Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Martifer - Tópico Geral

por EuroSexy » 12/9/2014 13:06

Romeno, a dupla pode ser muito bom engenheiros, mas não sabem ser pessoas de negócios. Enquanto havia trabalho na construção até faziam uma coisitas em obras (não há uma queixa ou acidente com as suas estruturas). Mas não sabem fazer como Buffett que mudou o destino da Berkshire e implantou um novo negócio quando o negócio mãe deixou de dar.
O que tem de acontecer é uma reestruturação da dívida e depois logo se vê. Já que não quiseram acompanhar a Mota Engil a ir para África, então que mudem o negócio.

Registado: 16/6/2014 0:01

por richardj » 5/9/2014 14:48

A mim parece-me que eles tiveram mais olhos que barriga. Começaram com o negocio das metálicas, o qual lhes deu reconhecimento (onde tem feitos grandes projectos, desde o euro 2004 ao mundial 2014). E depois andaram a sair da sua zona de conforto e a meter-se nas renováveis. Foi só perder dinheiro, nos últimos anos não tem feito outra coisa que vender parques por preços abaixo do que compraram. Tivessem estado quietinhos e tinham estado muito melhor 8-)

Neste momento, a empresa anda com o EBITDA negativo, as margens estão super duras e os resultados financeiros ... :x
Para alem disso, ainda estão muito expostos à "europa ocidental", que representa quase 50% do negocio...

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Artista Romeno » 5/9/2014 0:48

katolo Escreveu:
EuroSexy Escreveu:A Martifer anda a vender activos para pagar dívidas?
O que é isto? Qual a estratégia? Mas que dívida à banca.
E a actividade do negócio? Nada.
Podem ser muito bons profissionais, mas não sabem ser homens de negócios. Diria que para serem um mini-Buffett precisariam mudar de rumo.

Não se compreende, não há um foco. Querem tudo mas não querem nada.

Vê-se mesmo que não conheces os manos Martins! Tive a oportunidade de lhes apresentar um projeto / plano de negócio interessante e sustentável no longo-prazo no segmento das energias renováveis. Acharam interessante e viável, mas como era um nicho acabaram por esquecer a ideia e eu como trabalhava também não me quis chatear muito.

Os homens são megalómanos e só querem projetos de grande dimensão. Sempre fui da opinião que é preferível ter uma carteira bem diversificada de clientes, porque caso se perca um é mais fácil recuperar. Estar dependente de 2 ou 3 grandes negócios é um grande risco. Começaram a afundar-se porque estavam dependentes do cliente Sócrates. O cliente Sócrates "morreu" e agora andam à rasca...

Será que ainda vão a tempo?? Dúvido.......

esta empresa está tipo em estado terminal, ja nao tem retorno à vista.... :mrgreen: essa dulpa martins é infalivel :wall:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por katolo » 5/9/2014 0:41

EuroSexy Escreveu:A Martifer anda a vender activos para pagar dívidas?
Podem ser muito bons profissionais, mas não sabem ser homens de negócios. Diria que para serem um mini-Buffett precisariam mudar de rumo.

Vê-se mesmo que não conheces os manos Martins! Tive a oportunidade de lhes apresentar um projeto / plano de negócio interessante e sustentável no longo-prazo no segmento das energias renováveis. Acharam interessante e viável, mas como era um nicho acabaram por esquecer a ideia e eu como trabalhava também não me quis chatear muito.

Os homens são megalómanos e só querem projetos de grande dimensão. Sempre fui da opinião que é preferível ter uma carteira bem diversificada de clientes, porque caso se perca um é mais fácil recuperar. Estar dependente de 2 ou 3 grandes negócios é um grande risco. Começaram a afundar-se porque estavam dependentes do cliente Sócrates. O cliente Sócrates "morreu" e agora andam à rasca...

Será que ainda vão a tempo?? Dúvido.......

Registado: 20/2/2014 22:01

por EuroSexy » 5/9/2014 0:21

A Martifer anda a vender activos para pagar dívidas?

por EuroSexy » 31/8/2014 15:28

Quando a Martifer foi colocada em bolsa a 8 euros por acção estava cara.

Naquela altura o Capital Próprio pro acção era de 2,85 euros
Lucro por acção de 0,264
O ROE de 9%

Fazendo a projecção naquela altura para 5 anos e descontando para 2007 ficaria:

2,85(1+0,09)^5= 4,38 suposto capital próprio que deveria ter passados 5 anos.

