Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CURTOS

por Pickbull » 14/8/2011 0:58

dudubaby Escreveu:Qual a percentagem do capital do BCP shortado? 10%? 20? 30%? Quanto maior, maior a probabilidade de ocorrer um "apertão dos curtos" em benefício dos longos. Noto que os "curtos" vivem da desgraça alheia e são deveras depressivos dado que só pensam em ver o banco a cair, esquecendo-se que trabalham muitos portugueses e portuguesas no BCP (em Portugal o banco emprega mais de 10.100 portugueses - fonte R&C de 2010) e muitas famílias dependem do salário que é pago pela instituição. :(

ROTFL

Queres ver que se acabarem com os shorts acabam com as falências e com o desemprego? :shock:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por richardj » 14/8/2011 0:36

dudubaby como o ricardo salgado disse uma vez, os mercados são amorais

Registado: 25/4/2011 22:36

CURTOS

por dudubaby » 13/8/2011 23:45

Qual a percentagem do capital do BCP shortado? 10%? 20? 30%? Quanto maior, maior a probabilidade de ocorrer um "apertão dos curtos" em benefício dos longos. Noto que os "curtos" vivem da desgraça alheia e são deveras depressivos dado que só pensam em ver o banco a cair, esquecendo-se que trabalham muitos portugueses e portuguesas no BCP (em Portugal o banco emprega mais de 10.100 portugueses - fonte R&C de 2010) e muitas famílias dependem do salário que é pago pela instituição. :(
Eu vou comer laranjas e bananas

Registado: 3/3/2011 23:30

Re: BCP - Short Squeeze - Aperto dos curtos

por Pickbull » 13/8/2011 18:30

dudubaby Escreveu:Basta ocorrer um evento materialmente positivo para o BCP e teremos um aperto dos curtos (por exemplo, OPA). Sei que os curtos em Janeiro representavam mais de 8% no BCP e em tendência crescente. :)

Da mesma forma que "basta ocorrer um evento materialmente negativo para o BCP e teremos (mais) um aperto dos longos"

Não vale a pena adivinhar fundos nem eventos, basta seguir a tendência. Quando um dia mudar haverá tempo suficiente para ganhar dinheiro com a subida. Até agora, e desde a última "OPA", tem estado bem mais confortáveis os curtos que os longos.

Disclaimer: Não tenho qualquer posição no BCP.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

BCP - Short Squeeze - Aperto dos curtos

por dudubaby » 13/8/2011 17:51

Basta ocorrer um evento materialmente positivo para o BCP e teremos um aperto dos curtos (por exemplo, OPA). Sei que os curtos em Janeiro representavam mais de 8% no BCP e em tendência crescente. :)

Personal Finantial Advisor

por Fiscalista » 13/8/2011 17:17

pvg80713 Escreveu:fiscalista,
o que é um personal financial advisor ?

Um Personal Finantial Advisor é um gajo a quem se recorre e que manda uns bitaites sobre a Bolsa.

No meu caso é o Sr Santos, um taxista simpático com quem de vez em quando bebo umas minis numa tasquinha lá do bairro. :mrgreen:

Registado: 12/8/2011 15:34

Re: BCP = Aperto dos Curtos = Subida Perfeita

por Supermann » 13/8/2011 3:37

dudubaby Escreveu:O aperto dos curtos ocorre quando existem muito "short interest" num titulo e muitos "curtos" tentam fechar ao mesmo tempo as suas posiçoes. Quando um "curto" quer fechar a sua posicao, ele tem de "comprar" as accoes - oposto de quem esta longo que "vende" as accoes. Esta torrente massiva para comprar o titulo leva a um aumento da "compra" da accao dado que os curtos tem de comprar para fechar a posicao. O aumento de "compra" pelos curtos leva ao aumento do preco do titulo. O aperto simultaneo dos "curtos" ocorre em regra em accoes com elevada percentagem de curtos e empola substancialmente o valor do titulo.

Quantos mais "investidores" entrarem curto maior a probabilidade de termos um "aperto dos curtos".

