Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 4/7/2008 13:45

A pergunta é quando e não quanto. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por leazinho » 4/7/2008 13:43

não tenho bem a certeza mas penso que foi entre 5.95/5.99 ,eu poe exemplo sei que vendi a 5.94 e entalei-me a 5.50 vendias em 2007(set).
Grão a grão chegaremos ao milhão?

Registado: 29/11/2007 9:39

por Auditor » 4/7/2008 13:40

Ulisses Pereira Escreveu:Por exemplo, sem recorrerem a gráficos, fazem ideia de quando foi o máximo histórico do BCP?

Um abraço,
Ulisses

Perto de 6,50 ?

Registado: 28/6/2007 13:25

pois, pois

por ASLPINZIO » 4/7/2008 12:52

a mim o preço não me interessa, interessa-me sim o momento que se compra.
tenho bastantes posições no PSi pois tinha muita "fé" nos 8550.
Hoje noto q este ponto esta a servir de suporte....mas terá que subir a curto prazo e com força..senão continuará a seguir a tendencia que é não de queda mas de FORTE QUEDA.
Uma subida até aos 9600 é possivel...

Registado: 20/5/2008 10:14

por Ulisses Pereira » 4/7/2008 12:50

Por exemplo, sem recorrerem a gráficos, fazem ideia de quando foi o máximo histórico do BCP?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por lemor » 4/7/2008 12:46

Oscarzito Escreveu:
Eu acredito que as cotadas venham sempre a recuperar o seu valor (face às cotações actuais e não estou a falar em PTM a 100 Euros ou Pararede a 5 Euros).

Mas quem pode ter certeza que o BCP por exemplo nos próximos 10 anos não ficara abaixo de 3 Euros, por exemplo.

Estou a querer dizer que casos como a PTM e Pararede podem se repetir.

É esse o meu medo quando vejo um titulo a cair muito. Pode ser inexperiência minha, mas que assusta, assusta.

Registado: 8/3/2007 15:37

por carf2007 » 4/7/2008 12:44

habanero04 escreveu:
Oscarzito, uma coisa que hás-de aprender a dar valor é o não ficar preso aos títulos quando o mercado começa a fraquejar. Não faz sentido nenhum verificar que o mercado vai para baixo e ficar com os títulos em carteira para o longo prazo, mais vale vender e ficar com o dinheiro na conta ou a prazo do que acumular menos-valias e ter que esperar 10 anos para recuperar o capital investido. Isto só se aprende com o tempo e algumas más experiências. Isso aconteceu-me no último bear market e é um erro que nunca mais vou cometer.

lemor, são estratégias de cada um.
Veja-se por exemplo a SAG, onde tenho 25.000 títulos comprados a 1,94 Euros. Podia ter vendido a 3 Euros. Não vendi. Depois corrigiu e voltou para cima.

Pois eu acho que perdem uma boa oportunidade, eu por exemplo tinha BCP comprados a 1,84 e quando chagaram a 4 e tal (4,12 se não me engano) e começaram a "vir por ali à baixo" devido à opa falhada etc ... , vendia-as a 4, hoje se quizer posso comprar o dobro dos titulos que tinha, ou comprar os mesmos e encaixar um bom montante.

Se nao tivesse feito nada estaria neste momento com prejuizo e sabe-se lá quando é que voltarão a 1,84 ??!! (salvo uma opa ou coisa do genero, acho que vai demorar muito) enquanto aguardasse estaria com o dinheiro empatado ou teria que assumir o prejuizo.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por crg » 4/7/2008 12:35

majomo Escreveu:
artista Escreveu:
lemor Escreveu:Prefiro pensar que as perdas de 30% serão temporárias pois o dinheiro derá aplicado ou em DP, ou em ressaltos (não necessariamente na REN). Os 30% serão reconquistados disso não tenho dúvida.

