Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jlncc » 9/9/2008 20:47

Eu conheço o BES e o BiG. Mas há muitos mais...

Registado: 29/11/2007 4:27

por ruieb1c » 8/9/2008 23:04

Qual o meio mais barato e rápido de jogar na bolsa?

Uso o BPI, por herança do meu pai que me criou este bichinho. mas as comissões são um exagero e demoram muitos dias nas movimentaçoes de capital...
que me aconselham???

Registado: 15/1/2008 20:36

por LTCM » 8/9/2008 22:22

mquinaz Escreveu:No entanto não se vêm comentarios por aqui às empresas do indice londrino. Nos bancosas que uso CGD e BIG, não aparecem empresas de Londres. O que têm a dizer?

Uma das razões é que é muito caro negociar no FTSE, em comparação com o DAX, CAC, IBEX... :(
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Fibonacci » 8/9/2008 16:28

Joao,

Vou tentar responder de forma o mais simples possível à tua questão, uma vez que o mercado obrigaccionista é complexo.

(É o que eu chamo um bom negócio, ambas as partes ficam contentes!)

Para ti só será um bom negócio se conseguires uma taxa de juro elevada, acima daquela que conseguirias no mercado (DPs por exemplo) e com risco aceitável (sem ser numa empresa que estivesse claramente perto de falir e, assim, não te devolver os prometidos 120 euros).
Para a empresa seria um bom negócio se não conseguisse angariar o mesmo dinheiro de outra forma mais barata. Por exemplo, junto de um banco.

Afinal existe um mercado obrigacionista ou são as empresas que escolhem as obrigações que querem emitir?

Faço a pergunta ao contrário: existe um mercado accionista? Porquê? Porque uma das formas da empresa financiar a sua actividade é através de acções, em que angaria pessoas que compram partes da empresa (acções). O conjunto dessas acções são o mercado accionista.
O conjunto de todas as obrigações fazem o mercado obrigacionista. A empresa, inicialmente, lança a emissão de obrigações. X pessoas compram essa emissão e podem transaccioná-la no mercado secundário, tal como as acções.
O mercado de obrigações é, principalmente, um mercado negociado em OTC (acordos bilaterais entre institucionais, principalmente).
No entanto, existem também mercados regulados para as mesmas. Por exemplo, na página da Euronext encontras a secção de "bonds". Podes encontrar aí, por exemplo, as emissões de dívida de Portugal.
As obrigações são cotadas em % do valor nominal.
Existem índices que compilam a evolução de diversas obrigações.

quem dita os "juros" das obrigações é o mercado ou as entidades emitentes das obrigações?

Quem define são os emitentes mas é claro que têm que ter em atenção o que o mercado está a fazer.
Neste momento as taxas de mercado rondam os 5%. Se a Portugal Telecom ou o BCP te vierem apresentar uma obrigação a pagar 2%, tu compravas? Não... não era lógico... E se uma empresa de que nunca tinhas ouvido falar e que até lias no jornal que estava quase a falir te dava 10%, aceitavas? Talvez não...

Na verdade posso dizer-te: o mercado obrigaccionista é muito maior que o accionista, em valor negociado.

A negociação e evolução das cotações das obrigações é algo complexa mas se quiseres investigar mais, diz.

Cumps,

Fibonacci[/quote]
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por jlncc » 6/9/2008 12:20

Estou bastante confuso quanto ao que são obrigações.

Pelo que entendo são uma espécie de empréstimos a uma entidade. Por exemplo, a empresa A emite obrigações de 50 euros e compromete-se a devolver 60 euros daqui a 1 ano.
Basicamente, se eu comprar duas destas obrigações, pago 100 hoje e para o ano a empresa tem que me pagar 120 euros. Eu fico contente porque consegui 20% ao ano, e a empresa fica contente porque conseguiu financiar-se por 1 ano. (É o que eu chamo um bom negócio, ambas as partes ficam contentes!)

Agora a minha dúvida é a seguinte. Li que o mercado obrigacionista costuma antever o mercado accionista.

Não percebo isto! Afinal existe um mercado obrigacionista ou são as empresas que escolhem as obrigações que querem emitir? Caso não percebam, reformulo a pergunta: quem dita os "juros" das obrigações é o mercado ou as entidades emitentes das obrigações?

Se é o mercado, onde posso consultar um gráfico? Seja de que empresa for? Todas as empresas emitem obrigações?

Agradeço respostas,
João

Re: CFD´S

por matabears » 5/9/2008 22:22

tiagopt Escreveu:
matabears Escreveu:Alguem me poderia dizer como e a onde posso aprender mais sobre cfd´s?

Já agora, existem alguns cursos de formação/ aprendizagem sobre bolsa, mercados etc?

