Off-topic - eleições legislativas e autárquicas
Elias Escreveu:maximo_ Escreveu:Resultados que acharia justo:
Legislativas:
-PS 55%
-PSD: 22%
-CDS/PP:10%
-BE:8%
-CDU:5%
Explica lá melhor esse teu conceito de justiça.
Justo para quem, exactamente?
Dah! Para ele

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
MFL levou tareia de Paulo Portas neste debate.
Gostei de uma frase de um dos comentadores da sic noticias: "O Paulo Portas era o líder que o PSD queria e o PSD era o partido que Paulo Portas queria."

Gostei de uma frase de um dos comentadores da sic noticias: "O Paulo Portas era o líder que o PSD queria e o PSD era o partido que Paulo Portas queria."

Editado pela última vez por Visitante em 10/9/2009 21:51, num total de 2 vezes.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
CrashXXI Escreveu:Já exerceste algum "poder", ou seja, cargo de chefia ou de responsabilidade na gestão de recursos, traçado de estratégias, planos, projectos, sejam materiais, sejam humanos, em qualquer tipo de situação na tua actividade profissional ou como cidadão?
Na actividade profissional, sim. Mas esse poder é extremamente limitado.
(defino como "poder" a capacidade de levar outras pessoas a fazer coisas que por si próprias não fariam)
A comparação não é válida porque o Estado, nas nossas sociedades ocidentais, liberais, democráticas, tem o monopólio da violência...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
O PCP devia ser ilegalizado. Talvez a Democracia tenha o dever de aceitar a sua morte às mãos de um partido totalitário mas nós não vivemos numa democracia vivemos num Estado governado pela lei e essa lei deve proteger a liberdade e direitos individuais de cada cidadão. E existem certos direitos e liberdades naturais que nem a maioria devia poder pôr em causa. Entre eles o direito a eleger os nossos representantes e o direito à propriedade privada.
Editado pela última vez por Woodhare em 11/9/2009 4:00, num total de 1 vez.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Elias Escreveu:CrashXXI Escreveu:(Edit.) Repara que deixaria de ser uma visão académica a partir da altura em que a maioria da população, não alinhada a essa área política, não votasse!
Se a maioria da população não alinhada a essa área política não votasse, terias uma abstenção superior a 80%, penso eu de que...
Elias
Nem parece teu (a tua última observação)!
Primeiro não são 80%! anda mais próximo dos 75%!
Segundo, bastaria nem metade desses 75% a não votar, para terem voz com muito poder político e decisório!
Terceiro, cada voto conta nessas percentagens, ou então estaremos sempre à espera que "os outros" decidam e resolvam por nós, porque não nos agrada muito ter que decidir no que existe!
Mas tudo bem, respeito a tua posição e até a compreendo (porque concordo com as razões que expuseste - questão da representatividade) mas na prática, naturalmente não concordo, pelas razões também já por mim expostas!
Um abraço, e considera que foi apenas uma discussão de ideias, cada um com as suas razões válidas!