Dúvidas é coisa que se deve ter sempre no mercado... e este pensamento não me parece que tenha grande importância se recuperas ou não, já os perdeste, tens sobretudo de pensar como não os voltar a perder... é importante é corrigir os erros, o resto virá por si!

Boa sorte

artista

Pois, esse sentimento de ter de recuperar, pode levar facilmente a precipitações, que por sua vez podem levar a novas perdas...

O pouco que podemos definir quando negociamos é aquilo que estamos dispostos a perder, e nem sempre isto é possível, portanto, cuidado com as metas para ganhar, tipo "só vendo se ganhar x %"...

Nestas alturas a melhor estratégia é preservar o capital, quer não negociando, quer colocando stops apertados...

Palavras sábias do artista e do majomo, com certeza de quem tem experiência vivida e consolidada deste tipo de situações:

"nunca ter certezas, muito menos absolutas"; "o sentimento de ter de recuperar, pode levar facilmente a precipitações,...a melhor estratégia é preservar o capital, quer não negociando, quer colocando stops apertados".

Os mais novos/menos experientes neste negócio devem interiorizar máximas como estas, lendo-as por exemplo 20 a 50 vezes se for necessário.

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por Ulisses Pereira » 4/7/2008 12:29

Deixo os gráficos actualizados do PSI que está a quebrar o ponto médio daquelas velas que considerei de referência para aquilatar da continuidade ou não do ressalto. Veremos como corre a segunda metade da sessão, embora o facto dos States estar fechado faz com que seja pouco crível que haja grande volatilidade.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.83 KiB) Visualizado 4150 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (36.99 KiB) Visualizado 4157 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (24.75 KiB) Visualizado 4142 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Oscarzito » 4/7/2008 12:29

habanero04 Escreveu:Oscarzito, uma coisa que hás-de aprender a dar valor é o não ficar preso aos títulos quando o mercado começa a fraquejar. Não faz sentido nenhum verificar que o mercado vai para baixo e ficar com os títulos em carteira para o longo prazo, mais vale vender e ficar com o dinheiro na conta ou a prazo do que acumular menos-valias e ter que esperar 10 anos para recuperar o capital investido. Isto só se aprende com o tempo e algumas más experiências. Isso aconteceu-me no último bear market e é um erro que nunca mais vou cometer.

lemor, são estratégias de cada um.
Veja-se por exemplo a SAG, onde tenho 25.000 títulos comprados a 1,94 Euros. Podia ter vendido a 3 Euros. Não vendi. Depois corrigiu e voltou para cima.

Eu acredito que as cotadas venham sempre a recuperar o seu valor (face às cotações actuais e não estou a falar em PTM a 100 Euros ou Pararede a 5 Euros).

O Banif, pessoalmente, vejo que tem potencial de valorização de 100% a 3-5 anos.
Editado pela última vez por Oscarzito em 4/7/2008 12:30, num total de 1 vez.

Registado: 29/6/2008 11:36

por lemor » 4/7/2008 12:27

artista e majomo

Tenho consciência do que as precipitações podem fazer.

80% dos meu erros de 1 ano de bolsa fora decorrentes de precipitações ou para entrar ou para sair.

E isso acho que deve ser fundamental para quem investe nesse mundo. Podemos não sabe o momento de entrar/sair, mas é importante saber quando não entrar/sair.

Bons negócios a todos

por majomo » 4/7/2008 11:55

artista Escreveu:
lemor Escreveu:Prefiro pensar que as perdas de 30% serão temporárias pois o dinheiro derá aplicado ou em DP, ou em ressaltos (não necessariamente na REN). Os 30% serão reconquistados disso não tenho dúvida.

Dúvidas é coisa que se deve ter sempre no mercado... e este pensamento não me parece que tenha grande importância se recuperas ou não, já os perdeste, tens sobretudo de pensar como não os voltar a perder... é importante é corrigir os erros, o resto virá por si!

