Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SexPistolsPT » 22/4/2008 18:04

Pessoal, queria ouvir/ler as vossas opiniões quanto a uma dúvida minha.

É melhor a compra de acções quando a cotação das mesmas estão bastante mais baixas que o "normal", ou será melhor a compra das mesmas quando estão acima do "normal"?

Cumprimentos,

Registado: 15/4/2008 10:52

por Seryon » 18/4/2008 11:56

São Linhas de Tendência (LT).
Com elas podes ter uma percepção da variação da cotação, servindo também como referência de resistência ou suporte. Normalmente uma quebra da LT significa uma mudança de tendência.

cmps

Registado: 17/4/2008 17:56

por SexPistolsPT » 18/4/2008 8:34

Como iniciante, desculpem a minha ignorância, mas alguem me pode explicar o que são as linhas traçadas no último gráfico aqui colocado?

Cumprimentos e obrigado.

por tonando » 17/4/2008 17:16

ok fibo, entendi...merci.

abraço.
Bons Negócios
Tó Nando

Registado: 29/11/2007 13:56

por Fibonacci » 17/4/2008 17:04

Pela minha interpretação, que é mais clara na Sonae do que na Portucel, o que eles referem como "Abertura" é a quantidade que estava ao preço do leilão, antes de ter sido iniciado o leilão.

A descrição "ao melhor" foram as ordens que entraram já durante o leilão.

Ou seja, no início do leilão, a Sonae estava com 150.000@bid - 383.000@ask, ao preço de 1,145. E eles, em função dessa indicação e da evolução do leilão, mantêm quantas acções estavam na abertura da fase de leilão, adicionando à parte as que foram colocadas no leilão, "ao melhor".

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por tonando » 17/4/2008 16:50

Boa tarde.

Fibonaci,

Conforme lhe prometi ontem, deixo uma figura do BPI Netbolsa onde aparecem as tais ordens na abertura.

Será só no BPI que isto aparece? Realmente, tenho curiosidade em saber o que isto significa.

Desde já apresento as minhas desculpas pelo incomodo e pela insistência.

Abraço.
Anexos
exemplo.jpg
exemplo.jpg (83.71 KiB) Visualizado 7672 vezes
Bons Negócios
Tó Nando

Re: Teste de tamanho

por Fibonacci » 17/4/2008 14:18

dreamkeeper2005 Escreveu:Ficou grande demais...
Vai agora um pouco mais pequeno...

dream,

Não precisas de colocar as tags img.

Por outro lado, podes carregar no botão "editar" do teu post e alterar as imagens e mesmo o texto, caso te enganes em qq coisa.

Fibp
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Teste de tamanho

por dreamkeeper2005 » 17/4/2008 14:15

Ficou grande demais...
Vai agora um pouco mais pequeno...
Anexos
Figura1.gif
Figura1.gif (63.13 KiB) Visualizado 7701 vezes

Registado: 30/3/2008 16:57

Agradecimentgo e teste

por dreamkeeper2005 » 17/4/2008 14:06

Muito obrigado pela pronta resposta.
Isto funciona melhor que certos serviços pagos, funciona tipo INEM, pede-se uma ajudinha vem logo o Chefe dos Bombeiros, a equipa de salvamento e reanimação, os «pironis» a acender e apagar, parabéns e obrigado.
Aqui vai o teste:
Anexos
Figura1.gif
Figura1.gif (77.97 KiB) Visualizado 7723 vezes

por Ulisses Pereira » 17/4/2008 12:46

Dreamkeeper, é o mais simples possível:

Debaixo da janela de texto em que escreves o post, tens um botão que diz "Anexar". Clickas nele. Depois, por baixo desse botão aparecerá outro botão que diz "Procurar". Procuras o ficheiro no teu PC que queres anexar, clickas em "Submeter" e já está. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Pedido de esclarecimento

por dreamkeeper2005 » 17/4/2008 11:43

Podem-me informar onde encontro as instruções para anexar imagens aos posts.
Um grande muito obrigado, para a alma caridosa que se dignar responder a este ignorante.
Um abraço

por salvadorveiga » 16/4/2008 23:37

n sei como é... so se tem acesso a acções do PSI nao precisas aderir a NADA. basta teres acesso online ao BPI NET e depois tens la a secção de bolsa... acesso ao PSI apenas... no entanto para participaçoes maiores nao vale muito a pena uma vez que vai encarecendo...

