Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por malvoisin » 12/4/2015 0:44

O Alquimista Escreveu:
A linha ainda não cedeu e a oportunidade ainda não apareceu.

E vendo...[/quote]

Alquimista,

já que a tendência no gráfico de maior prazo é ascendente, o que te leva a crer que a zona de preço que identificas para a venda servirá de resistência ao preço? por outro lado já anteriormente a linha cedeu, mas o preço voltou a passá-la...

abraço

Registado: 6/3/2014 19:07

por O Alquimista » 12/4/2015 0:17

Sobre o "João Moura" no dax.

No dia 25/11/2014 disse
Levou o seu tempo mas também o Dax conhece o padrão "João Moura"
e apresentei o gráfico que reproduzo em baixo (o primeiro).

O Chico Laranja perguntou-me:
A que é que chamas padrão João Moura? É ao afundanço abaixo da linha de suporte com retorno? Se sim quais os cenários que se colocam?
.
Respondi:
Sim, e com um retorno que não é um retorno qualquer: é um retorno violento. É o mercado (os especuladores) a tourear os vendedores do break, os que se apoiam em padrões "assim e assado" sem previamente darem a palavra ao preço, ao contexto, ao que se passou no passado, distante ou próximo, quando sucedeu algo semelhante. O cenário que se coloca é o que está à vista: foram apanhados com as calças na mão, daí a violência. E não é propriamente uma lição (a não ser para os curtos), apenas uma visualização do modo o preço gosta de pregar partidas.

A resposta foi maior, mas omito restante por não ter relevo para a presente situação.

O segundo gráfico mostra a evolução do preço desde o evento "João Moura".
Anexos
dax.jpg
dax.jpg (46.13 KiB) Visualizado 6594 vezes
dax1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por O Alquimista » 10/4/2015 16:40

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa em ebulição: se o preço decidir não respeitar a linha azul, realizar-e-á um short com stoploss acima do pivot relevante e target (para já) na minha inferior (as above, so below).

Ora vejamos...

E vendo...
Anexos
ai.jpg
ai.jpg (24.21 KiB) Visualizado 6634 vezes
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por O Alquimista » 9/4/2015 22:11

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa em ebulição: se o preço decidir não respeitar a linha azul, realizar-e-á um short com stoploss acima do pivot relevante e target (para já) na minha inferior (as above, so below).

Ora vejamos...
Anexos
xa.jpg

por O Alquimista » 9/4/2015 0:08

malvoisin Escreveu:tenho ideia de ter visto uma oportunidade tua em que fazias o paralelismo com uma notícia, mas já andei várias vezes para trás e para a frente nos teus tópicos, por isso não sei dizer em qual dos 2 e quando foi...

Tenho quase a certeza que foi neste tópico porque destina-se a oportunidades de curto-prazo, como essa. Houve uma mais recente (sears), descrita no outro, mas não é esta a que me refiro. Salvo erro, foi um negócio no usdjpy.

por malvoisin » 8/4/2015 23:19

O Alquimista Escreveu:Malvoisin,

tem ar de engodo de baleia: sai o relatório (ou sabe-se que está prestes a sair), a baleia compra um bocadinho (sabendo perfeitamente, acredito eu, que a noticia não é boa), os comuns mortais vão todos atrás da compra ("será boa a notícia? está a subir, deve ser boa!..."), e no fim a baleia vende tudo.

Esses animais são mais orcas :D

curioso tb, é ver que as velas foram precisamente até às UML das respectivas forks que tinha postado há bocado (com over-shoots semelhantes aos que já tinham sido feitos anteriormente), e chegado aí o preço, voltou para trás

Essas linhas são interessantes, não? :wink:

No site da IB o Morge tem uma apresentação sobre como negociar em tempo de notícias, mas não me recordo o título. Neste tópico, há já algum tempo, executei uma oportunidade especulativa (no tempo em que eu identificava o mercado...) para aproveitar uma notícia. É algo que não faço com regularidade porque pressupõe estar nesse momento no mercado e este não é o meu ganha-pão.

Abraço

é verdade que sim, orcas!

essa apresentação do Morge ainda não a vi.

tenho ideia de ter visto uma oportunidade tua em que fazias o paralelismo com uma notícia, mas já andei várias vezes para trás e para a frente nos teus tópicos, por isso não sei dizer em qual dos 2 e quando foi...

por O Alquimista » 8/4/2015 21:58

Malvoisin,

tem ar de engodo de baleia: sai o relatório (ou sabe-se que está prestes a sair), a baleia compra um bocadinho (sabendo perfeitamente, acredito eu, que a noticia não é boa), os comuns mortais vão todos atrás da compra ("será boa a notícia? está a subir, deve ser boa!..."), e no fim a baleia vende tudo.

