Orçamento de Estado de 2012
MarcoAntonio Escreveu:mapaman Escreveu:
É uma medida de extraordinário alcance,senão vejamos: o Sr.José vai ao mecanico e sabe que têm a pagar 1000 euritos ao qual acresce 23%,ou seja 1230 euros.
Como o Estado lhe dá 5% sobre o iva pago,o sr josé pede a facturinha e recebe do estado 57.5 e o malandro do mecanico é obrigado a declarar a obra feita.
Por seu lado o Zé confrontado com a conta de 1000 euros,esquece a factura,fica com a diferença entre os 230 e os 57.5 e vai à sua vida.
Agora é só escolher se quer ser o Zé ou sr.José.
abraço
Esta medida vai tender a funcionar melhor em casos onde o preço é o mesmo com ou sem factura como é o caso na generalidade da restauração que já tinha citado como exemplo.
Noutros casos, enfim, há uma data de mecanismos envolvidos e recuperar uma pequena parcela não vai ser suficiente para incentivar as pessoas a exigir factura se isso vier com um incremento significativo de preço atrás.
Aliás nem sei se despesas com viaturas são abrangidas pela proposta...
Só para fazer o reparo que 5% do IVA é 11,5€ ( 230 * 5% ). Numa altura de dificuldades economicas esta medida não me parece trazer grande retorno. Contudo é de louvar a medida. Entre pagar 218,5 ou zero, isto numa factura de 1000euros haverá muito boa gente que pense que compensa pagar zero.
"You want to know a little about a lot"
Será que o governo já sabe antecipadamente que as taxas vão recuar
?!
Via BIG

Orçamento do Estado conta com Euribor em 1% em 2012(17-10-2011 19:41:00)
O Estado prevê, assim, que esta taxa interbancária, utilizada habitualmente nos contratos de crédito à habitação, recue face à média deste ano. Se em 2011, a média da Euribor a 3 meses é de 1,3%, para 2012, o Governo estima uma descida para 1%.
Esta estimativa, cuja fonte é o Banco de Portugal, vai de encontro à do mercado. São cada vez mais os economistas que apontam para um redução do preço do dinheiro por parte do Banco Central Europeu para 1%, o que levará esta taxa a descer.
A Euribor a 3 meses fixou-se, hoje, nos 1,578%. Subiu pela sétima sessão consecutiva, sendo o movimento recente não um reflexo da perspectiva de corte de juros pelo BCE, mas da crescente desconfiança no sistema financeiro.
Os receios quanto ao impacto da crise da dívida na Grécia no sector financeiro está a fazer com que os bancos recusem emprestar dinheiro entre si, como aconteceu em 2008, fazendo subir as Euribor e impedindo o alívio nas prestações do crédito de quem pediu financiamento para comprar casa.
Via BIG
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
MarcoAntonio Escreveu:Esta medida vai tender a funcionar melhor em casos onde o preço é o mesmo com ou sem factura como é o caso na generalidade da restauração que já tinha citado como exemplo.
Noutros casos, enfim, há uma data de mecanismos envolvidos e recuperar uma pequena parcela não vai ser suficiente para incentivar as pessoas a exigir factura se isso vier com um incremento significativo de preço atrás.
Eu sempre disse que a unica maneira de fazer o pessoal faturar quase tudo era de dar um incentivo a quem apresentar faturas de despesas no IRS.
Se eventualmente derem 5% do iva a quem apresentar despesas seja do que for eu acho que até a ciganada que vende nas feiras de "farrapos" ia ter de passar fatura.
mesmo nos hipermercados o pessoal ia pedir a fatura, coisa que para mim eles deviam ser obrigados a fazer (tirar logo a fatura) e não o fazem porque não sei mas desconfio.
- Registado: 7/12/2007 0:29
Além da subida de impostos na aquisição (na página anterior) também na utilização:

"Selo do carro" vai aumentar, no mínimo, 3,8% em 2012
17 Outubro 2011 | 16:58
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt
"Selo do carro" vai ficar mais caro. O Governo reviu em alta as taxas aplicadas no cálculo do valor do Imposto Único de Circulação (IUC), com especial incidência no valor da componente ambiental. Aumentos chegam a 7,5% para veículos de alta cilindrada.
As taxas aplicadas no cálculo do IUC foram todas revistas em alta, de acordo com a proposta definitiva do Orçamento do Estado para 2012, a que o Negócios já teve acesso. O valor da componente ambiental registou o aumento mais expressivo.