4,38x 9%= 0,394 lucro x 5 anos= 1,97 lucro agregado

1,97 lucro + 2,85 euros CP em 2007= valor aproximado = 4,82 euros por acção

4,82 euros seria o valor da empresa e ela foi colocada em bolsa no IPO por 8 e ainda subiu mais nos dias seguintes até aos 12 euros!!! :shock: :shock: :shock: Foi de loucos! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Nos anos seguintes o que aconteceu???? :-"
O mercado resolveu ser mais realista e não só aproximou o preço do valor, bem como a empresa por perder valor fundamental viu o preço vir aquém do valor.
Desde 2007 que a empresa perdeu não só um abaixamento de preço como também de valor intrinseco.
E hoje? que valor tem a Martifer? É ela avaliável ou inaliável? :lol:

Espera aqui que eu vou fazer aqui umas continhas.

por EuroSexy » 30/8/2014 18:26

Martifer, martifer..... :-"

por Artista Romeno » 28/8/2014 21:29

Marco Martins Escreveu:
Setentaeseis Escreveu:O BES esta lá bastante exposto também. ( como em qq empresa do género...)
A queda do BES prejudica um pouco empresas como Martifer que ficam com maior dificuldades no acesso ao crédito pois o Salgado era um "mãos largas".

Eu estou optimista com Martifer. Empresa está presentes em mercados interessante e vai "na roda" da Mota Engil que, ao entrar em mercados Africanos pouco "habituais", leva a Martifer de reboque sobretudo para empreitadas de obras Aeroportuárias em que Martifer é forte e muito prestigiada.

Por outro lado, o próximo Mundial FIFA 2018 na Russia pode certamente estar na mira de Martifer que tb é dominante em matéria de estádios.

A longo prazo eu acredito numa subida e no regresso à prosperidade.

Já em relação a gráficos eu não faço comentários. :mrgreen:

Não me acredito muito nos investimentos na Rússia nos próximos 4 anos.
Da forma como estão a correr os embargos entre usa e europa vs russia, o mais certo será os construtores serem russos ou nem sequer haver mundial se na Ucrânia as coisas não estabilizarem.

A martifer participou no mundial do brasil e viu-se.., isto era uma empresa feita para o tempo do socrates com muitas obras publicas tgv aeroportos e afins, o mercado espanhol tambem estoirou e com isto temos aqui um zombie, isto dura o tempo que a banca pretender que dure...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Marco Martins » 28/8/2014 21:21

Setentaeseis Escreveu:O BES esta lá bastante exposto também. ( como em qq empresa do género...)
A queda do BES prejudica um pouco empresas como Martifer que ficam com maior dificuldades no acesso ao crédito pois o Salgado era um "mãos largas".

Eu estou optimista com Martifer. Empresa está presentes em mercados interessante e vai "na roda" da Mota Engil que, ao entrar em mercados Africanos pouco "habituais", leva a Martifer de reboque sobretudo para empreitadas de obras Aeroportuárias em que Martifer é forte e muito prestigiada.

Por outro lado, o próximo Mundial FIFA 2018 na Russia pode certamente estar na mira de Martifer que tb é dominante em matéria de estádios.

Não me acredito muito nos investimentos na Rússia nos próximos 4 anos.
Da forma como estão a correr os embargos entre usa e europa vs russia, o mais certo será os construtores serem russos ou nem sequer haver mundial se na Ucrânia as coisas não estabilizarem.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Setentaeseis » 28/8/2014 12:30

O BES esta lá bastante exposto também. ( como em qq empresa do género...)

Registado: 28/8/2014 11:42

por Optimiza » 28/8/2014 2:04

katolo Escreveu:
perseu Escreveu:Caro Artista,

Sabe qual o banco que esta a assumir o grosso desta tragedia grega? o mesmo que assume outro Zombie....a Moviflor?

cumprimentos, perseu

Qual é o banco?

Katolo, em relação a Martifer neste momento não sei (perguntava por isso ao sempre bem informado Artista Romeno)
O millenniumBCP em 2010 era o principal credor, mas com a gestão de Luis Amado devera ter reduzido a sua exposição.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por Artista Romeno » 28/8/2014 1:40

katolo Escreveu:

Sabe qual o banco que esta a assumir o grosso desta tragedia grega? o mesmo que assume outro Zombie....a Moviflor?

cumprimentos, perseu

Qual é o banco?

