Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
Caros,
Acho imensa piada que de um momento para o outro aparecam tantas virgens ofendidas em relacao ao negocio da PT / OI.
Uma pequena retrospectiva selectiva e sempre interessante para recordarmos os "feitos" desta "pequena empresa" protegida pelo monopolio do estado durante anos a fio.
A PT foi uma empresa fundada, criada e desenvolvida com o dinheiro de todos nos, vindo da marconi e afins e culminando no "gigante" portugues das telecomunicacoes. Tudo isto feito e desfeito a nossa revlia e com capitais publicos. A maioria da infraestrutura critica do pais ( respostas de emergencia, redes seguras, etc. ) continuam a ser da PT e sao vitais para o funcionamento do pais ( pese embora existam algumas solucoes hoje em dia via Vodafone / VIsabeira e afins que tambem aproveitaram os tempos das vacas gordas para encherem as autoestradas de fibra optica ).
O negocio da PT / OI sempre foi um claro negocio politico e engendrado por um pequeno grupo de pensadores a la Portuguesa. Aquando da opa da Sonae a PT, a intervencao do estado portugues e as promecas milionarias efectuadas aos accionistas serviram apenas para delapidar patrimonio e encher os bolsos de muitos. Desde entao a PT, num ambiente muitissimo mais competitivo, numca foi a mesma. A separacao da PT Multimedia - Zon com os altos lucros para a PT ( nao sei se se lembram do valor inicial da OPV.... que foi desastroso para todos os pequenos accionistas ), os 7.5 mil milhoes recebidos pela Telefonica, o investimento na OI, a distribuicao durante anos e anos a fio de super dividendos para manter contentes aqueles que se tinham oposto a venda da PT a Sonae.
Infelizmente chegamos aos dias de hoje, onde parece que nem uma due diligence como deve ser a PT efectuou a OI antes de embarcar na sua pior aventura... uma empresa tecnologicamente retrograda, tenho apenas alguma dominancia no fixo que esta tambem a desaparecer, feita de retalhos e pequenas operadoras regionais que foram aglutinadas na OI.... que tanto quanto sei NUNCA gerou lucros e cashflow positivo consideravel em toda a sua existencia!! Uma vez mais, como dito em cima, gestao Portuguesa no seu melhor.
Hoje em dia nao sei o que sera melhor para a PT, pois nao tenho conhecimento suficiente de lei muito menos da Brasileira, nem consigo vislumbrar o verdadeiro impacto de anular a fusao / aumento de capital ja realizado. O que sei e que a PT nunca mais sera a mesma, assim como o tecido tecnologico portugues.... A PT, a bem ou a mal , era uma empresa que investia consideravelmente no R&D em PT, e que sustentava uma enorme rede de pequenas e medias empresas tecnologicas que lhe prestam servico. Com esta destruicao de valor, nao sei nao...
Espero que na proxima assembleia geral se possa encontar a melhor solucao para a PT. mas como dize os brasilerios " Os portugueses ensinaram, nos melhoramos ". Quem semeia ventos, colhe tempestades!
Gostaria de ver justica a funcionar neste pais, e os senhores bestiais do passado, que agora sao bestas, sentados no banco dos reus.....
Cumprimentos.
Acho imensa piada que de um momento para o outro aparecam tantas virgens ofendidas em relacao ao negocio da PT / OI.
Uma pequena retrospectiva selectiva e sempre interessante para recordarmos os "feitos" desta "pequena empresa" protegida pelo monopolio do estado durante anos a fio.
A PT foi uma empresa fundada, criada e desenvolvida com o dinheiro de todos nos, vindo da marconi e afins e culminando no "gigante" portugues das telecomunicacoes. Tudo isto feito e desfeito a nossa revlia e com capitais publicos. A maioria da infraestrutura critica do pais ( respostas de emergencia, redes seguras, etc. ) continuam a ser da PT e sao vitais para o funcionamento do pais ( pese embora existam algumas solucoes hoje em dia via Vodafone / VIsabeira e afins que tambem aproveitaram os tempos das vacas gordas para encherem as autoestradas de fibra optica ).
