O meu olhar sobre o PSI20
defst0ned
Não sou definitivamente um expert. Todavia, está-me a parecer que quem foi na onda de venda, ainda vai acabar por se arrepender... o mercado da bolsa é mesmo assim. Especulação.
Se não fosse a hipotese de ganharmos dinheiro com as subidas e descidas, nenhum de nós aqui estava. Nunca a análise fundamental foi tão... desnecessária. Existem inúmeras empresas do Psi 20 com óptimos fundamentais, mas não descolam. Não porque não mereçam, mas porque há quem não queira, ainda.
A malta tem é de ter calma. =)
Bons negócios juventude!
A meu ver esta noticia é suficientemente grave para que eu fique com um pé atrás para o PSI.
As minhas saidas são de controlo de risco, já tinha cumprido os meus objectivos para o Teixeira e para a Altri, no final do dia verei como se comportaram para repensar um re-entrada.
Mas a meu ver concordo ctg, não podemos entrar ou sair com base apenas em euforia/desespero, no meu caso o desespero serviu de trigger para sair, mas tb para entrar (sonae e cap gemini)
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Re: Afinal eles também estão baralhados?????
rufa Escreveu:.......![]()
A agência de notação financeira Fitch revela que entre os factores que estão a suportar os “ratings” da dívida portuguesa está o “sistema bancário relativamente forte”.
Numa nota de análise, publicada hoje e que revela um corte do “rating” da dívida portuguesa de “AA” para “AA-”, a Fitch diz que os “ratings” de Portugal “estão apoiados por um sistema bancários relativamente forte” e pelo facto de ser um dos membros da Zona Euro.
O facto de ter “uma volatilidade historicamente baixa de inflação, crescimento e receitas fiscais, bem como um encargo moderado” com o pagamento de dívida também sustentam os actuais “ratings”.
Cumps.
Ainda estou para tentar perceber o que quer isto dizer...
- Registado: 15/1/2009 15:14
Afinal eles também estão baralhados?????
.......
A agência de notação financeira Fitch revela que entre os factores que estão a suportar os “ratings” da dívida portuguesa está o “sistema bancário relativamente forte”.
Numa nota de análise, publicada hoje e que revela um corte do “rating” da dívida portuguesa de “AA” para “AA-”, a Fitch diz que os “ratings” de Portugal “estão apoiados por um sistema bancários relativamente forte” e pelo facto de ser um dos membros da Zona Euro.
O facto de ter “uma volatilidade historicamente baixa de inflação, crescimento e receitas fiscais, bem como um encargo moderado” com o pagamento de dívida também sustentam os actuais “ratings”.
Cumps.

Cumps.
JLMF Escreveu:PequenoInvest Escreveu:Primeiro lança-se a bomba:
- Descer o rating
Depois, mete-se paninhos quentes:
- A Fitch considerou que o Programa de Estabilidade e Crescimento português é "amplamente credível".
- Probabilidade de Portugal enfrentar uma crise de liquidez "é baixa"
Aguardo a revolta do ministro das finanças.
Para mim e com o esforço de tentar estar a cada momento o mais possível do lado certo do mercado a "bomba" e "os paninhos quentes" merecem-me atenção.
A eventual "revolta do ministro das finanças" é corrente de ar.
Não é importante, pelo menos se for só dele, isoladamente, e no actual contexto. Espera-se mais do ministro e sobretudo dos políticos da oposição, muito mais do que revolta, se não estorvassem já não era mau.
A minha última frase não é no sentido do ministro ter algum "poder" para acalmar os mercados, o que acredito que não tenha, mas sim observar a mesma reacção de há 1 ou 2 meses atrás.
É só tentar encontrar um fundo alegria no meio deste descalabro.
- Registado: 24/7/2009 12:13
Re: onda...
defst0ned Escreveu:Não sou definitivamente um expert. Todavia, está-me a parecer que quem foi na onda de venda, ainda vai acabar por se arrepender... o mercado da bolsa é mesmo assim. Especulação.
Se não fosse a hipotese de ganharmos dinheiro com as subidas e descidas, nenhum de nós aqui estava. Nunca a análise fundamental foi tão... desnecessária. Existem inúmeras empresas do Psi 20 com óptimos fundamentais, mas não descolam. Não porque não mereçam, mas porque há quem não queira, ainda.
Bons negócios juventude!
Estou ctg.... Vou esperar até ao final do dia para ver no que isto vai dar... mas ja cheira a mofo esta lateralização do PSI20
Re: Booommmm
rufa Escreveu:Fiz um intervalo no trabalho, fui espreitar a minha carteira e esfreguei os olhos várias vezes, tinham desaparecido todos os títulos do PSITudo vendido
![]()
Cumps.
Na minha opinião não estou muito de acordo com quem anda por aí a falar em saldos

Cuidado com entradas precipitadas pois isto hoje ainda pode piorar se saem negativos:
12:30 Durable orders;
14:00 New home sales;
Já estou de tal modo baralhado que nem consigo ter um raciocínio lógico.... Desculpem o desabafo

