Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 17/2/2014 22:54

@Chico: muito bom resumo, parabéns.

Rick estava mesmo a pensar fazer esse exercicio e agora com a motivação extra de comparar com os teus no fim... Há melhor método de aprendizagem que este?!

A data dá tempo para toda a gente ter tempo de fazer a sua análise. Sugeria que quem pretende participar, que apresenta-se a sua lista no fim-de-semana respectivo (quem puder, claro). Deste modo, cada um faz uma análise sem influencias (mesmo que indirectamente).
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Sugestões.

por Rick Lusitano (New) » 17/2/2014 21:45

Chico_laranja Escreveu:Para o arranque nada melhor que um mix tipo 3 ou 4 fundos com 4 classes de risco. Peço ao Rick que depois coloque aqui 2 ou 3 exemplos para cada uma das classes

:arrow: risco baixinho: Obrigações governamentais de qualidade (dão 3 a 4 % ao ano em média e caiem apenas 1 em cada 3 ou 4 anos por isso terás ganhos de 3-5% e 1 ano de perda de 2 ou 3 % de vez em quando)

:arrow: risco baixo-médio: Obrigações globais mistas: mistura governamentais AAA (risco mínimo como Alemanha por exemplo), governamentais de qualidade duvidosa (Portugal está aqui), governamentais completamente especulativas(Argentina, Grécia e Venezuela são os 1ºs a saltar-me à memória) com corporativas/empresas de baixo risco (Nestlés, Unilevers e afins) e empresariais de risco médio e/ou alto.

:arrow: risco médio alto: Obrigações exclusivamente especulativas e/ou de qualidade duvidosa, Acções mercados desenvolvidos (tipo EUA), sectoriais (apenas 3 sectores por ordem crescente de risco: bens essenciais, infraestruturas e saúde)

:arrow: risco alto: Acções globais, Acções de zonas geográficas específicas: EUA, Europa e talvez Japão

:arrow: risco extremo: Acções de mercados emergentes e/ou fronteira


Pegando nesta excelente ideia do Chico, e para dinamizar a discussão e troca de ideias, em que se aprende alguma coisa. Lanço o desafio, de cada um de nós apresentar as suas ideias/propostas para cada um dos níveis de risco. Prazo de entrega das ideias de fundos, não é de alocação ou carteiras, apenas de escolha de fundos, não interessa mínimos de investimento, nem moeda, será até dia 02/Março/2014. Eu irei apresentar a minha no final, para não haver copianços, irei usar apenas fundos que já falei neste fórum.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 17/2/2014 21:33

Chico, andas a 2 anos nisto, mas nota-se que já passastes de rookie, há muito tempo. Fizestes um muito bom post. :clap:

Vale a pena, ler o post por completo, e reler quem ainda está a começar. Vou-te fazer uma surpresa. :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

+ Ferramentas

por Rick Lusitano (New) » 17/2/2014 21:18

Já adicionei mais ferramentas, com ligações para verificarem os mercados financeiros, diariamente e até ligações para ver TV em directo dos canais de noticias financeiras e económicas, ligações para as várias empresas fornecedoras de índices de acções, de obrigações e de REITs (o que é útil para verem em que é consistem os índices, tanto para os ETFs passivos como para os fundos de investimento index, e também para poderem ver em que se baseiam os fundos de investimento normais).


:arrow: Ferramentas diversas (2013-10-31)


Adicionei também esta ligação para o medidor da BlackRock sobre o risco das obrigações governamentais.

Rick Lusitano Escreveu:Instrumentos financeiros - Obrigações governamentais
Imagem BlackRock Blog - BlackRock Sovereign Risk Indicator LINK
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 17/2/2014 11:17

wokie

Bem vindo à selva.

Enquadramento e estratégia

1º. Estabelece mentalmente uma estratégia que se adapte a ti e unicamente a ti. Não há estratégias que dêm para todos apenas para grupos com perfis de risco semelhantes.

É natural que com o tempo vá sofrendo alterações principalmente no início mas não alteres profundamente a estratégia senão o resultado é o mesmo que o do Sporting frente ao Benfica há uns dias atrás :-"

Tipo de estratégias

Estratégia A
- Ao fim de 5 anos quero ter um rendimento anual médio de 5-7%
- Estou disposto num ano mau perder 15-20% do dinheiro.
- Quedas diárias de 1-1.5% deixam-me nervoso. Quedas de 2%+ tiram-me o sono.
- Faço poucos movimentos

Estratégia B
- Ao fim de 5 anos quero ter um rendimento anual médio de 9-12%
- Estou disposto num ano mau a perder 30-40% do dinheiro.
- Quedas diárias de 2-3% deixam-me nervoso. Quedas de 3-5% tiram-me o sono.

A estratégia A é mais conservadora a B é mais agressiva.

Como podes ver o que dá para umas pessoas não dá para outras.

O tópico do VirtuaGod viewtopic.php?f=3&t=77465 está mais virado para quem se revê mais na estratégia A. Neste tópico além da estratégia A fala-se também da estratégia B sem medo pois também há quem prefira arriscar mais um pouco para ter maiores ganhos.

A maneira como deves investir, pelo menos até perceberes como a coisa funciona, será arrancar com a estratégia A e quando estiveres ambientado e caso te revejas na estratégia B passes aos poucos para aí.