Vejam o seguinte caso veridico que ocorreu com a VW = nao ha stop que ajude os "curtos":

Short Squeezes and Anticipated Flows
Transparency of short positions in shares to the whole market can be very damaging para os "curtos". The extreme case of short squeezing in Europe took place in October 2008 when Porsche engineered a short squeeze in Volkswagen shares. VW shares appreciated 82% in a single day to become for a brief time the world's biggest company by market value. The squeeze put the Trident European Fund out of business.

Bom fim de semana

A VW apresentava uma tendência de subida...

Ves alguma tendencia de subida no BCP?

Para além disso demonstras pouco saber desse acontecimento.

O que aconteceeu foi devido a uma arbitragem entre as classes A e classe B das acções da VW.

A classe A tinha mais votos preferenciais, e o rácio de transacção era algo como 1:30 e o spread alargou-se se me lembro para 1:35

Tendo isto em conta, para ganhar com a convergencia do spread fazia-se uma arbitragem entrando longo em classe A e curto em classe B.

Aconteceu que a Porsche anunciou então uma OPA levando aoa tal short squeeze dos imensos curtos que estavam em posições pair trading.

Primeiro, no BCP não tens várias classes logo não tens assim tantos curtos quanto isso.

Segundo, na VW a tendencia era ascendente. No BCP a tendencia é de descida...

Registado: 18/12/2009 18:54

BCP = Aperto dos Curtos = Subida Perfeita

por dudubaby » 12/8/2011 23:43

O aperto dos curtos ocorre quando existem muito "short interest" num titulo e muitos "curtos" tentam fechar ao mesmo tempo as suas posiçoes. Quando um "curto" quer fechar a sua posicao, ele tem de "comprar" as accoes - oposto de quem esta longo que "vende" as accoes. Esta torrente massiva para comprar o titulo leva a um aumento da "compra" da accao dado que os curtos tem de comprar para fechar a posicao. O aumento de "compra" pelos curtos leva ao aumento do preco do titulo. O aperto simultaneo dos "curtos" ocorre em regra em accoes com elevada percentagem de curtos e empola substancialmente o valor do titulo.

Quantos mais "investidores" entrarem curto maior a probabilidade de termos um "aperto dos curtos".

Vejam o seguinte caso veridico que ocorreu com a VW = nao ha stop que ajude os "curtos":

Short Squeezes and Anticipated Flows
Transparency of short positions in shares to the whole market can be very damaging para os "curtos". The extreme case of short squeezing in Europe took place in October 2008 when Porsche engineered a short squeeze in Volkswagen shares. VW shares appreciated 82% in a single day to become for a brief time the world's biggest company by market value. The squeeze put the Trident European Fund out of business.

Bom fim de semana

por Las_Vegas » 12/8/2011 19:29

ARNOY Escreveu:
SAUDAÇÕES!

Por acaso não sabes quando começam as aulas?

è que eu perdi o papel onde tava isso...

TASSE

Registado: 4/11/2002 23:12

por gacomosi » 12/8/2011 18:42

pvg80713 Escreveu:
gacomosi Escreveu:Cá para mim o pessoal está a shortar pois quer ir de fim de semana prolongado mais descansado.

qual fim-de-semana prolongado ? segunda há bolsa mesmo a Portuguesa.

fiscalista,
o que é um personal financial advisor ?

Sim eu sei que na Segunda-Feira temos bolsa...mas há muito pessoal que não se está para chatear nesse dia e prefere fechar posições.
Estou farto de tourear ursos...

Registado: 3/11/2010 10:54

por fnabais.ferro » 12/8/2011 18:18

Moderação chamada ao tópico do BCP sff :shock:

Dá-me alguma pena ver pessoal a vir aqui mandar autênticos "bitaites" sem apresentar argumentos! Pior ainda sem respeitar as regras deste espaço. É proibido escrever exlusivamente em maísculas ;)

Podem sempre consultar em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=59087&postdays=0&postorder=asc&start=0

ARNOY Escreveu:alta-te o suporte a .25 e cunha de alta com projecção a .35 verifica o rebound fibonacci a 23.8%
Pergunta: Colocarias uma resistência neste valor?!?
Anexos
Untitled.jpg
Untitled.jpg (91.31 KiB) Visualizado 4728 vezes
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por patacas » 12/8/2011 18:01

Professor Bambo? Isso só no Domingo à noite :mrgreen:

