BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
frosasantos Escreveu:whiteshark Escreveu:frosasantos Escreveu:Whiteshark,
Não penso que nesta altura(últimos resultados), com As broncas todas, que a KPMG mascarasse o que quer que seja, há anos atrás não tenho dúvidas. Não vi o relatório mas sabes se estão auditados? Vi uns qts apresentados que diziam "resultados não auditados" (não sei porquê nem se é possível, por exemplo, só serem auditados os anuais ou até os semestrais)
Naosei, pelo que li as imparidades são líquidas de recuperação, pelo que entendo que é dinheiro perdido.
Frosantos mas do que li houve uma troca de auditor agora por parte do BCP o que a meu ver justifica as novas imparidades que o anterior pelos vistos não conseguiu detectar.
Isto de ter auditorias de continuidade nunca dá bom resultado
Sim, quando me referi a KPMG era a antiga auditora. Acho que eles já não permitiam mascarar contas há uns tempos (desde o bes e afins!) e já obrigavam a mostrar tudo. A de agora não faço ideia mas pode ser que ainda exijam mais!
Um novo auditor não tem responsabilidade pelas contas auditadas em anos anteriores e só por ai tem sempre margem para ser mais exigente.
Eu suspeito que seja por ai que surgiram estas "novas" imparidades

Enfim, só espero que seja mesmo desta que se acabam as toneladas de imparidades

- Registado: 4/2/2014 12:33
whiteshark Escreveu:frosasantos Escreveu:Whiteshark,
Não penso que nesta altura(últimos resultados), com As broncas todas, que a KPMG mascarasse o que quer que seja, há anos atrás não tenho dúvidas. Não vi o relatório mas sabes se estão auditados? Vi uns qts apresentados que diziam "resultados não auditados" (não sei porquê nem se é possível, por exemplo, só serem auditados os anuais ou até os semestrais)
Naosei, pelo que li as imparidades são líquidas de recuperação, pelo que entendo que é dinheiro perdido.
Frosantos mas do que li houve uma troca de auditor agora por parte do BCP o que a meu ver justifica as novas imparidades que o anterior pelos vistos não conseguiu detectar.
Sim, quando me referi a KPMG era a antiga auditora. Acho que eles já não permitiam mascarar contas há uns tempos (desde o bes e afins!) e já obrigavam a mostrar tudo. A de agora não faço ideia mas pode ser que ainda exijam mais!
- Registado: 4/9/2015 12:25
O BCP, HOJE até se está a portar muito Bem, em comparação com toda a Europa.
A banca Europeia a levar porrada todo 2015
A banca Europeia a levar porrada todo 2015

- Anexos
-
- bancos.png (235.66 KiB) Visualizado 3907 vezes
- Registado: 24/11/2010 10:03
frosasantos Escreveu:Whiteshark,
katz Escreveu:hallo Escreveu:Bom dia,
Whiteshark,
Até que enfim e ainda bem que acabaram as conversas entre nós.
Cada um sabe como conduzir o seu barco. Preocupa-te com o teu para não ir ao fundo.
Não te quis nem quero dar lições de moral. Mas dispenso-as também.
Na "gíria" costuma-se dizer. Desampara a loja. Faz e escreve o que quiseres que eu faço o mesmo.
Continuarei a fazer os meus comentários, da melhor forma que sei. E sei que para muitos, são bastante úteis.
Por mim a conversa morreu aqui. Espero que o faças também.
Pelos vistos temos o mesmo interesse em comum que é o BCP tornar-se o maior banco privado português. Fiquemos por aqui.
