Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por soso » 13/3/2014 0:26

g.a.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
Anexos
BABY.png
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por WofG » 12/3/2014 23:24

Entre ontem e hoje de manhã desfiz-me de grande parte da minha posição no PSI, não sei bem porquê, acho que é a intuição de quem vai observando os mercados, DAX, CAC, S&P, DJ e Nasdaq não têm tido grandes sessões. O PSI subiu dos 6500 até aos 7600 sem parar (muito por culpa da banca é verdade). Os gráficos e a intuição dizem-me que a correção se avizinha e decidi vender, ainda que não seja day trader ou algo parecido, procuro muito mais posições a médio ou longo prazo.
O facto é que hoje estou certo, mas amanhã os mercados tb me podem mostrar que estou errado.
Posições fechadas:
Banif 100%
Sonae capital 100%
Sonae SGPS 100%
BCP 50% (stopado na abertura a 0,2305)

Todos me deram mais valias engraçadas.
Não tenho dúvida que o mercado está bull e que voltarei a entrar...

Agora uma questão, resistências no PSI? 7100/7200 e 6500/6600?
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por ROADSTER 1 » 12/3/2014 19:35

CMVM Escreveu:
katolo Escreveu:Estes dias é que me deixam deprimido e com a mão no gatilho para vender tudo e fugir de vez. Ou é a Crimeia onde anda tudo à batatada, ou é a China que cresce menos (temos pena), ou até o próprio Presidente da CMVM a dizer que está tudo louco nos mercados...

Inventaram as acções para capitalizar as empresas vendendo parcelas das mesmas e depois inventaram o negócio da Bolsa onde até se ganha dinheiro apostando na desvalorização dos títulos...

Onde é que eu me vim meter :mrgreen:

Por acaso o teu comentário tem uma certa pertinência "filosófica" no seguinte sentido: as acções são bens imobiliários tal como uma casa; e eu nunca vi ninguém vender uma casa (fazendo escritura) sem a ter comprado primeiro !

CMVM,

Ao contrário de uma casa, as accções são valores mobiliários e não imobiliários. :wink:

Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por CMVM » 12/3/2014 18:46

katolo Escreveu:Estes dias é que me deixam deprimido e com a mão no gatilho para vender tudo e fugir de vez. Ou é a Crimeia onde anda tudo à batatada, ou é a China que cresce menos (temos pena), ou até o próprio Presidente da CMVM a dizer que está tudo louco nos mercados...

Inventaram as acções para capitalizar as empresas vendendo parcelas das mesmas e depois inventaram o negócio da Bolsa onde até se ganha dinheiro apostando na desvalorização dos títulos...

Por acaso o teu comentário tem uma certa pertinência "filosófica" no seguinte sentido: as acções são bens imobiliários tal como uma casa; e eu nunca vi ninguém vender uma casa (fazendo escritura) sem a ter comprado primeiro !

Registado: 9/3/2014 15:10

por MME5 » 12/3/2014 16:30

katolo Escreveu:E não vos chateia que venha o próprio Presidente da CMVM dizer (indiretamente) que estamos todos loucos? A mim chateia-me! Ele só existe e tem o tacho que tem porque nós existimos...

Com a idade e maturidade que tem já devia saber contar até 100 antes de opinar!

O sr apenas pode estar a querer arranjar noticia para não o chatearem com o caso do BCP Jardim Gonçalves.

Registado: 26/10/2013 19:07

por katolo » 12/3/2014 15:55

E não vos chateia que venha o próprio Presidente da CMVM dizer (indiretamente) que estamos todos loucos? A mim chateia-me! Ele só existe e tem o tacho que tem porque nós existimos...

Com a idade e maturidade que tem já devia saber contar até 100 antes de opinar!

Registado: 20/2/2014 22:01

por MME5 » 12/3/2014 15:32

xPatife Escreveu:Calma pessoal.

O Bull market está ai, e é facto inegável. Agora, não pode ser sempre a subir na vertical. (Era bom, mas n é assim que funciona)

Estão a aparecer alguns sinais, de que uma correção poderá estar a caminho. Pelo menos em termos estatísticos.

Se não estão confortáveis na exposição que tem actualmente ao mercado, vendam parte (ou tudo, conforme o nível de tolerância ao risco) ou então usem estratégias de minimizar impactos, como por exemplo: Hedging com curtos sobre índices.

Se estiverem confortáveis com a exposição actual, deixem rolar a coisa.

