Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por iurp » 15/7/2008 8:50

O mercado está oversold e todos os dias há gente a pensar em ressalto.

Só que há alturas em que o mercado quanto mais se pensa em ressalto mais ele prolonga o oversold. E as quedas continuam.

E o pessoal vai entrando longo á espera do milagroso ressalto e...vai-se entalando.

Tenham cuidado...que a "procissão ainda vai no adro".

Enquanto o petróleo tiver margem para subir e o "lixo" das financeiras não vier todo cá para fora, o sentido vai continuar a ser o mesmo.

abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por majomo » 15/7/2008 8:43

Simplesmente os compradores foram de férias... :?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

PSI

por tarzan tchetcheno » 15/7/2008 8:39

a chegar ao duplo Bear Market só este ano (40%)

a vida não está fácil mas tudo indica que pode ficar ainda pior.

Com a história da GALP o sr Primeiro Ministro revelou a sua faceta berlusconiana mas isso é capaz de lhe sair caro.

Ainda vamos ter a Sra carcaça a 1º Ministro para salvar o país (eu seu que é um cenário de fugir mas em dias destes...). E ainda são só 8h30.

Registado: 19/3/2008 20:29

por iurp » 15/7/2008 8:35

Isto ainda é muito cedo...mas poderemos ter a confirmação da quebra em baixa da zona dos 8440. O que é um péssimo presságio.

Como o Ulisses costuma dizer, quando isto inverter vai haver muito tempo para entrar.

Só que o "fio da navalha" é adrenalizante.

abraço

por calvinito1973 » 14/7/2008 23:41

Ulisses Pereira Escreveu:Pirronico, acho que seria bem mais negativo se a maior parte dos "traders" estivessem optimistas...

Quanto ao facto dos grandes investidores estar a entrar curto, não concordo. Aliás, a sua grande maioria tem enormes limitações para entrar curto em Portugal. Quem está a vender são os estrangeiros? São. São os institucionais portugueses? São. São os pequenos investidores? Sâo. São todos.

E não te esqueças que os grandes investidores muitas vezes têm que agir em função do capital. Se há uns meses para trás, assistimos a constantes resgates de capital dos fundos, esses fundos têm que vender grande parte das posições. É um processo quase mecãnico.

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, é sempre uma inspiração ler o seus posts, no que de sábio trazem a pequenos (e não só) investidores.
Relativamente ao assunto em discussão, o seu raciocínio é o de que, como todos vendem, não há linhas de suporte que resistam a qualquer oscilação negativa, e qualquer movimento de venda tem logo associado um certo movimento de "trigger happy", e lá saem centenas de ordens de venda... Mas como explicar que haja institucionais a entrar massivamente em EDP ou PT? No meu entender, está-se a fazer baixar os preços cirurugicamente para tomar posições longas como a que se mostra a seguir.

Um abraço.

Registado: 17/3/2008 16:46

por Ulisses Pereira » 14/7/2008 18:38

eu entendo que há zonas cinzentas, mas para me balizar, aceitas que um valor de 2% respectivamente acima/abaixo dos extremos serve de baliza clara?

isto tem a ver com qual a quantificação (sei que é subjectivo, mas mesmo assim) para se admitir que, por exemplo, houve uma quebra consistente duma linha: mais de 2%, por exemplo?

rscramento,

Depende dos activos. Por exemplo, numa acção com "swings" diários de 5 ou 6%, 2% até pode ser pouco. Mas num índice como o PSI, mais do que 1% já é um sinal claro (embora careça de confirmação).

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulisses Pereira » 14/7/2008 18:25

Pirronico, acho que seria bem mais negativo se a maior parte dos "traders" estivessem optimistas...

Quanto ao facto dos grandes investidores estar a entrar curto, não concordo. Aliás, a sua grande maioria tem enormes limitações para entrar curto em Portugal. Quem está a vender são os estrangeiros? São. São os institucionais portugueses? São. São os pequenos investidores? Sâo. São todos.

