Pedro Passos Coelho
otangas Escreveu:rmachado Escreveu:Essa da logistica da batata parece uma "parvoice" em termos de gestão...
Será que os custos de movimentar essa batata não superam os ganhos nos itens que referes?
Atualmente imagino que sim, mas na altura (há uns 10 anos, com os combustíveis bem mais baratos), a resposta era não.
Será?! No outro dia vi maçãs chinesas à venda no Supermercado... e alho já se vê há bastante tempo...
- Registado: 4/1/2004 22:32
pocoyo Escreveu:otangas Escreveu:pocoyo Escreveu:otangas Escreveu:pocoyo Escreveu:JMHP Escreveu:Por exemplo, quando usam o carro, têm que saber qual o preço que isso implica.”
Passos Coelho remata: “Isto não é simpático, mas não estamos num concurso de simpatia.
[/b]
Fonix o gajo é mesmo burro!!!
Qual é a parte que é subsidiada quando usamos o carro?
Se se estivesse a referir aos transportes publicos, ainda vá...
Queres saber custos que não são imputados aos condutores de veículos particulares? Ficam alguns:
Custos de investimento/manutenção, no caso de estradas não portajadas.
Custos de emissão de poluentes para a atmosfera
Custos de perda de tempo que são incutidos nos restantes utilizadores (a sua presença na estrada contrubui para o trânsito)
Custos relacionados com ruído
Etc...
Tás a gozar!? Certo?
Eu pago um imposto para tudo isso.
Eliminando o primeiro item, que imposto é que paga para cobrir os custos ambientais que o uso de um veículo particular acarreta?
O IA na aquisição e penso que depois o imposto de circulação tambem leva em conta esse factor.
(Só agora tive tempo para responder)
Como dizia o outro, vamos por partes:
- O Imposto Automóvel é o único que tem alguma consideração pelas questões ambientais, sendo parte do imposto calculado em função das emissões de CO2 do veículo. Contudo, este imposto não pretende "compensar" os custos ambientais dos veículos, mas sim incentivar a compra de veículos menos poluentes. Há que realçar que, apesar desta consideração no cálculo ser positiva, a consideração de apenas o pluente CO2 é um pouco redutora.
- O Imposto de Circulação é um imposto municipal, cujo principal destino é a manutenção das estradas que são pertença do munícipio (ou seja, exceptua-se a rede nacional rodoviária - fundamentalmente IC's e IP's).
- Parte dos impostos sobre os combustíveis, são ainda canalizados para a Estradas de Portugal, a gestão da rede rodoviária nacional.
Não tenha qualquer dúvidas que não são incutidos aos utilizadores de veículos rodoviários todos os custos inerentes ao seu uso, daí que há vários anos que se fala de "internalizar os custos externos" provocados pelo seu uso.
Deixo aqui uma história conhecida neste meio, que é bem exemplicativo desta problemática. Chama-se a história da "logística da batata":
Há uns anos, foi-me dado a conhecer a logística das batatas fritas congeladas, que se encontram à venda nos supermercados. Para a marca (na altura), líder do mercado, a logística era a seguinte:
1 - As babatas eram plantadas num país do centro da Europa (não me recordo qual).
2 - Depois de apanhadas, eram transportadas para Itália para a sua lavagem, dado que neste país a água era mais barata.
3 - Eram então transportadas para França para serem descacadas, cortadas e congeladas, dado que neste país a energia elétrica era mais barata.
4 - Por fim, eram embaladas noutro país (não me recordo de qual), por questões de custos.
5 - Finalmente, são transportadas para o mercado de venda.
Ou seja, quando chegava ao cliente final estas batatas congeladas tinham percorrido já milhares de km's. Ecomicamente, esta situação fazia sentido, contudo ambientalmente trata-se de uma situação insustentável. Isto acontece unicamente porque não são imputados aos utilizadores dos verdadeiros custos que o uso de um transporte rodoviário acarreta.
Agora, é difícil de cobrar isto aos utilizadores, até por uma questão de justiça. Tem muitos mais custos ambiental um automóvel que utiliza diaramente o IC19 (uma das estradas mais congestionadas do país) para ir trabalhar para a Av. da Republica (uma das av. mais poluídas do país) do que uma pessoa que faz o mesmo nº de km's numa auto-estrada sem trânsito (apesar de nesses caso, também se deve ter em conta o custo ambiental de construir uma estrada para "ninguém").
