Vamos tentar prever a consolidação/correcção?
CrashXXI Escreveu:creepy Escreveu:A correcção que dura desde Novembro está prestes a acabar...
Cumprimentos
creepy
Não querias dizer Março?... ou é algo que me escapa!
Abraço![]()
Crash
bom dia crash
não...
queria dizer mesmo novembro.. Março é falso break.. comprovado por imensos indicadores, moedas, vix.. bonds...
mínimo para mim é novembro...
Cumprimentos
- Registado: 7/6/2008 2:02
Re: Vamos tentar prever a consolidação/correcção?
Pata-Hari Escreveu: o que me tem ocupado o espírito e o que eu gostava de tentar perceber é onde vai ser a consolidação, onde é que vai estar a primeira correcção deste movimento.
Alguém tem a pachorra de tentar analisar como e quando é que se fazem as correcções nos movimentos
Alguém quer argumentar com gráficos ou sem eles?
A tua questão é efectivamente pertinente jà que
>>"as arvores não crescem até ao céu" <<
eu estava a perguntar-me o mesmo... (e nao devemos ser os unicos ...)
FACTOS:
A ultima correcçao ocorreu no seguimento da Confiança do Consumidor US abaixo do esperado.
Essas estatisticas saem AMANHÃ...:

Estou assim a vender alguns titulos que sinto mais 'frageis'...
abraço
Luka
- Anexos
-
- queda.jpg (3.02 KiB) Visualizado 7157 vezes
Editado pela última vez por Luka! em 24/8/2009 12:52, num total de 1 vez.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Boas Pessoal
Na m opinião, a correcção vai começar quando as coisas começarem a descer.. e a quererem lá ficaroo porquÊ? pq já tivemos algumas correcções.. mas depois.. levanta.-se tudo numa velocidade furiosa... assim.. qdo as cotações descerem.. e depois.. ficarem fracas ou menos fortes a subir... podemos esperar correcção...
Um abraço a todos
Farto_de_Perder
Na m opinião, a correcção vai começar quando as coisas começarem a descer.. e a quererem lá ficaroo porquÊ? pq já tivemos algumas correcções.. mas depois.. levanta.-se tudo numa velocidade furiosa... assim.. qdo as cotações descerem.. e depois.. ficarem fracas ou menos fortes a subir... podemos esperar correcção...
Um abraço a todos
Farto_de_Perder
- Registado: 21/8/2009 17:30
Pois ando à briga com esta questão à cerca de uma semana!
Vou de férias em setembro e não sei se fecho as posições todas (ou quase todas) ou não.
Agora tenho uma "almofada", e será uma pena sair para voltar a entrar mais acima.
Tenho a ideia, que pode estar errada, que há mais gente a querer entrar do que a sair, e mesmo os que saiem porque fizeram lucro rápido acabam por voltar a entrar mais acima porque a cotação não desceu.
Se repararem nos gráficos houve uma queda abrupta em menos de um mês, em Setembro do ano passado, sem justificação para muitas empresas, foi o pânico e o arrastamento. Muitas empresas continuam com a cotação bastante abaixo do seu real valor.
Apesar do que já subimos ainda não atingimos esses níveis, que representaram ~50% da queda total, o que significa que para os voltarmos a atingir temos de subir 100% a partir do fundo!!!
Se olharmos para os gráficos de 2003 verificamos que qualquer correcção foi trampolim para novas subidas.
Em conclusão, para mim em termos temporais o final de Setembro/Outubro com a apresentação de resultados pode originar alguma correcção maior se as estimativas estiverem muito acima da realidade; idem para Janeiro/Fevereiro.
Em termos de valor, pela razão acima exposta creio que os 1200 pontos no S&P serão o ponto crítico.
Pode também haver um acontecimento qualquer, não económico, acto de terrorismo, pandemia, etc., que possa fazer disparar tudo ... para cima, ou para baixo.
Há um factor fundamental na evolução dos mercados e da economia, que é o Tempo.
Quanto mais tempo se passar, sem grandes sobressaltos, penso que acabará por não haver grandes correcções e a economia irá consolidando dado que um dos grandes problemas, em minha opinião, que gerou toda esta crise foi a falta de confiança, e essa só se vai adquirindo com o Tempo.
Gonanto
Vou de férias em setembro e não sei se fecho as posições todas (ou quase todas) ou não.
Agora tenho uma "almofada", e será uma pena sair para voltar a entrar mais acima.
