EDP - Tópico Geral
Entrei hoje na edp, após a boa reação que teve após a quebra ds 4€...
Penso que tal como aconteceu com a mota-engil o ano passado com a martifer, se a subscrição da EDPr começar a ter sucesso, é positivo para a EDP, e, portanto, vou explorar esta base especulativa...
Em termos técnicos, os 4,20€ continuam a ser uma barreira difícil de passar...
Que vos parece?
Penso que tal como aconteceu com a mota-engil o ano passado com a martifer, se a subscrição da EDPr começar a ter sucesso, é positivo para a EDP, e, portanto, vou explorar esta base especulativa...
Em termos técnicos, os 4,20€ continuam a ser uma barreira difícil de passar...
Que vos parece?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
A minha potencial estrategia !!
Vou entrar pela manha na edprn fico por la ate valorizar 6 a 7% e depois dou de frosques e entro na edp. 

- Registado: 7/10/2006 21:47
Re: Dúvidas...
Big Crash Escreveu:
-Caso não adquira acções da EDP-Renováveis (com o "tal" desconto - caso exista) poderei afirmar que estou a ter "prejuízo"? Isto é, como parte da EDP sai da empresa Mãe, as acções da EDP devem passar a valer menos, ora eu poderia "compensar" essa perda com a aquisição de acções da EDP-Renováveis com desconto (caso exista)
Só para responder ao Big Crash (que raio de nick homem)
A EDP nem devia valer menos nem mais. Ou melhor, na verdade a EDP está a vender uma parte da empresa pelo preço do total das novas acções emitidas (EDP-Renovaveis). Se houver perca ou ganho já é algo que está relacionado com o valor da venda e da avaliação que foi feita, mas isso o mercado o dirá.
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX
Sect Escreveu:Dani Bomtempo Escreveu:Peço desculpa mas existem neste fórum aqueles que percebem do assunto e os outros que são puramente uns aprendizes de pára quedista.jm4330 Escreveu:Ver o mesmo tópico, mas com o ssaunto: Potencial de queda.
Deviam, isso sim, ver com olhos de ver, as análises dos "Mestres" que pelo fórum aparecem a dar as suas opiniões, para melhor poderem entenderem como funciona o mercado bolsista para nós pequenos investidores e accionistas, para saber como tudo isto funciona e no caso vertente como iria ser com a EDP, em especial em relação ao negócio das renováveis.
Que quero com isto dizer?
Pois bem, se tivessem tido o cuidado de analisar e estudar convenientemente o gráfico postado pelo grande "Mestre Ulisses", o qual se encontra bem espelhado na página 56 deste item, teriam observado a análise que ele faz em relação ao titulo e ter-se-iam devidamente acautelado, para não terem os "Amargos de Boca" por que estão agora a passar.
Assim, segundo a análise que ele fez, a linha descendente de longo prazo iria levar o titulo para o ponto mais baixo de 3,90€, caso determinados pressupostos não se viessem a relizar num curto período de tempo, e esse era o ponto de resistência que ele calculou como sendo o de 4,15€. Esse valor era aquele que evitaria a queda do título e então levá-lo-ia à sua ascensão. A meta a ser ultrapassada dos 4,15€ na linha de resistência horizontal levaria o título para valores próximos dos 4,30€ ou mesmo mais. Caso esse ponto de resistência não fosse ultrapassado o título iria então para a linha descendente de longo prazo. Ora isso não aconteceu. Ele andou por lá uma ou duas sessões chegando mesmo a fechar nos 4,21€ mas foi Sol de pouca dura e não conseguiu ultrapassar os tais 4,15 € da resistência horizontal nas sessões seguintes.
Ora bem ele (o Ulisses) não é bruxo! É isso sim um, "Bom Analista de Mercados" com bastante experiência e que percebe como tudo isto funciona, muito mais do que alguns que por aqui andam a navegar.
