Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JCS » 5/9/2011 7:49

aguiarc Escreveu:Banco Comercial Has Biggest Capital Exposure to Greek Debt

June 6 (Bloomberg) -- Banco Comercial Portugues SA, Portugal's biggest publicly traded bank, is the European lender with the largest exposure to Greece as a percentage of its Tier 1 capital, according to analysts at CreditSights Inc.

Apesar da noticia ser de Junho constata-se um facto. E quem são os responsáveis por decisões de "investimento" destas? Há alguma noção de risco neste conselho de administração? :pray: :wall:

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Re: até 15 de novembro ainda vai rolar muita tinta

por Elias » 5/9/2011 0:52

AutoMech Escreveu:
Um processo que, como têm avisado os banqueiros, se for feito de forma "fundamentalista", pode obrigar os bancos a terem que registar mais imparidades de crédito, o que penalizará os resultados e os rácios de capital dos bancos.

Resta saber se ao dizerem "fundamentalista" não estarão implicitamente a dizer "realista".

Eu costumo dizer que "fundamentalista" é um termo que as pessoas usam para classificar uma opinião diferente da sua.

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: até 15 de novembro ainda vai rolar muita tinta

por Automech » 5/9/2011 0:45

Um processo que, como têm avisado os banqueiros, se for feito de forma "fundamentalista", pode obrigar os bancos a terem que registar mais imparidades de crédito, o que penalizará os resultados e os rácios de capital dos bancos.

Resta saber se ao dizerem "fundamentalista" não estarão implicitamente a dizer "realista".
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

até 15 de novembro ainda vai rolar muita tinta

por aguiarc » 5/9/2011 0:24

Os auditores da PricewaterhouseCooper's (PwC) e da Ernst & Young vão entrar a partir de hoje nos oito maiores bancos portugueses para passarem a pente fino os créditos concedidos aos 50 maiores clientes de cada instituição, sabe o Negócios. O objectivo é avaliar a adequação das garantias dos empréstimos e as provisões associadas a cada contrato. Um processo que, como têm avisado os banqueiros, se for feito de forma "fundamentalista", pode obrigar os bancos a terem que registar mais imparidades de crédito, o que penalizará os resultados e os rácios de capital dos bancos.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=504377

Registado: 20/2/2007 9:33

por fcaseiro » 4/9/2011 23:56

Na exposição a Grécia o BCP esta mal, mas o BPI esta literalmente acabado, pois o core tier e' muito pior, menos de metade face ao do BCP. Se houver fusão entre os dois, o subsidio Natal na próxima década foi-se. Deve haver intervenção estatal no sentido tal não aconteça, devendo ambos, serem incorporados noutras instituições nacionais e estrangeiras.

Registado: 19/7/2011 19:36

por nunesvito » 4/9/2011 23:48

Ulisses Pereira Escreveu:Coentral, mas tu achas que nos balcões alguém tem noção se as coisas estão bem ou não? Vários administradores de balcões do BPN, semanas antes do escândalo deflagrar, tinham a convicção de que estava tudo tranquilo.

Um abraço,
Ulisses

Nem altos quadros,sabem de nada, por acaso conheço um e ainda falei com ele esta semana,fiquei a saber o mesmo, uma ou outra informação masnada de relevante.

Registado: 9/8/2011 16:30

por aguiarc » 4/9/2011 23:43

n tinha reparado que era de junho... sorry. não a conhecia

por Ulisses Pereira » 4/9/2011 23:41

Coentral, mas tu achas que nos balcões alguém tem noção se as coisas estão bem ou não? Vários administradores de balcões do BPN, semanas antes do escândalo deflagrar, tinham a convicção de que estava tudo tranquilo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por nunesvito » 4/9/2011 23:40

Esta noticia é de Junho?
Eu esta semana já devo cair no STOP.
jA SAIO COM UM MELÃO DO CARAÇAS.

Re: PAMCR

por Coentral_City » 4/9/2011 23:30

nunesvito Escreveu:Disseste 0,405?

PAMCR - nao me digas que compras-te as que ele vendeu??!!!

No meu ver, esta semana vai ser um grande stress, para quem estiver investido no BCP (longo).

Nao me augura nada de bom....eles manterem-se tao caladinhos.....nos balcoes ninguem diz nada,....so dizem que esta tudo bem.....

boa semana a todos!

E quem entrar.....que entre no sentido correcto!

Coentral!