Queria com isto apenas demonstrar que os utilizadores de veículos automóveis não pagam todos os custos que provocam, pelo que a declaração do Pedro Passos Coelho faz sentido. Agora, não é fácil explicar isto a toda a população, nem será viável a internalização de todos os custos externos. No entanto, não tenha dúvidas que é para aí que caminhamos daqui uma ou duas dezenas de anos (veja o caso da euro-vinheta).
Eu também sempre votei e sempre disse que as pessoas deveriam votar para depois conseguirem reclamar; se não tivessem contentes com os partidos votassem em branco.
Mas o que acontece quando uma pessoa depara-se com a falência do sistema político actual, os partidos do centrão (PS/PSD) em 37 anos levaram o País três vezes à falência, sendo que as duas primeira possam ser constextualizada pela época vivida, esta última não tem explicação! É uma vergonha, que eu nunca pensei ser possível viver em idade adulta (nas outras era pequeno)...ter que pedir ajuda a países (que têm meia dúzia de anos quando comparados com o nosso) que nos menosprezam e que nos acham inferiores, deixa-me triste!
Quando se deixa de acreditar neste tipo de democracia nem votar em branco chega, porque a mensagem que passaríamos é que acreditamos no sistema, mas não nos identificamos com os partidos.
Depois lendo as opiniões de alguns caldeiristas respeitáveis, como o Elias e o MarcoAntonio, passei a concordar com eles e conclui que votar não serve para nada, a não ser perpetuar a legitimidade dos partidos que nos touxeram até aqui.
Acho que temos que começar a repensar outras formas de democracia, e não assumir que ou é esta democracia ou então é o vazio, a ditatura ou outra treta qualquer.
Por isso o MarcoAntonio ficou de amadurecer o assunto, repensar a democracia e tentar transmiti-la a outros, de preferência no Jornal de Negócios.

Mas o que acontece quando uma pessoa depara-se com a falência do sistema político actual, os partidos do centrão (PS/PSD) em 37 anos levaram o País três vezes à falência, sendo que as duas primeira possam ser constextualizada pela época vivida, esta última não tem explicação! É uma vergonha, que eu nunca pensei ser possível viver em idade adulta (nas outras era pequeno)...ter que pedir ajuda a países (que têm meia dúzia de anos quando comparados com o nosso) que nos menosprezam e que nos acham inferiores, deixa-me triste!
Quando se deixa de acreditar neste tipo de democracia nem votar em branco chega, porque a mensagem que passaríamos é que acreditamos no sistema, mas não nos identificamos com os partidos.
Depois lendo as opiniões de alguns caldeiristas respeitáveis, como o Elias e o MarcoAntonio, passei a concordar com eles e conclui que votar não serve para nada, a não ser perpetuar a legitimidade dos partidos que nos touxeram até aqui.
Acho que temos que começar a repensar outras formas de democracia, e não assumir que ou é esta democracia ou então é o vazio, a ditatura ou outra treta qualquer.
Por isso o MarcoAntonio ficou de amadurecer o assunto, repensar a democracia e tentar transmiti-la a outros, de preferência no Jornal de Negócios.

Caro Sr. Elias,
Mas eu vejo e muito o significado do voto em branco! Pelas razões mencionadas que reforço e pelo seu significado. Continue a ficar em casa e um dia descobre que lhe retiraram o direito de voto...pois, como sabe o país por agora já não é nosso.
Com todo o respeito agradecia que fizesse uma consulta aos estudos existentes actualmente sobre quais as explicações dos votos em branco e da abstenção. Há que ir às universidades. Vai ver que não estou a vender somente o meu peixe....é o peixe que se vende por si próprio!
Estes estudos são feitos por várias entidades: teses de mestrado, doutoramento, universidade católica, etc. Entidades um pouco mais independentes das marktests do mercado por encomenda. É só procurar. Podia sugerir o nosso conhecido Marcelo Rebelo de Sousa mas poderia achar um pouco....tendencioso.
Se há uma coisa que não gosto de fazer é inventar explicações somente para suportar um raciocínio. Isso é feito por aqueles que têm estudos que dão resultados favoráveis às obras que querem realizar...
