Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 24/9/2014 13:38

parece-me obvio que alguém quer vender... agora era necessário perceber qual a profundidade dessa posição. a soares da costa levou um afundanço brutal...mas não são situações comparáveis...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por Gil Rumor » 24/9/2014 13:29

Eu teria cuidado com a chegada 9.95€ e10.05€.
Editado pela última vez por Gil Rumor em 24/9/2014 13:39, num total de 1 vez.

Registado: 28/8/2014 13:39

por TheWolf » 24/9/2014 13:20

Eu entrei ontem a com valor médio de 9.69...
Os indicadores estão bons mas pela "calada da noite" acontecem coisas. :D

Aguardemos os próximos dias...
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan

Registado: 3/3/2014 13:37

por SERRA LAPA » 24/9/2014 13:17

Para o bem e para o mal hoje reforcei, o RSI está esgotadissimo

Registado: 17/3/2008 4:57

por TheWolf » 24/9/2014 13:06

Nunca se viram estes volumes na Semapa!

Aqui há gato... :?
Spike Milligan

por SERRA LAPA » 24/9/2014 12:41

Foi passado outro Milhão :shock: !

por SERRA LAPA » 24/9/2014 12:34

Houve uma passagem de mais de 6 Milhões de acções :shock: :shock: :shock:

por Ulisses Pereira » 24/9/2014 12:07

Luka, ou então alguém que quer segurar a acção no fecho para poder vender melhor no dia seguinte.

Se já considero perigoso tentar analisar os COF`s durante a sessão para tirar conclusões, analisar os COF`s que ficaram depois do fecho parece-me completamente contraproducente.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Luka! » 24/9/2014 10:24

Luka! Escreveu:Muitos stops dispararam...
Muita gente vai olhar para a SEMAPA e constatar que vendeu abaixo do preço a que està ...

Mas também hà gente (com bolsos recheados ) a aproveitar estas ocasioes ...

Olha com olhos de ver para os Cofres no fecho:

eu cheguei tarde .... mas amanhã comprarei SEMAPA se me deixarem ...

:wink:

Repara que estas 50 000 sao a imagem depois do fecho (depois das 4:35...
:arrow: Portanto as 50 000 sao uma ordem alguém que deseja comprar mas a ordem de compra nao foi satisfeita
(muitas vezes os grandes operadores entran no fecho quando hà mais liquidez)

um abraço
luka
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por ParaCima » 24/9/2014 10:05

Luka! Escreveu:Muitos stops dispararam...
Muita gente vai olhar para a SEMAPA e constatar que vendeu abaixo do preço a que està ...

vamos ver se não há ninguém a querer manter o preço... as 50 mil correspondem quase ao volume médio diário.... depois de comprar estas vamos ver para onde vai...

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

o que interessa

por Luka! » 24/9/2014 1:06

Muitos stops dispararam...

Anexos
SEMAPA COFS.JPG
SEMAPA COFS.JPG (28.87 KiB) Visualizado 14627 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por ParaCima » 24/9/2014 0:30

o que faltará aqui... saiu algum tubarão... a outra queda aconteceu devido a uma queda muito superior do psi 20... temos aqui um rabo escaldado...!!! "acredito que possa ir aos 9,3, senao mais baixo... vamos ver

o que interessa

por flpneves » 23/9/2014 20:50

rsacramento Escreveu:
flpneves Escreveu: Ainda para mais a vermelho em 9 de 10 sessões...

7 de 8

correctíssimo.

Registado: 11/8/2009 16:45

por rsacramento » 23/9/2014 20:38

flpneves Escreveu: Ainda para mais a vermelho em 9 de 10 sessões...

7 de 8

Registado: 29/11/2007 12:50

por flpneves » 23/9/2014 20:13

TheWolf Escreveu:Belo dia para a Semapa!! :?

Esperamos que não seja o fim do Bull...

Estranho dada a consistência que tem tido. Ainda para mais a vermelho em 9 de 10 sessões...

