Tarifa Bi-horária da EDP vai acabar
Pata-Hari Escreveu:mais_um Escreveu:Pata-Hari Escreveu:porquê que não gostas do tri-horário?
porque na tarifa livre só está disponível a partir de 27 KVA o que no meu caso onera em mais 30€/mês a conta.
mais_um, estás enganado, eu tenho 17.5 (hoje pedi para mudar para 13.5, vou ver se chega). E voltei ao bi-horário porque me deixa menos restrições e não poupei nada de especial no tri-horário (ao fim de semana gosto de poder ligar máquinas à vontade, cozinhar, fazer o que me dá na gana, é mais simples). Acabo de me aperceber que a tarifa simples quase que se paga pelo conforto que gera...
tu tens 17.5 tri-horario no mercado regulado, certo?
No mercado livre, no site da edp, o tri-horario só está disponivel a partir de 27,6.
https://energia.edp.pt/particulares/ele ... arios.aspx
No site da erse também só consegues ter oferta em tri-horario se selecionares acima de 20,7KVA
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Pata-Hari Escreveu:porquê que não gostas do tri-horário?
porque na tarifa livre só está disponível a partir de 27 KVA o que no meu caso onera em mais 30€/mês a conta.
mais_um, estás enganado, eu tenho 17.5 (hoje pedi para mudar para 13.5, vou ver se chega). E voltei ao bi-horário porque me deixa menos restrições e não poupei nada de especial no tri-horário (ao fim de semana gosto de poder ligar máquinas à vontade, cozinhar, fazer o que me dá na gana, é mais simples). Acabo de me aperceber que a tarifa simples quase que se paga pelo conforto que gera...
Tenho estado a brincar com o simulador da ERSE e segundo o que me disseram na EDP, o valor apresentado concerne apenas o consumo, sem iva e sem aluguer do contador e sem taxa de audiovisual. Confirmam?
(editado: entretanto já vi no site que "Os resultados apresentam a fatura anual e incluem IVA." É o costume.... hoje em duas chamadas também já tive respostas totalmente diferentes das duas pessoas que me atenderam.)
(editado: entretanto já vi no site que "Os resultados apresentam a fatura anual e incluem IVA." É o costume.... hoje em duas chamadas também já tive respostas totalmente diferentes das duas pessoas que me atenderam.)
Boas
Secundando o que diz o Elias, no bi-horario nas horas de ponta o aumento é de 5.5%.....
fonix
os aumentos (anunciados) de 2.8% onde param ???
as horas de vazio tem um aumento de 1.5%, mas representam (em média) menos de 40% do consumo..
Secundando o que diz o Elias, no bi-horario nas horas de ponta o aumento é de 5.5%.....
fonix
os aumentos (anunciados) de 2.8% onde param ???
as horas de vazio tem um aumento de 1.5%, mas representam (em média) menos de 40% do consumo..
- Registado: 14/11/2007 23:23
Três anos para optar pelo mercado livre de luz e gás
31 de Dezembro, 2012
A electricidade vai subir 2,8% e o gás vai aumentar 2,5% a partir de Janeiro, valor que será revisto trimestralmente até ao final de 2015, prazo limite para as famílias portuguesas escolherem um operador no mercado liberalizado.
O aumento de 2,8% nas tarifas de venda a clientes finais para 2013 é de 1,24 euros, para uma factura média mensal de 47 euro, abrangendo a maioria das famílias portuguesas, cerca de 5,6 milhões de consumidores.
Por seu lado, as tarifas transitórias do gás para os consumidores domésticos e pequenas empresas, com consumos até 10 mil metros cúbicos, que se encontram no mercado regulado, sofrem um acréscimo de 2,5% a partir de 1 de Janeiro de 2013.
O regulador do mercado energético (ERSE) vai apresentar tarifas transitórias no gás e na electricidade de três em três meses até ao dia 31 de Dezembro de 2015, altura em que o mercado ficará totalmente liberalizado e em que os consumidores terão de escolher o seu fornecedor de energia.
Os tarifários da ERSE servem de referência a todos os comercializadores do mercado liberalizado, onde se posicionam a EDP, Galp, Endesa, Gas Natural Fenosa e Iberdrola.