Parece-me que está a comentar destrutivamente, como quem já desistiu do país que tanto ama. E continua a amar. Mas está desiludido como tantos!
Mas olhe, tem sempre direito à sua opinião. E respeito isso acima de tudo! Está no seu direito.
Cps
Mas eu vejo e muito o significado do voto em branco! Pelas razões mencionadas que reforço e pelo seu significado. Continue a ficar em casa e um dia descobre que lhe retiraram o direito de voto...pois, como sabe o país por agora já não é nosso.
Com todo o respeito agradecia que fizesse uma consulta aos estudos existentes actualmente sobre quais as explicações dos votos em branco e da abstenção. Há que ir às universidades. Vai ver que não estou a vender somente o meu peixe....é o peixe que se vende por si próprio!
Estes estudos são feitos por várias entidades: teses de mestrado, doutoramento, universidade católica, etc. Entidades um pouco mais independentes das marktests do mercado por encomenda. É só procurar. Podia sugerir o nosso conhecido Marcelo Rebelo de Sousa mas poderia achar um pouco....tendencioso.
Se há uma coisa que não gosto de fazer é inventar explicações somente para suportar um raciocínio. Isso é feito por aqueles que têm estudos que dão resultados favoráveis às obras que querem realizar...
Parece-me que está a comentar destrutivamente, como quem já desistiu do país que tanto ama. E continua a amar. Mas está desiludido como tantos!
Mas olhe, tem sempre direito à sua opinião. E respeito isso acima de tudo! Está no seu direito.
Cps
- Registado: 29/9/2008 14:47
Placebo Escreveu:Assim, e dentro do racíocinio acima descrito o votar em branco, dentro da forma instituída de participar nas eleições (votar ou não), é o único comportamento formal possível para demonstrar insatisfação com as alternativas partidárias que se nos apresentam eleições atrás de eleições.
Pois eu não vejo grande diferença.
Placebo Escreveu:as conclusões que a sociedade e os partidos fazem da abstenção não é a mesma do que as que votam em branco. Preferem considerar a abstenção como desinteresse, mudou de residência e não actualizou a morada, morreu e não foi comunicado esse facto à comissão eleitoral, etc, etc.
Placeno, parece-me que essas são as conclusões que tu fazes da abstenção. Mas não sei se é legítimo partires da tua interpretação pessoal para a suposição de que o resto da sociedade e os partidos fazem é a mesma. Se calhar não é...

- Registado: 5/11/2002 12:21
A Comissão Política do PSD Algarve aprovou por maioria e com uma abstenção, a lista de 12 candidatos pelo círculo de Faro para as legislativas, marcadas para 5 de Junho, e Mendes Bota, 55 anos, lidera-a.
Em segundo lugar da lista surge o ex-líder da JSD/Algarve e primeiro subscritor da petição pelo curso de Medicina no Algarve, Cristóvão Norte, 34 anos, actualmente chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Faro e conselheiro nacional do PSD.
A ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira quando Macário Correia foi presidente daquela autarquia, Elsa Cordeiro, 54 anos, e actualmente vereadora sem pelouro na Câmara de Tavira aparece em número três da lista.
O advogado Carlos Silva Sousa, 54 anos, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira e da Concelhia do PSD/Albufeira segue em quarto lugar da lista, logo seguido de Nuno Marques, 38 anos, actual vereador da Câmara Municipal de Lagos.
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/men ... ve_1489824
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Boa Tarde Carrancho,
Concordo também com o que dizes. O meu voto também vai para esse "partido"...
Repara que no mundo em que vivemos o dinheiro é a ideologia dominante, no aspecto em que o mundo ocidental está a ceder nas conquistas sociais que demoraram séculos a conseguir em prol de fazer concorrência com paises como a India, a China e o resto da Asia, onde a protecção social é inexistente, os salários miseráveis, os horários de trabalho infra-humanos, os direitos civis muito escassos ou nenhuns, etc, logo produzem como é claro bens muito "competitivos" para o mercado global. E alguém do Ocidente tem tentado a sério chamar esses "senhores" à razão para caminharmos numa prosperidade universal e não numa regressão existêncial??
