Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 16/6/2015 18:04

_Noah Escreveu:Isto até 6.ª feira, 20.06.2015, desce mais 20%, e vai aos € 1,50 que o Artista deseja :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

_Noah


ainda assim continuas optimista com a tua posição na mota?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 16/6/2015 17:38

Após uma boa entrada curto na mota, já há uns dias atrás, fui precipitado e fechei-o sem cumprir os meus requisitos..... :wall: , serviu de lição e com isso aprendi.
Para hoje, esse conhecimento/conclusão já me foi útil, pois não fiz qualquer entrada porque como o disse ainda não estavam todas as condições reunidas.
Outra conclusão a que tenho chegado é que, devo ignorar o volume porque só me induz em erro frequentemente.
Por ultimo,deixo este artigo que achei muito interessante:
"¿Cuáles son los 4 enemigos del trading?
Ignorancia
La ignorancia es el primer enemigo del trading, ignorancia debida principalmente a dos aspectos. El primer aspecto, sobre el cual no podemos incidir es que nunca sabremos con certeza lo que hará el mercado, es imposible, no perdáis el tiempo ya que no hay manera de saberlo porque no podemos predecir el futuro.
El segundo aspecto es el desconocimiento de los mercados en general. Por un motivo que se me escapa la mayoría de personas inician su andadura en los mercados financieros comprando acciones sin tener ni idea del mercado de valores. Compran una acción por una recomendación de un amigo o del director de la oficina de turno y suelen terminar con pérdidas. Mi caso sirve como ejemplo, compré mi primera acción a los 19 años sin saber nada sobre los mercados y como era de esperar perdí. Es a partir de entonces cuando uno empieza a formarse y a tomar conciencia de los mercados.
Si queremos ser abogados o médicos primero tenemos que formarnos durante unos años para tener conocimientos de leyes o medicina. En cambio todo el mundo se siente preparado para invertir en bolsa y comprar acciones sin tener conocimientos.
Codicia
La codicia es quizá uno de los enemigos más peligrosos del trading. La posibilidad de sentarse delante de la pantalla y con un simple click de ratón ganar dinero hace que las personas nos volvamos codiciosas, es una situación muy tentadora. Los buenos traders pueden estar toda una mañana delante de la pantalla y no realizar ninguna operación, saben esperar el momento oportuno. La codicia aumenta de manera exponencial una vez se ha hecho la primera operación, si ésta ha sido positiva haremos otra para ganar más, y si ha sido negativa, para intentar recuperar lo perdido. Podemos entrar en un espiral tremendamente negativo.
Miedo
El miedo nos bloquea y se convierte en un enemigo terrible. A todos nos duele perder dinero, el dinero es la recompensa por nuestro trabajo y esfuerzo y nos cuesta asumir pérdidas. Cuando hacemos trading las pérdidas forman parte de nuestro negocio y tenemos que aceptarlas como son, es imposible hacer todas las operaciones bien y por tanto, siempre tendremos operaciones en las que perderemos dinero.
Una vez aceptado este hecho tenemos que maximizar nuestras operaciones positivas para que compensen las operaciones perdedoras. Cuando hacemos una operación y sale mal, nos costará mucho hacer una segunda operación y no digamos hacer una tercera después de dos perdedoras. La única manera de solucionar este aspecto es aplicar una gestión monetaria lo más profesionalizada posible. Vamos a suponer que tenemos un sistema perfectamente comprobado y testeado que nos da un 80% de operaciones positivas. Si empezamos a operar podría darse el caso que las primeras 20 operaciones puedan ser perdedoras y luego tener 80 operaciones positivas. Nuestro miedo iría aumentando en gran medida operación tras operación, la sensación de miedo y angustia serían terribles y posiblemente abandonaríamos sin ser capaces de llegar a la número 21.
Cuanto antes se asume que se debe perder, antes se perderá el miedo a perder.
Esperanza
En el trading no podemos aplicar el dicho que la esperanza es lo último que se pierde. Al contrario, es un enemigo muy peligroso.
Cuando una operación sale mal se tiene que asumir el error y pensar en la siguiente operación. ¿Cuántas veces se opera sin stop y se gira el mercado en contra de lo que habíamos previsto? Seguro que no hay nadie que pueda decir que no haya cometido este error. Tener esperanza en que se va a recuperar es un error muy grave ya que normalmente no ocurre. El mejor consejo es ser lo más pragmático posible, gestionar el dinero invertido y respetar el stop de pérdidas y beneficios.