O Governo já demonstrou a intenção de criar um preço de referência para a luz e gás mesmo após o fim das tarifas reguladas, a partir de 2015, de forma a travar possíveis aumentos de preços desproporcionados.
As famílias portuguesas, a partir de Janeiro, se assim o pretenderem, deixarão de ter facturas da luz e do gás com tarifas impostas pelo Estado e poderão escolher os preços das várias empresas que estão no mercado livre.
Esta viragem, por imposição do memorando assinado por Portugal com a 'troika', irá fazer com que mais de 4,7 milhões de consumidores de electricidade e 1,1 milhões de gás sejam 'obrigados' a transitarem para o mercado até 31 de Dezembro de 2015.
A transição dos actuais consumidores de preços regulados pelo Estado para o mercado livre - que não é obrigatória durante os próximos três anos -, deve, no entanto, ser ponderada tendo em conta as alterações sucessivas que a ERSE irá fazer de três em três meses nos preços da luz e do gás, a chamada tarifa transitória.
A juntar a isto, os operadores de mercado livre, entre os quais os actuais incumbentes (a EDP na electricidade e a Galp no gás) estão já a preparar terreno para conseguirem convencer os consumidores a manterem-se como seus clientes e, ao mesmo tempo, a tentar 'roubar' aos outros, oferecendo descontos e campanhas especiais.
A EDP, por exemplo, está a oferecer descontos na luz e no gás numa factura comum, de forma a conseguir actuais clientes de gás da tarifa regulada da Galp, enquanto a petrolífera oferece também uma factura comum para atrair consumidores de electricidade que estão neste momento como clientes da EDP com preços regulados.
A 'guerra' pela conquista de clientes que vão ficar 'órfãos' do mercado regulado vai prolongar-se até final de 2015. No entanto, já este ano se assistiu ao que se avizinha para 2013, com a EDP e a Galp a protagonizarem esta batalha, tendo como 'intrusos' as espanholas Endesa e Iberdrola.
Por enquanto, as empresas a actuar no mercado livre dizem que não têm grande espaço de manobra para fazer melhores ofertas aos clientes do mercado regulado porque o aumento de preços do gás e da luz até Março apenas acompanham a inflação e não reflectem o verdadeiro custo da energia, o que torna as tarifas livres menos atractivas.
Para os consumidores que optem pelo mercado livre, a ERSE tem vindo a alertar para vários aspectos a ter em conta, como, por exemplo, a gratuitidade da mudança de comercializador, mantendo o mesmo contador, ou seja, o cliente que fizer a transição terá basicamente de assinar um contrato deixando para o novo operador o tratamento burocrático sem quaisquer custos.
Lusa/ SOL
31 de Dezembro, 2012
A electricidade vai subir 2,8% e o gás vai aumentar 2,5% a partir de Janeiro, valor que será revisto trimestralmente até ao final de 2015, prazo limite para as famílias portuguesas escolherem um operador no mercado liberalizado.
O aumento de 2,8% nas tarifas de venda a clientes finais para 2013 é de 1,24 euros, para uma factura média mensal de 47 euro, abrangendo a maioria das famílias portuguesas, cerca de 5,6 milhões de consumidores.
Por seu lado, as tarifas transitórias do gás para os consumidores domésticos e pequenas empresas, com consumos até 10 mil metros cúbicos, que se encontram no mercado regulado, sofrem um acréscimo de 2,5% a partir de 1 de Janeiro de 2013.
O regulador do mercado energético (ERSE) vai apresentar tarifas transitórias no gás e na electricidade de três em três meses até ao dia 31 de Dezembro de 2015, altura em que o mercado ficará totalmente liberalizado e em que os consumidores terão de escolher o seu fornecedor de energia.
Os tarifários da ERSE servem de referência a todos os comercializadores do mercado liberalizado, onde se posicionam a EDP, Galp, Endesa, Gas Natural Fenosa e Iberdrola.
O Governo já demonstrou a intenção de criar um preço de referência para a luz e gás mesmo após o fim das tarifas reguladas, a partir de 2015, de forma a travar possíveis aumentos de preços desproporcionados.