Concordo plenamente quando dizes que actualmente direita, esquerda, etc já não fazem razão de existir. Por isso, pergunto e como sugeres qual a legitimidade política de um partido no futuro que ganhe as legislativas com 20%, o outro perde com 15% e o resto 65% é brancos?? Elegemos os Brancos??!!
Com 7% (20% de 35% de votantes) de votos dos Portugueses existe legitimidade para governar 100% dos portugueses e dos destinos do País??
Talvez cada vez mais se justifique somente apregoar por principios e valores universais, respeitando sempre como é óbvio as minorias, mas como digo estamos apenas no plano do exercício filosófico.
Concordo também com o que dizes. O meu voto também vai para esse "partido"...
Repara que no mundo em que vivemos o dinheiro é a ideologia dominante, no aspecto em que o mundo ocidental está a ceder nas conquistas sociais que demoraram séculos a conseguir em prol de fazer concorrência com paises como a India, a China e o resto da Asia, onde a protecção social é inexistente, os salários miseráveis, os horários de trabalho infra-humanos, os direitos civis muito escassos ou nenhuns, etc, logo produzem como é claro bens muito "competitivos" para o mercado global. E alguém do Ocidente tem tentado a sério chamar esses "senhores" à razão para caminharmos numa prosperidade universal e não numa regressão existêncial??
Concordo plenamente quando dizes que actualmente direita, esquerda, etc já não fazem razão de existir. Por isso, pergunto e como sugeres qual a legitimidade política de um partido no futuro que ganhe as legislativas com 20%, o outro perde com 15% e o resto 65% é brancos?? Elegemos os Brancos??!!

Talvez cada vez mais se justifique somente apregoar por principios e valores universais, respeitando sempre como é óbvio as minorias, mas como digo estamos apenas no plano do exercício filosófico.
pepi Escreveu:carrancho Escreveu:Enquanto não for mudado este sistema polítido de "partidocracia" (próximas eleições) qualquer outro fora de PS/PSD que estão infestados de coladores de cartazes e caravaneiros ou voto em branco.
Muito bem, quais dos 13 partidos existentes partilham os teus valores (acredito que defendas livre iniciativa e economia de mercado visto ser um fórum sobre mercados)?
Os "meus valores" têm ido parar ao bolso dos boys de PS e PSD. Neste momento, mais que defender qualquer ideologia política, parece-me importante fazer uma limpeza correndo com os tacheiros que estão concentrados nesses dois partidos.
Com este sistema político, com as limitações que estou consciente ter, a forma que encontro para eu e muitos como eu poderem contribuir para essa limpeza no imediato (próximas eleições) seria retirar a esses partidos o 1º e 2º lugar na AR. Acredito que isso os faria despertar obrigando a mudanças significativas numa demonstração clara de que se fazem borrada também sofrem as consequências.
Ideologia política, para já, não vejo nenhum que defenda a minha (aliás, o que dizem defender é só mesmo da boca para fora), sou complectamente apartidário e há muito que defendo que esquerda/centro/direita já não fazem qualquer sentido. O que realmente interessa são políticas que contribuem para o bem de todos, para isso é preciso haver um equilibrio, é preciso estar estar preparado para ceder e receber. Mais importante que uma boa política é a sua boa aplicação. Não vamos a lado nenhum com cada um por si nem com todos a impedirem que o mérito seja destacado.
Nestas eleições estou inclinado, mas ainda sem estar certo disso, a votar no PLD (ex. MMS). Os gajos não são de esquerda nem direita... dizem que são um partido da frente!

Nestes anos todos, mesmo que tarde demais, já aprendi que andar a mudar entre PS e PSD não é mais que mudar para ficar tudo na mesma.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Boa Tarde,
Apesar de ser muito novato aqui no fórum gostaria de partilhar o seguinte pensamento seguimento da apreciação do Sr. Elias, de que o voto em branco não serve para nada e é uma perda de tempo.
Enquanto o sistema político e a forma como funcionam os partidos políticos não forem reformados o nosso Portugal é certo que não irá longe. Obvio para todos os que procuram transparência. Certo? Certo.
