A ilusão da decisão de amanhã sobre taxas de juro
sou dos que nao acredita na separacao total de mercado de capitais e economia.recessao alimenta bear e vice-versa.
aprendi que sobem txs juro=desce bolsa e vice-versa.
na faculdade muitas vezes escrevi e argumentei porque é que achava que a descida das txs juro era positiva estimulando o consumo, motor da economia.
neste caso especifico que vivemos é bom?É.quer para a economia quer para as bolsas.Resolve?Nao mas alivia.
A minha teoria é que estamos já num bear market DO SEC.21 comcaracteristicas diferentes dos anteriores pela facilidade e velocidade de acesso à informacao e transacçoes no mercado.
cumprimentos and welcome to XXI CENTURY BEAR MARKET
espero que o fed baixe as txs
aprendi que sobem txs juro=desce bolsa e vice-versa.
na faculdade muitas vezes escrevi e argumentei porque é que achava que a descida das txs juro era positiva estimulando o consumo, motor da economia.
neste caso especifico que vivemos é bom?É.quer para a economia quer para as bolsas.Resolve?Nao mas alivia.
A minha teoria é que estamos já num bear market DO SEC.21 comcaracteristicas diferentes dos anteriores pela facilidade e velocidade de acesso à informacao e transacçoes no mercado.
cumprimentos and welcome to XXI CENTURY BEAR MARKET
espero que o fed baixe as txs
Human vs Algorithm
Boas,
O mais certo é haver um corte de 25 pb e o reiterar de que a inflaçao nao está controlada e que o subprime nao vai levar os Eua á recessao . Prova disso foram as palavras de Alan Greenspan que se há alguns meses falava numa probabilidade de 33% de haver recessao , hoje diz que é muito improvavel ; aumentarao as falencias , aumentarao as pessoas que nao poderao pagar os seus emprestimos , mas a economia irá continuar a crescer , ainda que mais devagar . As consequencias sao inevitaveis , quem pede emprestimos sabendo antecipadamente que nao o pode pagar tem que ser penalizado
E nada de comparaçoes com 2000 , estamos com crescimento da economia Mundial na ordem dos 5 % e enquanto a China crescer acima de 10% , nao há crise nenhuma , há é uma crise de confiança e de liquidez ( mas essa já nao tem remedio ) vai acabar por estourar com o sistema financeiro todo tal como hoje o conhecemos .
Abraços
O mais certo é haver um corte de 25 pb e o reiterar de que a inflaçao nao está controlada e que o subprime nao vai levar os Eua á recessao . Prova disso foram as palavras de Alan Greenspan que se há alguns meses falava numa probabilidade de 33% de haver recessao , hoje diz que é muito improvavel ; aumentarao as falencias , aumentarao as pessoas que nao poderao pagar os seus emprestimos , mas a economia irá continuar a crescer , ainda que mais devagar . As consequencias sao inevitaveis , quem pede emprestimos sabendo antecipadamente que nao o pode pagar tem que ser penalizado

E nada de comparaçoes com 2000 , estamos com crescimento da economia Mundial na ordem dos 5 % e enquanto a China crescer acima de 10% , nao há crise nenhuma , há é uma crise de confiança e de liquidez ( mas essa já nao tem remedio ) vai acabar por estourar com o sistema financeiro todo tal como hoje o conhecemos .
Abraços
«Isso , o Bernanke é que saberá neste momento ...»
Não tenho a certeza que o Bernanke é que é o que saberá...Sabe tanto como tu e eu. Mais:não acredito que o Bernanke esteja preocupado e tome medidas a favor da bolsa (se é que estas serão possiveis influenciar a medio longo prazo o seu curso)numa tendência de subida á já alguns anos.
Repare-se nestes dois ìndices:
Índice Valor Var. Var.Ano
PSI20 11,878 -1.97% 6.08%
NASDAQ 2,582 -0.79% 6.89%
O «prejuizo» não me parece grave...
Rmartins
Não tenho a certeza que o Bernanke é que é o que saberá...Sabe tanto como tu e eu. Mais:não acredito que o Bernanke esteja preocupado e tome medidas a favor da bolsa (se é que estas serão possiveis influenciar a medio longo prazo o seu curso)numa tendência de subida á já alguns anos.
Repare-se nestes dois ìndices:
Índice Valor Var. Var.Ano
PSI20 11,878 -1.97% 6.08%
NASDAQ 2,582 -0.79% 6.89%
O «prejuizo» não me parece grave...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Mas nos grandes manuais económicos não se fala numa correlação inversa entre as taxas de juro e o crescimento económico? Fala.