Tenho a ideia, que pode estar errada, que há mais gente a querer entrar do que a sair, e mesmo os que saiem porque fizeram lucro rápido acabam por voltar a entrar mais acima porque a cotação não desceu.
Se repararem nos gráficos houve uma queda abrupta em menos de um mês, em Setembro do ano passado, sem justificação para muitas empresas, foi o pânico e o arrastamento. Muitas empresas continuam com a cotação bastante abaixo do seu real valor.
Apesar do que já subimos ainda não atingimos esses níveis, que representaram ~50% da queda total, o que significa que para os voltarmos a atingir temos de subir 100% a partir do fundo!!!
Se olharmos para os gráficos de 2003 verificamos que qualquer correcção foi trampolim para novas subidas.
Em conclusão, para mim em termos temporais o final de Setembro/Outubro com a apresentação de resultados pode originar alguma correcção maior se as estimativas estiverem muito acima da realidade; idem para Janeiro/Fevereiro.
Em termos de valor, pela razão acima exposta creio que os 1200 pontos no S&P serão o ponto crítico.
Pode também haver um acontecimento qualquer, não económico, acto de terrorismo, pandemia, etc., que possa fazer disparar tudo ... para cima, ou para baixo.
Há um factor fundamental na evolução dos mercados e da economia, que é o Tempo.
Quanto mais tempo se passar, sem grandes sobressaltos, penso que acabará por não haver grandes correcções e a economia irá consolidando dado que um dos grandes problemas, em minha opinião, que gerou toda esta crise foi a falta de confiança, e essa só se vai adquirindo com o Tempo.
Gonanto
- Registado: 8/11/2002 12:04
Embora seja uma repetição (revista) do tópico "Novos Mínimos a caminho", enquadra-se melhor no contexto deste tópico.
Aqui fica o meu despretensioso contributo:
Continuação e actualização do gráfico do S&P semanal, apresentado em 11-08
Mantêm-se os mesmos pressupostos e convicções, do original -, com algumas modificações de simplificação e informação complementar.
Bandas de Cor, significado e comentários:
A- Geral
1- Tons Vermelhos: regiões +- críticas, consoante a sua intensidade.
2- Tons Amarelos: regiões de consolidação
3- Tons Verdes: regiões de movimento bull
B- Especificações
- Rosa Velho suave e carregado, 1006-1061: região que considerei e considero crítica, onde acredito que dar-se-á uma correcção +- substancial do actual movimento, pelas razões anteriormente referidas.
- Amarelo claro: região que considero de consolidação, após correcção acima referida, numa visão optimista, até os críticos 880
- Vermelho vivo: regiões críticas de decisão dos movimentos.
- Amarelo esverdeado / Verdes: regiões bull, de força proporcionalmente dependente da intensidade do verde - mais verde = maior consistência/força para se considerar um novo "bull market". (Notar que só considero válido após correcção acima referida)
Crash
Aqui fica o meu despretensioso contributo:
Continuação e actualização do gráfico do S&P semanal, apresentado em 11-08
Mantêm-se os mesmos pressupostos e convicções, do original -, com algumas modificações de simplificação e informação complementar.
Bandas de Cor, significado e comentários:
A- Geral
1- Tons Vermelhos: regiões +- críticas, consoante a sua intensidade.
2- Tons Amarelos: regiões de consolidação
3- Tons Verdes: regiões de movimento bull
B- Especificações
- Rosa Velho suave e carregado, 1006-1061: região que considerei e considero crítica, onde acredito que dar-se-á uma correcção +- substancial do actual movimento, pelas razões anteriormente referidas.
- Amarelo claro: região que considero de consolidação, após correcção acima referida, numa visão optimista, até os críticos 880
- Vermelho vivo: regiões críticas de decisão dos movimentos.
- Amarelo esverdeado / Verdes: regiões bull, de força proporcionalmente dependente da intensidade do verde - mais verde = maior consistência/força para se considerar um novo "bull market". (Notar que só considero válido após correcção acima referida)
Crash
- Anexos
-
- S&P-ATsem LLLP1998-2009 090807-Fxs_Cor-Fn1 090824 1280px-Declv.png (239.51 KiB) Visualizado 7428 vezes
Como as coisas estão, penso que não se conseguie prever nada...
Se senhores como este a dizerem:
"As possibilidades da economia global voltar a entrar em recessão estão a aumentar, devido aos planos para acabar com os programas de estímulo económico, alerta o economista Nouriel Roubini." in DE
Mais cedo ou mais tarde, isto vai voltar a contagiar... Até pode ter razão, mas se andarem a referir isto muitas vezes, de certo que alguem começa com receio e a desfazer posições, e a bolinha de neve começa a crescer...
