BCP - Tópico Geral
Parece-me que a curto prazo a evolução da cotação do BCP e dos outros Bancos nacionais vai estar dependente da evolução da situação da Grécia, se esta entrar em default, isto ainda vai cair mais. A noticia do governo Alemão já estar a preparar um pacote de ajuda à Banca no caso do defalt Grego, deixa antever o pior.
Olhando a capitação bolsista do BCP (cerca de 1.2 bis), se subtrairmos a participação no Banco Polaco (.8 bis), deveremos ficar com um valor de 376 milhões de euros. Penso que para quem queira investir numa lógica de médio prazo, nos proximos 15 dias poderemos ter boas cotações de entrada, vamos ver !!!!!
Olhando a capitação bolsista do BCP (cerca de 1.2 bis), se subtrairmos a participação no Banco Polaco (.8 bis), deveremos ficar com um valor de 376 milhões de euros. Penso que para quem queira investir numa lógica de médio prazo, nos proximos 15 dias poderemos ter boas cotações de entrada, vamos ver !!!!!
- Registado: 28/10/2007 7:43
O caminho ao INFERNO parace que esta para continuar!
Novo minimo nos 0,196....vamos ver se ao menos ate ao final do dia recupera alguma coisa...desta queda de mais de 5%!
Espero que ao menos, todos os participantes aqui do Forum, e que sejam accionistas (que o tenham sido e já nao sejam!), as tenham conseguido mandar á mãe!
Abraços, aqui da SERRA!
Ferreira
Novo minimo nos 0,196....vamos ver se ao menos ate ao final do dia recupera alguma coisa...desta queda de mais de 5%!
Espero que ao menos, todos os participantes aqui do Forum, e que sejam accionistas (que o tenham sido e já nao sejam!), as tenham conseguido mandar á mãe!
Abraços, aqui da SERRA!
Ferreira
- Registado: 18/8/2011 17:58
artista Escreveu:pc05 Escreveu:artista Escreveu:pc05 Escreveu:Do que consegui apurar, esta versão do Mr Pontes não faz sentido nenhum! O prejuízo já tem que estar descontado.... Corrijam-me se estiver enganado!
Não vou ler o que escreveu o Mr. Pontes. Não o faço porque não confie na sua análise apenas porque não me sinto seguro a analisa os fundamentais das empresas, também não consigo interpretar a contabilidade creativa das empresas...
Mas tenho muitas dívidas que tudo esteja descontado, não estou a ver o BCP a apresentar lucros e a cotar a valores tão baixos, sem qualquer tipo de reacção aparente... e a teoria da conspiração dos curtos para mim não cola!
Artista, não é teoria da conspiração! Basta olhar ao comportamento da banca na europa e perceber que o bcp é apenas mais um! O Commerzbank p. ex. cai quase 70% desde janeiro! Ok, o bcp estará no grupo dos que mais desceram e a queda tem 4 anos...., mas, no que toca às quedas dos últimos 2 anos, elas têm mais a ver com a exposição que o banco tem à dívida grega (mais de 6mM€ no total)! Toda esta incerteza à volta da situação da grécia..... se incumprirá, se sai do euro, etc..... foi o pior que podia ter acontecido ao bcp, um dos bancos mais expostos à dívida grega! Mas tu sabes isso tao bem ou melhor que eu .....
pc05, então não percebi o teu comentário? porque dizes que já deve estar tudo descontado?! Quanto às teorias da conspiração que falei era mais para quem fala dos curtos como se fossem o grande mal dos mercados...
Queria dizer descontado=contabilizado nos resultados, ou seja, prejuízos passados ..... e possivelmente prejuízos assumidos com venda das seguradoras!
artista Escreveu:pc05 Escreveu:Do que consegui apurar, esta versão do Mr Pontes não faz sentido nenhum! O prejuízo já tem que estar descontado.... Corrijam-me se estiver enganado!
Não vou ler o que escreveu o Mr. Pontes. Não o faço porque não confie na sua análise apenas porque não me sinto seguro a analisa os fundamentais das empresas, também não consigo interpretar a contabilidade creativa das empresas...
