Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 19/12/2024 20:04

BenjaminMartins Escreveu:Comunicado na CMVM.

Impacto na Edp de 500 milhões.

Muito mau só ser divulgado esta informação agora. Pelos vistos alguém saberia desta informação desde Novembro, antes dos pequenos investidores.

Colombia ja se sabia. Impacto total não. E como sempre há quem saiba. Amigos e familiares de pessoas da empresa,advogados envolvidos, fiscalistas, etc

Registado: 17/7/2014 22:33

por BenjaminMartins » 19/12/2024 19:36

Comunicado na CMVM.

Impacto na Edp de 500 milhões.

Muito mau só ser divulgado esta informação agora. Pelos vistos alguém saberia desta informação desde Novembro, antes dos pequenos investidores.
Anexos
FR1264411.pdf
(157.03 KiB) Transferido 199 Vezes

Registado: 12/1/2008 0:35

por Goya777 » 19/12/2024 18:37

SalvaFP Escreveu:EDPR perde 700M na Colombia...tá explicada a queda do grupo

Claramente.

Problemas eram conhecidos mas dimensão é surpreendente. Amanhã vemos EDP abaixo dos 3... E que a partir daí comece a recuperação pouco a pouco

Registado: 17/7/2014 22:33

por SalvaFP » 19/12/2024 18:32

EDPR perde 700M na Colombia...tá explicada a queda do grupo

Registado: 3/7/2023 13:03

por SalvaFP » 18/12/2024 17:23

edp é deixar ir, não mostra sinal de força ou recuperação

Registado: 3/7/2023 13:03

por junas » 18/12/2024 12:07

Então a HSBC corta na recomendação para as edps em 10/12 e agora passados oito dias volta a cortar?
O que se passou nestes 8 dias para isto?
Sinceramente.

Registado: 11/6/2008 21:46

por icemetal » 18/12/2024 10:40

Atendendo aos movimentos, fora a tendência negativa das energéticas, a EDP parece estar a ser alvo de short selling, mal tenta uma recuperação cortam logo a mesma.
Mera opinião evidentemente.

Registado: 25/10/2019 10:15

por serdom » 18/12/2024 10:32

Beira mar Escreveu:
aaugustob69 Escreveu:Boas...estou a pensar entrar nas EDPs...a minha duvida e se invisto metade em cada uma ou se não vale a pena entrar nas duas e investir a totalidade do valor apenas em uma delas...se alguém tiver opinião agradeço
cumps

Eu pessoalmente prefiro a casa mãe, até porque é detentora de 70% da Edp Renováveis. De qualquer forma, muitos cenários podem vir a acontecer como já foi indicado neste fórum. Sugiro que veja bem as paginas anteriores a este fórum e que faça a melhor decisão.

eu também prefiro a casa mãe pelos motivos mencionados pelo beira mar, e acrescento o aspecto do volume, que sendo substancialmente maior, consigo executar as minhas ordens com maior garantia do preço a que vão ser executadas.

Registado: 21/8/2011 19:31

por Beira mar » 18/12/2024 10:09

aaugustob69 Escreveu:Boas...estou a pensar entrar nas EDPs...a minha duvida e se invisto metade em cada uma ou se não vale a pena entrar nas duas e investir a totalidade do valor apenas em uma delas...se alguém tiver opinião agradeço
cumps

Eu pessoalmente prefiro a casa mãe, até porque é detentora de 70% da Edp Renováveis. De qualquer forma, muitos cenários podem vir a acontecer como já foi indicado neste fórum. Sugiro que veja bem as paginas anteriores a este fórum e que faça a melhor decisão.

Registado: 14/12/2023 10:14

por aaugustob69 » 18/12/2024 6:41

Boas...estou a pensar entrar nas EDPs...a minha duvida e se invisto metade em cada uma ou se não vale a pena entrar nas duas e investir a totalidade do valor apenas em uma delas...se alguém tiver opinião agradeço
cumps

Registado: 27/6/2024 18:36

por MarcoAntonio » 17/12/2024 23:22

Mas porque é que alguém iria colocar as estimativas piores (note-se que são todas de crescimento, basicamente estão a dizer que no pior dos cenários o crescimento se mantém) quando não são os cenários principais que eles apontam?

Basta percorrer dois ou três relatórios anuais passados e eles destacam dois cenários, que lhes chamam "main case" e "accelerated case" e não são esses números.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por yaya » 17/12/2024 23:17

Registado: 28/8/2013 22:19

por MarcoAntonio » 17/12/2024 22:32

Os números não se parecem nada com os que estão no site da IEA. O gráfico diz "lower end estimates", provavelmente o problema começa aí...

https://www.iea.org/data-and-statistics/data-tools/renewable-energy-progress-tracker

No site, destacam dois cenários. Por exemplo, ambos dão estimativas da ordem do dobro do que aparece nesse gráfico para 2030.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por yaya » 17/12/2024 22:21

o pessimismo em relação às renováveis já é crónico, não é de agora
aqui está um exemplo da IEA (agência internacional energia)
nunca acertaram uma, curioso não é?

previsão vs factos

as renováveis vão traçando o seu caminho contra a maré de pessimismo

1111.jpg
1111.jpg (54.13 KiB) Visualizado 6288 vezes

por Beira mar » 16/12/2024 22:15

junas Escreveu:Pronto, continuamos em queda...
Quando é que baterá no fundo?
Nunca tal tinha visto...Ima ação destas em queda permanente.

