Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 21/3/2015 0:06

indian_joe Escreveu:Olá Alquimista,

De facto já te tinha visto fazer referência à reverse median Line. A tua explicação foi muito boa!!! Utilizas a reverse median line em situações em que o preço explode na vertical? É essa a sua utilização?

Muito obrigado Alquimista.

Abraço
Indian Joe

Olá Indian

Essa é uma das possibilidades. Como em todo o tipo de forquilhas, não existe uma regra definida para a sua utilização e, como tal, a reverse median line não é excepção. O que mais me fascina nela é fazer "ao contrário". Isto deve causar certos "torcicolos" a quem tem pavor de sair do "cardápio de regras" de certa técnica. É como se estivéssemos a contar os swings ou as ondas "de lá para cá". No trading devemos desconfiar de tudo e testar o que nos dizem e o seu contrário. A ideia não é encontrar coisas que mais ninguém ainda viu; o que se quer é suscitar o estudo, o confronto, a dúvida, o ataque crítico, a demanda. É pelo processo que se aprende e não pela simples mímica. Quem sabe (ou julga saber) tudo de uma técnica não só disso tende a fazer alardo, como não tem mente aberta para outras coisas. A aprendizagem pressupõe a existência de um espaço livre para recebimento da "coisa. Ora, se eu sei tudo, não preciso de saber mais nada, por isso o espaço está fechado. Admito que isto dê uma sensação de segurança, madre do comodismo. A mim, o comodismo incomoda-me.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por indian_joe » 20/3/2015 23:19

indian_joe Escreveu:
Olá Alquimista,

O slope das MLH foi dado pela linha de cima que me parece ser uma multipivot.
Depois de desenhar a de cima, copiaste para baixo ancorando-a no pivot 2. Para A center line foi unir o pivôt 1e 2, achar o meio e estendê-la com o mesmo slope utilizado nas MLH.

Estou longe??? :mrgreen:

Abraço

O Alquimista Escreveu:
Olá Indian,

Não, não é bem assim.

Acho que já expliquei como construir uma reverse median line. Como a explicação está metida lá para trás e será um pouco difícil encontrá-la, vou repeti-la pois não custa nada (e como diz o povo, não me caem os parentes na lama). Então, é assim:
- seleccionas um movimento e encontras a sua metade;
- dessa metade sai uma linha que vai ligar ao pivot seguinte;
- depois é copiares duas linhas com a mesma inclinação para cima e para baixo (gráficos 1 e 2).

Há uma outra forma mais rápida de o fazer, mas para isso tens que usar a ferramenta: tal como indica o nome, é uma forquilha construída da frente para trás, ou seja, começas a construir colocando o seu início no último pivot (1) e de seguida colocas os restantes (primeiro o 2 e por último o 3) - ver gráfico 3.

Espero ter ajudado.

Abraço

Olá Alquimista,

De facto já te tinha visto fazer referência à reverse median Line. A tua explicação foi muito boa!!! Utilizas a reverse median line em situações em que o preço explode na vertical? É essa a sua utilização?

Muito obrigado Alquimista.

Abraço
Indian Joe

Registado: 6/12/2013 18:57

por O Alquimista » 20/3/2015 20:13

zecatreca_1 Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
Para o euromilhões ou para a oportunidade especulativa?

Para os 2.
Abraço

:pray:

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por zecatreca_1 » 20/3/2015 19:19

O Alquimista Escreveu:

Para os 2.
Abraço

Registado: 17/2/2012 14:31

por O Alquimista » 20/3/2015 18:00

zecatreca_1 Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
Usando a reverse median line para seleccionar um local que poderá interessar para uma venda.
Mais um pouco de price action na zona e pode criar-se uma oportunidade especulativa vendedora. Como o sinal é puro price action, é tudo feito a olhómetro, daí que possa surgir a qualquer altura. Se fosse uma questão de linha (reverse median line), a venda já teria sido (já foi) executada

Acompanhando a evolução do preço bem de perto e só com o olhar.

Acontecimento do dia:
Acordei e tomei uma decisão: como há jackpot vou jogar no euromilhões.

