Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidades especulativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Oportunidades especulativas

por O Alquimista » 15/4/2015 17:31

Gráfico 1:
O Alquimista Escreveu:Nova oportunidade especulativa: vendendo esperança num mercado descendente. Aguarda-se que o preço se digne mostrar o que pretende fazer quando chegar à zona assinalada. Se aí mostrar aquilo que quero que mostre (fraqueza), será efectuada uma venda com stop e target nos locais assinalados.
Para os próximos dias temos assim duas oportunidades: esta e a que se vem seguindo.

Mais um pouco de fraqueza e cumpre-se o planeado.

Gráfico 2:
O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa em ebulição: se o preço decidir não respeitar a linha azul, realizar-e-á um short com stoploss acima do pivot relevante e target (para já) na minha inferior (as above, so below)

Vendo que o preço lá vai caminhando sobre a linha.
Anexos
xi.jpg
xi1.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por O Alquimista » 15/4/2015 16:09

chico_laranja Escreveu:Deduzo então que em certos cenários (quais é a questão que apenas o estudo revelará) o que interessa para o fork são os pivots relevantes marcados pelo preço e não apenas os que marcam uma inversão.

Sim, podes deduzir isso. Aproveitando as tuas palavras, diria: o que interessa para qualquer análise, seja feita com forks ou não, são os pivots relevantes marcados pelo preço.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por chico_laranja » 15/4/2015 10:49

O Alquimista Escreveu:
Agora uma dúvida
O fork ascendente vermelho não está errado (isto de dizer que o prof está errado é um tiro no escuro, principalmente quando quem coloca a dúvida é o aluno calão :oh: )? O pivot A foi colocado num mínimo logo o B tinha que ser num máximo e o C num mínimo mas está A e B em mínimos ou não estou a ver bem o filme?

Estás a ver bem o filme, mas o filme ainda não acabou. Explicando um pouco mais e tentando ser breve: também eu pensava dessa maneira e, na verdade, é assim que está descrito no curso do Andrews. Portanto, segundo tal curso, o fork que desenhei estaria errado. Sucede que as coisas não são assim tão simples e não são só como aparecem escritas; caso contrário, bastaria fazer um curso intensivo numa qualquer técnica, comprar uns livros, baixar uns pdf, ver uns videos e...voilà. Tudo se relaciona com a circunstância que rodeou a publicação do curso na net a título gratuito: a determinada altura Tim Morge apercebeu-se que havia gente a vender o curso na net sem qualquer tipo de autorização e violando o legado de Andrews, de quem foi aluno e amigo. Querendo acabar com isso, Tim Morge colocou o curso gratuitamente e a "mama" daquela gente chegou ao fim. Ao que me foi possível apurar - a questão, como já referi várias vezes, está a ser resolvida nos tribunais americanos - o que está no site não é a totalidade do curso. Ora, uma das coisas que Tim Morge não se cansa de dizer é precisamente: investiguem, façam experiências, duvidem das regras, procurem a razão de ser das regras, encontrem outras regras, estudem, trabalhem. Se ele o diz, melhor o tenho feito: encetei várias experiências com os forks e o que vês é isso mesmo: uma experiência. Agora, como uma andorinha não faz a Primavera, também um exemplo não serve para nada. Há que fazer os exemplos necessários e testar a ideia até se conseguir um número estatisticamente relevante.
Abraço

Deduzo então que em certos cenários (quais é a questão que apenas o estudo revelará) o que interessa para o fork são os pivots relevantes marcados pelo preço e não apenas os que marcam uma inversão.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por O Alquimista » 14/4/2015 23:36

malvoisin Escreveu:
Alqumista,

entretanto vi esta. diria que, olhando para a tua, teria logica que nesta o preço fosse até à LML.

independentemente disso, entradas longas na ML têm resultado bem.

Abraço

Malvoisin,

Vendo...(do verbo ver).
Abraço

Entretanto,

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa em ebulição: se o preço decidir não respeitar a linha azul, realizar-e-á um short com stoploss acima do pivot relevante e target (para já) na minha inferior (as above, so below).

A linha ainda não cedeu e a oportunidade ainda não apareceu.

Ora vejamos...

E vendo...

Vendo: forma verbal dos verbos vender e ver. Em tese ambos aplicáveis à situação.

Vendo...

Idem.

O Alquimista Escreveu:Não interessa o modo como o preço é representado: linha é linha, estrutura é estrutura, "João Moura" é "João Moura".