Boa sorte

artista

Pois, esse sentimento de ter de recuperar, pode levar facilmente a precipitações, que por sua vez podem levar a novas perdas...

O pouco que podemos definir quando negociamos é aquilo que estamos dispostos a perder, e nem sempre isto é possível, portanto, cuidado com as metas para ganhar, tipo "só vendo se ganhar x %"...

Nestas alturas a melhor estratégia é preservar o capital, quer não negociando, quer colocando stops apertados...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por artista_ » 4/7/2008 11:38

Boa sorte

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por lemor » 4/7/2008 11:15

Pois.
Foi por isso que eu sai quando achei que as quedas já não tinha fundo... Achei muito tarde, é verdade.

Prefiro pensar que as perdas de 30% serão temporárias pois o dinheiro derá aplicado ou em DP, ou em ressaltos (não necessariamente na REN). Os 30% serão reconquistados disso não tenho dúvida.

Um dos erros que muitos investidores mais experientes apontam é o "apego a um título".

Cumps.

Silverwolf Escreveu:
Oscarzito Escreveu:
lemor Escreveu:
marcolopes Escreveu:
lemor Escreveu:Eu resolvi sair da REN. Assumi 29% de perdas e aprendi uma grande lição, sem dúvida.
Dentro apenas na GaLp e JM com perdas mas acredito numa recuperação nos próximos dias (para sair se calhar).

Eu ainda não entendo as razões de trades deste tipo... exceptuando a total falta de acompanhamento do título ou a falha de colocação de stops, porquê esperar por valores na ordem dos 30% de perdas???

Eu estou na REN a 3,80 EUR. Podia ter vendido com mais valia. Não o fiz.
E porquê ? Porque acredito neste título numa óptima de longo prazo e quero sim que o prazo de 1 ano passe, de maneira a não pagar os 10% de imposto.
Quando digo REN a 3,80, digo também Sonae.sgps a 1,45 entre outros.

Ora bem para ver se percebo não querias vender para aguentares 1 ano e não pagares 10% de imposto, mas tas tranquilo a perder 30% e 55% respectivamente nessas duas acções?

Que estratégia estranha, mas cada um sabe de si...

por Silverwolf » 4/7/2008 10:28

Oscarzito Escreveu:
lemor Escreveu:
marcolopes Escreveu:
lemor Escreveu:Eu resolvi sair da REN. Assumi 29% de perdas e aprendi uma grande lição, sem dúvida.
Dentro apenas na GaLp e JM com perdas mas acredito numa recuperação nos próximos dias (para sair se calhar).

Eu ainda não entendo as razões de trades deste tipo... exceptuando a total falta de acompanhamento do título ou a falha de colocação de stops, porquê esperar por valores na ordem dos 30% de perdas???

E porquê ? Porque acredito neste título numa óptima de longo prazo e quero sim que o prazo de 1 ano passe, de maneira a não pagar os 10% de imposto.

Ora bem para ver se percebo não querias vender para aguentares 1 ano e não pagares 10% de imposto, mas tas tranquilo a perder 30% e 55% respectivamente nessas duas acções?

Que estratégia estranha, mas cada um sabe de si...

Registado: 15/1/2008 17:43

por habanero04 » 4/7/2008 10:25

nov71 Escreveu:Sim...não te esqueças que houve milhoes a entrar a 1€ na sonae depois de ela estar a perder mais de 50%...no bcp a 2.5...na tdu a 1...na soni a 3...no bes a 10.5...na soncapital a 1.3...etc... e estavam certos que aí seria o fundo... vê quanto ja perderam...
Mas penso que é só uma questão de risco ...ou de querer assumir o risco.

Eu por mim vou seguir o conselho do ullisses e esperar por uma inversão consolidada, também porque não faço vida disto...e felizmente consigo matar o vicio somente estando a acompanhar...não necessito de fazer trades, principalmente de trades negativos :lol:

Aho que a probabilidade de ser apanhado em contra-mão num ressalto é maior do que numa inversão .

