Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Especuladores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ferreira10 » 2/12/2010 23:20

Este tópico não deveria ter o titulo de Especuladores. Deveria alertar para o trabalho meritório dos "Provedores de Liquidez"! :lol: :lol: :lol:
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Elias » 2/12/2010 23:01

Euro/Crise: Felipe González insta BCE a comprar mais dívida
30 de Novembro de 2010
Diário Digital

Felipe González, ex-chefe do governo espanhol, desafiou o Banco Central Europeu (BCE) a agir de forma efectiva comprando dívida pública dos países que estão sob ataque dos especuladores de modo a evitar o cenário de um novo resgate financeiro no prazo de dois meses.

Numa comunicação preparada para um evento da Fundacion Ideas para el Progresso, González afirmou que «se o BCE fizesse apenas uma terça parte do esforço de compra de dívida pública que fez a Reserva Federal norte-americana para quase o dobro dos cidadãos e mais do dobro do Produto Interno Bruto, a especulação acabaria».

Ainda que o ex-governante não tenha nomeado o país alvo de um eventual próximo resgate, a imprensa espanhola associa as palavras de Felipe González ao caso de Portugal.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 28/11/2010 21:51

Pesquisando no Google a palavra "especuladores" e escolhendo a opção "Imagens" aparece este lindo resultado... :lol:
Anexos
manuel alegre especulador.jpg
manuel alegre especulador.jpg (47.44 KiB) Visualizado 6554 vezes

por helderjsm » 23/11/2010 19:05

Elias Escreveu:Uns bandidos, estes especuladores! Pessoal sem escrúpulos! :twisted:

Depois de Dublin, os especuladores estão de olho em Madrid
23 novembro 2010 El Mundo Madrid

El Mundo, 23 novembro 2010

“O salvamento da Irlanda anima a especulação contra a Espanha”, titula o diário El Mundo, um dia após um maciço ataque dos mercados contra a Bolsa de Madrid que, a 22 de novembro, teve uma queda de 2,7%, a mais elevada dos mercados europeus, enquanto o prémio de risco das obrigações espanholas atingiu os 211 pontos. O diário lembra que se a UE afirmou, através de um porta-voz, que “a Espanha não é a Irlanda”, “Portugal e Espanha estão agora na mira dos investidores”, que “exigem mais medidas de controlo do défice”. Madrid só conseguirá “desembaraçar-se dos mercados” se levar por diante as reformas iniciadas, afirma o diário conservador, segundo o qual, no entanto, o Governo de José Luís Rodríguez Zapatero “tem falta de força e de credibilidade”, o que torna o país “uma presa fácil para os especuladores”.

Eu diria mais apanhem os gajos. Metam-nos a todos na prisão e deitem fora a chave.

Ou ponham-nos todos a trabalhar na lavoura e deixem os mercados funcionar com máquinas automáticas que despejam biliões.

De caminho até já há especuladores que investem no mercado. E até podemos ser nós todos :shock:

Registado: 23/10/2009 8:52

por Elias » 23/11/2010 18:58

Uns bandidos, estes especuladores! Pessoal sem escrúpulos! :twisted:

Depois de Dublin, os especuladores estão de olho em Madrid
23 novembro 2010 El Mundo Madrid

El Mundo, 23 novembro 2010

“O salvamento da Irlanda anima a especulação contra a Espanha”, titula o diário El Mundo, um dia após um maciço ataque dos mercados contra a Bolsa de Madrid que, a 22 de novembro, teve uma queda de 2,7%, a mais elevada dos mercados europeus, enquanto o prémio de risco das obrigações espanholas atingiu os 211 pontos. O diário lembra que se a UE afirmou, através de um porta-voz, que “a Espanha não é a Irlanda”, “Portugal e Espanha estão agora na mira dos investidores”, que “exigem mais medidas de controlo do défice”. Madrid só conseguirá “desembaraçar-se dos mercados” se levar por diante as reformas iniciadas, afirma o diário conservador, segundo o qual, no entanto, o Governo de José Luís Rodríguez Zapatero “tem falta de força e de credibilidade”, o que torna o país “uma presa fácil para os especuladores”.

por Elias » 17/11/2010 10:58

Os bons especuladores
16 Novembro2010 | 12:27
Paulo Pinho

O mercado financeiro é constituído por agentes com expectativas e atitudes muito diferentes.