É como já li (não me lembro onde) neste momento a economia é uma economia de sentimento e não de realidade e de resultados...
Se senhores como este a dizerem:
"As possibilidades da economia global voltar a entrar em recessão estão a aumentar, devido aos planos para acabar com os programas de estímulo económico, alerta o economista Nouriel Roubini." in DE
Mais cedo ou mais tarde, isto vai voltar a contagiar... Até pode ter razão, mas se andarem a referir isto muitas vezes, de certo que alguem começa com receio e a desfazer posições, e a bolinha de neve começa a crescer...
É como já li (não me lembro onde) neste momento a economia é uma economia de sentimento e não de realidade e de resultados...
- Registado: 28/7/2009 16:26
Pata-Hari Escreveu:É pena mas o Ulisses Pereira volta hoje, hehe.
Falou no Ulisses e a bolsa começou logo a descer.

Pata, posso fazer uma pergunta!
Qual a sua posição ne mercado?
Curta ou longa.
Se o Ulisses volta hoje, cumprimentos e que tenha tido umas boas férias.
- Registado: 1/5/2009 11:22
Os mercados anteciparam a recuperação da economia desde Março e o certo é que a recuperação económica já é dada como um dado adquirido.
Pois, mas o ECRI (indicador adantado) está praticamente indexado ao S&P, pelo que pode gerar falsos sinais!
No entanto, a evolução de diversos indicadores económicos relacionados com os fundamentais da economia não favorecem um cenário tão evidente de recuperação económica. Deixo um link, onde se podem consultar os gráficos com o comportamento de diversos indicadores dos states.
http://www.martincapital.com/main/econ_cyc.htm
Face ao exposto, não vejo o que, no imediato, os mercados possam descontar mais para suportar a continuação das valorizações.
AA
Vean esta interesante cita de Reuters:
"Ya es hora de romper con el rebaño de analistas pesimistas, que continuarán lamentándose de la debilidad económica mucho después de que la Gran Recesión sea historia", dijo Lakshman Achuthan, director gerente de ECRI.
Achuthan dijo a Reuters la semana pasada que esperaba que la recuperación tuviera un ritmo mayor que cualquier otro visto en Estados Unidos desde comienzos de 1980.
Pois, mas o ECRI (indicador adantado) está praticamente indexado ao S&P, pelo que pode gerar falsos sinais!
No entanto, a evolução de diversos indicadores económicos relacionados com os fundamentais da economia não favorecem um cenário tão evidente de recuperação económica. Deixo um link, onde se podem consultar os gráficos com o comportamento de diversos indicadores dos states.
http://www.martincapital.com/main/econ_cyc.htm
Face ao exposto, não vejo o que, no imediato, os mercados possam descontar mais para suportar a continuação das valorizações.
AA
- Registado: 29/11/2007 2:08
- GOE - Escreveu:Eu acho que a correcção só virá no momento em que a maior parte dos investidores estiver longo no mercado, e onde a expectativas de optimismo forem completamente exacerbadas..
Um indicador fiavel relativamente a este aspecto é o indicador de sentimento, disponível em http://www.aaii.com/sentimentsurvey/
Bons negócios
Esse indicador é baseado num inquérito, sem que os inquiridos tenham que ter obrigatóriamente posições no mercado. Tal com outros indicadores semelhantes, tem significado quando atinge valores extremos mas não deve ser visto isoladamente.
Deixo links para uma série de indicadores que, complementarmente com o AAII e outros podem dar uma panorâmica global do sentimento nos mercados.
http://www.market-harmonics.com/free-ch ... igence.htm
http://stockcharts.com/h-sc/ui?s=$CPC&p ... 6794553135
http://www.schaeffersresearch.com/stree ... ratio.aspx
- Registado: 29/11/2007 2:08
Re: A importãncia do 3.º factor -Ulisses de volta.
[Neste momento os stops são ajustados de 15 em 15 minutos.
A amplitudee é de 10%.
A amplitudee é de 10%.
A importãncia do 3.º factor -Ulisses de volta.
[quote="The Mechanic"]É dificil, obviamente prever " A " correcção . Pra mim, há 3 alturas a observar :
Eu diria que temos em termos de S&P500 os 1,170 - 1,200 pontos como objectivo ( quanto a AT ), seja lá qual for o tempo que se demora lá a chegar .
