Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 20/9/2016 16:57

Esta do Américo Amorim ter vendido 5 % da Galp e ter ficado com liquidez, no montante, segundo li, salvo erro, de cerca de 485 milhões de euros, dá que pensar. :oh:

Porquê, agora? Para quê? Não será, certamente, para aplicar em Obrigações do Tesouro! :mrgreen:

Será que Américo Amorim vai-se chegar à frente, no BCP? Se assim fosse seria um regresso ao BCP (um dos seus "filhos"). :-k

Registado: 24/1/2014 17:24

por Fred_Invest » 20/9/2016 16:47

Pergunta honesta (e de leigo provavelmente) e voltando aos curtos, será que alguém pode explicar qual a lógica por detrás de um fundo que apareça de repente com uma posição curta de 0.5% (sem tirar nem por) mais que não seja informar "outrem" que estão ali? ie, não seria preferível estarem "escondidos" com 0,4999999%? é que os 0,5% não me parecem acaso mas sim estratégico.

Registado: 4/9/2015 12:25

por Ulisses Pereira » 20/9/2016 16:41

naosei, tu não compras acções de borla porque ganhaste a fazer "trading". Usaste foi ganho de "trading" para comprar acções. São duas estratégias completamente diferentes e não podes estar aqui a misturá-las.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jr.alves83 » 20/9/2016 16:39

NaoSei Escreveu:preferia que fosse um trade melhor do genero media a 0,0151........claro que preferia...
preferia não ter até agora entrado??...obviamente, preferia ter esperado...mas nao tenho bola de cristal...
o que fiz, reforço para baixar o valor médio....resta saber se fiz bem, daqui a algum tempo quando sair da acao....

Apesar todas as criticas que te possam ser feitas, eu e tu, NaoSei, estamos na mesma posição. Entrei com um preço, face ao actual, muito elevado. Preferia não o ter feito, claro, mas até hoje não reforcei, para baixar o preço médio da acção e assim que equilibrar, vender, e com toda a certeza, NUNCA MAIS BCP.

No entanto, não compreendo que sendo a tendência completamente descendente, havendo duvidas brutais relativamente a diluições via AC, COCOS e imparidade, há uma convicção geral que o BCP ta barato. No meu caso ta caríssimo posso vos dizer, e, so reforçarei caso TODAS estas situações estejam clarificadas. Pode ser daqui a 1 mês, ou 2 anos. Se o BCP ficar no mercado acredito que bem la para a frente possa vir a valorizar. No entanto, não compreendo entrar neste momento a qualquer valor que seja. Acredito não ter investido até hoje no sentido de baixar o preço médio das acções, ainda me da alguma esperança de retribuir o investimento.

Registado: 2/8/2016 19:35

por NaoSei » 20/9/2016 16:27

artista_ Escreveu:Não sei, é sempre difícil estabelecer uma estratégia de sucesso, com bons pontos de entrada e tudo o resto bem definido. Mas uma coisa podemos dizer com certeza, quem já aqui andava quando o BCP atingiu os máximos relativos dos últimos anos (em torno dos 15 cêntimos), não vendeu nada e tem andado a acumular nas quedas, com a cotação atual cerca de 90% abaixo desse topo, não pode estar a fazer bons trades, digas o que disseres... tu estás a perder muito mais do que dizes, porque não perdeste só aquilo que estás a perder, perdeste também tudo o que ganhaste nas subidas de 2012/2014! Quem não consegue sequer ver os erros que anda a cometer dificilmente algum dia terá sucesso em bolsa!

artista_ se fores ver posts atrás, uma da estrategia que eu tinha era muito simples para mim e muito gratificante, eu no bull de 2013 fazia trades em cfds e com os ganhos a comprar nos suportes e vender em resistencias e aí sim utilizei muita AT, as emas20 100 e 200, as bandas de bollinger era do melhor, bem, com esses ganhos, eu recomprava em accoes, tornando-as de borla, alem do mais nunca podes comparar uma acao antes do AC feito em 2014 e após, porque em cada acao tens de retirar o seu direito. ou seja, cada uma acao foi comprada com lucros dos cfds e alem disso é acrescentado o valor do direito, acabas por ter uma acao a preço zero com uma mais valia de 8 centimos por acao o que torna essas acoes impossiveis de prejuizos.
já o mesmo não posso dizer das que comprei no AC a 0,065.
Não vale a pena dizeres que se perde milhares, porque está tudo no valor 0,0369,.... o que estou a perder vem desde aí
...foi um bom trade??...por enquanto não...
será um bom trade??...não sei
preferia que fosse um trade melhor do genero media a 0,0151........claro que preferia...
preferia não ter até agora entrado??...obviamente, preferia ter esperado...mas nao tenho bola de cristal...
o que fiz, reforço para baixar o valor médio....resta saber se fiz bem, daqui a algum tempo quando sair da acao....

