Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 8/4/2015 0:09

@ chico laranja: vai colocando perguntas à medida que avançares no estudo.

@malvoisin: continua a fazer análises post mortem. Ao usares 2 ou mais forks terás acréscimo de informação com que tens de lidar. Nunca compreendi porque se olha para o sp500 quando se negoceia o dax e vice-versa. Fazer isso é trazer para a arena problemas adicionais, como se os problemas que cada um deles coloca não fossem suficientes. Quando negoceio a compra de um Audi não me preocupo com o preço do Skoda. Aliás, basta pensar nos pit traders: negociarão eles apenas com base no preço do activo que têm à frente ou também se preocuparão com mercados vizinhos?

Abraço

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa em ebulição: se o preço decidir não respeitar a linha azul, realizar-e-á um short com stoploss acima do pivot relevante e target (para já) na minha inferior (as above, so below).

A linha ainda não cedeu e a oportunidade ainda não apareceu.

Nada a acrescentar. Constata-se que o preço terá de momento encontrado suporte na linha azul. Crê-se que tal linha podia ter sido usada para uma compra, com target na RL, tanto mais que a tendência é ascendente. Esta possibilidade não se prefigurou porque se começou a antecipar uma próxima fraqueza do preço. Como sempre, o mercado encarrega-se de demonstrar o gap existente entre o que está realmente a fazer e o que se quer ou se pensa que está ou irá fazer.

Com base no gráfico podia dizer: "ai coisa e tal, as minhas linhas dizem assim e assado, por isso comprei no teste à linha e blá blá blá, com stop aqui e target acolá". Se o fizesse, estaria a negar tudo o que tem rodeado as oportunidades especulativas: o esforço em mostrar, através de uma técnica bem identificada, em tempo real e com a antecedência possível, o antes (a perseguição da oportunidade), o durante (a evolução do negócio) e o depois (o resultado, bom ou mau). E isso não o farei. Mais depressa me dedicaria a dizer banalidades.
Anexos
xi.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por malvoisin » 7/4/2015 17:43

Caro Chico,

de facto é uma sorte termos o Alquimista e tb o Tim Morge para nos ensinarem a teoria, dps saber aplicar os conhecimentos na prática (e no momento certo) já é outro malabarismo... e, nesse sentido, e tb na sequência da conversa que referes (e para que os erros me fiquem gravados na memória), anexo o gráfico horário do DAX que negociei entre 5ªf e hoje, de forma contra-exemplar - neste caso uma entrada longa na 5ªf +- nos 11980 e outra curta hj a 2/3 do caminho para cima, ambas com algo em vista, mas feitas de forma muito precipitada. o que tinha em vista com o longo já tinha explicado anteriormente, e essa ideia acabou por verificar-se de certa forma: o índice fez novo máximo relativo, e, no meu entender, o preço demonstrou alguma força, ainda não suficiente, no entanto, para fazer novo máximo absoluto.

quanto ao curto, a minha ideia era um reteste à linha superior da fork vermelha, nomeadamente na intersecção com a fork verde - o Tim Morge refere a frequência dos retestes às linhas das forks após estas terem sido quebradas, antecipando o disparo final - e na sequencia disso mesmo, a minha questão é esta: faria sentido o preço ir testar a UML da fork vermelha dps de ter disparado (fazendo por ex. o movimento que tracei até ao "Energy Point"), ou esse reteste já tinha sido feito durante o slide na linha azul antes de ter ido para cima (nesta escala é dificil de ver, mas o preço andou a saltitar na sliding parallel antes de ter disparado, e daí a minha dúvida - poder-se-á considerar esse caminho saltitante o próprio reteste?).

a outra entrada, a curta, foi, tb ela, despropositada, e se tivesse olhado com outros olhos para o gráfico teria percebido que a única entrada curta que faria sentido teria sido na zona do "Joao Moura" na zona de preço do máximo absoluto que originou este movimento de lateralização descendente (e que assinalei com o rectângulo - foi precisamente aí que o preço parou).

e tendo em vista essa paragem final do preço na sua subida (DAX), anexo o 2º gráfico (SP500), com o que estava a ver enquanto negociava o DAX (Alquimista, sei o que já me disseste em relação ao uso de 2 forks em simultânei, mas neste caso juntei-as pq só assim se percebem alguns movimentos em ambos os índices e, na altura em que as tracei, quis tentar perceber quando é que o preço saia de uma e entrava na outra, tanto no DAX como no SP500, e pode-se ver claramente quando isso aconteceu em ambos os casos).

por fim, o preço no DAX parou de subir qd chegou à zona do "João Moura" e, simultaneamente, qd o SP500 chegou à ML da Fork verde (foi na msm altura).

ainda em relação ao 2º gráfico - SP500 - reteste à ML e ida à LML? a avaliar pela forma como reagiu, parece-me bem possível...

resultado: o longo deu lucro (por sorte), ainda assim vendi-o cedo de mais qd vi o gap, e o curto deu prejuizo.

