Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Desemprego em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migluso » 8/3/2013 13:53

mais_um Escreveu:
Não vejo nada de especial, mas podes explicar.


Não tenho nada a explicar...

Podes ir directamente para a pág. 25
http://oefp.iefp.pt/admin/upload/Confer ... b8fc8a.pdf

Dito isto, sou hoje mais apologista do ajustamento pela via da inflação do que era até há um tempo atrás.

No curto prazo, o "nominal" tem um poder ilusório capaz de potenciar o "real" no médio/longo prazo pelo efeito que provoca nas expectativas, e, mais importante, não é tão fracturante socialmente.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por mais_um » 8/3/2013 13:29

migluso Escreveu:
mais_um Escreveu:
migluso Escreveu:Nas 2 intervenções anteriores do FMI, qual a evolução do SMN?
Palpita-me que desceu...
E se calhar não foi tão pouco como a queda do SMN na presente intervenção...


Nominalmente subiu em ambas.

http://www.pordata.pt/Portugal/Salario+ ... acional-74


"Realmente", é mais confortável não ver...

http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+ ... Consumidor)-138


Da 1ª vez houve, o aumento foi sempre superior à inflação, da 2ª vez no 1º ano o aumento foi de 20%, a inflação foi de 28,38%, no 2º ano a inflação foi de 19% e o aumento foi de 23%.

Actualmente o SM não aumentou e tens já a inflação de 2011 e 2012, 3,65 e 2,77 respectivamente. Vamos ver o valor deste ano.

Não vejo nada de especial, mas podes explicar.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8132
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por alexandre7ias » 8/3/2013 13:21

MarcoAntonio Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:565,8 é o novo salário mínimo...só mesmo para rir. Inventam cada uma.


Os 565.8 euros são os 485 euros distribuidos por 12 prestações. Para efectuar uma comparação transversal a todos os países é necessário colocar os dados em condições comparáveis e nem todos os países pagam 14 mensalidades/salários por ano...
.

Eu entendi isso e até aceito. Mas dá a sensação que é esse o salário do trabalhador o que não é a realidade. Aliás ao contrário do que querem fazer passar isto prejudica e muito o trabalhador, é mais um caso em que parece que o trabalhador é beneficiado mas o que acontece é o contrário.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por migluso » 8/3/2013 13:13

mais_um Escreveu:
migluso Escreveu:Nas 2 intervenções anteriores do FMI, qual a evolução do SMN?
Palpita-me que desceu...
E se calhar não foi tão pouco como a queda do SMN na presente intervenção...


Nominalmente subiu em ambas.

http://www.pordata.pt/Portugal/Salario+ ... acional-74


"Realmente", é mais confortável não ver...

http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+ ... Consumidor)-138
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por goodmoney » 8/3/2013 12:47

Para que não haja regulação é preciso que haja boa vontade de ambas as partes e que o valor do trabalho seja reconhecido.

Nada disto se passa em Portugal.
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

por mais_um » 8/3/2013 12:46

migluso Escreveu:Nas 2 intervenções anteriores do FMI, qual a evolução do SMN?
Palpita-me que desceu...
E se calhar não foi tão pouco como a queda do SMN na presente intervenção...


Nominalmente subiu em ambas.

http://www.pordata.pt/Portugal/Salario+ ... acional-74
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8132
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por db7 » 8/3/2013 12:42

AutoMech Escreveu:
db7 Escreveu:Automech, acreditas mesmo que a abolição do salário mínimo em Portugal na situação actual era positivo para a maioria da população?


O bom do liberalismo é que permite que as pessoas se organizem como quiserem, até mesmo que vivam em comunas, se assim entenderem. Já os outros sistemas não permitem o liberalismo, porque forçam as pessoas a algo que elas não querem.

Repara que nestes países que referi e que não são pobres nem têm salários baixos, acaba por haver um salário mínimo não oficial porque as pessoas se organizam e tratam da sua vida, através de sindicatos e contratação colectiva.