Falso
Ao contrário do que já foi aqui dito.
Assim seria num cenário em que os Estados controlam a taxa de juro.
A partir do momento em que são Bancos Centrais Independentes que tem como objectivo (mais ou menos evidentes consoante FED ou BCE) controlar a inflação, a variavel circulação monetária altera a situação fazendo com que o taxa de juro seja pró-cíclica.
Os teus 15 anos de análise temporal coincidem, mais coisa menos coisa, com a fundação do modelo que emos hoje (BCE)
Em tudo o resto concordo a 100% contigo.
Descer as taxas é o pior que a FED pode fazer e é claramente um sinal e que piores fases virão.
Bate cerco com ciclos de 5-7 anos de duração...
Sorte de quem "shortou" na ressaca do primeiro sell-off em Agosto
Se amanhã as taxas descerem, claramente "bear" no mercado, embora à espera de confirmação a nivel de análise técnica.
Em relação aos PER's, também é verdade, mas:
1ªExistem sempre empresas com PER's irrealistas e nas quais eu nunca me vou meter, que normalmente são quem mais afunda em "bear"
2ªA variação entre PER minimo (anual histórico) e PER máximo (anual histórico) pode muito bem representar uma desvalorização de 30% (para mais e não para menos)
3ªSe o RL das empresas descer, mantendo o PER,a cotação desde...julgo eu...

O ponto 2º é o que eu presumo que esteja a decorrer...com a variação nos PER's a ser explicada pela quebra de confiança
- Registado: 16/5/2005 21:38
acintra
Vamos lá ver ...
É que nem se pensa em aumentos da Tx. de Juro amanhã ! Isso ,era dar o tiro de misericórdia no cavalo enquanto ainda estamos em cima dele !
Eu creio que nem se considera a manutenção da Tx. de Juro ! Era um sinal claro de "chove, não molha nem sêi bem o que fazer ..." da parte de Bernanke e todos esperam firmeza da parte dele.
Eu creio que a discussão que os Mercados têm perante eles neste momento é se o corte irá ser em 0,25 ou 0,50 pontos percentuais !
Se for de 0,25 , iremos ter uma certa desilusão , uma vez que os Mercados já assimilaram esse corte e o acham porventura um pouco escasso face à dimensão da crise das hipotecas . Isto irá certamente originar um acentuar das vendas por parte dos intervenientes , que poderá no entanto ser esbatida por sinais claros de um novo corte em breve .
Se se der este corte de 0,25 , os próximos numeros que estão pra sair ( que o vitor79 fala ) terão muita importancia e levarão a mais quedas certamente...
Se for de 0,50 , os Mercados irão aplaudir e ir-se-á certamente iniciar um rallie de curto prazo . Criará confiança pra um eventual facilitar do suplantar do problema da crise das hipotecas , que é o que interessa no curto prazo , pois é o que mais preocupa os Mercados . No entanto, tapa a cabeça , mas destapa os pés , uma vez que dá azo a outros riscos tão ou mais sérios que este em termos Macro-Económicos .
Se se der este corte de 0,50 , nem os próximos numeros que estão pra sair ( que o vitor79 fala ) terão muita importancia ...
Qual será a decisão correcta ?!
Isso , o Bernanke é que saberá neste momento ...
Um abraço ,
The Mechanic
A (des)ilusão da decisão de amanhã sobre taxas de juro.
Se baixam, o mercado acha que estamos em recessão, se aumentam estrangula o sub-prime ainda mais.
Vamos lá ver ...
É que nem se pensa em aumentos da Tx. de Juro amanhã ! Isso ,era dar o tiro de misericórdia no cavalo enquanto ainda estamos em cima dele !
Eu creio que nem se considera a manutenção da Tx. de Juro ! Era um sinal claro de "chove, não molha nem sêi bem o que fazer ..." da parte de Bernanke e todos esperam firmeza da parte dele.
Eu creio que a discussão que os Mercados têm perante eles neste momento é se o corte irá ser em 0,25 ou 0,50 pontos percentuais !
Se for de 0,25 , iremos ter uma certa desilusão , uma vez que os Mercados já assimilaram esse corte e o acham porventura um pouco escasso face à dimensão da crise das hipotecas . Isto irá certamente originar um acentuar das vendas por parte dos intervenientes , que poderá no entanto ser esbatida por sinais claros de um novo corte em breve .
