Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 15/8/2008 17:21

Olá Clínico,

Agora tambem não percebo qual o interesse do emitente em manter a liquidez do warrant, apesar de achar óptimo.

Faz parte das regras do jogo, o Market Maker (MM) tem de garantir a liquidez do produto.

Excepto as situações descritas nas regras.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Galp

por Clinico » 15/8/2008 16:59

Pois, meu caro Alce, foram essas as razões pelas quais eu tambem fiquei inquieto. E como prefiro dormir sossegado, estou com trades ganhadores na Galp, tanto nas acções, como no warrant e comecei as férias, resolvi aumentar a liquidez.
Não me parece que tenha razões para se preocupar porque na pior das hipóteses, se isto der para o torto, pode vender o warrant ao preço que o comprou.

Agora tambem não percebo qual o interesse do emitente em manter a liquidez do warrant, apesar de achar óptimo.

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por alce » 15/8/2008 16:51

... é o emitente, neste caso o Cz.

Por sinal o que não me agradou no fecho da Galp foi o after:
- antes do fecho foi claramente puxada;
- fechou a 13.18 com uma única ordem não satisfeita a este valor de + de 55000;
- no after alguém se lembrou que era fim de semana e toca de despejar 65000, ficando com vendedor ao valor de fecho.

A PBR desce + de 3%, talvez pelas declarações do Lula.
O oil está também a descer cerca de 3%.

Com tudo isto acabei por ficar indeciso qt a manter os W.

BN

Registado: 5/11/2002 10:37

Galp

por Clinico » 15/8/2008 16:40

Pois é, meu caro Tarzan, tambem tenho seguido essa "trapalhada" e não me agrada nada, sobretudo num contexto da América do Sul. O encerramento da Galp não foi famoso...

Meu caro Alce: o que é ou quem é o MM?

Abraços
Clinico

Lula armado em samaritano

por tarzan tchetcheno » 15/8/2008 16:37

Área nacionalizada de Tupi pode albergar 12 mil milhões de barris de petróleo

15/08/2008

O jornal “Estadão” noticia hoje que os blocos na região “off-shore” de Tupi, que foram retirados da licitação pelo governo brasileiro e vão ser explorados por uma nova empresa estatal, poderão conter 12 mil milhões de barris de petróleo. As multinacionais criticam as mudanças.

Além dos impostos sobre a actividade das petrolíferas, o governo brasileiro quer beneficiar directamente com a venda da matéria-prima que se encontra no pré-sal da região “off-shore” de Tupi, na Bacia de Santos. Região onde a Galp também está presente, em consórcio com a Petrobrás e a britânica BG.

O presidente Lula da Silva, disse recentemente, que o petróleo não pode ficar com “meia dúzia de empresas”. Por isso, vai propor a alteração da Lei do Petróleo, de forma a criar uma empresa estatal para explorar as reservas sem concessão que deveriam ter sido leiloadas na 9ª ronda de licitações da Agência Nacional de Petróleo, em Novembro do ano passado, mas foram retiradas da lista de ofertas após a confirmação da capacidade do reservatório de Tupi.

De acordo com os geólogos consultados pelo jornal “Estadão”, da empresa HRT Solutions a área não concessionada no pré-sal da Bacia de Santos poderá ter reservas estimadas entre 10 e 12 mil milhões de barris de petróleo.

A intenção do governo brasileiro provocou um coro de críticas por parte da oposição política e das petrolíferas. “Precisamos resistir a isso. Nacionalismos não são bons para ninguém”, afirmou recentemente o presidente da Exxon, Rex Tillerson. O responsável pela empresa avisa também para o elevado investimento que será necessário para retirar o petróleo na Bacia de Santos, que a UBS estima em 600 mil milhões de dólares.

A Agência Internacional de Energia também já veio alertar para a necessidade de o governo brasileiro criar um quadro legal que permita viabilizar a extracção do petróleo na região.