Estar em queda sim, em 2024 a preços destes sim, é uma bela descida, mas nunca antes visto já não concordo consigo. A bolsa é isto. Há quem venda com receio de que algo possa acontecer, há quem compre porque é uma oportunidade.

Registado: 14/12/2023 10:14

por junas » 16/12/2024 17:05

Pronto, continuamos em queda...
Quando é que baterá no fundo?
Nunca tal tinha visto...Ima ação destas em queda permanente.

por V99 » 15/12/2024 17:54

Metalor Escreveu:Sinceramente, para quem aposta no médio-longo prazo, deve ter andado a reforçar nestes valores. Principalmente quando é uma empresa que paga dividendos recorrentemente. Está a fazer lembrar-me a Intel que anda a levar porrada até mais não mas mais tarde ou mais cedo, inverte.

Não faz grande sentido isso... A Intel é uma tecnológica e a EDP é uma utilitie.
A Intel vai andar até ser comprada por uma NVIDIA ou Apple desta vida.
A EDP está no sítio errado... Num índice extremamente especulativo e sem volume como o Psi que qualquer fundo com meia dúzia de tostões faz o que quer e também por outro lado tem um grupo de institucionais pouco intervenientes nesta gestão.

Registado: 29/11/2007 14:05

por Metalor » 15/12/2024 0:50

Sinceramente, para quem aposta no médio-longo prazo, deve ter andado a reforçar nestes valores. Principalmente quando é uma empresa que paga dividendos recorrentemente. Está a fazer lembrar-me a Intel que anda a levar porrada até mais não mas mais tarde ou mais cedo, inverte.

Registado: 8/9/2015 13:04

por yaya » 14/12/2024 18:59

Os fundos nacionais deixaram fugir as subidas da EDP entre 2012 e 2015

Fundos de acções nacionais ignoram subida da EDP (2014)

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... prezam_edp

Eu recordo-me que também perderam a oportunidade do bullmarket da EDP entre 2018 e 2021

Vale o que vale, mas não deixa de ser curioso estas descidas agora.

por yaya » 14/12/2024 18:58

V99 Escreveu:
A península ibérica tentou ajudar nessa questão via modelo Mibel para a Europa Central. A França recusou e a Alemanha achou engraçado manter as centrais nucleares e de carvão a funcionar. É a Europa unida que temos.

A França jamais aceitará virem-lhes vender energia mais barata a partir da Península Ibérica.
Boicota constantemente a criação de uma rede a atravessar os Pirinéus.
São teimosos (Macron leia-se), preferem continuar a gastar balúrdios de dinheiro a construir mais centrais nucleares.
Vão ficando cada vez mais dependentes de terceiros no urânio, e em número cada vez mais reduzido.
A mina no Niger já foi. Foram obrigados a nacionalizar a EDF.
Com tudo isto a França corre o risco de perder a sua independência energética e um dia de ficar sem energia, tiveram várias centrais paradas para manutenção.
A Alemanha está a apostar forte nas renováveis, já perceberam que ficar dependente do urânio e gás russo não é a melhor solução. Têm o problema de não terem o sol que temos cá em Pt.

por junas » 14/12/2024 14:21

MarcoAntonio Escreveu:
junas Escreveu:Eu não oercebo nada de gráficos.
Descodifica por favor.
A tendência continua de queda? É isso?
Obrigado.

Olá Junas. Antes de mais, eu não irei tecer grandes comentários. O meu propósito ao partilhar os meus gráficos é apresentar o panorama do comportamento do preço, incluindo aquilo que é a meu ver mais importante (conforme as versões, ou com os meus indicadores ou com umas linhas tendência e uns suportes e resistências). Mas a partir daí cada um use os gráficos como entender, retire as ilações que tendner. Se quiserem acompanhar ou considerar o que lá está muito bem, se quiserem ignorar completamente, muito bem também. Se acharem que está tudo ao contrário, idem idem aspas aspas.

Dito isto, respondendo ao teu post com um comentário breve.

O primeiro indicador é de volume. Que está pelos mínimos destes últimos tempos. Não vejo um comportamento suspeito do lado do volume para já (por suspeito, entende-se algo tipo "a cotação está a cair mas o volume não está a acompanhar, há aqui uma pressão compradora escondida no meio dos movimentos do preço" ou algo desse género). Utilizando linguagem corrente, tipicamente aquilo que se chama uma divergência (o preço está a fazer uma coisa, o indicador outra). O momentum é de baixa e tem-se mantido mais ou menos estável. Não é muito forte (e pode vir dar lugar a uma divergência). A volatilidade tem vindo a diminuir (em larga medida porque o movimento tem sido de queda relativamente consistente).

