Novos mínimos a caminho (3)
Eu sei o que escreveste (pelo que acabo por nem perceber bem o teu post, eu estou a responder ao que eles dizem, não ao que tu dizes).
Mas, por sinal, esse é precisamente o indicador duvidoso de que eu falo.
Não nos é apresentado o histórico do Bull Market nesse indicador (e ele já existia) e depois não se sabe bem como é construído. Supostamente o Bernstein pergunta a um conjunto de traders escolhido por ele (como supostamente perdedores natos) a quem pergunta a opinião sobre os mercados/activos.
Bom, eu já há umas semanas atrás "aconselhei" a que o Bernstein mudasse de amostra porque os perdedores natos dele parecem ter-se transformado em "ganhadores natos".
Mas, mais a sério, este é de facto um indicador duvidoso por várias razões. Para além de estar em extremos há muitas semanas (85% já é um extremo e a partir dos 88% já estava em máximos históricos de sempre como os Bears apontaram) e portanto a falhar redondamente há meses e de não nos mostrarem o comportamento em Bull Market, a forma como supostamente é realizado é duvidosa porque é um indicador discricionário que procura saber a opinião de um subset e não do universo todo. Portanto, ficamos a saber que num conjunto de investidores que o Bernstein considera perdedores nos mercados de Futuros, a opinião é aquela. Por sinal, não condiz com quase mais indicador nenhum...
Como é que o Bernstein define um investidor perdedor? Como é que ele mexe no sample (pergunta sempre aos mesmos)? Os investires em causa não evoluem (não aprendem) e são sempre perdedores?
Enfim, são muitas as perguntas sem resposta para esse indicador que na verdade é uma "caixa negra" dado que o autor vende o indicador e vai manter o máximo de secretismo em relação a ele (há outros casos assim, naturalmente, não é caso único... mas há muitos outros indicadores que sabemos como são construídos, onde podemos ver os históricos mais longos, etc).
Mas, por sinal, esse é precisamente o indicador duvidoso de que eu falo.
Não nos é apresentado o histórico do Bull Market nesse indicador (e ele já existia) e depois não se sabe bem como é construído. Supostamente o Bernstein pergunta a um conjunto de traders escolhido por ele (como supostamente perdedores natos) a quem pergunta a opinião sobre os mercados/activos.
Bom, eu já há umas semanas atrás "aconselhei" a que o Bernstein mudasse de amostra porque os perdedores natos dele parecem ter-se transformado em "ganhadores natos".
Mas, mais a sério, este é de facto um indicador duvidoso por várias razões. Para além de estar em extremos há muitas semanas (85% já é um extremo e a partir dos 88% já estava em máximos históricos de sempre como os Bears apontaram) e portanto a falhar redondamente há meses e de não nos mostrarem o comportamento em Bull Market, a forma como supostamente é realizado é duvidosa porque é um indicador discricionário que procura saber a opinião de um subset e não do universo todo. Portanto, ficamos a saber que num conjunto de investidores que o Bernstein considera perdedores nos mercados de Futuros, a opinião é aquela. Por sinal, não condiz com quase mais indicador nenhum...
Como é que o Bernstein define um investidor perdedor? Como é que ele mexe no sample (pergunta sempre aos mesmos)? Os investires em causa não evoluem (não aprendem) e são sempre perdedores?
Enfim, são muitas as perguntas sem resposta para esse indicador que na verdade é uma "caixa negra" dado que o autor vende o indicador e vai manter o máximo de secretismo em relação a ele (há outros casos assim, naturalmente, não é caso único... mas há muitos outros indicadores que sabemos como são construídos, onde podemos ver os históricos mais longos, etc).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Branc0 Escreveu:Aquilo só pode ser ironia. Ele admite que estamos em extremos de optimismo segundo as medidas que ele usa.
Os Bears já o vêm dizendo há uns bons dois ou três meses. Na verdade, desde que começaram a dizê-lo já os índices subiram mais do que em alguns anos inteiros de Bull Market...