Esses animais são mais orcas :D

curioso tb, é ver que as velas foram precisamente até às UML das respectivas forks que tinha postado há bocado (com over-shoots semelhantes aos que já tinham sido feitos anteriormente), e chegado aí o preço, voltou para trás

Essas linhas são interessantes, não? :wink:

No site da IB o Morge tem uma apresentação sobre como negociar em tempo de notícias, mas não me recordo o título. Neste tópico, há já algum tempo, executei uma oportunidade especulativa (no tempo em que eu identificava o mercado...) para aproveitar uma notícia. É algo que não faço com regularidade porque pressupõe estar nesse momento no mercado e este não é o meu ganha-pão.

Abraço

por malvoisin » 8/4/2015 20:14

Alquimista,

apenas por curiosidade, posto 2 gráficos na msm imagem, representativos do "presente" que o relatório da FED deu aos mercados (ou às baleias). eu apenas soube que saia hoje um relatório da FED pq alguém falou nisso no tópico do SP500, dps qd vi o seguinte fenómeno é que me lembrei "ahhh, o relatório da FED". repara bem:

gráfico de 5 min do DAX e de 1 min do SP500 - olha as velas que ambos os indices fizeram em questão de 2-3 min, aquando da saída do relatório da FED, precisamente por volta das 19h15 (assinalei as velas com elipses), que por sinal até nem é bom para os mercados:

http://www.investing.com/news/economy-n ... lan-336173

ou seja, o relatório diz que afinal a FED não vai atrasar o aumento da taxa de juro e os futuros do SP500 disparam quase 15pts (DAX +-40 pts), e dps... voltam a descer!

curioso tb, é ver que as velas foram precisamente até às UML das respectivas forks que tinha postado há bocado (com over-shoots semelhantes aos que já tinham sido feitos anteriormente), e chegado aí o preço, voltou para trás.
Anexos
FED - SP500 e DAX  1 e 5 min 8-4-2015.jpg

por malvoisin » 8/4/2015 18:57

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:Alquimista,

já agora, acho que entendi a razão de ser da tua questão em relação ao SP500. é por causa da minha fork verde? se for isso, apenas a deixei lá por causa do último movimento e reacção, e não pq ache que o caminho será esse.

abraço

Não, não foi. Foi apenas para dar uma visão "descolorida e simplesmente horizontal da coisa" e chamar a atenção para o modo como se deverá negociar quando se está em lateralização

OK!

por O Alquimista » 8/4/2015 18:54

malvoisin Escreveu:Alquimista,

já agora, acho que entendi a razão de ser da tua questão em relação ao SP500. é por causa da minha fork verde? se for isso, apenas a deixei lá por causa do último movimento e reacção, e não pq ache que o caminho será esse.

abraço

Não, não foi. Foi apenas para dar uma visão "descolorida e simplesmente horizontal da coisa" e chamar a atenção para o modo como se deverá negociar quando se está em lateralização

por malvoisin » 8/4/2015 18:28

ok, tb poderá ter sido pelo que disse em relação à fork vermelha "fora de jogo". se sim, essa está fora de jogo pq já nao me parece fazer sentido (já fez anteriormente), a "what if..." parece-me melhor, até ver...

por malvoisin » 8/4/2015 18:20

Alquimista,

abraço

por O Alquimista » 8/4/2015 18:19

malvoisin Escreveu:
olhando para o teu gráfico diria que é uma lateralização que para já tenderá a ir para o suporte...

abraço

também faço essa interpretação

por malvoisin » 8/4/2015 17:58

O Alquimista Escreveu:Malvoisin,

se eu apresentar o sp500 (1 h) usando as duas linhas do gráfico, como qualificarias o estado do mercado?

abraço

Alquimista,

coloquei um outro gráfico em que alterei a fork vermelha (a anterior nao me estava a suscitar nada). esta é uma "what if..." que me parece casar bastante bem com o preço, vamos ver como se comporta.

olhando para o teu gráfico diria que é uma lateralização que para já tenderá a ir para o suporte...

abraço
Anexos
SP500 60 min 8-4-2015.jpg

por O Alquimista » 8/4/2015 17:48

Malvoisin,

se eu apresentar o sp500 (1 h) usando as duas linhas do gráfico, como qualificarias o estado do mercado?

abraço
Anexos
sp.jpg

por malvoisin » 8/4/2015 17:30

já no caso do SP500, parece-me fazer sentido o movimento que indico no gráfico (actualizei a fork vermelha de uma forma que me parece melhor - utilizei um pivot A diferente, seja como for, a inclinação é semelhante à anterior que tinha colocado ontem. de qq forma, parece-me uma fork "fora de jogo", ainda assim decidi mantê-la na imagem mas eventualmente sairá do meu panorama).

p.s. se alguem souber como se apagam as bolas azuis "N" que dizem respeito a notícias, por favor digam-me como se faz (isto nao me acontece no DAX, apenas no SP500). obrigado.
Anexos
SP500 60 min 8-4-2015.jpg

por malvoisin » 8/4/2015 17:16

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:EGL 4 h: sobre a importância do volume para a negociação (pressupondo que é fielmente reportado)

tiras daí alguma ilação ou é pura ironia?