(os indicadores do gráfico são de volume, momentum e volatilidade, por esta ordem; depois posso ver se vale a pena colocar um gráfico com suportes/resistências e LTs, mas não prometo nada)

:wink:

Muito obrigado Marco António.

por V99 » 13/12/2024 19:42

yaya Escreveu:
Lucky_Luke Escreveu:
A recessão na Alemanha não é resultado da dependência do gas russo, a guerra na Ucrânia é que é o resultado dessa dependência.

Decisões tomadas no passado, como a de Merkel com a continuação do gasoduto a ligar à Rússia, aumentaram a dependência ao gás russo.
E a subida do preço do gás, necessário para a indústria alemã, atirou a economia para a recessão.
Portanto se não tivessem ficado tão dependentes, passavam ao lado da recessão.
A Península Ibérica teve o preço de energia mais baixo da Europa durante a pandemia porque tinham uma base de renováveis que susteve o choque. Nem Espanha nem Pt entraram em recessão com a pandemia e a inflação, aí está a diferença.

Crise do gás empurra Alemanha para uma recessão em 2023
https://observador.pt/2022/09/29/crise- ... o-em-2023/

Agora o momento em que Trump avisou os alemães em 2018 do risco que corriam com a dependência do gás russo, nas UN.
Os alemães, arrogantes, riram-se de Trump.
Mas lá está o ditado, aquele que ri por ultimo, ri melhor.

A península ibérica tentou ajudar nessa questão via modelo Mibel para a Europa Central. A França recusou e a Alemanha achou engraçado manter as centrais nucleares e de carvão a funcionar. É a Europa unida que temos.

Registado: 29/11/2007 14:05

por yaya » 13/12/2024 19:28

Lucky_Luke Escreveu:
A recessão na Alemanha não é resultado da dependência do gas russo, a guerra na Ucrânia é que é o resultado dessa dependência.

Decisões tomadas no passado, como a de Merkel com a continuação do gasoduto a ligar à Rússia, aumentaram a dependência ao gás russo.
E a subida do preço do gás, necessário para a indústria alemã, atirou a economia para a recessão.
Portanto se não tivessem ficado tão dependentes, passavam ao lado da recessão.
A Península Ibérica teve o preço de energia mais baixo da Europa durante a pandemia porque tinham uma base de renováveis que susteve o choque. Nem Espanha nem Pt entraram em recessão com a pandemia e a inflação, aí está a diferença.

Crise do gás empurra Alemanha para uma recessão em 2023
https://observador.pt/2022/09/29/crise- ... o-em-2023/

Agora o momento em que Trump avisou os alemães em 2018 do risco que corriam com a dependência do gás russo, nas UN.
Os alemães, arrogantes, riram-se de Trump.
Mas lá está o ditado, aquele que ri por ultimo, ri melhor.

por MarcoAntonio » 13/12/2024 19:26

junas Escreveu:Eu não oercebo nada de gráficos.
Descodifica por favor.
A tendência continua de queda? É isso?
Obrigado.

Olá Junas. Antes de mais, eu não irei tecer grandes comentários. O meu propósito ao partilhar os meus gráficos é apresentar o panorama do comportamento do preço, incluindo aquilo que é a meu ver mais importante (conforme as versões, ou com os meus indicadores ou com umas linhas tendência e uns suportes e resistências). Mas a partir daí cada um use os gráficos como entender, retire as ilações que tendner. Se quiserem acompanhar ou considerar o que lá está muito bem, se quiserem ignorar completamente, muito bem também. Se acharem que está tudo ao contrário, idem idem aspas aspas.

Dito isto, respondendo ao teu post com um comentário breve.

O primeiro indicador é de volume. Que está pelos mínimos destes últimos tempos. Não vejo um comportamento suspeito do lado do volume para já (por suspeito, entende-se algo tipo "a cotação está a cair mas o volume não está a acompanhar, há aqui uma pressão compradora escondida no meio dos movimentos do preço" ou algo desse género). Utilizando linguagem corrente, tipicamente aquilo que se chama uma divergência (o preço está a fazer uma coisa, o indicador outra). O momentum é de baixa e tem-se mantido mais ou menos estável. Não é muito forte (e pode vir dar lugar a uma divergência). A volatilidade tem vindo a diminuir (em larga medida porque o movimento tem sido de queda relativamente consistente).

(os indicadores do gráfico são de volume, momentum e volatilidade, por esta ordem; depois posso ver se vale a pena colocar um gráfico com suportes/resistências e LTs, mas não prometo nada)

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por junas » 13/12/2024 19:23

O que me está a preocupar é o facto de,atendendo ao preço que está, nem o dividendo (6%) ser um incentivo à compra das ações.
Surreal.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, Bing [Bot], Denário, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 137 visitantes