O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
pois, pois
a mim o preço não me interessa, interessa-me sim o momento que se compra.
tenho bastantes posições no PSi pois tinha muita "fé" nos 8550.
Hoje noto q este ponto esta a servir de suporte....mas terá que subir a curto prazo e com força..senão continuará a seguir a tendencia que é não de queda mas de FORTE QUEDA.
Uma subida até aos 9600 é possivel...
tenho bastantes posições no PSi pois tinha muita "fé" nos 8550.
Hoje noto q este ponto esta a servir de suporte....mas terá que subir a curto prazo e com força..senão continuará a seguir a tendencia que é não de queda mas de FORTE QUEDA.
Uma subida até aos 9600 é possivel...
- Registado: 20/5/2008 10:14
Oscarzito Escreveu:
Eu acredito que as cotadas venham sempre a recuperar o seu valor (face às cotações actuais e não estou a falar em PTM a 100 Euros ou Pararede a 5 Euros).
Mas quem pode ter certeza que o BCP por exemplo nos próximos 10 anos não ficara abaixo de 3 Euros, por exemplo.
Estou a querer dizer que casos como a PTM e Pararede podem se repetir.
É esse o meu medo quando vejo um titulo a cair muito. Pode ser inexperiência minha, mas que assusta, assusta.
- Registado: 8/3/2007 15:37
habanero04 escreveu:
Oscarzito, uma coisa que hás-de aprender a dar valor é o não ficar preso aos títulos quando o mercado começa a fraquejar. Não faz sentido nenhum verificar que o mercado vai para baixo e ficar com os títulos em carteira para o longo prazo, mais vale vender e ficar com o dinheiro na conta ou a prazo do que acumular menos-valias e ter que esperar 10 anos para recuperar o capital investido. Isto só se aprende com o tempo e algumas más experiências. Isso aconteceu-me no último bear market e é um erro que nunca mais vou cometer.
lemor, são estratégias de cada um.
Veja-se por exemplo a SAG, onde tenho 25.000 títulos comprados a 1,94 Euros. Podia ter vendido a 3 Euros. Não vendi. Depois corrigiu e voltou para cima.
Pois eu acho que perdem uma boa oportunidade, eu por exemplo tinha BCP comprados a 1,84 e quando chagaram a 4 e tal (4,12 se não me engano) e começaram a "vir por ali à baixo" devido à opa falhada etc ... , vendia-as a 4, hoje se quizer posso comprar o dobro dos titulos que tinha, ou comprar os mesmos e encaixar um bom montante.
Se nao tivesse feito nada estaria neste momento com prejuizo e sabe-se lá quando é que voltarão a 1,84 ??!! (salvo uma opa ou coisa do genero, acho que vai demorar muito) enquanto aguardasse estaria com o dinheiro empatado ou teria que assumir o prejuizo.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
majomo Escreveu:artista Escreveu:lemor Escreveu:Prefiro pensar que as perdas de 30% serão temporárias pois o dinheiro derá aplicado ou em DP, ou em ressaltos (não necessariamente na REN). Os 30% serão reconquistados disso não tenho dúvida.
Dúvidas é coisa que se deve ter sempre no mercado... e este pensamento não me parece que tenha grande importância se recuperas ou não, já os perdeste, tens sobretudo de pensar como não os voltar a perder... é importante é corrigir os erros, o resto virá por si!
Boa sorte
artista
Pois, esse sentimento de ter de recuperar, pode levar facilmente a precipitações, que por sua vez podem levar a novas perdas...
O pouco que podemos definir quando negociamos é aquilo que estamos dispostos a perder, e nem sempre isto é possível, portanto, cuidado com as metas para ganhar, tipo "só vendo se ganhar x %"...
Nestas alturas a melhor estratégia é preservar o capital, quer não negociando, quer colocando stops apertados...
Palavras sábias do artista e do majomo, com certeza de quem tem experiência vivida e consolidada deste tipo de situações:
"nunca ter certezas, muito menos absolutas"; "o sentimento de ter de recuperar, pode levar facilmente a precipitações,...a melhor estratégia é preservar o capital, quer não negociando, quer colocando stops apertados".