Malvoisin,

Sei que às vezes sou irónico, mas não creio que seja o caso: apresentar um exemplo que serve contra certa tese não significa ironia, tal como não é ironia "dar paulada" na tese de mestrado ou de doutoramento de A para defender a nossa tese. A favor e contra o uso do volume encontramos vários exemplos, por isso a questão continuará a colocar-se. O verdadeiro problema reside em saber incorporar o volume num método de negociação que nos satisfaça e não nos deixarmos levar pelo canto da sereia (as coisas sobem e descem com e sem volume).

Abraço

ok, imaginei que fosse precisamente isso, abraço.

por malvoisin » 8/4/2015 16:46

Caro Alquimista,

podia ser que apenas quisesses posts com oportunidades especulativas (antecipando, portanto, o acontecimento), algo que seria de respeitar inteiramente como é óbvio, visto que o tópico é teu.

sendo assim, óptimo, continuarei a postar pois gosto mt de discutir esta técnica para a qual me abriste a vista (espero tb colocar uma ou outra oportunidade no meio dos desabafos post-mortem ou outros).

coloco para já os 2 gráficos para os quais tenho estado a olhar com vista ao curto de hoje - 1h (fork azul) e 5 min (fork cyan em zoom), nao liguem à confusao dos traços mas teve que ser assim.

já agora, entre outras coisas pode ver-se como a linha cyan que liga os pivots máximos absoluto, e relativos do "João Moura" a meio do gráfico, serviu, durante algum tempo, de suporte, ou, neste caso, de resistência, à descida do preço. essa linha nao ficou visivel no grafico de 5 min pois o investing.com tem por xs dificuldade em acertar linhas em escalas diferentes, mas isso é visivel nos 60min.

abraço
Anexos
DAX 60 min 8-4-2015.jpg
DAX 5 min 8-4-2015.jpg

por O Alquimista » 8/4/2015 16:29

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:EGL 4 h: sobre a importância do volume para a negociação (pressupondo que é fielmente reportado)

Malvoisin,

Sei que às vezes sou irónico, mas não creio que seja o caso: apresentar um exemplo que serve contra certa tese não significa ironia, tal como não é ironia "dar paulada" na tese de mestrado ou de doutoramento de A para defender a nossa tese. A favor e contra o uso do volume encontramos vários exemplos, por isso a questão continuará a colocar-se. O verdadeiro problema reside em saber incorporar o volume num método de negociação que nos satisfaça e não nos deixarmos levar pelo canto da sereia (as coisas sobem e descem com e sem volume).

Abraço

por O Alquimista » 8/4/2015 15:58

Caro Malvoisin,

peço-te desculpa, pois fiz precisamente isso que dizes que desvirtua as oportunidades especulativas, e tens toda a razão. neste caso fi-lo pq me ajuda a reter na memória os erros que cometi, mas não voltarei a fazê-lo.

É imperioso referir que o que escrevi e ao qual respondeste com a parte que cito jamais se dirigiu a ti! Nem sei como é que fizeste essa interpretação. Por isso não tens que pedir qualquer desculpa. Aquilo era um mero desabafo, fruto de certas coisas de que me vou apercebendo na qualidade de espectador e uma forma de dizer que, enquanto não tiver amarras, farei o que sempre tenho feito. É uma imposição que fiz a mim mesmo: ou sou diferente do pelotão na abordagem e na execução ou simplesmente nada faço aqui. Não vim para falar do mesmo, ainda que a roupagem seja diferente no palavreado e na cor. Aquela frase vem na senda do que já disse várias vezes: só poderei cativar a atenção alheia para um técnica que não é usada neste fórum se conseguir demonstrar resultados palpáveis (quando não se convence pela palavra, tem de se convencer pelo exemplo prático). Em suma: estás completamente à vontade para colocares aqui todos os teus gráficos, opiniões e "oportunidades especulativas". Tu e todos os outros, desde que se enquadre no espírito do tópico.