Ficam os gráficos da situação relatada em conversa com o JAlves.
ps: peço desculpa pela quantidade de linhas, mas é um dos casos de estudo :wink:
cumprimentos
Jgut
altri_16_junho_jpeg.jpg
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 16/6/2015 17:32

Isto até 6.ª feira, 20.06.2015, desce mais 20%, e vai aos € 1,50 que o Artista deseja :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por stifler2014 » 16/6/2015 17:16

_Noah Escreveu:Que cacetada.... :lol: (nos últimos 3 meses já perdeu mais de 50%)

Talvez com o Tsipras, e Varoufakis, o primeiro a CEO, e o outro a CFO, a coisa mude...

Vou ali ligar à família mota, com a sugestão :mrgreen: :mrgreen:

Agora mais a sério, parabéns a quem está curto, e já lucrou o "pastel"...... :wink:

_Noah


ainda fechou mais abaixo....1.94 (-8.22%)
amanhã não sei como vai correr http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/conheca_as_datas_da_operacao_de_financiamento_da_mota_engil.html
Cumprimentos,
Stifler
 
Mensagens: 232
Registado: 1/4/2014 17:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 16/6/2015 17:14

Bernie Madoff Escreveu:
J Alves Escreveu::arrow:

Diz-me que tinhas stop e foi activado....



Fica descansado que quando fechar a posição por stop eu aviso-te por mp
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7185
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 16/6/2015 17:09

J Alves Escreveu::arrow:

Diz-me que tinhas stop e foi activado....
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 16/6/2015 17:01

Que cacetada.... :lol: (nos últimos 3 meses já perdeu mais de 50%)

Talvez com o Tsipras, e Varoufakis, o primeiro a CEO, e o outro a CFO, a coisa mude...

Vou ali ligar à família mota, com a sugestão :mrgreen: :mrgreen:

Agora mais a sério, parabéns a quem está curto, e já lucrou o "pastel"...... :wink:

_Noah
Anexos
Screen Shot 2015-06-16 at 16.59.30.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 16/6/2015 17:00

O descarregar na ultima hora será exaustao? Ou (outro) grande trambolhao a caminho amanha?

Nao batam no ceguinho, apenas a tentar aprender alguma coisita...
 
Mensagens: 2879
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 16/6/2015 16:57

:arrow:
Anexos
MOTA ENGIL.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7185
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por sikens » 16/6/2015 16:46

déjà vu! Há um ano mergulhava na escuridão do Bes. Passado um ano lá estou eu. Será a última vez que investirei em empresas de estrutura familiar. Isto não me cheira bem!!!!!
 
Mensagens: 66
Registado: 26/12/2013 2:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 16/6/2015 16:42

que fim de dia...dassssss
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 16/6/2015 16:42

Hecatombe significa ir a zero (100%), que não é o caso, mas dá para entender a ideia :wink:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 16/6/2015 16:39

katolo Escreveu:Ai minha nossa sra dos aflitos! Mas que hecatombe :shock:


Pelos vistos esta Mota não tem travões...
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por slapper » 16/6/2015 16:32

Só me faz lembrar o BES....passa-se alguma coisa que o comum dos mortais n sabe.
 
Mensagens: 60
Registado: 9/1/2012 17:58

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 16/6/2015 16:27

Ai minha nossa sra dos aflitos! Mas que hecatombe :shock:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 16/6/2015 15:58

Cada vez que sobe um pouco no intraday, a reacção dos vendedores , lembra-me o titulo daquele filme :

FAST AND FURIOUS 7
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investidor Cauteloso » 16/6/2015 15:55

Grandes despejos na última meia hora. Desceu mais de 4% e já está em mínimos do dia.
Parece que ainda não é hoje que a tendência de curto prazo muda.
 