Abraço
Anexos
DAX - 07-04-2015.jpg
SP500 - 07-04-2015.jpg

Registado: 6/3/2014 19:07

por chico_laranja » 7/4/2015 14:55

Dá gosto de ler este tópico.

Continuem a conversa que eu continuo a aprender :clap:

Pena tenho que o meu estudo nesta área e neste momento se resuma aos 2 tópicos d'O Alquimista.

Mas dá para manter o apetite aguçado e quem sabe um dia avance para um estudo mais aprofundado :-k

Um abraço
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por O Alquimista » 6/4/2015 23:45

O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa em ebulição: se o preço decidir não respeitar a linha azul, realizar-e-á um short com stoploss acima do pivot relevante e target (para já) na minha inferior (as above, so below).

A linha ainda não cedeu e a oportunidade ainda não apareceu.
Anexos
eu.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por O Alquimista » 6/4/2015 0:28

Oportunidade especulativa em ebulição: se o preço decidir não respeitar a linha azul, realizar-e-á um short com stoploss acima do pivot relevante e target (para já) na minha inferior (as above, so below).
Anexos
uu.jpg

por O Alquimista » 3/4/2015 22:40

ainda a propósito dos "João Mouras", normalmente tens em consideração se deram origem a um novo máximo ou não, correcto? e neste caso, se o 1º deu, já o 2º nao.

Sim, essa é uma das formas de se usar o "João Moura", porque é nesse momento que fica completo. Há casos em que podes tentar antecipá-lo e entrar com ele em formação, mas isso é muito avançado e pressupõe uma leitura do price action muito íntima.

a propósito das EW, costumas usá-las? é 1assunto que que ainda pesquisei mas que sinceramente me deixou um pouco às aranhas, acabei por achar um conhecimento demasiado complexo e difícil de aplicar na prática.

Quando chegares à parte do "curso escrito" em que se discute a contagem dos pivots segundo o Prof. Anderson poderás constatar que esta subtécnica foi engendrada com base em supostas "falhas" das EW. Isto dá-me suficiente informação para me contentar com um conhecimento básico sobre as EW. Mas, o que verdadeiramente me faz afastar das EW e escolher, sem margem para dúvidas, as ML foi a circunstância de estas terem sido objecto de 2/3 dissertações em universidades norte-americanas tendo sido atribuído o respectivo grau académico. Não conheço outra técnica que tivesse passado esse crivo...científico, incluindo as EW. Só isto me tira qualquer dúvida sobre as potencialidades das ML quando comparadas com as EW e outras técnicas. Mas, é claro, para se saber isto é preciso procurar informação e não ficarmos agarrados a certos conceitos que, quando descritos nos livros, parecem tão perfeitinhos...

Quem melhor te poderá explicar e dar exemplos vivos sobre pessoas que usem as EW, tenham sucesso e ensinem é o HJOR, que se dedica ao seu estudo e as pratica. Eu conheço alguns deles, por vezes até leio comentários e não raras as vezes coincidem com a minha visão das coisas. O que por vezes me separa deles é que eu posso ver um "João Moura" (ou seja a onda vai continuar), mas eles vêm outra onda em formação. Por isso dá-me gozo assistir a isso em directo, ainda que não tenha capacidade para negociar porque nesse momento navego com outras baleias...

Abraço

por malvoisin » 3/4/2015 22:04

Caro Alquimista,

O Alquimista Escreveu:Caro Malvoisin,

Na sequência da tua análise, deixo aqui mais uns temazitos para consideração: que força/relevância/importância tem um fork ascendente numa fase descendente do preço e vice-versa? O "João Moura" terá o mesmo significado/importância independentemente da fase em que o mercado se encontre?
Estas perguntas não têm nada de especial nem são privativas deste técnica. Bem pelo contrário! As mesmas ou semelhantes perguntas podem ser feitas se usarmos outros indicadores ou padrões. Por exemplo: uma bull flag tem a mesma importância se estivermos na onda 3 ou na onda 5 das EW?