Cumps.
Re: Booommmm
rufa Escreveu:Fiz um intervalo no trabalho, fui espreitar a minha carteira e esfreguei os olhos várias vezes, tinham desaparecido todos os títulos do PSITudo vendido
![]()
Cumps.
Ainda dizem que há crise

Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
PequenoInvest Escreveu:Primeiro lança-se a bomba:
- Descer o rating
- A Fitch considerou que o Programa de Estabilidade e Crescimento português é "amplamente credível".
Para mim e com o esforço de tentar estar a cada momento o mais possível do lado certo do mercado a "bomba" e "os paninhos quentes" merecem-me atenção.
A eventual "revolta do ministro das finanças" é corrente de ar.
Não é importante, pelo menos se for só dele, isoladamente, e no actual contexto. Espera-se mais do ministro e sobretudo dos políticos da oposição, muito mais do que revolta, se não estorvassem já não era mau.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Tb fechei tudo o que não era claramente uma optima entrada, BCP, Altri, Teixeira Duarte (as ultimas duas já me tinham garantido uma boa mais valia no ultimo mes). Mas a meu ver tb é de aproveitar os saldos para aquelas meninas que passaram à velocidade da luz e que não foi possivel apanhar o comboio (entrei em Sonae e gostava que a STM fizesse um pouco de marcha a trás para ver se apanho o autocarro
)

