCTAMA, Pmart 1, VALHALLA e 192 visitantes