Em particular, o mercado de dívida soberana há muito que deixou de ser o palco exclusivo de conservadores gestores de activos que procuravam um investimento seguro, com capital e juros certos e garantidos, susceptível de satisfazer clientelas genericamente classificadas como "as viúvas e os órfãos".

Investimentos seguros são pouco atractivos para os especuladores que apostavam em variações do risco de crédito. Mas a dívida pública de taxa fixa sempre atraiu quem procurava apostar em movimentos das taxas de juro. Esse tipo de especulação sempre ali existiu. E, em várias ocasiões, o próprio Estado português actuou nesse mercado com objectivo de tirar partido das suas expectativas de variação das taxas, assim se comportando como especulador. Nos anos anteriores à criação do euro, Portugal foi grandemente beneficiado pelos especuladores que apostaram que o nosso país iria integrar o grupo de estados fundadores da moeda única europeia. Tais agentes não regateavam empréstimo a Portugal, desde que fosse a taxa fixa, contribuindo para a loucura gastadora que então se gerou.

Ganharam. Mas convém não esquecer que perderam os que especulavam em sentido contrário.

Nos tempos mais recentes criaram-se condições propícias para uma desenfreada especulação em torno da dívida de vários países, designadamente Portugal. Não se trata de especulação em taxa de juro mas antes, infelizmente para nós, em risco de crédito. Não vale a pena escamotear o óbvio: tal especulação só é possível porque tais países entraram em risco de incumprimento. Isso não é culpa dos mercados, nem tão pouco das agências de "rating", que não passam (ambos) de portadores das más notícias. O problema está no facto de alguns países não terem honrado os compromissos que assumiram em Maastricht aquando da sua adesão ao euro. O estado das suas finanças públicas permite dúvidas quanto à evolução do respectivo "rating". E isso conduz, inevitavelmente, à especulação. Em dois sentidos.

Por cá é habitual falar de quem especula "contra nós". Ou seja, daqueles que, perante as sucessivas evidências de que as nossas finanças públicas estão descontroladas, de que o Governo anda totalmente à deriva e é incapaz de controlar a execução orçamental e de que o Parlamento é incapaz de trabalhar harmoniosamente para encontrar uma solução de Regime para os graves e estruturais problemas do Estado, entendem que Portugal irá entrar em incumprimento e terá de recorrer à ajuda externa. Sejamos claros: estes senhores especulam contra nós apenas e só porque lhes damos razões para isso.

Mas, convém perceber, existe quem aposte exactamente no sentido oposto. Ou seja, existem aqueles que acreditam que o sector exportador português será capaz de manter uma dinâmica de crescimento susceptível de ajudar o país a ultrapassar a crise actual, sem recurso a ajuda externa e que, a médio prazo, o "rating" da República subirá. Esses "bons" especuladores compram a nossa dívida quer em mercado primário, contribuindo para o financiamento do deficit público, quer no secundário, ajudando a travar a acelerada subida das "yields". Sem eles, porventura, aquelas já estariam perto dos 8%. Não nos ajudam por causa dos nossos bonitos olhos: apostam em nós para lucrarem aquando da concretização da nossa melhoria e correspondente descida das "yields" e valorização das obrigações que compraram.