Os mais novos/menos experientes neste negócio devem interiorizar máximas como estas, lendo-as por exemplo 20 a 50 vezes se for necessário.
Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
Deixo os gráficos actualizados do PSI que está a quebrar o ponto médio daquelas velas que considerei de referência para aquilatar da continuidade ou não do ressalto. Veremos como corre a segunda metade da sessão, embora o facto dos States estar fechado faz com que seja pouco crível que haja grande volatilidade.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (34.83 KiB) Visualizado 4150 vezes
-
- forum-psi2.GIF (36.99 KiB) Visualizado 4157 vezes
-
- forum-psi3.GIF (24.75 KiB) Visualizado 4142 vezes
habanero04 Escreveu:Oscarzito, uma coisa que hás-de aprender a dar valor é o não ficar preso aos títulos quando o mercado começa a fraquejar. Não faz sentido nenhum verificar que o mercado vai para baixo e ficar com os títulos em carteira para o longo prazo, mais vale vender e ficar com o dinheiro na conta ou a prazo do que acumular menos-valias e ter que esperar 10 anos para recuperar o capital investido. Isto só se aprende com o tempo e algumas más experiências. Isso aconteceu-me no último bear market e é um erro que nunca mais vou cometer.
lemor, são estratégias de cada um.
Veja-se por exemplo a SAG, onde tenho 25.000 títulos comprados a 1,94 Euros. Podia ter vendido a 3 Euros. Não vendi. Depois corrigiu e voltou para cima.
Eu acredito que as cotadas venham sempre a recuperar o seu valor (face às cotações actuais e não estou a falar em PTM a 100 Euros ou Pararede a 5 Euros).
O Banif, pessoalmente, vejo que tem potencial de valorização de 100% a 3-5 anos.
Editado pela última vez por Oscarzito em 4/7/2008 12:30, num total de 1 vez.
- Registado: 29/6/2008 11:36
artista e majomo
Tenho consciência do que as precipitações podem fazer.
80% dos meu erros de 1 ano de bolsa fora decorrentes de precipitações ou para entrar ou para sair.
E isso acho que deve ser fundamental para quem investe nesse mundo. Podemos não sabe o momento de entrar/sair, mas é importante saber quando não entrar/sair.
Bons negócios a todos
Tenho consciência do que as precipitações podem fazer.
80% dos meu erros de 1 ano de bolsa fora decorrentes de precipitações ou para entrar ou para sair.
E isso acho que deve ser fundamental para quem investe nesse mundo. Podemos não sabe o momento de entrar/sair, mas é importante saber quando não entrar/sair.
Bons negócios a todos
artista Escreveu:lemor Escreveu:Prefiro pensar que as perdas de 30% serão temporárias pois o dinheiro derá aplicado ou em DP, ou em ressaltos (não necessariamente na REN). Os 30% serão reconquistados disso não tenho dúvida.
Dúvidas é coisa que se deve ter sempre no mercado... e este pensamento não me parece que tenha grande importância se recuperas ou não, já os perdeste, tens sobretudo de pensar como não os voltar a perder... é importante é corrigir os erros, o resto virá por si!
Boa sorte
artista
Pois, esse sentimento de ter de recuperar, pode levar facilmente a precipitações, que por sua vez podem levar a novas perdas...
O pouco que podemos definir quando negociamos é aquilo que estamos dispostos a perder, e nem sempre isto é possível, portanto, cuidado com as metas para ganhar, tipo "só vendo se ganhar x %"...
Nestas alturas a melhor estratégia é preservar o capital, quer não negociando, quer colocando stops apertados...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
lemor Escreveu:Prefiro pensar que as perdas de 30% serão temporárias pois o dinheiro derá aplicado ou em DP, ou em ressaltos (não necessariamente na REN). Os 30% serão reconquistados disso não tenho dúvida.
Boa sorte
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Pois.
Foi por isso que eu sai quando achei que as quedas já não tinha fundo... Achei muito tarde, é verdade.
Prefiro pensar que as perdas de 30% serão temporárias pois o dinheiro derá aplicado ou em DP, ou em ressaltos (não necessariamente na REN). Os 30% serão reconquistados disso não tenho dúvida.