em relação à tendência ser descendente: o 1º high relativo na zona dos 11140 confirmou o low absoluto como swing down, o que poderia fazer supor uma mudança de tendencia, e, ainda nessa perspectiva, o low seguinte foi superior ao anterior, mas o 2º high relativo nos 11140 (ainda que por margem minima, inferior ao 1º) que deu origem ao double top nao confirmou essa mudança para ascendente... vendo as coisas agora que é smp mt mais fácil, diria que a melhor oportunidade que surgiu seria um curto no teste à UML da fork vermelha (logo a seguir ao double top) com stop acima do double top, mas os "João Mouras" de facto iludiram-me e "colocaram-me" a pála de longo. a outra oportunidade deu-se anteriormente: teria sido 1 longo no teste à ML da fork vermelha que já tinha sido construida com o pivot C no 1º máximo nos 1140, mas qd tal aconteceu tínhamos tido um anterior higher high e higher low que poderia fazer supor a tal mudança para ascendente, para além de que a fork era descedente e um longo teria sido, consequentemente, contra a sua natureza. no entanto, teria sido um longo na zona do coil que deu origem ao tal 1º máximo relativo...

ainda a propósito dos "João Mouras", normalmente tens em consideração se deram origem a um novo máximo ou não, correcto? e neste caso, se o 1º deu, já o 2º nao.

a propósito das EW, costumas usá-las? é 1assunto que que ainda pesquisei mas que sinceramente me deixou um pouco às aranhas, acabei por achar um conhecimento demasiado complexo e difícil de aplicar na prática.

Aqui vai:
Se em face de um gráfico de 30 m se pode afirmar que o preço encontrou um suporte e inverteu a tendência, não quererá isso significar que num time-frame superior (ex. diário) também encontrou um suporte? Se sim, para que preciso de andar a comparar time-frames? Bastaria dedicar a atenção a um time-frame e negociar a partir dele. O que interessa para uma baleia não são propriamente suportes e resistências em vários períodos de tempo, mas preços. E o preço é o mesmo, seja no gráfico diário ou no gráfico de 5 m.
Decompor a vela é apenas isto: pego por exemplo numa significativa vela verde ou vermelha que se veja no diário e vou ver como ela se subdivide num gráfico de 15 m. Pode ser que encontre o João Moura no de 15 m...
O facto de não praticar não quer dizer que não veja, não estude ou não me preocupe. Pelo contrário, gosto de ler várias coisas, mesmo que sejam anti-morgianas. Assim, uma das pessoas que de forma mais consistente vejo usar a ideia dos múltiplos time-frames é a Carolyn Boroden. Vejo, aprecio mas não faço como ela porque sigo outro procedimento. Reconheço, contudo, que a abordagem dela faz todo o sentido.
Acresce que dispersar a atenção por vários time-frames cria confusão quanto à criação da stoploss de acordo com o atr: o atr de um gráfico de 20 m não pode ser usado num negócio delineado num gráfico diário. Isso é fazer batota e o mercado não gosta disso.

compreendi!

Hás-de lá chegar e é a opinião dele. Ora, opiniões há muitas, o que interessa é encontrarmos a que mais se assemelha à nossa maneira de negociar. Que fique claro: ele não é contra fazer-se uma análise usando vários períodos de tempo. O que ele se insurge é contra o modo como essa mensagem é transmitida pois chega às suas mãos muita gente que passou por essa escola de pensamento (e até cita nomes) mas estão tão embrulhados e perderam tanto que mete dó... Já tive oportunidade de dar esta imagem: se queres ser um malabarista, começas logo a treinar com 6/7 bolas?

excelente imagem!

Abraço

por O Alquimista » 3/4/2015 19:52

Caro Malvoisin,

a minha ideia de usar a fork verde era ter um contra-ponto, normalmente gosto de olhar para os 2 lados e confrontá-los, mas sim, claro que percebo a tua ideia de simplificar, e de facto a fork vermelha era coerente com o que o preço estava a fazer, mesmo nos testes à sua UML, e por isso deveria ter sido suficiente, nada a dizer quanto a isso.
e para finalizar, mais um erro: nao me apercebi de que hoje não pudesse negociar o activo que tinha comprado pelo que nao pude fechar posição, enfim...

Na sequência da tua análise, deixo aqui mais uns temazitos para consideração: que força/relevância/importância tem um fork ascendente numa fase descendente do preço e vice-versa? O "João Moura" terá o mesmo significado/importância independentemente da fase em que o mercado se encontre?
Estas perguntas não têm nada de especial nem são privativas deste técnica. Bem pelo contrário! As mesmas ou semelhantes perguntas podem ser feitas se usarmos outros indicadores ou padrões. Por exemplo: uma bull flag tem a mesma importância se estivermos na onda 3 ou na onda 5 das EW?

Podes explicar melhor o que queres dizer com isto, designadamente o que está entre parêntesis?