Eu fui claro, disse que estavam em extremo segundo as medidas que ele usa. E por acaso acho que até sei quais é que ele usa porque eu uso as mesmas e só na ultima semana é que passaram os 90% de bulls que comsidero a minha barreira de "extremo".
No EUR/USD por acaso já tinha estado nesse extremo antes mas o triângulo que entretanto desenhou e que comentei no tópico do EUR/USD deu para aliviar o optimismo e fazer esta nova investida, estando agora novamente a entrar em campo demasiado optimista.
Claro que cada um usa as medidas que quiser, há muitas maneiras de medir o optimismo e cada um deve utilizar aquela que acha mais fiável.
Já agora o que uso (por via indirecta) é o que se encontra neste site.
EDIT: Só para dizer que quando foi o fundo em Março este indicador marcava 97% bears.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
para Best
best
uma forma de poderes retirar a "parte branca" é usares a ferramenta de selecção (um quadrado reticulado), seleccionar apenas aquilo que pretendes e depois vais ao menu "imagem" e seleccionas "recortar"! Depois disso podes realizar o redimensionamento se necessário!
(repara na imagem do meu post anterior; bastaram os passos que descrevi, sem ter que redimensionar)
Espero ter-te ajudado
Crash
uma forma de poderes retirar a "parte branca" é usares a ferramenta de selecção (um quadrado reticulado), seleccionar apenas aquilo que pretendes e depois vais ao menu "imagem" e seleccionas "recortar"! Depois disso podes realizar o redimensionamento se necessário!
(repara na imagem do meu post anterior; bastaram os passos que descrevi, sem ter que redimensionar)
Espero ter-te ajudado
Crash
Editado pela última vez por CrashXXI em 17/9/2009 17:42, num total de 2 vezes.
Marco
De facto os indicadores que referes:
não apontam para um excesso de optimismo.
O que me "causa espécie" não é tanto a subida abrupta em pouco tempo, como há muito tempo não se via (será que alguma vez se viu?) associado aos fundamentos da actual crise!
É isso que "não compreendo"!
Para além disso, como disse noutro tópico
Repara no gráfico comparativo
De facto os indicadores que referes:
o AAII não aponta para extremos nem pouco mais ou menos; o Investors Intelligence - que se analisarmos o seu histórico verificamos que tem um bias bull enorme - está alto mas bem distante dos máximos; o put/call ratio tem andado do lado Bull mas por norma não tem estado nos extremos; o VIX está altíssimo para um extremo de complacência.
não apontam para um excesso de optimismo.
O que me "causa espécie" não é tanto a subida abrupta em pouco tempo, como há muito tempo não se via (será que alguma vez se viu?) associado aos fundamentos da actual crise!
É isso que "não compreendo"!
Para além disso, como disse noutro tópico
... na crise anterior o sentimento bullish era muito alto dando consistência ao movimento iniciado em 2003, contrariamente ao que está a acontecer agora, em que a indecisão impera!
Repara no gráfico comparativo
- Anexos
-
- Substitui por outro, mais explicito que o primeiro!
- AAII 090917-crop.jpg (41.52 KiB) Visualizado 4404 vezes
Editado pela última vez por CrashXXI em 17/9/2009 17:48, num total de 1 vez.
MarcoAntonio Escreveu:Best, pela enésima vez: não coloques gráficos tão grandes.
O que é mais crítico é que colocas uma imagem enorme com branco do lado direito, fazendo-nos a quase todos fazer scrolls para ler mensagens por causa de um bocado "sem nada" na tua imagem!
Já te foram explicadas diversas formas elementares de colocares os gráficos mais pequenos. Confesso que não entendo a dificuldade de fazer algo tão simples!
Marco, no meu vejo tudo normal, penssava que já estava tudo ok.
Eu vou ao paint e vou á imagem/redimensionar
o que devo fazer em seguida?
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Best, pela enésima vez: não coloques gráficos tão grandes.
O que é mais crítico é que colocas uma imagem enorme com branco do lado direito, fazendo-nos a quase todos fazer scrolls para ler mensagens por causa de um bocado "sem nada" na tua imagem!
Já te foram explicadas diversas formas elementares de colocares os gráficos mais pequenos. Confesso que não entendo a dificuldade de fazer algo tão simples!