é o banif! :wall: :mrgreen:
De entre um universo de 1456 credores, aos quais o grupo português de mobiliário e decoração deve, o Estado está no topo da lista, com cerca de 35 milhões de euros de divida ao Fisco e à Segurança Social.
Perante este cenário e após ter perdido cerca de 50 milhões de euros de vendas nos últimos dois anos, a empresa aderiu ao Processo Especial de Revitalização (PER) para tentar fugir à falência.
Ainda assim, e como avança o jornal de Negócios, os salários são pagos a prestações e a maioria dos subsídios de Natal de 2012 ainda estão por liquidar. Os dias para a Miviflor não têm sido “solarengos” e no último ano teve que fechar três lojas. Actualmente tem 24 e reduziu o número de trabalhadores.
Chegada ao PER, a lista de credores da empresa, a que o Negócios teve acesso, ocupa 78 páginas com um total de 1.456 credores, totalizando 147,3 milhões de euros de créditos.

O Estado é o maior credor da Moviflor: o Fisco detém 19,5 milhões de euros de créditos e a Segurança Social 15,6 milhões. No universo estatal, há outras entidades com dinheiro a haver da empresa, como o grupo CGD, com 2,4 milhões de euros de créditos, a Parvalorem (uma das sociedades-veículo que absorveu activos tóxicos do BPN), com 31 mil euros, ou a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) com 14 mil euros.
Em termos individuais, o grupo bancário Banif surge à cabeça da lista com 28,5 milhões de euros reconhecidos. Para além do Fisco e da Segurança Social, seguem-se a construtora DST com 12,1 milhões, o BCP com 9,3 milhões, o BES com 6,7 milhões, a fabricante de colchões Pikolin Lusitana com 3,7 milhões, a Portugal Telecom (PT) com três milhões, e o banco espanhol BBVA com 2,6 milhões de euros.
O banif é wow...

por katolo » 28/8/2014 1:37

cumprimentos, perseu

Qual é o banco?

por Optimiza » 28/8/2014 1:28

Artista Romeno Escreveu:Não tenho muito que dizer... mas martifer é uma verdadeira tragicomédia....
divida liquida aumenta 14m euros e tem o valor de 351m euros
ebitda negativo, volume negocios cai estrondosamente :oh:
provisoes e menores custos financeiros levam o rl recorrente de -48 para- 38 :mrgreen:
se a soni com um ac apos ter limpado do sistema varias fabricas talvez la va, isto é um valente zombie...

Caro Artista,

cumprimentos, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por katolo » 28/8/2014 1:17

katolo Escreveu:Altíssimo risco! Cuidado com as AT's nesta cotada. Não me admirava nada um massivo aumento de capital...

Não está nada fácil para os lados de Oliveira de Frades...

Agora já nem em AC acredito! Pedido de proteção contra credores e insolvência...

por Artista Romeno » 28/8/2014 0:49

Não tenho muito que dizer... mas martifer é uma verdadeira tragicomédia....
divida liquida aumenta 14m euros e tem o valor de 351m euros
ebitda negativo, volume negocios cai estrondosamente :oh:
provisoes e menores custos financeiros levam o rl recorrente de -48 para- 38 :mrgreen:
se a soni com um ac apos ter limpado do sistema varias fabricas talvez la va, isto é um valente zombie...
Anexos
Mati.jpg
Mati.jpg (97.16 KiB) Visualizado 11683 vezes

por richardj » 2/7/2014 20:11

Ok:

Desde já dizer que:

Dando uma olhadela pelos relatórios não tenho confiança nenhuma. Para mim AF não deve estar a dar sinais de compra. Devido:

-> Redução significativa de volume de vendas
-> Margem Operacional/EBITDA miserável.
-> Prejuízos nos últimos anos
-> Divida brutal face aos volumes de vendas e margens.

Ao nível de AT é muito difícil de confiar nos resultados que temos porque:

-> Acção com volume extremamente baixo. -> Psicologia do trade, valores de support e ou resistência são mais difíceis de aparecer consistentemente. -> Devido ao volume franquismo é uma acção altamente controlada por qualquer tubarão.

Deixo gráfico, para mim, sempre de fora até aos 0,49 e depois esperar que cruze o hull para possível entrada de curto prazo. Este movimento deve estar associado a uma inversão de declive no RSI e no %K. Apesar deste valores estarem a dar sinal de compras fortes, penso que não são factores confiáveis face ao franquismo volume.

