Cofina - Tópico Geral
Re: Cofina - Tópico Geral
Foram apenas os primeiros tiros, dificilmente uma negociação se conclui em menos de 3 ou 4 rondas… algumas delas poderão passar a ser “ocultas” se passar por exemplo para exclusividade com um bidder, mas só depois de certos patamares mais razoáveis.
Ainda sem a possibilidade Global Media disse aqui que ou saía a 0,85 ou mais cedo se alguém tiver sucesso em potestativa. E é um cenário perigoso para os pequenos por parte do grupo core, a uns míseros 0,55 por exemplo… seria frustrante mas não está afastado.
Aguardar tranquilamente os futuros episódios, só se desistirem todos é que fico preocupado, mas não me parece nada plausível.
Ainda sem a possibilidade Global Media disse aqui que ou saía a 0,85 ou mais cedo se alguém tiver sucesso em potestativa. E é um cenário perigoso para os pequenos por parte do grupo core, a uns míseros 0,55 por exemplo… seria frustrante mas não está afastado.
Aguardar tranquilamente os futuros episódios, só se desistirem todos é que fico preocupado, mas não me parece nada plausível.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Pelo valor de compra dos 16% da Vasp....diria que a mais valia aqui se situa entre 1.5 M a 2M euros
- Registado: 3/7/2023 13:03
acredito que o MBO não vai ser rejeitado...talvez uns retoques no preço..
Acho que o Ferreira tb não tem capacidade ...veio só chatear..assim se justifica indicar o novel de divida para a cofina media e o resto do cash para fundo de maneio. Se tivesse interesse e dada a relação com o PF avançava com uma opa hostil e ponto final.
A questão para mim continua a ser o futuro da SGPS, sem a Media e apenas com cash....Liquidam a sociedade e distribuem pelos acionistas, o vão investir num novo negocio.
E acho que em qualquer dos cenários a ação da Cofina vale bem mais que os 60 cêntimos por ação.
Julgo até pelo passado de criação de valor demostrada Altri e Greenvolt, que poderemos ter aqui uma boa aposta.
Acho que o Ferreira tb não tem capacidade ...veio só chatear..assim se justifica indicar o novel de divida para a cofina media e o resto do cash para fundo de maneio. Se tivesse interesse e dada a relação com o PF avançava com uma opa hostil e ponto final.
A questão para mim continua a ser o futuro da SGPS, sem a Media e apenas com cash....Liquidam a sociedade e distribuem pelos acionistas, o vão investir num novo negocio.
E acho que em qualquer dos cenários a ação da Cofina vale bem mais que os 60 cêntimos por ação.
Julgo até pelo passado de criação de valor demostrada Altri e Greenvolt, que poderemos ter aqui uma boa aposta.
SalvaFP Escreveu:Diria que agora vamos esperar até ao fim do negocio VASP, para se concretizar a operação,,,com novos preços !
Sei que são valores reduzidos mas tomara todas as empresas fazerem mais valias em pouco mais de um ano como a Cofina fez nesta… Mais uma para a Impresa pensar como vendeu a valores mais baixos.
Penso que quando a Cofina rejeitar as 2 propostas por insuficientes, quer MBO quer MC, esta transação da VASP não vai mexer uma vírgula a nada. Os valores são demasiado baixos para o múltiplo que os ativos justificam. Mas veremos.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Diria que agora vamos esperar até ao fim do negocio VASP, para se concretizar a operação,,,com novos preços !
E pronto, estes 4,5 milhões ficam na SGPS a acrescer às atuais reservas (e aos eventuais 10m da Prisa daqui a uns meses).
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Como tudo demora e somente após pedido da CMVM , preço de venda da VASP , 4,5M€
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR86547.pdf
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR86547.pdf
- Registado: 13/7/2011 20:38
AAA_ Escreveu:Para mim é uma grande incógnita o que farão os 2 do grupo dos 5 que não estão no MBO. Aceitam vender a um preço tão baixo (tipo 0.55 EUR por acção a SGPS, com a proposta melhorada em relação à que está em cima da mesa)? Porquê? Apenas por afinidades (importantes, sim) nos outros negócios? Parece-me curta essa razão.
