Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ricardmag » 8/6/2018 19:19

HU Escreveu:
jdourado Escreveu:Percebo a relevância da AT em determinadas alturas, mas nas últimas semanas os bonecos parecem-me completamente irrelevantes, e o BCP sobe e desce ao ritmo do cenário macro. Foi assim na descida abrupta (sem respeitas suportes), na recuperação, e a próxima semana tudo dependerá da reação às noticias do BCE.

Bons negócios.

As análises (AT) ao BCP, por este dias, fazem-me lembrar a explicação do António Silva relativamente ao funcionamento da rádio no filme "O Costa do Castelo", quando confrontado com o mau desempenho do aparelho:

" São as bobines que ainda estão frias, frapé: a onda bate na lâmpada e recua, daí o som quer sair e não pode. Tem que aquecer o carburador: veem? já está a levantar fervura"

Quando leio aqui as explicações sobre resistências, vem-me sempre à memória esta explicação "técnica" do António Silva... 8-)

Deixa lá que as de af são do melhor que há no mundo, principalmente nos targets. Não falham um :twisted:

transferir (5).png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Laribau » 8/6/2018 19:03

jdourado Escreveu:Percebo a relevância da AT em determinadas alturas, mas nas últimas semanas os bonecos parecem-me completamente irrelevantes, e o BCP sobe e desce ao ritmo do cenário macro. Foi assim na descida abrupta (sem respeitas suportes), na recuperação, e a próxima semana tudo dependerá da reação às noticias do BCE.

Bons negócios.

As análises (AT) ao BCP, por este dias, fazem-me lembrar a explicação do António Silva relativamente ao funcionamento da rádio no filme "O Costa do Castelo", quando confrontado com o mau desempenho do aparelho:

" São as bobines que ainda estão frias, frapé: a onda bate na lâmpada e recua, daí o som quer sair e não pode. Tem que aquecer o carburador: veem? já está a levantar fervura"

Quando leio aqui as explicações sobre resistências, vem-me sempre à memória esta explicação "técnica" do António Silva... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por tami » 8/6/2018 17:02

Percebo a relevância da AT em determinadas alturas, mas nas últimas semanas os bonecos parecem-me completamente irrelevantes, e o BCP sobe e desce ao ritmo do cenário macro. Foi assim na descida abrupta (sem respeitas suportes), na recuperação, e a próxima semana tudo dependerá da reação às noticias do BCE.

Bons negócios.

Registado: 28/12/2015 16:15

por Flavc » 8/6/2018 15:48

Rango (só pra picar, lol) qual é a pressa!!?? Os sinais ( do tuyi) para entrada /reforço ainda não evidentes, penso eu de que.

Registado: 9/3/2017 16:10

por ljbk » 8/6/2018 15:42

ljbk Escreveu:Do meu ponto de vista, ainda falta muito para se estar tão negativo e prever uma ida abaixo dos 0.2316.
O preço ainda não deu indicações claras do que poderá vir a seguir sendo que temos duas balizas muito importantes: 0.2639 e 0.2749.
É claro que as influências externas tambem poderão ajudar ao mercado se decidir: SP500 passa ou não os 2802, banca italiana, juros ...

Assim, de momento, estou neutro e de fora.

BN,
ljbk.

Tendo já feito 0.2638, o que agora importa saber é se o minimo deste pequeno (para já) movimento descendente ficará acima dos 0.2614 (topo do movimento inicial desde os 0.2316) ou não antes de eventualmente ultrapassar os 0.2749.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por Rango » 8/6/2018 15:10

Aproveitar a queda, para uma entrada de curto prazo… penso que as quedas vão parar por aqui e já há alguma tentativa de recuperação em alguma banca europeia. Há que arriscar e tentar aproveitar uma possível recuperação desta queda. Entrada a 0,2651, depois de há dias, ter saído a 0,2625, sem perdas nem ganhos.

Registado: 16/9/2016 15:35

por ricardmag » 8/6/2018 13:01

Conversa do tópico entretanto bloqueado http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=1164&p=1407589#p3678

ricardmag Escreveu:Não sei para que lado vai rebentar mas não me parece que esteja à semanas a acumular.
Ou estou a interpretar mal?