Boa sorte.
;)

por zecatreca_1 » 20/3/2015 17:36

O Alquimista Escreveu:
Usando a reverse median line para seleccionar um local que poderá interessar para uma venda.
Mais um pouco de price action na zona e pode criar-se uma oportunidade especulativa vendedora. Como o sinal é puro price action, é tudo feito a olhómetro, daí que possa surgir a qualquer altura. Se fosse uma questão de linha (reverse median line), a venda já teria sido (já foi) executada

Acontecimento do dia:

Boa sorte.
;)

Registado: 17/2/2012 14:31

por O Alquimista » 20/3/2015 17:03

Acontecimento do dia:
Anexos
tu.jpg

por O Alquimista » 20/3/2015 0:00

indian_joe Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Gráfico 1:

O Alquimista Escreveu:Usando a reverse median line para seleccionar um local que poderá interessar para uma venda.

Mais um pouco de price action na zona e pode criar-se uma oportunidade especulativa vendedora. Como o sinal é puro price action, é tudo feito a olhómetro, daí que possa surgir a qualquer altura. Se fosse uma questão de linha (reverse median line), a venda já teria sido (já foi) executada.

Gráfico 2: seguindo de perto a construção do fundo. Poderemos ter um "João Moura" na linha.

Olá Alquimista,

Depois de desenhar a de cima, copiaste para baixo ancorando-a no pivot 2. Para A center line foi unir o pivôt 1e 2, achar o meio e estendê-la com o mesmo slope utilizado nas MLH.

Abraço

Olá Indian,

Não, não é bem assim.

Acho que já expliquei como construir uma reverse median line. Como a explicação está metida lá para trás e será um pouco difícil encontrá-la, vou repeti-la pois não custa nada (e como diz o povo, não me caem os parentes na lama). Então, é assim:
- seleccionas um movimento e encontras a sua metade;
- dessa metade sai uma linha que vai ligar ao pivot seguinte;
- depois é copiares duas linhas com a mesma inclinação para cima e para baixo (gráficos 1 e 2).

Há uma outra forma mais rápida de o fazer, mas para isso tens que usar a ferramenta: tal como indica o nome, é uma forquilha construída da frente para trás, ou seja, começas a construir colocando o seu início no último pivot (1) e de seguida colocas os restantes (primeiro o 2 e por último o 3) - ver gráfico 3.

Espero ter ajudado.

Abraço
Anexos
tu.jpg
tu.jpg (18.41 KiB) Visualizado 6644 vezes
tu1.jpg
tu1.jpg (20.8 KiB) Visualizado 6644 vezes
tu2.jpg
tu2.jpg (17.85 KiB) Visualizado 6644 vezes

por indian_joe » 19/3/2015 21:49

O Alquimista Escreveu:Gráfico 1:

O Alquimista Escreveu:Usando a reverse median line para seleccionar um local que poderá interessar para uma venda.

Mais um pouco de price action na zona e pode criar-se uma oportunidade especulativa vendedora. Como o sinal é puro price action, é tudo feito a olhómetro, daí que possa surgir a qualquer altura. Se fosse uma questão de linha (reverse median line), a venda já teria sido (já foi) executada.

Gráfico 2: seguindo de perto a construção do fundo. Poderemos ter um "João Moura" na linha.

Olá Alquimista,

Abraço

por O Alquimista » 19/3/2015 18:02

Gráfico 1:

Anexos
tu.jpg
tu.jpg (17.75 KiB) Visualizado 6693 vezes
tu1.jpg
tu1.jpg (22.2 KiB) Visualizado 6693 vezes

por O Alquimista » 19/3/2015 3:22

Anexos
tu.jpg
tu.jpg (18.75 KiB) Visualizado 6749 vezes

por O Alquimista » 18/3/2015 21:41

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa baseada numa só linha: vendendo o "João Moura" com stoploss acima do pivot relevante e target num qualquer lugar da linha mas pelo menos 3 x stoploss

Gráfico 1: Quanto mais tempo passar "joãomourizando", mais a linha adquire importância. Nela permanece o target.