Por isso acho que os do MBO terão de abrir mais os cordões à bolsa, mesmo sem contar com a pressão da Media Capital. A luta vai ser interessante de seguir...
mas não vão sair da cofina sgps. vão sair da cofina media...
O futuro da Cofina SGP é aqui a única grande incógnita..
Caros, a linguagem e o tipo de posts colocados nos últimos dias no tópico ultrapassam bem o que é permitido neste espaço. Estamos em período de verão (e de férias) mas não é um vale tudo e a generalidade dos participantes já conhece o espaço há tempo suficiente para conhecer bem as regras.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Apram, cenário bem provável. Concordo, só se o Galinha quisesse esse poleiro. Mas com tanto dinheiro disponível e com tantas Sic's porque carga de água iria por aí? 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Mário Ferreira ofereceu pouco para depois subir acima da 2a oferta MBO. Assim fica bem visto e até diz que os tostões que subiu são para os pequenos acionistas não ficarem a perder. Para mim está tudo combinado entre os 3 e Mário Ferreira. O único hostil aqui seria o grupo global média fazer opa à SGPS. O resto são jogadas de um País minúsculo com uma bolsa ainda mais insignificante.
- Registado: 5/9/2013 12:26
AAA, se fosse mesmo para haver luta a propósito do preço teriam oferecido tão pouco? É essa parte que para mim não faz sentido.
Para mim é uma grande incógnita o que farão os 2 do grupo dos 5 que não estão no MBO. Aceitam vender a um preço tão baixo (tipo 0.55 EUR por acção a SGPS, com a proposta melhorada em relação à que está em cima da mesa)? Porquê? Apenas por afinidades (importantes, sim) nos outros negócios? Parece-me curta essa razão.
Por isso acho que os do MBO terão de abrir mais os cordões à bolsa, mesmo sem contar com a pressão da Media Capital. A luta vai ser interessante de seguir...
- Registado: 21/10/2010 13:08
Jumkin, se estivessem interessados em salvaguarcar os pequenos acionistas não teriam feito a oferta que fizeram. Não foi Mário Ferreira que jogou por baixo, foram eles que lhe deram essa terreno. 

O grupo dos 5 está entalado neste momento. A nível reputacional ou faz a melhor escolha agora ou arrisca-se a ter danos colaterais na ALTRI e na GREENVOLT.
Para ganharem 10 milhões na COFINA não acredito que hipotequem a reputação uma vez que quer ALTRI quer GREEN precisarão a breve trecho de largas quantias de CASH.
A ALTRI tem um investimento de 800 milhões em andamento e a GREEN precisará de 1000 milhões para ganhar músculo pois não é com resultados pífios que vai aumentar o investimento.
A COFINA ou não é vendida ou obviamente os accionistas não vão ser prejudicados em jogadas palacianas numa empresa que vale neste momento 45 milhões.
Para ganharem 10 milhões na COFINA não acredito que hipotequem a reputação uma vez que quer ALTRI quer GREEN precisarão a breve trecho de largas quantias de CASH.
A ALTRI tem um investimento de 800 milhões em andamento e a GREEN precisará de 1000 milhões para ganhar músculo pois não é com resultados pífios que vai aumentar o investimento.
A COFINA ou não é vendida ou obviamente os accionistas não vão ser prejudicados em jogadas palacianas numa empresa que vale neste momento 45 milhões.
- Registado: 7/3/2007 19:42
Se são baixos a culpa é dos próprios acionistas de referência.Então porque não fizeram melhor oferta? Deram espaço à concorrência para não ir além de 35/40 cêntomos por ação (dependendo do valor da dívida que não sabemos ao certo. Terá sido boa opção essa de oferecer por baixo?