E não te esqueças que os grandes investidores muitas vezes têm que agir em função do capital. Se há uns meses para trás, assistimos a constantes resgates de capital dos fundos, esses fundos têm que vender grande parte das posições. É um processo quase mecãnico.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Pirronico » 14/7/2008 17:07

patacas Escreveu:Quando ouço na cnbc entrevistas a traders no "floor" e eles respondem quanto ao futuro : " cross your fingers" relativamente aos resultados que vão ser anunciados nos próximos dias,lá se vai a pouca vontade de entrar só para molhar o pé ... brrrrr..está mesmo fria....

Subscrevo por inteiro este comentário! Quem quer captar o sentimento do mercado global tem q ouvir o q dizem os traders em Wall Street. Ora, eu não consigo ouvir um único q esteja optimista...

PS: tem sido repetidam/ afirmado q o péssimo comportam/ do PSI está relacionado c a "fuga" de grandes investidores estrangeiros. Tenho algumas dúvidas em relação a esta teoria, pois parece-me q os "grandes" q tinham a vender, já venderam!
Para mim o q se está a passar no PSI são grandes investidores q estão a entrar curtos!... Mas isto é apenas uma hipótese.

Abraço

Registado: 19/2/2008 18:04

por patacas » 14/7/2008 16:57

Hoje lembrei-me (ainda antes dos US abrirem) de uma coisa que li aqui há uns oito anos ( penso que foi o Ulisses que disse) : o psi costuma antecipar bem o comportamento do dow ( ou seria o bvl?) foi há tanto tempo...mas é daquelas frases que ficaram...

Registado: 3/4/2008 11:50

por patacas » 14/7/2008 16:54

Quando ouço na cnbc entrevistas a traders no "floor" e eles respondem quanto ao futuro : " cross your fingers" relativamente aos resultados que vão ser anunciados nos próximos dias,lá se vai a pouca vontade de entrar só para molhar o pé ... brrrrr..está mesmo fria....

Registado: 3/4/2008 11:50

por - GOE - » 14/7/2008 16:49

Eu pessoalmente não acredito que este trading range tenha sido quebrado já...

Primeiro porque o volume intradiário não foi nada de anormal nem excessivo nem sequer acima da média dos ultimos tempos...

Segundo porque a sessão nos states ainda não acabou, podem vir de lá surpresas inesperadas..

Terceiro porque não vi nenhum peso pesado do indice a fazer desvalorizações de pânico...

Acredito mais num cenário de falso break.. Mas o futuro o dirá..

PS: Não tenho qualquer posição no PSI..

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Jim Beam » 14/7/2008 16:47

De facto, com muito mau aspecto.... :roll:

O dia de amanhã servirá de confirmação!
Anexos
PSI-20.png
PSI-20.png (19.61 KiB) Visualizado 5590 vezes
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por Onorio » 14/7/2008 16:33

Podera este dia servir para muitas pessoas abrirem os olhos?

Durante muito tempo tb nao acreditei, pq sou inexperiente, pq ando aqui a pouco tempo, o q ouvia parecia-me sempre um exagero. Entao fui perdendo á conta de nao ouvir as pessoas q andam nisto ha mais tempo q eu, mas ainda abri os olhos antes daquela semana fatidica, e qnd vi as descidas de 5 e 10% durante varios dias e cheguei a conclusao o qnt estava errado em nao ouvir os conselhos de quem aqui anda a mais tempo.

Hoje estou fora a ver, e n tenho lado certo, uns dias estou longo outros estou curto...e la me tenho safado.

Obrigado aos que me "iluminaram" que nao vou pronunciar quem sao, mas alguns devem saber.

Cmpts e B.N.

Registado: 4/3/2008 23:31

por tatanka » 14/7/2008 16:32

Bem, parece que temos caminho aberto para mais algumas quedas...
Alguem pode sugerir uma forma de shortar todo o indice? Preferia esta abordagem que estar a meter-me em puts sobre 4 ou 5 dos pesos pesados.

Registado: 29/11/2007 13:44

por Elias » 14/7/2008 16:27

Ulisses Pereira Escreveu:Exacto. Eu vejo os suportes e resistências não como pontos isolados mas como zonas. Mesmo um fecho 50 ou 60 pontos abaixo daquele valor não é garantia de quebra do suporte.

Parece-me que vai ser muito mais que 50 ou 60 pontos...