Crash
CrashXXI Escreveu:Podes, naturalmente, chamar-me o que quiseres, és livre na tua expressão!
Agora, autoridade na expressão é que parece não a teres. Gostava de saber qual é a tua experiência neste campo!
Sabes,... eu tenho a autoridade de quem já exerceu autoridade!
Eu só exerci cargos de gestão no sector privado e como já fizeste ver isso para ti é completamente inutil e não dá valor a ninguém. Só gestores do sector publico é que podem opinar sobre a gestão publica de maneira que é irrelevante os meus cargos.
Ou será que és adepto da política da "terra queimada" e do caos?
São duas teorias diferentes. A terra queimada não é a mesma do que a teoria no caos. Nesse sentido seria gajo para votar no BE se me fosse garantido que entrariam no governo e seguiriam as suas politicas não porque acho que seja melhor para o país mas porque atingiriamos o fundo mais rapidamente para nos voltarmos a erguer.
Poderias dizer que sou da teoria de que "já passamos o ponto de não retorno".
CrashXXI Escreveu:Desculpa, a questão foi mal colocada/mal interpretada.
É neste sentido:
O teu voto seria decisivo (academicamente falando) para evitar, ou não, essa situação!
Não sei o que faria nessa situação. Dependendo das alternativas que houvesse (que podem ser os partidos actuais ou não) teria de ponderar tendo em conta os programas apresentados. Poderia optar por votar ou não. Como escrevi acima, não me revejo no modelo actual, independentemente de quem esteja no poder. Não vejo os deputados como meus representantes, mas sim como representantes dos respectivos líderes partidários. Ainda não vi nenhum partido querer distanciar-se deste modelo.
CrashXXI Escreveu:(Edit.) Repara que deixaria de ser uma visão académica a partir da altura em que a maioria da população, não alinhada a essa área política, não votasse!
Se a maioria da população não alinhada a essa área política não votasse, terias uma abstenção superior a 80%, penso eu de que...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:CrashXXI Escreveu:Considera só uma hipótese académica (dentro do que existe):
Exercício do poder executivo/governativo pelo PCP ou BE, desde termos absolutos até os relativos!
Qual seria a tua posição?
Se as eleições em questão tivessem sido ganhas democraticamente, a minha posição seria a de aceitar o resultado - como é óbvio.
Desculpa, a questão foi mal colocada/mal interpretada.
É neste sentido:
O teu voto seria decisivo (academicamente falando) para evitar, ou não, essa situação!
(Edit.) Repara que deixaria de ser uma visão académica a partir da altura em que a maioria da população, não alinhada a essa área política, não votasse!
CrashXXI Escreveu:Considera só uma hipótese académica (dentro do que existe):
Exercício do poder executivo/governativo pelo PCP ou BE, desde termos absolutos até os relativos!
Se as eleições em questão tivessem sido ganhas democraticamente, a minha posição seria a de aceitar o resultado - como é óbvio.
Elias Escreveu:CrashXXI Escreveu:Até lá, temos que viver e escolher dentro daquilo que temos!
Temos de viver - sim
Temos de escolher - não
1 abraço,
Elias
Elias
Considera só uma hipótese académica (dentro do que existe):
Abraço
Elias Escreveu:CrashXXI Escreveu:Ora, nesse sentido, acho que cada um de nós sabe/sente perfeitamente pelo menos aquilo que não quer de forma alguma!
Concordo. Eu sei perfeitamente o que não quero: não quero este sistema eleitoral...
Eu também preferia outro!
Elias Escreveu:Quero:
- deputados que representem os círculos / populações que os elegeram e não o país como um todo
- o fim da ... disciplina partidária (que é como quem diz, o fim da promiscuidade entre o poder legislativo e o poder executivo).
Absolutamente de acordo, Elias!
Mas para isso é preciso fazer uma revisão da Constituição antes da revisão do sistema eleitoral.
Até lá, temos que viver e escolher dentro daquilo que temos!
Abraço
Crash
Branc0 Escreveu:CrashXXI Escreveu:Por isso, bateste à porta errada!
Sim, bati à porta de um lírico
Podes, naturalmente, chamar-me o que quiseres, és livre na tua expressão!
Agora, autoridade na expressão é que parece não a teres. Gostava de saber qual é a tua experiência neste campo!
Sabes,... eu tenho a autoridade de quem já exerceu autoridade!
Editado pela última vez por CrashXXI em 10/9/2009 18:52, num total de 1 vez.
Branc0 Escreveu:
Eu não quero de forma alguma nenhum dos partidos que vai a votos no poder. De acordo com essa ideia como achas que devia votar nas proximas eleiçoes legislativas?
Longe de mim em querer dizer em quem deves votar; é decisão tua!
Ontem vi uma citação que era mais ou menos assim:
"Quando os comunistas vieram a Berlim para enfrentarem os Nazis era suposto rezarmos por um asteroide em vez de escolhermos o mal menor".
Foi um mal menor, muito mal gerido pelos aliados ocidentais, com particulares culpas para alguns generais americanos (e.g. Eisenhower, comandante supremo), que tinham o poder de decisão maior.
Neste caso, por exemplo, W. Churchil teve que engolir um grande sapo porque não tinha o poder para decidir a guerra, senão a história teria sido outra. Ele sempre se manifestou contra a entrada dos soviéticos em solo alemão.
Em dia de eleições espero estar na praia longe da minha mesa de voto assim o tempo o permita. No dia da tomada de posse sonharei com um asteroide (não sou religioso) a cair na AR.
Pergunto-te: qual seria o bem que daí adviria?
Ou será que és adepto da política da "terra queimada" e do caos?
Editado pela última vez por CrashXXI em 10/9/2009 18:34, num total de 1 vez.
CrashXXI Escreveu:Por isso, bateste à porta errada!
Sim, bati à porta de um lírico