Mas tenho muitas dívidas que tudo esteja descontado, não estou a ver o BCP a apresentar lucros e a cotar a valores tão baixos, sem qualquer tipo de reacção aparente... e a teoria da conspiração dos curtos para mim não cola!
A grande dificuldade em comentar é faze-lo de forma simples uma matéria complexa, sem exagerar no detalhe da informação nem descurar no entanto aspectos relevantes.
Para os interessados em fundamentais, deverão ler a “International Accounting Standards” (IAS) – em português – “Normas Internacionais de Contabilidade” (NIC), neste caso a NIC nº 39 – Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração.
Poderá ser consultada na pág. 270 em:
http://www.cnc.min-financas.pt/0_new_si ... lidado.pdf
Ora o que está em causa é a forma de contabilização dos títulos de dívida soberana de países da União Europeia em situação de bailout.
Tal como previsto na referida NIC nº 39: “Investimentos detidos até à maturidade são activos financeiros não derivados com pagamentos fixados ou determináveis e maturidade fixada que uma entidade tem a intenção positiva e a capacidade de deter até à maturidade”.
Tendo presente a complexidade da matéria, bem como um conjunto de variáveis que permitem a sua contabilização quer ao justo valor quer ao valor contabilístico, não irei colocar em crise o método de contabilização adoptado.
No entanto, e tendo em conta o pressuposto constante no R&C do 1º semestre onde refere na sua pág. 231 que teve por base “A expectativa de que o reembolso das obrigações detidas pelo Grupo será efectuado em dinheiro na data de vencimento”, já poderá ser questionada dadas as notícias sobre o inevitável incumprimento da Grécia, existindo princípios contabilísticos que aconselhariam ao registo da imparidade (possível perda).
Os valores em causa constantes no R&C do 1º Semestre são:
Activos financeiros detidos até à maturidade Valor contabilístico (Euros '000) Justo valor (Euros '000)
Portugal 2.219.191 1.742.551
Grécia 719.505 470.894
Irlanda 207.757 160.958
Total = 3.146.453 2.374.403
Diferença = 772.050
Cada um agora fará a sua interpretação.
A restante dívida soberana dos referidos países está registada ao "justo valor" pelo que os seus efeitos já se encontram relevados nas contas.
Para mim, um dado muito relevante são os resultados antes de impostos em 30/6/2011 no valor negativo de 50,7 M euros quando em 30/6/2010 o valor foi positivo em 212 M euros, embora o Resultado Líquido a 30/6/2011 apresentado tenha sido de 129 M euros.
Para tanto foram registados impostos diferidos activos (efeitos positivo no resultado), entre os quais, o valor de 132 M euros referente “a perdas registadas em relação à participação detida na Bitalpart, BV.” (pág. 161), ou seja, caso a taxa de IRC utilizada tenha sido 25% a perda bruta terá sido de 132M/0,25 = 528M euros. (líquida 528 – 132 = 396M euros)
Questão: Será tal perda recuperável? Caso não seja, haverá que registar os tais 132M como perda.
Estas contas do BCP não me inspiram muita confiança …
Quanto ao registo da dívida soberana nas contas do BPI, terei de analisar o R&C e posteriormente apresentar a minha leitura sobre as mesmas.
Sérgio
pc05 Escreveu:artista Escreveu:pc05 Escreveu:Do que consegui apurar, esta versão do Mr Pontes não faz sentido nenhum! O prejuízo já tem que estar descontado.... Corrijam-me se estiver enganado!
Artista, não é teoria da conspiração! Basta olhar ao comportamento da banca na europa e perceber que o bcp é apenas mais um! O Commerzbank p. ex. cai quase 70% desde janeiro! Ok, o bcp estará no grupo dos que mais desceram e a queda tem 4 anos...., mas, no que toca às quedas dos últimos 2 anos, elas têm mais a ver com a exposição que o banco tem à dívida grega (mais de 6mM€ no total)! Toda esta incerteza à volta da situação da grécia..... se incumprirá, se sai do euro, etc..... foi o pior que podia ter acontecido ao bcp, um dos bancos mais expostos à dívida grega! Mas tu sabes isso tao bem ou melhor que eu .....
pc05, então não percebi o teu comentário? porque dizes que já deve estar tudo descontado?! Quanto às teorias da conspiração que falei era mais para quem fala dos curtos como se fossem o grande mal dos mercados...