O negocio da PT / OI sempre foi um claro negocio politico e engendrado por um pequeno grupo de pensadores a la Portuguesa. Aquando da opa da Sonae a PT, a intervencao do estado portugues e as promecas milionarias efectuadas aos accionistas serviram apenas para delapidar patrimonio e encher os bolsos de muitos. Desde entao a PT, num ambiente muitissimo mais competitivo, numca foi a mesma. A separacao da PT Multimedia - Zon com os altos lucros para a PT ( nao sei se se lembram do valor inicial da OPV.... que foi desastroso para todos os pequenos accionistas ), os 7.5 mil milhoes recebidos pela Telefonica, o investimento na OI, a distribuicao durante anos e anos a fio de super dividendos para manter contentes aqueles que se tinham oposto a venda da PT a Sonae.
Infelizmente chegamos aos dias de hoje, onde parece que nem uma due diligence como deve ser a PT efectuou a OI antes de embarcar na sua pior aventura... uma empresa tecnologicamente retrograda, tenho apenas alguma dominancia no fixo que esta tambem a desaparecer, feita de retalhos e pequenas operadoras regionais que foram aglutinadas na OI.... que tanto quanto sei NUNCA gerou lucros e cashflow positivo consideravel em toda a sua existencia!! Uma vez mais, como dito em cima, gestao Portuguesa no seu melhor.
Hoje em dia nao sei o que sera melhor para a PT, pois nao tenho conhecimento suficiente de lei muito menos da Brasileira, nem consigo vislumbrar o verdadeiro impacto de anular a fusao / aumento de capital ja realizado. O que sei e que a PT nunca mais sera a mesma, assim como o tecido tecnologico portugues.... A PT, a bem ou a mal , era uma empresa que investia consideravelmente no R&D em PT, e que sustentava uma enorme rede de pequenas e medias empresas tecnologicas que lhe prestam servico. Com esta destruicao de valor, nao sei nao...
Espero que na proxima assembleia geral se possa encontar a melhor solucao para a PT. mas como dize os brasilerios " Os portugueses ensinaram, nos melhoramos ". Quem semeia ventos, colhe tempestades!
Gostaria de ver justica a funcionar neste pais, e os senhores bestiais do passado, que agora sao bestas, sentados no banco dos reus.....
Cumprimentos.
- Registado: 7/1/2015 17:00
corre Escreveu:lfhm83, oh homem (ou mulher?)! que é que a situação da PT tem a ver com PSD ou PCP ou outro qualquer partido.
Sinceramente não faço ideia, só olho a preços o resto é para experts.
Estava a perguntar ao jccgold o que é que o estado tem a haver com a PT e mesmo que tivesse porque é que a opinião do estado tinha mais valor do que a dos accionistas privados?
Se eles querem fusão com a Oi eles lá sabem, o estado quando muito deve assegurar que o processo é transparente e legitimo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Há muita gente a comprar acoes da Portugal Telecom e a vende-las como PTSGPS.
eM RESUMO...
Penso que a CMVM devia dignar-se a alterar a designação do papel comercial Portugal Telecom para PTSGPS é no minimo coerente ou ironicamente "23%OI"
eM RESUMO...
Penso que a CMVM devia dignar-se a alterar a designação do papel comercial Portugal Telecom para PTSGPS é no minimo coerente ou ironicamente "23%OI"
- Registado: 31/12/2014 0:41
Marco Martins Escreveu:jccgold Escreveu:Dá-me quase vontade de ter PT só para me motivar a participar na pouca vergonha.
Pasmo que, se tenha decidido fazer uma fusão com uma empresa !Oi" sem ter sido feito qualquer estudo prévio ao valor da Oi. Pode ter sido desatenção minha, mas alguem alguma vez justificou o porquê de a PT ter sido avaliada a 38% do valor da Oi? Mas os 15 mil milhoes de dívida da Oi apareceram agora? Se tivéssemos um governo que defenda Portugal, o Estado pelo novo banco que detém 20% daqui a 1 semana votaria contra a fusão com a Oi. Mas como já sabemos que nao é Portugal que PSD e PP defendem vós acionistas da PT estais tramados.
Não e bem assim...
