Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Rentabilidade

por mais_um » 8/5/2010 15:25

futriber1 Escreveu:
defst0ned Escreveu:Estou a ver que há pessoal aqui que é tão rico tão rico que acha bom negocio ir baixando sucessivamente o preço médio de uma acção até perder 25%. Isto porque.... acredita na acção.

Pah, aquilo um dia até pode voltar a subir, e daqui a um ano ganhares 15% do que investiste. (pode... se m certezas...) Contudo, não seria preferivel saires a perder apenas 1% (stop), e ires diversificando a tua carteira noutras acções e ires ganhando aos poucos 3 ou 4%?

Se fizeres bem as contas é preferivel entre ganhos e perdas passado um ano ganhares 10% de certeza, do que viver um ano inteiro na incerteza de ganhar 15%.

Mas enfim... eu só ano nisto da bolsa à 1 ano e meio.
Esta ação é um caso especial para quem está longo. Qt mais desceres o preço médio, maior é a tua rentabilidade anual(dividendo). Neste momento está +-7% "limpos". Onde se consegue tal benesse??
Tb sou novato mas os números são estes...

Um exemplo,

Estás em bull market,tens uma acção que te custou 100 e que agora, vale 120, dá 10 de dividendos, no dia em que entra em ex-dividendo, é ajustada mas como estamos em bull market continua a subir, excelente!

Estás em bear market, tens uma acção que te custou 100, mas agora vale 90, dá-te 10 de dividendo, no dia em que entra em ex-dividendo, é ajustada mas como estamos em bear market continua a descer, pessimo! Compraste a 100, recebeste 10, mas ela agora só vale 80, ou seja globalmente tens 90, se não tivesses entrado, continuavas a ter 100.

Se fizeres as contas em bear market é preferivel estar fora do que entrar para receber o dividendo, a não ser que não precises do dinheiro durante anos e também não queiras olhar para as acções durante anos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por jamesp » 8/5/2010 14:09

A Portugal Telecom atingiu o seu máximo histórico no ano 2000 ao cotar a cerca de 17€. Desde essa altura a PT deixou de ser um titulo interessante ao nível das tendências de mercado.

No ano de 2003 após uma forte correcção que a colocou entre 2000 e 2002 na zona dos 4.56€ a PT iniciou um Bull Market irregular e indefinido, inter-cortado com períodos de euforia e depressão.

A PT entre 2003 e 2007 atingiu o seu máximo histórico na zona dos 10.46€, tendo a partir dai iniciado um movimento consistente de descida que culminou nos 4.42€ de Out/08. Nos 12 meses seguintes, a tendência foi de subida, passando os 8€ em período homólogo de 2009.

À semelhança do que aconteceu em Set/08 (7.5-->4.4), assistimos a uma queda acentuada da PT desde o final de Abril/10 (8.3-->6.5-->?)..

O dividendo é bom, é um facto. Mas face a este "cenário dantesco", justificará o investimento na PT nesta fase?
Pergunto isto de uma forma "naive" e humilde, uma vez que acompanho os mercados há muito pouco tempo, e porque, na verdade, pondero ainda vir a investir na PT na perspectiva dos dividendos e de uma eventual recuperação no curto/médio-prazo.. O meu problema é que a razão (pela análise que faço, ainda que "simplória") não me quer deixar dar asas à vontade (bom bom era que aquele truque do Roberto Begnini no filme "A vida é bela" resultasse!)..

M. Cumprimentos para todos,
If at first you don't succeed, skydiving is not for you.

Registado: 7/5/2010 23:33

por Marco Martins » 8/5/2010 12:54

Para o ano o dividendo deve ser idêntico...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Príncipe migalhas » 8/5/2010 12:07

Pois é... a aposta continua no lado baixista. Sendo fiel à minha estratégia preparei-me para reforçar tendo em conta que o preço estava a ficar ainda mais interessante ( maior rentabilidade). Sendo assim concluí a minha terceira aquisição: 6.67. No final verifiquei que poderia ter sido melhor mas poderia tyambém subir e já não a apanharia a este preço. Infelizmente, mais uma vez foi cedo pois ela acabou por fechar abaixo. Enfim, estou posicionado para o dia de apostas final. Todas as três parcelas dentro e agora é só esperar por: a PT cair e fico com os dividendos ou ela subir e continuo a ficar com os dividendos pois foi para isso que eu estacionei três vagões de carga nesta estação! Os dividendos já os irei receber em alguns dias com uma taxa que... já sabem apenas 7pcento; o valor das acções acabará por subir nem que seja em 2014 na altura da copa no Brasil e o pessoal todo a telefonar via VIVO e Marconi!! Encara como um depóstio a 4 anos com taxa anual prevista de 7 pcento ao ano, sendo que, na pior das hipóteses o dinheiro só pode ser levantado no fim desse prazo.
Agradeço também as vossa ideias que partilho mas para já noutros títulos.