Gracias pessoal. :mrgreen:

Passa pelo tópico da Orey, eles fazem Webinars sobre vários temas, inclusive CFD's

Obrigado Tiagão... :P
ááááá´toiro lindoooooo!!!!!!

Registado: 1/8/2008 20:58

por mquinaz » 5/9/2008 20:57

No entanto não se vêm comentarios por aqui às empresas do indice londrino. Nos bancosas que uso CGD e BIG, não aparecem empresas de Londres. O que têm a dizer?
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por Ulisses Pereira » 5/9/2008 12:13

joaolc, o FTSE é o principal índice do mercado inglês. Não acho que seja tão pouco noticiado mas são opiniões. Para mim, é talvez o índice mais importante no que diz respeito ao sector financeiro dado o peso brutal que ele tem no índice.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jlncc » 5/9/2008 1:41

Alguem me sabe dizer porque é que o FTSE 100 não é um indice muito noticiado?

Existe outro indice qualquer da praça de Londre?

Obrigado,
João

Re: CFD´S

por tiagopt2 » 4/9/2008 7:53

matabears Escreveu:Alguem me poderia dizer como e a onde posso aprender mais sobre cfd´s?

Já agora, existem alguns cursos de formação/ aprendizagem sobre bolsa, mercados etc?

Passa pelo tópico da Orey, eles fazem Webinars sobre vários temas, inclusive CFD's
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

CFD´S

por matabears » 4/9/2008 2:28

Alguem me poderia dizer como e a onde posso aprender mais sobre cfd´s?

por jlncc » 27/8/2008 15:55

Como é sabido o movimento do mercado de obrigações costuma anteceder o movimento do mercado accionista.

Gostava de saber onde posso ler um pouco mais sobre obrigaçoes e, principalmente, onde posso ver gráficos do mercado obrigacionista?

Obrigado,
João

por blackjack_CALD » 20/8/2008 9:19

farracha Escreveu:Gostaria de saber se alguém sabe ou se é possível saber todas as acções que compõe um fundo de investimento.

A título de exemplo, no BEST, todos os fundos que eles dispõem, tem lá uma data de informação incluido as empresas que fazem parte. Mas só apenas as 5/10 maiores participações.

Como é que é possível saber as restantes?

É que estas participações andam na volta dos 3%-4%. O que em média vá... dá 35% do fundo. Portanto, existem 65% que mexem na valorização do fundo que não faço a minima ideia quais são.

Existe maneira de saber?

no site da entidade gestora deve existir informação detalhada e nao resumida (morning star/best p.ex)

Registado: 7/10/2007 21:58

por fnabais.ferro » 19/8/2008 23:59

farracha Escreveu:Gostaria de saber se alguém sabe ou se é possível saber todas as acções que compõe um fundo de investimento.

A título de exemplo, no BEST, todos os fundos que eles dispõem, tem lá uma data de informação incluido as empresas que fazem parte. Mas só apenas as 5/10 maiores participações.

É que estas participações andam na volta dos 3%-4%. O que em média vá... dá 35% do fundo. Portanto, existem 65% que mexem na valorização do fundo que não faço a minima ideia quais são.

Existe maneira de saber?

Farracha,

Vê se tem o que procuras aqui
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/cart ... as_fim.cfm

A CMVM costuma disponibilizar essas informações. Tens é de descobrir o fundo pretendido.

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por farracha » 19/8/2008 17:27

Gostaria de saber se alguém sabe ou se é possível saber todas as acções que compõe um fundo de investimento.

Existe maneira de saber?

Registado: 3/12/2007 14:30

Stop´s

por Bokas » 18/8/2008 16:57

Boas

Preciso de esclarecer/ confirmar se aquilo que eu percebi dos Stop´s (em venda) é o´correcto :mrgreen:

Stop Limit:
Defino como potencial perda um valor x, tenho entao um valor concreto que é colocado "à porta" do Mercado quando esse valor é atingido a minha ordem entra no Mercado esperando por uma ordem de compra que "case"

Stop Loss:
Venda ao melhor, defino um valor a partir do qual a minha ordem entra no mercado mas não significa que seja satisfeita ao valor que eu defini correcto?
Ou seja o Stop Loss pode ser activado aos 7,76€ mas a venda ser efectuada aos 7,73€, é isto?