Trade de elevado risco sem interesse porque o risk/reward não compensa, IMO. Para alem de que comprar ou vender pode ser difícil sem fazer mexer significativamente a cotada. Basta dizer que hoje, durante o dia todo foram transaccionados +- 6 mil euros, um valor ridículo. Boa sorte aos longos :pray:
Anexos
martiii.jpg

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por katolo » 2/7/2014 18:53

Altíssimo risco! Cuidado com as AT's nesta cotada. Não me admirava nada um massivo aumento de capital...

Não está nada fácil para os lados de Oliveira de Frades...

por nmprc » 2/7/2014 12:28

ricardmag Escreveu:Obrigado nmprc pelo post.

Também concordo com o suporte/resistência da zona dos 0,5€.
É melhor não contrariar a tendência e aguardar por sinais de inversão mais consistentes.

Cumprimentos

Aguardar que venha aos 0,5 e a quebra da linha de tendência que já vem desde Janeiro quando fez máximos de 1,1 e que já leva uma boa dezena de toques...

Os resultados do 1º trimestre foram miseráveis.

Registado: 29/11/2007 10:48

por ricardmag » 2/7/2014 12:07

Obrigado nmprc pelo post.

Também concordo com o suporte/resistência da zona dos 0,5€.
É melhor não contrariar a tendência e aguardar por sinais de inversão mais consistentes.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por nmprc » 2/7/2014 12:02

Está em queda livre...
Anexos
MARTIFER.png
MARTIFER.png (45.57 KiB) Visualizado 12275 vezes

Registado: 29/11/2007 10:48

por ricardmag » 2/7/2014 11:45

Bom dia,

estou grandes dificuldades em traçar suportes/resistências nesta cotada.
Será que alguém podia dar uma ajudinha e colocar aqui no caldeirão os gráficos?
Sei que a Martifer não é muito atrativa mas por vezes estas cotadas dão um lucro/prejuízo interessante.

Agradeço desde já, cumprimentos.

PS: Maioria da Martifer Solar USA vendida por 5,56 milhões de euros
.
Anexos
MARTIFER-02072014.png
MARTIFER-02072014.png (61.35 KiB) Visualizado 12289 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por deejaypt » 30/6/2014 14:54

Alguém tem dados de AT ou gráficos aualizados da Martifer?
É impressão minha ou está a cair a pique?
Sabem qual é o próximo suporte? Está a voltar a valores de há muitos anos :shock:

Registado: 6/5/2008 12:04

por Artista Romeno » 31/5/2014 2:02

katolo Escreveu:Artista,

Quais irmãos Fernandes? Irmãos Martins sff :lol:

Desde que acabou a mama do (des)governo Socrático esta empresa tem vivido na rua da amargura...

Quem conhece o megalómono complexo industrial de Oliveira de Frades vê logo que estes tipos tiveram mais olhos que barriga e não se precaveram para a saída dos amigos do Governo. Está na altura de desmantelar aquela loucura surreal! Só tenho pena dos funcionários que lá trabalham e não têm culpa nenhuma da ganância e vaidade dos manos Martins...

Um AC? Nem a 10 cêntimos lá ia...

Mal por mal, mil vezes Banif :D

é martins sim senhor retificação aceite, banif ou isto é tudo do mesmo produto.... mas isto pior o mal disto é um bocado o mal da soni há coisas que jamais voltarão a ser iguais... o banif algum dia lucro há de dar... sobre o seu valor os mercados são soberanos havera um rss no fim do ano.... até lá veremos tambem mais resultados... outro tipo de valorações ja o fiz sobre martifer é mais um caso paradigmatico de que o tuga é povo megalomano e sem juizo

por katolo » 31/5/2014 1:56

Artista,

Quais irmãos Fernandes? Irmãos Martins sff :lol:

Desde que acabou a mama do (des)governo Socrático esta empresa tem vivido na rua da amargura...

Quem conhece o megalómono complexo industrial de Oliveira de Frades vê logo que estes tipos tiveram mais olhos que barriga e não se precaveram para a saída dos amigos do Governo. Está na altura de desmantelar aquela loucura surreal! Só tenho pena dos funcionários que lá trabalham e não têm culpa nenhuma da ganância e vaidade dos manos Martins...

Um AC? Nem a 10 cêntimos lá ia...

Mal por mal, mil vezes Banif :D

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, CORTIÇA, Garfield, Google Adsense [Bot], Opcard33, Shimazaki_2 e 123 visitantes