1º alvo atingido. Gestão activa da stoploss.
Anexos
xa.jpg
xi.jpg

por O Alquimista » 14/4/2015 21:56

Chico,

perseu
Apenas no fim da novela o actor é desvendado :twisted:.
O que importa é mostrar a técnica para que depois cada um a aplique no activo que desejar.

Nem mais.

Na última cotada, se o preço se recusar a ir ter à ML inferior do fork descendente temos um Hagopian em perspectiva com o João Moura que foi a tua entrada como possível target?

Sim, teremos hagopian e o JM pode ser um target. Se considerares que estamos numa tendência ascendente e que este movimento é meramente correctivo (que usei para vender), então o target seria um novo máximo, porque é isso que faz tal tendência (higher highs).

Se estou a ver bem e com base no diálogo a três que se tem desenrolado nas últimas páginas o Hagopian é quando o preço passa uma ML e tem como objectivo a ML seguinte mas a meio caminho arrepende-se e faz inversão de marcha. tendo a ML oposta.

Exactamente.

Agora uma dúvida
O fork ascendente vermelho não está errado (isto de dizer que o prof está errado é um tiro no escuro, principalmente quando quem coloca a dúvida é o aluno calão :oh: )? O pivot A foi colocado num mínimo logo o B tinha que ser num máximo e o C num mínimo mas está A e B em mínimos ou não estou a ver bem o filme?

Estás a ver bem o filme, mas o filme ainda não acabou. Explicando um pouco mais e tentando ser breve: também eu pensava dessa maneira e, na verdade, é assim que está descrito no curso do Andrews. Portanto, segundo tal curso, o fork que desenhei estaria errado. Sucede que as coisas não são assim tão simples e não são só como aparecem escritas; caso contrário, bastaria fazer um curso intensivo numa qualquer técnica, comprar uns livros, baixar uns pdf, ver uns videos e...voilà. Tudo se relaciona com a circunstância que rodeou a publicação do curso na net a título gratuito: a determinada altura Tim Morge apercebeu-se que havia gente a vender o curso na net sem qualquer tipo de autorização e violando o legado de Andrews, de quem foi aluno e amigo. Querendo acabar com isso, Tim Morge colocou o curso gratuitamente e a "mama" daquela gente chegou ao fim. Ao que me foi possível apurar - a questão, como já referi várias vezes, está a ser resolvida nos tribunais americanos - o que está no site não é a totalidade do curso. Ora, uma das coisas que Tim Morge não se cansa de dizer é precisamente: investiguem, façam experiências, duvidem das regras, procurem a razão de ser das regras, encontrem outras regras, estudem, trabalhem. Se ele o diz, melhor o tenho feito: encetei várias experiências com os forks e o que vês é isso mesmo: uma experiência. Agora, como uma andorinha não faz a Primavera, também um exemplo não serve para nada. Há que fazer os exemplos necessários e testar a ideia até se conseguir um número estatisticamente relevante.

A ser verdade o gráfico ficava +- assim?

Exacto, ficava desse modo. Também poderias colocar o pivot C no máximo imediatamente anterior.

Se assim for reforça a ideia de Hagopian e é uma oportunidade dupla de venda seguida de compra?
Isso de ganhar nos 2 sentidos e no fim a cotada ter o mesmo valor que tinha no início e a malta com uns tostões no bolso é um jogo do demo :twisted:

Não precisamos do hagopian para fazer o trading bidireccional: pit traders fazem-no (se estão no pit por ex. das bonds não estão no pit das moedas e por isso negoceiam o activo do seu pit nas duas direcções).

Abraço

por malvoisin » 14/4/2015 19:33

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Há coisas que faço e publico no fórum que, como é evidente, não consigo replicar na carteira, mas servem para referenciação da técnica e estudo. De vez em quando lembro-me de algumas delas e vou à procura do que se passou entretanto. Quando vejo o resultado até me assusto...este é precisamente um exemplo porque, se estava à espera de algo violento, não esperava tanta violência. E ainda não me dei ao trabalho de estudar tal gráfico "à la Andrews".

Abraço

Agora que me dei ao trabalho fica o respectivo gráfico.

Alqumista,

entretanto vi esta. diria que, olhando para a tua, teria logica que nesta o preço fosse até à LML.

independentemente disso, entradas longas na ML têm resultado bem.