Peço desculpa pelas palavras empregues, às vezes parece que complico mais quando quero (des)complicar :mrgreen:

Obrigado

Registado: 20/5/2008 12:54

cotações do mercado after hours

por mquinaz » 12/8/2008 1:11

Boas, li umas coisas acerca do mercado after hours escritas pelo ulisses.
:?: Até que ponto se deve dar importância ás cotações dos titulos em after hours e usar isto de certa forma como indicador, do mesmo modo que se faz com os futuros por exemplo antes de abrirem as sessões? :wink:
Anexos
after hours.PNG
after hours.PNG (43.54 KiB) Visualizado 7589 vezes
Carteira mquinaz

mquinaz

Re: Suportes

por Paionense » 4/8/2008 18:56

mquinaz Escreveu:Boas tardes.

Uma dúvida:

Imaginemos 2 situações:
1 - uma zona de suporte que é testada 2 vezes, com o intervalo de cerca de 1 mês.

2 - Uma zona de suporte, testada cerca de 3 vezes em apenas 1 semana.

Em qual dos cenários, acham que a cotação tem mais tendência a subir? Ou é irrelevante o numero de vezes que o suporte é testado em determinado periodo de tempo :wink:

Qts mais vezes e frequentemente a zona de suporte é testada mais fraco fica o suporte. Se uma acção testa o suporte e só passado um mês os bears têm a capacidade de a trazer novamente para baixo, então essa acção está muito mais forte

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por matabears » 3/8/2008 22:42

hummm não sei! é necessario mais dados para essa avaliação. Mas eu não investia na segunda, aproveitava a tendência bullish dos picos da primeira, com stop.

Suportes

por mquinaz » 28/7/2008 19:11

Boas tardes.

Uma dúvida:

Imaginemos 2 situações:
1 - uma zona de suporte que é testada 2 vezes, com o intervalo de cerca de 1 mês.

2 - Uma zona de suporte, testada cerca de 3 vezes em apenas 1 semana.

Em qual dos cenários, acham que a cotação tem mais tendência a subir? Ou é irrelevante o numero de vezes que o suporte é testado em determinado periodo de tempo :wink:
Carteira mquinaz

mquinaz

por jomaso » 28/7/2008 10:36

Sim Tiago, eu isso já percebi.
Principalmente quando analisamos as recomendações com base num histórico ficamos ainda com mais certeza de que não devemos dar valor aquilo que vão dizendo. Até porque há sempre uma empresa que aparece num determinado momento a contrariar a posição da empresa anterior...

Registado: 26/6/2008 11:30

por tiagopt2 » 25/7/2008 23:58

Um conselho de quem percebe também muito pouco disto: Não olhes para os price targets, nem faças nunca um negócio com base neles. Podes ter mil e uma razão para fazeres um negócio, mas não incluas os price targets na tua lista
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por mquinaz » 25/7/2008 20:00

Não sou a pessoa indicada para te responder a isso, porque também ando por cá a pouco tempo, de todas as formas e pelo que tenho visto por esta net fora, são mais os price targets errados que os correctos.
Vi recentemente um price target para a zon de 6 euros e a cotação já ultrapassou esse valor.
Outro exempo,em fevereiro deste ano, o jornal de negócios, com base em critérios de analise de 20 casas de investimento, dava um price target de 11,15 euros à sonae industria, quando a cotação estava por volta dos 4, e hoje vemos por onde ela anda.
Fico por aqui, mas há muitos exemplos... pesquisem e comprovem.
Nos primeiros negócios ainda olhava para os price-targets, hoje não lhe dou grande valor.
Editado pela última vez por mquinaz em 28/7/2008 17:27, num total de 1 vez.
Carteira mquinaz

mquinaz

Dúvida

por jomaso » 25/7/2008 17:33

Eu estou numa fase de aprendizagem, mas tenho gostado muito de ler a informação que os colegas têm disponibilizado e torna-se engraçado comparar respostas que às vezes são tão diferentes mas onde existe sempre justificações para a diferença de opiniões. Provavelmente é isto que torna a Bolsa em algo tão "excitante".

A minha dúvida é a seguinte: na análise feita pelas empresas do costume às empresas cotadas tenho reparado que existem p.e. situações em que uma accção está cotada a 10€, o Price Target são 14€ e a recomendação é manter; e existem outras situações em que a cotação são 2,5€, o Price Target são 3€ e a recomendação é "Comprar Forte".
Alguém me explica quais as razões para que isto aconteça?
É que a taxa de rentabilidade (pelo Price Target) do investimento no caso da 1ª acção é muito superior à segunda.
Cumps.

Registado: 26/6/2008 11:30

por Martins_Braz » 23/7/2008 2:36

pek Escreveu:Para todos aqueles que pretendem aprender um pouquinho mais sobre analise técnica, aqui fica um link de um manual de AT...

http://pt.portaldebolsa.com/pt/analysis ... rchive.asp

Este não é possível de aceder...

Alguém conhece mais algum???

Registado: 17/7/2008 13:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], HFCA, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 178 visitantes