Cumps que agora vou beber um copinho na cerimónia da assinatura do troço de alta velocidade! :lol:

Registado: 1/5/2010 12:43

por jrnabolsa » 8/5/2010 10:57

Podes explicar melhor esta parte se não for muito incómodo. Obrigado, abraço

Registado: 4/1/2010 15:57

Re: migueljat

por fjp1977 » 8/5/2010 10:14

jrnabolsa Escreveu:Tenho que ler umas coisas sobre mercado de acções uma vez que n percebo nada de gráficos.

Já agora, não achas que o facto da PT pagar dividendos a 14 de Maio (ex-dividendo 11 de Maio 3ªfeira)possa influir no movimento da acção?
Desculpa estar a chatear com isto, mas penso que vou adoptar alguns princípios que apresentaste. obrigado pela ajuda.

o dividendo, o que vai influir de certeza é que a acção vai ser corrigida no valor do dividendo e vai abrir com o desconto do mesmo...

o resto ninguém sabe

Tú tens algo de positivo, admites que não percebes nada disto, é o primeiro passo...

Como já te disseram ninguém te vai dizer se deves vender ou não as acções...

Mas eu digo-te uma coisa sem receio, as da PT fazes o que entenderes melhor, mas não compres mais nada, guarda o teu dinheiro

Estuda AT, estuda o mercado, entende como tudo isto funciona, observa o que se vai passar nos próximos meses/anos, e não tenhas pressa de entrar no mercado.

Isto até pode parecer o fim do mundo, mas acabará por passar e nessa altura poderás investir o teu dinheiro com mais segurança

E se isto agora subir tudo em flecha?????

Ficas como eu, a chorar por querer estar dentro, mas como já deves estar a perceber, chorar por não querer estar dentro é bem pior...

Boa sorte

Registado: 8/1/2010 12:53

migueljat

por jrnabolsa » 8/5/2010 9:26

Tenho que ler umas coisas sobre mercado de acções uma vez que n percebo nada de gráficos.

Já agora, não achas que o facto da PT pagar dividendos a 14 de Maio (ex-dividendo 11 de Maio 3ªfeira)possa influir no movimento da acção?
Desculpa estar a chatear com isto, mas penso que vou adoptar alguns princípios que apresentaste. obrigado pela ajuda.

por Triker » 8/5/2010 0:35

jrnabolsa, tu é que tens de decidir, ninguém vai decidir por ti, o conselho que vejo mts vezes escrito e que eu cada vez mais concordo é se o pressuposto que te levou a comprar a acção ainda permanece? Se permanecer, tens uma razao valida para continuar dentro, se não é saltar fora e assumir a perda, por mt que custe...

Registado: 3/6/2009 2:26

por migueljat » 8/5/2010 0:32

jrnabolsa Escreveu:E depois do dividendo o que tencionavas fazer?

Se a razão pela qual entraste já não se verifica, deves então ajustar.

Cumps

Vender e comprar BES EDP/ EDPR.
Ajustar como? Sou novato na coisa...obrigado :oops:

Ninguem te vai dizer para comprar ou vender, essa decisão tem que ser tua.

Quando compras uma acção tens que pensar que pode correr bem ou mal. E se correr mal o que fazer?? devias ter essa resposta antes de comprar qualquer acção.

Eu se tivesse comprado a PT já teria assumido a perda e estaria a assistir ás quedas do lado de fora.

No curto prazo é possivel que aconteça um ressalto na PT dada a dimensão da queda e o nivel de sobrevenda da acção (RSI na casa dos 20), contudo não é garantido que tal aconteça e não nos podemos esquecer que neste momento a tendencia é de queda.

Cabe-te a ti ponderar, olha para uns graficos, estuda bem e tira dai as tuas conclusões.

Abraço

Registado: 20/11/2008 12:30

por jrnabolsa » 7/5/2010 23:12

E depois do dividendo o que tencionavas fazer?

Cumps

Vender e comprar BES EDP/ EDPR.
Ajustar como? Sou novato na coisa...obrigado :oops:

por migueljat » 7/5/2010 22:06

E depois do dividendo o que tencionavas fazer?

Cumps

Registado: 20/11/2008 12:30

por jrnabolsa » 7/5/2010 21:55

Não sei que fazer...entrei na PT a 7.20, n coloquei stop´s...alguém me pode ajudar?

Também fui à procura do dividendo, enfim...

Rentabilidade

por futriber » 7/5/2010 21:04

defst0ned Escreveu:Estou a ver que há pessoal aqui que é tão rico tão rico que acha bom negocio ir baixando sucessivamente o preço médio de uma acção até perder 25%. Isto porque.... acredita na acção.