Registado: 12/3/2008 22:06

por tonando » 16/4/2008 23:28

SexPistolsPT Escreveu:Tonando, mas isso é atraves do BPI Net Bolsa, certo? Pode-se comprar/vender acções fora desse serviço, embora apenas referentes ao PSI-geral, sendo 2.50euro cada venda/compra. Para bolsas estrangeiras é que é necessário aderir à BPI Net Bolsa. Já agora, é paga alguma taxa anual por ser aderente desse serviço?

Obrigado.

Cumprimentos,
Hugo Sousa

salvadorveiga Escreveu:O Bpi online cobra 0,25% de comissões de Bolsa sem minimo + Taxa de Bolsa que são 2,5(estimados pq pode aumentar se for usado mais que um negocio)

o facto de ser barato é para bolsas pequenas uma vez que 0,25% de 1500 € sao para ai 2 € ou pouco mais... mas depois pagas mais o resto...

Alias tenho aqui uma ordem de compra que fiz na Semapa de 1300 € =

comissão eurnoext 2 €
imposto selo sobre comissao euro next 0.08 €
Comissao Bancaria 0,25% 2.81 €
Imposto selo 0.11

Total 5 €

Boa noite.

Uso o BPI Netbolsa sim.

Não sabia que podia aceder através de outro serviço do BPI. SEMPRE usei esta plataforma (há mais de 1 ano !!!) e dizem-me que há outro serviço do BPI e por quase metade do preço?? Amanhã já me vou informar no banco.
Agradeço estas informações que colocaram aqui.

Obrigado.

Abraço.
Bons Negócios
Tó Nando

por salvadorveiga » 16/4/2008 23:06

O Bpi online cobra 0,25% de comissões de Bolsa sem minimo + Taxa de Bolsa que são 2,5(estimados pq pode aumentar se for usado mais que um negocio)

o facto de ser barato é para bolsas pequenas uma vez que 0,25% de 1500 € sao para ai 2 € ou pouco mais... mas depois pagas mais o resto...

Alias tenho aqui uma ordem de compra que fiz na Semapa de 1300 € =

comissão eurnoext 2 €
imposto selo sobre comissao euro next 0.08 €
Comissao Bancaria 0,25% 2.81 €
Imposto selo 0.11

Total 5 €

Registado: 12/3/2008 22:06

por SexPistolsPT » 16/4/2008 20:13

Tonando, mas isso é atraves do BPI Net Bolsa, certo? Pode-se comprar/vender acções fora desse serviço, embora apenas referentes ao PSI-geral, sendo 2.50euro cada venda/compra. Para bolsas estrangeiras é que é necessário aderir à BPI Net Bolsa. Já agora, é paga alguma taxa anual por ser aderente desse serviço?

Obrigado.

Cumprimentos,
Hugo Sousa

Re: Comissões

por tonando » 16/4/2008 15:49

SexPistolsPT Escreveu:Boa tarde pessoal. Sou novo no mundo da bolsa e como qualquer iniciante tenho as minhas dúvidas. Uma delas é relativamente às comissões. Vejo falar por aí de comissões que vão desde os 5 euros aos 12 euros e afins...e não percebo porquê que o meu banco (BPI) somente cobra 2.50euro por cada compra/venda. Estou enganado ou estou a ver mal a situação? (lol)

Cumprimentos,
Hugo Sousa

Boa tarde.

No BPI Online pago 8,32 total por cada compra/venda!!!

Abraço.
Bons Negócios
Tó Nando

por MarcoAntonio » 16/4/2008 15:44

Não estou por dentro do tarifário do BPI mas além desses 2.5 euros não te cobrarão Taxa de Bolsa por cada negócio efectuado (e podem ser vários por compra/venda)?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Comissões

por SexPistolsPT » 16/4/2008 15:11

Boa tarde pessoal. Sou novo no mundo da bolsa e como qualquer iniciante tenho as minhas dúvidas. Uma delas é relativamente às comissões. Vejo falar por aí de comissões que vão desde os 5 euros aos 12 euros e afins...e não percebo porquê que o meu banco (BPI) somente cobra 2.50euro por cada compra/venda. Estou enganado ou estou a ver mal a situação? (lol)

Cumprimentos,
Hugo Sousa

por tonando » 16/4/2008 12:15

Fibonaci,

Vi agora a resposta. Realmente, é com o BPI Online que negoceio.