Aqui vai:
Se em face de um gráfico de 30 m se pode afirmar que o preço encontrou um suporte e inverteu a tendência, não quererá isso significar que num time-frame superior (ex. diário) também encontrou um suporte? Se sim, para que preciso de andar a comparar time-frames? Bastaria dedicar a atenção a um time-frame e negociar a partir dele. O que interessa para uma baleia não são propriamente suportes e resistências em vários períodos de tempo, mas preços. E o preço é o mesmo, seja no gráfico diário ou no gráfico de 5 m.
Decompor a vela é apenas isto: pego por exemplo numa significativa vela verde ou vermelha que se veja no diário e vou ver como ela se subdivide num gráfico de 15 m. Pode ser que encontre o João Moura no de 15 m...
O facto de não praticar não quer dizer que não veja, não estude ou não me preocupe. Pelo contrário, gosto de ler várias coisas, mesmo que sejam anti-morgianas. Assim, uma das pessoas que de forma mais consistente vejo usar a ideia dos múltiplos time-frames é a Carolyn Boroden. Vejo, aprecio mas não faço como ela porque sigo outro procedimento. Reconheço, contudo, que a abordagem dela faz todo o sentido.
Acresce que dispersar a atenção por vários time-frames cria confusão quanto à criação da stoploss de acordo com o atr: o atr de um gráfico de 20 m não pode ser usado num negócio delineado num gráfico diário. Isso é fazer batota e o mercado não gosta disso.

mas ainda não vi o que ele diz em relação ao uso de múltiplos time-frames.

Hás-de lá chegar e é a opinião dele. Ora, opiniões há muitas, o que interessa é encontrarmos a que mais se assemelha à nossa maneira de negociar. Que fique claro: ele não é contra fazer-se uma análise usando vários períodos de tempo. O que ele se insurge é contra o modo como essa mensagem é transmitida pois chega às suas mãos muita gente que passou por essa escola de pensamento (e até cita nomes) mas estão tão embrulhados e perderam tanto que mete dó... Já tive oportunidade de dar esta imagem: se queres ser um malabarista, começas logo a treinar com 6/7 bolas?

Abraço

por malvoisin » 3/4/2015 18:26

Caro Alquimista,

O Alquimista Escreveu:Quando decidiste ir mais além da minha sugestão, criando um novo fork ascendente, passaste a ter que lidar com dois forks: o inicial descendente e o ascendente agora desenhado. Se às vezes lidar com um fork é extremamente difícil, imagina lidar com 2 ou mais. Daí a minha sugestão para apagar tudo e só deixar o fork descendente: a partir de então só terias de te preocupar com esse fork. Não será que ele te dava a informação suficiente para o que querias fazer?

a minha ideia de usar a fork verde era ter um contra-ponto, normalmente gosto de olhar para os 2 lados e confrontá-los, mas sim, claro que percebo a tua ideia de simplificar, e de facto a fork vermelha era coerente com o que o preço estava a fazer, mesmo nos testes à sua UML, e por isso deveria ter sido suficiente, nada a dizer quanto a isso.
e para finalizar, mais um erro: nao me apercebi de que hoje não pudesse negociar o activo que tinha comprado pelo que nao pude fechar posição, enfim...

O Alquimista Escreveu:Essa é outra das coisas que não preciso de fazer pois tenho a mania de negociar "para a direita" e de me preocupar pouco com "o que está para a esquerda", principalmente quando eu "vejo essa esquerda" no time-frame que estou a negociar (num gráfico de 30 m vejo suportes e resistências que estão em gráficos diários e semanais: para isso basta "decompor" as velas/barras mas, é claro, parece-me que isto não vem escrito na livralhada que por aí circula...).

Podes explicar melhor o que queres dizer com isto, designadamente o que está entre parêntesis?

PS. A esta altura já deves saber qual é a opinião do Morge sobre o uso de múltiplos time-frames na análise do mesmo activo...

em relação aos videos, comecei por ver o 1º e, logo por azar, esse está com um som horrível em que é difícil à brava de perceber o que ele diz, facto que me fez atrasar a visualização do 2º. quando comecei a ver o 2º tive uma agradável surpresa: o som estava impecável, e a partir daí já vi mais uns 2 ou 3, mas ainda não vi o que ele diz em relação ao uso de múltiplos time-frames.

Abraço

por O Alquimista » 3/4/2015 17:42

malvoisin Escreveu:afinal, nada disso, o preço está a respeitar a fork vermelha, e tb o double top nos 11140 era um aviso de que isto podia cair, fui incauto.