Bastava uma pequena noticia desfavorável para que o titulo caísse. Foi isso precisamente que aconteceu. O lançamento da EDP renováveis não foi favorável e...
Ora aí o temos a aproximar-se dos 3,90€ que vai ser a cotação da próxima semana. Preparem-se pois e a seguir digam se o Ulisses tem ou não razão nas suas análises.
Quem não quis acreditar nele perdeu, quem acreditou está a ganhar.
Eu por mim vou esperar que ele atinja os 3,90€ para comprar então e reforçar a minha posição na EDP, pois em seguida o titulo vai subir e daqui a um mês estará então nos 4,35€ que é o limite superior da linha ascendente de longo prazo.
Quem quiser vir comigo só vai ter a ganhar.
Isto é pura matemática financeira, aplicada aos mercados accionistas e está nos livros, caros amigos foristas! Analisem e aprendam bem aquilo que o "Mestre Ulisses" vos está a querer ensinar.
Bons negócios e Muchos Saludos!
Tudo o que critica está voce a fazer tambem.
"Quem quiser vir comigo só vai ter a ganhar.
Isto é pura matemática financeira, aplicada aos mercados accionistas e está nos livros, caros amigos foristas!"
E também gostei da parte "vou esperar que ele atinja os 3,90€ para comprar então e reforçar a minha posição na EDP".
Se já sabia que ia descer, porque não vender e comprar nos "mais que certos" 3,90?
Lá dizia o Ricardo Araújo Pereira a imitar o Scolari...
Recuperar
Dani Bomtempo Escreveu:Peço desculpa mas existem neste fórum aqueles que percebem do assunto e os outros que são puramente uns aprendizes de pára quedista.jm4330 Escreveu:Ver o mesmo tópico, mas com o ssaunto: Potencial de queda.
Deviam, isso sim, ver com olhos de ver, as análises dos "Mestres" que pelo fórum aparecem a dar as suas opiniões, para melhor poderem entenderem como funciona o mercado bolsista para nós pequenos investidores e accionistas, para saber como tudo isto funciona e no caso vertente como iria ser com a EDP, em especial em relação ao negócio das renováveis.
Pois bem, se tivessem tido o cuidado de analisar e estudar convenientemente o gráfico postado pelo grande "Mestre Ulisses", o qual se encontra bem espelhado na página 56 deste item, teriam observado a análise que ele faz em relação ao titulo e ter-se-iam devidamente acautelado, para não terem os "Amargos de Boca" por que estão agora a passar.
Assim, segundo a análise que ele fez, a linha descendente de longo prazo iria levar o titulo para o ponto mais baixo de 3,90€, caso determinados pressupostos não se viessem a relizar num curto período de tempo, e esse era o ponto de resistência que ele calculou como sendo o de 4,15€. Esse valor era aquele que evitaria a queda do título e então levá-lo-ia à sua ascensão. A meta a ser ultrapassada dos 4,15€ na linha de resistência horizontal levaria o título para valores próximos dos 4,30€ ou mesmo mais. Caso esse ponto de resistência não fosse ultrapassado o título iria então para a linha descendente de longo prazo. Ora isso não aconteceu. Ele andou por lá uma ou duas sessões chegando mesmo a fechar nos 4,21€ mas foi Sol de pouca dura e não conseguiu ultrapassar os tais 4,15 € da resistência horizontal nas sessões seguintes.
Ora bem ele (o Ulisses) não é bruxo! É isso sim um, "Bom Analista de Mercados" com bastante experiência e que percebe como tudo isto funciona, muito mais do que alguns que por aqui andam a navegar.
Bastava uma pequena noticia desfavorável para que o titulo caísse. Foi isso precisamente que aconteceu. O lançamento da EDP renováveis não foi favorável e...
Ora aí o temos a aproximar-se dos 3,90€ que vai ser a cotação da próxima semana. Preparem-se pois e a seguir digam se o Ulisses tem ou não razão nas suas análises.