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Sem dúvida.E penso que os operadores do mercado estão cientes desse facto.Por isso por muito boas noticias que os Bancos portugueses tivessem ( infelizmente não me parece que seja o caso), teremos muita ansiedade que se vai traduzir em volatilidade.Aproveito para felicitar as excelentes analise tecnicas que aparecem neste forum.
- Registado: 11/9/2011 19:03
hypo Escreveu:Acho que a questão da Banca é muito complexa e tem a haver com uma séria de factores:risco soberano, risco da Grécia, problema do euro..etc, etc.A agravar a situação da Banca portuguesa temos a situação própria do Pais.Embora as criticas do estrangeiro sejam actualmente positivos, ainda estão todos a ver o que vai suceder a nível da consolidação orçamental.Por isso podemos todos especular muito, mas os proximos tempos vão ser de grande volatilidade.
bem-vindo Hypo. concordo contigo ! estou sempre com um olho na Grécia... porque a seguir a eles cairem... somos nós para onde todos se vão voltar...
- Registado: 19/4/2005 11:11
Acho que a questão da Banca é muito complexa e tem a haver com uma séria de factores:risco soberano, risco da Grécia, problema do euro..etc, etc.A agravar a situação da Banca portuguesa temos a situação própria do Pais.Embora as criticas do estrangeiro sejam actualmente positivos, ainda estão todos a ver o que vai suceder a nível da consolidação orçamental.Por isso podemos todos especular muito, mas os proximos tempos vão ser de grande volatilidade. 

- Registado: 11/9/2011 19:03
artista Escreveu:pc05 Escreveu:Do que consegui apurar, esta versão do Mr Pontes não faz sentido nenhum! O prejuízo já tem que estar descontado.... Corrijam-me se estiver enganado!
pc05 Escreveu:Do que consegui apurar, esta versão do Mr Pontes não faz sentido nenhum! O prejuízo já tem que estar descontado.... Corrijam-me se estiver enganado!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
richardj Escreveu:pc05 Escreveu:artista Escreveu:Onelife Escreveu:Quem não conheça a realidade e leia alguns posts do caldeirão vai achar que o BCP anda a reportar prejuízos há vários semestres consecutivos...
Só não apresenta porque não assume uma boa parte dos prejuízos que vai ter de assumir... provavelmente virão todos de uma vez, em conjunto com uma pipa de massa do estado!
Artista, que prejuízos são estes que o banco não assumiu e, segundo dizes, vai ter que assumir?
o mr pontes já falou disso aqui:
"Mais uma análise do Mr. Pontes:
BCP:Revi target para 0,24 Eur,e recomendei vender forte e rápido.Já incorporou parte do beneficio com venda na Grecia/Polónia,e tem todo o prejuízo para registar.E diluição por 7.207 milhões acções.
Eu mostrei elevada preocupação com os Resultados do BCP do 1S2011. O BCP utilizou o critério que, preparando-se para efectuar venda de activos (Grecia, Polónia, Roménia) com prejuízo, então avançou já no 1S2011 com o beneficio parcial que esse prejuizo lhe vai provocar: o crédito fiscal em IRC, de 221,5 Milhões de Euros, que é um ganho. Isto quer dizer que o BCP, registando já esse ganho no 1S2011, como fez, espera registar contabilisticamente prejuizos relacionados com essas vendas de activos de 221,5/taxa de IRC=221,5/0,25=886 Milhões de Euros de prejuízo.
Mas, veja-se o critério: o beneficio fiscal de 221,5 Milhões de Euros foi incluido nas contas do 1S2011 e é um ganho, mas o respectivo prejuízo que lhe está associado de cerca de 886 Milhões de Euros, ficaram para as contas dos próximos trimestres quando esses activos forem vendidos.