Para o arranque nada melhor que um mix tipo 3 ou 4 fundos com 4 classes de risco. Peço ao Rick que depois coloque aqui 2 ou 3 exemplos para cada uma das classes
risco baixinho: Obrigações governamentais de qualidade (dão 3 a 4 % ao ano em média e caiem apenas 1 em cada 3 ou 4 anos por isso terás ganhos de 3-5% e 1 ano de perda de 2 ou 3 % de vez em quando)
risco baixo-médio: Obrigações globais mistas: mistura governamentais AAA(risco mínimo como Alemanha por exemplo), governamentais de qualidade duvidosa (Portugal está aqui), governamentais completamente especulativas(Argentina, Grécia e Venezuela são os 1ºs a saltar-me à memória) com corporativas/empresas de baixo risco (Nestlés, Unilevers e afins) e empresariais de risco médio e/ou alto.
risco médio alto: Obrigações exclusivamente especulativas e/ou de qualidade duvidosa, Acções mercados desenvolvidos(tipo EUA), sectoriais (apenas 3 sectores por ordem crescente de risco: bens essenciais, infraestruturas e saúde)
risco alto: Acções globais, Acções de zonas geográficas específicas: EUA, Europa e talvez Japão
risco extremo: Acções de mercados emergentes e/ou fronteira

Eu diria que fazias 1 micro carteira com 1 fundo de cada dos "low-cost" que se podem comprar com 50-100€ cada tranche e daqui a 3 meses já vias até que ponto suportavas o risco e percebias um pouco o funcionamento da coisa comparando com referências dos mesmos sectores.

Há um factor silencioso que muitas vezes interfere: câmbio. O fundo pode até ser em EUR mas se é dos EUA o que o constitui é em dólares e sofre com o câmbio EUR:USD. Só fundos Hedged limitam esse factor e não é a 100%. É bem visível por exemplo em fundos de acções japonesas em que o câmbio iene:eur por vezes é mais forte que a bolsa e a bolsa ganha 0.5% e o fundo perde 0.2% pois o câmbio foi desfavorável em 0.7% ou vice-versa

Tipicamente, quem não é perseguidor do lucro esquecendo o risco costuma ter uma carteira com algo entre os 70%-30% e 60%-40% Obrigações/Acções.

Já por cá passaram diversas carteiras deste género logo nas primeiras páginas deste tópico.

É um mundo novo e tens muito para aprender mas com vontade tudo se consegue. Eu ando há coisa de 2 anos neste mundo a aprender e ainda me considero um rookie. Para os rookies como eu, julgo que os globais serão sempre melhores que os específicos (ao contrário da tua 1ª carteira) pois embora o lucro seja um pouco menor o risco também o é pois se 1 país tiver 1 gripe os outros compensam. Agora se estavas dentro apenas do país com a gripe ficaste gripado também.

Desculpem o testamento :oh: :-"
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 17/2/2014 0:56

wokie Escreveu:Chico e Rick, obrigado pela análise e resposta. E desculpem-me a minha ausência, mas o trabalho, não deixa-me respirar.

Chico, quanto as tuas perguntas…

O que esperas dessas carteiras? 10% de rentabilidade, já me dou por contente.
Estás preparado para no espaço de ano e meio poder perder 50% do dinheiro? Sinceramente não, mas gosto de correr alguns ricos, mas não demasiados.

Confesso que é a primeira vez que procuro uma carteira de fundos, pois os depósitos a prazo estão uma vergonha e já não consigo negociar com os bancos as taxas que pretendo (+ 4%), e o que eles estão oferecer, fico a pensar que ainda tenho que pagar para lá o ter. O Capital investido em depósitos a prazo totaliza mais de 85% das minhas economias, pelos vários bancos que tenho conta e os prazos começam a terminar, dai a minha procura pelos fundos.

A escolha dos fundos,foi olhar um bocado para a Europa e encostar-me a Alemanha e para as pequenas empresas, como no acreditar da recuperação lenta de Portugal. Um olhar “desequilibrado” pelos vistos.

Segui os teus passos no Trustnetoffshore e não consegui, no X-Ray da MorningStar.de não consegui adicionar o Invesco funds – LU0607512935, e com pesquisa no Google pela MorningStar apareceu por arrasto o Bestbank que continha o X-Ray na zona dos fundos (em anexo).

Chico… porquê dizes isto “eu faria algo tipo: 50% Acções globais + 50% Obrigações globais”, não estarei exposto as mesmas percas que dizes? Poderás dar-me algum exemplo, para o X-Ray?

Rick,
Para um prazo 1/2 anos e com uma escala de risco de 0 a 10, o meu fator de risco é um 7,5.

A seguinte carteira está mais equilibrada ou desequilibrada?
Franklin MENA Fund N Acc €-H1 - LU0358406055 40%
Pictet Japanese Equity Sel-HR EUR - LU0248320581 15%
Santander Acções Portugal FIMA - PTYSAFLM0006 15%
Mirabaud Spain - LU0787970960 15%
Franklin Biotechnology Disc N Acc $ - LU0122613499 15%

Como se processa a nível da declaração de IRS, tenho que os declarar ou basta a retenção que o próprio banco faz dos 28%?
Agradeço a vossa atenção.
Cumprimentos



Se estás a sair dos DP, e a entrar pela 1ª vez nos fundos, vai teres que ser forte mentalmente, principalmente nas quedas.
Como tu, muitas pessoas estavam habituadas ás taxas de juro apetecíveis dos DP, mas a festa acabou. E percorreram o mesmo caminho que tu.
Bem-vindo á Matrix. Imagem

Muitas pessoas, poderão pensar que os fundos é sempre a subir, mas não é, tem o risco dos mercados, por isso, o "prémio" de retorno é possível maior.