http://marketapprentice.wordpress.com
- Registado: 22/10/2008 22:08
onda...
Não sou definitivamente um expert. Todavia, está-me a parecer que quem foi na onda de venda, ainda vai acabar por se arrepender... o mercado da bolsa é mesmo assim. Especulação.
Bons negócios juventude!
Bons negócios juventude!
- Registado: 15/1/2009 15:14
Eu vou é fechar todas as minhas posiçoes em titulos do PSI20 se as noticias nao param, hihi, porque já deveria estar a ganhar bem mais do que estou hoje. E estando numa perspectiva de longo prazo, vou apostar em mercados bem menos badalados do que estes.... Afinal é o que se esta a passar hoje, e mesmo com a "credibilidade" dada a PT, ainda falta muito para decidir, como o caso da grécia, a implementaçao do PEC, o Orçamento Estado, etc....
Boa sorte a quem fica e bons negocios!
Vamos la ver como corre hoje o dia! Ainda nem a metade vai... Depois de ganharem nos shorts, pode ser que lhes apeteca anunciar uma noticia para ganhar no long...
Boa sorte a quem fica e bons negocios!
Vamos la ver como corre hoje o dia! Ainda nem a metade vai... Depois de ganharem nos shorts, pode ser que lhes apeteca anunciar uma noticia para ganhar no long...
Editado pela última vez por Mobes em 24/3/2010 12:02, num total de 1 vez.
Primeiro lança-se a bomba:
- Descer o rating
- Descer o rating
- Registado: 24/7/2009 12:13
Economia Fitch Publicado 24 Março 2010 10:46Economia
Probabilidade de Portugal enfrentar uma crise de liquidez "é baixa"
A agência de notação financeira Fitch, que hoje desceu o "rating" de Portugal para AA-, atribui uma probabilidade "baixa" ao cenário de Portugal enfrentar uma crise de liquidez.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=416465
Probabilidade de Portugal enfrentar uma crise de liquidez "é baixa"
A agência de notação financeira Fitch, que hoje desceu o "rating" de Portugal para AA-, atribui uma probabilidade "baixa" ao cenário de Portugal enfrentar uma crise de liquidez.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=416465
Publicado 24 Março 2010 10:39
Juros das obrigações de Portugal pouco alterados com corte da Fitch
O corte no "rating" de Portugal, por parte da Fitch, está a ter pouco impacto nas Obrigações do Tesouro (OT), ainda assim conseguiu fazer com que a tendência dos juros fosse invertida. O juro ("yield") está a subir, mas em linha com o das restantes economia da Europa, nomeadamente a Alemanha.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=416457
Juros das obrigações de Portugal pouco alterados com corte da Fitch
O corte no "rating" de Portugal, por parte da Fitch, está a ter pouco impacto nas Obrigações do Tesouro (OT), ainda assim conseguiu fazer com que a tendência dos juros fosse invertida. O juro ("yield") está a subir, mas em linha com o das restantes economia da Europa, nomeadamente a Alemanha.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=416457
Fitch diz que PEC português é "amplamente credível"
A agência de notação financeira Fitch, no dia em que cortou o "rating" de Portugal, considerou que o Programa de Estabilidade e Crescimento português é "amplamente credível".
Na nota onde explica as razões do corte do “rating” da dívida de longo prazo para “AA-”, a Fitch diz que “considera que o recentemente anunciado plano português de consolidação é amplamente credível, incorporando um elevado nível de detalhe que inclui um largo plano de ajustamento na despesa e um cenário macroeconómico razoável”.
Adianta que o PEC assenta num histórico de redução da massa salarial da função pública entre 2005 e 2008 e objectivos significativos atingidos na reforma do sistema de pensões.
Publicado 24 Março 2010 10:37Economia
Apesar destes comentários positivos, a Fitch alerta que o plano de redução do défice é pode falhar e o risco de a economia crescer abaixo do estimado é “significativo”, sobretudo nos anos finais do período do actual PEC, que termina em 2013.
Por isso, alerta a Fitch, uma nova performance negativa ao nível orçamental em 2010 e 2011, “pode levar a mais cortes” no rating. Por outro lado, se as metas orçamentais forem alcançadas, em conjunto com a implementação de reformas estruturais que aumentem a produtividade e a competitividade da economia, a pressão sobre o “rating” português vai diminuir.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=416459
A agência de notação financeira Fitch, no dia em que cortou o "rating" de Portugal, considerou que o Programa de Estabilidade e Crescimento português é "amplamente credível".
Na nota onde explica as razões do corte do “rating” da dívida de longo prazo para “AA-”, a Fitch diz que “considera que o recentemente anunciado plano português de consolidação é amplamente credível, incorporando um elevado nível de detalhe que inclui um largo plano de ajustamento na despesa e um cenário macroeconómico razoável”.
Adianta que o PEC assenta num histórico de redução da massa salarial da função pública entre 2005 e 2008 e objectivos significativos atingidos na reforma do sistema de pensões.
Publicado 24 Março 2010 10:37Economia
Apesar destes comentários positivos, a Fitch alerta que o plano de redução do défice é pode falhar e o risco de a economia crescer abaixo do estimado é “significativo”, sobretudo nos anos finais do período do actual PEC, que termina em 2013.
Por isso, alerta a Fitch, uma nova performance negativa ao nível orçamental em 2010 e 2011, “pode levar a mais cortes” no rating. Por outro lado, se as metas orçamentais forem alcançadas, em conjunto com a implementação de reformas estruturais que aumentem a produtividade e a competitividade da economia, a pressão sobre o “rating” português vai diminuir.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=416459
Aqui fica a notícia já mais desenvolvida:
Fitch corta "rating" de Portugal para "AA-" com perspectivas "negativas"
Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt
A agência de notação financeira Fitch reduziu o “rating” de dívida Portuguesa a longo-prazo para “AA-”, com um “outlook” “negativo”.
A Fitch decidiu reduzir o “rating” da dívida a longo prazo para “AA-”, para “reflectir o significante desempenho abaixo dos pares em 2009”, revela uma nota de análise hoje emitida, onde a agência de notação financeira salienta que, em Setembro, estimava que o défice orçamental português se situasse em 6,3%, quando os números apresentados por Portugal revelaram um défice de 9,3%.
“Isto aumento significativamente a dimensão do desafio fiscal para estabilizar e reduzir a dívida no médio prazo”, com o Governo nacional a ser obrigado a “implementar medidas de consolidação de tamanho considerável a partir do próximo ano”, realça a nota de análise.
Já o “outlook negativo” reflecte “a preocupação sobre o potencial impacto da crise económica mundial na economia de Portugal e nas finanças públicas no médio prazo, dado a fraqueza estrutural do país e do elevado nível de endividamento” que se verifica um pouco por todos os sectores de actividade nacionais.
A agência de notação de financeira salienta que “o PIB per capita e a previsão de crescimento de Portugal estão significativamente abaixo da média [dos países] com ‘AA’”.
Fitch corta "rating" de Portugal para "AA-" com perspectivas "negativas"
Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt
A agência de notação financeira Fitch reduziu o “rating” de dívida Portuguesa a longo-prazo para “AA-”, com um “outlook” “negativo”.
A Fitch decidiu reduzir o “rating” da dívida a longo prazo para “AA-”, para “reflectir o significante desempenho abaixo dos pares em 2009”, revela uma nota de análise hoje emitida, onde a agência de notação financeira salienta que, em Setembro, estimava que o défice orçamental português se situasse em 6,3%, quando os números apresentados por Portugal revelaram um défice de 9,3%.
“Isto aumento significativamente a dimensão do desafio fiscal para estabilizar e reduzir a dívida no médio prazo”, com o Governo nacional a ser obrigado a “implementar medidas de consolidação de tamanho considerável a partir do próximo ano”, realça a nota de análise.
Já o “outlook negativo” reflecte “a preocupação sobre o potencial impacto da crise económica mundial na economia de Portugal e nas finanças públicas no médio prazo, dado a fraqueza estrutural do país e do elevado nível de endividamento” que se verifica um pouco por todos os sectores de actividade nacionais.
A agência de notação de financeira salienta que “o PIB per capita e a previsão de crescimento de Portugal estão significativamente abaixo da média [dos países] com ‘AA’”.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Talvez por andar nestas andanças há pouco tempo, em relaçao a muitos de vós, fico estupfacto com a reacção de um indice, a apenas uma noticia de uma agencia de rating, e o que isso gera. Mais que especulaçao, isto para mim, é mais aproveitarem-se de mercados mais volateis, para os tornar ainda mais volateis e imprevisiveis. O dinheiro que estes "senhores" devem fazer com a justificaçao da alteração de um rating.
BePatience, esse é o tipo de post que não gostamos de ver no Caldeirão.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 52 visitantes