Registado: 19/3/2008 20:29

por alce » 15/8/2008 16:25

... esse "alguém" é o MM.

Pelos vistos há por aí bastantes a mexer no dito.

Da minha parte entrei a 0.10, vendi a 0.15 (cedo de mais) e rentrei novamente a 0.25 e que mantenho para a semana.

BN

Registado: 5/11/2002 10:37

Galp

por Clinico » 15/8/2008 16:14

Apesar de concordar com o Tarzan e o Mapaman, que este problema das jazidas pré-sal se estarem a tornar um fenómeno um pouco populista (tipo Chavez) do Lula, tomei em consideração alguns factos:
1 - As subidas da Galp parecem estar a ser sustentadas por expectativas do que pode vir do Brasil
2 - O petróleo, tal como outras commodities, estão em queda livre.
3 - A Petrobrás, por tudo isto, e o seu ADR, estão a levar forte e feio hoje, quando os índices estão positivos.
4 - Vem aí o fim de semana.

Resultado? Aumentei a minha liquidez vendendo 60% dos warrants que tinha a 0,27 (comprados a 0,19)

Curioso notar que "alguem" neste warrant (denominado 7669Z ou "do Tarzan" :mrgreen:) mantem sempre 50 mil do lado da compra e da venda, actualizando os preços consoante a cotação do activo, o que, se por um lado é bom, pois mantem a liquidez e permite "brincadeiras", por outro lado deixa-me suspeito porque se sai dali ficam as vendas a 0,37 e a compra a 0,17. Aí então é que vai o warrant por água abaixo e já não se negoceia nada!

Enfim, vou para o fim de semana com
acções da Galp 65%
warrant 7669Z 11%
liquidez 24%

Abraços
Clinico

deixem lá o LULA

por tarzan tchetcheno » 15/8/2008 14:52

deixem lá o LULA tratar dos brasileiros mais pobres. É apenas mais um Robin dos Bosques, mas este sim é colossal não é como o do sócrates...

Registado: 19/3/2008 20:29

por mapaman » 15/8/2008 13:01

Lula diz que pré-sal é sinal de Deus e chance de reparar dívida com pobres
Publicidade
da Agência Brasil
com Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (14) que a descoberta de petróleo na camada pré-sal, na Bacia de Santos, é um "sinal de Deus" e "mais uma chance" para que o Brasil possa reparar dívidas históricas com os mais pobres.

"Agora, o que vamos fazer com esse petróleo? Vender pura e simplesmente, quem quiser vir aqui tirar petróleo que venha e pode levar o quanto quiser?", perguntou Lula, para em seguida responder: "Não. Deus não nos deu isso para que a gente continue fazendo burrice. Deus deu um sinal. Mais uma chance para o Brasil."

O presidente voltou a lembrar que o país tem "uma dívida histórica com a educação do seu povo, com os pobres, que não são poucos".

"É preciso que a gente aproveite esse momento e tente discutir como vamos utilizar esse petróleo, quem vai explorar esse petróleo, se o lucro vai ficar apenas para uma empresa ou se parte desse lucro vai ficar para fazer as reparações históricas", completou.

De acordo com Lula, os jovens brasileiros farão parte de uma geração que verá o país crescer por pelo menos 15 anos consecutivos. Mas também criticou a desigualdade histórica de investimentos nas regiões brasileiras. "Aí o Brasil vai ficando inchado de um lado, aquele amontoado de riqueza cercado de pobres por todos os lados", disse.

As declarações do presidente foram feitas ao discursar em Barcarena, no Pará, onde participou da cerimônia de inauguração da expansão da refinaria Alunort, controlada pela mineradora Vale, e do anúncio de instalação de uma siderúrgica em Marabá (PA).