Abraço

por malvoisin » 8/4/2015 13:45

por malvoisin » 8/4/2015 13:37

Alquimista,

O Alquimista Escreveu:
@malvoisin: continua a fazer análises post mortem. Ao usares 2 ou mais forks terás acréscimo de informação com que tens de lidar. Nunca compreendi porque se olha para o sp500 quando se negoceia o dax e vice-versa. Fazer isso é trazer para a arena problemas adicionais, como se os problemas que cada um deles coloca não fossem suficientes. Quando negoceio a compra de um Audi não me preocupo com o preço do Skoda. Aliás, basta pensar nos pit traders: negociarão eles apenas com base no preço do activo que têm à frente ou também se preocuparão com mercados vizinhos?

a questão das 2forks no DAX: o tal Hagopian de que o Chico fala faz sentido estando lá a fork verde, e isso fez-me pensar que eventualmente, alguns hagopians serão previsíveis se conseguirmos identificar obstáculos, como neste caso a LML da fork verde. independentemente disso, compreendo o que dizes e dou por mim a apagar forks e linhas, e a limpar gráficos precisamente por causa do que disseste.

por xs uso o SP500 como bengala (apenas) a seguir ao fecho do DAX pois noto alguma (natural) influência de 1 sobre o outro.

essa conversa do Audi e do Skoda ficu-te na retina eheheh

Se o fizesse, estaria a negar tudo o que tem rodeado as oportunidades especulativas: o esforço em mostrar, através de uma técnica bem identificada, em tempo real e com a antecedência possível, o antes (a perseguição da oportunidade), o durante (a evolução do negócio) e o depois (o resultado, bom ou mau). E isso não o farei. Mais depressa me dedicaria a dizer banalidades.

peço-te desculpa, pois fiz precisamente isso que dizes que desvirtua as oportunidades especulativas, e tens toda a razão. neste caso fi-lo pq me ajuda a reter na memória os erros que cometi, mas não voltarei a fazê-lo.

abraço

por malvoisin » 8/4/2015 13:25

chico_laranja Escreveu:
malvoisin

Ao gráfico do DAX que tens fiz uns acrescentos e ignorei o fork verde.

Aparentemente, e como passou a MLH se passou terá tendência de atingir a seguinte (seta preta).

Terá como obstáculo a caixa que traçaste/linha azul que acrescentei a alinhar high highs (acho que é isto um high high quando um máx é superior aos máx circundantes :-# )

Caso a linha tenha força para segurar o preço(seta laranja) poderemos ter um Hagopian pois ficou a meio do percurso e negou-se a continuar viagem tendo um cenário invertido em que o target passa a ser na MLH trespassada anteriormente

Outra alternativa:
coil antes do V a fucsia.

Eu consigo ver vários cenários, muitas vezes o difícil é saber qual é que o preço respeitará. Mas isso vem com a prática.

Chico, essa linha que traçaste faz-me mt sentido, tb a tinha colocado, em conjunto com várias outras, num outro gráfico (mais em zoom) que tinha postado antes, e sem dúvida reforçou a hipótese de curto qd o preço aí chegou (hoje de manhã, como talvez tenhas visto, voltou lá). em relação à fork verde, hás-de reparar que ela "abraça" o preço em vários sítios (por ex. o último toque corresponde ao tal hagopian de que falas, e estando lá a fork verde, o hagopian já faz sentido naquele sitio), e por isso serviu-me de referência. e continua a servir pq, embora tenha feito um máximo relativo, o preço continua a distanciar-se da ML da fork verde, e isso é um sinal de fraqueza do preço.

o teu cenário tb me parece bastante provável, seria algo do género que tinha em mente.

abraço

por chico_laranja » 8/4/2015 11:53

A EGL está a preparar um coil pois está a apertar a cotação e a ajudar à festa está a baixar o volume.

Está tudo a contar espingardas para o disparo :lol:

Quando tiver perguntas eu as colocarei como já o fiz no passado.

malvoisin

Ao gráfico do DAX que tens fiz uns acrescentos e ignorei o fork verde.

Aparentemente, e como passou a MLH se passou terá tendência de atingir a seguinte (seta preta).

Terá como obstáculo a caixa que traçaste/linha azul que acrescentei a alinhar high highs (acho que é isto um high high quando um máx é superior aos máx circundantes :-# )

Caso a linha tenha força para segurar o preço(seta laranja) poderemos ter um Hagopian pois ficou a meio do percurso e negou-se a continuar viagem tendo um cenário invertido em que o target passa a ser na MLH trespassada anteriormente

Outra alternativa:
coil antes do V a fucsia.

Eu consigo ver vários cenários, muitas vezes o difícil é saber qual é que o preço respeitará. Mas isso vem com a prática.
Anexos
dax.PNG
dax.PNG (209.67 KiB) Visualizado 6411 vezes
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por O Alquimista » 8/4/2015 0:39

EGL 4 h: sobre a importância do volume para a negociação (pressupondo que é fielmente reportado)
Anexos
egl.jpg

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], macau5m, PAULOJOAO, TTM62 e 58 visitantes