A comparação com a tabela actualmente em vigor revela um incremento médio de 5,32% no custo com a componente ambiental (emissões de CO2). No caso da cilindrada, o agravamento vai ser na ordem dos 3,6%, em média, em 2012.
Assim, no mínimo, o IUC terá um aumento de 3,83%, considerando um veículo de até 1.250 centímetros cúbicos de cilindrada que emita até 120 gramas de CO2 por quilómetro percorrido.
Os veículos de alta cilindrada serão mais castigados. No limite, o valor a pagar de IUC (imposto pago anualmente no mês da matrícula) sofre um incremento de 7,5% em 2012, supondo um automóvel de mais de 2.500 de cilindrada e mais de 250 gramas de CO2.
O coeficiente utilizado no cálculo do valor do IUC, que tem a ver com o ano de aquisição do veículo, permanece igual ao de 2011 e 2010. É de 1,15. Este coeficiente deve ser multiplicado pelo resultado da soma da componente de cilindrada à da emissão de CO2.
Considerando um carro que seja adquirido em 2012, com 1.600 de cilindrada e que emita entre 120 e 180 gramas de CO2, o valor a pagar de IUC será de 134,85 euros. Aplicando o coeficiente, o custo final do IUC é de 155,07 euros.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Imposto automóvel sobe entre 7% e 12%
17 Outubro 2011 | 17:19
Francisco Cardoso Pinto
O imposto sobre veículos, composto pelas componentes de cilindrada e ambiental, sofrerá aumentos que pode ir dos 7,66%, no caso de veículos de baixa cilindrada a gasolina, aos 11,42%, no caso de veículos de alta cilindrada a gasóleo.
A proposta de Orçamento do Estado para 2012 agrava a tributação sobre os veículos automóveis, com as subidas sobre o imposto sobre veículos (ISV) a fixarem-se entre os 7 e os 12%, consoante as componentes de cilindrada e ambiental dos veículos. A componente ambiental subiu em média 12,88%, ao passo que a componente cilindrada subiu, em média 5,25%.
Com base nos aumentos previstos na proposta de Orçamento do Estado para 2012, o menor aumento de ISV, sucederá em veículos a gasolina até 1.250 centímetros cúbicos de cilindrada que emitam até 115 gramas de CO2 por quilómetro. Neste caso o aumento de imposto cifra-se nos 7,66%.
Os veículos a gasóleo de alta cilindrada são os que verão a sua tributação sofrer o maior aumento. Assim, um veículo a gasóleo com mais de 1.250 centímetros cúbicos que emita mais de 160 gramas de CO2 por quilómetro sofrerá um aumento de ISV de 11,42%.

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mapaman Escreveu:
É uma medida de extraordinário alcance,senão vejamos: o Sr.José vai ao mecanico e sabe que têm a pagar 1000 euritos ao qual acresce 23%,ou seja 1230 euros.
Como o Estado lhe dá 5% sobre o iva pago,o sr josé pede a facturinha e recebe do estado 57.5 e o malandro do mecanico é obrigado a declarar a obra feita.
Por seu lado o Zé confrontado com a conta de 1000 euros,esquece a factura,fica com a diferença entre os 230 e os 57.5 e vai à sua vida.
abraço
Esta medida vai tender a funcionar melhor em casos onde o preço é o mesmo com ou sem factura como é o caso na generalidade da restauração que já tinha citado como exemplo.
Nyk Escreveu:paulop2009 Escreveu:Os contribuintes vão poder deduzir até 5% do IVA que suportem ao longo do ano em despesas como restauração, por exemplo.
Phone-ix, que grande medida!!! ALELUIA!!! Aqui está uma coisa criativa e fora da caixa!
Isto dá-me a alegria redobrada por imaginar o enfarte que vai ter o badalhoco dono de uma churrascaria no centro de cascais, sem multibanco, que de cada vez que lá vou e peço factura só lhe falta cuspir-me... eheheheheheh é o delírio!
Como é que é isso?! Vou poder deduzir 5% do iva no meu irs?
Como o Estado lhe dá 5% sobre o iva pago,o sr josé pede a facturinha e recebe do estado 11.5 e o malandro do mecanico é obrigado a declarar a obra feita.