As famílias portuguesas, a partir de Janeiro, se assim o pretenderem, deixarão de ter facturas da luz e do gás com tarifas impostas pelo Estado e poderão escolher os preços das várias empresas que estão no mercado livre.
Esta viragem, por imposição do memorando assinado por Portugal com a 'troika', irá fazer com que mais de 4,7 milhões de consumidores de electricidade e 1,1 milhões de gás sejam 'obrigados' a transitarem para o mercado até 31 de Dezembro de 2015.
A transição dos actuais consumidores de preços regulados pelo Estado para o mercado livre - que não é obrigatória durante os próximos três anos -, deve, no entanto, ser ponderada tendo em conta as alterações sucessivas que a ERSE irá fazer de três em três meses nos preços da luz e do gás, a chamada tarifa transitória.
A juntar a isto, os operadores de mercado livre, entre os quais os actuais incumbentes (a EDP na electricidade e a Galp no gás) estão já a preparar terreno para conseguirem convencer os consumidores a manterem-se como seus clientes e, ao mesmo tempo, a tentar 'roubar' aos outros, oferecendo descontos e campanhas especiais.
A EDP, por exemplo, está a oferecer descontos na luz e no gás numa factura comum, de forma a conseguir actuais clientes de gás da tarifa regulada da Galp, enquanto a petrolífera oferece também uma factura comum para atrair consumidores de electricidade que estão neste momento como clientes da EDP com preços regulados.
A 'guerra' pela conquista de clientes que vão ficar 'órfãos' do mercado regulado vai prolongar-se até final de 2015. No entanto, já este ano se assistiu ao que se avizinha para 2013, com a EDP e a Galp a protagonizarem esta batalha, tendo como 'intrusos' as espanholas Endesa e Iberdrola.
Por enquanto, as empresas a actuar no mercado livre dizem que não têm grande espaço de manobra para fazer melhores ofertas aos clientes do mercado regulado porque o aumento de preços do gás e da luz até Março apenas acompanham a inflação e não reflectem o verdadeiro custo da energia, o que torna as tarifas livres menos atractivas.
Para os consumidores que optem pelo mercado livre, a ERSE tem vindo a alertar para vários aspectos a ter em conta, como, por exemplo, a gratuitidade da mudança de comercializador, mantendo o mesmo contador, ou seja, o cliente que fizer a transição terá basicamente de assinar um contrato deixando para o novo operador o tratamento burocrático sem quaisquer custos.
Lusa/ SOL
- Registado: 5/11/2002 12:21
Deixo aqui um comparativo de preços para electricidade e gás, efectuado pela ERSE com a data de 01-12-2012.
Vale para se ter uma ideia das diferenças existentes.
Vale para se ter uma ideia das diferenças existentes.
- Anexos
-
PreçosRef_BTN.pdf
- (636.47 KiB) Transferido 319 Vezes
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
tavaverquenao2 Escreveu:Para a grande maioria dos consumidores chega bem os 6.9 kva de potência contratada. Mas se quiserem ver o consumo de um qualquer aparelho, não façam como o Elias disse, é uma seca,, comprem um aparelho destes:
http://www.aki.pt/produto.aspx?category ... 4084&sid=0
Ainda vamos descobrir que tens interesses na venda destes aparelhómetros

Para a grande maioria dos consumidores chega bem os 6.9 kva de potência contratada. Mas se quiserem ver o consumo de um qualquer aparelho, não façam como o Elias disse, é uma seca,
, comprem um aparelho destes:

- Anexos
-
- medidor de consumo.jpeg (8.73 KiB) Visualizado 5349 vezes
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Luxor Escreveu:crg Escreveu:mais_um Escreveu:crg Escreveu:Elias Escreveu:Há aqui alguém que já tenha mudado da EDP para outro operador?