Se se der este corte de 0,25 , os próximos numeros que estão pra sair ( que o vitor79 fala ) terão muita importancia e levarão a mais quedas certamente...
Se for de 0,50 , os Mercados irão aplaudir e ir-se-á certamente iniciar um rallie de curto prazo . Criará confiança pra um eventual facilitar do suplantar do problema da crise das hipotecas , que é o que interessa no curto prazo , pois é o que mais preocupa os Mercados . No entanto, tapa a cabeça , mas destapa os pés , uma vez que dá azo a outros riscos tão ou mais sérios que este em termos Macro-Económicos .
Se se der este corte de 0,50 , nem os próximos numeros que estão pra sair ( que o vitor79 fala ) terão muita importancia ...
Qual será a decisão correcta ?!
Isso , o Bernanke é que saberá neste momento ...
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Acho que amanhã pode ser um dia de subida das bolsas, apesar das quedas de hoje, mas daqui que eu ouvi falar se as taxas de juro baixam, é mau para economia!, eu acho que não porque as empresas vão ter acesso a dinheiro mais barato, Acho que os bancos devem ter um crédito mais selectivo e não andar a esbanjar o dinheiro a quem não pode pagar. Agora um facto é real o mercado pode reagir em alta após da divulgação do corte das taxas, mas se o FED deixa as taxas inalteradas, o Sub-prime vai ficar ainda pior, porque as pessoas vão continuar a não ter dinheiro para poder pagar os seus emprestimos., o corte dos juros é um pau de 2 bicos, mas também se verificar-mos que quando era anunciado o devido aumento as bolsas reagiam logo negativamente.
eu gostaria que as bolsas abrisem em alta para poder saltar com menos percas
eu gostaria que as bolsas abrisem em alta para poder saltar com menos percas
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
vitor79 Escreveu:porque na quarta sai o número de casa novas vendidas nos States no mês de agosto e deve ser de assustar.
Eu estou a contar com isto, mas vamos lá a ver como corre.
E não esquecer que na quarta-feira também saem os resultados da Lehman Brothers aos quais se seguirão os da Goldman Sachs.

- Registado: 24/8/2005 22:33
1-«Mas nos exames da Faculdade não fui obrigado a dizer que quando as taxas de juro sobem, as Bolsas descem e vice-versa? Sim.»
2-«Esta é mais uma das ilusões dos mercados. Porque muitos têm dificuldade em perceber que Economia é uma coisa, Bolsa é outra»
3-«Se a FED cortar as taxas e os mercados subirem, nesse dia a Comunicação Social justificará essa subida, com as boas notícias para a Economia que o corte de taxas significa. Mas se a FED cortar as taxas e os mercados descerem, nesse dia a Comunicação Social dirá que os investidores estão preocupados com aquilo que levou a FED a cortar as taxas.»
Grandes verdades, Caro Ulisses, sobretudo o ponto 2…
Depois nestas coisas de bolsa tu já és um Grande Velho…
Abraço
Rmartins
2-«Esta é mais uma das ilusões dos mercados. Porque muitos têm dificuldade em perceber que Economia é uma coisa, Bolsa é outra»
3-«Se a FED cortar as taxas e os mercados subirem, nesse dia a Comunicação Social justificará essa subida, com as boas notícias para a Economia que o corte de taxas significa. Mas se a FED cortar as taxas e os mercados descerem, nesse dia a Comunicação Social dirá que os investidores estão preocupados com aquilo que levou a FED a cortar as taxas.»
Grandes verdades, Caro Ulisses, sobretudo o ponto 2…
Depois nestas coisas de bolsa tu já és um Grande Velho…
Abraço
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Ulisses, eu que sou Eng. do Ambiene e por isso não percebo nada de economia, concordo contigo.
Só mais uma coisa, penso que o FED curtará as taxas e depois haverá um ressalto que será pequeno porque na quarta sai o número de casa novas vendidas nos States no mês de agosto e deve ser de assustar.
Só mais uma coisa, penso que o FED curtará as taxas e depois haverá um ressalto que será pequeno porque na quarta sai o número de casa novas vendidas nos States no mês de agosto e deve ser de assustar.
A Tendência é Nossa Amiga.
- Registado: 9/12/2006 20:01
Re: A ilusão da decisão de amanhã sobre taxas de juro
Ulisses Pereira Escreveu:Mas nos grandes manuais económicos não se fala numa correlação inversa entre as taxas de juro e o crescimento económico? Fala.