Stoploss activada, negócio encerrado
Anexos
tu.jpg

por O Alquimista » 18/3/2015 21:39

indian_joe Escreveu:Boas Alquimista,

Oportunidade especulativa EDPR fechada aos 6.417

Plano cumprido até ao final. Obrigado Alquimista!

Abraço
Indian Joe

Óptimo, parabéns! O plano e a execução foram teus, o mérito é teu, eu fiquei-me pelas generalidades.
Eu tenho um lema: nunca sou tão mau como o pior negócio, nem tão bom como o melhor.

Abraço

por indian_joe » 18/3/2015 21:02

Boas Alquimista,

Oportunidade especulativa EDPR fechada aos 6.417

Plano cumprido até ao final. Obrigado Alquimista!

Abraço
Indian Joe

por O Alquimista » 18/3/2015 2:30

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu: À espera que apareça o "João Moura" e/ou que ocorra um teste à linha para se efectuar uma venda com base nas regras 2 (prices will either reverse on meeting the ML or gap through) e/ou 4 (when prices reverse before reaching the ML, leaving a “space”, they will move more in the opposite direction than when prices were rising toward the ML).

Ordem de venda executada, targets na LMLH e 1ª WL.

1º target atingido, encerramento parcial da posição, stoploss em b/e quanto ao remanescente, acompanhando o evoluir da situação quanto ao 2º target.

A mais necessária das ciências é esquecer o mal aprendido noutros tempos - Aristóteles

Continuando no mesmo mercado, usando novamente o "João Moura" e criando novas linhas para acompanhar o preço até ao 2º target e abrir uma nova posição (no mesmo sentido).
Anexos
tu.jpg

por O Alquimista » 17/3/2015 22:47

O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa baseada numa só linha: vendendo o "João Moura" com stoploss acima do pivot relevante e target num qualquer lugar da linha mas pelo menos 3 x stoploss

Gráfico 1: Quanto mais tempo passar "joãomourizando", mais a linha adquire importância. Nela permanece o target.

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Em 2/3: blá blá blá e
mostrando a evolução do negócio em execução. Relembre-se que a stoploss já foi colocada em b/e

Em 11/3: blá blá blá e
Acompanhando o evoluir da posição.

Após ter namorado a UMLH lá se decidiu a caminhar no sentido da posição, aproximando-se do 1.º target. Mais uma vez baixando a stop profit para o pivot relevante.

Este negócio serve igualmente para demonstrar algo que já foi referido: à medida que o tempo avança e se encaminha para a linha sem que o preço a atinja, o target vai melhorando; aquilo que no início será no mínimo um negócio com um r:r de 1/3 transformar-se-á num r:r de 1/5, 1/10, etc..

Tenho que dar um nome a esta técnica baseado naquilo que a linha diz ao preço: catch me if you can.

1º target atingido, stoploss acima do pivot relevante, esperando-se ida à lmlh.

Gráfico 2: aguardando serenamente a caminhada para o 2º target.

Engolimos de um sorvo a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga - Diderot
Anexos
tu1.jpg
tu.jpg

por O Alquimista » 16/3/2015 22:30

A Dozen Things I’ve Learned from Morgan Housel about Investing and Life

1. ’I don’t know’ are three of the most underused words in investing. What’s really interesting about finance – and I think this is true for a lot of fields whether you’re in physics, math, chemistry, history, or whatever it is – the more you learn, the you more you realize how little you know.

Já estou a imaginar o argumento: "Estudar, eu? Para quê, se quanto mais se estuda, menos se sabe?"

2. There are no points awarded for difficulty. One of the many things that investors like Morgan Housel have learned from great investors like Charlie Munger is how much investing performance can be improved by just avoiding some of the boneheaded mistakes made by other investors.

Daí o "SC".

9. It can be difficult to tell the difference between luck and skill in investing. Investing involves both skill and luck.

É verdade e só desejo que a sorte não me largue. A sorte terá maior importância à medida que aumenta a qualificação dos opositores: é uma das conclusões de M. Mauboussin no seu estrondoso livro The Success Equation: Untangling Skill and Luck in Business, Sports, and Investing. Lê-lo já é uma sorte.