Ética e moralmente é preferível deixar que as pessoas decidam o que é melhor para si, do que impor aquilo que elas não querem.

Com que moral é que impedimos alguém de trabalhar por menos de X, se essa pessoa entende que o quer fazer ?

Eu sei que isto faz confusão a muita gente porque querem impor a sua vontade, de forma coerciva, aos outros.

Entendo o teu ponto de vista apesar de não concordar com ele.

No entanto não respondes claramente á pergunta.

Pela tua ordem de ideias estávamos todos a trabalhar para meia dúzia de barões que eram os ditadores.

Nunca que te esqueças que estas em Portugal e não na Dinamarca, etc etc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 281
Registado: 13/7/2011 8:39
Localização: Braga

por migluso » 8/3/2013 12:35

Nas 2 intervenções anteriores do FMI, qual a evolução do SMN?
Palpita-me que desceu...
E se calhar não foi tão pouco como a queda do SMN na presente intervenção...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3146
Registado: 16/11/2009 18:45
Localização: Porto

por mais_um » 8/3/2013 12:21

AutoMech Escreveu:Vou dar outro exemplo. A CP teve um concurso para agência de publicidade. O caderno de encargos contemplava um determinado valor hora que, aparentemente, foi considerado demasiado baixo. Resultado: todas as agências se recusaram a participar. Não foi necessário a intervenção estatal. Chama-se a isto liberdade de escolha.
http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO096148.html


E? o que tem isso a ver com o SMN?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8132
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Automech » 8/3/2013 12:18

Vou dar outro exemplo. A CP teve um concurso para agência de publicidade. O caderno de encargos contemplava um determinado valor hora que, aparentemente, foi considerado demasiado baixo. Resultado: todas as agências se recusaram a participar. Não foi necessário a intervenção estatal. Chama-se a isto liberdade de escolha.
http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO096148.html
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por mais_um » 8/3/2013 12:10

Esta discussão já passou no CdB, não me recordo em que topico e na altura também deu pano para mangas.

Mas mais que toda a retorica que possamos utilizar, a realidade é que quem paga os ordenados(os empresários e patrões) não só não pede que seja reduzido o SMN, como está disponivel para aumentar o valor.

Se me perguntarem em quem dou credibilidade, se à posição dos empresarios e patrões ou a quem defende o fim ou diminuição do SMN como forma de minorar os nossos problemas economicos, a minha resposta é obvia.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8132
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Automech » 8/3/2013 12:10

masterpro Escreveu:Islândia é um grande exemplo, não queres seguir esse exemplo mas em tudo? ou só queres no SMN?

Eu não quero seguir o exemplo de ninguém. Apenas quero mostrar que não é preciso haver salário mínimo decretado por lei para um país ser desenvolvido e ter salários altos. As pessoas são capazes de se organizar, sem que o governo tenha de se meter na questão.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Automech » 8/3/2013 12:05

mais_um Escreveu:Antes de continuares a escrever tontices pára para pensar.

Haveria muito a discutir sobre este assunto e com bastante interesse, mas terminou por aqui pela mesma razão que já em tempos tinha decidido nunca mais discutir contigo (e agora cometi esse erro).

Contigo só mesmo informações concretas como yields, condições de subscrições, etc. que não levam a comentários paralelos. É um privilégio que a participação num forum nos dá.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Automech » 8/3/2013 11:55

db7 Escreveu:Automech, acreditas mesmo que a abolição do salário mínimo em Portugal na situação actual era positivo para a maioria da população?


O bom do liberalismo é que permite que as pessoas se organizem como quiserem, até mesmo que vivam em comunas, se assim entenderem. Já os outros sistemas não permitem o liberalismo, porque forçam as pessoas a algo que elas não querem.

Repara que nestes países que referi e que não são pobres nem têm salários baixos, acaba por haver um salário mínimo não oficial porque as pessoas se organizam e tratam da sua vida, através de sindicatos e contratação colectiva.