E como corre essa estratégia? Mal. Há duas semanas esses "bons" especuladores lá foram ao leilão de dívida pública e compraram. Cerca de uma hora após o fim do mesmo ficaram a saber que os dois maiores partidos não se tinham entendido quanto ao Orçamento do Estado. Ou seja, poucas horas após nos emprestarem dinheiro já estavam a sofrer menos-valias equivalentes ao juro de um semestre. E tudo por causa do "timing" escolhido pelo Governo para anunciar o rompimento com o PSD. Não admira que alguns nos chamem pobres e mal-agradecidos. Aos que voltaram ao leilão seguinte não faltaram novas surpresas: após comprarem dívida a uma "yield" de 6.8% saem notícias sobre a indisponibilidade dos contribuintes alemães em pagar a irresponsabilidade de quem aderiu a uma moeda sem honrar os correspondentes compromissos (algo que a própria Alemanha já havia feito) e que o aumento de risco desses países conduziu a "Clearnet" a aumentar as margens a quem, através dessa câmara de compensação, transacciona as respectivas obrigações. Em poucas horas a "yield" subiu aos 7.4% e os "nossos" credores-especuladores perdiam cerca de 4.5% do seu capital.

Portugal, nos mercados financeiros, vive hoje uma situação de "fio da navalha": qualquer perturbação séria na nossa credibilidade como devedor pode desencadear uma situação de pânico entre aqueles que, tendo especulado a nosso favor, sintam ter de liquidar as posições longas abertas em risco português com vista a limitar as perdas. Tal "panic selling" da dívida portuguesa é uma possibilidade. E não serão uns parcos trocos de Timor-Leste que o conseguirão parar. Convinha, talvez, que quem nos governa, assim como a classe política em geral, estivessem mais atentos a essa possibilidade, dando prioridade absoluta à gestão das expectativas dos mercados e ao cumprimento da execução orçamental. O "Wall Street Journal" falava abertamente, ainda na passada semana e em artigo de primeira página, na falta de credibilidade da classe política portuguesa. Já não nos restam muitos amigos nos mercados. Convinha cuidar deles. Antes que se transformem em inimigos…

por migluso » 10/11/2010 11:21

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:
migluso Escreveu:O que eu quis dizer foi que gostava muito das estórias da Joana!!! :wink:

Quando as estórias da JAD são contadas em voz alta, pela própria, ganham mais encanto. O talento dela é revelado no tom de voz e no ritmo das palavras.

Pois pois :P

Elias, tu não te chamas Pantufa, pois não :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

É uma querida a Joana... :mrgreen: :mrgreen:
E as estórias são muito boas... :mrgreen:
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Automech » 10/11/2010 10:57

Elias Escreveu:
migluso Escreveu:O que eu quis dizer foi que gostava muito das estórias da Joana!!! :wink:

Quando as estórias da JAD são contadas em voz alta, pela própria, ganham mais encanto. O talento dela é revelado no tom de voz e no ritmo das palavras.

Elias, tu não te chamas Pantufa, pois não :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/oYY1YFNixIw?fs=1&hl=en_GB"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/oYY1YFNixIw?fs=1&hl=en_GB" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 10/11/2010 10:53

por migluso » 10/11/2010 10:50

Pata-Hari Escreveu:migluso, eu sei que gostarás, mas então bastava meterem a fotografia dela ainda maior e nem meterem texto, hehe.

Ai ai,ai... não foi esse o significado que eu pretendi dar...
O que eu quis dizer foi que gostava muito das estórias da Joana!!! :wink:

Estava-me a referir às estória Pata-Hari!!! :)
Editado pela última vez por migluso em 10/11/2010 10:54, num total de 1 vez.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por bolo » 10/11/2010 9:43

Pata-Hari Escreveu:migluso, eu sei que gostarás, mas então bastava meterem a fotografia dela ainda maior e nem meterem texto, hehe.

Imaginem que ela abandonava de vez o seu discurso e imagem vitimizada e rabujenta e passava em boa hora para uma expressão feliz, um sorriso franco........! enfim,...
ainda por cima acho que ninguém lhe quer mal...

para além de chato o seu discurso é algo curto e redondo, como é o potencial natural de todos os discursos, diria eu. é preciso fazer pelo contrário.

quanto a cavaco que diz
"É um erro, devemos sim trabalhar, trabalhar para aumentar a competitividade da nossa economia,"

parece-me a mim, e apesar de ser uma das figuras que têm que se chegar à frente no reconhecimento do nosso Estado, que ele resumiu o que há a fazer.