Eu por mim vou esperar que ele atinja os 3,90€ para comprar então e reforçar a minha posição na EDP, pois em seguida o titulo vai subir e daqui a um mês estará então nos 4,35€ que é o limite superior da linha ascendente de longo prazo.
Isto é pura matemática financeira, aplicada aos mercados accionistas e está nos livros, caros amigos foristas! Analisem e aprendam bem aquilo que o "Mestre Ulisses" vos está a querer ensinar.
Tudo o que critica está voce a fazer tambem.
"Quem quiser vir comigo só vai ter a ganhar.
Isto é pura matemática financeira, aplicada aos mercados accionistas e está nos livros, caros amigos foristas!"
Dani Bomtempo Escreveu:Quem quiser vir comigo só vai ter a ganhar.
Para 1º post não está nada modesto...
Peço desculpa mas existem neste fórum aqueles que percebem do assunto e os outros que são puramente uns aprendizes de pára quedista.jm4330 Escreveu:Ver o mesmo tópico, mas com o ssaunto: Potencial de queda.
- Registado: 16/5/2008 18:23
Ver o mesmo tópico, mas com o ssaunto: Potencial de queda.
- Registado: 31/12/2007 18:58
jm4330 Escreveu:Morgan Stanley vai estabilizar EDP Renováveis na Bolsa
A EDP renováveis vai ter um agente estabilizador para os primeiros dias em bolsa.No prospecto da oferta, a EDP revela que a Morgan Stanley vai ser o agente estabilizador das acções depois destas serem admitidas à negociação, a 4 de Junho.
--------------------------------------------------------------------------------
Essa do "estabilizar as acções" tem a sua piada.

"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
Morgan Stanley vai estabilizar EDP Renováveis na Bolsa
A EDP renováveis vai ter um agente estabilizador para os primeiros dias em bolsa.No prospecto da oferta, a EDP revela que a Morgan Stanley vai ser o agente estabilizador das acções depois destas serem admitidas à negociação, a 4 de Junho.
--------------------------------------------------------------------------------
- Registado: 31/12/2007 18:58
Dúvidas...
Boa Noite.
-Como accionista da EDP tenho alguma vantagem em adquirir acções da EDP-Renováveis? Quando digo "vantagem" quero com isso dizer vantagem imediata, isto é, comprar acções da EDP-Renováveis com desconto e poder vender no primeiro dia de negociação em bolsa (caso obtivesse lucro, claro!)
-Caso não adquira acções da EDP-Renováveis (com o "tal" desconto - caso exista) poderei afirmar que estou a ter "prejuízo"? Isto é, como parte da EDP sai da empresa Mãe, as acções da EDP devem passar a valer menos, ora eu poderia "compensar" essa perda com a aquisição de acções da EDP-Renováveis com desconto (caso exista)
Está um bocadinho confuso... mesmo assim está menos confuso que o meu cérebro - É que eu não percebo nada de bolsa (como dá para perceber). Por isso agradecia que me dessem a vossa opinião de uma forma muito básica e clara.
Obrigado.
-Como accionista da EDP tenho alguma vantagem em adquirir acções da EDP-Renováveis? Quando digo "vantagem" quero com isso dizer vantagem imediata, isto é, comprar acções da EDP-Renováveis com desconto e poder vender no primeiro dia de negociação em bolsa (caso obtivesse lucro, claro!)
Está um bocadinho confuso... mesmo assim está menos confuso que o meu cérebro - É que eu não percebo nada de bolsa (como dá para perceber). Por isso agradecia que me dessem a vossa opinião de uma forma muito básica e clara.
Obrigado.
Não percebo NADA disto!