Por seu lado o Zé confrontado com a conta de 1000 euros,esquece a factura,fica com a diferença entre os 230 e os 11.5 e vai à sua vida.
abraço
Editado pela última vez por mapaman em 17/10/2011 20:08, num total de 1 vez.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=512647
Esta medida das facturas electronicas, é a que me parece que tem mais potencial no futuro, veremos.
Quanto á dedução do IVA, já houve com valores máximos de 50 Euros.
Talvez estivesse na altura do Governo pensar em devolver parte do Iva aos contribuintes, p.e. : quem apresentasse facturas com valores de determinada % percentagem dos rendimentos teria um Prémio.
( è preciso não esquecer que esta medida do IVA só terá interesse para quem paga IRS e até para quem tem rendimentos um pouco mais acima do ordenadao minimo)
Esta medida das facturas electronicas, é a que me parece que tem mais potencial no futuro, veremos.
Quanto á dedução do IVA, já houve com valores máximos de 50 Euros.
Talvez estivesse na altura do Governo pensar em devolver parte do Iva aos contribuintes, p.e. : quem apresentasse facturas com valores de determinada % percentagem dos rendimentos teria um Prémio.
( è preciso não esquecer que esta medida do IVA só terá interesse para quem paga IRS e até para quem tem rendimentos um pouco mais acima do ordenadao minimo)
- Registado: 28/7/2011 13:58
rmachado Escreveu:Atençao que no tempo da MFL já tivemos uma medida parecida.... e não resultou... mas o principio é interessante (já o era na altura).
Tendo em conta que a economia paralela equivale a um terço do PIB, toda a ajuda é bem vinda. Com a situação actual, é mesmo imperativo declarar guerra armada à evasão fiscal o quanto antes.
paulop2009 Escreveu:Os contribuintes vão poder deduzir até 5% do IVA que suportem ao longo do ano em despesas como restauração, por exemplo.
Phone-ix, que grande medida!!! ALELUIA!!! Aqui está uma coisa criativa e fora da caixa!
Isto dá-me a alegria redobrada por imaginar o enfarte que vai ter o badalhoco dono de uma churrascaria no centro de cascais, sem multibanco, que de cada vez que lá vou e peço factura só lhe falta cuspir-me... eheheheheheh é o delírio!
Como é que é isso?! Vou poder deduzir 5% do iva no meu irs?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Re: Afonso
Mares Escreveu:JorgeGuerreiro Escreveu:Mares Escreveu:Afonso80 Escreveu:Iniciado Escreveu:Afonso se não recebe mais alcavalas...realmente não é muito para um juiz
Até lhe posso dizer quanto vou receber líquido este mês porque o recibo já está disponível na net: €2580,61.
E o que acha das opiniões do Sr. Marinho Pinto, por exemplo neste artigo ( http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional ... id=1694961 )?
Nesse artigo refere que "Portugal é um dos países europeus com rácio mais elevado de profissionais de Justiça e a remuneração dos juízes em fim de carreira tem um nível bastante superior à média salarial nacional."
Discorda da opinião dele?
Ele (Marinho Pinto) também refere num outro artigo que "o Estado «gasta dezenas de milhões de euros com o subsídio de habitação dos magistrados para estes viverem em casa própria, mesmo depois de jubilados»."
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=29131
Sem querer faltar ao respeito, ainda alguém liga ao que o Marinho Pinto diz? O homem passa a vida a na comunicação social enfiado a criticar tudo e todos por todo e qualquer pretexto, por mais frívolo que seja.
Eventualmente até estará certo em várias das suas criticas. Contudo não é dever do seu cargo minar o Estado, as suas instituições e vir lavar roupa alheia em público. Sem falar das suas declarações sobre juízes, ministério público, promotores, políticos, casos, etc.
O homem tem um dos cargos mais importantes do país, mas meteu na cabeça que é comentador do Correio da Manhã ou da revista Maria.
Isso é uma das características do Sr. Marinho Pinto, ....ele faz as críticas, sem querer faltar ao respeito.
Sim, ele é uma voz discordante!
Até podería ficar calado (como muitos e muitos outros) ou então pedir para que "fosse cobrado 1 cêntimo em todas as chamadas nacionais, para assim cobrir os custos de investigação contra a corrupção, nas escutas telefónicas".
Mas ele diferencia-se disso tudo.
Em Portugal precisâmos de pessoas que respeitem as instituições, mas que ao mesmo tempo sejam críticas sobre as mesmas (respeitando os valores da democracia).