DocinhoTrader Escreveu:Não que estejas a interpretar mal o indicador, estás é a usar o indicador errado na circunstância errada.Em dias de sell off ou grande volatina que é onde o dinheiro esperto se posiciona,existem diferenças brutais entre o OBV e o A/D devido às fórmulas que compõem cada um, sendo que o OBV elimina mais o ruído por somar ou subtrair volume com as sessões anteriores em fecho.Para teres uma ideia se me for guiar pelo AD,já deveríamos estar abaixo dos 0.18cts. Simplificando, o OBV faz a leitura da big picture e o Ad faz a leitura do próprio dia.Ora como os processos de acumulação ou distribuição são sempre demorados fica fácil entender o porquê eu não usar esse indicador,nada contrata quem usa :wink:

Obrigado pela explicação.
Olhando para o OBV que vem desde janeiro em torno do 1.000.000.0 como concluis que está a acumular?

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por ljbk » 8/6/2018 11:21

Do meu ponto de vista, ainda falta muito para se estar tão negativo e prever uma ida abaixo dos 0.2316.
O preço ainda não deu indicações claras do que poderá vir a seguir sendo que temos duas balizas muito importantes: 0.2639 e 0.2749.
É claro que as influências externas tambem poderão ajudar ao mercado se decidir: SP500 passa ou não os 2802, banca italiana, juros ...

Assim, de momento, estou neutro e de fora.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 8/6/2018 11:09

Rango Escreveu:
tyui Escreveu:
Quando o psizito desce o BCP costuma liderar... Hoje mais uma vela vermelha!

O BCP, hoje, limita-se a seguir a tendência da banca europeia. Podem traçar as linhas que quiserem e fazerem as previsões que quiserem, mas a verdade é que se a banca europeia começar a recuperar, o BCP vai atrás… A banca italiana, hoje, não está nada a ajudar… está com quedas acentuadas...

Linhas DIABÓLICAS, ... "o meu já cá canta" :mrgreen: :-"

Nova espera lá para baixo,... :mrgreen: :-"

"Mas se a minha avó não tivesse morrido, ainda hoje era viva"... :clap:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BCP.adeus.png
BCP.adeus.png (105.73 KiB) Visualizado 8036 vezes
BCP.regresso.png
BCP.regresso.png (77.21 KiB) Visualizado 8036 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Rango » 8/6/2018 10:42

tyui Escreveu:

O BCP, hoje, limita-se a seguir a tendência da banca europeia. Podem traçar as linhas que quiserem e fazerem as previsões que quiserem, mas a verdade é que se a banca europeia começar a recuperar, o BCP vai atrás… A banca italiana, hoje, não está nada a ajudar… está com quedas acentuadas...

por Flavc » 8/6/2018 10:27

Oi!! Já estava a sentir a falta do Tuyi aqui no BCP, lol. Ia mesmo perguntar onde andava porque cada vez que aparece ( é só coincidência, lol) tem dado para obter umas boas mais valias no BCP. Assim já vou olhar novamente com mais atenção, lol.

Registado: 9/3/2017 16:10

por tyui » 8/6/2018 10:20

EAGLE BULLMARKET Escreveu:BCP recuperou um pouco depois da queda abrupta .

Continua sem recuperar acima da LTA de medio prazo que vem desde os 15 cêntimos e mantem-se dentro do canal descendente .
Com a continua subida das taxas juro italianas para máximos recentes e da subida tx juro portuguesas com ajuda de declarações BCE , não tem drivers de subida.
BCP está há quatro dias estagnado e com 4 velas vermelhas , fraco indicador técnico .

Neste momento a probabilidade maior , será corrigir para valores inferiores .

Registado: 4/2/2011 7:53

por maceirafernandesjose » 8/6/2018 10:09

Eagle o bcp corrigiu atè ao seu mais importante suporte 0,23 subindo desde aì mais de 15 por cento,està agora numa fase de alguma consolidação e acima de 0,26,não me parece nada mal. :)

Registado: 17/12/2013 1:15

por EAGLE BULLMARKET » 8/6/2018 7:27

BCP recuperou um pouco depois da queda abrupta .

Continua sem recuperar acima da LTA de medio prazo que vem desde os 15 cêntimos e mantem-se dentro do canal descendente .
Com a continua subida das taxas juro italianas para máximos recentes e da subida tx juro portuguesas com ajuda de declarações BCE , não tem drivers de subida.
BCP está há quatro dias estagnado e com 4 velas vermelhas , fraco indicador técnico .