Com esta interpretação contabilistica, que é moralmente desprestigiante, o BCP tornou o Resultado do 1S2011 de prejuízo para lucro de 88,4 Milhões de Eur. Quando sem a antecipação, por principio desprestigiante, do crédito fiscal de operação ainda não concretizada, o BCP teria apresentado um prejuizo real de -77,7 Milhões de Eur depois de impostos [88,4 -(221,5x0,75 para retirar o IRC)].
Mas isto é só um péssimo aspecto nas Contas do 1S2011 do BCP.
Porque outro, é a realidade da diluição fortissima dos resultados por um numero elevadissimo de acções: existem actualmente 7.207 milhões de acções, quando há 3 meses atrás havia cerca 4.967 milhões de acções. Os accionistas antigos não souberam perceber esta fortissima diluição, e deixaram que fossem sobretudo os que trocaram as obrigações perpetuas por novas acções do BCP que lhes ensinassem o óbvio: que as acções estavam a preço muito elevado face à diluição, e então os detentores das novas acções despejaram sobre o mercado as acções da troca, fazendo os antigos accionistas acordar para a realidade.
Eu disse que vendessem fortemente e rápido, BCP. E continuo a dizer, pois entendo que ainda tem cerca de 25% para descer no imediato, para baixar dos 0,24 Eur do target que calculei como justo."
devo dizer que ele aceitou em cheio no target a quando da saída de resultados do semestre.
Do que consegui apurar, esta versão do Mr Pontes não faz sentido nenhum! O prejuízo já tem que estar descontado.... Corrijam-me se estiver enganado!
pvg80713 Escreveu:Pata-Hari Escreveu:http://inimigo.publico.pt/Noticia/Detail/1511208
O BPI por seu turno, ainda vale duas cápsulas Nespresso...
Cada título, porque o banco vale cerca de metade do BCP!

Serra Lapa Escreveu:O Bcp precisa de muito dinheiro porque os capitais próprios estão degradados. Se ele valesse 2 Euros em vez de 20 cêntimos, o dinheiro necessário não seria significativamente menor?
Já referi isso noutro tópico, mas volto a expor a minha posição. Sem controlo como se verifica actualmente por parte das entidades reguladoras em vários mercados, os shorts aumentam o nº de acções porque passam a actuar a descoberto (a CMVM já assumiu isso, em Espanha a mesma coisa, etc.), logo as cotações têm que cair.
Independentemente de outras razões intrinsecas a cada um dos títulos, este facto só por si faz com que caiam.
Isso parece muito bonito mas não é tão simples como tu o dizes, se as cotações estivessem muito abaixo do valor que o mercado atribui ao título era difícil continuarem a cair só porque alguém está a "shortar". Quem entra curto depois também tem de comprar, e para comprar alguém tem de vender, quem é que venderia se o BCP valesse muito mais do que aquilo a que cota?!! Pode haver alguns movimentos que são exagerados, mas isso acontece para baixo e para cima, e eu duvido que este exagero fosse menor se não houvesse posições curtas, a convicção que tenho é que quanto mais líquido for o mercado menos exageros há, pode haver excepções mas na generalidade penso que as coisas funcionarão assim!
Estás a falar de naked short selling. O que há é short selling.
JCS
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
O Bcp precisa de muito dinheiro porque os capitais próprios estão degradados. Se ele valesse 2 Euros em vez de 20 cêntimos, o dinheiro necessário não seria significativamente menor?
Já referi isso noutro tópico, mas volto a expor a minha posição. Sem controlo como se verifica actualmente por parte das entidades reguladoras em vários mercados, os shorts aumentam o nº de acções porque passam a actuar a descoberto (a CMVM já assumiu isso, em Espanha a mesma coisa, etc.), logo as cotações têm que cair.
Independentemente de outras razões intrinsecas a cada um dos títulos, este facto só por si faz com que caiam.
Re: BCP
jarc Escreveu:A propósito desta queda do BCP a justificação parece estritamente técnica. Porém quem está a controlar a descida da cotação sabe que a probabilidade de um aumento de capital existe (verder naPolónia não vale para as contas do rácio) e que o mercado está seco. Com a agravante da CGD ter de largar 3% (se não o estiver a fazer já) Assim, se conseguirem, irão fazê-la dar mais um tombo. E o problema será recuperar. É que de 20 para 40 teremos 100%. E se continuar a cair o cenário tornar-se-á ainda mais complicado.