Acha que essas vozes dêvam sêr silênciadas?
Não me terei feito entender muito bem. Permita-me que clarifique: Eu sou totalmente a favor da crítica e da apreciação crítica dos actores políticos e dirigentes de Estado. Aí não coloco qualquer prerrogativa. Agora tem é de haver bom senso e sentido de responsabilidade, qualidades essas das quais o senhor bastonário carece.
Repare, nenhuma pessoa que está à frente de uma profissão tão importante para a democracia como a advocacia pode ir à televisão, rádio e jornais mandar umas bocas foleiras àquele político, àquele juiz, àquele sindicato, àquele procurador, etc.
Fica extremamente mal e gera nada mais que crispação. Existem críticas bem construídas e fundamentadas. O que o Marinho Pinto faz é atirar bocas azedas a quem lhe apetece e essa postura, por mais competente que o senhor seja, ficam-lhe mal e são pouco dignificantes para o bastonário.
artista Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ora, como estas tabelas são em função do salário mensal, em 2012 é difícil acertar nas contas pois há uns a receber 12 meses e outros a receber 14.
Mas quem é que vai receber 14 meses, em 2012?
Eu felizmente vou. Trabalho no privado (felizmente) e não tenho horário fixo. É-me oferecido um salário fixo para realizar determinadas tarefas de gestão e se os resultados estiverem lá e forem positivos, até posso trabalhar uma hora por dia... Tenho é que estar disponível praticamente todos os dias, entre a manhã e a noite (o que convenhamos, nem é uma exigência nada extraordinária).
Considero-me até felizardo por ter um contrato tão vantajoso, mas também devo ser a pessoa mais mal paga da minha corporação. Ainda assim, pouco trabalho tenho. A parte difícil é fazer a centena de pessoas abaixo de mim trabalhar por ainda menos que eu.
Re: Como será a retenção na fonte em 2012?
artista Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ora, como estas tabelas são em função do salário mensal, em 2012 é difícil acertar nas contas pois há uns a receber 12 meses e outros a receber 14.
Mas quem é que vai receber 14 meses, em 2012?
Eu trabalho no privado, numa empresa que não está em risco de falencia portanto... estava a contar com isso...

- Registado: 15/9/2010 15:02
Os contribuintes vão poder deduzir até 5% do IVA que suportem ao longo do ano em despesas como restauração, por exemplo.
- Registado: 15/9/2010 15:02
MarcoAntonio Escreveu:
IVA suportado no dia-a-dia vai poder ser deduzido à factura fiscal
Medida muitíssimo interessante, um incentivo claro a pedir factura a restaurantes, mecânicos e afins.
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Também já está disponível a tabela com os cortes em função do vencimento base (o corte é determinado pelo salário bruto conforme já assinalei antes).
Note-se que o corte é pior do que a declaração do primeiro-ministro "sugeriria" uma vez que conforme podem ver para um vencimento bruto de 655 euros já se leva metade do corte (ou seja, já se perde um dos subsídios quando se tem um vencimento base de 655 euros).
A tabela:

Note-se que o corte é pior do que a declaração do primeiro-ministro "sugeriria" uma vez que conforme podem ver para um vencimento bruto de 655 euros já se leva metade do corte (ou seja, já se perde um dos subsídios quando se tem um vencimento base de 655 euros).
A tabela:

Uma medida nova e que depreendo que tem por objectivo reduzir a evasão fiscal no sector da restauração (por exemplo) uma vez que o contribuinte passa a ter interesse em receber a factura e metê-la ao fisco:
Parece-me uma medida "inteligente" dado que isto ocorre ao mesmo tempo que se está a subir o IVA (através de mudanças de escalão) e assim não só vai fazer dissipar o aumento como ainda desincentiva à maior tentação à fuga que vai aparecer com a subida da taxa.
Falta ainda divulgar um elemento importante, porém: o tal tecto máximo.
IVA suportado no dia-a-dia vai poder ser deduzido à factura fiscal
17 Outubro 2011 | 16:22
Filomena Lança - filomenalanca@negocios.pt
Os contribuintes vão poder deduzir até 5% do IVA que suportem ao longo do ano em despesas como restauração, por exemplo.
Mesmo não sendo sujeitos passivos do imposto, ou seja, não pagando IVA, os contribuintes poderão deduzir à factura final dos seus impostos até 5% do IVA que suportem no seu dia-a-dia.