Pah, aquilo um dia até pode voltar a subir, e daqui a um ano ganhares 15% do que investiste. (pode... se m certezas...) Contudo, não seria preferivel saires a perder apenas 1% (stop), e ires diversificando a tua carteira noutras acções e ires ganhando aos poucos 3 ou 4%?

Se fizeres bem as contas é preferivel entre ganhos e perdas passado um ano ganhares 10% de certeza, do que viver um ano inteiro na incerteza de ganhar 15%.

Esta ação é um caso especial para quem está longo. Qt mais desceres o preço médio, maior é a tua rentabilidade anual(dividendo). Neste momento está +-7% "limpos". Onde se consegue tal benesse??
Tb sou novato mas os números são estes...

Registado: 29/11/2007 3:31

por defst0ned » 7/5/2010 18:15

Estou a ver que há pessoal aqui que é tão rico tão rico que acha bom negocio ir baixando sucessivamente o preço médio de uma acção até perder 25%. Isto porque.... acredita na acção.

Registado: 15/1/2009 15:14

por grafik » 7/5/2010 17:35

Boas! Uma das lições que aprendi bem cedo no mundo das bolsas foi, não reforçar, excepto quando fica a certeza que há uma inversão de tendência!
Abraço. Disfrutem desta "musicona"!

http://bruto.blogs.sapo.pt/65183.html

Registado: 22/10/2007 19:19

por Sr_SNiper » 7/5/2010 17:10

StochasticOscilator Escreveu:Que vela tão feia :shock: Isto para o pessoal da teoria de reforçar quando cai está negro... Como diz o outro "The trend is your friend".

Bons negócios

Está optimo queres tu dizer... imagina que entras te longo no final da sessão... baixas te drasticamente o teu preço médio...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por ruisebas » 7/5/2010 16:44

Que vela tão feia :shock: Isto para o pessoal da teoria de reforçar quando cai está negro... Como diz o outro "The trend is your friend".

Bons negócios
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s

Registado: 6/12/2008 1:58

por hmaavv » 7/5/2010 0:04

Centimos Escreveu:Isto está mesmo a parecer uma subida de apostas!
O mercado desafia e desce a PT. Perante esta coragem tive de responder: reforcei a 7.20. Foi cedo pois o mercado ainda desceu um pouco mais. Mas vou até ao final. Se amanhã descer volto a reforçar. ( isto só me é possível porque quando vejo um título que me interessa divido o meu investimento em 3 partes; invisto a primeira, invisto a segunda se mantiver motivos de interesse e subir pouco ou descer pouco, só invisto a terceira parte se descer para valores bem interessantes ou então aguardo ligeira correcção para reforçar; vendo tudo quando me der um lucro bom ou cair mais de 25 por cento).
Aceito comentários e sugestões!

Cumps

Vais ficar sem dinheiro ,
arriscas 25% num trade ?
O que consideras lucro bom 15%?
é que tens uma resistência fortíssima nos 8,50 .

Registado: 14/1/2008 0:05

Re: Rentabilidade!

por ilusion » 6/5/2010 23:51

Boas novamente,

Penso que comparar o Poker à bolsa é tao errado como pensar que nunca erramos. Há sempre probabilidade de sairmos "queimados" de qualquer posição independentemente da fase em que nos encontramos.. Claro que há umas fases em que essa probabilidade é muito superior a outras..Mas já o outro velhinho dizia...Para ter risco zero tinha depósitos a prazo..Para quem não gosta d assumir riscos talvez essa seja a melhor opção...

Cumps...

Ps: Até que acho que algumas das tuas observações são pertinentes e acertadas..Esta é uma das poucas que acho que não é...

Sr_SNiper Escreveu:
ilusion Escreveu:Ola Sniper,

Penso que nem sempre o "mais provável" se verifica. Ve o caso se não me engano do BPI no último ex-dividend...Ainda subiu...:p E mais...Nesta altura de grandes incertezas será que se o mercado estiver todo a subir a PTC vai ser a única a descer? São muitas incertezas juntas e com isso não estou a defender os dividendos...Apenas estou a dizer que nem sempre as coisas mais "prováveis" acontecem...

Abr

Sr_SNiper Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
Centimos Escreveu:Penso que é no Poker que, por vezes, os jogadores usam a expressão "Eu pago para ver!"
Pois realmente eu também quero ver quem tem capacidade e coragem para vender PT nos próximos dias rejeitando um dividendo líquido superior a 6 por cento!
Eu estou dentro e vou manter-me pois acredito que esta rentabilidade é demasiado elevada para ser desprezada! Embora reconheça os mitos dos dividendos que aqui tanto se tem falado.
Até à próxima segunda-feira já teremos a resposta!