Cumprimentos

Bem visto essa última parte pode compensar as perdas e assim não ser necessário vender, bem visto.

por xPatife » 12/3/2014 15:29

Calma pessoal.

O Bull market está ai, e é facto inegável. Agora, não pode ser sempre a subir na vertical. (Era bom, mas n é assim que funciona)

Estão a aparecer alguns sinais, de que uma correção poderá estar a caminho. Pelo menos em termos estatísticos.

Se não estão confortáveis na exposição que tem actualmente ao mercado, vendam parte (ou tudo, conforme o nível de tolerância ao risco) ou então usem estratégias de minimizar impactos, como por exemplo: Hedging com curtos sobre índices.

Se estiverem confortáveis com a exposição actual, deixem rolar a coisa.

Cumprimentos

Registado: 15/1/2009 15:19

por katolo » 12/3/2014 15:27

Sim, sossegado estou! Demasiado para o meu gosto até!

A minha margem de manobra é enorme nesta altura. Há uns meses atrás estas correções matavam-me do coração porque o break-even estava ali ao lado.

O que me questiono é o que é isto? Ok, mais um negócio inventado para alguns tentarem ganhar algum dinheiro sem cavar batatas. (inclusive eu :D )

Mas tem lógica isto realmente? Para mim não tem! Mas ok, enquanto der cá estou...

por MME5 » 12/3/2014 15:21

Já somos dois, mas no pânico o melhor é estar sossegado por vezes resulta :?:

por katolo » 12/3/2014 15:17

Estes dias é que me deixam deprimido e com a mão no gatilho para vender tudo e fugir de vez. Ou é a Crimeia onde anda tudo à batatada, ou é a China que cresce menos (temos pena), ou até o próprio Presidente da CMVM a dizer que está tudo louco nos mercados...

por MME5 » 12/3/2014 14:58

xPatife Escreveu:Para ser esse padrão, a vela de hoje tem de ser fortemente vermelha...

ainda assim, dá que pensar.

http://www.investopedia.com/terms/b/bea ... d-baby.asp

A divergência tb n ajuda.

Realmente isto parece mais uma correção mundial :oh:

por xPatife » 12/3/2014 12:10

Para ser esse padrão, a vela de hoje tem de ser fortemente vermelha...

ainda assim, dá que pensar.

http://www.investopedia.com/terms/b/bea ... d-baby.asp

A divergência tb n ajuda.

Registado: 15/1/2009 15:19

por jotas007 » 12/3/2014 10:18

Agarrem-se bem à cadeira e ponham os capacetes!!!

Podem começar a cair pedras...
Anexos
psiii.png
psiii.png (23.01 KiB) Visualizado 6816 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por KIMBALA » 12/3/2014 0:22

bosss Escreveu:sorry
ao estar correcto já domino mais hoje cada dia mais rico :D
Evening star....

Um padrão bearish castiçal com três velas que demonstraram as seguintes características:

1. O primeiro bar é um grande candlestick branca localizada dentro de uma tendência de alta.
2. A barra do meio é um pequeno-bodied vela (tinto ou branco) que fecha acima da primeira barra branca.
3. A última barra é uma vela grande vermelho que se abre por baixo da vela meio e fecha perto do centro do corpo da primeira barra.

Como mostra o gráfico abaixo, este padrão é utilizado pelos comerciantes como uma indicação de que a tendência de alta está prestes a inverter.

Obs: possibilidade de confirmar-se:

Como muita gente vai despachar papel antes do fim de semana (provavelmente referendo na Ucrania) refiro-me alguns pequenos investidores , o boss equity fund vêm avisar que já têm em posse o aval da banca pela penhora de carro e casa e mulher e sogra para avançar com uma compra alavancada sobre essas posições.... :mrgreen:

Boas,

eu farei parte dos que vão fechar as posições esta semana aconteca o que acontecer. Não vou especular sobre o que vai acontecer depois do referendo, mas a minha estratégia foi definida no dia que se falou nele.

Cumps,
MAV

Registado: 24/8/2009 17:17

por bosss » 11/3/2014 23:57

sorry
ao estar correcto já domino mais hoje cada dia mais rico :D
Evening star....

Um padrão bearish castiçal com três velas que demonstraram as seguintes características:

1. O primeiro bar é um grande candlestick branca localizada dentro de uma tendência de alta.
2. A barra do meio é um pequeno-bodied vela (tinto ou branco) que fecha acima da primeira barra branca.
3. A última barra é uma vela grande vermelho que se abre por baixo da vela meio e fecha perto do centro do corpo da primeira barra.