Caro Malvoisin

Quando decidiste ir mais além da minha sugestão, criando um novo fork ascendente, passaste a ter que lidar com dois forks: o inicial descendente e o ascendente agora desenhado. Se às vezes lidar com um fork é extremamente difícil, imagina lidar com 2 ou mais. Daí a minha sugestão para apagar tudo e só deixar o fork descendente: a partir de então só terias de te preocupar com esse fork. Não será que ele te dava a informação suficiente para o que querias fazer?
Acresce que fizeste algo que não costumo fazer e que por si mesmo envolve perigo: foste buscar mais informação ao recuares no tempo para construíres o fork ascendente. Eu sei que há por aí literatura que defende o multi-time framing, qual abelha de flor em flor à procura do melhor pólen. Essa é outra das coisas que não preciso de fazer pois tenho a mania de negociar "para a direita" e de me preocupar pouco com "o que está para a esquerda", principalmente quando eu "vejo essa esquerda" no time-frame que estou a negociar (num gráfico de 30 m vejo suportes e resistências que estão em gráficos diários e semanais: para isso basta "decompor" as velas/barras mas, é claro, parece-me que isto não vem escrito na livralhada que por aí circula...). Mais do isso: não só tenho esta opinião, como demonstro-a à saciedade nas várias oportunidades especulativas que vou apresentando. Eu compreendo que essa procura se deva à preocupação de tentar reduzir o risco e ao conforto que nos dá ter a nosso favor a mesma leitura em vários time-frames. Também passei por essa fase e entretanto evoluí (vamos admitir que é evolução: toda a transformação para melhor é evolução, ou não?).

Abraço
PS. A esta altura já deves saber qual é a opinião do Morge sobre o uso de múltiplos time-frames na análise do mesmo activo...

Para o bem e para o mal somos como a água da fonte que nos sacia a sede - O Alquimista.

por malvoisin » 3/4/2015 17:00

afinal, nada disso, o preço está a respeitar a fork vermelha, e tb o double top nos 11140 era um aviso de que isto podia cair, fui incauto.

por malvoisin » 3/4/2015 3:43

ok Alquimista, aqui vai a "peça" em zoom com o meu argumento para a subida do índice.

Abraço

p.s. esquece o que escrevi em relação à Doji, não há Doji nenhuma no 2º teste, apenas uma perna (longa).

p.s.s. o 2º teste à LML da fork verde dá-se num Energy Point já que ocorre na intersecção desta com a ML da fork vermelha, ou seja, é um teste muito bem sucedido para longos num ponto extremamente importante.

qt ao target: eventualmente na median line da fork verde. 2 obstáculos até lá: UML da fork vermelha que eu acredito que va ser ultrapassada, e dps o double top na zona dos 11140.
qt à stoploss, se queres que te diga ainda nao a tenho definida, para já vou ver o comportamento do preço no teste à UML da fork vermelha, se lá chegar. em ultimo caso posso apontar para o break-even - entrei por volta dos 11980, nao foi uma entrada de acordo com as regras, mas foi o melhor que consegui em termos de ponto de entrada ontem, já que na 4ªf nao cheguei a entrar, devia tê-lo feito.

por último, é uma forte hipotese o preço testar a LML da fork verde na intersecção com a UML da fork vermelha, caso assim seja, ainda falta bastante...
Anexos
DAX2.jpg

por O Alquimista » 3/4/2015 2:13

malvoisin Escreveu:Alquimista,

fiz o que disseste, apenas com uma pequena diferença: acrescentei a tal fork ascendente com um pivot A que me parece bom, no caso foi o mínimo deste último movimento ascendente do indice. penso que a imagem fala por si.

abraço

p.s. sim, investir dinheiro para aplicar conhecimentos novos é uma tentação, e um aprendiz de feiticeiro tende a fazer asneira da grossa, é verdade que sim, mas estou a jogar com muito pouco dinheiro, neste caso em turbo warrants.

OK, acompanhemos então esses teus forks

abraço

por malvoisin » 3/4/2015 1:59

Alquimista,

fiz o que disseste, apenas com uma pequena diferença: acrescentei a tal fork ascendente com um pivot A que me parece bom, no caso foi o mínimo deste último movimento ascendente do indice. penso que a imagem fala por si.

abraço

p.s. sim, investir dinheiro para aplicar conhecimentos novos é uma tentação, e um aprendiz de feiticeiro tende a fazer asneira da grossa, é verdade que sim, mas estou a jogar com muito pouco dinheiro, neste caso em turbo warrants.
Anexos
DAX.jpg
DAX.jpg (50.14 KiB) Visualizado 6867 vezes

por O Alquimista » 3/4/2015 1:30

malvoisin Escreveu:aqui vai uma aplicação (espero eu que estou longo) do "Hagopian Muito Forte" no DAX enquanto sinal de subida do preço.

Em vez de se usar uma fork ascendente para prever uma subida, pode-se prever essa mesma subida por sinais (contraditórios) de força numa fork descendente.