Mas nos exames da Faculdade não fui obrigado a dizer que quando as taxas de juro sobem, as Bolsas descem e vice-versa? Sim.
Sim. E assim o é e será eternamente.
Ulisses Pereira Escreveu:Mas, na realidade, o corte de taxas - mais do que um estímulo ao crescimento económico - é um grande sinal das dificuldades de crescimento e a assumpção das fragilidades económicas. Se analisarmos os últimos 15 anos, chegaremos facilmente à conclusão de que - se excluirmos as reacções epidérmicas que se seguem às decisões (e que podem durar várias semanas) - os cortes de taxas antecedem quedas dos mercados e as subidas de taxas antecedem bons momentos nos mercados accionistas.
Porque nessa altura a situação era completamente diferente à actual. As cotadas estavam completamente sobrevalorizadas e PER's completamente fora da realidade. Coisa que não está acontecer agora.
Segundo o teu ponto de vista, se as taxas forem cortadas, é negativo. Por outro lado, se as taxas forem mantidas será também negativo. Portanto segundo o teu ponto de vista, qualquer escolha será negativa.
- Registado: 28/8/2007 10:32
Então poderemos ter:
Se baixam, o mercado acha que estamos em recessão, se aumentam estrangula o sub-prime ainda mais.
Será a opção mais acertada não mexer?
Será a opção mais acertada não mexer?
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Sou testemunha disso mesmo,
A escalada das taxas de juro e a subida do preço do petróleo faziam-me preocupar sempre um pouco com os meus investimentos em bolsa. O Ulisses sempre referiu que a correlação entre estes dois dados e o mercado não era inversa, bem pelo contrário, e que me deveria preocupar quando começassem a cortar nas taxas de juro.
Efectivamente as taxas continuaram a subir e mesmo que no imediato, após novo aumento, se assistisse a uma pequena desvalorização nas bolsas, o certo é que estas contiuaram a valorizar.
Quanto ao petróleo, talvez não se possa dizer que históricamente o preço tenha uma relação inversa aos mercados accionistas, mas também é certo que não se pode dizer o contrário.
Assim acho que devem levar muito a sério este alerta do Ulisses, caso se verifique o corte na taxa de juro, não é essa uma razão só por si válida para se ir às compras.
Abraço,
Carrancho
A escalada das taxas de juro e a subida do preço do petróleo faziam-me preocupar sempre um pouco com os meus investimentos em bolsa. O Ulisses sempre referiu que a correlação entre estes dois dados e o mercado não era inversa, bem pelo contrário, e que me deveria preocupar quando começassem a cortar nas taxas de juro.
Efectivamente as taxas continuaram a subir e mesmo que no imediato, após novo aumento, se assistisse a uma pequena desvalorização nas bolsas, o certo é que estas contiuaram a valorizar.
Quanto ao petróleo, talvez não se possa dizer que históricamente o preço tenha uma relação inversa aos mercados accionistas, mas também é certo que não se pode dizer o contrário.
Assim acho que devem levar muito a sério este alerta do Ulisses, caso se verifique o corte na taxa de juro, não é essa uma razão só por si válida para se ir às compras.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Agora mesmo acabo de ouvir nos 3 canais de TV (noticiários) reportagens muito completas sobre a queda da Bolsa Nacional.
Até poderá ser um bom presságio.
O gráfico de muitos títulos até parece querer fazer um duplo fundo (Só faltava agora haver um ressalto bastante grande...).
É só a minha postura optimista a delirar.
Presa35
Até poderá ser um bom presságio.
O gráfico de muitos títulos até parece querer fazer um duplo fundo (Só faltava agora haver um ressalto bastante grande...).
É só a minha postura optimista a delirar.
Presa35

Se o FED cortar as taxas, penso que poderemos dar por terminado este bull market. Pelo simples facto de o mercado, passados 2 ou 3 dias de euforia, ir começar a incorporar que a economia está mal, esta crise está a afectar e a provocar a recessão (motivo do corte das taxas).
Caso não mexa nas taxas, pode cair 2 ou 3 dias, mas depois o mercado irá interiorizar que a economia está de forte saúde e que os lucros das empresas não vão ser afectados por esta crise, etc e depois vamos voltar a subir.
Caso não mexa nas taxas, pode cair 2 ou 3 dias, mas depois o mercado irá interiorizar que a economia está de forte saúde e que os lucros das empresas não vão ser afectados por esta crise, etc e depois vamos voltar a subir.