Com os melhores cumprimentos
Hallomeine
Hallo e whiteshark em vez de andarem às cabeçadas vendam o que têm do bcp. Vamos novamente entrar em bear Market até ao fim do ano. A cotação vai voltar a cair. O bcp talvez para 2017 ou 2018 poderá talvez passar para uma cotação em BULL Market com os chineses já dentro do bcp e os cocos pagos. Sim há alturas chave durante o ano em que se pode ganhar dinheiro mas penso que no geral perde- se mais do que se ganha. Querem andar mais tranquilos invistam noutra empresa mais segura ou estável em vez da banca que está e vai continuar a estar numa desgraça. Já saí. Não ganhei. Perdi com subidas e descidas brutais. Agora vou aguardar... Tentar não me me ter em mais alhadas. Final do ano ou um pouco antes deve ser bom para novamente entrar. Logo vejo. Bcp ou altri. Para bcp preciso de medicação diária. Tinha investdo na altri subiu este mês de 2,90 para cerca de 3,50. Muito bom. Para mim chegava em vez destes malucos das finanças.

Acho que o BCP já esta em BEAR há algum tempo lol se vir algum ponto de entrada interessante sou capaz de dar um tiro. ja partilhei que tenho ordem de compra a 1,5 centimos, vamos ver se chega lá.
Quanto a outros investimentos, há sempre outras (boas) alternativas. No mercado nacional, eu pessoalmente gosto e tenho me dado bem com a EDP.
Bons negocios!
katz Escreveu:hallo Escreveu:Bom dia,
Whiteshark,
Cada um sabe como conduzir o seu barco. Preocupa-te com o teu para não ir ao fundo.
Na "gíria" costuma-se dizer. Desampara a loja. Faz e escreve o que quiseres que eu faço o mesmo.
Continuarei a fazer os meus comentários, da melhor forma que sei. E sei que para muitos, são bastante úteis.
Pelos vistos temos o mesmo interesse em comum que é o BCP tornar-se o maior banco privado português. Fiquemos por aqui.
Hallomeine
Hallo e whiteshark em vez de andarem às cabeçadas vendam o que têm do bcp. Vamos novamente entrar em bear Market até ao fim do ano. A cotação vai voltar a cair. O bcp talvez para 2017 ou 2018 poderá talvez passar para uma cotação em BULL Market com os chineses já dentro do bcp e os cocos pagos. Sim há alturas chave durante o ano em que se pode ganhar dinheiro mas penso que no geral perde- se mais do que se ganha. Querem andar mais tranquilos invistam noutra empresa mais segura ou estável em vez da banca que está e vai continuar a estar numa desgraça. Já saí. Não ganhei. Perdi com subidas e descidas brutais. Agora vou aguardar... Tentar não me me ter em mais alhadas. Final do ano ou um pouco antes deve ser bom para novamente entrar. Logo vejo. Bcp ou altri. Para bcp preciso de medicação diária. Tinha investdo na altri subiu este mês de 2,90 para cerca de 3,50. Muito bom. Para mim chegava em vez destes malucos das finanças.
Boa tarde Katz,
Obrigado pela informação.
Mas felizmente sei o que ando cá a fazer. E sei como o fazer.
Claro que todos nós corremos riscos. Seja no BCP na Altri, etc...
Sou profissional da coisa.

Cada um tem a sua forma. Respeito a de todos e todas as opiniões.
Só não permito que influenciem a minha, nem quero dar, nem receber lições.
Desejo-te bons investimentos.
Hallomeine
- Registado: 12/10/2011 2:12
- Registado: 29/11/2007 9:32
hallo Escreveu:Bom dia,
Whiteshark,
Hallomeine
- Registado: 29/11/2007 9:32
Whiteshark,
- Registado: 4/9/2015 12:25
A cotação do BCP não parece minimamente influenciada pela decisão da Polónia. 

Alguém sabe se as perdas potenciais do Millenium Bank, na Polónia, com a conversão do valor dos empréstimos, para compra de casa, em "zlotys", se está provisionada, pelo BCP, e, se sim, qual o montante dessa provisão?