A ideia é a de que a fork descendente (que me parece ter bastante coerência com o preço) revelou sinais de força do preço no teste à ML, inclusive com um João Moura, facto que parece sugerir que a ML é um suporte fortíssimo - o preço parece recusar-se a obedecer à fork.

abraço

p.s. ando sempre com os comprimidos no bolso, por vezes vai a caixa inteira.

Malvoisin,

Gosto das tuas linhas. Se posso sugerir algo, aqui vai: apaga tudo e deixa apenas o fork descendente. Perante o que vires, faz uma nova leitura, que pode ou não coincidir com a que já fizeste (não é importante que coincida ou deixe de coincidir, o importante é simplificar um pouco). Se o fizeres, coloca aqui o gráfico com essa leitura.

Agora, um conselho de quem vem estudando as lições do Morge há mais de 2 anos: sempre que vires um conceito novo (por ex., undershoot, overshoot, ou o meu "João Moura"), faz um esforço para não replicares logo numa conta real. Sempre que o fiz, deu asneira porque há sempre algo que escapa quando ouvimos a descrição pela 1ª vez. A pressa em usá-la é enorme pois estamos influenciados pelos resultados que nos foram mostrados nos videos (grátis, relembre-se a audiência).

Abraço

por malvoisin » 3/4/2015 1:17

aqui vai uma aplicação (espero eu que estou longo) do "Hagopian Muito Forte" no DAX enquanto sinal de subida do preço.

Em vez de se usar uma fork ascendente para prever uma subida, pode-se prever essa mesma subida por sinais (contraditórios) de força numa fork descendente.

A ideia é a de que a fork descendente (que me parece ter bastante coerência com o preço) revelou sinais de força do preço no teste à ML, inclusive com um João Moura, facto que parece sugerir que a ML é um suporte fortíssimo - o preço parece recusar-se a obedecer à fork.

abraço

p.s. ando sempre com os comprimidos no bolso, por vezes vai a caixa inteira.

p.s.s. existe uma fork ascendente de maior prazo e também bastante coerente, nao a indiquei nesta imagem pq ainda estou indeciso qt à escolha do pivot A, ha varios que se adequam mais para trás no tempo; os pivots B e C são respectivamente o máximo e minimo absolutos deste gráfico.
seja como for, a ideia é pôr os holofotes na fork descendente.
Anexos
DAX - Falhas em Fork descendente como sinal de subida.jpg
Editado pela última vez por malvoisin em 3/4/2015 1:32, num total de 1 vez.

por O Alquimista » 3/4/2015 0:04

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
Vê-se bem que andas a sair com baleias :mrgreen:

Abraço

ahahah acertaste em cheio! já tenho cartola e polainas para os convivíos em alto mar.

Convém levar umas pastilhas para o enjoo e uma caixa de primeiros-socorros para o caso de sermos "arpados" (stopados).

por malvoisin » 2/4/2015 23:52

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
Vê-se bem que andas a sair com baleias :mrgreen:

Abraço

ahahah acertaste em cheio! já tenho cartola e polainas para os convivíos em alto mar.

por O Alquimista » 2/4/2015 23:43

malvoisin Escreveu:referes-te à vela vermelha isoladamente, ou seja, sem ter em conta qq estrutura de preço anterior, seja ela qual for, apenas e só a vela em si?
em caso afirmativo, poderá ser uma qualquer baleia que começa por vender uma "pequena" parte do stock no open da vela vermelha para induzir em erro o mar de comuns mortais que se desfazem à pressa do que têm com medo do abismo anunciado, voltando, essa baleia, a comprar tudo cá em baixo (no close da vela/ conjunto de velas vermelhas), dando assim origem à ratoeira "João Moura"? (raciocínio inverso no caso da vela verde e gorda na zona de resistência).
é a fenómenos como este que te referes?
p.s. apenas falei de cores das velas por ser uma nomenclatura habitual e que não deixa dúvidas (verde - sobe, vermelho - desce).

Seja que tipo de vela for (verde, vermelha, gorda, magra, etc.), uma só terá pouco significado. Mas, sim, refiro-me a uma vela vermelha isolada porque tu referiste a tal vela verda e apenas quis contrapor e argumentar dando outra cor à vela :D
Sim, refiro-me a fenómenos como o que magistralmente descreves. Vê-se bem que andas a sair com baleias :mrgreen:

Abraço

por malvoisin » 2/4/2015 23:30

O Alquimista Escreveu:Caro Malvoisin

apenas me parece que será mais natural, uma vez testada a media line, o preço testar a linha seguinte que for mais adequada à sua tendencia, e que quando, pelo contrário, escolhe como 2º destino (considerando que o 1º tenha sido a ML) a linha "menos natural" será um sinal de alerta, apenas isso.