Neste momento a probabilidade maior , será corrigir para valores inferiores .
Anexos
bcp 0806.PNG
bcp 0806 100.PNG

Registado: 11/5/2018 15:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 7/6/2018 20:58

P-Mendes Escreveu:Seria muito importante o fecho de hoje acima dos 0,269 e amanhã, preferencialmente acima dos 0,271x, de forma a fechar 3 velas (e também a semana) acima da MM200. Para a semana poder-se-ia preparar novamente um assunto aos 0,28 que poderão ser um osso duro de roer. O ideal seria no curto prazo a cotada voltar a ficar em cima da LTA de longo prazo e quebrar a LTD de curto/médio prazo, mas isso também já é pedir muito. Um dia de cada vez!

Do gráfico abaixo, gosto do RSI não estar muito esticado, da excelente recuperação da OBV ficando assim muito perto dos máximos de 2018 e da linha MACD ter cruzado a linha de sinal. Apenas não gosto, para já, do TRIX estar ainda abaixo da linha zero, da DI+ e DI- estarem distantes, mas acima de tudo pelo volume ter estado a reduzir à 7 sessões.

Imagem

Ainda consegues colocar mais indicadores que eu traços vermelhos, claro que é só :shock: para confundir,... :mrgreen: :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BCP.07Junho.png
BCP.07Junho.png (109.57 KiB) Visualizado 6332 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Investbem » 7/6/2018 16:53

PIKAS Escreveu:
P-Mendes Escreveu:Seria muito importante o fecho de hoje acima dos 0,269 e amanhã, preferencialmente acima dos 0,271x, de forma a fechar 3 velas (e também a semana) acima da MM200. Para a semana poder-se-ia preparar novamente um assunto aos 0,28 que poderão ser um osso duro de roer. O ideal seria no curto prazo a cotada voltar a ficar em cima da LTA de longo prazo e quebrar a LTD de curto/médio prazo, mas isso também já é pedir muito. Um dia de cada vez!

Na minha opinião, o movimento de subida iniciado no final do mês está a perder gás a olhos vistos. Duvido muito que, sem uma correcção, este movimento leve a cotação até aos 0,28€, quanto mais passar esse valor.
Seria muito importante acontecer a correcção para haver " balanço " para novos voos. O que fez ontem ( até aos 0,2640 ) é pouco. Acho que tem bater e lutar contra, pelo menos os 0,26, talvez descer um pouco abaixo disso, verificar-se a entrada de compradores e também dos que fizeram mais-valias na subida e saíram e a a partir daí ganhar ímpeto.
É verdade que os principais indicadores não estão esticados, mas também é verdade que a força compradora não se mostra, talvez porque se espera a correcção que ainda não aconteceu.
Na minha opinião, acho que vamos andar neste marasmo até acontecer a subida, e se acontecer será efémera, ou a descida para a qual mais me inclino.
Cumprimentos,

Pode ser Pikas, mas o RSI está em 49, ainda com muita folga.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por PIKAS » 7/6/2018 16:03

Na minha opinião, o movimento de subida iniciado no final do mês está a perder gás a olhos vistos. Duvido muito que, sem uma correcção, este movimento leve a cotação até aos 0,28€, quanto mais passar esse valor.
Seria muito importante acontecer a correcção para haver " balanço " para novos voos. O que fez ontem ( até aos 0,2640 ) é pouco. Acho que tem bater e lutar contra, pelo menos os 0,26, talvez descer um pouco abaixo disso, verificar-se a entrada de compradores e também dos que fizeram mais-valias na subida e saíram e a a partir daí ganhar ímpeto.
É verdade que os principais indicadores não estão esticados, mas também é verdade que a força compradora não se mostra, talvez porque se espera a correcção que ainda não aconteceu.
Na minha opinião, acho que vamos andar neste marasmo até acontecer a subida, e se acontecer será efémera, ou a descida para a qual mais me inclino.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por P-Mendes » 7/6/2018 14:33

Seria muito importante o fecho de hoje acima dos 0,269 e amanhã, preferencialmente acima dos 0,271x, de forma a fechar 3 velas (e também a semana) acima da MM200. Para a semana poder-se-ia preparar novamente um assunto aos 0,28 que poderão ser um osso duro de roer. O ideal seria no curto prazo a cotada voltar a ficar em cima da LTA de longo prazo e quebrar a LTD de curto/médio prazo, mas isso também já é pedir muito. Um dia de cada vez!