Registado: 11/8/2009 16:45

por drlu » 23/9/2014 19:35

realmente hoje foi uma desagradável surpresa a queda tão acentuada da Semapa, e sobretudo, pelo volume transaccionado - não tanto pelo facto de cair,bem entendido.
a SEMAPA tem permitido alguns bons trades, no seu "ciclo" mais ou menos regular de lateralização, entre algo acima de 9.7 e perto dos 11 ( chegou a cotar em 11.66 já este ano);

se no último relatório trimestral, eles já apontavam dificuldades previsíveis para o 2º semestre de 2014, com a queda na margem do mercado de papel e os riscos associacods ás comenteiras no Líbano e na Tunísia, acho que a entrada em recessão técnica oficial no Brasil e as perdas de vendas que têm admitido em 2 mercados importantes, como os da construção em Angola e no Brasil, vieram piorar o panorama...
também a abertura de uma grande unidade concorrente no Brasil e outra na Tunísia,( descritas no próprio relatório da empresa), agravaram as condições de mercado;

a ETSA continua mal, mas o seu peso é tão pequeno, que acho irrelevante para a cotação;
será que há mais alguma notícia má que desconhecemos, ou a amplitude das perdas é maior que o que se pensava?
ou , visto que o BPI, por ex, anunciou há cerca de 1 mês que esta era uma das suas "top-picks" para o 2º semestre, o volume deveu-se apenas a vendas por players que movimentaram mais acçoes do q o normal, para refazerem carteiras?

espero que tenha sido uma correcção motivada por algum accionar de stops abaixo dos 10 - 9.90, pois a EMA 200 estava nos 10.19, e a Bollinger inferior também, o que fez com que eu entrasse hoje a 10.18 pensando que estava no caminho certo e afinal....

bons negócios a todos!

Registado: 14/11/2008 16:01

por ParaCima » 23/9/2014 16:51

se há coisas que não se entendem esta é uma delas... como é possível a capitalização bolsista ser tão diferente entre a Portucel e a semapa???

esta empresa tem um problema...tá virada para o passado, tem o papel, cimento e o "ambiente" que não vale quase nada... o mercado até diz que o cimento e o ambiente valem menos que zero...

enquanto as outras têm subido esta tem-se mantido estável, enquanto as outras descem esta tem-se mantido mais ou menos estável... mas parece que anda ai qualquer coisa pelo ar... para esta queda tão grande... com bom volume... esperemos pelo que nos sucede

o que interessa

por TheWolf » 23/9/2014 16:35

Belo dia para a Semapa!! :?

Esperamos que não seja o fim do Bull...
Spike Milligan

por SERRA LAPA » 29/8/2014 18:26

Os resultados líquidos da Semapa cresceram 21,8% no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo, para os 47,8 milhões de euros.

O EBITDA aumentou 2,4%, para 196,9 milhões de euros.
A dívida líquida da Semapa baixou 46,4 milhões de euros, para 1.238,9 milhões de euros.

Continua em curso a construção de uma nova fábrica de cimento pelo Grupo Supremo com um
investimento total estimado de cerca de 700 milhões de reais, situada em Adrianópolis, com o início das operações
previsto para o último trimestre de 2014. Após a construção da nova fábrica, a capacidade de produção de cimento
instalada do Grupo Supremo será superior a 1,5 milhões de toneladas.

Aqui está uma empresa que respira saúde :wink:

P.S.: Tenho Semapa na minha carteira

por rg7803 » 20/7/2014 22:10

rsacramento Escreveu:e porque não admitir que, excluindo o daytrade e o swing trade,ou seja, no curto médio prazo, a semapa lateraliza (evolui sem tendência definida) um pouco acima dos 9.7?

Grande R, também é a minha leitura!
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por rsacramento » 20/7/2014 21:59

JorgeNevada Escreveu:Eu sou da opinião que figuras de inversão como um HS têm muita força

se for para a inversão da tendência primária, de acordo

por JorgeNevada » 20/7/2014 21:51

Eu sou da opinião que figuras de inversão como um HS têm muita força, e caso este venha a ser activado, dificilmente vai se safar de umas temporadas de quedas
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por rsacramento » 20/7/2014 21:39

e porque não admitir que, excluindo o daytrade e o swing trade,ou seja, no curto médio prazo, a semapa lateraliza (evolui sem tendência definida) um pouco acima dos 9.7?
Anexos
semapa.png
menos é mais

por JorgeNevada » 20/7/2014 21:16

drlu Escreveu:boa noite, caro Jorge Nevada!
peço desculpa, mas não concordo nada com o que diz sobre a Semapa.

eis as minhas razões:
1) a Semapa tem abdado sempre, como de resto tem sido salientado por outros foristas, num comportamento algo cíclico, de "lateralização " entre cerca dos 10.00 e os 11.00 ( a última vez foi aos 11.66)

2) estou dentro, sou talvez "suspeito" por isso, mas tenho usado as ondas de bollinger , bem como o MACD e momentum, para determinar entradas a saídas sucessivas nesta cotada; e de facto ela tem vindo consistentemente testar a bollinger inferior ( alturas em q tenho entrado,claro que nem sempre no ponto mais baixo, pois não sou bruxo...) e depois progride - claro que com correcções pelo meio- para a bollinger superior; na última vez, precipitei-me e saí nos 11.00, cedo demais, mas nem sempre adivinhamos o futuro e pensei que ela não subiria tanto aos 11.66.mas este comportamento-padrão tem sido repetitivo....

o que temos assistido é a isso mesmo: uma sustentada progressão até aos 11.00 -11.20, onde prevejo q ela possa ir.