Aproveito para responder, já que tenho os dados frescos na memória. Recebi a factura de Dezembro da EDP e acabei de mudar para a Iberdrola (tarifa simples: 0,1254 kVA). Tinha tarifa bi-horario na EDP-regulada, com consumo de anual 36,8% em periodo de vazio (2028 kVA em vazio, cobrados a 0,0833€, num total de 5509 kVA, sendo que fora do vazio são cobrados a 0,1551€). Fiz as contas e com o mesmo consumo anual (o termo fixo é o mesmo: 0,3308€/dia para uma potência de 6,9 kVA) e gastarei menos cerca de 20€ no ano e sem a preocupação de estar a ligar as máquinas de noite, as quais por vezes até me acordam.
Lês-te isto?O preço de energia IBERDROLA será atualizado a 1 de Março de cada ano, de acordo com a variação do IPC (valor acumulado real, do período de Novembro a Novembro do ano anterior à aplicação da variação do índice de preços do consumidor, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística) em Portugal. Serão aplicadas, se se produzirem as variações das tarifas de acesso definidas pela Entidade Reguladora, a qualquer momento da vigência do contrato. O preço final acresce IVA à taxa legal em vigor, bem como eventuais impostos ou taxas que à data de emissão da fatura, sejam legalmente exigíveis.
http://www.iberdrola.pt/02sicb/corporat ... BRELEPLACS
Sim, sabia disso, mas acontece que as tarifas do mercado regulado também vão subir e provavelmente ainda mais, pelo que gastarei menos comparativamente.
Com a EDP comercial não vai haver esse aumento, assim espero.
Se ocorrer aumento das tarifas de acesso definidas pela Entidade Reguladora, podes esperar esse aumento reflectido seguramente.
Editado pela última vez por crg em 29/12/2012 1:01, num total de 2 vezes.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
crg Escreveu:mais_um Escreveu:crg Escreveu:Elias Escreveu:Há aqui alguém que já tenha mudado da EDP para outro operador?
Aproveito para responder, já que tenho os dados frescos na memória. Recebi a factura de Dezembro da EDP e acabei de mudar para a Iberdrola (tarifa simples: 0,1254 kVA). Tinha tarifa bi-horario na EDP-regulada, com consumo de anual 36,8% em periodo de vazio (2028 kVA em vazio, cobrados a 0,0833€, num total de 5509 kVA, sendo que fora do vazio são cobrados a 0,1551€). Fiz as contas e com o mesmo consumo anual (o termo fixo é o mesmo: 0,3308€/dia para uma potência de 6,9 kVA) e gastarei menos cerca de 20€ no ano e sem a preocupação de estar a ligar as máquinas de noite, as quais por vezes até me acordam.
Lês-te isto?O preço de energia IBERDROLA será atualizado a 1 de Março de cada ano, de acordo com a variação do IPC (valor acumulado real, do período de Novembro a Novembro do ano anterior à aplicação da variação do índice de preços do consumidor, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística) em Portugal. Serão aplicadas, se se produzirem as variações das tarifas de acesso definidas pela Entidade Reguladora, a qualquer momento da vigência do contrato. O preço final acresce IVA à taxa legal em vigor, bem como eventuais impostos ou taxas que à data de emissão da fatura, sejam legalmente exigíveis.
Sim, sabia disso, mas acontece que as tarifas do mercado regulado também vão subir e provavelmente ainda mais, pelo que gastarei menos comparativamente.
Com a EDP comercial não vai haver esse aumento, assim espero.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
mais_um Escreveu:crg Escreveu:Elias Escreveu:Há aqui alguém que já tenha mudado da EDP para outro operador?
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
Camisa Roxa Escreveu:malta, reparei agora que tenho potência de 10,35kVA
isto é muito? devo fazer um downgrade???
A potência instalada deve corresponder à potência de que necessitas em hora de pico, isto é, quando o teu consumo é maior.
Para avaliares as necessidades, basta teres em conta os aparelhos de maior consumo, que são tipicamente os que pertencem a estas três categorias:
- aquecimento (normalmente 2000W cada aquecedor, quando está no máximo, mas é variável, em geral vem indicado no próprio aparelho); não esquecer o termoacumulador, se o houver.
- máquinas de lavar roupa e louça (pode variar entre 1000 e 2000W, dependendo dos programas, em geral isso está no manual de instruções onde estão os programas)
- fogão e forno (aqui pode ser difícil de determinar, mas tipicamente uma placa eléctrica consome entre 500 e 1000W quando está no máximo; o forno pode consumir bastante mais).