Para reduzir os níveis de ansiedade
enquanto se espera por dia 28 (não acredito que o prazo de 60 dias seja prolongado, pois até é exagerado para o que há para analisar…), deixo aqui um update aos cenários mais plausíveis, na minha opinião:
- Cofina SGPS indica que as propostas são baixas face ao nível de resultados gerados (à Media Capital pode recordar os x17 EV EBITDA que recebeu pelas rádios, e aqui está a querer pagar x7…). Os do MBO sobem o mínimo possível para 80 e pouco para ficarem acima da MC, e esta responde para 85, como já disse estar preparada para fazer. Na cotação o range passa de 44/49 para cerca de 50/55 (o processo Prisa que libertará 10m extra na SGPS só deve acabar no início de 2024 como eles disseram, por isso não deverá alterar os valores em jogo)
E enquanto escrevia isto penso que não há outro cenário principal, pois não vão de certeza aceitar sem mais a proposta do MBO, tendo por imparcialidade (nem que aparente) de pedir mais cash a ambos, até para valorizarem devidamente um ativo que só no último ano gerou 10c por ação de lucros e este ano prepara-se para gerar 5 ou 6c, com dividendos acima de 10% de yield e gastando neles menos de metade do dinheiro disponível!.
Mas podem exitir cenários laterais/complementares:
- Entretanto o grupo dos 3 (ou dos 5) lança OPA sobre os 29% que não tem da SGPS, para depois vender tudo como quiser e a quem quiser. Para ser aceite dificilmente funcionará abaixo de 55 milhões pois os valores anteriores estabelecem um mínimo autoexplicativo. O investimento é mínimo, na ordem dos 15 milhões (PF entretanto a vender Altris com vontade), por isso o cenário mais perigoso para os minoritários. Claro que pode ter resposta da Media Capital em OPA concorrente, mas com um núcleo core tão forte teria de arrasar em preço, para justificar o núcleo dos 3 mandar o CR7 e o MBO às urtigas
- e finalmente… a Global Media, onde entrou um acionista suiço com quase 40% há uma semana (Fundo) que não o terá feito apenas para ficar com a TSF, DN, JN, Lusa e Jogo, entre outros…. Aliás, já disseram que querem comprar ativos em Portugal. Querem ir para o mercado lusófono, já anunciaram, e sem uma TV? Com aqueles meios de comunicação atrás referidos? Não brinquemos. E não há assim tantas televisões portuguesas compráveis que se possam prestar a esse papel para a lusofonia (TVI não conseguiram há uns anos e SiC esqueçam). Curioso nada ainda ter sido anunciado da compra da VASP à Cofina e o facto de estarem a vender ativos como a Lusa para reunir cash. De forma autónoma ou com contra OPA, se se declarar mais este player então sim, podemos deixar os lances de 5 em 5 milhões e ir para algo mais perto de um valuation de x17
como naquelas magníficas rádios da Media Capital (e que aliás os resultados anuais da Cofina suportam nos últimos anos, não apenas 2022).
O filme para mim está claro e só muda se as propostas forem retiradas da mesa, portanto aguarde-se por dia 28 e só vale a pena intervir novamente se surgirem novidades… Nem é se, é quando.

- Cofina SGPS indica que as propostas são baixas face ao nível de resultados gerados (à Media Capital pode recordar os x17 EV EBITDA que recebeu pelas rádios, e aqui está a querer pagar x7…). Os do MBO sobem o mínimo possível para 80 e pouco para ficarem acima da MC, e esta responde para 85, como já disse estar preparada para fazer. Na cotação o range passa de 44/49 para cerca de 50/55 (o processo Prisa que libertará 10m extra na SGPS só deve acabar no início de 2024 como eles disseram, por isso não deverá alterar os valores em jogo)
E enquanto escrevia isto penso que não há outro cenário principal, pois não vão de certeza aceitar sem mais a proposta do MBO, tendo por imparcialidade (nem que aparente) de pedir mais cash a ambos, até para valorizarem devidamente um ativo que só no último ano gerou 10c por ação de lucros e este ano prepara-se para gerar 5 ou 6c, com dividendos acima de 10% de yield e gastando neles menos de metade do dinheiro disponível!.