A proposta de Orçamento do Estado para 2012 contem um pedido de autorização legislativa em que o Governo se propõe a criar deduções ao IRS, IMI e IUC, correspondentes a um valor de até 5% do IVA suportado e efectivamente pago, pelos sujeitos passivos, na aquisição de bens ou serviços.
Será fixado um valor máximo para estas deduções que não consta ainda da proposta de OE.
Parece-me uma medida "inteligente" dado que isto ocorre ao mesmo tempo que se está a subir o IVA (através de mudanças de escalão) e assim não só vai fazer dissipar o aumento como ainda desincentiva à maior tentação à fuga que vai aparecer com a subida da taxa.
Falta ainda divulgar um elemento importante, porém: o tal tecto máximo.
Re: Há coisas
MarcoAntonio Escreveu:Iniciado Escreveu:Há coisa que não compreendo , uma juiza (que faz parte do meu grupo de amizade) que ganha bem mais...poderá ser da antiguidade?
Portugal é um país de disparidades. A tabela de vencimentos dos juízes está disponível na net (em tempos coloquei-a aqui no forum, é uma questão só de procurar) e a diferença entre os valores base e o topo é da ordem do dobro, a passar...
Também é possível consultar a CGA: este ano já se aposentaram cerca de 30 juízes. Apenas num único caso que tenha contado um juíz aposentou-se com menos de 5 mil euros. E cerca de metade deles aposentou-se com mais de 6 mil euros.
Não é à toa que Portugal tem dos índices Gini (uma métrica que mede desigualdades do rendimento) mais altas da Europa...
Já agora, aqui fica a tabela de 2009 com os vencimentos base e que já tinha colocado uma vez:
http://www.dgaj.mj.pt/sections/files/ge ... 6254251.06
É curioso como a história se repete...
Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se a par, a Grécia e Portugal.
Eça de Queirós, em 1872 As Farpas
Alguém percebe porquê que os charutos e as cigarrilhas têm uma taxa tão reduzida (15%)?!
A fiscalidade sobre o tabaco de enrolar continuará a ser a mais elevada, mas o imposto que mais sobe é sobre os cigarros empacotados. Charutos e cigarrilhas continuam a ter um regime mais favorável.
No Orçamento do Estado para 2012, a que o Negócios teve acesso em primeira mão, lê-se que os "restantes tabacos de fumar" passarão de um imposto de 45,0% no ano passado para 50,0%.
A subida de imposto sobre o tabaco é, assim, mais acentuada para os cigarros empacotados. No entanto, a fiscalidade mais elevada continuará a ser a do tabaco de enrolar. Neste, o imposto passa de 60,0% no ano passado para 61,4%.
Além disso, o imposto sobre o "tabaco de corte fino destinado a cigarros de enrolar", não pode ser inferior a 0,075 euros por grama, específica o documento a que o Negócios teve acesso.
Enquanto isso, a taxa de imposto que incide sobre charutos e cigarrilhas passará dos antigos 13% para 15%, continuando a ser estas as categorias de tabacos com uma carga fiscal menos pesada.
- Registado: 20/6/2011 21:48
Re: Afonso
JorgeGuerreiro Escreveu:Mares Escreveu:Afonso80 Escreveu:Iniciado Escreveu:Afonso se não recebe mais alcavalas...realmente não é muito para um juiz
Até lhe posso dizer quanto vou receber líquido este mês porque o recibo já está disponível na net: €2580,61.
E o que acha das opiniões do Sr. Marinho Pinto, por exemplo neste artigo ( http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional ... id=1694961 )?
Nesse artigo refere que "Portugal é um dos países europeus com rácio mais elevado de profissionais de Justiça e a remuneração dos juízes em fim de carreira tem um nível bastante superior à média salarial nacional."
Discorda da opinião dele?
Ele (Marinho Pinto) também refere num outro artigo que "o Estado «gasta dezenas de milhões de euros com o subsídio de habitação dos magistrados para estes viverem em casa própria, mesmo depois de jubilados»."
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=29131
Sem querer faltar ao respeito, ainda alguém liga ao que o Marinho Pinto diz? O homem passa a vida a na comunicação social enfiado a criticar tudo e todos por todo e qualquer pretexto, por mais frívolo que seja.