Cumprimentos

Vendi e voltei a comprar... mas como toda a gente ainda não sei o que se passará nos próximos dias... :)

Não percebo o amor ao dividendo...
A empresa desvaloriza nessa proporção... Aliás desvaloriza mais porque ela paga x, desse valor vai uma percentagem Y para o estado, tu recebes x-y e sobre isso ainda pagas imposto...
Tu sendo dono da emrpesa vais ter uma emrpesa que vai valer menos depois do dividendo
Ela podia pagar um dividendo de 50% que eu não queria nada com ela neste momento...

Como no poker, não gosto de jogar contra as probabilidades...

Registado: 27/8/2009 23:00

por Sr_SNiper » 6/5/2010 23:19

ilusion Escreveu:Ola Sniper,

Penso que nem sempre o "mais provável" se verifica. Ve o caso se não me engano do BPI no último ex-dividend...Ainda subiu...:p E mais...Nesta altura de grandes incertezas será que se o mercado estiver todo a subir a PTC vai ser a única a descer? São muitas incertezas juntas e com isso não estou a defender os dividendos...Apenas estou a dizer que nem sempre as coisas mais "prováveis" acontecem...

Abr

Sr_SNiper Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
Centimos Escreveu:Penso que é no Poker que, por vezes, os jogadores usam a expressão "Eu pago para ver!"
Pois realmente eu também quero ver quem tem capacidade e coragem para vender PT nos próximos dias rejeitando um dividendo líquido superior a 6 por cento!
Eu estou dentro e vou manter-me pois acredito que esta rentabilidade é demasiado elevada para ser desprezada! Embora reconheça os mitos dos dividendos que aqui tanto se tem falado.

Cumprimentos

Vendi e voltei a comprar... mas como toda a gente ainda não sei o que se passará nos próximos dias... :)

A empresa desvaloriza nessa proporção... Aliás desvaloriza mais porque ela paga x, desse valor vai uma percentagem Y para o estado, tu recebes x-y e sobre isso ainda pagas imposto...
Tu sendo dono da emrpesa vais ter uma emrpesa que vai valer menos depois do dividendo
Ela podia pagar um dividendo de 50% que eu não queria nada com ela neste momento...

Como no poker, não gosto de jogar contra as probabilidades...

por jeuros » 6/5/2010 23:15

O melhor mesmo nestes casos e ficar de fora e ver....como ja oico ha muito tempo:

mais vale a pena chorar por estar fora, do que chorar por estar por dentro.

outra coisa, mais vale assumir as perdas como eu tive que fazer aqui quando comecaram as descidas e aprendi realmente, tao cedo nao me vou esquecer de coisas que me aconteceram isso garanto...mas isso inclui vender,assumir as perdes, esperar que a tendencia esteja outra vez a nosso favor...acho que e este o pensamento correcto.

bn's e bons negocios.

ps: digam me se disse alguma barbaridade lol

Registado: 9/7/2009 5:00

por Sr_SNiper » 6/5/2010 23:09

O mercado desafia e desce a PT. Perante esta coragem tive de responder: reforcei a 7.20. Foi cedo pois o mercado ainda desceu um pouco mais. Mas vou até ao final. Se amanhã descer volto a reforçar. ( isto só me é possível porque quando vejo um título que me interessa divido o meu investimento em 3 partes; invisto a primeira, invisto a segunda se mantiver motivos de interesse e subir pouco ou descer pouco, só invisto a terceira parte se descer para valores bem interessantes ou então aguardo ligeira correcção para reforçar; vendo tudo quando me der um lucro bom ou cair mais de 25 por cento).

Cumps

Era muito difícil ter pior estratégia...
Imagina que compravas o BCP a 5 Euros, reforças a 4, reforças a 3, reforças a 2 euros, quando cotou a 1 euro vendeste a casa e reforças-te, quando esteve a 0,75euros, vendeste carro e pediste emprestimo para reforçar... e olha agora onde está o BCP...
Conseguias um preço médio excelente, não haja dúvidas...
A tua estratégia é mais ou menos esta..

por ilusion » 6/5/2010 23:06

Ola Sniper,

Abr

Sr_SNiper Escreveu:
Marco Martins Escreveu:

Cumprimentos

Registado: 27/8/2009 23:00

por cftomas » 6/5/2010 22:36

Cumps

Baixar preço médio não é aconselhável, com a agravante de estarmos em tendência de queda.

Registado: 28/1/2009 11:53

por Príncipe migalhas » 6/5/2010 22:31

Isto está mesmo a parecer uma subida de apostas!

Cumps

Registado: 1/5/2010 12:43

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Dragon56, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 169 visitantes