Branc0 Escreveu:CrashXXI Escreveu:É perfeitamente extrapolável!
Só posso concluir que andas distraído e que não tens a mínima ideia como "a coisa publica" é gerida. Aconselho-te a ires ler o tópico da A21 para teres uma ideia de como o presidente da concelhia de Mafra gere os recursos dos outros só para teres um gostinho da realidade.
Não ando distraído, sei muito bem o que é a "coisa pública", porque já estive dentro (em entidades públicas com autonomia decisória e de gestão), uma quinzena de anos, e exerci poder relativo!
E como conheço bem, e como já exerci poder, e como já exerceram poder sobre mim, sei muito bem que existem os "bons" e os "maus" e os "assim-assim", como em qualquer sítio, situação,...!
Por isso, bateste à porta errada!
CrashXXI Escreveu:Para além disso, a minha observação era para ser interpretada mais como um dever de participação de cada um, como indivíduo e como cidadão!
Ora, nesse sentido, acho que cada um de nós sabe/sente perfeitamente pelo menos aquilo que não quer de forma alguma!
Eu não quero de forma alguma nenhum dos partidos que vai a votos no poder. De acordo com essa ideia como achas que devia votar nas proximas eleiçoes legislativas?
Ontem vi uma citação que era mais ou menos assim:
"Quando os comunistas vieram a Berlim para enfrentarem os Nazis era suposto rezarmos por um asteroide em vez de escolhermos o mal menor".
Em dia de eleições espero estar na praia longe da minha mesa de voto assim o tempo o permita. No dia da tomada de posse sonharei com um asteroide (não sou religioso) a cair na AR.
CrashXXI Escreveu:Ora, nesse sentido, acho que cada um de nós sabe/sente perfeitamente pelo menos aquilo que não quer de forma alguma!
Concordo. Eu sei perfeitamente o que não quero: não quero este sistema eleitoral da treta.
Quero:
- deputados que representem os círculos / populações que os elegeram e não o país como um todo
- o fim da pouca vergonha que é disciplina partidária (que é como quem diz, o fim da promiscuidade entre o poder legislativo e o poder executivo).
Se aparecer um partido a defender isto, considerarei seriamente a hipótese de votar nele.
1 abraço,
Elias
Elias Escreveu:
Teoricamente tens razão. Na prática não acredito muito nisso, porque penso (especulação minha) que a abstenção se distribui por todos os quadrantes políticos.
1 abraço,
Elias
Concordo, parcialmente, contigo, que deve ser mais ou menos transversal, mas acontece mais à população da área dos partidos que exercem ou exerceram o poder!
Os partidos dos extremos, ou mais radicais, têm, vulgarmente, uma população eleitoral mais fiel!
Para além disso, a minha observação era para ser interpretada mais como um dever de participação de cada um, como indivíduo e como cidadão!
Ora, nesse sentido, acho que cada um de nós sabe/sente perfeitamente pelo menos aquilo que não quer de forma alguma!
Daí deriva o meu comentário, com todas as consequências que refiro!
Um abraço
Crash
CrashXXI Escreveu:É perfeitamente extrapolável!
Só posso concluir que andas distraído e que não tens a mínima ideia como "a coisa publica" é gerida. Aconselho-te a ires ler o tópico da A21 para teres uma ideia de como o presidente da concelhia de Mafra gere os recursos dos outros só para teres um gostinho da realidade.
CrashXXI Escreveu:Nunca tiveste responsabilidades (=> exercer poder) numa entidade pública ou privada que não fosse tua?
É perfeitamente extrapolável!
Parece-me é totalmente injusto (to say the least) fazer esse tupo de extrapolações...
Branc0 Escreveu:
Não sou o Atomez mas o que é que tu disseste tem a ver com a gestão de bens publicos?
O que é que estar numa posição de chefia de algo que é nosso tem a ver com eleger um tipo para gerir algo que não é dele?
Nunca tiveste responsabilidades (=> exercer poder) numa entidade pública ou privada que não fosse tua?
É perfeitamente extrapolável!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], LMMV, Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006, VALHALLA e 411 visitantes