Um dos erros que muitos investidores mais experientes apontam é o "apego a um título".
Cumps.
Foi por isso que eu sai quando achei que as quedas já não tinha fundo... Achei muito tarde, é verdade.
Prefiro pensar que as perdas de 30% serão temporárias pois o dinheiro derá aplicado ou em DP, ou em ressaltos (não necessariamente na REN). Os 30% serão reconquistados disso não tenho dúvida.
Um dos erros que muitos investidores mais experientes apontam é o "apego a um título".
Cumps.
Silverwolf Escreveu:Oscarzito Escreveu:lemor Escreveu:marcolopes Escreveu:lemor Escreveu:Eu resolvi sair da REN. Assumi 29% de perdas e aprendi uma grande lição, sem dúvida.
Dentro apenas na GaLp e JM com perdas mas acredito numa recuperação nos próximos dias (para sair se calhar).
Eu ainda não entendo as razões de trades deste tipo... exceptuando a total falta de acompanhamento do título ou a falha de colocação de stops, porquê esperar por valores na ordem dos 30% de perdas???
Eu estou na REN a 3,80 EUR. Podia ter vendido com mais valia. Não o fiz.
E porquê ? Porque acredito neste título numa óptima de longo prazo e quero sim que o prazo de 1 ano passe, de maneira a não pagar os 10% de imposto.
Quando digo REN a 3,80, digo também Sonae.sgps a 1,45 entre outros.
Ora bem para ver se percebo não querias vender para aguentares 1 ano e não pagares 10% de imposto, mas tas tranquilo a perder 30% e 55% respectivamente nessas duas acções?
Que estratégia estranha, mas cada um sabe de si...
Oscarzito Escreveu:lemor Escreveu:marcolopes Escreveu:lemor Escreveu:Eu resolvi sair da REN. Assumi 29% de perdas e aprendi uma grande lição, sem dúvida.
Dentro apenas na GaLp e JM com perdas mas acredito numa recuperação nos próximos dias (para sair se calhar).
Eu ainda não entendo as razões de trades deste tipo... exceptuando a total falta de acompanhamento do título ou a falha de colocação de stops, porquê esperar por valores na ordem dos 30% de perdas???
E porquê ? Porque acredito neste título numa óptima de longo prazo e quero sim que o prazo de 1 ano passe, de maneira a não pagar os 10% de imposto.
Ora bem para ver se percebo não querias vender para aguentares 1 ano e não pagares 10% de imposto, mas tas tranquilo a perder 30% e 55% respectivamente nessas duas acções?
Que estratégia estranha, mas cada um sabe de si...
nov71 Escreveu:Sim...não te esqueças que houve milhoes a entrar a 1€ na sonae depois de ela estar a perder mais de 50%...no bcp a 2.5...na tdu a 1...na soni a 3...no bes a 10.5...na soncapital a 1.3...etc... e estavam certos que aí seria o fundo... vê quanto ja perderam...
Mas penso que é só uma questão de risco ...ou de querer assumir o risco.
Eu por mim vou seguir o conselho do ullisses e esperar por uma inversão consolidada, também porque não faço vida disto...e felizmente consigo matar o vicio somente estando a acompanhar...não necessito de fazer trades, principalmente de trades negativos![]()
Aho que a probabilidade de ser apanhado em contra-mão num ressalto é maior do que numa inversão .
Por exemplo hoje levantei-me e a primeira coisa que fiz quando liguei o portatil foi olhar para o valor do petroleo ...acima dos 145dls...portanto para mim...vai ser mais um dia a observar...
Boa sorte para quem arrisca.
BN
Ao observar o mercado do lado de fora também se aprende. Eu tenho feito a mesma coisa, não tenho dinheiro para andar no "torra-torra" diário e prefiro entrar só quando isto inverter. Como alguém costuma por aí dizer: "depois há muito tempo para ganhar dinheiro...".