Ética e moralmente é preferível deixar que as pessoas decidam o que é melhor para si, do que impor aquilo que elas não querem.

Com que moral é que impedimos alguém de trabalhar por menos de X, se essa pessoa entende que o quer fazer ?

Eu sei que isto faz confusão a muita gente porque querem impor a sua vontade, de forma coerciva, aos outros.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por mais_um » 8/3/2013 11:54

AutoMech Escreveu:Exactamente. Como na Dinamarca, esse país de pobres e escravos onde não há salário mínimo e deixam as coisas para a negociação entre patrões e sindicatos.


Antes de continuares a escrever tontices pára para pensar.

Não é o Estado que arbitáriamente define o salario minimo, isso é feito em sede de concertação social, ou seja existe um acordo entre sindicatos, patronato e Estado.

Basicamente a diferença para os outros paises que não tem a figura do salario minimo institucional é que esse acordo é feito sem a participação do Estado.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8132
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por masterpro » 8/3/2013 11:53

AutoMech Escreveu:
masterpro Escreveu:Parabéns para ti, encontraste a excepção à regra.

Austria, Islândia, Finlândia. Queres mais ?


Islândia é um grande exemplo, não queres seguir esse exemplo mas em tudo? ou só queres no SMN?

Pareces os tipos do governos, só vem o que lhes interessam, não vêem a big picture.

Mas pronto já sei que é pedir muito looool


8-) 8-) 8-) 8-)
 
Mensagens: 673
Registado: 13/3/2007 14:42
Localização: 17

por mais_um » 8/3/2013 11:50

AutoMech Escreveu:
Tu continuas a acreditar que há países que seguem uma ideologia liberal só porque têm um ranking mais elevado que outros. Portugal ao pé da Coreia do Norte claro que é ultra liberal e no entanto é o que sabemos.


Não, quem faz o ranking do paises que mais se aproximam do ideal do liberalismo economico são as organizações não governamentais que defendem o liberalismo economico.

Agora se quando essas organizações dizem que em 100 pontos possiveis a Australia tem 83,1 mas se isso não é verdade, não tenho culpa....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8132
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Automech » 8/3/2013 11:50

masterpro Escreveu:Parabéns para ti, encontraste a excepção à regra.

Austria, Islândia, Finlândia. Queres mais ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por db7 » 8/3/2013 11:48

Automech, acreditas mesmo que a abolição do salário mínimo em Portugal na situação actual era positivo para a maioria da população?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 281
Registado: 13/7/2011 8:39
Localização: Braga

por masterpro » 8/3/2013 11:47

Parabéns para ti, encontraste a excepção à regra.

Esqueceste-te é que é um pais bem mais civilizado que o nosso, onde a policia e os tribunais também não fazem nem tem o mesmo trabalho que os nossos. E onde a economia paralela tb é bem menor.

É uma questão de mentalidade e de sentido de dever e respeito pelos outros que nesses países nórdicos é muito comum, ao contrário aqui do burgo e dos que nos rodeiam.


8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)
 
Mensagens: 673
Registado: 13/3/2007 14:42
Localização: 17

por Automech » 8/3/2013 11:39

masterpro Escreveu:A não regulação do mesmo, faz, principalmente em países com elevado nível de desemprego o trabalho se torne gratuito/escravo, pois os patrões tenderão a ir vender fora e fazer dentro ao menor preço possível.

Exactamente. Como na Dinamarca, esse país de pobres e escravos onde não há salário mínimo e deixam as coisas para a negociação entre patrões e sindicatos.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por goodmoney » 8/3/2013 11:38

PS: Se a empresa não se aguenta com trabalhadores com o SMN então que feche, se de facto existir mercado para esse produto/serviço outras tratarão de o fazer de forma mais eficiente, sim porque o problema geralmente está nas chefias e na sua má gestão.



