Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Psi 20

por Clinico » 10/7/2008 10:00

Continuo na minha: para quem esteve a perder hoje perto dos 2%, vai recoperando bem. O resto da Europa parece-me recoperar tambem das quedas da abertura.

Os futuros nos States continuam positivos. Isto hoje é capaz de ser o mesmo que na terça, fica resves o O% no fecho e amanha é outro upa-upa.
Para a semana já não digo nada.
Mas partilho a opinião do Artista: quem comprou Altri, por exemplo, abaixo dos 2 euros, mais vale o stop que a venda!
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por CerealKiler » 10/7/2008 9:46

o PSI anda aos soluços de sobe e desce...resta fazer contas para saber se as subidas são ou não anuladas pelas descidas, ou se a tendência é de subri mais que descer.

Registado: 1/4/2008 17:29

por Jim Beam » 10/7/2008 2:38

Pedro Miguel Escreveu:Gosto deste optimismo.

Optimismo ??
Leste o meu post inicial ??

Jim Beam Escreveu:Segue o boneco do PSI20, que na minha opinião está ainda bear em todos os horizontes temporais...

Perspectiva-se no entando uma inversão de curto prazo, como aqui já foi dito por muitos participantes e é também o meu sentimento, que poderá muito bem originar um belo ressalto...

Mas como não devemos negociar com base em sentimentos, enquanto não existirem sinais claros da dita inversão, o melhor é estar de fora.

Um fecho acima do sinal de entrada tem um potencial de subida (seta azul) até cerca dos 9.800 pontos.
Por outro lado, o sinal de saída, é óbviamente abaixo do último mínimo.

Ora, o fecho de hoje foi, na minha opinião, o sinal de entrada. Isto para quem pretenda negociar um possível ressalto, claro está...
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por BuyPoint » 9/7/2008 22:42

artista Escreveu:
BuyPoint Escreveu:para mim quem esta dentro deve aproveitar este resalto para vender as suas posições

Porquê? Em muitos títulos penso que neste momento fará mais sentido colocar um stop nos mínimos anteriores, até porque estes não deverão estar muito abaixo dos valores de abertura de amanhã...

cps

artista

simplesmente porque estamos bear

Registado: 12/6/2008 19:25

por artista_ » 9/7/2008 22:16

BuyPoint Escreveu:para mim quem esta dentro deve aproveitar este resalto para vender as suas posições

Porquê? Em muitos títulos penso que neste momento fará mais sentido colocar um stop nos mínimos anteriores, até porque estes não deverão estar muito abaixo dos valores de abertura de amanhã...

cps

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por BuyPoint » 9/7/2008 22:04

para mim quem esta dentro deve aproveitar este resalto para vender as suas posições

Registado: 12/6/2008 19:25

por Pedro Miguel » 9/7/2008 21:40

Jim Beam Escreveu:Deixo o gráfico do meu post anterior actualizado...

Gosto deste optimismo.

Registado: 29/11/2007 11:45

Psi 20

por Clinico » 9/7/2008 21:30

Com o encerramento nos States hoje, amanha podemos voltar ás quedas, a não ser qua euforia por aqui ainda dure até sexta, já que tivemos quedas violentas e perdas superiores a 30% este ano.
Vamos lá ver se isto se aguenta. Amanh, se abrir em queda é preciso cuidado para deixar passar a primeira meia hora de trading porque pode voltar a subir.
Continuo com a fezada que esta semana a vela é positiva. No entanto parece-me que o fecho de hoje ainda não saiu do corpo da vela negra que o Ulisses menciona no gráfico.
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Pensamento

por sobatista » 9/7/2008 19:05

O carácter não pode ser desenvolvido na calma e tranquilidade. Somente através da experiência de tentativas e sofrimentos a alma consegue o sucesso."
Helen Adams Keller
Escritora e Filósofa Norte-Americana

Aqui fica um pensamento valido nestes tempos dificeis.