Registado: 18/8/2011 17:58

por aguiarc » 4/9/2011 22:59

Banco Comercial Has Biggest Capital Exposure to Greek Debt

print this storyorder a reprintsuggest a storydigg thissave to del.icio.us
(Adds company comment in third paragraph.)

June 6 (Bloomberg) -- Banco Comercial Portugues SA, Portugal's biggest publicly traded bank, is the European lender with the largest exposure to Greece as a percentage of its Tier 1 capital, according to analysts at CreditSights Inc.

Sovereign debt plus commercial lending by its Millennium Bank SA unit push the amount Banco Comercial has at risk in Greece to 104 percent of its 5.4 billion euros ($7.9 billion) of Tier 1 capital, London-based analysts Simon Adamson, John Raymond and Puja Poojara wrote in a report today.

Erik Burns, a spokesman for the lender, said he had no immediate comment.

Credit Agricole SA has 21.7 billion euros -- 37 percent of Tier 1 capital -- at risk through its Emporiki Bank SA unit, making it the non-Greek lender with the largest absolute amount outstanding, according to CreditSights. Societe Generale SA, which owns Athens-based Geniki Bank, has exposure of 5.9 billion euros, amounting to 17 percent of Tier 1 capital.

Brussels-based Dexia SA has 5.4 billion euros outstanding in Greece, equivalent to 29 percent of its capital, according to CreditSights. Commerzbank AG, Germany's second-largest lender, has 2.9 billion euros at risk in Greece, or 9 percent of its Tier 1 capital, according to the analysts.

http://news.businessweek.com/article.as ... PCS1UEMB0A

PAMCR

por nunesvito » 4/9/2011 21:45

Disseste 0,405?

Re: Cotação do BCP

por PAMCR » 4/9/2011 20:48

Elias Escreveu:
PAMCR Escreveu:A correcção efectuada, ao que por mim foi dito, faz-me lembrar aquela história do Sacristão e dos paroquiantes de uma certa aldeia algures em Portugal.

Passo a narrar suncintamente.

Antes da missa dominical ter o seu início, o Sacristão lá da Paróquia, acendeu as quatorze velas dos quatorze castiçais da Igreja Matriz.

Todavia,

Desses quatorze castiçais, dois deles estavam tortos.

E não é que a maioria dos paroquiantes só reparou nos dois castiçais que estavam tortos e, não nos doze que estavam direitos e, foi fazer queixa ao Sr. Vigário Da Paróquia.

Enfim... :lol:

Esta história está mal contada.

O que se passou foi isto: o sacristão insistia que os quatorze castiçais estavm direitos e a certa altura um paroquiano chamou a atenção do dito sacristão que dois deles estavam tortos.

Ao que o sacristão respondeu:

"De facto dois deles estão tortos.

Mas a correcção efectuada, ao que por mim foi dito, faz-me lembrar aquela história do BCP e dos investidores de um certo forum de bolsa em Portugal.

Antes da semana de negociação ter o seu início, um dos caldeireiros lá do forum, olhou para quatorze velas (candles) das quatorze semanas do gráfico do BCP.

Todavia,

Dessas quatorze velas, duas eram brancas.

E não é que a maioria dos investidores só reparou nas duas velas brancas e, não nas doze negras e, foi fazer queixa à CMVM"

:lol:

A história cada um conta-la como quiser, e como diz o outro " quem conta um conto aumenta um ponto ".

Além do mais,

apenas fiz uma constatação sobre os fechos semanais do BCP.

E ainda ( Declaração de interesse ),

como deixei dito na minha 1ª msg. aqui no Fórum, algum tempo atrás, eu estou curto no título e, como a tendência é de descida...mesmo que mude, até aos 0,405 , é lucro ( os STOPS também servem para alguma coisa, digo eu ).

Registado: 29/11/2007 11:28

por Elias » 4/9/2011 20:24

PAMCR Escreveu:A correcção efectuada, ao que por mim foi dito, faz-me lembrar aquela história do Sacristão e dos paroquiantes de uma certa aldeia algures em Portugal.

Antes da missa dominical ter o seu início, o Sacristão lá da Paróquia, acendeu as quatorze velas dos quatorze castiçais da Igreja Matriz.

Todavia,

E não é que a maioria dos paroquiantes só reparou nos dois castiçais que estavam tortos e, não nos doze que estavam direitos e, foi fazer queixa ao Sr. Vigário Da Paróquia.