Mensagens: 11
Registado: 3/8/2014 21:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 16/6/2015 14:52

J Alves Escreveu:Jgut

eu nap vou fazer muitos comentários de pormenor, porque este é um trade de risco elevado. E não o faço não por minha causa, mas para não influenciar ninguém.

Mas olha sabes o que me vai na alma... é q estamos no dia D e se estamos nele e depois do que estou a ver nos volumes tive de fazer uma coisa, chamar mais uma vez a Ana.

A mota vai subir, assim o espero, e talvez seja o rebound em que muito poucos acreditam

abraço



:) Exactamente, assim é que deve ser.

Olha, eu como ainda não tenho os critérios reunidos vou aguardar mais um pouco, contudo na Altri já tenho carne no assador. :wink:
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 16/6/2015 14:43

Jgut

eu nap vou fazer muitos comentários de pormenor, porque este é um trade de risco elevado. E não o faço não por minha causa, mas para não influenciar ninguém.

Mas olha sabes o que me vai na alma... é q estamos no dia D e se estamos nele e depois do que estou a ver nos volumes tive de fazer uma coisa, chamar mais uma vez a Ana.

A mota vai subir, assim o espero, e talvez seja o rebound em que muito poucos acreditam

abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7185
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 16/6/2015 14:28

J Alves Escreveu:
cris.a Escreveu:
J Alves Escreveu:O dia de hoje será o dia D. Pra mim é.... ou melhor pra estratégia que estabeleci


acho que era interessante explicares essa tua estratégia



Os pormenores da minha estratégia isso fazem parte da minha forma de trading e nunca falei sobre eles tb não será hoje que o vou fazer.

Se tiveres algum tempo lê o que escrevi desde o dia 10.

Para hoje há uma coisa que é clara. muito volume... Será de exaustão? o preço vai dizer se é ou não

abraço



Boas JAlves,

De facto hoje nas últimas 5h de negociação parece haver acumulação... os preços movem-se num intervalo muito pequeno 2,04 --2,09, e no diário poderemos assistir à formação futura de uma estrela da manhã.... ainda é cedo mas o preço o dirá.
Bons negócios.
Jgut

edit1: falta descobrir é se não será uma situação igual à verificada na última subida igualmente com volume... que foi sol de pouca dura. A LTD é que irá definir o caminho.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 16/6/2015 13:26

cris.a Escreveu:
J Alves Escreveu:O dia de hoje será o dia D. Pra mim é.... ou melhor pra estratégia que estabeleci


acho que era interessante explicares essa tua estratégia



Os pormenores da minha estratégia isso fazem parte da minha forma de trading e nunca falei sobre eles tb não será hoje que o vou fazer.

Se tiveres algum tempo lê o que escrevi desde o dia 10.

Para hoje há uma coisa que é clara. muito volume... Será de exaustão? o preço vai dizer se é ou não

abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7185
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cris.a » 16/6/2015 13:05

J Alves Escreveu:O dia de hoje será o dia D. Pra mim é.... ou melhor pra estratégia que estabeleci


acho que era interessante explicares essa tua estratégia
 
Mensagens: 99
Registado: 11/9/2014 13:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 16/6/2015 9:48

O dia de hoje será o dia D. Pra mim é.... ou melhor pra estratégia que estabeleci
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7185
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por stifler2014 » 16/6/2015 8:51

impressionante...talvez, estou curto desde os 2.3
como venho a dizer há bastante tempo, a Mota está com tendência descendente em todos os prazos...
O Raposo Tavares na semana passada alertou para considerarem os mínimos de 2013 (0.95€), agora espero que alguns levem pára-quedas.
Cumprimentos,
Stifler
 
Mensagens: 232
Registado: 1/4/2014 17:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 16/6/2015 8:47

Toma lá mais 5%... impressionante.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Ferreiratrade, J.f.vieira, LMMV, macau5m, navaldoc, rtinto e 99 visitantes