Como mostra o gráfico abaixo, este padrão é utilizado pelos comerciantes como uma indicação de que a tendência de alta está prestes a inverter.

Obs: possibilidade de confirmar-se:

Como muita gente vai despachar papel antes do fim de semana (provavelmente referendo na Ucrania) refiro-me alguns pequenos investidores , o boss equity fund vêm avisar que já têm em posse o aval da banca pela penhora de carro e casa e mulher e sogra para avançar com uma compra alavancada sobre essas posições.... :mrgreen:
Anexos
EveningStar.gif
EveningStar.gif (13.86 KiB) Visualizado 7090 vezes
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por KIMBALA » 11/3/2014 23:45

MAV8 Escreveu:
bosss Escreveu:
KIMBALA Escreveu:Boas,

a estrelinha de hoje terá vindo anunciar a correção? Penso que não fazia mal nenhum :)

Cumps,
MAV

Que é isso de estrelinha de hoje ? descodifica-me kimbala :D

Mav esse teu gráfico está-se a ver uma correçaozita até os 7150/7200 ?

Tá precisar de respirar um pouco :-"

Está a precisar?! Porquê ?

Não sei se irá acontecer ou não a dita correção, mas faz-me alguma confusão esse tipo de leitura:

- Precisa respirar...
- Está a pedir uma correção...
- etc...

Verifica lá nesse gráfico se durante a descida também houve muitas correções e momentos para respirar ali pelo 2 e 3 Trimestres de 2008 (Descida de cerca de 50%)...

Enquanto os investidores continuarem a pensar que o mercado está barato continuarão a entrar e a subida continuará...

...Quando acharem que o mercado está caro, venderão e o haverá uma inversão ou uma correção.

Agora olhar para um gráfico e ver que "precisa de corrigir" ou outra coisa do genero sai um pouco da minha forma de analisar o gráfico, para já não vejo qualquer sinal de fraqueza, apenas vejo uma última vela que pode indicar alguma indecisão dos investidores após uma abertura muito positiva !

Boas,

em parte concordo, em parte não :)... já lá vão 6 semanas de subidas e isso penso que tambem pesa, digo eu. Não é muito normal subidas tão prolongadas, ou é(não fui confirmar, mas diria que nos últimos 2 anos não deve ter havido muitas 6 semanas seguidas a subir)?
Quando se fala em correção ou no tal respirar que falas, podemos estar a falar de pequenas correções... que são bem saudaveis.

Cumps,
MAV

por MAV8 » 11/3/2014 23:38

bosss Escreveu:

a estrelinha de hoje terá vindo anunciar a correção? Penso que não fazia mal nenhum :)

Cumps,
MAV

Está a precisar?! Porquê ?

Não sei se irá acontecer ou não a dita correção, mas faz-me alguma confusão esse tipo de leitura:

- Precisa respirar...
- Está a pedir uma correção...
- etc...

Verifica lá nesse gráfico se durante a descida também houve muitas correções e momentos para respirar ali pelo 2 e 3 Trimestres de 2008 (Descida de cerca de 50%)...

Enquanto os investidores continuarem a pensar que o mercado está barato continuarão a entrar e a subida continuará...

...Quando acharem que o mercado está caro, venderão e o haverá uma inversão ou uma correção.

Agora olhar para um gráfico e ver que "precisa de corrigir" ou outra coisa do genero sai um pouco da minha forma de analisar o gráfico, para já não vejo qualquer sinal de fraqueza, apenas vejo uma última vela que pode indicar alguma indecisão dos investidores após uma abertura muito positiva !