Registado: 8/10/2008 11:04

por Ulisses Pereira » 20/9/2016 16:08

O final das sessões normalmente congrega muito liquidez. Quem quer entrar ou sair com grandes quantidades muitas das vezes espera por esses momentos. Há um velho ditado em Wall Street que diz que " as aberturas são feitas pelos amadores e os fechos pelos profissionais".

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jr.alves83 » 20/9/2016 16:06

leão2 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:leão, porquê? Sem argumentos os posts no Caldeirão têm que ser apagados...

Ulisses Pereira
No streamer de cotação é o que eu tenho deparado, quando há muitos compradores e muito volume comprador, normalmente desse e o contrario também acontece.

Tenho reparado que com alguma frequência no final do dia, mesmo perto do fecho de mercado (+/-16h30) há umas quebras súbitas do preço da cotação?

Isso é devido a que? E qual o objectivo de esperar pelo fim da negociação?

Registado: 2/8/2016 19:35

por Celsius-reloaded » 20/9/2016 15:52

Rango Escreveu:Eu cá, quanto mais pessimismo houver numa acção mais eu fico optimista. Já devia ter aproveitado a queda de hoje para reforçar a posição adquirida ontem, mas, algum receio de que fosse mais abaixo, segurou-me a mão. Continuo a acreditar que há grandes probabilidades de haver um ressalto, depois de ter feito um duplo fundo.

Vai dizer isso a quem tinha, bes, banif, sdc, etc.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por leão2 » 20/9/2016 15:51

Ulisses Pereira Escreveu:leão, porquê? Sem argumentos os posts no Caldeirão têm que ser apagados...

Ulisses Pereira
No streamer de cotação é o que eu tenho deparado, quando há muitos compradores e muito volume comprador, normalmente desse e o contrario também acontece.

Registado: 15/6/2015 16:52

por Ulisses Pereira » 20/9/2016 15:44

leão, porquê? Sem argumentos os posts no Caldeirão têm que ser apagados...

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por leão2 » 20/9/2016 15:40

Preparem-se que o BCP vai romper para baixo ainda hoje os 0,0151 e digo isto por haver muitos compradores e muito volume, estão a fazer bulef.

por whiteshark » 20/9/2016 15:06

frosasantos Escreveu:
whiteshark Escreveu:
o facto de teres tido lucro ou não na transação não é o que determina se foi boa decisão.

Um bom trade tem um bom ponto de entrada e um bom ponto de saida

Podes ter tido um péssimo ponto de entrada e um excelente ponto de saída o que te dá lucro mas não faz um bom trade

Confesso que o pouco que sei aprendi aqui (no fórum em geral). Maioritariamente apenas discordo, nos users mais experimentados, do modo como por vezes expõem as ideias que leva a que muitos "newbies" fujam. Mas como estou sempre a aprender li hoje uma frase que me chamou a atenção. Tão básica e óbvia (e lógica) mas que nunca tinha lido e explica o trading de forma tão concisa (a ultima).
Obrigado whiteshark!

Obrigado frosasantos!

Digo-te que quase tudo o que aprendi foi neste forum :wink:

Registado: 4/2/2014 12:33

por whiteshark » 20/9/2016 15:03

NaoSei Escreveu:
errado, qualquer trade que seja de lucro é bom trade.
aqui ninguem o censegue dizer quando inverte a tendencia e a que valor os fariam entrar mas nos graficos que muitos apresentam, só indicam que ela inverte quando passa determinadas linhas, ainda me lembro de ver muitas analises do ulisses em que no grafico ele diz que a tendencia já inverteu no historico a 6 Mêses atrás mas para ele ainda não tinha invertido nessa posicao e só depois de ela ter continuar a inverter é que ele reconheceu a inversão, e tal como o diz muitas vezes...se agora fizer uma analise ao BCP, vai dizer que é mais seguro entrar muito acima, com alguma resistencia quebrada nos 0,03 ou 0,0415 ou etc, e nao vais ganhar 1000000, só vais ganhar 10...entendeste?? vais ser um mau trade com lucro ocasional???
ou entao tal como este trade que fizeste de 0,0153 e saires a 0,0177, mas se ela for aos 0,03 é um péssimo trade teu?? nao...porque deu lucro

Pronto eu tou errado e tu é que tás certo. Tu é que sabes e tu é que fazes bem.
É por teres essa postura do "eu é que sei" contrária ao teu nick que vais acumulando excelentes trade um atrás dos outros :roll:

O que eu te digo é: Um bom trade tem necessariamente lucro, um lucro não faz necessariamente um bom trade

Espero que um dia consigas perceber isso.