Abraço
Anexos
DAX FORK.jpg

Registado: 6/3/2014 19:07

por O Alquimista » 14/4/2015 15:25

perseu Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Nova oportunidade especulativa: vendendo esperança num mercado descendente. Aguarda-se que o preço se digne mostrar o que pretende fazer quando chegar à zona assinalada. Se aí mostrar aquilo que quero que mostre (fraqueza), será efectuada uma venda com stop e target nos locais assinalados.
Para os próximos dias temos assim duas oportunidades: esta e a que se vem seguindo.

Boa noite Alquimista, não poderias partilhar a empresa em causa?

cumps, perseu

Olá Perseu,

Já tive oportunidade de dizer a razão pela qual ultimamente tenho escondido o mercado a que a oportunidade diz respeito. Volto a enfatizar: num primeiro momento a ideia era mostrar uma técnica que, salvo erro, mais ninguém pratica entre nós tal como ela foi criada (e não uma cópia, suposição ou derivação qualquer). Passei um ano a mostrar vários negócios em vários mercados e dimensões horárias. Como isto não ia lá com palavras (pelo menos, com as minhas palavras...com as palavras de outras já tenho as minhas dúvidas...), sabia que tinha de mostrar o resultado prático da mesma, o que tem exigido de mim um acompanhamento intenso dos negócios (nas três dimensões antes, durante e depois). Trabalho que me orgulho de fazer porque quem corre por gosta não se cansa. Sucede que o tempo foi avançando e isto corria o risco de tornar-se uma espécie de "serviço de trading gratuito online", dada a performance dos negócios, que tem ultrapassado as minhas melhores expectativas. Como não faço vida disto, não devo nada a ninguém, demonstro por a+b a técnica e resultados (falar e ter opinião é fácil, demonstrá-lo com casos do princípio ao fim já é outra história), sinto-me moralmente legitimado para fazer o que tenho vindo a fazer. E continuarei a fazê-lo, salvo se a administração o proibir ou eu próprio abrir uma excepção. Não te esqueças, Perseu, que no meu outro tópico tenho vindo a apresentar em público um conjunto de ideias que constituem o FI Alquimia 2015. Quando o criei disse que tinha a intenção de duplicar o capital durante este ano. Salvo uma excepção (dado o seu carácter altamente especulativo, decidi não mostrar o activo quando apresentei a oportunidade), tais ideias estão identificadas e todos podem observá-las desde o seu início. Mas, há mais: se quem faz vida disto e é pago não faz o que eu faço aqui no caldeirão - repito: antecipando negócios e acompanhando-os até ao seu termo - faço-o porque quero e porque é um meio de me instruir e aprender - não seria eu, que estou totalmente fora desta área, a fazê-lo.

Não termino sem te dizer que o activo foi por ti citado no teu tópico há não muito tempo. Acrescento que, a priori, nem me parece que seja das melhores oportunidades especulativas que já apresentei. Mas, como nunca se sabe o que o mercado nos reserva (para mim, uma das afirmações mais estapafúrdias), poderemos ter uma boa surpresa.

Abraço

Que nascem como cogumelos e com boas intenções, lá isso nascem. Mas depois... - O Alquimista

por chico_laranja » 14/4/2015 12:50

perseu

Apenas no fim da novela o actor é desvendado :twisted:.

O que importa é mostrar a técnica para que depois cada um a aplique no activo que desejar.

Alquimista

Na última cotada, se o preço se recusar a ir ter à ML inferior do fork descendente temos um Hagopian em perspectiva com o João Moura que foi a tua entrada como possível target?

Se estou a ver bem e com base no diálogo a três que se tem desenrolado nas últimas páginas o Hagopian é quando o preço passa uma ML e tem como objectivo a ML seguinte mas a meio caminho arrepende-se e faz inversão de marcha. tendo a ML oposta.

Agora uma dúvida

A ser verdade o gráfico ficava +- assim?

Se assim for reforça a ideia de Hagopian e é uma oportunidade dupla de venda seguida de compra?

Isso de ganhar nos 2 sentidos e no fim a cotada ter o mesmo valor que tinha no início e a malta com uns tostões no bolso é um jogo do demo :twisted:
Anexos
OE_x.PNG
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Optimiza » 14/4/2015 2:03

Boa noite Alquimista, não poderias partilhar a empresa em causa?