3) com o devido respeito, não vejo nenhum head& shoulders activado na Semapa.
4) amanhã, a Portucel apresenta resultados do Q1 de 2014; se forem bons, como a Semapa detém 75,62% da Portucel a cotada pode reagir positivamente;claro q o contexto global da economia não é famoso, por isso vamos aguardar para ver..
5)não encontro, sinceramente, nenhum sinal que indicie, como refere " que a inversão esteja próxima"..... excepto se ela bater nos 11.00-11.20, aí, sim, pelos motivos atrás expostos, sim, acho que ela tenderá a corrigir;

nota: nas últimas 2 semanas, se vir,a Semapa foi das melhores cotadas no Psi 20, a que reagiu melhor às quedas generalizadas no psi 20.

naturalmente, esta é apenas a minha modesta opinião ( e, como disse, interessada, pois de há muito q esta acção faz parte da minha carteira - entra e sai,claro..)
abraço e bons negócios.

Caro drlu!
Deves estar a responder a outro post que não o meu, eu não afirmei que a Semapa tinha um HS activado, até fiz questão de referir que este não tinha sido ainda activado.
Embora eu ache mais provável que se dê um cenário de inversão, disse também que esse cenário ainda não está confirmado, e que caso a Semapa venha a fazer um novo maximo relativo mais alto que o anterior, o bull permanece inviolado!

Nao uso as curvas de bollinger na minha análise, e até confesso que não sei o que são, mas o que é facto é que, mesmo sem HS, a semapa tem já um máximo relativo inferior ao anterior, algo que deve imediatamente fazer soar os alarmes e passar a ter um cuidado redrobado.

O cenário global também não é positivo, dai aconselhar a não entrar nem curto nem longo na semapa até a tendencia ficar mais clara!

Um abraco
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por drlu » 20/7/2014 20:53

boa noite, caro Jorge Nevada!
peço desculpa, mas não concordo nada com o que diz sobre a Semapa.

eis as minhas razões:
1) a Semapa tem abdado sempre, como de resto tem sido salientado por outros foristas, num comportamento algo cíclico, de "lateralização " entre cerca dos 10.00 e os 11.00 ( a última vez foi aos 11.66)

2) estou dentro, sou talvez "suspeito" por isso, mas tenho usado as ondas de bollinger , bem como o MACD e momentum, para determinar entradas a saídas sucessivas nesta cotada; e de facto ela tem vindo consistentemente testar a bollinger inferior ( alturas em q tenho entrado,claro que nem sempre no ponto mais baixo, pois não sou bruxo...) e depois progride - claro que com correcções pelo meio- para a bollinger superior; na última vez, precipitei-me e saí nos 11.00, cedo demais, mas nem sempre adivinhamos o futuro e pensei que ela não subiria tanto aos 11.66.mas este comportamento-padrão tem sido repetitivo....

o que temos assistido é a isso mesmo: uma sustentada progressão até aos 11.00 -11.20, onde prevejo q ela possa ir.

3) com o devido respeito, não vejo nenhum head& shoulders activado na Semapa.
4) amanhã, a Portucel apresenta resultados do Q1 de 2014; se forem bons, como a Semapa detém 75,62% da Portucel a cotada pode reagir positivamente;claro q o contexto global da economia não é famoso, por isso vamos aguardar para ver..
5)não encontro, sinceramente, nenhum sinal que indicie, como refere " que a inversão esteja próxima"..... excepto se ela bater nos 11.00-11.20, aí, sim, pelos motivos atrás expostos, sim, acho que ela tenderá a corrigir;

nota: nas últimas 2 semanas, se vir,a Semapa foi das melhores cotadas no Psi 20, a que reagiu melhor às quedas generalizadas no psi 20.

naturalmente, esta é apenas a minha modesta opinião ( e, como disse, interessada, pois de há muito q esta acção faz parte da minha carteira - entra e sai,claro..)
abraço e bons negócios.

Registado: 14/11/2008 16:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Kury Yozo, Phil2014, Purificaçao, Shimazaki_2, tami, zulu404 e 108 visitantes