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Vai haver correção FORTE.
Boas,
Não é por ser uma verdade "la palisse",pois tudo que sobe um dia cai.Estas subidas são anormais.
Perante uma crise destas e acham que agora chegou o BULL.Maginifico comprem tudo já passou.Não acredito.
Claro que aproveitei grande parte disto,mas sempre com muitas cautelas.
Cumprimentos.
Não é por ser uma verdade "la palisse",pois tudo que sobe um dia cai.Estas subidas são anormais.
Perante uma crise destas e acham que agora chegou o BULL.Maginifico comprem tudo já passou.Não acredito.
Claro que aproveitei grande parte disto,mas sempre com muitas cautelas.
Cumprimentos.
Branc0 Escreveu:Aquilo só pode ser ironia. Ele admite que estamos em extremos de optimismo segundo as medidas que ele usa.
Os Bears já o vêm dizendo há uns bons dois ou três meses. Na verdade, desde que começaram a dizê-lo já os índices subiram mais do que em alguns anos inteiros de Bull Market...
O problema é que é pouco claro que estejamos realmente num extremo de optimismo. No verdade, é mais claro que não estamos. Existem diversos indicadores para tentarmos aferir se estamos em extremos de optimismo e praticamente nenhum deles aponta para extremos (atenção que alguns indicadores que são usados para tentar mostrar que estamos em extremos de optimismo não são realmente indicadores de sentimento).
Assim de passagem: o AAII não aponta para extremos nem pouco mais ou menos; o Investors Intelligence - que se analisarmos o seu histórico verificamos que tem um bias bull enorme - está alto mas bem distante dos máximos; o put/call ratio tem andado do lado Bull mas por norma não tem estado nos extremos; o VIX está altíssimo para um extremo de complacência.
Os poucos indicadores que estão em extremos são indicadores duvidosos que são usados quase em exclusivo pelos Bears - como o DSI - e nem nos mostram como ele se comportou no Bull Market (ou não querem saber ou não querem mostrar, em qq um dos casos é esclarecedor quanto ao sentido de objectividade dos Bears). E indicadores como esse estão a apontar para um extremo há já muitas semanas, com os índices sempre a subir. Estão a falhar redondamente...
A própria "escola bear" (grande parte são discípulos de elliot) é agora muito maior. A sua profusão por foruns e sites sobre Bolsa é já se não a demonstração pelo menos a indicação de que existe muito Bear e que portanto não estamos num extremo assim tão extremo. O que de resto vai em linha com alguns dos indicadores que atrás referi que apontam para uma maior percentagem de Bears nos últimos anos face ao habitual. Curiosamente, os Bears por norma ignoram estes dados!
Poderão alguns perguntar-se: como é que com subidas tão fortes não se está ainda num extremo de optimismo?
Só pela subida em si, já se torna verosímel (e até em certa medida, expectável) que nos encontremos num extremo de optimismo. Mas isto na verdade é ilusório porque senão vejamos: no segundo semestre de 2008 tivemos quedas violentas semelhantes (maiores até em extensão ainda, até ao momento) e o extremo de pessimismo só apareceu lá muito para a frente. O mercado pode seguir forte num determinado sentido sem estarmos logo nos extremos (e mesmo atingidos os extremos ainda poderá continuar por mais algum tempo).
Bottom line: os Bears estão a ver o que querem ver e eles querem ver um extremo, pelo que já o estão a ver há muitas semanas.
elgenedy Escreveu: Assumindo que não é ironia, isto faz-me confusão.
Agora, 60% depois, dizer que não se quer perder o rally....![]()
![]()
![]()
Elgenedy
...I am going long until at least SPX 1600. No real update this time. Just know that even though the market can go higher, it could also top at any time now. We are truly at a bullish extreme. The USD is at a very bearish extreme now.
Elgenedy
Só pode ser ironia!
Repara só nas suas contradições, intencionais (?!), no discurso!
Aquilo só pode ser ironia. Ele admite que estamos em extremos de optimismo segundo as medidas que ele usa.
Be Galt. Wear the message!
I give up. I don't want to miss the rally.