Registado: 24/2/2007 11:53

por Jim Beam » 9/7/2008 18:45

Deixo o gráfico do meu post anterior actualizado...
Anexos
PSI-20.png
PSI-20.png (19.67 KiB) Visualizado 5349 vezes
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por Pedro Miguel » 9/7/2008 15:27

artista Escreveu:Simplificando, imagina que os mercados agora atingem os 9500 pontos e voltam a corrigir mas não fazem novos mínimos e mantêm-se algum tempo entre os 9500 e os 8450. Poderá o mercado estar a criar um fundo que será primeiramente confirmado com a quebra dos 9500 pontos...

Mas, volto a dizer, a tendência mentêm-se de baixa e, para todos os efeitos, as probabilidades de este movimento ser apenas um ressalto e virmos a fazer novos mínimos são grandes... evidentemente que a inversão dos mercados será iniciada com um ressalto!

um abraço

artista

Obrigado artista

Tem que criar a tal base, o que não aconteceu ainda.

por Pedro Miguel » 9/7/2008 15:17

Ulisses Pereira Escreveu:Pedro, é cedo para definir esses níveis. Se o ressalto continuar então aí pode-se tentar perceber valores importantes de referência. Para já é cedo. Muito cedo.

SIm, pvg tem um 0 a mais.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado,´
Já percebi. Os 11400 são agora uma resistência e um valor passado. Quando aparecer a tal inverão para Bull novos valores de referência aparecerão.

por pvg80713 » 9/7/2008 15:16

Ulisses Pereira Escreveu:Pedro, é cedo para definir esses níveis. Se o ressalto continuar então aí pode-se tentar perceber valores importantes de referência. Para já é cedo. Muito cedo.

Um abraço,
Ulisses

e pronto ! pela primeira vez tive uma intervenção neste forum positiva !

obrigado a todos

Registado: 19/4/2005 11:11

por artista_ » 9/7/2008 15:16

Simplificando, imagina que os mercados agora atingem os 9500 pontos e voltam a corrigir mas não fazem novos mínimos e mantêm-se algum tempo entre os 9500 e os 8450. Poderá o mercado estar a criar um fundo que será primeiramente confirmado com a quebra dos 9500 pontos...

Mas, volto a dizer, a tendência mentêm-se de baixa e, para todos os efeitos, as probabilidades de este movimento ser apenas um ressalto e virmos a fazer novos mínimos são grandes... evidentemente que a inversão dos mercados será iniciada com um ressalto!

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Ulisses Pereira » 9/7/2008 15:12

Pedro, é cedo para definir esses níveis. Se o ressalto continuar então aí pode-se tentar perceber valores importantes de referência. Para já é cedo. Muito cedo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pvg80713 » 9/7/2008 15:10

o ulisses afirmou :
Pedro, nos 126000 pontos alertei para o domínio dos ursos no curto/médio prazo. Mas só com a quebra dos 11400 pontos defendi o final do "Bull Market" e o início do "Bear Market", ou seja, a inversão de longo prazo. Na altura, mutios foram aqueles que disseram: "O quê? Então agora depois do PSI ter caido cerca de 15% é que é hora de apostar na queda? Agora já é tarde!". O resultado fo io que se viu.

que os 126000 pontos...

126000 ??? este ano ?

pois é ulisses. todos erramos. mas eu sou do Sporting.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Pedro Miguel » 9/7/2008 15:07

artista Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:Ulisses

Essa era a questão que tenho andado para colocar desde que colocaste no gráfico os 11400 como suporte dos bull, mas a resposta não está ainda muito esclarecedora ou não haverá mesmo resposta.

Quando saber quando o ressalto passou a inversão de tendência ? Para os longos pode ser tarde, se o ponto de partida fôr apenas os 11400.