Registado: 3/4/2008 11:50

por nook » 12/8/2011 17:41

ARNOY Escreveu:JÁ TENHO MUITOS ANOS DE MERCADO PARA PODER DIZER QUE PURISTAS DE GRÁFICOS JÁ VI MAIS DE UM IR E NÃO VOLTAR, NÃO DEVES ANALISAR O GRÁFICO SEM ANALISAR A NEGOCIAÇÃO DIÁRIA E QUANTO A ESSA, O BCP HOJE NÃO TEVE O COMPORTAMENTO DAS ULTIMAS SEMANAS, SERÁ DO SHORT, DA OPA, DO SOL, DA CHUVA OU DA AZIA NÃO ME INTERESSA, SEGUNDA FEIRA DIGO-TE O QUE DEVERIAS TER COMPRADO HOJE!!!

SAUDAÇÕES!

NÃO DEVES TER MUITOS ANOS DE GRÁFICOS PARA COLOCAR UM SUPORTE ONDE A ACÇÃO SÓ FOI UMA VEZ. MAS O TEU COMPORTAMENTO É MAU SINAL. É TER A MANIA QUE PERCEBES MUITO DISTO. É TER A MANIA QUE VÊ MAIS DOS QUE OS OUTROS. ISSO DE SER UM PURISTA DA ANÁLISE DE COFRES É PARA RIR :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: .

ISTO ATÉ PODE SUBIR NA SEGUNDA MAS NÃO FOI, DE CERTEZA, POR CAUSA DAQUILO QUE TU PENSAS QUE VISTE HOJE. POSSIVELMENTE FOI POR CAUSA DO TEU FIM DE SEMANA MAL DORMIDO A PENSAR: "É PÁ E SE ALGO CORRE MAL NESTE FIM DE SEMANA PROLONGADO”

SAUDAÇÕES!!!
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por ARNOY » 12/8/2011 17:28

JÁ TENHO MUITOS ANOS DE MERCADO PARA PODER DIZER QUE PURISTAS DE GRÁFICOS JÁ VI MAIS DE UM IR E NÃO VOLTAR, NÃO DEVES ANALISAR O GRÁFICO SEM ANALISAR A NEGOCIAÇÃO DIÁRIA E QUANTO A ESSA, O BCP HOJE NÃO TEVE O COMPORTAMENTO DAS ULTIMAS SEMANAS, SERÁ DO SHORT, DA OPA, DO SOL, DA CHUVA OU DA AZIA NÃO ME INTERESSA, SEGUNDA FEIRA DIGO-TE O QUE DEVERIAS TER COMPRADO HOJE!!!

SAUDAÇÕES!

Registado: 28/7/2010 10:46

por Johnny.Str » 12/8/2011 17:23

rfm73 Escreveu:. o que interessa é o gráfico… aqui fica:

E o que esta bola de cristal mostra ... um poço sem fundo, sem qualquer resistência ?
É que fazer AT num caso destes ....

Registado: 11/8/2011 16:49

por nook » 12/8/2011 17:13

ARNOY Escreveu:eu não tenho ou deixo de ter razão, o mercado é que tem razão!!! e eu tento estar do lado da razão do mercado!!
só desespera quem está do lado errado, (qq que ele seja), mas para ficar claro entrei 3 min antes do fecho mercado com compra de 150000 e STOP metido!!

Pelo menos tens stop. Temos aqui um colega de fórum que tinha as mesmas certezas do que tu, mas não tinha stop. Acho que ainda as deve ter. isso de analisar os cofres e perceber o que lá está… é muito complicado. É trabalho para o professor Bambo. o que interessa é o gráfico… aqui fica:
Anexos
img_13131655307285.gif
img_13131655307285.gif (18.63 KiB) Visualizado 2920 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por Jorge158 » 12/8/2011 17:12

Bem, num dia em que o PSI-20 trepa 3% e o BCP (que passou o dia no vermelho) não faz melhor do que permanecer inalterado!?
Eu que percebo pouco de mercados e nestes últimos tempos menos ainda, só me ocorre dizer que este Banco ou é comprado/opado ou é intervencionado pelo estado.
É que por este andar não vale uma pastilha gorila.

Reflexão de fim de semana: Estranhos os tempos em que uma empresa de distribuição vale mais (em capitalização bolsista) que os 4 maiores bancos privados portugueses :?: Já agora... vale a pena pensar nisto...