The 3 Ms for success: Mind (psychology), Method (technical analysis), and Money (risk control)
A ilusão da decisão de amanhã sobre taxas de juro
Ao longo dos últimos anos, sempre que aproximava uma decisão da FED (Reserva Federal Norte-americana) sobre taxas de juro, muitos eram os analistas e investidores que manifestavam a sua preocupação sobre a possibilidade de subidas de taxas. Sempre respondi a estes receios de que eram infundados e que os maiores problemas surgiriam quando a FED começasse a cortar as taxas e não o contrário. As sucessivas subidas de taxas não pararam a escalada altista do mercado e se, algumas vezes, provocaram algumas reacções negativas nas horas/dias a seguir às decisões, num prazo mais alargado os mercados continuaram a subir.
Por que é que trago este tema à baila? Porque, nos últimos dias, temos assistido à situação inversa. Os investidores e analistas apelam a um corte de taxas por parte da FED para que os mercados invertam as quedas dos últimos tempos e voltem às subidas. Naturalmente que, em coerência, tenho que recordar o que aqui sempre disse, ou seja, que as preocopações a sério para os mercados surgem quando a FED começa a cortar taxas. Naturalmente que uma decisão desse género pode gerar um bom ressalto nos dias que se seguem, mas em termos da "big picture" não me parece que isso seja positivo.
Mas nos grandes manuais económicos não se fala numa correlação inversa entre as taxas de juro e o crescimento económico? Fala.
Mas nos exames da Faculdade não fui obrigado a dizer que quando as taxas de juro sobem, as Bolsas descem e vice-versa? Sim.
Mas, na realidade, o corte de taxas - mais do que um estímulo ao crescimento económico - é um grande sinal das dificuldades de crescimento e a assumpção das fragilidades económicas. Se analisarmos os últimos 15 anos, chegaremos facilmente à conclusão de que - se excluirmos as reacções epidérmicas que se seguem às decisões (e que podem durar várias semanas) - os cortes de taxas antecedem quedas dos mercados e as subidas de taxas antecedem bons momentos nos mercados accionistas.
Esta é mais uma das ilusões dos mercados. Porque muitos têm dificuldade em perceber que Economia é uma coisa, Bolsa é outra.
Para finalizar, deixo uma curiosa previsão:
Se a FED cortar as taxas e os mercados subirem, nesse dia a Comunicação Social justificará essa subida, com as boas notícias para a Economia que o corte de taxas significa. Mas se a FED cortar as taxas e os mercados descerem, nesse dia a Comunicação Social dirá que os investidores estão preocupados com aquilo que levou a FED a cortar as taxas.
Para a Comunicação Social é smepre fácil. Há sempre justificações para tudo...
Um abraço,
Ulisses
Por que é que trago este tema à baila? Porque, nos últimos dias, temos assistido à situação inversa. Os investidores e analistas apelam a um corte de taxas por parte da FED para que os mercados invertam as quedas dos últimos tempos e voltem às subidas. Naturalmente que, em coerência, tenho que recordar o que aqui sempre disse, ou seja, que as preocopações a sério para os mercados surgem quando a FED começa a cortar taxas. Naturalmente que uma decisão desse género pode gerar um bom ressalto nos dias que se seguem, mas em termos da "big picture" não me parece que isso seja positivo.
Mas, na realidade, o corte de taxas - mais do que um estímulo ao crescimento económico - é um grande sinal das dificuldades de crescimento e a assumpção das fragilidades económicas. Se analisarmos os últimos 15 anos, chegaremos facilmente à conclusão de que - se excluirmos as reacções epidérmicas que se seguem às decisões (e que podem durar várias semanas) - os cortes de taxas antecedem quedas dos mercados e as subidas de taxas antecedem bons momentos nos mercados accionistas.
Esta é mais uma das ilusões dos mercados. Porque muitos têm dificuldade em perceber que Economia é uma coisa, Bolsa é outra.
Para finalizar, deixo uma curiosa previsão:
Se a FED cortar as taxas e os mercados subirem, nesse dia a Comunicação Social justificará essa subida, com as boas notícias para a Economia que o corte de taxas significa. Mas se a FED cortar as taxas e os mercados descerem, nesse dia a Comunicação Social dirá que os investidores estão preocupados com aquilo que levou a FED a cortar as taxas.
Para a Comunicação Social é smepre fácil. Há sempre justificações para tudo...
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], latbal, malakas, Mavericks7, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, PXYC, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA, yggy, zulu404 e 87 visitantes