Ibersol - Tópico Geral
EuroVerde Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, a falta de liquidez das acções tem desses problemas. Espero que estivesses ciente disso quando fizeste esta aposta há algum tempo atrás.
Um abraço,
Ulisses
Não estou minimamente preocupado com este trade nesta cotada. Se não vender daqui a um mês vendo apenas quando tiver lucro. Fecho os olhos por uns anos e é a solução.
Não irá ser um BCP ou uma Glintt. Espero!
Estamos em recessão profunda.

- Registado: 20/6/2011 21:48
Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, a falta de liquidez das acções tem desses problemas. Espero que estivesses ciente disso quando fizeste esta aposta há algum tempo atrás.
Um abraço,
Ulisses
Não estou minimamente preocupado com este trade nesta cotada. Se não vender daqui a um mês vendo apenas quando tiver lucro. Fecho os olhos por uns anos e é a solução.
Não irá ser um BCP ou uma Glintt. Espero!

Estamos em recessão profunda.
artista1939 Escreveu:Este não tem pás de torre eólica?
Não sei o que o mercado ou um ou outro trader quer fazer com isto...
Deve de acabar o ano com 0,16 de lucro/acção.
Para o ano se mantiver é óptimo.
Para o ano seguinte se duplicar é óptimo.
Anda com um PER de 21.
E com capital próprio por acção de 5,7eur.
O que querem mais? Champanhe?

Este não tem pás de torre eólica? 

disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
artista1939 Escreveu:Hoje está em zona de compra. A ver se inverte a tendência.
Eu é que já me está a faltar paciência com toda esta cotada. Vejam bem que houve um tonto qualquer que me foi vender a 3,45!!!!!