Assumindo que não é ironia, isto faz-me confusão. Após 60% de valorização no S&P? Do que tenho visto aqui no forum, mesmo os mais bears (Midas, Salvador, Creepy, entre outros), têm aproveitado a onda. Podem não acreditar que ela dure; podem até ter perdido vários trades por acreditarem que isto ia (vai) descambar, mas a ideia que tenho é que independentemente disso têm sabido aproveitar em ambas as direcções....
Agora, 60% depois, dizer que não se quer perder o rally....

Ouch!
Mas se realmente tantos estão a mudar de opinião, e a deitar a toalha ao tapete, não sei se isso será muito positivo....

Cumprimentos,
Elgenedy
- Registado: 17/12/2002 22:25
O Initial Jobless Claims baixou novamente ligeiramente esta semana (545 mil, seasonal adjusted). Os valores são ainda altos relativamente à média mas têm vindo a decrescer continuamente. Com estes valores o nível de desemprego nos Estados Unidos deverá manter-se sensivelmente pelos mesmo níveis em Setembro.
Deixo o link para o report completo:
http://www.dol.gov/opa/media/press/eta/ ... 091122.htm
Coloquei aqui também os dados actualizados do AAII Sentiment Survey:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=70686
Deixo o link para o report completo:
http://www.dol.gov/opa/media/press/eta/ ... 091122.htm
Coloquei aqui também os dados actualizados do AAII Sentiment Survey:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=70686
Ou o rapaz estava a ser irónico ou um dos gurus das elliot waves que tantas vezes foi invocado passou de bear a bull.
http://kennystechnicalanalysisblog.blogspot.com/
Everything is going up: Gold, Oil, Silver, Small Caps, and Finance. I give up. I don't want to miss the rally. I am going long until at least SPX 1600. No real update this time. Just know that even though the market can go higher, it could also top at any time now. We are truly at a bullish extreme. The USD is at a very bearish extreme now.
Good luck!
http://kennystechnicalanalysisblog.blogspot.com/
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
Dwer, para quê as provocações? Tens participado construtivamente neste tópico. Nesta altura, estás a fazer o oposto e a destruir em vez de construir. Provocações, como sabes, não é o que queremos no caldeirão.
Eu sei que, muitas vezes, é muito mais difícil lidar quando se tem razão e o mercado nos dá razão do que o oposto. Peço-te que penses nisso.
Um abraço,
Ulisses
Eu sei que, muitas vezes, é muito mais difícil lidar quando se tem razão e o mercado nos dá razão do que o oposto. Peço-te que penses nisso.
Um abraço,
Ulisses
Dwer Escreveu:
nahh... só funciona se for puxado para cima pelos bears. Se fosse um bear a vir aqui dizer que agora é que é, ainda tínhamos mais alguém para squeezar.
Vamos ver. Pode ser que ainda apareça algum a rondar. Mas acho que estão que estão todos a caminho das cavernas, muito amuados. Não querem saber disto para nada, dizem que está tudo manipulado e que assim não brincam.
O que é péssimo para os bulls. Sem ninguém para brincar, aborrecem-se. E um bull entediado é fatal para os preços.
Eu estou semi-bull, semi-bear!
O que é que achas que estou a fazer?
Estarei a dar marradas?
Estarei a "caminho das cavernas, muito amuado"?
Estarei a "manipular o mercado"?
Estarei "entediado"?
Estarei a puxar para cima, ou não, o tópico?
Estarei a "brincar"?
Adivinha se puderes!

Dwer Escreveu:Laaz Rockit Escreveu:Dwer Escreveu:Eh pá, já tive que ir buscar o tópico ao terço inferior da primeira página do forum.
Isto está ficar feio para os bulls.
Suspeito que no dia em que entrar e já não encontrar o tópico na primeira página do forum, o mercado já virou.
Se não tivesses puxado o tópico para cima, começaria hoje o terror dos touros. Assim, as coisas complicam-se, para os ursos.
nahh... só funciona se for puxado para cima pelos bears. Se fosse um bear a vir aqui dizer que agora é que é, ainda tínhamos mais alguém para squeezar.
Vamos ver. Pode ser que ainda apareça algum a rondar. Mas acho que estão que estão todos a caminho das cavernas, muito amuados. Não querem saber disto para nada, dizem que está tudo manipulado e que assim não brincam.
O que é péssimo para os bulls. Sem ninguém para brincar, aborrecem-se. E um bull entediado é fatal para os preços.
boa tarde
Tenho uma dubeda: no grafico SP500 apareceu hoje ás 6:45 uma vela que se destacou. Aquilo foi uma grande compra?
Cumprimentos
Laaz Rockit Escreveu:Dwer Escreveu:Eh pá, já tive que ir buscar o tópico ao terço inferior da primeira página do forum.
Suspeito que no dia em que entrar e já não encontrar o tópico na primeira página do forum, o mercado já virou.
Se não tivesses puxado o tópico para cima, começaria hoje o terror dos touros. Assim, as coisas complicam-se, para os ursos.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Dwer Escreveu:Eh pá, já tive que ir buscar o tópico ao terço inferior da primeira página do forum.
começa a ser um indicador a ter em conta

Dwer Escreveu:Eh pá, já tive que ir buscar o tópico ao terço inferior da primeira página do forum.

O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Eh pá, já tive que ir buscar o tópico ao terço inferior da primeira página do forum.
Abraço,
Dwer
Dwer
Kifko Escreveu:Se afinal os novos mínimos sempre vêem ou não, tenho muita pasta para entrar e com uns deliciosos novos mínimos era sempre a abrir...![]()
Vejo o pessoal muito zangado uns com os outros, e todos percebem de tudo, mas caraças soluções nada... nimguem diz aonde estão os novos minimos![]()
Agora fora de brincadeira achas que isto vai corrigir em força a qualquer altura ou não? novos minimos já não acredito, anda tudo a pregar futuro risonho, estamos todos a sair da crise, na minha actividade diária eu devo andar ceguinho pois não vejo nada disto, mas pronto os maravilhosos novos minimos acho que vamos ter que esperar muito por eles, mas raios um correcção zita vinha a calhar não achas...
Abraços.
Kifko.
daqui nada andamos mais perto de novos maximos de que novos minimos, sem percebermos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 137 visitantes