Dificilmente este ressalto atingirá os 11.400 pontos. Antes deverão acontecer mais fundos e topos que ajudarão a perceber se estamos numa inversão de tendência... para já parece-me que não há níveis de referência muito importantes até aos 11.400 pontos mas o mercado deverá encarregar-se de os criar num futuro próximo... obviamente que não estão fora de hipótese novos mínimos!

cps

artista

Eu não disse que os 11400 serão atingidos com este ressalto.
Pelas palavras do Ulisses, só acima dos 11400 será aconselhável entrar ou sair do mercado num perfil comprador, ou será que disse sair apenas quando ele quebrou aquele valor? E a partir de agora serão criados novos valores que servirão de suporte para um novo bull market.

por Ulisses Pereira » 9/7/2008 15:01

Pedro, nos 126000 pontos alertei para o domínio dos ursos no curto/médio prazo. Mas só com a quebra dos 11400 pontos defendi o final do "Bull Market" e o início do "Bear Market", ou seja, a inversão de longo prazo. Na altura, mutios foram aqueles que disseram: "O quê? Então agora depois do PSI ter caido cerca de 15% é que é hora de apostar na queda? Agora já é tarde!". O resultado fo io que se viu.

Quando há uma verdadeira inversão da tendência de longo prazo há muito, muito tempo para se ganhar dinheiro em Bolsa. E ninguém consegue encontrar as inversões no seu início. Ou melhor, há quem consiga, depois de tentar 20 vezes.

Observa os gráficos de muito longo prazo que tenho deixado aqui e verifica se quem apanha os "Bull Markets" 3 ou 4 meses depois do seu início de tem ficado muito chateado com isso...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 9/7/2008 14:56

Pedro Miguel Escreveu:Ulisses

Essa era a questão que tenho andado para colocar desde que colocaste no gráfico os 11400 como suporte dos bull, mas a resposta não está ainda muito esclarecedora ou não haverá mesmo resposta.

Quando saber quando o ressalto passou a inversão de tendência ? Para os longos pode ser tarde, se o ponto de partida fôr apenas os 11400.

Dificilmente este ressalto atingirá os 11.400 pontos. Antes deverão acontecer mais fundos e topos que ajudarão a perceber se estamos numa inversão de tendência... para já parece-me que não há níveis de referência muito importantes até aos 11.400 pontos mas o mercado deverá encarregar-se de os criar num futuro próximo... obviamente que não estão fora de hipótese novos mínimos!

cps

artista

por Pedro Miguel » 9/7/2008 14:49

Ulisses

por Ulisses Pereira » 9/7/2008 13:52

Robin, qualquer inversão de tendência de longo prazo só é detectada bastante tempo depois. Ou seja, se não for um mero ressalto só saberemos daqui a muito tempo. ATé prova em contrário, devemos considerar este movimento como um ressalto.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por nunofaustino » 9/7/2008 13:44

na mho, um ressalto pode acabar hoje ou ir até aos 9800 pontos... até à zona dos 10.000 pontos é meramente um ressalto e tem de ser considerado como uma boa oportunidade para vender os longos que se tenham e verificar quais as empresas mais fracas para investir nas quedas...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Recuperação

por Robin Citadino » 9/7/2008 13:41

Boas,

Tenho visto alguns posts a mencionar que podemos já ter ido até ao fundo e algum optimismo por este ressalto, o que me parece demais, visto que ainda à uma semana atrás estava tudo a pensar que isto ainda tinha muito mais por onde cair.

Se de facto ultrapassarmos os 8900 pontos daquela grande vela negra a partir de que patamar é que poderemos, de facto, considerar que estamos a encetar uma recuperação e não apenas uma subida inconstante?

BN.

Registado: 22/2/2008 17:37

Sr. Ulisses

por kobee » 9/7/2008 12:27

:wink:

Tava a ver mal a EDP sim Sr.

Abraço

Registado: 23/4/2008 10:27

por Ulisses Pereira » 9/7/2008 12:17

kobee, há sempre acções que sobem mais do que outra. Não há uma única acção do PSI negativa, acho que isto mostra bem que o mercado está a subir como um todo. Falas, por exemplo, da EDP. Hoje está a subir pouco. Mas nas últimas 5 sessões ganhou mais de 10% e foi uma das grandes responsáveis pelo ressalto no PSI.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Deixa lá o sr que me soa mal :)

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, almica, Apramg, Bing [Bot], Dragon56, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 173 visitantes