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... adual.html
Aqui está mais um NÃO EVENTO que supostamente está descontado na cotação do BCP e que não se irá reflectir numa subida da cotada de forma a corrigir esse desconto pq mais uma vez insisto neste ponto: meia dúzia de tostões controlam a acção do BCP e os tubarões querem que ela ande assim baratinha para depois fazerem negócios da China.....
Aqui está mais um NÃO EVENTO que supostamente está descontado na cotação do BCP e que não se irá reflectir numa subida da cotada de forma a corrigir esse desconto pq mais uma vez insisto neste ponto: meia dúzia de tostões controlam a acção do BCP e os tubarões querem que ela ande assim baratinha para depois fazerem negócios da China.....

- Registado: 12/5/2015 16:47
Bom dia,
Whiteshark,
Hallomeine
Whiteshark,
Hallomeine
hallo Escreveu:Bom dia WhiteShark,
Em primeiro lugar, isto não se trata de acertar ou não.
Em segundo lugar, na passada semana avisei que iria subir 6% e subiu, avisei que ia subir 10% e subiu.
Não tenho que te explicar em nada a minha estratégia de trading, mas posso-te dizer que tenho uma posição bastante forte a uma média de 0,0188€. E posso-te dizer que na semana anterior, quando dizia bla,bla,bla,bla, como tú dizes, reforçei bastante e ontem obtive, mais valias, decorrente desse reforço. Como voltei a comprar ontem , como estou a comprar forte hoje, qual é o problema?
Aliás hoje penso que o BCP com o PSI a cair a pique e o BCP a aguentar-se, a Polónia, a desvendar já algo incerto. Acredito que o BCP feche perto ou acima dos 0,02€. Posso-me enganar hoje, durante a semana tenho plena convicção que fechará acima dos 0,02€.
Nunca mais vou falar sobre as minhas posições, porque penso que isso não é relevante. Também não interessa se tenho lucros ou prejuízos.
O que importa para mim é que o BCP vá aos 0,03€ aos 0,04€. Isso sim, é importante não só para mim, como para muitos aqui.
Agora discutir a cor das meias da pipi das meias altas, não o vou voltar a fazer.
Hallomeine
Bom dia Hallomeine,
Infelizmente permite-me discordar mas o trading trata-se de acertar sim. Acertar o ponto de entrada e acertar o ponto de saida o que implica acertar, nem que parcialmente, a tendencia de evolução da cotação.
Apesar disso também não gosto dos que se auto vangloriam que previram e acertaram e já sabiam e etc.
Não deixa de ser ironico que digas que isto não se trata de acertar:
hallo Escreveu:Em primeiro lugar, isto não se trata de acertar ou não.
Para depois fazeres questão de dizeres que acertaste:
hallo Escreveu:Em segundo lugar, na passada semana avisei que iria subir 6% e subiu, avisei que ia subir 10% e subiu.
Enfim, passando isso à frente, obvio que não tens nem de explicar a tua estratégia de trading nem de dar justificações de nada. Fazes o que bem te apetecer, como já disse, se ontem realizaste mais valias e reforçaste em minimos, bom negócio mas não está alinhado com o que vinhas a pregar que a cotação ia disparar e ninguem a parava agora.
Se era essa a tua convicção convicta então deverias fazer um buy & hold que com o disparo que ai vinha o melhor é deixar correr os ganhos.
Como alguem disse, é engraçado vir aqui e ver que os comentarios não mudam apesar dos anos, dos novos forenses e da cotação do BCP cair e cair. Uma estranha fé quase inabalavel, uma especie de clubismo desenfreado. É realmente incrivel.
Mas pronto por mim esta conversa está terminada que não vou alimentar algo que é claramente uma perda de tempo.
Espero é sinceramente que ninguem seja tonto o suficiente para te dar ouvidos que os teus comentarios muito sinceramente têm sido um chorrilho de disparates, desde um
até umhallo Escreveu:Todos nós sabemos que os resultados vão ser positivos
hallo Escreveu:na segunda-feira, já todos sabem o que se passa da apresentação de resultados, e o BCP dispara.