Não consordo nada com este teu raciocínio jarc, a queda não é técnica, muitos já o diziam (podiam até não usar essa designação mas ia dar no mesmo) quando o título estava a 1€ ou mais...
Se a queda fosse apenas técnica, e não houver nenhum problema grande com o BCP (e os outros bancos) a recuperação aparecerá, seja ela de 100% ou de 500%. Ou estás a ver uma empresa pujante a dar 800 milhões anuais de lucro (por exemplo) e a valer apenas o dobro disso?! Obviamente que não, o problema não são os curtos nem é a técnica, o problema é que o BCP precisa de muito dinheiro, e os seus lucros serão colossalmente negativos quando assumir todas as imparidades... ou então estou enganado e o BCP, mais tarde ou mais cedo, vai subir exponencialmente!!
Re: BCP
jarc Escreveu:verder naPolónia não vale para as contas do rácio.
BCP: venda na Polónia pode gerar ganhos de 400 milhões
Peritos antevêem aumento em 132 pontos base do rácio core Tier 1 do banco
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/fin ... -1729.html
BCP
A propósito desta queda do BCP a justificação parece estritamente técnica. Porém quem está a controlar a descida da cotação sabe que a probabilidade de um aumento de capital existe (verder naPolónia não vale para as contas do rácio) e que o mercado está seco. Com a agravante da CGD ter de largar 3% (se não o estiver a fazer já) Assim, se conseguirem, irão fazê-la dar mais um tombo. E o problema será recuperar. É que de 20 para 40 teremos 100%. E se continuar a cair o cenário tornar-se-á ainda mais complicado.
Pickbull Escreveu:JCS Escreveu:Quanto mais participantes mais homogéneo e "preenchido" se torna o mercado. Quando tens mais curtos a vender tens também mais curtos a fechar posições nas compras. Com mais participação deixa de haver tantos gaps nos cof's (como existem em inumeros titulos menos líquidos) permitindo uma melhor "absorção" de ordens nos mercados. Os curtos estão constantemente na compra e na venda assim como os longos.
JCS
E isso é razão q.b. para que o mercado se mexa mais devagar?
A minha ideia era que em bear quanto mais curtos houver mais rápida e pronunciada seria a queda!
O mercado cai quando há mais venda que compra (e não quando há mais curtos que longos). Os curtos poderiam estar na compra a fechar posições e as vendas estarem a ser dos que têm posições longas (por exemplo).
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
BCP e o resto
O valor do BCP que me pode preocupar,não é esse que a cotação regista e que todos os dias cai,devido a um jogo entre meia duzia de grandes jogadores(curtos)que imprimem conbinações vendedoras e compradoras e tendo o amparo duma boa força compradora que não sendo suficiente para os anular dá-lhes o fluido suficiente para eles realizarem mais valias,num sistema de degrau que só será invertida quando desaparecerem estas incertezas ou aparecerem boas noticias(solidas).Aí gerar-se-á um movimento contrario que recolocará em poucas sessões a cotação em valores normais.Portanto o que me preocupa são os proximos resultados e os dividendos propostos. O resto é jogo em que a cmvm não se mete,porque isto é feito noutras praças.Uma boa noticia e acabam-se os curtos.
- Registado: 15/12/2009 2:27
JCS Escreveu:Quanto mais participantes mais homogéneo e "preenchido" se torna o mercado. Quando tens mais curtos a vender tens também mais curtos a fechar posições nas compras. Com mais participação deixa de haver tantos gaps nos cof's (como existem em inumeros titulos menos líquidos) permitindo uma melhor "absorção" de ordens nos mercados. Os curtos estão constantemente na compra e na venda assim como os longos.
JCS
E isso é razão q.b. para que o mercado se mexa mais devagar?
A minha ideia era que em bear quanto mais curtos houver mais rápida e pronunciada seria a queda!
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.