Se este meu trade que entrei a 0,0153 e sair a 0,0177 se concretizar foi um bom trade; ponto. Se for aos 0,03 a seguir é futuro. Quem te diz que não peguei nesse dinheiro e investi noutro trade qualquer que deu muito mais lucro? Não sabes e este trade acabou ai com um percurso exemplar.

Efectivamente podia ter sido um trade melhor mas é tudo uma questão de probabilidades. Entrei num (possivel) suporte e saio numa (possivel) resistencia. A probabilidade de retração nos 1,77 é mais alta que quebra. E não há nada pior e mais estupido que deixar um (pequeno) ganho se transformar numa (grande) perda.

Esta lição é algo que tu já devias estar mais que familiarizado pois, do que vemos, a grande maioria dos teus trades no BCP são pequenos lucros que se transformaram em grandes prejuizos.
Mas tu no final do dia ficas contente porque olhas para o teu preço médio cada vez baixo e pensas "isto quando for aos 7 centimos vou ficar milionário" <-isto sim é o grande erro do trading: deixar prejuizos crescentes se acumularem sobre a ilusão de um lucro futuro hipotético

Se este meu trade que entrei a 0,0153 for a 0,011 e a seguir for a 0,0177 foi um mau trade. O resultado final é o mesmo mas o percurso demonstra uma clara má leitura da evolução da cotação. E é essa má leitura que em trades acumulados te vai dar muito mais perdas que lucros.
Editado pela última vez por whiteshark em 20/9/2016 15:08, num total de 2 vezes.

por Rango » 20/9/2016 15:00

Eu cá, quanto mais pessimismo houver numa acção mais eu fico optimista. Já devia ter aproveitado a queda de hoje para reforçar a posição adquirida ontem, mas, algum receio de que fosse mais abaixo, segurou-me a mão. Continuo a acreditar que há grandes probabilidades de haver um ressalto, depois de ter feito um duplo fundo.

Registado: 16/9/2016 15:35

por leão2 » 20/9/2016 15:00

jthai1 Escreveu:Pode romper o suporte para baixo mas que está haver uma resistência isso é verdade
Neste momento estamos assistir um forte combate entre vendedores e compradores
Mas se cair a abaixo de 1,5 podemos esperar o pior senario para o BCP
Se mantiver acima de 1,5 "ficaria mais otimista
Mas eu respeito as vossas críticas

Há aqui muitos que olham para os compradores e vendedores e isso por vezes não é real, por exemplo, quando vejo muitos compradores é de vender, quando há muitos vendedores é de comprar.

por artista_ » 20/9/2016 14:50

Não sei, é sempre difícil estabelecer uma estratégia de sucesso, com bons pontos de entrada e tudo o resto bem definido. Mas uma coisa podemos dizer com certeza, quem já aqui andava quando o BCP atingiu os máximos relativos dos últimos anos (em torno dos 15 cêntimos), não vendeu nada e tem andado a acumular nas quedas, com a cotação atual cerca de 90% abaixo desse topo, não pode estar a fazer bons trades, digas o que disseres... tu estás a perder muito mais do que dizes, porque não perdeste só aquilo que estás a perder, perdeste também tudo o que ganhaste nas subidas de 2012/2014! Quem não consegue sequer ver os erros que anda a cometer dificilmente algum dia terá sucesso em bolsa!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por NaoSei » 20/9/2016 13:22

whiteshark Escreveu:
NaoSei Escreveu:
whiteshark Escreveu:
:oh:

so interessa quando fechares? Não, interessa até ao momento em que a fechares

vou fazer com valores para ser mais perceptível:

compraste a 2 ela subiu até 3 e vendeste - boa aposta
compraste a 2 ela subiu até 3, caiu até 1 - má aposta, podias ter comprado a 1
compraste a 2 ela subiu até 3, caiu até 1 e recuperou até aos 3 - má aposta, podias ter comprado a 1
estava a 2, caiu para 1, voltou a subir para 2, compraste a 2 e vendeste a 3 - boa aposta

o facto de teres tido lucro ou não na transação não é o que determina se foi boa decisão.