Enfim...
Os melhores cumprimentos,
whiteshark
NaoSei Escreveu:whiteshark Escreveu:Falo por mim pois e achava que falava por ti pelos teus comentários da semana passada em que "agora ninguem a para"
Mas pelos vistos, pelo teu comentário, depreende-se que então vendeste na abertura de ontem e compraste no fecho (ou algo assim parecido). Se assim foi bom deal mas incoerente com o que tens vindo a comentar que a acção ia disparar e ninguem, agora é sempre a subir e bla bla bla.
Enfim, não acertaste nos resultados (e não foi falhar por pouco) que foram totalmente ao lado, dos quase 100M positivos que dizias tivemos -197M e não acertaste, por muito que queiras fazer parecer, na reacção da cotação que dizias que ia disparar esta 2ª feira e afundou copiosamente.
Vamos ver se acertas no:hallo Escreveu:A minha opinião é que o BCP em breve e já amanhã negociará acima dos 0,02€. E no futuro será difícil baixar dos 0,02€.
Eu pelo menos gostava porque, como tu bem disseste, falo por mim e ontem deitei-me (no que toca ao BCP) mais pobre do que quando acordei
whiteshark, acho que muito dos foristas aqui, incluindo tu, já nao deviam estar no patamar do olhar para um numero e basearem-se nisso.
acho que já devias saber o que foi o resultado para o BCP.
os 197M de euros foi por ter reconhecido imparidades. o BCP está mais rico 56M de euros, ao contrario do que dizes..... e no ano passado pelo mesmo periodo com ganhos de 170M de euros ele estava mais pobre 21M de euros...
Vê se consegues compreender as contas e não o simples facto de um numero.
o BCP reconheceu imparidades, e ainda precisa de reconhecer muitas mais, mas elas estão lá no balanço, só falta as ir soltando e não ir aumentando.
os 197M de euros nao sairam do banco, foram colocados ao lado (provisionado), para determinados creditos reconhecidos como risco, que até poderá parte deles ser recuperada e assim gerar o lucro para investidores como tu que só olham para um numero.... lucro/prejuizo.
EDIT: quanto aos 21M que falo do ano passado, até os 170M de euros foram ganhos devido a divida ter gerado esses lucros, pois foi vendida..apesar de ter sido lucro nao recorrente. o mal pararado é que não era reconhecido, porque em parte o banco anda sempre a tentar recupera-lo, só que agora tem provisionado devido aos outros bancos eurpeus andarem a causar alarme.
lol gostava de saber se essa tua visão de ver "para além do numero" tambem se aplica quando o resultado é positivo ou extremamente positivo. Não sei porque mas ai aposto que é "o resultado não engana"
A verdade é que o BCP já reconheceu milhões de milhões em imparidades, e todos os anos é um "é desta que o balanço está limpo" e o que se vê é que continua bem podre.
E se estivessem confiantes que parte deles iam ser recuperados não iam por como imparidades, muito menos numa altura em que a cotação está mesmo pelas ruas da amargura e precisa de boas noticias. Puseram como imparidades porque o novo auditor assim o obrigou que não esteve para pactuar com as práticas do antigo auditor. Simples e óbvio.
Mas pronto, ainda bem que há investidores como tu que conseguem ver para além do lucro/prejuizo, ver para além do balanço
E ver para além da AT
E ver para além do além
Eu infelizmente nesse campo ainda estou muito limitado

NaoSei Escreveu:whiteshark Escreveu:Falo por mim pois e achava que falava por ti pelos teus comentários da semana passada em que "agora ninguem a para"
Mas pelos vistos, pelo teu comentário, depreende-se que então vendeste na abertura de ontem e compraste no fecho (ou algo assim parecido). Se assim foi bom deal mas incoerente com o que tens vindo a comentar que a acção ia disparar e ninguem, agora é sempre a subir e bla bla bla.