Oscarzito, uma coisa que hás-de aprender a dar valor é o não ficar preso aos títulos quando o mercado começa a fraquejar. Não faz sentido nenhum verificar que o mercado vai para baixo e ficar com os títulos em carteira para o longo prazo, mais vale vender e ficar com o dinheiro na conta ou a prazo do que acumular menos-valias e ter que esperar 10 anos para recuperar o capital investido. Isto só se aprende com o tempo e algumas más experiências. Isso aconteceu-me no último bear market e é um erro que nunca mais vou cometer.
lemor Escreveu:marcolopes Escreveu:lemor Escreveu:Eu resolvi sair da REN. Assumi 29% de perdas e aprendi uma grande lição, sem dúvida.
- Registado: 29/6/2008 11:36
Jim Beam Escreveu:nov71 Escreveu:Não percebi o que mudou de ha uma semana para cá ou ainda de ha dois dias
Taxa de juro subiu 0.25, ha um mês que se sabia...por isso se o psi 20 caiu por causa da tx, não faz sentido agora subir .E acho que o Trichet hoje não foi muito conclusivo...e até se notou que só não abriu mais o jogo ...para acalmar os mercados...porque voltou a dizer que no mandato dele o principal objectivo é a estabilização dos preços...
oil acima dos 145dls...só desde ontem é que está ...
e continua.
Inflação alta; Continua de certeza...ou pior com o oil a estes niveis...
O que mudou não foi a conjectura, mas sim os preços das acções!
Só nesta última queda (últimos dois meses) o PSI20 perdeu mais de 20%... Foi um movimento muito acentuado, e agora é esperado um contra-movimento. É o chamado “efeito elevador”.
Tal como o Bull não é sempre a subir, o Bear também não é sempre a descer.
Basta olhar para o gráfico que postei para se verificar que as descidas são intercaladas com subidas (menores, é certo, mas estão lá).
Sim...não te esqueças que houve milhoes a entrar a 1€ na sonae depois de ela estar a perder mais de 50%...no bcp a 2.5...na tdu a 1...na soni a 3...no bes a 10.5...na soncapital a 1.3...etc... e estavam certos que aí seria o fundo... vê quanto ja perderam...
Mas penso que é só uma questão de risco ...ou de querer assumir o risco.
Eu por mim vou seguir o conselho do ullisses e esperar por uma inversão consolidada, também porque não faço vida disto...e felizmente consigo matar o vicio somente estando a acompanhar...não necessito de fazer trades, principalmente de trades negativos

Aho que a probabilidade de ser apanhado em contra-mão num ressalto é maior do que numa inversão .
Por exemplo hoje levantei-me e a primeira coisa que fiz quando liguei o portatil foi olhar para o valor do petroleo ...acima dos 145dls...portanto para mim...vai ser mais um dia a observar...
Boa sorte para quem arrisca.
BN
Falta de experiência no mercado, não colocação de stops, esperança de mlehora....Enfim. Coisas que não decerei repetir em nops trades.
Vivendo e aprendendo.

Vivendo e aprendendo.

marcolopes Escreveu:lemor Escreveu:Eu resolvi sair da REN. Assumi 29% de perdas e aprendi uma grande lição, sem dúvida.
lemor Escreveu:Eu resolvi sair da REN. Assumi 29% de perdas e aprendi uma grande lição, sem dúvida.
Crise? Qual crise?
nov71 Escreveu:Não percebi o que mudou de ha uma semana para cá ou ainda de ha dois dias
Taxa de juro subiu 0.25, ha um mês que se sabia...por isso se o psi 20 caiu por causa da tx, não faz sentido agora subir .E acho que o Trichet hoje não foi muito conclusivo...e até se notou que só não abriu mais o jogo ...para acalmar os mercados...porque voltou a dizer que no mandato dele o principal objectivo é a estabilização dos preços...
oil acima dos 145dls...só desde ontem é que está ...
e continua.
Inflação alta; Continua de certeza...ou pior com o oil a estes niveis...
O que mudou não foi a conjectura, mas sim os preços das acções!
Só nesta última queda (últimos dois meses) o PSI20 perdeu mais de 20%... Foi um movimento muito acentuado, e agora é esperado um contra-movimento. É o chamado “efeito elevador”.
Tal como o Bull não é sempre a subir, o Bear também não é sempre a descer.
Basta olhar para o gráfico que postei para se verificar que as descidas são intercaladas com subidas (menores, é certo, mas estão lá).