- Registado: 8/2/2008 23:57
Silverwolf Escreveu:dvck Escreveu:Realmente esta decisão assim tão repentina e numa altura de mercado péssima para IPO's parece querer dizer que a EDP está a atravessar dificuldades e necessita urgentemente de cash. Caso contrário esperaria mais tempo e não avançaria nesta altura. Penso que a EDP está a sofrer com o enorme peso da dívida e esta é uma forma de entrada de dinheiro fresco no curto prazo.
Não foi repentino, já se sabia que ia acontecer há imenso tempo...
O IPO da Renováveis não foi surpresa e já tinha sido anunciado mas era expectável que fosse apenas no início do próximo ano.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
mnfv Escreveu:Desculpem,
mas quando se conhecerá o preço exacto da acção?
obrigado
Se for como os outros IPOs recentes, só antes da entrada em bolsa, ou seja, se fores, tens um valor nesse intervalo, que pode muito bem ser o valor máximo.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
dvck Escreveu:Realmente esta decisão assim tão repentina e numa altura de mercado péssima para IPO's parece querer dizer que a EDP está a atravessar dificuldades e necessita urgentemente de cash. Caso contrário esperaria mais tempo e não avançaria nesta altura. Penso que a EDP está a sofrer com o enorme peso da dívida e esta é uma forma de entrada de dinheiro fresco no curto prazo.
Não foi repentino, já se sabia que ia acontecer há imenso tempo...
dvck Escreveu:Realmente esta decisão assim tão repentina e numa altura de mercado péssima para IPO's parece querer dizer que a EDP está a atravessar dificuldades e necessita urgentemente de cash. Caso contrário esperaria mais tempo e não avançaria nesta altura. Penso que a EDP está a sofrer com o enorme peso da dívida e esta é uma forma de entrada de dinheiro fresco no curto prazo.
Concordo plenamente, mas isso já não é novidade para ninguém, nos tempos que correm quem não precisa de cash

- Registado: 29/11/2007 9:27
Realmente esta decisão assim tão repentina e numa altura de mercado péssima para IPO's parece querer dizer que a EDP está a atravessar dificuldades e necessita urgentemente de cash. Caso contrário esperaria mais tempo e não avançaria nesta altura. Penso que a EDP está a sofrer com o enorme peso da dívida e esta é uma forma de entrada de dinheiro fresco no curto prazo.
jony_cash Escreveu:Não sei porquê mas acho que já vi este filme com o IPO da Iberdrola Renovables e nesse IPO a cotação era de 5,30 ou 5,70 e sabem o que aconteceu caiu caiu caiu e anda a volta dos 4,40€ aqui cheirame a que vai ser o mesmo o valor anunciado parece-me muito. Ah e barata não é nada.
BN
Com todo o respeito pelas opiniões expressas, acho que a EDPR não pode nem dever ser comparada com a espanhla pois a colocação em bolsa são em espaços temporais muito diferentes segundo estou informado Iberdrola foi em no final de 2007

Quando vi as descidas de hoje fiquei muti supreendido, e cheguei a equacionar o facto de a operação ter sido abortada / adiada até ao final do ano, mas agora penso permitam-me que façam um pequeno palpite, depois das OPA Chinesa e de situações menos claras que acontecem bem à nossa frente, não me admira nada que está queda não se deva , não só ao péssimo indicador da economia portuguesa, mas principalmente a uma "pequena" mas diabólica

"Actualmente,

- Registado: 29/11/2007 9:27
EDP Renováveis
Público em geral poderá subscrever no máximo 30.000 acções
As condições da oferta pública de subscrição (OPS) da EDP Renováveis, hoje divulgadas, definem que os pequenos investidores que têm destinada a tranche do público em geral só poderão dar ordens para um limite de 30.000 acções.
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
As condições da oferta pública de subscrição (OPS) da EDP Renováveis, hoje divulgadas, definem que os pequenos investidores que têm destinada a tranche do público em geral só poderão dar ordens para um limite de 30.000 acções.