Com discurso em tom nacionalista, o presidente Lula afirmou : na última terça-feira, em evento da UNE (União Nacional dos Estudantes), no Rio, que os lucros com a exploração do petróleo nas reservas da camada pré-sal devem ser usados para "resolver definitivamente os problemas da educação", para que não fiquem "na mão de meia dúzia de empresas".

"Esse patrimônio que está a 6.000 metros de profundidade é da União, de 190 milhões de brasileiros. Precisamos utilizá-lo para fazer reparação aos pobres deste país", disse.

O mesmo tom foi adotado pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que ontem disse que o pré-sal é um recurso "fundamental" para a população --motivo pelo qual será transformado em melhorias na educação e condições de vida dos brasileiros.

"O pré-sal é um recurso tão importante para a nossa geração e próximas que é de fato um conjunto da população brasileira. Isso define o princípio que vai nortear o governo sobre seu uso, que é tomar todas as medidas para transformar esse grande recurso em fonte que vai permitir que os brasileiros tenham melhoria da educação, das condições que permitirão que avancemos em direção à sociedade do conhecimento, que inova e faz pesquisa, e pela forma que chegamos ao pré-sal."

Boas,
Ao longo dos últimos meses o discurso passou de ponderado,cauteloso e moderado,para uma quase euforia,acerca destas reservas ao ponto do discurso roçar o populismo fácil e demagógico!
A ver vamos!
cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

Re: Galp

por asgardd » 15/8/2008 9:50

Clinico Escreveu:Bom dia Ilustres
Eu sei que hoje é feriado, véspera de fim de semana e no pico de Agosto! Mas a esta hora a Galp ter apenas transaccionado 53mil e poucas acções, é uma liquidez baixíssima!
E vamos com sorte em estar ao preço que está...

Hoje, estou convencido que "no pasa nada" a não ser que realmente saia qualquer notícia bombástica "oficial" de qualquer coisa lá para "os Brasis".
De qualquer forma esperam-se notícias definitivas sobre os poços de Yara e Jupiter dentro de poucas semanas.

Abraços
Clinico

É isso mesmo amigo clínico, nada a acrescentar.

Vou indo para o lazer (levo o movel comigo, para ir espreitando, que isto nunca se sabe :mrgreen: )

Abraço

Registado: 5/6/2008 22:53

por Onorio » 15/8/2008 9:39

Pq é q agora as noticias de Tupi interessam?
Em Junho ou Julho qnd a GALP andava por ai abaixo sairam noticias de Tupi e ninguem ligou :roll:
As noticias valem o q valem, na altura em q saem...o q hj faz subir 8% amanha pode nao fazer nd.

Eu fico a espera da resistencia...

Cmpts

Registado: 4/3/2008 23:31

por carrancho » 15/8/2008 9:29

Crómio há erros que me preocupam mais que esses (não desse eu muitos desses :oops: ), este por exemplo

Quando referi "enorme quantidade de accoes compradas acima dos 13,40€", como e obvio, queria dizer ordens de compra ( que nao foram realizadas pois as accoes fecharam nos 13,27€)....mas amanha, com estas ordens, ja se sabe bem o que vai acontecer

Não acompanhei o fecho, mas se havia ordens de compra a 13,40 e se fechou a 13,27 é porque essas ordens de compra acabaram por ser realizadas mas abaixo do valor da ordem, a 13,27.

Dizer que há inside porque alguem comprou muito no fecho... se comprou muitas é porque alguem também vendeu muitas... em que inside vamos acreditar mais? Se por um lado é verdade que valorizou e bem ontem, pelos vistos no fecho havia quem estivesse disposto a comprar a 13,40 e mesmo assim houve tanta oferta que a levou a fechar a 27.

Para mim o que interessa realmente é a quebra da resistência, até lá (se vier a ocorrer) não vale a pena tentar ver coisas que não consigo.