O passado não garante o futuro.


Se tens uma estratégia de investimento, segue-a, não hesites, ignora os ruídos diários nas noticias e nos mercados, só servem para criar insegurança, medo e pânico.
E se tiveres dúvidas, fala com a gente, antes de fazeres qualquer coisa, que depois poderás te arrepender.
Vai lendo algumas coisas, tens algumas fontes neste tópico e no do VirtuaGod. Tens papers em PDF e links para informação relevante.



A carteira que apresentas, já está melhor diversificada por zonas.
Médio Oriente (ME)
Japão
Portugal
Espanha
EUA

A nível de correlações:
40% - ME
15% - Japão
30% - Ibéria (Portugal + Espanha)
15% - EUA (O fundo da Franklin Biotechnology, tem muito da sua carteira nos EUA, cerca de 96,29%)



A imagem que colocas não deve ser desta carteira porque não tem "Middle East / Africa", ainda por cima, metes 40% da carteira no ME.


Eu simulei a tua carteira no x-ray no Banco Best e ficou muito diferente da tua imagem:

wokie - 1-2 anos.gif
Fonte: Morningstar/BB
wokie - 1-2 anos.gif (33.72 KiB) Visualizado 12734 vezes


Baseado nesta simulação, tens:

Zonas geográficas
1/3 na Europa
1/3 no Médio Oriente / África
1/3 nos EUA e Japão (1/6 em cada)

A nível de sectores, nota-se que a carteira é mais agressiva, aposta no crescimento das economias:
23.76% - Serviços financeiros (deve-se principalmente ao Franklin MENA)
16.42% - Produtos Industrializados
11.58% - Materiais Básicos

Os 17.14% da saúde, tem empresas de saúde com risco, devido ás biotechs.

Nas capitalizações, a tua carteira está muito bem equilibrada:
39% - Grande Capitalização
38% - Média Capitalização
23% - Pequena Capitalização

36% - Valor
33% - Crescimento
30% - Misto

Nota: O Franklin Biotechnology, a venderes-o, faz com o cambio EURUSD mais baixo do que comprastes, para não perderes dinheiro com o cambio. Ou seja, se comprares-o com o EURUSD a 1.36 USD, terás que o vender no mínimo abaixo do 1.35 USD, devido ao spread cobrado pelo banco na conversão cambial.



wokie Escreveu:Como se processa a nível da declaração de IRS, tenho que os declarar ou basta a retenção que o próprio banco faz dos 28%?


Nesse aspecto, os fundos de investimento, são como os DP, o banco faz a retenção á taxa liberatória do momento das mais-valias quando vendes os fundos e dos dividendos quando os fundos distribuem. Por isso, não tens de declarar nada no IRS, a não que faças o englobamento no IRS, mas isso, é para pessoas com rendimentos anuais abaixo dos 7.000 EUR se não me engano.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por wokie » 15/2/2014 18:18

Chico e Rick, obrigado pela análise e resposta. E desculpem-me a minha ausência, mas o trabalho, não deixa-me respirar.

Chico, quanto as tuas perguntas…

O que esperas dessas carteiras? 10% de rentabilidade, já me dou por contente.
Estás preparado para no espaço de ano e meio poder perder 50% do dinheiro? Sinceramente não, mas gosto de correr alguns ricos, mas não demasiados.

Confesso que é a primeira vez que procuro uma carteira de fundos, pois os depósitos a prazo estão uma vergonha e já não consigo negociar com os bancos as taxas que pretendo (+ 4%), e o que eles estão oferecer, fico a pensar que ainda tenho que pagar para lá o ter. O Capital investido em depósitos a prazo totaliza mais de 85% das minhas economias, pelos vários bancos que tenho conta e os prazos começam a terminar, dai a minha procura pelos fundos.

A escolha dos fundos,foi olhar um bocado para a Europa e encostar-me a Alemanha e para as pequenas empresas, como no acreditar da recuperação lenta de Portugal. Um olhar “desequilibrado” pelos vistos.

Segui os teus passos no Trustnetoffshore e não consegui, no X-Ray da MorningStar.de não consegui adicionar o Invesco funds – LU0607512935, e com pesquisa no Google pela MorningStar apareceu por arrasto o Bestbank que continha o X-Ray na zona dos fundos (em anexo).

Chico… porquê dizes isto “eu faria algo tipo: 50% Acções globais + 50% Obrigações globais”, não estarei exposto as mesmas percas que dizes? Poderás dar-me algum exemplo, para o X-Ray?

Rick,
Para um prazo 1/2 anos e com uma escala de risco de 0 a 10, o meu fator de risco é um 7,5.

A seguinte carteira está mais equilibrada ou desequilibrada?
Franklin MENA Fund N Acc €-H1 - LU0358406055 40%
Pictet Japanese Equity Sel-HR EUR - LU0248320581 15%
Santander Acções Portugal FIMA - PTYSAFLM0006 15%
Mirabaud Spain - LU0787970960 15%
Franklin Biotechnology Disc N Acc $ - LU0122613499 15%

Como se processa a nível da declaração de IRS, tenho que os declarar ou basta a retenção que o próprio banco faz dos 28%?
Agradeço a vossa atenção.
Cumprimentos
Anexos
Análise x-ray.JPG
Análise x-ray.JPG (63.99 KiB) Visualizado 12830 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10
Registado: 13/2/2014 1:14

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 15/2/2014 18:15

ghorez Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Ghorez, em que consiste os "Basic Materials"? Muitas empresas desse sector, são indústrias, por exemplo, de químicos.