12. When you think you have a great idea, go out of your way to talk with someone who disagrees with it. At worst, you continue to disagree with them. More often, you’ll gain valuable perspective. Fight confirmation bias like the plague. Charles Darwin regularly tried to disprove his own theories, and the scientist was especially skeptical of his ideas that seemed most compelling. The same logic should apply to investment ideas. I have always loved this Charlie Munger quote on confirmation bias: “Most people early achieve and later intensify a tendency to process new and disconfirming information so that any original conclusion remains intact.

Como fazer isso se estivermos sozinhos? Apagar e desenhar de novo, contar de novo, escrever de novo, até ficarmos na dúvida: aí, sim, agir. Como alguém disse, investir com o máximo de dor possível. De preferência perante a dor de outros, que também será um pouco nossa. Não se ganham medalhas sem sangue.

http://25iq.com/2015/03/14/a-dozen-thin ... nd-life-2/

por O Alquimista » 16/3/2015 19:44

Oportunidade especulativa baseada numa só linha: vendendo o "João Moura" com stoploss acima do pivot relevante e target num qualquer lugar da linha mas pelo menos 3 x stoploss
Anexos
tu1.jpg

por O Alquimista » 16/3/2015 16:11

O Alquimista Escreveu:Em 2/3: blá blá blá e
mostrando a evolução do negócio em execução. Relembre-se que a stoploss já foi colocada em b/e

Em 11/3: blá blá blá e
Acompanhando o evoluir da posição.

Após ter namorado a UMLH lá se decidiu a caminhar no sentido da posição, aproximando-se do 1.º target. Mais uma vez baixando a stop profit para o pivot relevante.

Este negócio serve igualmente para demonstrar algo que já foi referido: à medida que o tempo avança e se encaminha para a linha sem que o preço a atinja, o target vai melhorando; aquilo que no início será no mínimo um negócio com um r:r de 1/3 transformar-se-á num r:r de 1/5, 1/10, etc..

Tenho que dar um nome a esta técnica baseado naquilo que a linha diz ao preço: catch me if you can.

1º target atingido, stoploss acima do pivot relevante, esperando-se ida à lmlh.
Anexos
tu.jpg

por indian_joe » 14/3/2015 20:38

O Alquimista Escreveu:
indian_joe Escreveu:Boas,

Outra visão da oportunidade especulativa? Estarei a ser ambicioso demais???
Alquimista, como me devo posicionar perante tais dúvidas? Que precauções terei de ter nesta zona :-k ?

Obrigado

Abraço
Indian Joe

Olá Indian,

Sem saber que tipo de investimento decidiste fazer e qual o teu perfil, uma resposta seria, permite-me a expressão, blá blá blá sem sentido. E isso recuso-me a fazer perante a oferta reinante (eles bem dizem mal mas lá acabam por desenhar umas linhas que eu cá sei quais são...). Também não me sentiria à vontade em ir muito fundo no tema porque não é essa a minha função. Daí que só possa falar em termos muito genéricos e que diria a qualquer um que estivesse na mesma situação: o 1º obstáculo do preço, nos termos da técnica, é a ML. Vencida esta, o próximo objectivo é a UMLH.
Agora, um conselho: se desenhas um investimento usando certo tipo de linhas, leva-as até ao fim do mundo, no sentido de que é perigoso desenhares outras linhas, porque outras linhas podem sempre ser desenhadas, criando confusão e hesitação. Se com as linhas primitivas o negócio correr mal, será um caso para estudo post mortem (os negócios vencedores também devem ser estudados porque contêm algo que deve ser interiorizado e repetido). Então, sim, podes desenhar o que quiseres e tirarás as devidas ilações. A única situação em que vou desenhando novas linhas prende-se com a revisão do target já se encontrando o negócio em posição de não ser uma perda e concomitantemente com a revisão da stoploss.

Abraço

Caro Alquimista,

Era esse tipo de resposta que pretendia e esperava de ti. As únicas alterações ao plano inicial que tenho feito são as revisões do target e da stoploss, esta última com menos frequência. Irei manter-me fiel ao estudo inicial.

Obrigado!