Enfim, não acertaste nos resultados (e não foi falhar por pouco) que foram totalmente ao lado, dos quase 100M positivos que dizias tivemos -197M e não acertaste, por muito que queiras fazer parecer, na reacção da cotação que dizias que ia disparar esta 2ª feira e afundou copiosamente.
Vamos ver se acertas no:hallo Escreveu:A minha opinião é que o BCP em breve e já amanhã negociará acima dos 0,02€. E no futuro será difícil baixar dos 0,02€.
Eu pelo menos gostava porque, como tu bem disseste, falo por mim e ontem deitei-me (no que toca ao BCP) mais pobre do que quando acordei
whiteshark, acho que muito dos foristas aqui, incluindo tu, já nao deviam estar no patamar do olhar para um numero e basearem-se nisso.
os 197M de euros foi por ter reconhecido imparidades. o BCP está mais rico 56M de euros, ao contrario do que dizes.....
Não recolher imparidades é por é simplesmente adiar prejuízos (só quem nunca fecho é que não percebe isto) quem te garante que não ficaram por reconhecer no exercício deste trimestre (adiados)mais 100 M. Ninguém....
- Registado: 20/6/2011 21:37
Na minha modesta opinião e pelas razões sobejamente conhecidas o BCP tem tudo para fazer mínimos históricos. Já tenho ordens de compra (3 lotes)desde ontem até fim deste mês a 0,010, 0,012 ,0,14. BN 

Bom dia WhiteShark,
Em segundo lugar, na passada semana avisei que iria subir 6% e subiu, avisei que ia subir 10% e subiu.
Não tenho que te explicar em nada a minha estratégia de trading, mas posso-te dizer que tenho uma posição bastante forte a uma média de 0,0188€. E posso-te dizer que na semana anterior, quando dizia bla,bla,bla,bla, como tú dizes, reforçei bastante e ontem obtive, mais valias, decorrente desse reforço. Como voltei a comprar ontem , como estou a comprar forte hoje, qual é o problema?
Aliás hoje penso que o BCP com o PSI a cair a pique e o BCP a aguentar-se, a Polónia, a desvendar já algo incerto. Acredito que o BCP feche perto ou acima dos 0,02€. Posso-me enganar hoje, durante a semana tenho plena convicção que fechará acima dos 0,02€.
Nunca mais vou falar sobre as minhas posições, porque penso que isso não é relevante. Também não interessa se tenho lucros ou prejuízos.
O que importa para mim é que o BCP vá aos 0,03€ aos 0,04€. Isso sim, é importante não só para mim, como para muitos aqui.
Agora discutir a cor das meias da pipi das meias altas, não o vou voltar a fazer.
Hallomeine
Hallomeine
whiteshark Escreveu:Falo por mim pois e achava que falava por ti pelos teus comentários da semana passada em que "agora ninguem a para"
os 197M de euros foi por ter reconhecido imparidades. o BCP está mais rico 56M de euros, ao contrario do que dizes..... e no ano passado pelo mesmo periodo com ganhos de 170M de euros ele estava mais pobre 21M de euros...
Vê se consegues compreender as contas e não o simples facto de um numero.
o BCP reconheceu imparidades, e ainda precisa de reconhecer muitas mais, mas elas estão lá no balanço, só falta as ir soltando e não ir aumentando.
os 197M de euros nao sairam do banco, foram colocados ao lado (provisionado), para determinados creditos reconhecidos como risco, que até poderá parte deles ser recuperada e assim gerar o lucro para investidores como tu que só olham para um numero.... lucro/prejuizo.
EDIT: quanto aos 21M que falo do ano passado, até os 170M de euros foram ganhos devido a divida ter gerado esses lucros, pois foi vendida..apesar de ter sido lucro nao recorrente. o mal pararado é que não era reconhecido, porque em parte o banco anda sempre a tentar recupera-lo, só que agora tem provisionado devido aos outros bancos eurpeus andarem a causar alarme.