Eventualmente até estará certo em várias das suas criticas. Contudo não é dever do seu cargo minar o Estado, as suas instituições e vir lavar roupa alheia em público. Sem falar das suas declarações sobre juízes, ministério público, promotores, políticos, casos, etc.
O homem tem um dos cargos mais importantes do país, mas meteu na cabeça que é comentador do Correio da Manhã ou da revista Maria.
Isso é uma das características do Sr. Marinho Pinto, ....ele faz as críticas, sem querer faltar ao respeito.
Sim, ele é uma voz discordante!
Até podería ficar calado (como muitos e muitos outros) ou então pedir para que "fosse cobrado 1 cêntimo em todas as chamadas nacionais, para assim cobrir os custos de investigação contra a corrupção, nas escutas telefónicas".
Mas ele diferencia-se disso tudo.
Em Portugal precisâmos de pessoas que respeitem as instituições, mas que ao mesmo tempo sejam críticas sobre as mesmas (respeitando os valores da democracia).
Acha que essas vozes dêvam sêr silênciadas?
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Saiba tudo sobre as alterações ao IVA
17 Outubro 2011 | 15:45
Filomena Lança - filomenalanca@negocios.pt
Conheça todas as alterações que vão ocorrer nas tabelas de IVA.
Sumos mantêm-se na taxa reduzida e água mineral engarrafada passa para a taxa intermédia, de 13%. Veja aqui os produtos que vão ter o IVA agravado.
O Governo manteve-se firme na intenção de taxar a restauração a 23% de IVA. Também os espectáculos e manifestações desportivas, como o cinema e o futebol, por exemplo, passam para a taxa máxima do imposto.
Nessa linha, os produtos alimentares pré-congelados, como massas, pizzas, sandes, também saem da taxa intermédia, onde estavam até agora.
Os refrigerantes, como a Coca-Cola, saem da lista reduzida, mas o Executivo manteve nos 6% os sumos naturais.
O vinho, tal como o primeiro-ministro já havia anunciado, mantém-se na taxa intermédia de 13%.
Os livros e os jornais também não verão a tributação aumentada.
De 6% para 13%
* Águas de nascente, águas minerais, medicinais e de mesa ainda que reforçadas ou adicionadas de gás carbónico ou de outras substâncias.
De 6% para 23%
* Bebidas e sobremesas lácteas;
* Iogurtes de soja;
* Refrigerantes e xaropes de sumos, as bebidas concentradas de sumos e os produtos concentrados de sumos;
* Batata fresca descascada, inteira ou cortada, pré-frita, refrigerada, congelada, seca ou desidratada, ainda que em puré ou preparada por meio de cozedura ou fritura;
* Espectáculos, provas e manifestações desportivas e outros divertimentos públicos;
* Ráfia natural
De 13% para 23%
* Conservas de frutas ou frutos, designadamente em molhos, salmoura ou calda e suas compotas, geleias, marmeladas ou pastas;
* Frutas e frutos secos, com ou sem casca;
* Conservas de produtos hortícolas, designadamente em molhos, vinagre ou salmoura e suas compotas;
* Óleos directamente comestíveis e suas misturas (óleos alimentares);
* Margarinas de origem animal e vegetal;
* Café verde ou cru, torrado, em grão ou em pó e seus sucedâneos e misturas;
* Produtos preparados à base de carne, peixe, legumes ou produtos hortícolas, massas recheadas, pizzas, sandes e sopas, ainda que apresentadas no estado de congelamento ou pré-congelamento e refeições prontas a consumir, nos regimes de pronto a comer e levar ou com entrega ao domicílio;
* Aperitivos à base de produtos hortícolas e sementes;
* Aperitivos ou snacks à base de estrudidos de milho e trigo, à base de milho moído e frito ou de fécula de batata, em embalagens individuais;
* Aparelhos, máquinas e outros equipamentos exclusiva ou principalmente destinados a:
a) Captação e aproveitamento de energia solar, eólica e geotérmica;
b) Captação e aproveitamento de outras formas alternativas de energia;
c) Produção de energia a partir da incineração ou transformação de detritos, lixo e outros resíduos;
d) Prospecção e pesquisa de petróleo e ou desenvolvimento da descoberta de petróleo e gás natural;
e) Medição e controlo para evitar ou reduzir as diversas formas de poluição.
* Prestação de serviços de alimentação e bebidas (restauração)
- Registado: 20/6/2011 21:48
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Burbano, carlosdsousa, Google Adsense [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 124 visitantes