Obrigado pela atenção.

Logo, no fecho (se puder) coloco aqui uma imagem da profundidade com as tais ofertas na "abertura".

Abraço.
Bons Negócios
Tó Nando

por fnabais.ferro » 16/4/2008 11:06

Obrigado pelos esclarecimentos Fibonacci!!!

Cmpts e BN
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Fibonacci » 16/4/2008 11:01

fnabais.ferro Escreveu:Muito obrigado Fibonacci.

Já agora se me permites mais uma melguice. No ficheiro que vi no JN Online, hoje é data de "Ex-dividendo" mas a data de "Pagamento" aparece lá dia 21 de Abril! Serão esses os 3 dias a que te referes certo?

Desculpa pela maçariquice das minhas perguntas, e desde já os meus agradecimentos.

Cmpts e BN

Nem confirmei as datas de pagamento.

Apenas no dia 21/Abril vai ser feito o pagamento.
Nessa data é que deves dar uns 3 dias aos bancos para te colocarem o cash na conta. Mas a data-valor deve manter-se como 21/Abril.

Fibo

por fnabais.ferro » 16/4/2008 11:00

Muito obrigado Fibonacci.

Já agora se me permites mais uma melguice. No ficheiro que vi no JN Online, hoje é data de "Ex-dividendo" mas a data de "Pagamento" aparece lá dia 21 de Abril! Serão esses os 3 dias a que te referes certo?

Desculpa pela maçariquice das minhas perguntas, e desde já os meus agradecimentos.

Cmpts e BN

Re: Dividendos.

por Fibonacci » 16/4/2008 10:29

fnabais.ferro Escreveu:Bom dia,

Alguém me sabe indicar sff, quanto tempo + ou - demora até que se receba os dividendos?

Exemplo: Tenho algumas acções da SAG que vai pagar dividendos dia 21 certo? Quando posso contar em ter esse dinheiro disponível na conta à ordem?

Desde já o meu muito obgrigado.

Cumprimentos e BN,

fnabais,

Isso depende dos procedimentos de cada banco.
A SAG pagou ontem o dividendo, através do uma entidade. Essa entidade, enviou ordens de transferência (não pelo processo normal mas para perceberes é mais ou menos isso) para os accionistas da SAG. Agora os bancos receptores têm que colocar esse cash na conta dos accionistas.

Se for mais de 3 dias, estranha.

Vê também depois qual a data-valor atribuída ao movimento.

Fibo

Dividendos.

por fnabais.ferro » 16/4/2008 9:44

Bom dia,

Alguém me sabe indicar sff, quanto tempo + ou - demora até que se receba os dividendos?

Exemplo: Tenho algumas acções da SAG que vai pagar dividendos dia 21 certo? Quando posso contar em ter esse dinheiro disponível na conta à ordem?

Desde já o meu muito obgrigado.

Cumprimentos e BN,

por Fibonacci » 16/4/2008 9:06

tonando Escreveu:Boa tarde.

Se calhar vou fazer uma pergunta muito básica :oops: mas como não entendo resolvi perguntar... no leilão do fecho, aparecem as ordens de compra e de venda ao melhor; agora não entendo o que são as ordens "abertura" tanto nas vendas como nas compras! Serão as ordens dadas antes da abertura e que não são executadas? Já tenho esta dúvida há imenso tempo!! :?

Cumprimentos

tonando,

É no BPIOnline, certo?
Acho que essa questão já passou por aqui. Pelo que sei, oficialmente, não existe esse termo no leilão de pré-fecho. Parece-me uma invenção do BPIOnline.

Consegues meter uma imagem com um exemplo para ver se consigo interpretar o que eles querem dizer com isso?

Fibo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, Luzemburg, Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 175 visitantes