A dívida da oi seria pouco mais de metade dos 15MM, ou seja devia ser uns 9MM.
A pt também tinha dívida e como no aumento de capital a pt entrou com todos os seus ativos, a dívida que tinha passou para a OI, fazendo assim os 15MM.
O problema e agora que a empresa se calhar esta contabilizada em bolsa por 2.5MM e tem uma dívida 6 vezes maior ao seu valor... Isto para os credores pode ser critico...
O tal ditado..Hoje fornecedor amanha credor...
Marco Martins Escreveu:Não e bem assim...
A pt também tinha dívida e como no aumento de capital a pt entrou com todos os seus ativos, a dívida que tinha passou para a OI, fazendo assim os 15MM.
E os activos da OI valiam quanto quando tinham essa dívida de 9MM? E depois dessa resposta alguém que diga entao como é que uma empresa altamente lucrativa como a PT valia 38% da OI
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
lfhm83, oh homem (ou mulher?)! que é que a situação da PT tem a ver com PSD ou PCP ou outro qualquer partido. Aqui quem vota são os acionistas e duvido que o Portas ou o Passos ou o Jerónimo sejam acionistas! Vai a sic notícias e ouve a opinião de Luis Todo Bom no programa "Expresso da meia noite!, pois trata-se da opinião de quem sabe e, para além disso, não é parte interessada no negócio. É que anda para aí muita opinião de quem é direta ou indiretamente parte interessada e eu dessas opiniões desconfio. Ora ouve e deixa lá essas cantigas dos partidos que não são para aqui chamados. Nao vejo outra solução que possa salvar a cotação.
- Registado: 31/5/2014 23:07
jccgold Escreveu:Se tivéssemos um governo que defenda Portugal, o Estado pelo novo banco que detém 20% daqui a 1 semana votaria contra a fusão com a Oi. Mas como já sabemos que nao é Portugal que PSD e PP defendem vós acionistas da PT estais tramados.
Então os acionistas não se sabem defender a si próprios, precisam de babysitter?
Gráfico da PT haverá ainda quem lhe pegue?
Nestas zonas de RSI tem tido algumas boas respostas mas sinceramente não sei se vale a pena o risco talvez com o PSI quebrar os 5000, pode existir alguma possibilidade de correr bem, há que esperar por uma vela boa pelo menos.
- Anexos
-
- P.TELECOM.png (74.61 KiB) Visualizado 7535 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
jccgold Escreveu:Dá-me quase vontade de ter PT só para me motivar a participar na pouca vergonha.
Pasmo que, se tenha decidido fazer uma fusão com uma empresa !Oi" sem ter sido feito qualquer estudo prévio ao valor da Oi. Pode ter sido desatenção minha, mas alguem alguma vez justificou o porquê de a PT ter sido avaliada a 38% do valor da Oi? Mas os 15 mil milhoes de dívida da Oi apareceram agora? Se tivéssemos um governo que defenda Portugal, o Estado pelo novo banco que detém 20% daqui a 1 semana votaria contra a fusão com a Oi. Mas como já sabemos que nao é Portugal que PSD e PP defendem vós acionistas da PT estais tramados.
Ainda bem que o estado não se meteu nisto. Pois se mesmo os accionistas privados estão a comer pela medida grande, quanto mais o Estado, que é sempre o patinho nestas negociatas... Nesta altura já estava o contribuinte a pagar pela dívida do GES, pela dívida da Oi e sabe-se lá quantos contratos ruinosos já tinham sido feitos. Não, obrigado

jccgold Escreveu:Dá-me quase vontade de ter PT só para me motivar a participar na pouca vergonha.
Não e bem assim...
O problema e agora que a empresa se calhar esta contabilizada em bolsa por 2.5MM e tem uma dívida 6 vezes maior ao seu valor... Isto para os credores pode ser critico...
- Registado: 7/4/2007 17:13
Dá-me quase vontade de ter PT só para me motivar a participar na pouca vergonha.
World debt clock:
- Registado: 11/11/2011 3:58
Penso que para a semana a oi reúne se com fornecedores, parece que não houve prendas em dezembro....