Esqueçamos os defeitos dos outros, se são maus, se são chatos, se são oportunistas, se são uns crápulas, e façamos aquilo que nos compete! Já o fizemos?! parace-me a mim temos muito para fazer se assim o entendermos, apesar de não ter grandes ilusões sobre a nossa tendência neste campo.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Pata-Hari » 10/11/2010 8:05

migluso, eu sei que gostarás, mas então bastava meterem a fotografia dela ainda maior e nem meterem texto, hehe.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Automech » 10/11/2010 1:59

Haja alguém que não venha com a conversa dos especuladores:

Cavaco diz que «retórica de ataque» aos mercados é um «erro»

O Presidente da República recusou hoje qualquer «retórica de ataque aos mercados internacionais», considerando que é um «erro» que prejudica a economia portuguesa, mas sobre um eventual recurso ao FMI disse apenas esperar que não seja necessário.

"A retórica de ataque aos mercados internacionais não cria um único emprego, nós devemos fazer o trabalho que nos compete por forma a reduzir a nossa dependência do financiamento externo sempre com uma grande preocupação de distribuir com justiça os sacrifícios que são pedidos aos portugueses", afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas, no final do 4º Encontro da Rede PME Inovação COTEC, que decorreu em Lisboa.

Interrogado sobre como poderá o país "aguentar-se" no curto prazo com os juros da dívida portuguesa a rondarem os sete por cento, o chefe de Estado insistiu que "não compensa absolutamente nada para a economia portuguesa e para o emprego em Portugal estabelecer uma retórica de ataque às posições dos mercados".

"É um erro, devemos sim trabalhar, trabalhar para aumentar a competitividade da nossa economia, fazer aquilo que estas Pequenas e Médias Empresas inovadoras estão a fazer e outra pelo país fora, porque é este o caminho, não é o caminho das ilusões, nem o caminho das utopias", defendeu.

Pois, acrescentou, o "caminho da retórica" e de "ataque aos mercados" pode dar títulos de jornais, notícias na televisão ou na rádio, "mas não resolve um único problema do nosso país".

Cavaco Silva escusou-se, contudo, a responder diretamente se fará sentido Portugal recorrer à ajuda do FMI se os juros da dívida portuguesa chegarem passarem os sete por cento dizendo apenas esperar que tal não seja necessário.

"Espero que não seja necessário é o que eu posso dizer", repetiu sempre perante a insistência dos jornalistas.

Questionado se considera que os mercados estão a "exagerar", o Presidente da República voltou a recusar entrar "nessa retórica", reiterando que é negativa para Portugal.

"Eu defendo acima de tudo os interesses de Portugal e, portanto, ninguém conte comigo para prejudicar o país numa retórica desnecessária e numa retórica que é absolutamente negativa para o emprego no nosso país", declarou.

Cavaco Silva escusou-se também a responder se terá sido um erro o ministro das Finanças estabelecer a barreira dos sete por cento para recorrer à ajuda do FMI, sublinhando que "a única barreira está no trabalho que ainda não fizemos e temos de fazer".

"É só aí que devemos olhar, o resto não cria, repito, um único emprego e não vale a pena perder tempo com aquilo que os mercados estão ou não a fazer no chamado mercado secundário, porque há muitas gente que confunde aí o mercado secundário com o mercado primário e é o mercado primário que acima de tudo interessa neste momento para Portugal", realçou.

Diário Digital / Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 817&page=3

Registado: 4/6/2010 12:12

por Razao_Pura » 10/11/2010 0:03

As Câmaras têm dinheiro para fazerem jantares e não têm dinheiro para providendiar refeições nas escolas?
Algo vai mal neste país....