Então por essa ordem de ideias vai começar a ser difícil para mim separar "indústrias" do que quer que seja.
Antes do jantar vou passar na indústria da panificação a pedir meia dúzia de pães. Perdão na padaria. Será mesmo padaria? :-k

Definition of 'Basic Materials Sector'
A category of stocks that accounts for companies involved with the discovery, development and processing of raw materials. The basic materials sector includes the mining and refining of metals, chemical producers and forestry products.

Definition of 'Industrial Goods Sector'
A category of stocks that relate to producing goods used in construction and manufacturing. This sector includes companies involved with aerospace and defense, industrial machinery, tools, lumber production, construction, cement and metal fabrication.

Definition of 'Consumer Goods Sector'
A category of stocks and companies that relate to items purchased by individuals rather than by manufacturers and industries. This sector includes companies involved with food production, packaged goods, clothing, beverages, automobiles and electronics.

http://www.investopedia.com/


Ghorez, não te tiro a razão. O que quero dizer que muitas das empresas de "Basic Materials" para além de produzirem matérias-primas para serem usadas noutras indústrias. Produzem também produtos finais. Por exemplo, empresas que produzem químicos para as industrias que produzem tintas ou produtos de limpeza, também produzem químicos para ser usados como adubos/fertilizantes, pesticidas para serem usados na agricultura, e também podem produzir produtos de limpeza, derivados dos químicos, etc. Tudo para venda final. Usando as definições da Investopedia, uma BASF, tanto pode ser de "Basic Materials" como "Consumer Goods". Hoje em dia, as empresas viraram conglomerados de várias empresas ligadas a vários sectores económicos.


Wikipedia Escreveu:Products
Chemicals, plastics, performance chemicals, catalysts, coatings, crop technology, crude oil and natural gas exploration and production


Fonte: Wikipedia - BASF
http://en.wikipedia.org/wiki/BASF
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 15/2/2014 16:56

Keizer Escreveu:Se na Italia não existe estabilidade politica, porquê a aposta em obrigações PIIGS?



De uma notícia de hoje da Bloomberg:

Bloomberg Escreveu:Italy’s 10-year yields dropped to the lowest level since 2006 this week amid investor bets that a transition of power won’t immediately damage the ability of Europe’s biggest debtor to finance itself.


Bloomberg Escreveu:The securities of the euro area’s higher debt and deficit nations have outperformed bunds since the start of the year according to Bloomberg World Bond Indexes. Greek bonds returned 9.9 percent through Feb. 13, the best-performing sovereign market followed by Portugal, Slovenia and Spain. Italian securities gained 2.6 percent and German bonds rose 2 percent.



Fonte: Bloomberg - Italy Yields Reach 8-Year Low on Leadership Putsch; Bunds Drop (Feb 15, 2014 7:00 AM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-02-15/italy-yields-reach-8-year-low-on-leadership-putsch-bunds-drop.html



Bloomberg Escreveu:Italy’s credit rating outlook was raised to stable from negative by Moody’s Investors Service, which cited the government’s financial strength and reduction of risks from contingent liabilities.

Moody’s also affirmed Italy’s Baa2 and Prime-2 debt ratings, saying in a statement it expects a leveling-off of the nation’s debt-to-gross domestic product ratio this year. The risk from liabilities are reduced by the potential recapitalization needs of Italian banks, loans by the European Financial Stability Facility and the European Stability Mechanism, Moody’s said.


Bloomberg Escreveu:Italian bonds have rallied during the past 18 months as the euro area’s debt crisis eased.


Bloomberg Escreveu:Italian borrowing costs dropped to a record low at a sale of three-year debt on Feb. 13 as investors shrugged off rising tensions that led to the resignation of Prime Minister Enrico Letta.

Letta’s departure and “the expectation that Matteo Renzi will head a newly formed government does not alter Moody’s expectations in this respect,” the ratings company said in the statement.



Fonte: Bloomberg - Italy’s Credit-Rating Outlook Raised to Stable by Moody’s (Feb 14, 2014 11:01 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-02-14/italy-s-baa2-outlook-changed-to-stable-from-negative-by-moody-s.html



Bloomberg Escreveu:Letta, 47, is the third premier in a row brought to an early end by Italy’s fragmented parliament.


Bloomberg Escreveu:Italy’s 10-year bond yield fell one basis point, or 0.01 percentage point, to 3.70 percent at 11:47 a.m. local time. The political wrangling hasn’t unsettled the market as the yield dropped to 3.66 percent on Feb. 12, the lowest since February 2006. The FTSE MIB (FTSEMIB) benchmark stock index rose 1 percent as the national statistics office reported fourth-quarter economic growth of 0.1 percent, the first increase since 2011.


Bloomberg Escreveu:Letta’s fall will lead to Italy’s fourth government in a little more than two years. Berlusconi, a three-time premier, was abandoned by his majority in November 2011 at the height of the European debt crisis. Mario Monti’s caretaker government was brought down amid recession, and inconclusive elections in February 2013 left Letta in charge of a coalition of formerly rival parties.