Serão atribuídos lotes de 10 acções, recorrendo-se, se necessário, a rateio. Os investidores que transmitam as ordens de subscrição neste segmento durante o primeiro período da OPS, entre 19 e 26 de Maio, beneficiarão de vantagem no rateio, com um coeficiente de atribuição superior em 100% relativamente às ordens dadas no segundo período, entre 27 e 30 de Maio.
Público em geral poderá subscrever no máximo 30.000 acções
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
Serão atribuídos lotes de 10 acções, recorrendo-se, se necessário, a rateio. Os investidores que transmitam as ordens de subscrição neste segmento durante o primeiro período da OPS, entre 19 e 26 de Maio, beneficiarão de vantagem no rateio, com um coeficiente de atribuição superior em 100% relativamente às ordens dadas no segundo período, entre 27 e 30 de Maio.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Accionistas da EDP têm prioridade na atribuição de acções da Renováveis
As condições da oferta pública de subscrição da EDP Renováveis, hoje divulgadas, atribuem um lote específico de acções aos accionista da "casa mãe". Além disso, terão prioridade face ao público em geral no rateio.
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
As condições da oferta pública de subscrição da EDP Renováveis, hoje divulgadas, atribuem um lote específico de acções aos accionista da "casa mãe". Além disso, terão prioridade face ao público em geral no rateio.
Os accionistas da EDP titulares de menos de 7.000 acções ou mais da EDP à data de 15 de Maio poderão dar uma ordem máxima de 60 acções. Os accionistas com 7.000 ou mais títulos na mesma data podem dar uma ordem máxima de até 1% do número de acções da EDP detidas, sujeito ao máximo de 60.000 acções.
Os accionista da EDP terão também direito à atribuição prioritária de acções face às ordens transmitidas na tranche do público em geral. A parte das ordens até 60 acções será satisfeita em primeiro lugar. Os lotes serão sempre de 10 acções.
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
Os accionistas da EDP titulares de menos de 7.000 acções ou mais da EDP à data de 15 de Maio poderão dar uma ordem máxima de 60 acções. Os accionistas com 7.000 ou mais títulos na mesma data podem dar uma ordem máxima de até 1% do número de acções da EDP detidas, sujeito ao máximo de 60.000 acções.
Os accionista da EDP terão também direito à atribuição prioritária de acções face às ordens transmitidas na tranche do público em geral. A parte das ordens até 60 acções será satisfeita em primeiro lugar. Os lotes serão sempre de 10 acções.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Datas: IPO da EDP Renováveis arranca segunda-feira
O período de subscrição de acções da EDP Renováveis arranca já na próxima segunda-feira e prolonga-se até 30 de Maio. As acções são admitidas a 4 de Junho
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
Período da oferta 19 a 30 de Maio
1º período 19 a 26 de Maio
2º período 19 a 26 de Maio
Irrevogabilidade das ordens a partir de 27 de Maio
Sessão especial de bolsa 2 de Junho
Fixação do preço da oferta 2 de Junho
Liquidação fisica da operação 3 de Junho
Admissão das acções em bolsa 4 de Junho
Fim da indisponibilidade para trabalhadores 17 de Julho
O período de subscrição de acções da EDP Renováveis arranca já na próxima segunda-feira e prolonga-se até 30 de Maio. As acções são admitidas a 4 de Junho
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
Período da oferta 19 a 30 de Maio
1º período 19 a 26 de Maio
2º período 19 a 26 de Maio
Irrevogabilidade das ordens a partir de 27 de Maio
Sessão especial de bolsa 2 de Junho
Fixação do preço da oferta 2 de Junho
Liquidação fisica da operação 3 de Junho
Admissão das acções em bolsa 4 de Junho
Fim da indisponibilidade para trabalhadores 17 de Julho
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], caganixo7, Carrancho_, fatura.pt, Goya777, HFCA, karaya75, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OffTheRecord, peterteam2, Phil2014, PMP69, silva_39 e 127 visitantes