Esta história está mal contada.

O que se passou foi isto: o sacristão insistia que os quatorze castiçais estavm direitos e a certa altura um paroquiano chamou a atenção do dito sacristão que dois deles estavam tortos.

Ao que o sacristão respondeu:

"De facto dois deles estão tortos.

Mas a correcção efectuada, ao que por mim foi dito, faz-me lembrar aquela história do BCP e dos investidores de um certo forum de bolsa em Portugal.

Antes da semana de negociação ter o seu início, um dos caldeireiros lá do forum, olhou para quatorze velas (candles) das quatorze semanas do gráfico do BCP.

Todavia,

Dessas quatorze velas, duas eram brancas.

E não é que a maioria dos investidores só reparou nas duas velas brancas e, não nas doze negras e, foi fazer queixa à CMVM"

por pvg80713 » 4/9/2011 20:24

podem olhar para as velas como quiserem...

com o fecho sexta dos States, com a Troika em Portugal, não me parece haver condições para o BCP amanhã subir...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Trisquel » 4/9/2011 19:57

PAMCR Escreveu:...Mas que foi um fecho semanal muito diferente dos anteriores, lá isso foi.

Mas penso que esta frase é a que está no cerne da questão! Afinal quem é o "paroquiante ou o Sr. Vigário Da Paróquia".
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por PAMCR » 4/9/2011 19:48

Elias Escreveu:
PAMCR Escreveu:Permitam-me a seguinte constatação de facto:

- Deixei dito, há algum tempo atrás, que o BCP apresentava valores de fecho semanais sempre inferiores aos anteriores.

Tal situação, prolongou-se desde Junho a Agosto do corrente ano.

Todavia,

o BCP, teve esta 6ª Feira um fecho semanal idêntico ao fecho da 6ª Feira passada, ou seja, o,250 €, facto esse que, como deixei dito antetiormente, já não sucedia há vários meses.

isto não é verdade.

Ainda no passado dia 22 de Julho o BCP fechou a semana nos 33,7 com uma subida de quase dois cêntimos face aos 31,8 da semana precedente.

Também no dia 1 de Julho a semana fechou a 40,2 o que representou uma subida de mais de 1 cêntimo face aos 39 da semana anterior.

No exercício do meu direito de resposta ao supra mencionado, venho dizer e esclarecer o seguinte:

Efectivamente, desde 03 de Junho a 02 de Setembro de 2011, os fechos semanais do BCP foram sempre inferiores aos fechos imediatamente anteriores, excepto nas duas situações acima referenciadas.

Posto isto e, por respeito à verdade aqui ficam os valores dos fechos semanais desde Junho a Setembro de 2011:

* Dia 03 de Junho (6ª F)....€ 0,485 ;
* Dia 10 de Junho (6ª F).....€ 0,435 ;
* Dia 17 de Junho (6ª F).....€ 0,424 ;
* Dia 24 de Junho (6ª F).....€ 0,390 ;
* Dia 01 de Julho (6ª F).....€ 0,402 ;
* Dia 08 de Julho (6ª F).....€ 0,351 ;
* Dia 15 de Julho (6ª F).....€ 0,318 ;
* Dia 22 de Julho (6ª F).....€ 0,337 ;
* Dia 29 de Julho (6ª F).....€ 0,322 ;
* Dia 05 de Agosto (6ª F)....€ 0,280 ;
* Dia 12 de Agosto (6ª F)....€ 0,268 ;
* Dia 19 de Agosto (6ª F)....€ 0,258 ;
* Dia 26 de Agosto (6ª F)....€ 0,250 ;
* Dia 02 de Setembro (6ª F)...€ 0,250.

Face ao exposto, resulta à evidência que no período de 03 de Junho a 02 de Setembro, do corrente ano, em quatorze fechos semanais, o BCP, apenas em dois deles, fechou em valores superiores aos imediatamente anteriores.

A correcção efectuada, ao que por mim foi dito, faz-me lembrar aquela história do Sacristão e dos paroquiantes de uma certa aldeia algures em Portugal.

Todavia,

[/b]

por richardj » 4/9/2011 10:48

pvg80713 Escreveu:
JCS Escreveu:
Pickbull Escreveu:
PAMCR Escreveu:Vale o que vale, esperamos pelos próximos capítulos e o mês de Setembro, parece-me, segundo os ruídos que andam no ar que vai ser quentinho.

