Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 14/7/2008 0:03

Ulisses actualiza o teu gráfico quando puderes...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Jim Beam » 13/7/2008 23:19

Mais uma actualização.
Desta vez a utilizar o range que o Ulisses definiu e que faz mais sentido.
Se este range for quebrado em baixa a queda não será bonita... :roll:

Amanhã poderá ser um dia decisivo.
Anexos
PSI-20.png
PSI-20.png (19.44 KiB) Visualizado 4443 vezes
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por MarcoAntonio » 13/7/2008 1:16

Já corrigi os gráficos. Como estava tornava o tópico ilegível, tenham pf atenção ao tamanho dos gráficos que colocam...

Já agora, sobre a comparação dos Bears, há relativamente pouco tempo fiz a comparação entre os dois neste tópico:

Bear Actual Versus Bear 2000-2003
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rsacramento » 13/7/2008 1:01

vitorigus Escreveu:O 2º grafico está melhor? Creio ter ja um tamanho aceitavel!

Considerando a comparaçao entre as datas apresentadas - a mais antiga que via e a actual - primeiro escolhi o tipo de escala logaritmica, e depois a comparaçao percentual (%) no proprio gráfico. Creio ser o mais correcto.

Se nao for assim corrijam-me pf.

Abraço

náo é o tamanho do gráfico em si, mas todo o espaço branco em redor, o que torna a imagem gigantesca

Registado: 29/11/2007 12:50

por vitorigus » 13/7/2008 0:37

O 2º grafico está melhor? Creio ter ja um tamanho aceitavel!

Considerando a comparaçao entre as datas apresentadas - a mais antiga que via e a actual - primeiro escolhi o tipo de escala logaritmica, e depois a comparaçao percentual (%) no proprio gráfico. Creio ser o mais correcto.

Se nao for assim corrijam-me pf.

Abraço

Registado: 9/8/2005 11:17

por vitorigus » 13/7/2008 0:25

Tens razão, as minhas desculpas. A todos! Mas o pior ainda é que eu so tenho acesso à cot que está visivel. :oops: E olhos que nao vêm coraçao que nao sente!

É curiosa a mesma queda percentualmente, mas o que nao gostei nada foi de ver a horrenda queda para tras...

por rsacramento » 13/7/2008 0:14

já agora, não consegues reduzir o espaço branco à volta dos teus gráficos? é que nem um monitor de 40 polegadas apanha tudo :wink:

por rsacramento » 13/7/2008 0:08

vitorigus Escreveu:Curiosidade no Psi20

se bem percebi, para comparar quedas usam-se percentagens - a escala é irrelevante

se fizeres as contas ainda falta muita queda para se comparar com então...
Anexos
psi 20.png
psi 20.png (12.46 KiB) Visualizado 4871 vezes

por vitorigus » 12/7/2008 23:59

E actualmente está no suporte 61,8% de Fibo...Tb nao deixa de ser curioso...Mas atençao, estou com mais medo do que vocês todos juntos :wink:

E desculpem nao ter ido logo tudo à primeira .

Abraço
Vitorigus
Anexos
psi20-2.PNG
E actualmente está no suporte 61,8% de Fibo...Tb nao deixa de ser curioso...Mas atençao, estou com mais medo do que vocês todos juntos :wink:
Abraço
Vitorigus
psi20-2.PNG (184.72 KiB) Visualizado 4795 vezes

por vitorigus » 12/7/2008 23:23

Curiosidade no Psi20
Anexos
psi20.PNG
Usei escala logaritmica para comparar a queda em 2000 com a actual...
psi20.PNG (128.13 KiB) Visualizado 4795 vezes

por iurp » 12/7/2008 15:25

Os 8440 estão bem próximos e a minha perspectiva é que serão quebrados em baixa, já que os "motores" do PSI 20 (BCP,Galp, Brisa e PT) estão com tendência de queda muito forte. Ainda lhe podemos juntar a Sonae sgps que mais uma vez poderá estar a fazer uma consolidação para continuar a sua tendência de queda.

E se assim fôr, poderemos ver as quedas a acelerar em grande velocidade.