Fonte: Bloomberg - Letta to Submit Resignation Today as Italy Prime Minister (Feb 14, 2014 11:21 AM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-02-13/letta-says-he-ll-resign-as-italian-prime-minister.html



Resumindo, os mercados já estão habituados a estes arrufos politicos na Itália. :twisted:
A Itália teve ultimamente, 4 governos diferentes em cerca de 2 anos, mesmo assim, as suas obrigações governamentais valorizaram-se nos últimos 1,5 anos. Podiam ter se valorizado mais ainda, se não houvesse estas politiquices. Até as "Yields" Espanholas estão melhor do que as Italianas. Mas com estas lutas de bastidores partidárias na Itália, as obrigações Italianas deram mais retorno YTD do que as "Bunds" com a estabilidade do governo Alemão da Sra. Merkel. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Keizer » 15/2/2014 11:04

Se na Italia não existe estabilidade politica, porquê a aposta em obrigações PIIGS?
 
Mensagens: 20
Registado: 18/9/2013 9:35

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/2/2014 21:44

Amiais Escreveu:Rick, desde 1947 Itália teve 65 governos (se não estou enganado)...


:shock: :shock:


Amiais Escreveu:...a questão política tem menos relevância para as empresas locais que noutros países.


Depois 65 governos, não admira. :twisted:

Mais parece um país emergente, do que um desenvolvido.

Não têm estabilidade política e por causa disso, as políticas económicas acabam por levar por tabela.

Nem o Papa Chico, mete ordem naquilo. Imagem
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 14/2/2014 20:17

Rick, desde 1947 Itália teve 65 governos (se não estou enganado) a questão política tem menos relevância para as empresas locais que noutros países.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: La Bella Italia

por Rick Lusitano (New) » 14/2/2014 20:03

LTCM Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Aquando o LTCM, me questionou sobre investir em Acções Itália, eu não acreditava muito na Itália no curto prazo. E é por estas questões, que me sentia e continuo a sentir reticente em investir em acções Itália


Quais questões?


No teu post na página 19 do tópico. :wink:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=450#p1088884

LTCM em 14/2/2014 18:29 Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Para mim, apostas para 2014:
(...)
:arrow: Acções Portugal

:arrow: Acções Espanha

:arrow: Obrigações PIIGS
(...)


Acções Itália não é uma aposta porquê?




A que te respondi na página seguinte:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=475#p1088898

Rick Lusitano em 21/1/2014 18:05 Escreveu:
LTCM Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Para mim, apostas para 2014:
(...)
:arrow: Acções Portugal

:arrow: Acções Espanha

:arrow: Obrigações PIIGS
(...)


Acções Itália não é uma aposta porquê?


Porque penso que a Itália, não tem feito as reformas estruturais necessárias significativamente, tem andado a adiar o problema com a barriga. Portugal também não as fez todas, ou as mais importantes, mas fez algumas. Espanha, tem feito também algumas reformas estruturais. Espanha e Portugal levaram com a troika, e foram obrigados a um reajustamento, a Itália, andou a evitar a troika, fez os mínimos necessários, para isso, não indo ás raízes dos seus problemas económicos. Mas de qualquer maneira, apostando em PMEs Europeias, também se apanha algumas PMEs Italianas, como coloquei nesse post citas.

Rick Lusitano Escreveu:Para mim, apostas para 2014:

:arrow: Acções PMEs Europa

:arrow: Acções Reino Unido

:arrow: Acções Alemanha

:arrow: Acções Portugal

:arrow: Acções Espanha

:arrow: Obrigações PIIGS

:arrow: Acções Japão

:arrow: Acções Mercados Fronteira (Aqui o melhor fundo é USD)

(...)



Ou seja, a Itália, para além das questões económicas, tem questões de ordem política para resolver.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: La Bella Italia

por LTCM » 14/2/2014 19:29

Rick Lusitano Escreveu:Aquando o LTCM, me questionou sobre investir em Acções Itália, eu não acreditava muito na Itália no curto prazo. E é por estas questões, que me sentia e continuo a sentir reticente em investir em acções Itália


Quais questões?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Fundos à la carte

por ghorez » 14/2/2014 18:53

Rick Lusitano Escreveu:Ghorez, em que consiste os "Basic Materials"? Muitas empresas desse sector, são indústrias, por exemplo, de químicos.


Então por essa ordem de ideias vai começar a ser difícil para mim separar "indústrias" do que quer que seja.
Antes do jantar vou passar na indústria da panificação a pedir meia dúzia de pães. Perdão na padaria. Será mesmo padaria? :-k

Definition of 'Basic Materials Sector'
A category of stocks that accounts for companies involved with the discovery, development and processing of raw materials. The basic materials sector includes the mining and refining of metals, chemical producers and forestry products.

Definition of 'Industrial Goods Sector'
A category of stocks that relate to producing goods used in construction and manufacturing. This sector includes companies involved with aerospace and defense, industrial machinery, tools, lumber production, construction, cement and metal fabrication.

Definition of 'Consumer Goods Sector'
A category of stocks and companies that relate to items purchased by individuals rather than by manufacturers and industries. This sector includes companies involved with food production, packaged goods, clothing, beverages, automobiles and electronics.

http://www.investopedia.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 14/2/2014 18:08

Rick Lusitano Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:Na Alemanha há muitas coisa que está integrada noutros sectores mas que trabalha muito para industria.