Podes ter tido um péssimo ponto de entrada e um excelente ponto de saída o que te dá lucro mas não faz um bom trade

estou em desacordo contigo, pois isso demonstra o contrario do que afirmas tanto tu como até o Ulisses.
entrar em longo prazo, só quando há inversão de sinal ou seja nunca poderia ser no ponto mais baixo de sempre (o teu 1), pois ela quando vai ao 1, tem de subir ao 2 para se ter invertdo.
o teu problema é que estás a comparar posicoes de curto prazo com posicoes de longo prazo.
eu sei que o meu investimento podia ter sido feito ao contrario, ou seja, esperar que ela comecer a inverter e depois nessa altura é que entraria na cotada, mas quando já lá estamos colocados, na pratica nunca funciona assim.

whiteshark Escreveu:compraste a 2 ela subiu até 3, caiu até 1 e recuperou até aos 3 - má aposta, podias ter comprado a 1

má aposta teres ganho dinheiro??? nada disso...tudo que seja lucro é sempre bom....aqui nao se aposta, isto nao é um jogo, investe-se

Não queres perceber não percebas. Está ai tudo claro.

Um bom trade tem um bom ponto de entrada e um bom ponto de saida -> ganhaste 10 quando podias ter ganho 1000000? mau investimento. Tens de pensar no lucro consistente e não no lucro ocasional. Quem faz maus trades mesmo que tenha lucro arrisca-se a, no longo prazo e no agregado de todos os trades, perder mais do que o que ganhou.

Maximiza o lucro e minimiza as perdas.

estava a 2, caiu para 1, voltou a subir para 2, compraste a 2 e vendeste a 3 - boa aposta -> este é o trade aconselhável, o trade após inversão da tendência descendente e o exemplo de trade dos que dei que escolheste ignorar..

Tu é que estás a confundir tudo. Eu tou a falar de trades no geral, genericamente, o que inclui longo e curto prazo.

errado, qualquer trade que seja de lucro é bom trade.
aqui ninguem o censegue dizer quando inverte a tendencia e a que valor os fariam entrar mas nos graficos que muitos apresentam, só indicam que ela inverte quando passa determinadas linhas, ainda me lembro de ver muitas analises do ulisses em que no grafico ele diz que a tendencia já inverteu no historico a 6 Mêses atrás mas para ele ainda não tinha invertido nessa posicao e só depois de ela ter continuar a inverter é que ele reconheceu a inversão, e tal como o diz muitas vezes...se agora fizer uma analise ao BCP, vai dizer que é mais seguro entrar muito acima, com alguma resistencia quebrada nos 0,03 ou 0,0415 ou etc, e nao vais ganhar 1000000, só vais ganhar 10...entendeste?? vais ser um mau trade com lucro ocasional???
ou entao tal como este trade que fizeste de 0,0153 e saires a 0,0177, mas se ela for aos 0,03 é um péssimo trade teu?? nao...porque deu lucro

por Fred_Invest » 20/9/2016 12:55

whiteshark Escreveu:

Confesso que o pouco que sei aprendi aqui (no fórum em geral). Maioritariamente apenas discordo, nos users mais experimentados, do modo como por vezes expõem as ideias que leva a que muitos "newbies" fujam. Mas como estou sempre a aprender li hoje uma frase que me chamou a atenção. Tão básica e óbvia (e lógica) mas que nunca tinha lido e explica o trading de forma tão concisa (a ultima).
Obrigado whiteshark!

Registado: 4/9/2015 12:25

por whiteshark » 20/9/2016 12:33

figurastecnicas Escreveu:
whiteshark Escreveu:
Aperta bem esse stop!

Acho que 0,0150 está bem apertado lol

Está sim :)

Já estás a ganhar não?