Mas podem exitir cenários laterais/complementares:
- Entretanto o grupo dos 3 (ou dos 5) lança OPA sobre os 29% que não tem da SGPS, para depois vender tudo como quiser e a quem quiser. Para ser aceite dificilmente funcionará abaixo de 55 milhões pois os valores anteriores estabelecem um mínimo autoexplicativo. O investimento é mínimo, na ordem dos 15 milhões (PF entretanto a vender Altris com vontade), por isso o cenário mais perigoso para os minoritários. Claro que pode ter resposta da Media Capital em OPA concorrente, mas com um núcleo core tão forte teria de arrasar em preço, para justificar o núcleo dos 3 mandar o CR7 e o MBO às urtigas
- e finalmente… a Global Media, onde entrou um acionista suiço com quase 40% há uma semana (Fundo) que não o terá feito apenas para ficar com a TSF, DN, JN, Lusa e Jogo, entre outros…. Aliás, já disseram que querem comprar ativos em Portugal. Querem ir para o mercado lusófono, já anunciaram, e sem uma TV? Com aqueles meios de comunicação atrás referidos? Não brinquemos. E não há assim tantas televisões portuguesas compráveis que se possam prestar a esse papel para a lusofonia (TVI não conseguiram há uns anos e SiC esqueçam). Curioso nada ainda ter sido anunciado da compra da VASP à Cofina e o facto de estarem a vender ativos como a Lusa para reunir cash. De forma autónoma ou com contra OPA, se se declarar mais este player então sim, podemos deixar os lances de 5 em 5 milhões e ir para algo mais perto de um valuation de x17

O filme para mim está claro e só muda se as propostas forem retiradas da mesa, portanto aguarde-se por dia 28 e só vale a pena intervir novamente se surgirem novidades… Nem é se, é quando.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Imagino como as tias devem estar orgulhosas de terem um sobrinho sabedor da bolsa;
https://www.youtube.com/watch?v=J6ZJ_kTb5xU

https://www.youtube.com/watch?v=J6ZJ_kTb5xU
NirSup Escreveu:Eu falei que alguém se iria magoar ...
Toda esta agressividade tem subjacente muito nervosismo. E alguma ansiedade de quem está com gordas mais-valias.
E dá para perceber por que razão tanta gente me detesta neste fórum.
Acreditem ou não, os vossos impropérios resvalam na couraça da minha indiferença.
By Nirvana
Se leres novamente a sequência, verás que nada disto tem a ver contigo.
Com estilo mais ou menos truculento ou mordaz consoante os gostos, vais expressando as tuas opiniões sem mentiras, habilidades ou fake news. Já várias vezes não concordei contigo sobre ativos/setores/timings etc e a Cofina será apenas mais uma, mas honra te seja feita, sempre com honestidade intelectual.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Já vi, muito nervosismo com esta escorregadela. Provavelmente meteram muito a cabeça e o medo comporta-se assim. Não me parece haver razão para isso, mas cada um sabe na cama em que se deita.Penso, como sempre disse, que se trata de uma escorregadela, nada mais. Como é que é Nir, dos 5% vendeu afinal que percentagem. A ideia que tenho é que teria 5% e a dada altura, para fazer bluff, disse que era tudo lixo e vendeu umas quantas para a cotação malhar, Quem sabe se não repatirá a brincadeira. Tem graça que há um tempo juravam fazer uma coisa com piada. 

Eu falei que alguém se iria magoar ...
Toda esta agressividade tem subjacente muito nervosismo. E alguma ansiedade de quem está com gordas mais-valias.
Acreditem ou não, os vossos impropérios resvalam na couraça da minha indiferença.
By Nirvana
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Àlvaro Escreveu:Já agora não sei se sabes mas Mário Ferreira tem 5% delas. É muita coisa!...
Não é verdade!!!
https://www.dinheirovivo.pt/economia/ma ... 94106.html
Sim, vendeu esas para fazer bluff, mas ainda tem lá uma piapa delas. 

Clint Eastwood
Clint Eastwood
ou 3 via...Galinha
Com novo parceiro com bolsos grandes...será que é apenas para investir no DN e TSF, ou num projecto maior com canal TV
Pode ser ..
Com novo parceiro com bolsos grandes...será que é apenas para investir no DN e TSF, ou num projecto maior com canal TV
Pode ser ..
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], m-m, PAULOJOAO, tami, TheKuby, trilhos2006 e 222 visitantes