Abraço,

Carrancho

PS- volume está muito fraco.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Galp

por Clinico » 15/8/2008 9:20

Bom dia Ilustres
Eu sei que hoje é feriado, véspera de fim de semana e no pico de Agosto! Mas a esta hora a Galp ter apenas transaccionado 53mil e poucas acções, é uma liquidez baixíssima!
E vamos com sorte em estar ao preço que está...

Hoje, estou convencido que "no pasa nada" a não ser que realmente saia qualquer notícia bombástica "oficial" de qualquer coisa lá para "os Brasis".
De qualquer forma esperam-se notícias definitivas sobre os poços de Yara e Jupiter dentro de poucas semanas.

Abraços
Clinico

por Crómio » 15/8/2008 0:51

Epá tenham mais atenção antes de postar, isto assim até arrepia...

quizerem mecher

Já ouvi falar em correctores automáticos no Firefox e tudo, usem e abusem...

Abraço e não me leves a mal EVV.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Evv » 15/8/2008 0:41

aamb,

o que o leva a pensar uma subida amanha além dos 15?, a noticia da descoberta noBrasil não foi anterior ao fecho?

atendendo ao que se passou hoje no fecho, tb penso que alguma coisa está para acontecer, tenho dúvidas é que seja essa noticia.

amanha sendo feriado é um bom dia se quizerem mecher bem com a cotação, vamos ver!

Registado: 28/10/2007 7:43

por aamb » 15/8/2008 0:24

" Petrobras chocou o mundo do petróleo em novembro passado, quando anunciou a descoberta do megacampo Tupi, n abacia de Santos, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de óleo equivalente, a segunda maior descoberta em 20 anos.Outras reservas no pré-sal que existem na área (que estao a ser descobertas agora) devem levar o Brasil a saltar da 17a para a 10a posição entre os maiores produtores de petróleo do mundo"....para bons entendedores, meia palavra basta....

Registado: 14/2/2008 20:35

por aamb » 15/8/2008 0:04

Meus amigos, desde ja peço desculpa pelo mau entendido.Quando referi "enorme quantidade de accoes compradas acima dos 13,40€", como e obvio, queria dizer ordens de compra ( que nao foram realizadas pois as accoes fecharam nos 13,27€)....mas amanha, com estas ordens, ja se sabe bem o que vai acontecer.....

Galp

por Clinico » 14/8/2008 23:24

Sim, meu caro Asgaard, estou inteiramente de acordo. Estou convencido que se deve estar a preparar para novo pulo. Já não acredito que volte ao suporte dos 11, por muito que abane.

Amanha cá estaremos...Se vir força logo de manha com volume, reforço!
Abraços
Clinico

por asgardd » 14/8/2008 23:15

corvo47 Escreveu:A GALP hoje atingiu o max. de 13,33£€,. Como é que foram negociadas acções a 13.40€?

Também ia colocar essa mesma questão :roll:

Seja como for amanha vai ser um dia muito interessante :idea:

Registado: 5/6/2008 22:53

por corvo47 » 14/8/2008 23:07

A GALP hoje atingiu o max. de 13,33£€,. Como é que foram negociadas acções a 13.40€?

Registado: 14/3/2008 22:39

por amcvieira » 14/8/2008 22:59

aamb Escreveu:Pela quantidade de accoes compradas bem acima dos 13,40€ e ainda por cima no final do dia, o que me parece é que alguem com muito dinheiro e com acesso a informacao previligiada sobre os pocos do brasil, aproveitou-se desse facto para comprar imensas accoes, sabendo que as mesmas irao disparar ja amanha bem para cima dos 15€.Se bem se recordam, aconteceu precisamente o mesmo quando as accoes dispararam dos 10€ para os 15€.

hum
:| :|
"Neste mundo nada está garantido, senão a morte e os impostos" John Marshall