Segundo um artigo do Expresso pode haver intervenção do Estado, na banca, ainda este ano. :?

Os rácios da Troika vão ter de ser atingidos e para o Expresso vir com essas notícias é porque a venda de activos está ou vaii ser insuficiente. Se assim fôr Aumentos de capital deverão estar para breve na banca em geral.

JCS

se o Estado intervir no BCP, a cotação virá certamente muito abaixo de 10 cêntimos.A diluição de Capital que tem de ocorrer por virtude da cotação estar a 25 cêntimos é brutal.

mas o bcp vai vender a polonia, por isso em ultima instância vai ter dinheiro para tapar buracos no próximo trimestre. já no 4º trimestre ...

Registado: 25/4/2011 22:36

por pvg80713 » 4/9/2011 10:11

JCS Escreveu:
Pickbull Escreveu:
PAMCR Escreveu:Vale o que vale, esperamos pelos próximos capítulos e o mês de Setembro, parece-me, segundo os ruídos que andam no ar que vai ser quentinho.

Segundo um artigo do Expresso pode haver intervenção do Estado, na banca, ainda este ano. :?

Os rácios da Troika vão ter de ser atingidos e para o Expresso vir com essas notícias é porque a venda de activos está ou vaii ser insuficiente. Se assim fôr Aumentos de capital deverão estar para breve na banca em geral.

JCS

se o Estado intervir no BCP, a cotação virá certamente muito abaixo de 10 cêntimos.A diluição de Capital que tem de ocorrer por virtude da cotação estar a 25 cêntimos é brutal.

Registado: 19/4/2005 11:11

por JCS » 4/9/2011 8:42

Pickbull Escreveu:

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por Elias » 4/9/2011 1:38

PAMCR Escreveu:Permitam-me a seguinte constatação de facto:

- Deixei dito, há algum tempo atrás, que o BCP apresentava valores de fecho semanais sempre inferiores aos anteriores.

Tal situação, prolongou-se desde Junho a Agosto do corrente ano.

Todavia,

o BCP, teve esta 6ª Feira um fecho semanal idêntico ao fecho da 6ª Feira passada, ou seja, o,250 €, facto esse que, como deixei dito antetiormente, já não sucedia há vários meses.

isto não é verdade.

Ainda no passado dia 22 de Julho o BCP fechou a semana nos 33,7 com uma subida de quase dois cêntimos face aos 31,8 da semana precedente.

Também no dia 1 de Julho a semana fechou a 40,2 o que representou uma subida de mais de 1 cêntimo face aos 39 da semana anterior.

por PAMCR » 4/9/2011 1:22

Pickbull Escreveu:

Os Bancos fogem da intervenção do Estado como o Diabo da Cruz, como se costuma dizer.

Vamos ver se o conseguem. Mas também não nos devemos esquecer do valor que o Estado deve aos Bancos e como esse acerto de contas será feito e quando.

Por outro lado, vamos ver que activos serão vendidos e por que preço.

Muitas questões andam no ar ( fusões, Opas, aumentos de capital, intervenção Estatal, sei lá mais o quê ).

Isto pode mudar tudo de uma hora para a outra..mas que a tendência é de queda no BCP, penso que não há, por enquanto, muitas dúvidas.

É preciso estarmos vigilantes...poís como dizem os Brasileiros: ' Camarão que dorme muito vem a onda e pega '.

por Pickbull » 4/9/2011 1:01

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por PAMCR » 4/9/2011 0:38

JCS Escreveu:Pode ser um sinal, pode não ser. A tendência mantém-se ainda de queda e os preços teriam de subir muito mais para que a mesma mudasse no médio/longo prazo.

JCS

Subscrevo, sem reservas o supra referenciado. De facto, a tendência, ainda, é de queda.

Mas que foi um fecho semanal muito diferente dos anteriores, lá isso foi.

Vale o que vale, esperamos pelos próximos capítulos e o mês de Setembro, parece-me, segundo os ruídos que andam no ar que vai ser quentinho.

por JCS » 4/9/2011 0:05

Pode ser um sinal, pode não ser. A tendência mantém-se ainda de queda e os preços teriam de subir muito mais para que a mesma mudasse no médio/longo prazo.

JCS
"Every trade is a test"

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], CORTIÇA, Google [Bot], josehenry400, PAULOJOAO, Ruffus86, TTM62 e 125 visitantes