Do gráfico abaixo, gosto do RSI não estar muito esticado, da excelente recuperação da OBV ficando assim muito perto dos máximos de 2018 e da linha MACD ter cruzado a linha de sinal. Apenas não gosto, para já, do TRIX estar ainda abaixo da linha zero, da DI+ e DI- estarem distantes, mas acima de tudo pelo volume ter estado a reduzir à 7 sessões.

Imagem

Registado: 25/1/2017 0:43

por maceirafernandesjose » 7/6/2018 13:37

O bcp pareçe que està a cantar o fado à zona de resistençia,vamos a ver se gosta da musica. :idea: :)

Registado: 17/12/2013 1:15

por jgut » 6/6/2018 18:27

JohnyRobaz Escreveu:
jgut Escreveu:
Rango Escreveu:Banca espanhola a recuperar bem das quedas matinais. Banca italiana, idem, idem... BCP, pelo contrário, parece querer afundar mais… :roll:

Desde o dia 1 que há divergência entre o obv e o preço... o que sugere distribuição (supostamente, mais valias da subida de mais de 10%). Agora é esperar os sinais, segundo a estratégia de cada um 8-)
abraço

Admito que não me é fácil apanhar uma divergência clara no gráfico do BCP recente, mas a divergência que falas é bullish? Tipo esta? Se for, não é acumulação?

Cumps

Johny

estava a referir-me à imagem que deixo
abraço
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por NaoSei » 6/6/2018 16:56

EAGLE BULLMARKET Escreveu:O BCP mantem-se dentro do perfeito canal descendente de curto prazo já com vários meses e com a perfeita tendência descendente acentuada .

Após a queda fortíssima em poucas sessões , tendo como base a subida das taxas de juro italianas , teve uma ligeira recuperação para dentro do canal descendente .

Agora parece estar a retomar as quedas indo provavelmente uma vez mais testar a base do canal descendente .

Com o ceticismo sobre o novo plano de governo italiano com politicas " Toca a gastar" , e com taxas juro italianas 10Y novamente a subir 6% , não deve ser dificl assistir nos próximos dias a novas quedas nesta cotada.

Deutsch Bank em mínimos e setor banca em queda também poderão ajudar na visita a valores inferiores .

Espero que tenhas razão, estou desejoso de reforçar.

Registado: 8/10/2008 11:04

por Rango » 6/6/2018 16:37

BCP, depois de um certo desfasamento durante parte do dia, a acompanhar a recuperação da banca europeia, principalmente a banca espanhola e italiana:

Santander
Imagem

UBI
Imagem

BCP

Imagem

por EAGLE BULLMARKET » 6/6/2018 15:40

italy 10 y 0606.PNG
italy 10 y 0606.PNG (16.1 KiB) Visualizado 8434 vezes
Anexos
indices 0606.PNG
indices 0606.PNG (18.53 KiB) Visualizado 8434 vezes
finança europa.PNG
finança europa.PNG (7.03 KiB) Visualizado 8434 vezes

Registado: 11/5/2018 15:17

por Rango » 6/6/2018 15:37

F63 Escreveu:Com os italianos a estragarem a festa, parece-me que iremos testar novamente os 0,26.

BN

Já estiveram com melhor cara, mas, mesmo assim, não acho que a banca italiana esteja a 'estragar a festa'...

Banca Generali -+2,49%
Banco Bpm - +4,10%
Bper Banca - -0,39%
FinecoBank - +4,58%
Mediobanca - +0,45%
UBI - +0,47%
UniCredit - -0,57%

por JohnyRobaz » 6/6/2018 15:18

jgut Escreveu:
Rango Escreveu:Banca espanhola a recuperar bem das quedas matinais. Banca italiana, idem, idem... BCP, pelo contrário, parece querer afundar mais… :roll:

Desde o dia 1 que há divergência entre o obv e o preço... o que sugere distribuição (supostamente, mais valias da subida de mais de 10%). Agora é esperar os sinais, segundo a estratégia de cada um 8-)
abraço

Admito que não me é fácil apanhar uma divergência clara no gráfico do BCP recente, mas a divergência que falas é bullish? Tipo esta? Se for, não é acumulação?

Cumps
Anexos
bcp.jpg
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Athoss, cisne3, Majestic-12 [Bot], rg7803 e 99 visitantes