Do top 10:
Bayer - Sector declarado: Healthcase - Na realidade também fornece químicos tal como a BASF
VW - Consumer cyclical - Industria automóvel
Daimler - Idem
Siemens - Utilities - Na realidade é mais industria que fornece o sector das utilities.

Como este há mais exemplos. Muito do consumer cyclical é na realidade indústria pois na realidade para produzir esses bens de consumo ciclico/ duráveis é necessário industria.

Top 25 segundo o Money.msn.com
http://investing.money.msn.com/investme ... 0048580004


Estás a ficar 1 pró nestas cenas. :wink:

Pois é, nem só de números vivem os fundos. :lol:


Até me deixas :oops:

Ainda tenho muito que ler e estudar para deixar o posto de rookie quanto mais chegar a pró

Para isso tenho que continuar a ler muito do que por aqui os verdadeiros prós deixam :pray:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

5th Morningstar European Fund Awards

por Rick Lusitano (New) » 14/2/2014 13:58

5th Morningstar European Fund Awards

Morningstar Escreveu:On March 27th, we honour the nominees and winners of the fifth annual Morningstar European Fund Awards with a reception at the unique 17th century Koepelkerk, a former Lutheran church, famous for its copper dome.

Imagem

About the Awards

These prestigious awards draw upon the expert qualitative fund analysis of our 30-strong European fund research team and recognise the very best fund managers in Europe for their excellent stewardship of fund shareholder capital over the long term. Morningstar gives two equity awards: European Equity Fund Manager of the Year and European Global Equity Fund Manager of the Year. In addition, Morningstar gives one fixed income award for European Fixed Income Manager of the Year.

Nominations for the awards will be made by the qualitative fund analysts comprising Morningstar's European fund research team. To qualify for nomination, at least one fund under a fund manager's leadership must be a Morningstar Medallist. Morningstar Medallists have passed through a rigorous review by our analysts using Morningstar's five-pillar qualitative ratings methodology, and have thereby earned a Gold, Silver or Bronze rating. The fund(s) associated with a manager's nomination must be available for sale in at least one European market.


Fonte:
http://corporate1.morningstar.com/EU/Conference/Morningstar-Investment-Conference-Awards



Morningstar Escreveu:The nominees for the Morningstar European Fund Manager of the Year Awards 2014 are:

Morningstar Fund Manager of the Year: European Equity
Fund Manager, Fund(s), Morningstar Analyst Rating

Isabel Levy, Metropole Sélection, Silver
Tim Stevenson, Henderson Horizon Pan European Equity, Silver
Nicolas Walewski, Alken European Opportunities, Silver

Morningstar Fund Manager of the Year: Global Equity
Fund Manager, Fund(s), Morningstar Analyst Rating

Stuart Rhodes, MandG Global Dividend, Silver
J. Kristoffer C. Stensrud and Team, Skagen Kon-Tiki, Gold
Vincent Strauss and Wojciech Stanislawski, Comgest Growth Emerging Markets, Magellan Gold

Morningstar Fund Manager of the Year: European Fixed-Income
Fund Manager, Fund(s), Morningstar Analyst Rating

Richard Klijnstra and Team, Kempen (Lux) Euro Credit, Silver
Michael Krautzberger, BGF Euro Bond, Gold
Mikael Lundström, Evli Corporate Bond; Evli European High Yield, Bronze

Nominations for a Morningstar Fund Manager of the Year award are made by Morningstar’s European fund research team consisting of fund analysts based in the United Kingdom, France, Germany, Italy, Spain, The Netherlands, Finland, and Norway. To qualify for the award, nominated funds must be Morningstar Medalists--a fund that has garnered a Morningstar Analyst Rating™ of Gold, Silver, or Bronze. A fund manager may be nominated for a fund domiciled anywhere in Europe


Fonte: Morningstar Nederland - Morningstar Announces Nominees for Morningstar European Fund Manager of the Year Awards 2014 (13th February 2014)
http://corporate.morningstar.com/nl/asp/subject.aspx?xmlfile=1351.xml&filter=PR5064
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/2/2014 13:12

wokie Escreveu:(...)

Fundos para 1 /2 Anos
Schroder ISF Middle East EUR B Acc - LU0316459568 – 40%
Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR - LU0248320581 – 15%
Espírito Santo Portugal Acções - Fundo de Investimento Aberto de Acções Nacionais - PTYESYLM0009 – 15%
BPI Portugal FIAA - PTYPIGLM0000 – 15%
Santander Acções Portugal FIMA - PTYSAFLM0006 – 15%

Que dizem? Tem alguma sugestão?
Muito Obrigado


Wokie, só para acrescentar, á boa analise do Chico. Tens 45% em Acções Portugal, porquê? O nosso mercado é tão pequeno, com poucas dezenas de acções, não é por teres fundos de gestoras diferentes e mesmo que tenham estratégias de investimento diferentes que vais diversificar. Dos 3 fundos de Acções Portugal, cortava o ES, que é o elo + fraco. Sugeria que colocastes o Mirabaud Spain, para aproveitares a Espanha. Portugal e Espanha tem alguma correlação, mas sempre diversificavas mais. Dependente do teu perfil de risco, escolheria entre o mais "calmo"/- retorno possível do BPI e o "arriscado/+ retorno possível do Santander. E libertavas 15% para investires noutro fundo.