Sim, é isso mesmo, mas uma coisa é ser natural que vá testar a lmlh porque a tendência é descendente (com o que concordo na íntegra), outra é a probabilidade de isso acontecer: enquanto a ml não for violada não existe a probabilidade associada à técnica, mas é expectável que o faça. Muitas vezes tenho o target nesse 2º destino. O facto de as regras nada dizerem sobre a probabilidade de a lmlh ser também um destino bem provável (na situação que desenhaste) não quer dizer que não haja essa probabilidade. Apenas quero referir que não podes simplesmente "transferir" a probabilidade já verificada e estudada para essa tua hipótese, uma vez que o estudo publicado (sublinho: publicado) não a refere.

certíssimo!

por malvoisin » 2/4/2015 23:29

O Alquimista Escreveu:
e uma vela bem gorda e vermelha numa zona de bottom também não poderá ter o mesmo significado que referes? Como é que se dá a exaustão de um movimento? Uma longa vela verde numa zona de resistência representará verdadeira força compradora ou será que não é uma das formas de o "João Moura" se evidenciar?

referes-te à vela vermelha isoladamente, ou seja, sem ter em conta qq estrutura de preço anterior, seja ela qual for, apenas e só a vela em si?
em caso afirmativo, poderá ser uma qualquer baleia que começa por vender uma "pequena" parte do stock no open da vela vermelha para induzir em erro o mar de comuns mortais que se desfazem à pressa do que têm com medo do abismo anunciado, voltando, essa baleia, a comprar tudo cá em baixo (no close da vela/ conjunto de velas vermelhas), dando assim origem à ratoeira "João Moura"? (raciocínio inverso no caso da vela verde e gorda na zona de resistência).
é a fenómenos como este que te referes?

p.s. apenas falei de cores das velas por ser uma nomenclatura habitual e que não deixa dúvidas (verde - sobe, vermelho - desce).
Editado pela última vez por malvoisin em 2/4/2015 23:38, num total de 3 vezes.

por O Alquimista » 2/4/2015 22:41

Caro Malvoisin

apenas me parece que será mais natural, uma vez testada a media line, o preço testar a linha seguinte que for mais adequada à sua tendencia, e que quando, pelo contrário, escolhe como 2º destino (considerando que o 1º tenha sido a ML) a linha "menos natural" será um sinal de alerta, apenas isso.

Sim, é isso mesmo, mas uma coisa é ser natural que vá testar a lmlh porque a tendência é descendente (com o que concordo na íntegra), outra é a probabilidade de isso acontecer: enquanto a ml não for violada não existe a probabilidade associada à técnica, mas é expectável que o faça. Muitas vezes tenho o target nesse 2º destino. O facto de as regras nada dizerem sobre a probabilidade de a lmlh ser também um destino bem provável (na situação que desenhaste) não quer dizer que não haja essa probabilidade. Apenas quero referir que não podes simplesmente "transferir" a probabilidade já verificada e estudada para essa tua hipótese, uma vez que o estudo publicado (sublinho: publicado) não a refere.

Abraço

por malvoisin » 2/4/2015 17:46

Caro Alquimista,

O Alquimista Escreveu:Contudo, estás a colocar nas regras algo que elas não contêm, ou seja, que num fork descedente o destino natural será a lower median line (e vice-versa), vindo o preço da upper median line. A regra não é essa. A regra diz apenas respeito a duas linhas de cada vez, se é que me faço compreender. Isto é, se o preço vem descendo da upper median line a probabilidade é de se atingir a median line, ponto final parágrafo. Se a atingir, cumpriu-se a probabilidade e dá-se o fim do movimento cuja probabilidade foi estudada. E assim sucessivamente para outras linhas. Contudo, isto não quer dizer que tu não apontes à lower median line e que aí tenhas o target, só que nesta hipótese a probabilidade só volta a colocar-se quando a median line for violada e o preço começar a dirigir-se àquela. Em suma, sempre que se atinge uma linha o jogo das probabilidades acaba e começa de novo.

eu sei, compreendi isso, claro que sim, há um reset probabilístico qd 1 das linhas é atingida, apenas me parece que será mais natural, uma vez testada a media line, o preço testar a linha seguinte que for mais adequada à sua tendencia, e que quando, pelo contrário, escolhe como 2º destino (considerando que o 1º tenha sido a ML) a linha "menos natural" será um sinal de alerta, apenas isso.

O tape reading não envolve cores, apenas estrutura do preço, de cada barra/vela ou conjunto de barras/velas. Os antigos, quando liam a fita, "liam a preto e branco". Admito que esse tipo de vela represente pressão compradora. Agora pergunto eu: e uma vela bem gorda e vermelha numa zona de bottom também não poderá ter o mesmo significado que referes? Como é que se dá a exaustão de um movimento? Uma longa vela verde numa zona de resistência representará verdadeira força compradora ou será que não é uma das formas de o "João Moura" se evidenciar?