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por O Alquimista » 14/4/2015 1:23

Não interessa o modo como o preço é representado: linha é linha, estrutura é estrutura, "João Moura" é "João Moura".
Anexos
xi1.jpg

por O Alquimista » 14/4/2015 0:55

Nova oportunidade especulativa: vendendo esperança num mercado descendente. Aguarda-se que o preço se digne mostrar o que pretende fazer quando chegar à zona assinalada. Se aí mostrar aquilo que quero que mostre (fraqueza), será efectuada uma venda com stop e target nos locais assinalados.
Anexos
xi.jpg

por O Alquimista » 13/4/2015 22:00

O Alquimista Escreveu:Oportunidade especulativa em ebulição: se o preço decidir não respeitar a linha azul, realizar-e-á um short com stoploss acima do pivot relevante e target (para já) na minha inferior (as above, so below).

Ora vejamos...

E vendo...

Vendo: forma verbal dos verbos vender e ver. Em tese ambos aplicáveis à situação.

Vendo...
Anexos
xi.jpg

por Limonov » 13/4/2015 17:46

:lol: :lol:

Como sabes, ultimamente tenho tido este ativo debaixo de olho. Até é bom não saber do que se trata, percebe-se melhor a ideia se não se estiver obcecado com o objeto.

Abraço,

Limonov

O Alquimista Escreveu:
Limonov Escreveu:Caro Alquimista,

Não te volto a maçar com adivinhações. Mete lá as linhas que palavras leva-as o vento :D

Abraço,

Limonov

Não só não é maçada, como uma massada calha sempre bem.

Não é o vento que as (os?) leva, é o mercado.
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por O Alquimista » 13/4/2015 17:36

Limonov Escreveu:Caro Alquimista,

Não te volto a maçar com adivinhações. Mete lá as linhas que palavras leva-as o vento :D

Abraço,

Limonov

Não só não é maçada, como uma massada calha sempre bem.

Não é o vento que as (os?) leva, é o mercado.

por Limonov » 13/4/2015 17:26

Caro Alquimista,

Abraço,

Limonov

O Alquimista Escreveu:
Limonov Escreveu:Se não me engano no ativo, está na tua zona agora mesmo.

A similitude é evidente e arrisco dizer que não estás enganado.

Já que tens o dom de adivinhar o activo, pondero seriamente passar a falar de gráficos só com palavras. Assim a coisa fica mesmo eloquente.

Abraço

Ora vejamos...

E vendo...

por O Alquimista » 13/4/2015 17:20

Limonov Escreveu:Se não me engano no ativo, está na tua zona agora mesmo.

A similitude é evidente e arrisco dizer que não estás enganado.

Já que tens o dom de adivinhar o activo, pondero seriamente passar a falar de gráficos só com palavras. Assim a coisa fica mesmo eloquente.

Abraço

Ora vejamos...

E vendo...

Anexos
xa.jpg

por Limonov » 13/4/2015 10:07

Se não me engano no ativo, está na tua zona agora mesmo.
Anexos
Está na tua zona.jpg

por O Alquimista » 12/4/2015 2:31

O Alquimista Escreveu:Há coisas que faço e publico no fórum que, como é evidente, não consigo replicar na carteira, mas servem para referenciação da técnica e estudo. De vez em quando lembro-me de algumas delas e vou à procura do que se passou entretanto. Quando vejo o resultado até me assusto...este é precisamente um exemplo porque, se estava à espera de algo violento, não esperava tanta violência. E ainda não me dei ao trabalho de estudar tal gráfico "à la Andrews".

Abraço

Agora que me dei ao trabalho fica o respectivo gráfico.
Anexos
dax2.jpg

por O Alquimista » 12/4/2015 2:28

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Malvoisin,

2º Se continuares a seguir as lições do Morge, mais tarde ou mais cedo verás que ele considera essa coisa de tendência verdadeiramente lagging.

mas não é precisamente de tendência que ele fala quando se refere ao "context" (na tal triologia de aspectos de referência: context, frequency and structure)?

A melhor resposta que te posso dar é: é e não é. Se desenvolvesse aqui tudo o que já aprendi com ele há mais de 2/3 anos após ler, reler e voltar a ler o material publicado, ver, rever e tornar a ver os videos da IB, tomaria conta do caldeirão. Só posso ir deixando umas pistas para posterior investigação

Abraço

por O Alquimista » 12/4/2015 1:23

malvoisin Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
em relação a este "João Moura" no DAX, quanto é que consideras que ele se activou (embora não tenha sido possível usá-lo pois o preço não voltou lá)? quando o preço passou o suporte que antes tinha quebrado, quando passou a linha de pivots ou quando passou a anterior zona de resistência (+- 10000 pts)?