Em relação ao teu fundo do Médio Oriente, sem dúvida que o Franklin MENA Fund N Acc €-H1 (LU0358406055), é a melhor solução devido a:

:arrow: Tem Hedge cambial, para protecção contra as oscilações cambiais de curto prazo do par do EURUSD, e visto que pretendes investir nessa perspectiva. Ambos fundos são originalmente denominados em USD, sendo o Schroder sujeito á conversão cambial do EURUSD, tornando o mais arriscado.

:arrow: Não tem mais de 1/3 da carteira na Turquia (cerca de 36%) como o teu Schroder. Aliás, o Franklin, nem tem no seu top 10 países, a Turquia. A Turquia é mercado muito volatil, principalmente desde há 1 ano para cá.

:arrow: O Franklin tem mais retorno em todos os prazos (excepto a 5 anos, em que a diferença é apenas de 1.19%) e menos volatilidade em todos os prazos do que o Schroder.

:arrow: Muito importante, após o 22/Maio/2013, com o inicio da fuga dos investidores dos mercados emergentes e outros mercados de risco, o Franklin continuou a subir, mas o Schroder caiu e tem estado constantemente a lateralizar. O que demonstra a qualidade de fundo e a sua equipa de gestão.

MENA.gif
Fonte: Morningstar/BB
MENA.gif (39.85 KiB) Visualizado 13107 vezes

:arrow: O Franklin tem mínimos de investimento inicial e adicional de apenas de 1 UP, enquanto o Schroder exige 500 EUR.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/2/2014 12:37

Chico_laranja Escreveu:Na Alemanha há muitas coisa que está integrada noutros sectores mas que trabalha muito para industria.

Do top 10:
Bayer - Sector declarado: Healthcase - Na realidade também fornece químicos tal como a BASF
VW - Consumer cyclical - Industria automóvel
Daimler - Idem
Siemens - Utilities - Na realidade é mais industria que fornece o sector das utilities.

Como este há mais exemplos. Muito do consumer cyclical é na realidade indústria pois na realidade para produzir esses bens de consumo ciclico/ duráveis é necessário industria.

Top 25 segundo o Money.msn.com
http://investing.money.msn.com/investme ... 0048580004


Estás a ficar 1 pró nestas cenas. :wink:

Pois é, nem só de números vivem os fundos. :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 14/2/2014 11:33

Na Alemanha há muitas coisa que está integrada noutros sectores mas que trabalha muito para industria.

Do top 10:
Bayer - Sector declarado: Healthcase - Na realidade também fornece químicos tal como a BASF
VW - Consumer cyclical - Industria automóvel
Daimler - Idem
Siemens - Utilities - Na realidade é mais industria que fornece o sector das utilities.

Como este há mais exemplos. Muito do consumer cyclical é na realidade indústria pois na realidade para produzir esses bens de consumo ciclico/ duráveis é necessário industria.

Top 25 segundo o Money.msn.com
http://investing.money.msn.com/investme ... 0048580004
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

La Bella Italia

por Rick Lusitano (New) » 13/2/2014 23:07

Aquando o LTCM, me questionou sobre investir em Acções Itália, eu não acreditava muito na Itália no curto prazo. E é por estas questões, que me sentia e continuo a sentir reticente em investir em acções Itália:

SA MC 2014-02-13 13,24 ET.gif
Fonte: Seeking Alpha
SA MC 2014-02-13 13,24 ET.gif (15.83 KiB) Visualizado 13195 vezes


Fonte: Seeking Alpha - Italian Prime Minister resigns (Feb 13 2014, 13:24 ET)
http://seekingalpha.com/news/1568951-italian-prime-minister-resigns
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 13/2/2014 23:01

ghorez Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:20% sector indústria e os alemães devem dar algum peso extra aqui pois a economia alemã é virada para a industria)


Estranho que sendo uma economia virada para o sector da indústria, este apareça em 4º lugar no índice do DAX: :-k

23.22% Basic Materials
21.90% Consumer Goods
17.84% Financials
14.67% Industrials
7.55% Technology
4.98% Utilities
4.51% Telecommunications
4.30% Health Care
1.02% Consumer Services



Ghorez, em que consiste os "Basic Materials"? Muitas empresas desse sector, são indústrias, por exemplo, de químicos.

Morningstar Escreveu:Basf SE Imagem Alemanha


Imagem Basic Materials

Fonte: Morningstar - Fidelity Funds - Germany Fund A-EUR - LU0048580004
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04D0X&tab=3



Bloomberg Escreveu:BASF SE

BAS:GR

Exchange: Xetra
Sector: Materials
Industry: Chemicals
Sub-Industry: Specialty Chemicals

Company Profile for BASF SE (BAS)
BASF SE is a chemical company. The Company operates in six segments: Chemicals, Plastics, Performance Products, Functional Solutions, Agricultural Solutions and Oil & Gas. BASF offers products for the chemical, automotive, construction, agriculture, oil, plastics, electrical / electronics, furniture and paper industries, and provides a range of system solutions and services.