Quanto vale agora a oi e qual o valor da sua dívida?
Se a diferença for grande, podem começar a ser exigidas garantias pelos credores...
Se a diferença for grande, podem começar a ser exigidas garantias pelos credores...
- Registado: 7/4/2007 17:13
pinamiranda Escreveu:Vivam,
Estava agora a pensar numa "teoria da conspiração" (efeitos de 6ª feira à noite) que não sei se é possível concretizar-se, que é a seguinte:
+ A dívida da Oi é enorme e com essa dívida será muito díficil obter financiamento para compra da TIM. Será possível grande parte dessa dívida converter-se em capital (com acordo dos credores maiores que suponho que sejam Bancos)?
+ Nesse caso como ficaria a PT SGPS, i.e., a sua posição accionista seria reduzida quase à irrelevância, ou não? Teria efeito na cotação, ou não, dado que isso apenas tinha ocorrido pela conversão de dívida em capital?
Agradeço desde já a quem souber responder.
Bons negócios,
jepm
No campo das possibilidades, claro que é possível a conversão de dívida da OI em capital social, desde que os credores quisessem, pois a OI, essa diria certamente que sim. Tratar-se-ia, nesse caso de um aumento de capital realizado à custa de conversão de dívida em capital social.
Penso, há já algum tempo, que a descida "a pique" da OI, como se não houvesse amanhã, ilustrada pelo gráfico, deve-se ao receio que existe, certamente, no mercado, de que a OI ou a CorpCo (caso a integração da PT SGPS na OI seja concluída) fará, mais tarde ou mais cedo, um aumento de capital para amortizar dívida ou para ganhar o músculo financeiro necessário (a venda da PT PORTUGAL, caso se concretize, ajudará, mas não será suficiente) para poder comprar a TIM, em parceria com a CLARO e a VIVO.
Seja como for, um aumento de capital, por parte da OI ou da CorpCo, deixará os atuais acionistas da PT SGPS depenadinhos e o valor das suas ações pulverizado, fazendo lembrar um aumento de capital do BCP, do BANIF ou da SONI.
Por isso, eu digo, para os atuais acionistas da PT SGPS nada pode ser pior que a situação atual ou a que se perspetiva: um futuro aumento de capital que os arrasará. Há, portanto, que arrepiar caminho e avançar para a reversão da integração na OI dos ativos que foram da PT SGPS, pois há argumentos para tal.
Gráfico da OIBR3
- Anexos
-
- Gráfico-2.jpg (32.05 KiB) Visualizado 7987 vezes
Vivam,
Estava agora a pensar numa "teoria da conspiração" (efeitos de 6ª feira à noite) que não sei se é possível concretizar-se, que é a seguinte:
+ A dívida da Oi é enorme e com essa dívida será muito díficil obter financiamento para compra da TIM. Será possível grande parte dessa dívida converter-se em capital (com acordo dos credores maiores que suponho que sejam Bancos)?
+ Nesse caso como ficaria a PT SGPS, i.e., a sua posição accionista seria reduzida quase à irrelevância, ou não? Teria efeito na cotação, ou não, dado que isso apenas tinha ocorrido pela conversão de dívida em capital?
Bons negócios,
jepm
Bons negócios,
jepm
/* Escrever 100 vezes: O objectivo na Bolsa deve ser ganhar dinheiro, mesmo que seja apenas um cêntimo! */
http://paisperfeito.blogspot.com/
http://paisperfeito.blogspot.com/
Num dia em que o Índice Bovespa fecha a subir 2,06% a OIBR3 consegue fechar a perder 7,75 %. Na verdade, não se vê conserto para isto ...
Se a PT SGPS não reverter a sua integração na OI, os acionistas da PT SGPS vão acabar depenadinhos ... 

A OIBR3 fechou ligeiramente acima do mínimo da sessão e do mínimo histórico ... Promete ... 