Por regra, um JM fica activo quando vence uma anterior resistência. No caso do dax, ele formou-se tendo por referência uma anterior zona de suporte, daí que tenha falado nele muito antes de ter vencido os tais 10.000 pontos.

pois claro, quando o preço quebrou o suporte, este tornou-se resistência, e portanto qd voltou a passar essa zona quebrou a então recente resistência (anterior suporte), tem lógica.

abraço

O que escreves está correcto, se é que se pode falar assim, mas só para escalarcer que quando me referi ao suporte anterior não é o que referes, mas efectivamente um anterior

abraço

por malvoisin » 12/4/2015 1:16

O Alquimista Escreveu:
malvoisin Escreveu:
em relação a este "João Moura" no DAX, quanto é que consideras que ele se activou (embora não tenha sido possível usá-lo pois o preço não voltou lá)? quando o preço passou o suporte que antes tinha quebrado, quando passou a linha de pivots ou quando passou a anterior zona de resistência (+- 10000 pts)?

Por regra, um JM fica activo quando vence uma anterior resistência. No caso do dax, ele formou-se tendo por referência uma anterior zona de suporte, daí que tenha falado nele muito antes de ter vencido os tais 10.000 pontos.

pois claro, quando o preço quebrou o suporte, este tornou-se resistência, e portanto qd voltou a passar essa zona quebrou a então recente resistência (anterior suporte), tem lógica.

abraço

por malvoisin » 12/4/2015 1:13

O Alquimista Escreveu:Malvoisin,

2º Se continuares a seguir as lições do Morge, mais tarde ou mais cedo verás que ele considera essa coisa de tendência verdadeiramente lagging.

mas não é precisamente de tendência que ele fala quando se refere ao "context" (na tal triologia de aspectos de referência: context, frequency and structure)?

por O Alquimista » 12/4/2015 1:08

malvoisin Escreveu:

Por regra, um JM fica activo quando vence uma anterior resistência. No caso do dax, ele formou-se tendo por referência uma anterior zona de suporte, daí que tenha falado nele muito antes de ter vencido os tais 10.000 pontos. Escrevi isso na altura e identifiquei a zona, mas na citação omiti isso (e outras coisas) porque o objectivo era apenas mostrar a potencialidade do JM.

Há coisas que faço e publico no fórum que, como é evidente, não consigo replicar na carteira, mas servem para referenciação da técnica e estudo. De vez em quando lembro-me de algumas delas e vou à procura do que se passou entretanto. Quando vejo o resultado até me assusto...este é precisamente um exemplo porque, se estava à espera de algo violento, não esperava tanta violência. E ainda não me dei ao trabalho de estudar tal gráfico "à la Andrews".

Abraço

por O Alquimista » 12/4/2015 0:52

Malvoisin,

já que a tendência no gráfico de maior prazo é ascendente, o que te leva a crer que a zona de preço que identificas para a venda servirá de resistência ao preço?

1º Não quer dizer que seja o caso, mas posso congeminar um negócio contra a tendência.
3. Price action na zona seleccionada ditará algo de mais concreto, por isso falo em hipotética venda.

por outro lado já anteriormente a linha cedeu, mas o preço voltou a passá-la...

E pode voltar a ceder. Preparo-me para essa eventualidade.

Abraço

por malvoisin » 12/4/2015 0:47

O Alquimista Escreveu:Sobre o "João Moura" no dax.

No dia 25/11/2014 disse
Levou o seu tempo mas também o Dax conhece o padrão "João Moura"
e apresentei o gráfico que reproduzo em baixo (o primeiro).

O Chico Laranja perguntou-me:
A que é que chamas padrão João Moura? É ao afundanço abaixo da linha de suporte com retorno? Se sim quais os cenários que se colocam?
.
Respondi:
Sim, e com um retorno que não é um retorno qualquer: é um retorno violento. É o mercado (os especuladores) a tourear os vendedores do break, os que se apoiam em padrões "assim e assado" sem previamente darem a palavra ao preço, ao contexto, ao que se passou no passado, distante ou próximo, quando sucedeu algo semelhante. O cenário que se coloca é o que está à vista: foram apanhados com as calças na mão, daí a violência. E não é propriamente uma lição (a não ser para os curtos), apenas uma visualização do modo o preço gosta de pregar partidas.

A resposta foi maior, mas omito restante por não ter relevo para a presente situação.

O segundo gráfico mostra a evolução do preço desde o evento "João Moura".

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 157 visitantes