Fonte: Bloomberg - BAS:Xetra Stock Quote - BASF SE
http://www.bloomberg.com/quote/BAS:GR


Quem não se lembra das velhinhas cassetes de audio e as de video VHS da BASF? A BASF produz produtos de limpeza e outros químicos para ser usados noutras industrias.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 13/2/2014 22:49

Daemoon Escreveu:Já dizia a minha avó que quanto mais se tem para escolher pior é :) :)

É de louvar o trabalho do Rick, mas atenção, devemos procurar melhores fundos é certo, mas as carteiras actuais, pelo menso penso assim, se são para médio e longo prazo, não são para a andar a alterar constantemente, cheira-me que com essa nova lista de mais fundos vai haver malta a cometer erros de resgatar fundos para fazer esses novos :D :D



O receio é mutuo. :wink:

Eu ainda não completei a minha carteira, e poderá existir pessoas que também vão construindo as suas carteiras aos poucos, conforme as suas disponibilidades. Por exemplo, tirando o ES Obrigações Europa e o ranhoso F&C EM, só tenho acções em carteira, quero começar a comprar obrigações, já estou a planear os melhores fundos de obrigações, para isso, fiz muito trabalho de pesquisa em várias gestoras, países, etc. Prefiro ir á procura e descobrir por mim mesmo, do que esperar que eles apareceram do nada. Quem não se lembra de Maio de 2013 e o que fez aos PIMCOs de obrigações? Muitos PIMCOs de obrigações terminaram o ano de 2013, com menos-valias, mas houve outros fundos de obrigações, que se portaram melhor.

Então toca a descobrir fundos de obrigações com resultados igualmente consistentes a médio/longo prazo, que sejam tão bons ou melhores do que os PIMCOs, mas que terminaram o 2013, com mais-valias. E depois de os descobrir, é solicitar ao banco correspondente de cada um. Eu já me adiantei e solicitei 1 lote de fundos, porque se não conseguirem aqueles, das duas, uma, ou procuro outros bancos que comercializem os TODOS fundos que eu quero, (porque não quero ter carteiras de fundos espalhadas por vários bancos, pois torna-se mais complicado gerir as carteiras) ou então contento-me com fundos mais fracos, mas não me parece que a última opção, seja a que eu vou escolher. :wink:

Felizmente, já vai aparecendo alternativas aos habituais bancos supermercados de fundos. O conhecimento é uma arma. :-"
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 13/2/2014 22:27

Chico_laranja Escreveu:wokie


O que esperas dessas carteiras?


Ambas são 100% Acções.

Estás preparado para no espaço de ano e meio poder perder 50% do dinheiro? Pode acontecer como aconteceu a muita gente entre Novembro de 2007 e Fevereiro de 2009. Retornos também poderão ser nessa ordem de grandeza em 2 anos se os ventos estiverem de feição.

3º Na primeira carteira tens, sem abrir os fundos, apenas pelos nomes:
100% Acções
60% em fundos dedicados a acções alemãs.
60% em fundos dedicados a small caps
20% sector indústria e os alemães devem dar algum peso extra aqui pois a economia alemã é virada para a industria)

Pode ainda haver sobreposição entre fundos.
Faz 2 coisas nessa 1ª carteira:
Vai ao X-Ray da MorningStar.de e compara os 4 fundos pois de certeza que têm sobreposições. O Rick já colocou links para isso neste tópico.
Vai ao Trustnetoffshore e adicionas os 4 fundos ao cesto, depois faz Fund Comparison e tens lá uns gráficos interessantes que te dizem a distribuição geográfica e por sector desses fundos. Vais chegar à conclusão que estas focado em 2 ou 3 pontos de um mercado global.
No teu caso não é 25%x4 mas já dará para teres uma ideia bastante concreta sobre a tua carteira. Dá-te ainda uma tabela de correlação entre esses 4 fundos.

Pessoalmente acho essas carteiras muito desequilibradas mas tu é que sabes o que estavas a pensar quando escolheste quando montaste esse esboço daí eu ter perguntado no início o que esperas das carteiras.

Se é a primeira vez que fazes uma carteira e assumindo que gostas de algum risco pois fizeste uma carteira 100% acções eu faria algo tipo: 50% Acções globais + 50% Obrigações globais com 80% do capital. 20% ficavam num DP que desse mais de 1% ao ano para tentar acompanhar a inflação.

As obrigações ainda estão a redefinir-se após o maremoto provocado pelo FED em Maio do ano passado e até pode ser um bom ponto de entrada a longo prazo pois as correcções foram violentas.

Depois conforme a coisa fosse progredindo ias adicionando +- risco à tua carteira pois cada um sabe do seu perfil.

A carteira de 1 ano é para apanhar os ventos da Ibéria (sem ser os da Stephanie :lol: ), Japão e Médio Oriente. Sobre o Médio Oriente lê o artigo da Bloomberg que o Rick colocou sobre os mercados emergentes e mercados fronteira. Têm os seus doces mas também têm os seus momentos azedos.



Nem eu diria melhor. Parabéns Chico! :clap:

Fico feliz, por saber que o pessoal está a aumentar os seus conhecimentos. É melhor do que ir a workshops. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por ghorez » 13/2/2014 13:01

Chico_laranja Escreveu:20% sector indústria e os alemães devem dar algum peso extra aqui pois a economia alemã é virada para a industria)


Estranho que sendo uma economia virada para o sector da indústria, este apareça em 4º lugar no índice do DAX: :-k

23.22% Basic Materials
21.90% Consumer Goods
17.84% Financials
14.67% Industrials
7.55% Technology
4.98% Utilities
4.51% Telecommunications
4.30% Health Care
1.02% Consumer Services
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Aqui_Vale, Garfield, Google Feedfetcher, IX Hispana, LCRLCR, m-m, malakas, Manchini888, niceboy, OCTAMA, Santanderes e 79 visitantes