- Registado: 8/10/2008 11:04
hallo Escreveu:whiteshark Escreveu:hallo Escreveu:
Bom dia,
Que melhor acordar que ver os valores da carteira aumentar ao acordar.
Eu sei que isto não é uma questão de acertar ou não. Mas posso aqui fazer o "mea culpa" que não acertei nos resultados.
A tempestade perfeita está a acontecer como já havia sido falado. Emoções muito fortes no fds.
Ainda bem que os resultados foram atrasados. O mapa de valorizações,, tinha sido entregue, a 6ª Feira e a 2ª Feira, já o comprovaram.
BAR38 - Só escrevo quando me apetece. Quando não escrevo por período prolongado é sinal que não tenho acções BCP, nem de nada. Para o ano por exemplo se achar que o PSI não está confortável, não invisto em acções. Para saberes de 5 em 5 anos, sou capaz de ter acções apenas em 3.
Não é sinal que tenho menos ou mais valias. Nem isso é relevante para aqui.
Quanto á limpeza neste título de grandes fundos. Ainda é cedo. Cheguei a manifestar datas para Setembro e Dezembro, com valores de cotações previstas.
Mas uma coisa garanto, os próprios fundos resilentes que apostam na queda do BCP, com a FOSUM, vão começar a olhar de lado. É altura de saltar para outra.
Quanto á faca e queijo na mão, já o demonstrou e vai demonstar.
Vou continuar as minhas férias,
Entre 6ª e Hoje, já trabalhei de mais.
Hallomeine
Foi um excelente acordar pena que vamos nos deitar bem piores
Boa tarde,
Tem calma, fala por ti. Existiu de certeza quem reforçasse na 5ª e 6ª e vendesse na 2ª á espera de bons resultados. Existiu infelizmente também de certeza quem entrasse quando subia 10%. Não interessa isso agora. Existiram muitos cenários certamente.
O BCP foi alvo de uma proposta de interesse. Quem sabe não surgirão mais, ou de outras entidades, ao contrário do que tem sido dito aqui. Que o BCP não subirá acima dos 0,02€.
A minha opinião é que o BCP em breve e já amanhã negociará acima dos 0,02€. E no futuro será difícil baixar dos 0,02€.
Tive a felicidade de comprar na 4ª 5ª e na 6ª. Hoje voltei a comprar no fecho da sessão, mas ainda apanhei a 0,0194. Tive que fazer algumas vendas também. Acho que faz parte do mercado comprar e vender. Esse efeito aplica-se a todos.
O mercado é imprevisível, e isso aplica-se a todos.
Felizmente hoje espero ter um sono profundo.
Hallomeine
Falo por mim pois e achava que falava por ti pelos teus comentários da semana passada em que "agora ninguem a para"
Vamos ver se acertas no:
hallo Escreveu:A minha opinião é que o BCP em breve e já amanhã negociará acima dos 0,02€. E no futuro será difícil baixar dos 0,02€.
Ogratuito Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:Novo dia , a mesma tendencia .
Deutsch Bank queda 3,5 %
Commerzbank queda 6 %
Banca Italiana queda 3 a 5 %
Conclusão : sair da banca.
Cumpts.
Deutsch Bank queda 3 %
Commerzbank queda 8 %
Banca Italiana queda 4 a 9 %
Não tem muito que enganar. A grande maioria conhece todas as análises feitas á situação da Banca Europeia e perspetivas futuras .
- Registado: 4/3/2008 9:17
parece que ao polaco está lhe a agradar
- Anexos
-
- mille.png (50.56 KiB) Visualizado 4497 vezes
EAGLETRADER20 Escreveu:Novo dia , a mesma tendencia .
Deutsch Bank queda 3,5 %
Commerzbank queda 6 %
Conclusão : sair da banca.
Cumpts.