E mais nada... Nem o Darwin diria melhor...
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

por Automech » 8/3/2013 11:37

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:Aqui fica outro video. A argumentação é a mesma, mas como é de um prémio Nobel talvez não seja considerado tão demagógico. A não ser que os únicos prémios Nobel não demagógicos sejam os Keynesianos e a sua defesa acérrima da intervenção do estado na economia.



Lá estás tu a misturar alhos com bugalhos.E o que é que uma coisa tem a ver com outra? Os paises top10 da implementação de liberalismo economico tem salario minimo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Index_of_Economic_Freedom



http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:List ... _pa%C3%ADs


A Suiça tem salario minimo regulado por contratos colectivos de trabalho.

EDIT: Aliás, dificil é encontrar um país que nao tenha salario minimo, seja fixado pelo governo, seja fixado por acordos colectivos de trabalho e afins.


Tu continuas a acreditar que há países que seguem uma ideologia liberal só porque têm um ranking mais elevado que outros. Portugal ao pé da Coreia do Norte claro que é ultra liberal e no entanto é o que sabemos.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por masterpro » 8/3/2013 11:35

AutoMech Escreveu:Aqui fica outro video. A argumentação é a mesma, mas como é de um prémio Nobel talvez não seja considerado tão demagógico. A não ser que os únicos prémios Nobel não demagógicos sejam os Keynesianos e a sua defesa acérrima da intervenção do estado na economia.

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/ca8Z__o52sk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Humm, pena não existir televisão para entrevistarem o d. Afonso Henriques ou malta de épocas mais antigas, acho que teriam também boas considerações sobre o assunto.

O SMN é o método de os Governos regularem a economia, sim porque uma das principais funções é essa, a de regularem a economia de modo a que a mesma se mantenha equilibrada, estável e com perspectivas de subir.

A não regulação do mesmo, faz, principalmente em países com elevado nível de desemprego o trabalho se torne gratuito/escravo, pois os patrões tenderão a ir vender fora e fazer dentro ao menor preço possível.

E aí, colega forense, é que entra o estado e diz, não meus amigos, assim a economia interna definhará e apenas alguns terão riqueza, então vamos lá regular isto para equilibrar as coisas.


Pure comom sense.

PS: Se a empresa não se aguenta com trabalhadores com o SMN então que feche, se de facto existir mercado para esse produto/serviço outras tratarão de o fazer de forma mais eficiente, sim porque o problema geralmente está nas chefias e na sua má gestão.


8-) 8-) 8-) 8-)
 
Mensagens: 673
Registado: 13/3/2007 14:42
Localização: 17

por goodmoney » 8/3/2013 11:33

Ninguém vive dignamente como o salário mínimo em Portugal. Aguentar, aguenta, mas nem só ter um quarto e uma sopa é vida.

Ninguém merece trabalhar 160 horas por mês para ganhar 485 euros brutos.

Falam aqui da dificuldade das micro-empresas... No limite com 9 trabalhadores, ou seja, já com alguma dimensão, e se o salário mínimo fosse aumentado para 500 euros, estaríamos a falar de um aumento total de 135 euros num mês...

Das duas uma, ou a empresa não tem a mínima viabilidade e portanto a morte está anunciada ou 135 euros entre o volume de facturação desta empresa é à escala dum particular dar 2 gomas a um puto...

Já não falando que nem todos ganharão o ordenado mínimo, pelo que em vez de 135 euros se calhar são 60 ou 70...

Tanta teoria económica e prémios Nobel para discutir 100 euros?

E mesmo que fossem 50 trabalhadores, uma empresa desta dimensão é afectada por 400 ou 500 euros de actualizações que tivesse que fazer?

Falsas questões, é tudo uma questão de ideologia.

Se falassem do pessoal que ganha 1500 e nem 800 devia ganhar, aí sim...
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, CORTIÇA, Jonas74 e 84 visitantes