Abraço
Indian Joe

por O Alquimista » 14/3/2015 19:57

indian_joe Escreveu:Boas,

Alquimista, como me devo posicionar perante tais dúvidas? Que precauções terei de ter nesta zona :-k ?

Obrigado

Abraço
Indian Joe

Olá Indian,

Sem saber que tipo de investimento decidiste fazer e qual o teu perfil, uma resposta seria, permite-me a expressão, blá blá blá sem sentido. E isso recuso-me a fazer perante a oferta reinante (eles bem dizem mal mas lá acabam por desenhar umas linhas que eu cá sei quais são...). Também não me sentiria à vontade em ir muito fundo no tema porque não é essa a minha função. Daí que só possa falar em termos muito genéricos e que diria a qualquer um que estivesse na mesma situação: o 1º obstáculo do preço, nos termos da técnica, é a ML. Vencida esta, o próximo objectivo é a UMLH.
Agora, um conselho: se desenhas um investimento usando certo tipo de linhas, leva-as até ao fim do mundo, no sentido de que é perigoso desenhares outras linhas, porque outras linhas podem sempre ser desenhadas, criando confusão e hesitação. Se com as linhas primitivas o negócio correr mal, será um caso para estudo post mortem (os negócios vencedores também devem ser estudados porque contêm algo que deve ser interiorizado e repetido). Então, sim, podes desenhar o que quiseres e tirarás as devidas ilações. A única situação em que vou desenhando novas linhas prende-se com a revisão do target já se encontrando o negócio em posição de não ser uma perda e concomitantemente com a revisão da stoploss.

Abraço

por indian_joe » 14/3/2015 16:30

Boas,

Obrigado

Abraço
Indian Joe
Anexos
EDPR3.png
Two sides to every story...
EDPR4.png
Uma visão mais apróximada...

por indian_joe » 14/3/2015 16:09

Boas,

Tendo a cotada EDPR quebrado máximos relativos recentemente, confesso que me encontro algo dividido entre fechar a posição na CML ou esperar que ela vá de encontro à UMLH. Terei de aguardar a reacção à CML, se lá chegar é claro! Seguem os gráficos...

Should i stay or should i go...
Anexos
EDPR0.png
EDPR.png
EDPR2.png

por O Alquimista » 14/3/2015 1:38

Toward a Simple Model of Price Behavior

For readers who may not be familiar with my work, I am a quantitative discretionary trader. What this means is that I am a discretionary trader, but everything I do is subject to rigorous, quantitative, and statistical verification. Over the years, I have accumulated a lot of statistical evidence for what works and what does not work in the market, and the results may be surprising. (As an interesting aside, I published a 480 page book last year. The book I almost published was over 900 pages, and the “missing” 450 pages were mostly in-depth statistical analysis of the deep workings of price action and market structure. I’ll be sharing some of that information in this blog over the coming months.) I’m sometimes accused of being overly negative, as the preponderance of statistical evidence strongly contradicts many of the accepted tools of technical analysis such as moving averages, candlestick patterns, and Fibonacci ratios. Many traders find this message challenging, but many people would rather have confirmation rather than a good hard look at the realities of what works and what does not. In many ways, I’m nearly a market nihilist, as I believe (based on my experience and research) that nearly everything everyone thinks works, actually does not. The point of this work is not to disparage anything anyone does; the point is to save your time and money. - Adam Grimes

http://adamhgrimes.com/blog/toward-a-si ... -behavior/

por O Alquimista » 13/3/2015 16:27

O Alquimista Escreveu: À espera que apareça o "João Moura" e/ou que ocorra um teste à linha para se efectuar uma venda com base nas regras 2 (prices will either reverse on meeting the ML or gap through) e/ou 4 (when prices reverse before reaching the ML, leaving a “space”, they will move more in the opposite direction than when prices were rising toward the ML).

Ordem de venda executada, targets na LMLH e 1ª WL.

1º target atingido, encerramento parcial da posição, stoploss em b/e quanto ao remanescente, acompanhando o evoluir da situação quanto ao 2º target.

A mais necessária das ciências é esquecer o mal aprendido noutros tempos - Aristóteles
Anexos
tu.jpg

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 48 visitantes