claramente a cotação da OI arrasta a cotação da PTC num ciclo vicioso interminável... A OI está muito dependente desta venda, precisa dela para sobreviver, e a incerteza da venda faz as quedas constantes... eu acho que a reversão da fusão será terrivelmente destrutivo para OI e tendencialmente positivo para a PT.. no entanto será positivo para ambas a realização da venda. parece que há gente desatenta e esquece que está na calha uma consolidação com a TIM, é uma informação publica e que foi divulgada por ambas as partes. Alguém sabe o impacto desta consolidação nas cotações? reparem que a OI falhou o leilão 4G. terá sido propositado ou não?
cavaleri Escreveu:a questão resume-se:
-timming da operação.
- função de ZB na altura.
-qual o motivo da saida de ZB.
Efetivamente quando ZB falar ou se exprimir temos mexida violenta nas acoes.
Foi bom Henrique Granadeiro ter finalmente ter vindo dizer o que disse. É pena não o ter feito antes da Assembleia Geral de Acionistas da PT SGPS de 8 de setembro ou nesta reunião. Caso o tivesse feito, os termos do negócio da PT SGPS com a OI não tinham sido revistos como foram.
Tenho esperança de que com as recentes declarações de Henrique Granadeiro a combinação de negócios não se conclua como estava previsto. Penso que alguma coisa irá acontecer depois de Henrique Granadeiro ter dito o que disse e ter tomado a posição que tomou.
Agora se Zeinal Bava falasse, outro galo cantaria , mas receio que não diga o que é necessário que diga: afinal de contas recebeu ou receberá uma boa compensação monetária da OI, na sequência da sua demissão da OI ...
a questão resume-se:
-timming da operação.
-timming da operação.
setas1 Escreveu:Deixo aqui um comentário que não é meu que está no negócios e acho que é valido e muito importante , e que vale a pena considerar ....
transcrevo sen autorização do dono do comentário, e peço desculpa por isso
O comentário não está todo porque tem palavras que não são permitidas no Caldeirão :
""""mas então, sendo a divida da rioforte à PT portugal, ativo da OI...
o problema é da OI e não da PT SGPS, certo?
como tal, pq razão foi diminuida a participação da pt sgps na oi?
se o default foi na pt portugal, 100% da OI, qual a relação com a pt sgps? """"
Tens de perguntar a administração da PT SGPS independente até em obstrução a justiça. Ahah, deixa lá essa figura aqui em Portugal não existe. Deixa derreter a politica portuguesa, o povo paga.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Deixo aqui um comentário que não é meu que está no negócios e acho que é valido e muito importante , e que vale a pena considerar ....
O comentário não está todo porque tem palavras que não são permitidas no Caldeirão :
- Registado: 1/8/2014 14:27
Já se deram conta que não houve e não há o menor interesse em profissionais. É o fundo "y" que compra, o fundo "z" já comprou e o fundo "w" quer comprar. Não houve nenhum profissional do setor a querer avançar sobre os ativos portugueses que estão a venda além da PT. Qual será o fundo que irá adquirir a TAP?
FDPC Escreveu:ativo Escreveu:O que é que eles saberão que nós não sabemos?![]()
Gráfico da OIBR3
O que eu sinto é que realmente eles estão se marimbando para a PT além de haver uma outra quantidade de detalhes e dados que não estão sendo considerados em seu conjunto fundamental além de serem o BNDES os donos da OI. O agente regulador CADE já libertou a composição VIVO CLARO TIM OI e já deu sinal verde. A OI vai sempre de qualquer maneira, com a PT, sem a PT, ou até falida e será difícil que não seja assim.
A fezada é ir com a OI se quiserem.

ativo Escreveu:O que é que eles saberão que nós não sabemos?![]()
Gráfico da OIBR3
O que eu sinto é que realmente eles estão se marimbando para a PT além de haver uma outra quantidade de detalhes e dados que não estão sendo considerados em seu conjunto fundamental além de serem o BNDES os donos da OI. O agente regulador CADE já libertou a composição VIVO CLARO TIM OI e já deu sinal verde. A OI vai sempre de qualquer maneira, com a PT, sem a PT, ou até falida e será difícil que não seja assim.
O que é que eles saberão que nós não sabemos?
Gráfico da OIBR3

Gráfico da OIBR3
- Anexos
-
- Gráfico-1.jpg (32.21 KiB) Visualizado 6202 vezes