é claro que sim, dei esse exemplo para me certificar de era sobre isso a que te referias como "Tape Reading".

para além de que não sou rico e por isso tenho tempo para estudar. Os pobres que ficam ricos devagar têm mais probabilidade de sucesso a longo prazo do que sucessos do dia para a noite.

não podia concordar mais!

abraço

por O Alquimista » 2/4/2015 17:20

Caro Malvoisin,

ainda em relação ao '"Hagopian" Forte', acrescento ainda um outro ""Hagopian" - o "Muito Forte" - anexo esquema ilustrativo do que pretendo dizer.
Achas que têm lógica as hipóteses do esquema?

As hipóteses do esquema têm lógica enquanto possibilidades de movimento. Contudo, estás a colocar nas regras algo que elas não contêm, ou seja, que num fork descedente o destino natural será a lower median line (e vice-versa), vindo o preço da upper median line. A regra não é essa. A regra diz apenas respeito a duas linhas de cada vez, se é que me faço compreender. Isto é, se o preço vem descendo da upper median line a probabilidade é de se atingir a median line, ponto final parágrafo. Se a atingir, cumpriu-se a probabilidade e dá-se o fim do movimento cuja probabilidade foi estudada. E assim sucessivamente para outras linhas. Contudo, isto não quer dizer que tu não apontes à lower median line e que aí tenhas o target, só que nesta hipótese a probabilidade só volta a colocar-se quando a median line for violada e o preço começar a dirigir-se àquela. Em suma, sempre que se atinge uma linha o jogo das probabilidades acaba e começa de novo.

quanto ao tape-reading, penso ser algo de que já falámos, ex.: uma longa vela verde numa zona de bottom poderá sugerir forte pressão compradora e, consequentemente, uma inversão de tendência (é um mero exemplo). é a isto que te referes quando de falas de tape-reading?

O tape reading não envolve cores, apenas estrutura do preço, de cada barra/vela ou conjunto de barras/velas. Os antigos, quando liam a fita, "liam a preto e branco". Admito que esse tipo de vela represente pressão compradora. Agora pergunto eu: e uma vela bem gorda e vermelha numa zona de bottom também não poderá ter o mesmo significado que referes? Como é que se dá a exaustão de um movimento? Uma longa vela verde numa zona de resistência representará verdadeira força compradora ou será que não é uma das formas de o "João Moura" se evidenciar?

em relação ao volume, apenas referi o que o Tim Morge disse a título de curiosidade, e tb para alertar eventuais especuladores que olhem para as barras de volume como sendo algo fiável (pelos vistos não é...). ainda em relação ao Tim Morge, penso que ele disse que "infelizmente" o volume não é fiável, parecendo-me ter sugerido que, caso o fosse, eventualmente usaria essa "muleta".
seja como for, tb deixei de usar essa muleta bem como os diversos indicadores, divergências, etc.

Quando começares a interpretar o preço pelo preço verás tudo isso (indicadores, divergências, etc.) e muito mais. Poderás até "gozar" com as médias móveis, os estocásticos e associados, fibos, ondas, etc. Por alguma razão criei um indicador que denominei "SC". É este o caminho que estou explorando. Levará o seu tempo mas não tenho pressa, para além de que não sou rico e por isso tenho tempo para estudar. Os pobres que ficam ricos devagar têm mais probabilidade de sucesso a longo prazo do que sucessos do dia para a noite.

Abraço

por O Alquimista » 2/4/2015 16:55

chico_laranja Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Mas deixo uma dica. Contem quantas cotações têm tipicamente os gráficos d'O Alquimista. Agora é passar isso para dias úteis e sabem a(s) escala(s) temporal(s) a usar.

Chico,

Podem tentar descobrir a escala temporal, mas se não souberem a que mercado se referem os gráficos que por aqui vou colocando não lhes adiantará de nada. Aliás, em alguns casos até poderia colocar o gráfico com referência temporal e cotação que continuariam na ignorância...como por exemplo este que agora aqui deixo.
A não ser que...

Abraço

Não era nessa dimensão que estava a falar.

Estava a falar em que dessa forma, para fundos com 1 cotação por dia, o gráfico de tempos mais usual será o que tem umas 200 amostras embora outros sejam possíveis como já mostraste aqui gráficos com 20 amostras ou menos.

Percebido.
Para não ser tão óbvio sempre poderia colocar o gráfico de pernas para o ar...

Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], macau5m, TTM62 e 53 visitantes