Quando não sei a potência de um aparelho costumo medi-la ligando apenas esse aparelho e vendo o consumo no contador.
As luzes e os aparelhos de electrónica têm pouca expressão no consumo. Mas outros electrodomésticos, como torradeiras, chaleiras eléctricas, aspirador, etc., devem ser tidos em conta, embora sejam coisas que em geral não estão muito tempo ligadas.
Camisa Roxa Escreveu:malta, reparei agora que tenho potência de 10,35kVA
isto é muito? devo fazer um downgrade???
Ser muito ou pouco depende do que tu necessitas a funcionar simultaneamente.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Re: Deus queira !
bboniek00 Escreveu: Sim, Deus-queira que esta liberalizac,ao vs. regulac,ao na Energia Electrica e Gas nao seja um embuste do quilate da "liberalizac,ao" dos combustiiveis liquidos (hidrocarbonetos), em que, sem haver cartelizac,ao - (claro que nao ha !) - nao se verificou um estado de concorreencia, tao apregoado pelos defensores dos "mercados".
Acima de tudo, no caso dos combustíveis, qualquer que seja o preço praticado, "está sempre mal".
Se os preços são iguais, é porque andam a fazer cartel.
Se os preços são diferentes, com as de marca mais caras do que as brancas, é porque andam a roubar, porque no fundo o produto é igual.
Afinal de contas, o que a malta queria era ter combustíveis de borla

Deus queira !
mais_um Escreveu:Tridion Escreveu:
Respondendo a este simpático caldeirista, quem não optar pelo mercado liberalizado ficará no mercado regulado com uma tarifa transitória, que segundo as FAQ's do site da EDP são tarifas definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com preços agravados, de forma a estimular induzir a transição gradual dos consumidores para os comercializadores livres.
Acontece que as tarifas do mercado livre estão subir ao mesmo nível das tarifas do mercado regulado.
Sim, Deus-queira que esta liberalizac,ao vs. regulac,ao na Energia Electrica e Gas nao seja um embuste do quilate da "liberalizac,ao" dos combustiiveis liquidos (hidrocarbonetos), em que, sem haver cartelizac,ao - (claro que nao ha !) - nao se verificou um estado de concorreencia, tao apregoado pelos defensores dos "mercados".
Aliaas a histooria das gasosas ee conhecida nas tertuulias como "A Grande Galpada" LOL
(atee mete pena ver tantos anjinhos (sem asas)...)

- Registado: 22/4/2003 23:12
mais_um Escreveu:tridion Escreveu:
Respondendo a este simpático caldeirista, quem não optar pelo mercado liberalizado ficará no mercado regulado com uma tarifa transitória, que segundo as FAQ's do site da EDP são tarifas definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com preços agravados, de forma a estimular induzir a transição gradual dos consumidores para os comercializadores livres.
Acontece que as tarifas do mercado livre estão subir ao mesmo nível das tarifas do mercado regulado.
Que liberalização mais manca

Very typical

mais_um Escreveu:Tridion Escreveu:
Ou temos promoções a sério no inicio do ano, ou parece-me que isto do mercado liberalizado vai ser uma espécie de oligopólio com preços mais ou menos concertados entre os comercializadores. Ou seja, um barrete para os consumidores, claro está.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Tridion Escreveu:
crg Escreveu:Elias Escreveu:Há aqui alguém que já tenha mudado da EDP para outro operador?
Lês-te isto?
O preço de energia IBERDROLA será atualizado a 1 de Março de cada ano, de acordo com a variação do IPC (valor acumulado real, do período de Novembro a Novembro do ano anterior à aplicação da variação do índice de preços do consumidor, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística) em Portugal. Serão aplicadas, se se produzirem as variações das tarifas de acesso definidas pela Entidade Reguladora, a qualquer momento da vigência do contrato. O preço final acresce IVA à taxa legal em vigor, bem como eventuais impostos ou taxas que à data de emissão da fatura, sejam legalmente exigíveis.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 347 visitantes