Por outro lado, em termos temporais mais precisos, a altura em que sairem os resultados do próximo trimestre das empresas dos EUA , poderá tambem revelar algum desencanto e desapontamento pelo real estado da Economia deste pais e , quiça, mundial .Pode ser aí , um momento de quedas/correcção .
Por fim, o 3º factor a observar , poderá ser a volta do Ulisses Pereira de férias. A volta do Ulisses Pereira de férias é sempre um momento Bearish, com fort pressão short nos Mercados , uma vez que o VIX fica alterado e se nota inclusivé, um certo desnorteamento .Os analistas têm este factor em conta e esperam-no , do lado de cá e de lá do Atlantico ,atentos à onda de choque que este fenómeno proporciona .
Um abraço ,
Espero que as férias do Ulisses se mantêm por mais 2 meses.
Quando chegar os 8900 pontos já foram.
Eu diria que temos em termos de S&P500 os 1,170 - 1,200 pontos como objectivo ( quanto a AT ), seja lá qual for o tempo que se demora lá a chegar .
Por outro lado, em termos temporais mais precisos, a altura em que sairem os resultados do próximo trimestre das empresas dos EUA , poderá tambem revelar algum desencanto e desapontamento pelo real estado da Economia deste pais e , quiça, mundial .Pode ser aí , um momento de quedas/correcção .
Por fim, o 3º factor a observar , poderá ser a volta do Ulisses Pereira de férias. A volta do Ulisses Pereira de férias é sempre um momento Bearish, com fort pressão short nos Mercados , uma vez que o VIX fica alterado e se nota inclusivé, um certo desnorteamento .Os analistas têm este factor em conta e esperam-no , do lado de cá e de lá do Atlantico ,atentos à onda de choque que este fenómeno proporciona .
Um abraço ,
Espero que as férias do Ulisses se mantêm por mais 2 meses.

Quando chegar os 8900 pontos já foram.
É dificil, obviamente prever " A " correcção . Pra mim, há 3 alturas a observar :
Um abraço ,
The Mechanic
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Eu acho que a correcção só virá no momento em que a maior parte dos investidores estiver longo no mercado, e onde a expectativas de optimismo forem completamente exacerbadas..
Um indicador fiavel relativamente a este aspecto é o indicador de sentimento, disponível em http://www.aaii.com/sentimentsurvey/
Bons negócios
Bons negócios

- Registado: 5/12/2007 16:26
Re: Vamos tentar prever a consolidação/correcção?
Sem gráficos (sou um nabo na bolsa) mas num espaço de 30 minutos a minha carteira já valorizou 10.000,00, ou seja ganhei (potencial) em 30 minutos o que ganho em 30 dias.
O BULL na minha modesta opinião começou nos 7800 pontos.
Bons negócios.
O BULL na minha modesta opinião começou nos 7800 pontos.
Bons negócios.
Vamos tentar prever a consolidação/correcção?
Pegando num comentário do Marco que tem sido recorrente, e partindo do principio que estamos mesmo numa nova fase de tendência ascendente (ok, já eliminei metade dos participantes), o que me tem ocupado o espírito e o que eu gostava de tentar perceber é onde vai ser a consolidação, onde é que vai estar a primeira correcção deste movimento.
Alguém tem a pachorra de tentar analisar como e quando é que se fazem as correcções nos movimentos de inversão de tendência? o que é o padrão expectável? a minha ideia, sem ter olhado para gráficos infinitos, é que o movimento de inversão é muito violento e longo, sem pausa para respirar mas que teremos mesmo que consolidar algures e fazer uma boa correcção que assuste suficientemente quem entrou.
Eu esperaria que esse movimento acontecesse algures a meio de Setembro, para dar tempo aos atrasados da entrada no mercado de entrarem, de terem voltado de férias e corrido para o mercado para aproveitar o movimento de subida e ... exactamente, fazer a correcção após estas entradas.
Alguém tem a pachorra de tentar analisar como e quando é que se fazem as correcções nos movimentos de inversão de tendência? o que é o padrão expectável? a minha ideia, sem ter olhado para gráficos infinitos, é que o movimento de inversão é muito violento e longo, sem pausa para respirar mas que teremos mesmo que consolidar algures e fazer uma boa correcção que assuste suficientemente quem entrou.
Eu esperaria que esse movimento acontecesse algures a meio de Setembro, para dar tempo aos atrasados da entrada no mercado de entrarem, de terem voltado de férias e corrido para o mercado para aproveitar o movimento de subida e ... exactamente, fazer a correcção após estas entradas.
Quem está ligado: