CAC - Alcatel-Lucent
Re: Médias móveis
Mares Escreveu:Fenicio Escreveu:Mares Escreveu:Fenicio Escreveu:Mares Escreveu:Fenicio Escreveu: Deve ser o primeiro suporte que apesar de afirmarem que existe, nunca ninguém a viu.
Será o "Suporte Bigfoot"?
As médias móveis (simples, exponencial, ponderada, modificada,...) são tão válidas, como ferramenta de apoio à decisão, como qualquer outro método.
Isso dependerá da volatilidade da acção e do número de amostras para cada média.
Segue um link:
http://www.investpedia.com.br/artigo/In ... oveis.aspx
A Alcatel é muito volátil para utilizar-se esse método e a MM200 pareçe-me não ser a mais favorável.
A MM200 deverá ser utilizada em índices ou então ações que tenham bastante peso no índice e utilizada por investidores de longo prazo.
1 abraço.
Não confundas as coisas, Mares. Estavam a falar numa tal de MM 200 a servir de suporte para a Alcatel quando "em nenhum momento" é possível identificar neste título um período superior a 2 ou 3 toques isolados nesta MM nos últimos anos.
Quanto à validade das MMs como suporte à decisão, os meus gráficos falam por mim.
Caro Fenício,
quando falamos de MM200, estamos a falar de 200 amostras. Isso significa que devêmos alargar a análise a vários anos. Vamos então fazer um exercício simples com a Alcatel...
Utilizando o critério MM200 com o cruzamento do valor da Alcatel, desde 1988, teríamos os seguintes "potenciais" ganhos:
Abril 1988 -> Agosto 1990 +140% (28 meses)
Jan 1997 -> Set. 1998 +105% (21 meses)
Abril 1999 -> Nov. 2000 +175% (17 meses)
Fev. 2003 -> Jun 2004 +93% (16 meses)
Julho 2009 -> Abril 2010 +42% (9 meses)
Quem tivesse seguido à risca este método, reinvestindo sempre todo o capital ganho no período anterior, teria multiplicado por 37 vezes o capital inicial em 1988...
Podemos ainda observar que nesses 22 anos (de 1988 a 2010), em apenas 7,5 anos estiveram aplicados na ação(35% de todo o tempo). Os 65% restante do tempo, esse dinheiro poderia ter sído alocado em outro tipo de investimento.
Terá outras ações em que este método tenha dado melhores resultados...
1 abraço.
Mares, temo que estejas novamente a confundir as coisas.
quando foi defendido neste tópico que a Alcatel estava a ser suportada pela sua MM de 200 dias quando na verdade não é possível identificar, em nenhum momento nos últimos anos, uma situação de real suporte por parte desta MM.
Em resposta a isto, colocas um texto a relatar os potenciais ganhos de um método de crossover da MM 200 sobre a acção.
Peço desculpas mas confesso que não percebi o porquê desta tua resposta.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Caro Fenício,
para mim a conversa começou com "um ressalto da Alcatel na MM200" sugerído pelo FFX. Daí veio a questão sobre suportes horizontais ou "curvos"... Coloquei uma referência onde fala que as MMs podem servir de suportes para a análise técnica.
A partir daí sugerí um critério de "crossover" com a MM200 e assim como as MM poderão servir de linhas de tendência.
Aí vieste tu, referíndo que para o caso da Alcatel, isso não se tem verificado nos últimos anos. Concordo contigo, para o que está sendo observado recentemente nesta ação. Mas alargando a análise para vários anos, poderás identificar períodos longos de "suporte" da MM200 na Alcatel e pelo critério de "crossover" da ação definirás o ponto de entrada e saída da ação. Com esse método poderás obter ganhos substanciais.
Agora apareçe a questão... comparando os "bulls markets" anteriores da Alcatel, que motivos leva a que a ação esteja com um "padrão" diferente neste "bull"? Na minha opinião poderemos ter dois cenários para a Alcatel: 1) a Alcatel ainda não começou o verdadeiro "bull" desta ação; 2) o "bull" para a Alcatel já terminou....
O que o mercado tem mostrado até agora é que está indefinido em relação a esta ação.
Abraço.
Mares, vamos lá ver se a gente se entende, o que eu disse que nunca se verificou na Alcatel (ao menos desde 1992) são casos reais de suporte da cotação por parte da sua MM de 200 dias, tal como foi defendido por alguns membros do fórum.
Aquilo que se vê nos gráficos de longo prazo da Alcatel é a MM 200 a acompanhar as subidas / descidas da cotação, algo perfeitamente normal por se tratar de uma média móvel.
As informações dadas no teu último post não são novidade mas estão fora do contexto da minha intervenção neste tópico, daí a dúvida / confusão.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Fenicio Escreveu:Mares Escreveu:Fenicio Escreveu:Mares Escreveu:Fenicio Escreveu: Deve ser o primeiro suporte que apesar de afirmarem que existe, nunca ninguém a viu.
As médias móveis (simples, exponencial, ponderada, modificada,...) são tão válidas, como ferramenta de apoio à decisão, como qualquer outro método.
Isso dependerá da volatilidade da acção e do número de amostras para cada média.
Segue um link:
A Alcatel é muito volátil para utilizar-se esse método e a MM200 pareçe-me não ser a mais favorável.
A MM200 deverá ser utilizada em índices ou então ações que tenham bastante peso no índice e utilizada por investidores de longo prazo.
1 abraço.
Não confundas as coisas, Mares. Estavam a falar numa tal de MM 200 a servir de suporte para a Alcatel quando "em nenhum momento" é possível identificar neste título um período superior a 2 ou 3 toques isolados nesta MM nos últimos anos.
Quanto à validade das MMs como suporte à decisão, os meus gráficos falam por mim.
Caro Fenício,
quando falamos de MM200, estamos a falar de 200 amostras. Isso significa que devêmos alargar a análise a vários anos. Vamos então fazer um exercício simples com a Alcatel...
Utilizando o critério MM200 com o cruzamento do valor da Alcatel, desde 1988, teríamos os seguintes "potenciais" ganhos:
Quem tivesse seguido à risca este método, reinvestindo sempre todo o capital ganho no período anterior, teria multiplicado por 37 vezes o capital inicial em 1988...
Podemos ainda observar que nesses 22 anos (de 1988 a 2010), em apenas 7,5 anos estiveram aplicados na ação(35% de todo o tempo). Os 65% restante do tempo, esse dinheiro poderia ter sído alocado em outro tipo de investimento.
1 abraço.
quando foi defendido neste tópico que a Alcatel estava a ser suportada pela sua MM de 200 dias quando na verdade não é possível identificar, em nenhum momento nos últimos anos, uma situação de real suporte por parte desta MM.
Em resposta a isto, colocas um texto a relatar os potenciais ganhos de um método de crossover da MM 200 sobre a acção.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Caro Fenício,
para mim a conversa começou com "um ressalto da Alcatel na MM200" sugerído pelo FFX. Daí veio a questão sobre suportes horizontais ou "curvos"... Coloquei uma referência onde fala que as MMs podem servir de suportes para a análise técnica.
A partir daí sugerí um critério de "crossover" com a MM200 e assim como as MM poderão servir de linhas de tendência.
Aí vieste tu, referíndo que para o caso da Alcatel, isso não se tem verificado nos últimos anos. Concordo contigo, para o que está sendo observado recentemente nesta ação. Mas alargando a análise para vários anos, poderás identificar períodos longos de "suporte" da MM200 na Alcatel e pelo critério de "crossover" da ação definirás o ponto de entrada e saída da ação. Com esse método poderás obter ganhos substanciais.
Agora apareçe a questão... comparando os "bulls markets" anteriores da Alcatel, que motivos leva a que a ação esteja com um "padrão" diferente neste "bull"? Na minha opinião poderemos ter dois cenários para a Alcatel: 1) a Alcatel ainda não começou o verdadeiro "bull" desta ação; 2) o "bull" para a Alcatel já terminou....
O que o mercado tem mostrado até agora é que está indefinido em relação a esta ação.
Abraço.
Apesar de achar que pode existir uma ligeira valorização/paragem nas quedas nas próxima sessões (o RSI quando chega aos 30 pontos a alcatel tende a reagir um pouco),pelo menos a LTA vai ser visitada muito em breve.
Não vejo nenhum sinal de inversão nesta descida, e também raramente vi as MM (não me lembro mesmo de nenhum caso
) servirem de suporte...
Não vejo nenhum sinal de inversão nesta descida, e também raramente vi as MM (não me lembro mesmo de nenhum caso

- Anexos
-
- 091110 ALU jn.jpg (102.3 KiB) Visualizado 5262 vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/
Elias Escreveu:AutoMech Escreveu:Exacto. E não mudam dum dia para o outro.
Se hoje (na escala diária) está nos 2.3, na próxima semana, se não houver grandes alterações, continua nos 2.3, ao passo que a MM oscila (o que só por si é um contra senso para um suporte).
isso é verdade para MM de curto prazo, mas as de longo prazo, como a de 200 dias, têm variações relativamente lentas...
Eu estava a falar das mm em geral.
Mas mesmo nas de longo prazo, tipo mm200, não é raro ver suportes aguentarem-se com larguíssimos meses (por vezes anos) de intervalo, enquanto que as mm, num período de tempo desses, pode e geralmente varia imenso.
Mares Escreveu:Fenicio Escreveu:Mares Escreveu:Fenicio Escreveu: Deve ser o primeiro suporte que apesar de afirmarem que existe, nunca ninguém a viu.
Segue um link:
1 abraço.
Caro Fenício,
1 abraço.
A discussão começou quando foi defendido neste tópico que a Alcatel estava a ser suportada pela sua MM de 200 dias quando na verdade não é possível identificar, em nenhum momento nos últimos anos, uma situação de real suporte por parte desta MM.

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
- Registado: 20/1/2008 20:32
Fenicio Escreveu:Mares Escreveu:[quote="Fenicio Deve ser o primeiro suporte que apesar de afirmarem que existe, nunca ninguém a viu.
Segue um link:
1 abraço.
Quanto à validade das MMs como suporte à decisão, os meus gráficos falam por mim.[/quote]
Caro Fenício,
1 abraço.
- Anexos
-
- Alcatel_MM200.jpg (97.19 KiB) Visualizado 5316 vezes
O problema da Alcatel é verdadeiramente a notação de BB-, a ALu estava nos 3.40, quando uma dessas agencias financeiras teve a brilhante ideia de descer de Aaa para BB-. Enquanto não for alterado essa notação a Alu não passa (?) os 2.70.
Espero estar enganado.
Bom trade!
Espero estar enganado.
Bom trade!
- Registado: 2/1/2010 15:38
Elias Escreveu:Mares, não sei se percebi a tua questão...
Elias,
as linhas de tendência (LTA e LTD) poderão também servir de "suporte" ou de "resistência", à tendência da evolução do preço da ação. O valor de "referência" dessa linha muda de dia para dia.
Da mesma forma, uma linha de MM muda a cada dia, seguindo a média do mercado, servindo de "suporte" ou de "resistência". O que tem de errado nisso?
Vamos agora para o caso específico da Alcatel:
- Quem considera o cruzamento do preço com a MM200, como ferramenta de decisão, vendeu ontem a posição na Alcatel.
- Quem utiliza suportes e resistências horizontais... poderá comprar (para quem está fora, mantêr ou vender (para quem está dentro). O valor de decisão é 2.28?
- Quem utiliza linhas de tendência vai esperar que a cotação da Alcatel venha para 2.15, para fazer um terceiro toque, e confirmar a LTA.
No primeiro caso, já vendeu e espera que a MM200 e o preço voltem a cruzar-se...Poderá ocorrer dentro de um mês ou mêses ou talvez anos...
No segundo caso, precisa de decidir se entra ou não, se vende ou não, ficando sem saber quantas vezes poderá passar pelo tal valor de suporte.
No terceiro caso, a decisão será adiada por mais uns dias ou semanas ou então nem verificar-se. Neste caso, cairá nas mesmas questões que ocorreram no caso 2.
Na tua opinião, qual é a melhor decisão?
Abraço.
Elias Escreveu:Mares Escreveu:As médias móveis (simples, exponencial, ponderada, modificada,...) são tão válidas, como ferramenta de apoio à decisão, como qualquer outro método.
Insisto: o facto de alguém decidir usar uma MM como ferramenta de apoio à decisão não faz dessa ferramenta um suporte.
As ferramentas são escolhidas pelo investidor, os suportes são decididos pelo mercado.[/quote
Elias,
Concordo contigo que não é a MM que faz o "suporte", por exemplo na Alcatel. É unicamente uma ferramenta de apoio ao investidor.
Da mesma forma, o "suporte" ou "resistência" escolhída previamente pelo investidor, por exemplo para a Alcatel, não fará o "suporte da Alcatel" ou "resistência da Alcatel" para amanhã. Concordas?
1 abraço.
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Exacto, rsacramento, mas como escrevi acima, os suportes são definidos pelo mercado, formam-se naturalmente quando surge forte interesse comprador, e não porque alguém decretou que está ali uma média móvel a servir de suporte.
Exacto. E não mudam dum dia para o outro.
Se hoje (na escala diária) está nos 2.3, na próxima semana, se não houver grandes alterações, continua nos 2.3, ao passo que a MM oscila (o que só por si é um contra senso para um suporte).
usando a expressão do elias - forte interesse comprador (FIC)- ele tb surge em linhas não horizontais
os arrependidos são maioritariamente quem faz os suportes e as LTs
reparem que nas correcções o tal FIC faz a sua aparição, ajudando a validar/reforçar a LT
AutoMech Escreveu:Exacto. E não mudam dum dia para o outro.
isso é verdade para MM de curto prazo, mas as de longo prazo, como a de 200 dias, têm variações relativamente lentas...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Exacto, rsacramento, mas como escrevi acima, os suportes são definidos pelo mercado, formam-se naturalmente quando surge forte interesse comprador, e não porque alguém decretou que está ali uma média móvel a servir de suporte.
Exacto. E não mudam dum dia para o outro.
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Insisto: o facto de alguém decidir usar uma MM como ferramenta de apoio à decisão não faz dessa ferramenta um suporte.
As ferramentas são escolhidas pelo investidor, os suportes são decididos pelo mercado.
Eu mais acima estava obviamente a brincar com o Fenício mas isto que o Elias disse para mim é óbvio.
Se eu descobrir hoje que a MM de 123 dias (e quem diz 123 dias, diz 238 ou 31 ou 598 dias) tem ali dois ou três toques nos últimos 10 anos, isso prova o quê ?
Que estão todos os participantes a olhar para a MM de 123 dias ?
É que quando falamos em 2.3 euros, são 2.3 euros para TODOS os participantes no jogo.
Se for a MM de 123 dias é só para aquele grupo de pessoas que a estão a seguir.
o que acabaste de dizer tb é válido para os suportes: nem todos estão a olhar para eles

menos é mais
AutoMech, concordo com esse exemplo mas tem mais um aspecto: os suportes nem sempre se formam em números redondos (embora por vezes aconteça e nesse caso faz sentido falar de suporte psicológico); os suportes formam-se quando o interesse comprador atinge uma dimensão tal que impede a continuação das quedas. Os compradores até podem não estar a olhar para o valor em si como um suporte, este suporte forma-se naturalmente devido ao equilíbrio de forças.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Insisto: o facto de alguém decidir usar uma MM como ferramenta de apoio à decisão não faz dessa ferramenta um suporte.
As ferramentas são escolhidas pelo investidor, os suportes são decididos pelo mercado.
Eu mais acima estava obviamente a brincar com o Fenício mas isto que o Elias disse para mim é óbvio.
Se eu descobrir hoje que a MM de 123 dias (e quem diz 123 dias, diz 238 ou 31 ou 598 dias) tem ali dois ou três toques nos últimos 10 anos, isso prova o quê ?
Que estão todos os participantes a olhar para a MM de 123 dias ?
É que quando falamos em 2.3 euros, são 2.3 euros para TODOS os participantes no jogo.
Se for a MM de 123 dias é só para aquele grupo de pessoas que a estão a seguir.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, Bing [Bot], CORTIÇA, Denário, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 154 visitantes