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX
Boas,
Também concordo como Nov71 que os principais problemas continuam por resolver, nomeadamente a questão energética, mas no curto prazo a Bolsa Portuguesa poderá ter um ressalto porque os Ursos com a corrida que empreenderam no último mês e o sprint final na terça-feira, penso que ficaram um pouco exaustos.
Aliás, se repararem, apesar da queda de ontem das acções americanas e de mais um recorde do petróleo, só tiveram força para o início da sessão, apesar de o índice ter ficado em ligeira perda.
A grande questão agora é saber se os Touros com as declarações mais serenas do BCE irão ter algum alento e aproveitando o descanso dos Ursos, encentarão uma ligeira recuperação ou será mais uma pausa no percurso dos Ursos.
Para a semana e com saída de diversos resultados/indicadores veremos para onde segue a Tendência.
Uma das principais virtudes que detectei neste mundo, e que ainda não possuo, é a paciência, o saber esperar pelo definir da tendência, e o que talvez seja mais importante em Bear Market, para quem não joga nas quedas, talvez seja o não arriscar aqui e ali, mas sim preservar o capital para o Bull Markett (que algum dia virá).
Um abraço,
Também concordo como Nov71 que os principais problemas continuam por resolver, nomeadamente a questão energética, mas no curto prazo a Bolsa Portuguesa poderá ter um ressalto porque os Ursos com a corrida que empreenderam no último mês e o sprint final na terça-feira, penso que ficaram um pouco exaustos.
Aliás, se repararem, apesar da queda de ontem das acções americanas e de mais um recorde do petróleo, só tiveram força para o início da sessão, apesar de o índice ter ficado em ligeira perda.
A grande questão agora é saber se os Touros com as declarações mais serenas do BCE irão ter algum alento e aproveitando o descanso dos Ursos, encentarão uma ligeira recuperação ou será mais uma pausa no percurso dos Ursos.
Para a semana e com saída de diversos resultados/indicadores veremos para onde segue a Tendência.
Uma das principais virtudes que detectei neste mundo, e que ainda não possuo, é a paciência, o saber esperar pelo definir da tendência, e o que talvez seja mais importante em Bear Market, para quem não joga nas quedas, talvez seja o não arriscar aqui e ali, mas sim preservar o capital para o Bull Markett (que algum dia virá).
Um abraço,
Eu quando disse consolidação, estava a deixar implícito uma queda posterior (senão era um fundo) e no ressalto tb está implícito voltar às quedas (senão não era ressalto)...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
De acordo mas baralhado!
MarcoAntonio Escreveu:
Eu apenas estou a salientar que o mercado está a perder "momentum" de queda e que interpreto isso como exaustão do movimento de queda.
Estou bastante de acordo

MarcoAntonio Escreveu:Agora, podem acontecer muitas coisas... um fundo, uma consolidação, um ressalto.
E mais quedas? Com o petróleo a subir, juros a subir,dados económicos maus só as análises de AT contrariam um pouco os factos! Será suficiente para estudar entradas?????
Cumps all
Nov71
Acho que não mudou nada. Ou seja "o pano de fundo" é mais ou menos o mesmo.O que mudou foi o momento,pelo menos parece-me que sim.Como disse o Marco António ou o Ulisses( Já não me lembro bem). Exaustão das quedas,etc.etc....
Podíamos também fazer a pergunta de outra forma-O que mudou desde que o psi0 veio dos +-11000 até aos 8500?
Cavalos certos?Bem isso é outra historia.Nestes dois dias já se vai percebendo os que estão a correr e os que estão a passear.
Cavalos certos. Seria um belo tema para comentar-mos!?
Acho que não mudou nada. Ou seja "o pano de fundo" é mais ou menos o mesmo.O que mudou foi o momento,pelo menos parece-me que sim.Como disse o Marco António ou o Ulisses( Já não me lembro bem). Exaustão das quedas,etc.etc....
Podíamos também fazer a pergunta de outra forma-O que mudou desde que o psi0 veio dos +-11000 até aos 8500?
Cavalos certos?Bem isso é outra historia.Nestes dois dias já se vai percebendo os que estão a correr e os que estão a passear.
Cavalos certos. Seria um belo tema para comentar-mos!?