Especuladores são agora o alibi ou o bode expiatório que os políticos (de todas as cores, feitios e filiações partidárias) exorcizam para desviarem a atenção dos verdadeiros culpados pelo estado das contas públicas e do país. E os culpados são eles próprios ou que sentam os rabos no parlamento todas as semanas (não me atrevo a dizer todos os dias devido à elevada taxa de absentismo) para se degladiarem em insultos e provocações e aprovarem leis, decretos leis, portarias outras porcarias que servem os seus interesses em primeiro lugar e os dos que os apoiam e os financiam e os promovem até ao limite da sua ncompetência, em vez de defenderem os interesses do país e de exercerem o mandato para o qual foram eleitos com espírito de serviço público.
Especuladores são eles que andam há 36 anos a brincar com o dinheiro dos portugueses e com a vida dos portugueses e a governarem-se à custa dos portugueses em vez de governarem o país.
Vergonha......

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por migluso » 9/11/2010 23:48

MarcoAntonio Escreveu:Pelos comentários de diversas individualidades exteriores ao mercado (e ao forum)...
:roll:

Suponho que não te estejas a referir à Joana Amaral Dias!... :)

por migluso » 9/11/2010 23:47

Joana Amaral Dias

Gosto muito... :P

Agora a sério, discordo praticamente com tudo o que ela diz sobre economia. A intenção dela foi criticar os jornalistas do ramo.
Eles é que inventam as estórias... em nome do mercado... ela limita-se a repetir as estórias, incoerentes de dia para dia, que lê nas notícias. Sendo os especuladores os super vilões das estórias que lê, era inevitável os super vilões não serem mencionados na estória da própria JAD...

Gosto muito :P

por Elias » 9/11/2010 22:57

Pata, tenho a sensação de que a jovem JAD quis juntar a sua voz ao coro anti-especuladores, mas como a formação dela não é na área o resultado foi este...

por Pata-Hari » 9/11/2010 22:55

Bem, artigozinho leve.... também não diz nada e ainda revela algum desconhecimento do que é o mercado a funcionar. A frase "Hoje, (os especuladores) aumentam os juros, exigindo "consolidação orçamental" é fraquinho...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Elias » 9/11/2010 20:55

"Acalmar e agradar aos mercados é o alfa e o ómega. Só que essas entidades não são um bebé rabugento que precisa de colo. São especuladores que visam o enriquecimento fácil e atacam o elo mais fraco."

Joana Amaral Dias

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... a-medricas

por Elias » 6/11/2010 1:00

46.028.000.000 é o valor da dívida que Portugal vai ter de vender no próximo ano a esses malandros que Sócrates não se cansa de apelidar de gananciosos e especuladores...

(...)

Com o Orçamento aprovado, o que é que o Governo tem de fazer para travar a sangria que se assiste no mercado da dívida? Hostilizar aqueles senhores que são investidores quando as coisas correm bem e que são especuladores quando as coisas correm mal? Não! O que o Governo deve fazer é seguir aquela táctica recomendada esta semana por Ferreira Leite no Parlamento: se não gostam dos especuladores que compram a nossa dívida, pelo menos "finjam" que gostam.

http://economico.sapo.pt/noticias/0345- ... 03578.html

por Elias » 6/11/2010 0:26

MarcoAntonio Escreveu:
migluso Escreveu:Porquê? :-s

Pelos comentários de diversas individualidades exteriores ao mercado (e ao forum)...

Pois, o objectivo do tópico foi mesmo mostrar que se usa e abusa deste termo...

por MarcoAntonio » 6/11/2010 0:25

migluso Escreveu:Porquê? :-s

Pelos comentários de diversas individualidades exteriores ao mercado (e ao forum)...

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por migluso » 5/11/2010 22:13

MarcoAntonio Escreveu:Este tópico está a ficar algo deprimente...
:?

Porquê? :-s

por Elias » 5/11/2010 21:37

Apesar de sublinhar a preocupação que sente com o facto de Portugal estar a ser “submetido a ataques ferozes de especuladores” e “vítima de um descrédito profundo perante os bancos estrangeiros e os financiadores”, o candidato Fernando Nobre considera que a intervenção do FMI no país não é, para já, necessária.

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/fer ... mi_1464542

por plajul » 5/11/2010 12:00

StochasticOscilator Escreveu:http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT10YR:IND

BN

Muito obrigado amigo

Registado: 28/4/2009 23:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], LMMV, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69 e 126 visitantes