- Registado: 9/1/2012 12:24
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/polonia_apresenta_solucao_para_a_conversao_de_creditos.html
Polónia apresenta solução para a conversão de créditos
Os bancos deverão ficar a conhecer os detalhes sobre as regras que vão vigorar para a conversão de créditos na Polónia. A imprensa polaca revela que estas serão conhecidas esta terça-feira.
Os detalhes do plano para a conversão dos créditos à habitação concedidos em francos suíços para zlotys, deverão ser conhecidos esta terça-feira, 2 de Agosto, de acordo com a Bloomberg que cita o jornal polaco Rp.pl, que não revela onde obteve a informação.
Os bancos terão de assumir perdas significativas com esta conversão, prevendo-se que os custos ascendam a "vários" milhares de milhões de zlotys.
Deverão assim ser conhecidos os detalhes deste plano, depois da primeira proposta ter sido chumbada pelo supervisor da banca polaca. A Autoridade de Supervisão Financeira da Polónia (KNF, na sigla em polaco) chumbou, em Março, a proposta do Governo que imputava aos bancos polacos os custos totais da conversão. Desde então que se aguarda por uma nova proposta.
O plano que deverá ser conhecido esta quarta-feira deverá limitar o impacto para a banca, já que, de acordo com a mesma fonte, o Executivo terá tido atenção à situação da banca polaca e da sua envolvente, nomeadamente o Brexit e os riscos associados à banca italiana, que tem estado sob os holofotes devido ao nível dos crédito malparado e às suas necessidades de capital.
Em Maio, os bancos polacos, entre os quais se encontra o Millennium Bank, do BCP, apresentaram uma proposta para resolver esta questão. O sector propõe a conversão de 5 a 10% dos empréstimos denominados em francos e custaria aos bancos 2,7 mil milhões de zlotys (614 milhões de euros), uma solução com uma factura bem menos pesada que a proposta pelas autoridades polacas e que beneficiaria o BCP.
Polónia apresenta solução para a conversão de créditos
Os bancos deverão ficar a conhecer os detalhes sobre as regras que vão vigorar para a conversão de créditos na Polónia. A imprensa polaca revela que estas serão conhecidas esta terça-feira.
Os detalhes do plano para a conversão dos créditos à habitação concedidos em francos suíços para zlotys, deverão ser conhecidos esta terça-feira, 2 de Agosto, de acordo com a Bloomberg que cita o jornal polaco Rp.pl, que não revela onde obteve a informação.
Os bancos terão de assumir perdas significativas com esta conversão, prevendo-se que os custos ascendam a "vários" milhares de milhões de zlotys.
Deverão assim ser conhecidos os detalhes deste plano, depois da primeira proposta ter sido chumbada pelo supervisor da banca polaca. A Autoridade de Supervisão Financeira da Polónia (KNF, na sigla em polaco) chumbou, em Março, a proposta do Governo que imputava aos bancos polacos os custos totais da conversão. Desde então que se aguarda por uma nova proposta.
O plano que deverá ser conhecido esta quarta-feira deverá limitar o impacto para a banca, já que, de acordo com a mesma fonte, o Executivo terá tido atenção à situação da banca polaca e da sua envolvente, nomeadamente o Brexit e os riscos associados à banca italiana, que tem estado sob os holofotes devido ao nível dos crédito malparado e às suas necessidades de capital.
Em Maio, os bancos polacos, entre os quais se encontra o Millennium Bank, do BCP, apresentaram uma proposta para resolver esta questão. O sector propõe a conversão de 5 a 10% dos empréstimos denominados em francos e custaria aos bancos 2,7 mil milhões de zlotys (614 milhões de euros), uma solução com uma factura bem menos pesada que a proposta pelas autoridades polacas e que beneficiaria o BCP.
Novo dia , a mesma tendencia .
Deutsch Bank queda 3,5 %
Commerzbank queda 6 %
Deutsch Bank queda 3,5 %
Commerzbank queda 6 %
- Registado: 4/3/2008 9:17