Registado: 10/11/2006 10:43

por KIMBALA » 11/3/2014 23:33

bosss Escreveu:

Cumps,
MAV

Boas,

star = estrela(inha)...
http://www.investopedia.com/terms/e/eveningstar.asp

Falta confirmação amanha :)

Edited:
boss, o MAV sou eu :) os gráficos são do MAV8 lol não confundas as coisas eheheh

Cumps,
MAV
Editado pela última vez por KIMBALA em 11/3/2014 23:39, num total de 1 vez.

por bosss » 11/3/2014 23:20

Cumps,
MAV

cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por MAV8 » 11/3/2014 22:32

...
Anexos
PSI20.png
Semanal
PSI20 - Diário.png
Diário

Registado: 10/11/2006 10:43

por KIMBALA » 11/3/2014 19:08

Boas,

Cumps,
MAV

por flpneves » 10/3/2014 11:33

Raposo Tavares Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Pois parece que amanhã vai ser um dia determinante para a evolução do PSI nos próximos dias. Olhando para os gráficos de velas só vejo a formação de um magnífico orfanato com serviço de recepção nocturno.
O lado positivo da coisa será este: uma correçãozita ou uma consolidação agora é menos perigosa do que daqui a quinze dias...
De qualquer forma, preferia que o dia de amanhã não desse razão às velas. Às vezes (muitas vezes) não dá.

E não é que não deu razão nenhuma às velinhas!?

Bom, ainda bem. Parece-me que este é um Bull muito Cow. Não há cá bebés abandonados, nem orfanatos de recepção nocturna... Histórias! Há o bom instinto maternal, e pronto.

Entretanto, no PSI 20, os 8000 pontos aproximam-se vertiginosamente. O PSI 20 já está a menos de 7,5% de lá chegar.

Caro leitor. Tenho que ser franco e confessar que isto a mim isto é uma coisa que maça porque põe em causa a minha credibilidade enquanto 'fulano que, não sendo um analista técnico, nem sequer um analista, tem a mania que manda uns bitaites'. É neste meritório sentido que só não ficarei contrafeito com os 8000 antes de Maio se o PSI chegar aos 10000 antes de terminado o mês de Dezembro.

Apontem, portanto, o novo bitaite todo cacha e tal:

PSI 20 nos 10.000 pontos antes do fim do próximo mês de Dezembro. E Pimba! Mais um...

Então e tenho bases para proferir uma alacridade destas sem mais nem menos? - Pergunto-me.

Tenho sim senhor! - Respondo de peito feito e enrolando os bigodes em gancho de pendurar balões de São João. Aí vai:

Baseio-me nos seguintes pontos para ancorar este magnífico palpite:

1º Não digo a que mês de dezembro me refiro.

2º A grande maioria dos títulos do PSI 20 ainda estão longe dos seus máximos.

3º A chamada saída limpa do resgate a que fomos sujeitos, empurrados galhardamente pelos cavalheiros do Norte da Europe, vai ter uma influência positiva nos mercados a nível psicológico.

4º O crescimento da economia do Euro está a intensificar-se e vai, segundo os experts, continuar a intensificar-se.

5º O momento Bull que vivemos ainda não está efervescente e deve manter-se durante mais uns bons meses.

6º Num índice estreito como o nosso PSI 20, a chegada crescente de capitais estrangeiros faz-se notar com (por vezes demasiada) bastante visibilidade. Para o melhor e, infelizmente, para o pior.

7º Apesar da subida sustentada do PSI, os volumes ainda não estão a um 'nível verdadeiramente bullish'.

8º A manutenção dos juros bancários baixos é outro factor que mantém o mercado de ações apetecível.

9º Também as obrigações vão perdendo, com a baixa dos juros, a atração que exerciam nos investidores há uns meses atrás. Muitos dos capitais desinvestidos em obrigações poderão ter os mercados de ações como destino.

10º A efervescência que se vive na periferia da Europa não é totalmente prejudicial para o nosso país. Muitos investimentos que se poderiam orientar para o Norte de África, Médio Oriente e Sudeste europeu poderão tomar o rumo do nosso país (Exemplos? Assim de repente: o Turismo continuará a ganhar com isso, a PSA já não construirá fábricas no Norte de África...).

E pronto! Desta vez nem precisei da minha réguinha espetada no Lightframe 3.

-E se falhares essa previsão? - Perguntam os mais renitentes e incrédulos.
- Se falhar esta previsão, falho! Pronto. - Respondo com altivez.

Um abraço,
Raposo Tavares

Bastou-me ler o 1º potno para estar contigo até À morte. XD

1º Não digo a que mês de dezembro me refiro.

Registado: 11/8/2009 16:45

por flpneves » 10/3/2014 11:29

Raposo Tavares Escreveu:
TheMolle Escreveu:Bebe abandonado com possível formação de uma evenig star :D

Estarei certo Raposo?

Ora, pois...
Um abraço,
Raposo Tavares

Adoro aprender Às 10 da manha de uma 2ª feira. :D

Registado: 11/8/2009 16:45