Por exemplo hoje levantei-me e a primeira coisa que fiz quando liguei o portatil foi olhar para o valor do petroleo ...acima dos 145dls...portanto para mim...vai ser mais um dia a observar...

Boa sorte para quem arrisca.

BN

Ao observar o mercado do lado de fora também se aprende. Eu tenho feito a mesma coisa, não tenho dinheiro para andar no "torra-torra" diário e prefiro entrar só quando isto inverter. Como alguém costuma por aí dizer: "depois há muito tempo para ganhar dinheiro...".

Oscarzito, uma coisa que hás-de aprender a dar valor é o não ficar preso aos títulos quando o mercado começa a fraquejar. Não faz sentido nenhum verificar que o mercado vai para baixo e ficar com os títulos em carteira para o longo prazo, mais vale vender e ficar com o dinheiro na conta ou a prazo do que acumular menos-valias e ter que esperar 10 anos para recuperar o capital investido. Isto só se aprende com o tempo e algumas más experiências. Isso aconteceu-me no último bear market e é um erro que nunca mais vou cometer.

Registado: 8/11/2007 17:14

por Oscarzito » 4/7/2008 10:09

lemor Escreveu:
marcolopes Escreveu:

Registado: 29/6/2008 11:36

por nov71 » 4/7/2008 9:01

Jim Beam Escreveu:
nov71 Escreveu:Não percebi o que mudou de ha uma semana para cá ou ainda de ha dois dias

Taxa de juro subiu 0.25, ha um mês que se sabia...por isso se o psi 20 caiu por causa da tx, não faz sentido agora subir .E acho que o Trichet hoje não foi muito conclusivo...e até se notou que só não abriu mais o jogo ...para acalmar os mercados...porque voltou a dizer que no mandato dele o principal objectivo é a estabilização dos preços...

oil acima dos 145dls...só desde ontem é que está ...
e continua.

Inflação alta; Continua de certeza...ou pior com o oil a estes niveis...

O que mudou não foi a conjectura, mas sim os preços das acções!
Só nesta última queda (últimos dois meses) o PSI20 perdeu mais de 20%... Foi um movimento muito acentuado, e agora é esperado um contra-movimento. É o chamado “efeito elevador”.

Tal como o Bull não é sempre a subir, o Bear também não é sempre a descer.
Basta olhar para o gráfico que postei para se verificar que as descidas são intercaladas com subidas (menores, é certo, mas estão lá).

Sim...não te esqueças que houve milhoes a entrar a 1€ na sonae depois de ela estar a perder mais de 50%...no bcp a 2.5...na tdu a 1...na soni a 3...no bes a 10.5...na soncapital a 1.3...etc... e estavam certos que aí seria o fundo... vê quanto ja perderam...
Mas penso que é só uma questão de risco ...ou de querer assumir o risco.

Eu por mim vou seguir o conselho do ullisses e esperar por uma inversão consolidada, também porque não faço vida disto...e felizmente consigo matar o vicio somente estando a acompanhar...não necessito de fazer trades, principalmente de trades negativos :lol:

Aho que a probabilidade de ser apanhado em contra-mão num ressalto é maior do que numa inversão .

Por exemplo hoje levantei-me e a primeira coisa que fiz quando liguei o portatil foi olhar para o valor do petroleo ...acima dos 145dls...portanto para mim...vai ser mais um dia a observar...

Boa sorte para quem arrisca.