Penso que não haverá inversão de curto prazo en quanto não houver um segundo sell off fortíssimo com quedas novamente acima dos 4%, com o VIX a ir acima dos 30.

Esta é uma época em que os resgates aumentam e poderá ser esse factor que impulsione a queda, não me parecendo que haja investidores a querer arriscar uma inversão no médio prazo, pois não se vislumbra o final desta crise.

abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por Duck Flag » 12/7/2008 0:33

Boas,

Penso que o braço de ferro desta semana entre Touros e Ursos para o curto prazo está a pender cada vez mais para o lado dos Ursos pois neste cozinhado há demasiados ingredientes que alimentam e fortalecem os Ursos e os Touros estão a Pão e Àgua,que o pitrol está caro e o crédito também, para além de difícil (até para os próprios).

Quando não é o possível aumento das Taxas de Juro, é o aumento do preço do petróleo, quando não é o aumento do preço do petróleo, são as manobras militares (ou de diversão ?), quando não é nada disto, é a Fannie e o Fred.

Estando os Touros hipervigilantes e pouco confiantes em si próprios não me parece que seja desta o ressalto.

Ou seja, há mínima má notícia, os índices caem.

O Pessimismo domina e o Touro neste momento está de dieta da temporada de engorda, 2003/Julho 2007, (mal se mexe).

Depois desta queda a pique dos 11250 aos 8500, com apenas duas pausas e pequenas pelo meio, esperava uma reacção mais forte. Não é nos Bears Markets as maiores subidas ?

Como isto já vai em 37%, já faltou mais para os prados ficarem verdes. Há que aguardar. (É preferível pensar no que vai ser possível ganhar quando o índice inverter a longo prazo, em vez de enviarmos os nossos “soldados” para a primeira armadilha que aparecer).

Se o índice consolidasse nestes valores 8350/8850 já me deixava feliz. (Isto é a esperança a falar, não a razão).

Monetariamente não é uma boa época, mas é uma época muito instrutiva.

Um abraço,

Registado: 6/4/2008 15:34

por Ulisses Pereira » 11/7/2008 13:44

A volatilidade intradiária resulta, naturalmente, da instabilidade provocada por vários factores e da diferença de percepção: Uns acreditam que com tantos focos de instabilidade, o melhor é fugir. Outros acham que em momento sde tanto medo, há boas oportunidades de compra.

Em relação ao Médio Oriente, eu acho que é a chamada instabilidade crónica. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Luis19 » 11/7/2008 13:37

Ulisses,

Essa grande volatilidade não será o reflexo do nervosismo que se vive actualmente na economia global com o constante "jogo do gato e do rato" que se está a passar no Médio Oriente (com as consequências nos preços do petróleo) assim como também devido à época dos resultados nas Américas?

Registado: 4/12/2007 16:30

por Ulisses Pereira » 11/7/2008 12:20

Elias, neste caso, são valores tão próximos que nem nos devemos preocupar com isso até porque - como bem sabes - nestas coisas falamos de zonas e não de pontos concretos. Alguns pontos abaixo/acima não significam ruptura.

TP1, chamo a atenção apenas porque acho curioso e não porque devamos tirar alguma conclusão extra desse facto.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Elias » 11/7/2008 12:10

Ulisses Pereira Escreveu:Como ando a dizer há uma semana, se o PSI quebrar em alta aquela enorme vela negra, os touros ficam com caminho aberto para fazerem o índice subir no curto prazo. Se pelo contrário, a quebra for em baixa, fazendo novos mínimos no PSI, os ursos voltam a ganhar o controlo da situação no curto prazo e podem afundar ainda mais o nosso mercado.

É por isso que tenho alertado para a necessidade de monitorizar aqueles níveis.

Um abraço,
Ulisses

Olá Ulisses,

Quando falas da quebra em alta referes-te ao corpo da vela ou às sombras? Ou é indiferente?

1 abr
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por majomo » 11/7/2008 12:07

Bom dia,
não acompanhei a sessão,

Houve alguma passagem para justificar o elevado volume na EDP a esta hora, sem grandes alterações na cotação?