Agora tou que entrei nos 1,53 mas uma bela miséria lol gostava de o ver ressaltar até aos 1,77 e testar a nova resistência :wink: 8-)

por whiteshark » 20/9/2016 12:26

NaoSei Escreveu:
whiteshark Escreveu:

compraste a 2 ela subiu até 3, caiu até 1 e recuperou até aos 3 - má aposta, podias ter comprado a 1
estava a 2, caiu para 1, voltou a subir para 2, compraste a 2 e vendeste a 3 - boa aposta

estou em desacordo contigo, pois isso demonstra o contrario do que afirmas tanto tu como até o Ulisses.
entrar em longo prazo, só quando há inversão de sinal ou seja nunca poderia ser no ponto mais baixo de sempre (o teu 1), pois ela quando vai ao 1, tem de subir ao 2 para se ter invertdo.
o teu problema é que estás a comparar posicoes de curto prazo com posicoes de longo prazo.
eu sei que o meu investimento podia ter sido feito ao contrario, ou seja, esperar que ela comecer a inverter e depois nessa altura é que entraria na cotada, mas quando já lá estamos colocados, na pratica nunca funciona assim.

whiteshark Escreveu:compraste a 2 ela subiu até 3, caiu até 1 e recuperou até aos 3 - má aposta, podias ter comprado a 1

má aposta teres ganho dinheiro??? nada disso...tudo que seja lucro é sempre bom....aqui nao se aposta, isto nao é um jogo, investe-se

Não queres perceber não percebas. Está ai tudo claro.

Um bom trade tem um bom ponto de entrada e um bom ponto de saida -> ganhaste 10 quando podias ter ganho 1000000? mau investimento. Tens de pensar no lucro consistente e não no lucro ocasional. Quem faz maus trades mesmo que tenha lucro arrisca-se a, no longo prazo e no agregado de todos os trades, perder mais do que o que ganhou.

Maximiza o lucro e minimiza as perdas.

estava a 2, caiu para 1, voltou a subir para 2, compraste a 2 e vendeste a 3 - boa aposta -> este é o trade aconselhável, o trade após inversão da tendência descendente e o exemplo de trade dos que dei que escolheste ignorar..

Tu é que estás a confundir tudo. Eu tou a falar de trades no geral, genericamente, o que inclui longo e curto prazo.

por whiteshark » 20/9/2016 12:21

NaoSei Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:naosei, estás a baralhar tudo. O whitshark, pelos pressupostos apresentados, está a tentar um "trade" de curto prazo. Exactamente o oposto daquilo a que referes.

Abraço,
Ulisses

Ulisses eu sei o que ele está a fazer.... mas está a ir contra a tendencia... podia estar em apostar a favor da tendencia, esperar que ela recupere e voltar a investir....em bear
mas está a fazer o contrario do que sempre indicou e no post dele, ele mesmo frisa isso..

Caso o BCP esteja a fazer um duplo fundo (hipótese remota) pode até ser um trade de longo prazo :)

se ela subir sem parar e nunca me bater no stop (que vou ajustando) então é um trade eterno lol

por NaoSei » 20/9/2016 12:15

whiteshark Escreveu:
NaoSei Escreveu:
whiteshark Escreveu:
mas não a vendeste e deixaste um potencial pequeno lucro ser transformado numa potencial mais valia significativa - logo foi uma má aposta

comprares um ativo que pouco depois desvaloriza 20% é sempre uma má aposta dês as voltas que deres e argumentes o que quiseres pelo simples facto que se tivesses esperado tinhas comprado 20% mais barato. É simples

Se pode vir a dar lucro? pode claro, mas naquele momento foi uma má decisão

epá espera lá!!!!
só interessa quando a fechares....se ela for daqui a um mês aos 0,03, e a vender vais mudar a tua opiniao???

por Day Trader PT » 20/9/2016 12:13

NaoSei Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:naosei, estás a baralhar tudo. O whitshark, pelos pressupostos apresentados, está a tentar um "trade" de curto prazo. Exactamente o oposto daquilo a que referes.

Abraço,
Ulisses

Ulisses eu sei o que ele está a fazer.... mas está a ir contra a tendencia... podia estar em apostar a favor da tendencia, esperar que ela recupere e voltar a investir....em bear
mas está a fazer o contrario do que sempre indicou e no post dele, ele mesmo frisa isso..

Caso o BCP esteja a fazer um duplo fundo (hipótese remota) pode até ser um trade de longo prazo :)

Registado: 24/11/2008 17:58

por whiteshark » 20/9/2016 12:12

NaoSei Escreveu:

Abraço,
Ulisses

dai ser uma pequena entrada :wink: e com um stop curtissimo

os argumentos que dei sempre, e que estás a citar, são para trades de longo prazo para os buy&hold que tanto gostas.

Um entrada a sério, os "camiões" que tu falas só quando passar os 2 centimos. Nada mudou NaoSei:

Tendencia descendente tou a apostar num ressalto (de preferência violento!)

por NaoSei » 20/9/2016 12:09

Abraço,
Ulisses

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: josehenry400, niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2, TTM62 e 563 visitantes