Registado: 29/11/2007 4:36

por ARNOY » 12/8/2011 17:09

5M de papeis nas 6 1ªas posições de venda durante o dia todo e tens razão vai haver aumento de capital para quem meteu algum!

por Gtony84 » 12/8/2011 17:07

ARNOY Escreveu:Para quem este atento às posições de BID/ASK do BCP durante todo o dia estiveram 4700M acções, literalmente a trancar a subida, nunca tinha visto com posições de venda de 5M ACÇÕES A DESCIDA SE EFECTUAR, isto é... o BCP NÃO SE COMPRA
, NÃO SE VENDE TRANSFORMA-SE!

5 Milhões em que Valor? No caixa Directa apenas dá para vizualizar os 5 valores mais baixos da profundidade das vendas e não me apercebi de nenhum valor anormal de vendas até 0.275..

Registado: 29/12/2009 12:44

por ARNOY » 12/8/2011 17:04

eu não tenho ou deixo de ter razão, o mercado é que tem razão!!! e eu tento estar do lado da razão do mercado!!
só desespera quem está do lado errado, (qq que ele seja), mas para ficar claro entrei 3 min antes do fecho mercado com compra de 150000 e STOP metido!!

por hugoreis » 12/8/2011 17:03

ARNOY Escreveu:Para quem este atento às posições de BID/ASK do BCP durante todo o dia estiveram 4700M acções, literalmente a trancar a subida, nunca tinha visto com posições de venda de 5M ACÇÕES A DESCIDA SE EFECTUAR, isto é... o BCP NÃO SE COMPRA
, NÃO SE VENDE TRANSFORMA-SE!

Sou iniciante no mumdo da Bolsa e queria tirar uma pequena dúvida em relação ao BID/ASK
O BID são as ofertas para comprar e o ASK para vender ou estou errado???

Registado: 29/11/2007 3:52

Re: Estão a limpar tudo

por Gtony84 » 12/8/2011 17:03

Fiscalista Escreveu:O que é ue se passa com o BCP de repente limparam 2 milhões de acções??? Será verdade o rumor que me foi comunicado à pouco pelo meu personal finance advisor de que a Opa vai ser mesmo lançada a 0,40 Eur?

Espero bem que não seja já que estou indeciso quanto a comprar já ou esperar por nova visita aos 0,25.

A mim parece-me mais que vai haver uma OPAC...

Oferta Publica de Aumento Capital :mrgreen: :mrgreen: !!

Registado: 29/12/2009 12:44

por TTM62 » 12/8/2011 17:02

Sei que pode não querer dizer grande coisa, mas também tive essa percepção. Se é para cair que caia. Mas os Cof Vendedores estiveram sempre carregados 1..KK Os compradores com pouca força (+-0,4K)e mesmo assim a cotação não caíu.Negociar nestes valores tão apertados (+-0,5 cent)??? Veremos nos próximos capítulos onde param as modas. Só mais uma nota PSI 20 foi aos 5700 pontos e reagiu positivamente!
viva a vida k vai passar mt tempo morto

Registado: 5/11/2002 0:54

por Johnny.Str » 12/8/2011 16:56

ARNOY Escreveu:eu não explico limito-me a observar e actuar! o que vi hoje foi o negócio do BCP fechado, pq? essa é a resposta dos 5M€!!! houve interesse hoje em não deixar a acção mexer, tenho a certeza que na próxima semana vamos perceber porquê

OK :lol:
Cá estaremos .. para te dar razão !
Mas este tipo de bloqueio pode durar mais dias e deseperar muita gente ! :oops: :oops: :oops:

Registado: 11/8/2011 16:49

por ARNOY » 12/8/2011 16:54

eu não explico limito-me a observar e actuar! o que vi hoje foi o negócio do BCP fechado, pq? essa é a resposta dos 5M€!!! houve interesse hoje em não deixar a acção mexer, tenho a certeza que na próxima semana vamos perceber porquê

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Esquinas3, Google [Bot], Goya777, IX Hispana, latbal, lito, m-m, malakas, Manchini888, maturidade, MR32, Olhar Leonino, PAULOJOAO, yggy e 707 visitantes