Agora, o "pormaior" que ainda não percebi sobre esta temática é como será possível acontecer neste País essa mesma reforma quando o jogo de interesses partidário é tão profundo e promíscuo e não vislumbro os maiores partidos a tomarem decisões que diminua a forma de exercer influência e agregar poder. Ou seja, os partidos de poder decidirem acabar com essa forma organizada de usar poder partidário....um verdadeiro paradoxo talvez insolúvel muito mais fácil de filosofar sobre ele que fazê-lo...
Assim, e dentro do racíocinio acima descrito o votar em branco, dentro da forma instituída de participar nas eleições (votar ou não), é o único comportamento formal possível para demonstrar insatisfação com as alternativas partidárias que se nos apresentam eleições atrás de eleições. Sei que muitos não vão votar pelas mesmas razões dos que votam em branco, mas as conclusões que a sociedade e os partidos fazem da abstenção não é a mesma do que as que votam em branco. Preferem considerar a abstenção como desinteresse, mudou de residência e não actualizou a morada, morreu e não foi comunicado esse facto à comissão eleitoral, etc, etc.
Todas as candidaturas independentes são uma lufada de ar fresco eleitoral, como sabemos, mas apenas ocorreram nos últimos anos a nível presidencial. O último partido político representativo a aparecer foi o Bloco de Esquerda e passados alguns anos já muitos perceberam que o Francisco Louça é uma espécia de Paulo Portas da extrema esquerda, já actualmente inserido no "establishment" político....como é que isto aconteceu em tão poucos anos? Será esta a sina de todos os partidos que aparecem como alternativa política neste país? Por sermos um país demasiado pequeno e todos se conhecem a todos? Não sei a resposta a esta questão.
Peço desculpa pela extensão ser muito grande.
Apesar de ser muito novato aqui no fórum gostaria de partilhar o seguinte pensamento seguimento da apreciação do Sr. Elias, de que o voto em branco não serve para nada e é uma perda de tempo.
Enquanto o sistema político e a forma como funcionam os partidos políticos não forem reformados o nosso Portugal é certo que não irá longe. Obvio para todos os que procuram transparência. Certo? Certo.
Agora, o "pormaior" que ainda não percebi sobre esta temática é como será possível acontecer neste País essa mesma reforma quando o jogo de interesses partidário é tão profundo e promíscuo e não vislumbro os maiores partidos a tomarem decisões que diminua a forma de exercer influência e agregar poder. Ou seja, os partidos de poder decidirem acabar com essa forma organizada de usar poder partidário....um verdadeiro paradoxo talvez insolúvel muito mais fácil de filosofar sobre ele que fazê-lo...
Assim, e dentro do racíocinio acima descrito o votar em branco, dentro da forma instituída de participar nas eleições (votar ou não), é o único comportamento formal possível para demonstrar insatisfação com as alternativas partidárias que se nos apresentam eleições atrás de eleições. Sei que muitos não vão votar pelas mesmas razões dos que votam em branco, mas as conclusões que a sociedade e os partidos fazem da abstenção não é a mesma do que as que votam em branco. Preferem considerar a abstenção como desinteresse, mudou de residência e não actualizou a morada, morreu e não foi comunicado esse facto à comissão eleitoral, etc, etc.
Todas as candidaturas independentes são uma lufada de ar fresco eleitoral, como sabemos, mas apenas ocorreram nos últimos anos a nível presidencial. O último partido político representativo a aparecer foi o Bloco de Esquerda e passados alguns anos já muitos perceberam que o Francisco Louça é uma espécia de Paulo Portas da extrema esquerda, já actualmente inserido no "establishment" político....como é que isto aconteceu em tão poucos anos? Será esta a sina de todos os partidos que aparecem como alternativa política neste país? Por sermos um país demasiado pequeno e todos se conhecem a todos? Não sei a resposta a esta questão.
Peço desculpa pela extensão ser muito grande.
carrancho Escreveu:Enquanto não for mudado este sistema polítido de "partidocracia" (próximas eleições) qualquer outro fora de PS/PSD que estão infestados de coladores de cartazes e caravaneiros ou voto em branco.
Muito bem, quais dos 13 partidos existentes partilham os teus valores (acredito que defendas livre iniciativa e economia de mercado visto ser um fórum sobre mercados)?
- Registado: 17/3/2009 14:43
carrancho Escreveu:pepi Escreveu:pocoyo Escreveu:Estás a querer dizer que o PPC fez?![]()
Ou concordas comigo, que ele é BURRO.