Cumps. :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por TP1 » 11/7/2008 12:06

Ulisses Pereira Escreveu:Como ando a dizer há uma semana, se o PSI quebrar em alta aquela enorme vela negra, os touros ficam com caminho aberto para fazerem o índice subir no curto prazo. Se pelo contrário, a quebra for em baixa, fazendo novos mínimos no PSI, os ursos voltam a ganhar o controlo da situação no curto prazo e podem afundar ainda mais o nosso mercado.

Um abraço,
Ulisses

Sim, essa já tenho bem assimilada. A minha pergunta era relativamente ao " ...ela está a ser feita com uma enorme volatilidade intradiária, com movimentos muito fortes." Pq chamas a atenção para este facto?
Obrigado!

Registado: 30/11/2007 21:13

por Ulisses Pereira » 11/7/2008 12:00

Como ando a dizer há uma semana, se o PSI quebrar em alta aquela enorme vela negra, os touros ficam com caminho aberto para fazerem o índice subir no curto prazo. Se pelo contrário, a quebra for em baixa, fazendo novos mínimos no PSI, os ursos voltam a ganhar o controlo da situação no curto prazo e podem afundar ainda mais o nosso mercado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por TP1 » 11/7/2008 11:56

Ulisses Pereira Escreveu:Não deixa, no entanto, de ser curioso que apesar desta consolidação, ela está a ser feita com uma enorme volatilidade intradiária, com movimentos muito fortes.

Um abraço,
Ulisses

Bom dia,

Quer isto dizer, que há medo e que podemos ter um movimento forte para baixo?
Obrigado!

Registado: 30/11/2007 21:13

por Ulisses Pereira » 11/7/2008 11:51

Depois de uma abertura em alta, o PSI perdeu todos esses ganhos e já está negativo. Mantenho a ideia chave de que na resolução desta consolidação no interior da grande vela negra da semana passada que estará a chave para o próximo movimento forte do nosso mercado no curto prazo.

Não deixa, no entanto, de ser curioso que apesar desta consolidação, ela está a ser feita com uma enorme volatilidade intradiária, com movimentos muito fortes.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.83 KiB) Visualizado 6297 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (36.99 KiB) Visualizado 6291 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (26.62 KiB) Visualizado 6283 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 10/7/2008 14:52

A curto prazo penso que a Bolsa não vai mexer muito mesmo se houver resultados negativos na banca. Mas a médio prazo (6/9meses) com a chegada da recessão as quedas vão ser drásticas porque penso que as pessoas ainda não se mentalizaram que esta não é uma boa altura. Vêem as cotações a cair mas dão entrada.

Se acontecer um periodo temporal igual ao de 73/74 só lá para Janeiro/Fevereiro a bolsa encontra os minimos. Mas isto é apenas uma formulação.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 10/7/2008 13:42

Deixo os gráficos actualizados do PSI que teima em manter-se no interior do "range" da grande vela negra da semana passada. Mantenho a minha convicção de que o rumo de curto prazo será marcado pela ruptura de um dos extremos dessa vela.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.83 KiB) Visualizado 4114 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (36.99 KiB) Visualizado 4124 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.48 KiB) Visualizado 4118 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Psi 20

por majomo » 10/7/2008 10:35

Clinico Escreveu:Os futuros nas States acentuaram a sua positividade, e o Psi, daqui a pouco perde menos de 1%. O dólar valoriza ligeiramente e o petróleo está estável.

Se não houver nenhuma má notícia, ainda temos alegrias esta semana...
Abraços
Clinico

Atenção que hoje às 13h30m saem muitos resultados económicos importantes na américa... para além de os bancos americanos começarem a apresentar os resultados do 2.ºT...

Ou seja, há muitas hipóteses de más noticias... para quem está dentro, é pagar para ver. :wink: :mrgreen:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Psi 20

por Clinico » 10/7/2008 10:29

Os futuros nas States acentuaram a sua positividade, e o Psi, daqui a pouco perde menos de 1%. O dólar valoriza ligeiramente e o petróleo está estável.

Se não houver nenhuma má notícia, ainda temos alegrias esta semana...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Dragon56, LMMV, Rolling_Trader e 169 visitantes