Mas ainda assim não fez novo minimo, está agora sob suporte.
Estou para ver o que isto dá.
Hoje está em zona de compra. A ver se inverte a tendência.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
EuroVerde Escreveu:Se formos à espera de investir só depois da confirmação da melhoria da actividade numa empresa, basicamente já iremos tarde.
Básicamente é que neste momento os preços estão tão baratos que quase todas as pessoas ao olharem para o gráfico da Ibersol ficam de pé atrás e não arriscam para já, e isso é um sinal de chamar "in".
se:
1- concordas que há muito menos clientes nas autoestradas e shoppings
2- concordas portanto que não são bens de primeira necessidade
então não percebo o teu ponto de vista.
Sim, concordo que não temos necessariamente que ficar à espera dos bons resultados para entrar mas
não, não concordo que devas entrar só porque historicamente a acção está barata.
Tens que ter em conta se os fundamentos que levaram a empresa a ser bem sucedida se mantêm. Só se considerares que os fundamentos desse sucesso se vão restabelecer no futuro podes acreditar que os resultados vão voltar ao que eram e com isso o valor da Ibersol
Eu não tenho tanta certeza que se restabeleçam tão cedo e não aposto que a empresa não acabe por ter algum prejuizo em 2013 e 2014 (2012 talvez ainda aguente, mas só talvez).
Na minha opinião enquanto muitas outras acções portuguesas caiam a ibersol manteve-se praticamente estática apesar das más perspectivas do seu negócio, isso é bom para quem lá está mas significa que poderá não ter embaratecido o suficiente e ainda ter que cair mais.
ps: isto não significa que se aguentares com a acção até 2020(por exemplo) não possas tirar um lucro razoavel
- Registado: 13/12/2008 12:42
EuroVerde Escreveu:Se formos à espera de investir só depois da confirmação da melhoria da actividade numa empresa, basicamente já iremos tarde.
Básicamente é que neste momento os preços estão tão baratos que quase todas as pessoas ao olharem para o gráfico da Ibersol ficam de pé atrás e não arriscam para já, e isso é um sinal de chamar "in".
A fraquíssima liquidez não te preocupa? A mim parece-me que há alternativas bem melhores...
Parece-me que te "apaixonaste" por esta acção, o que não é bom sinal.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Se formos à espera de investir só depois da confirmação da melhoria da actividade numa empresa, basicamente já iremos tarde.
artista1939 Escreveu:EuroVerde Escreveu:Talvez tenhas razão sobre os fundamentais, mas afigura-se que quando os resultados forem melhores já a empresa subiu destes niveis.
É impensável esperar por melhores resultados para então se investir.
Penso que os valores actuais já começam a descontar todo ano de 2013 (em que é mau de consumo principalmente o 1ºsemestre).
E lembra-te que esta empresa apesar de estar dependente do consumo - as pessoas têm sempre necessidade de um bem de primeira necessidade...
A verdade é que vejo menos gente nas estradas (fast food nas estações de serviço) e nos centros comerciais (pizza-hut [?])... qual o bem de primeira necessidade a que te referes.
Fizeste uma aposta muito arriscada. Pode correr muito bem (e espero que sim), mas pode correr tão mal...
Ok
Mas a verdade é que se a actividade nos restaurantes e estradas (areas serviço) estivesse como antes, a empresa também não estava nestes preços. Apesar do PER há valor acrescentado.
EuroVerde Escreveu:Talvez tenhas razão sobre os fundamentais, mas afigura-se que quando os resultados forem melhores já a empresa subiu destes niveis.
Penso que os valores actuais já começam a descontar todo ano de 2013 (em que é mau de consumo principalmente o 1ºsemestre).
E lembra-te que esta empresa apesar de estar dependente do consumo - as pessoas têm sempre necessidade de um bem de primeira necessidade...
A verdade é que vejo menos gente nas estradas (fast food nas estações de serviço) e nos centros comerciais (pizza-hut [?])... qual o bem de primeira necessidade a que te referes.
Fizeste uma aposta muito arriscada. Pode correr muito bem (e espero que sim), mas pode correr tão mal...
Talvez tenhas razão sobre os fundamentais, mas afigura-se que quando os resultados forem melhores já a empresa subiu destes niveis.
EuroVerde Escreveu:artista1939 Escreveu:ela não é pouco liquida... ela é pedra.![]()
Boa sorte.
É pouco liquida sim..![]()
Como a economia ainda não bateu no fundo, mesmo os resultados do 2ºsemestre foram menos bons e piores vão estar do 2ºsemestre e quem sabe o do 1ºsemestre de 2013 quando a economia estiver no fundo.
já ponderaste que poderás estar baseado nos pressupostos errados?... não é o mercado que puxa pelas empresas mas as empresas que puxam pelo mercado. Até ao dia em que a Ibersol comece a dar sinais de vida nos relatórios de contas não podes contar que dê sinais de vida em bolsa. E a verdade é que a cada novo corte que aparece (como os de hoje), mais difícil se afigura para a Ibersol:
1- Cada vez há menos dinheiro disponivel para as familias (a restauração da ibersol é um negocio que se baseia muito no consumismo)
2- O IVA aumentou para a Ibersol mas não para a maior parte dos concorrentes (que fogem ao fisco)
3- A adicionar a isto o Governo prepara-se para aumentar os impostos sobre as grandes empresas (como a Ibersol suponho eu) para compensar ou mesmo sobrecompensar a redução na taxa social unica enquanto os concorrentes da Ibersol não vão ver este aumento por serem pequenos
Ou seja, apostar na Ibersol é apostar na recuperação da economia ao estado pré-crise. Ou seja, ao mesmo tempo estás a apostar que a Troika resolve tudo (porque recuperamos ao nivel pre crise) e que a Troika não resolve tudo (porque falha na mudança de paradigma da economia portuguesa para uma economia menos consumista).
Ah.. e
4- falta acrescentar que Espanha também vai no mesmo caminho e é o outro mercado da Ibersol
É uma aposta de muito longo prazo (porque só deverá subir a sério quando vierem os bons resultados que é daqui a muito tempo em principio) e a valorização que podes tirar daí tem que ser anualizada (e descontada) para um intervalo de tempo muito grande... ou seja... se achares que a Ibersol pode subir até aos 5,4 euros (subida de 50%) isso só acontecerá quando os lucros estiverem quase normalizados... subir 50% em 2 anos é optimo mas será que daqui a 2 anos os resultados estaram assim melhor? o mais provavel é que talvez tenhas que lhe dar mais do dobro do tempo... e aí a rentabilidade que tiras é bem menor. Se não podes melhorar as perspectivas da economia e da empresa só podes melhorar o preço de compra e aumentar a tua margem de segurança. Há uns posts atrás falei em 2 euros e tal por acção para ponderar... com as perspectivas do consumo privado (não da economia que julgo que dá a volta bem mais cedo) sou capaz de ter que repensar. A 3,6 só poderia ponderar entrar se: ou entretanto o mercado disparasse de tal modo que todo um mundo de acções ficasse sobrevalorizado de repente ou entretanto as minhas perspectivas para os resultados da Ibersol melhorassem...
- Registado: 13/12/2008 12:42
ela não é pouco liquida... ela é pedra.
Boa sorte.

Boa sorte.
Provavelmente alguém que lê este forum do tópico da Ibersol ´sabe que estou dentro, e só para me contrariar desata a vender ou pelo menos não compra de modo a que o preço não suba.
Quando? Quando é que bem UBS ou um grande fundo reforçar nela para a começar a despertar, ou pelo menos que seja noticia pela positiva no mercado nacional?
Mantenho a posição, porque estou à espera que alguém compre por cima para começar a ter lucro.
Quando? Quando é que bem UBS ou um grande fundo reforçar nela para a começar a despertar, ou pelo menos que seja noticia pela positiva no mercado nacional?
Mantenho a posição, porque estou à espera que alguém compre por cima para começar a ter lucro.
Bem, hoje dia 4 Setembro já começo a passar-me com os movimentos da Ibersol!!!
Nem ata nem desata.
Como só tinha Berkshire B e Ibersol, acabei por vender Berkshire B com lucro de 11% e agora só mantenho esta, mas está dificil de vir aos 5. Será que fica para tia?
Ou vou com ela para o crash?
Nem quero pensar.
É dar tempo ao tempo.
Nem ata nem desata.
Como só tinha Berkshire B e Ibersol, acabei por vender Berkshire B com lucro de 11% e agora só mantenho esta, mas está dificil de vir aos 5. Será que fica para tia?

Nem quero pensar.

É dar tempo ao tempo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, cisne3, Google [Bot], Google Feedfetcher, navaldoc, Pedromoreiraaaa, rg7803 e 88 visitantes