E os 8000 aqui tão perto :twisted:

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por iurp » 14/7/2008 16:24

Se isto não se compuser no fecho, poderá acontecer o que já alguns anteviam: a quebra em baixa daquela vela, que poderá indicar o caminho no curto prazo.

Bastante mau para quem está longo...bom para quem está curto.

É que amanhã a Europa poderá ajudar a ir para baixo.

A TDU anda a fazer umas habilidades...vamos ver se não levam com mais 18%!!! A Cimpor segura-se mas o BCP...e aqui é que reside o busilis.

Continuem com máximo cuidado...é que andam a querer mascarar isto.

abraço

por artista_ » 14/7/2008 15:52

Jim Beam Escreveu:Parece que hoje é dia de andarmos em contraciclo.
A europa e os states verdinhos e nós por cá a tombar mais de 1%.
Ele há dias assim (e ao contrário também)...

Ultimamente são mais os "dias assim"

Jim Beam Escreveu:Nota-se muita volatilidade e pouco volume.
(a praia deve estar cheia :mrgreen: )

Eu vou para lá agora! :)

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por BuyPoint » 14/7/2008 15:51

o dia de hoje é a confirmação de que saimos de um momento de lateralização para novo bear market, isto no CP

Registado: 12/6/2008 19:25

por Jim Beam » 14/7/2008 15:46

Parece que hoje é dia de andarmos em contraciclo.
A europa e os states verdinhos e nós por cá a tombar mais de 1%.
Ele há dias assim (e ao contrário também)...

Nota-se muita volatilidade e pouco volume.
(a praia deve estar cheia :mrgreen: )

por rsacramento » 14/7/2008 15:27

Ulisses Pereira Escreveu:Exacto. Eu vejo os suportes e resistências não como pontos isolados mas como zonas. Mesmo um fecho 50 ou 60 pontos abaixo daquele valor não é garantia de quebra do suporte.

Um abraço,
Ulisses

eu entendo que há zonas cinzentas, mas para me balizar, aceitas que um valor de 2% respectivamente acima/abaixo dos extremos serve de baliza clara?

isto tem a ver com qual a quantificação (sei que é subjectivo, mas mesmo assim) para se admitir que, por exemplo, houve uma quebra consistente duma linha: mais de 2%, por exemplo?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 14/7/2008 12:56

Exacto. Eu vejo os suportes e resistências não como pontos isolados mas como zonas. Mesmo um fecho 50 ou 60 pontos abaixo daquele valor não é garantia de quebra do suporte.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Auditor » 14/7/2008 12:51

Ulisses, se o Psi20 fechar exactamente como está a tua vela, isso seria sinal de ruptura do canal? ou estando tão perto (digamos..suporte) não teria assim tanto significado.

Registado: 28/6/2007 13:25

por Ulisses Pereira » 14/7/2008 12:29

Aqui ficam os gráficos actualizados numa altura em que o PSI luta por se manter dentro daquele canal que defini.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.83 KiB) Visualizado 3975 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (36.99 KiB) Visualizado 3968 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (27.46 KiB) Visualizado 3966 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Jim Beam » 14/7/2008 12:21

Auditor,

Prognósticos só no fim do jogo!! :lol:

Sim, na minha opinião a quebra terá que ser em fecho e tem que ser uma quebra significativa. Tem que ser algo que se veja! Ou então confirmada com mais sessões...

Mas neste ponto crítico penso que a quebra (para cima ou para baixo) será um movimento forte, e tanto mais forte quanto mais tempo se mantiver dentro do range.

Por enquanto estamos no "fio da navalha", a aguardar a abertura dos states. Vamos acompanhando!

por Auditor » 14/7/2008 11:41

Jim Beam, sinal de saída em fecho. Hj o índice está negativo, e bem longe dos congéneres europeus. Se o mercado fechasse agora penso que a tendência de curto prazo era de descida. No entanto, o Psi20 poderá estar a espera da abertura dos americanos, como sabem cada vez mais os futuros americanos "enganam a malta". :)

A minha Opinião pessoal é que se os Europeus se mantiverem por estes valores, o psi vai voltar ao canal que o Ulisses fala.

Registado: 28/6/2007 13:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, almica, Apramg, Dragon56, Google [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 164 visitantes