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por lemor » 4/7/2008 7:22

Falta de experiência no mercado, não colocação de stops, esperança de mlehora....Enfim. Coisas que não decerei repetir em nops trades.
:(

Vivendo e aprendendo.:wink:

marcolopes Escreveu:

por marcolopes » 4/7/2008 0:34

Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por Jim Beam » 3/7/2008 23:39

nov71 Escreveu:Não percebi o que mudou de ha uma semana para cá ou ainda de ha dois dias

Taxa de juro subiu 0.25, ha um mês que se sabia...por isso se o psi 20 caiu por causa da tx, não faz sentido agora subir .E acho que o Trichet hoje não foi muito conclusivo...e até se notou que só não abriu mais o jogo ...para acalmar os mercados...porque voltou a dizer que no mandato dele o principal objectivo é a estabilização dos preços...

oil acima dos 145dls...só desde ontem é que está ...
e continua.

Inflação alta; Continua de certeza...ou pior com o oil a estes niveis...

O que mudou não foi a conjectura, mas sim os preços das acções!
Só nesta última queda (últimos dois meses) o PSI20 perdeu mais de 20%... Foi um movimento muito acentuado, e agora é esperado um contra-movimento. É o chamado “efeito elevador”.

Tal como o Bull não é sempre a subir, o Bear também não é sempre a descer.
Basta olhar para o gráfico que postei para se verificar que as descidas são intercaladas com subidas (menores, é certo, mas estão lá).
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por Duck Flag » 3/7/2008 23:29

Boas,

Também concordo como Nov71 que os principais problemas continuam por resolver, nomeadamente a questão energética, mas no curto prazo a Bolsa Portuguesa poderá ter um ressalto porque os Ursos com a corrida que empreenderam no último mês e o sprint final na terça-feira, penso que ficaram um pouco exaustos.

Aliás, se repararem, apesar da queda de ontem das acções americanas e de mais um recorde do petróleo, só tiveram força para o início da sessão, apesar de o índice ter ficado em ligeira perda.

A grande questão agora é saber se os Touros com as declarações mais serenas do BCE irão ter algum alento e aproveitando o descanso dos Ursos, encentarão uma ligeira recuperação ou será mais uma pausa no percurso dos Ursos.

Para a semana e com saída de diversos resultados/indicadores veremos para onde segue a Tendência.

Uma das principais virtudes que detectei neste mundo, e que ainda não possuo, é a paciência, o saber esperar pelo definir da tendência, e o que talvez seja mais importante em Bear Market, para quem não joga nas quedas, talvez seja o não arriscar aqui e ali, mas sim preservar o capital para o Bull Markett (que algum dia virá).

Um abraço,

Registado: 6/4/2008 15:34

por MarcoAntonio » 3/7/2008 23:09

Eu quando disse consolidação, estava a deixar implícito uma queda posterior (senão era um fundo) e no ressalto tb está implícito voltar às quedas (senão não era ressalto)...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

De acordo mas baralhado!

por rufa » 3/7/2008 23:01

MarcoAntonio Escreveu:
Eu apenas estou a salientar que o mercado está a perder "momentum" de queda e que interpreto isso como exaustão do movimento de queda.

Estou bastante de acordo :idea:

MarcoAntonio Escreveu:Agora, podem acontecer muitas coisas... um fundo, uma consolidação, um ressalto.

E mais quedas? Com o petróleo a subir, juros a subir,dados económicos maus só as análises de AT contrariam um pouco os factos! Será suficiente para estudar entradas?????

Cumps all

Registado: 29/11/2007 12:52

por corvo47 » 3/7/2008 22:30

Nov71
Acho que não mudou nada. Ou seja "o pano de fundo" é mais ou menos o mesmo.O que mudou foi o momento,pelo menos parece-me que sim.Como disse o Marco António ou o Ulisses( Já não me lembro bem). Exaustão das quedas,etc.etc....
Podíamos também fazer a pergunta de outra forma-O que mudou desde que o psi0 veio dos +-11000 até aos 8500?
Cavalos certos?Bem isso é outra historia.Nestes dois dias já se vai percebendo os que estão a correr e os que estão a passear.
Cavalos certos. Seria um belo tema para comentar-mos!?

Registado: 14/3/2008 22:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Esquinas3, Google [Bot], smog63 e 127 visitantes