Registado: 29/11/2007 1:53

por aamb » 14/8/2008 22:56

Pela quantidade de accoes compradas bem acima dos 13,40€ e ainda por cima no final do dia, o que me parece é que alguem com muito dinheiro e com acesso a informacao previligiada sobre os pocos do brasil, aproveitou-se desse facto para comprar imensas accoes, sabendo que as mesmas irao disparar ja amanha bem para cima dos 15€.Se bem se recordam, aconteceu precisamente o mesmo quando as accoes dispararam dos 10€ para os 15€.

por Jesse James » 14/8/2008 17:08

Petróleo em alta em Londres após oleoduto da BP ter sido atingido por mísseis russos
Os contratos petrolíferos seguiam a negociar em alta na Europa depois do governo da Geórgia ter anunciado que o oleoduto da BP foi atingido por mísseis russos. Antes da revelação a matéria-prima desvalorizava com as expectativas de que a queda do consumo se intensifique em consequência do abrandamento económico a nível global.

--------------------------------------------------------------------------------

Lara Rosa
lararosa@mediafin.pt

Os contratos petrolíferos seguiam a negociar em alta na Europa depois do governo da Geórgia ter anunciado que o oleoduto da BP foi atingido por mísseis russos. Antes da revelação a matéria-prima desvalorizava com as expectativas de que a queda do consumo se intensifique em consequência do abrandamento económico a nível global.

O West Texas Intermediate (WTI), em Nova Iorque, valorizava 0,34% para os 115,59 dólares e em Londres o Brent do mar do Norte, que serve de referência à economia portuguesa, perdia 0,38% para os 113,903 dólares por barril.

O governo georgiano anunciou que o oleoduto da BP, que passa pela Geórgia até ao mar Negro, foi atingido por mísseis russos. A petrolífera já tinha parado o transporte da matéria-prima no oleoduto que sai do Azerbeijão devido aos conflitos entre a Rússia e a Geórgia.

Embora este último oleoduto possa reabrir nas próximas semanas, segundo o ministro da economia da georgiano afirmou que “que todos os transportes de petróleo foram cortados na Geórgia”, de acordo com a Bloomberg.

Estes factos levaram o petróleo a inverter a tendência de queda com que seguia depois do Instituto Americano do Petróleo ter revelado que, no mês de Julho, a procura de gasolina na maior economia do mundo caiu 2,1%, devido aos elevados preços do petróleo, que atingiram nesse mês os máximos superiores a 147 dólares por barril nos dois mercados de referência, e ao abrandamento económico.

A contribuir para o sentimento negativo esteve também a contracção da economia europeia, pela primeira vez desde que o euro começou a negociar, uma vez que aumentam os receios de que o consumo de combustíveis na região diminua tal como aconteceu nos EUA.

A economia da Zona Euro entrou em terreno negativo no segundo trimestre, ao registar uma contracção de 0,2% face aos três primeiros meses do ano, em que crescera 0,7%, arrastada pelos recuos observados na Alemanha, França e Itália.

Nauman Barakat da Macquarie Futures citado pela agência noticiosa norte-americana, afirmou que “os receios agora são de que a destruição da procura dos EUA se espalhe como um vírus para outros países.”
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por MFSC » 14/8/2008 17:01

amelye Escreveu:Alguém percebeu o que se passou entre as 16h30 e 16h35 com a Galp, que chegou a ter mais de 300.000 ordens de venda, e apareciam enormes ordens de compra a valores de 13.44 e 13.50?

Olá amelye,

Também acompanhei a sessão e não vi essas ordens...
Uso a plataforma do Best.

PS: És o amelye que eu conheço? :lol:

Um abraço
MFSC

Registado: 17/7/2008 15:17

por amcvieira » 14/8/2008 17:00

ele quis dizer 300.000 acções :lol: :lol:
é, esteve tão doida nos ultimos minutos que até dá para trocar os olhos :lol: :lol:
"Neste mundo nada está garantido, senão a morte e os impostos" John Marshall

Registado: 29/11/2007 1:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 53 visitantes