Não o acho brilhante, acho que estava rodeado por pessoas a quem reconheço muita competência (Nogueira Leite, Carrapatoso, Catroga, etc).
N sendo brilhante, também acho que ainda é cedo para ser considerado Burro. Tem o meu benefício da dúvida, até porque partilho os valores da chamada "social democracia" : meritocracia, iniciativa privada, etc.
De qualquer forma, o JS tem de ser corrido para Fukushima, e temos que ter uma solução governativa estável, e a menos má parece que será uma coligação PSD+PP...
Ou achas que o JS merece + 1 oportunidade?!
Ora aqui está o perfeito exemplo de porque digo que a culpa é dos portugueses. Somos realmente uma cambada de cromos e mesmo com 37 anos de experiência a saltar de um para outro com os resultados que estão à vista, continuamos a votar no outro porque é menos mau que este ou porque é o nosso "clube partidário". Enfim!
Atirados na lama e as sondagens continuam a dar 39% e 33% a estes partidos... que vergonha!!!!
O que sugeres?
pepi Escreveu:pocoyo Escreveu:Estás a querer dizer que o PPC fez?![]()
Não o acho brilhante, acho que estava rodeado por pessoas a quem reconheço muita competência (Nogueira Leite, Carrapatoso, Catroga, etc).
N sendo brilhante, também acho que ainda é cedo para ser considerado Burro. Tem o meu benefício da dúvida, até porque partilho os valores da chamada "social democracia" : meritocracia, iniciativa privada, etc.
De qualquer forma, o JS tem de ser corrido para Fukushima, e temos que ter uma solução governativa estável, e a menos má parece que será uma coligação PSD+PP...
Ora aqui está o perfeito exemplo de porque digo que a culpa é dos portugueses. Somos realmente uma cambada de cromos e mesmo com 37 anos de experiência a saltar de um para outro com os resultados que estão à vista, continuamos a votar no outro porque é menos mau que este ou porque é o nosso "clube partidário". Enfim!
Atirados na lama e as sondagens continuam a dar 39% e 33% a estes partidos... que vergonha!!!!

Abraço,
Carrancho
Carrancho
pocoyo Escreveu:Estás a querer dizer que o PPC fez?![]()
pepi Escreveu:pocoyo Escreveu:pepi Escreveu:
E será que esse imposto é suficiente para fazer face aos custos?
Quantifica esses custos que eu digo-te se é suficiente.
Pois, acredito que essa análise ning do Governo tenha feito ainda...
Estás a querer dizer que o PPC fez?

Votar em branco é um desperdício de tempo, pois os votos em branco não servem para nada.
Quanto a votar noutro partido... considerarei fazê-lo no dia em que aparecer um tal partido que proponha mudar aquilo que está mal no sistema político, nomeadamente:
- a proibição de os deputados representarem os círculos que os elegerem
- a imposição de disciplina de voto nos partidos
Quanto a votar noutro partido... considerarei fazê-lo no dia em que aparecer um tal partido que proponha mudar aquilo que está mal no sistema político, nomeadamente:
- a proibição de os deputados representarem os círculos que os elegerem
- a imposição de disciplina de voto nos partidos
Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Mas... e o que fizeste para alterar isso? Abstiveste-te confiando aos outros a decisão...
É um facto, ao abster-me deixo a decisão nas mãos de outros.
Acontece que eu não voto porque não acredito na utilidade do meu voto, independentemente do partido escolhido. Acima de tudo discordo do nosso sistema político, no qual não me revejo, e é por isso que não voto.
Pois... até concordo contigo mas talvez uma boa maneira de mudar isso... é votar noutro partido ou em branco.
Ficaria muito contente se isso acontecesse.
- Registado: 24/8/2004 10:42
rmachado Escreveu:Mas... e o que fizeste para alterar isso? Abstiveste-te confiando aos outros a decisão...
É um facto, ao abster-me deixo a decisão nas mãos de outros.
Acontece que eu não voto porque não acredito na utilidade do meu voto, independentemente do partido escolhido. Acima de tudo discordo do nosso sistema político, no qual não me revejo, e é por isso que não voto.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GalegoPT, Google Adsense [Bot], jprgodinho, nbms2012, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1 e 232 visitantes