Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Nem mínimos nem máximos a caminho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cont.

por Zecatreca_1001 » 28/8/2009 17:09

Boa tarde Cem
Que tal puxar este topico ca para cima? :P
Como ja temos novos maximos (1037) ja se pode actualizar o teu intervalo. Se bem que nao vai alterar muito :mrgreen:
Cumprimentos e boas analises

Registado: 29/11/2007 10:54

Cont.

por Cem pt » 21/8/2009 18:08

Aproveitando um novo máximo que o S&P 500 está hoje a efectuar no mercado, este post destina-se a tentar comprovar se a teoria da estabilização das volatilidades pode ou não ser considerada um indicador fiável.

Em 10 de Agosto, recorrendo à proposta que fiz de aplicação desta teoria, a data calculada para o máximo a alcançar pelo S&P 500 em 2009 seria de 1074 pontos.

À data de hoje, duas semanas depois da primeira previsão, com o S&P 500 a fazer um novo máximo nos 1026 pontos e com o indicador VCB a marcar 39 pontos, vai ser feita nova actualização do target do equilíbrio elástico das volatilidades:

- Zona de elasticidade de equilíbrio que marca o fim do rally de recuperação do bear market:
Resistência S&P = (B - A) / (B - C) x (E - D) + D

Substituindo,

Resistência S&P = (122 – 27) / (122 – 39) x (1026 – 667) + 667

Resistência S&P = 1078

Ou seja, afinando um pouco mais a pontaria, verifica-se que a cotação máxima do S&P 500 a alcançar este ano deverá rondar os 1078 pontos, um valor um pouco acima do cálculo inicial.

Logicamente que isto não é nenhuma previsão tipo “bola de cristal”, trata-se apenas de um pequeno estudo que procura comprovar a perda de força dos mercados quando as volatilidades perderem o “gás”, tipo balão de ar a esvaziar! Será mesmo assim?!

Quanto à previsão do S&P não ultrapassar os 1050 pontos até ao final deste ano confesso que será difícil sustentar a força do bicho na referida fronteira, mas vamos aguardar com calma!

Cem
Anexos
S&P 500 Lateral 20090821.png
S&P 500: Previsão dos máximos de 2009 devidamente actualizada, recorrendo à teoria do equilíbrio da elasticidade das volatilidades.
S&P 500 Lateral 20090821.png (18.94 KiB) Visualizado 5949 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

Re: so and so

por Cem pt » 15/8/2009 18:50

Razão Pura Escreveu:Olá Cem,

Só agora vi o teu post do target para máximo de 2009 no SP (a praia tem estado melhor que a bolsa).
Os 1074 pontos parecem-me muito modestos para o cenáriode m.p. do índice. Eu pessoalmente aposto numa ida aos 1300 ainda em 2009. Vamos chamar-lhe indicador Razeiro. Faltam 4 meses e meio para acabar o ano né?
Enquanto uns contam ondas, outros surfam as ondas? Qual dos dois és?

Jokas

R.P.

oi, amiga Reason, tudo bem contigo?

Já vi que estás de férias na maior, eu ainda não tive hipóteses de gozar nada este ano. Aproveita!

Quanto às ondas surfo quaisquer umas, mas de certeza que nas verdadeiras seria um espectáculo a ganhar o prémio para o que não conseguiria sair da mesma posição, ou seja, sempre bem deitado na prancha porque o tempo está óptimo para uns belos banhos de sol!

Quanto ao indicador "Razeiro" certamente que seria uma surpresa das grandes se viesse a "adivinhar" que o máximo de 2009 do S&P iria ficar próximo dos 1074, atenção que à medida que o S&P for fazendo novos máximos é possível ir afinando melhor este valor, mas os estudos que fiz sobre a estabilização da volatilidade no longo prazo apontam para valores do S&P dessa ordem de grandeza...

Beijinhos e continuação de boas surfadas.
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

so and so

por Razao_Pura » 14/8/2009 20:21

Olá Cem,

Só agora vi o teu post do target para máximo de 2009 no SP (a praia tem estado melhor que a bolsa).
Os 1074 pontos parecem-me muito modestos para o cenáriode m.p. do índice. Eu pessoalmente aposto numa ida aos 1300 ainda em 2009. Vamos chamar-lhe indicador Razeiro. Faltam 4 meses e meio para acabar o ano né?
Enquanto uns contam ondas, outros surfam as ondas? Qual dos dois és?

Jokas

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por nunoand99 » 14/8/2009 10:35

...uma barreira importante que o S&P 500 irá ter este ano quando atingir a zona próxima dos 1074 pontos...

Então já julgamos que o SPX irá aos 1074 este ano?
O que representa um ganho potencial de cerca de 5% (em indice) no curto prazo...

Parece um ganho potencial interessante, tendo em consideração a proximidade de vários stops possiveis...

Não sei se a barreira será exactamente nos 1074 (talvez "falso break" a aproximar mais dos 1100).

Mas também aguardo esse momento, com correcção até próximo da MM50, que por essa altura andará nos 975/1000, dependendo da rapidez do movimento.

Claro que o mercado nos pode desmentir já hoje...

Entretanto, dado a entrada de curto prazo longo há um bom tempo atrás, prefiro ir reduzindo posições longas de curto prazo neste espectro em que andamos de momento...

Registado: 16/5/2005 21:38

Re

por Cem pt » 14/8/2009 10:18

Obrigado, amigo Crispy!

Acompanho também com muito interesse os teus estudos das ondas de Elliott no S&P.

Não sei se sabias que há muitos anos atrás eu também era um adepto entusiasta das EW, embora para efeitos de negociação as tenha trocado por conceitos mais práticos ou mais palpáveis como sejam as formas práticas de acompanhamento passivo das tendências, que até hoje continua a ser na MMHO a forma mais fácil de ganhar dinheiro dentro das inúmeras formas de abordar a Análise Técnica.

No início deste século XXI ainda se seguiam as regras básicas das EW com:

- A procura das ondas sequenciais 1-2-3-4-5-A-B-C;
- A 3 nunca podia ser a menor do conjunto 1,3,5;
- A 4 não podia ultrapassar o limite da 1;
- A 5 e a C eram extremos do mercado;

Estes princípios acima enunciados eram sensivelmente o básico que estava em voga e foi assim que eu sempre fiz a contagem das ondas.

Hoje em dia na tentativa de se encaixar melhor diversas ondas introduziram-se novos conceitos por parte de programas que apresentam o conceito das EW com o "make or break" dos ricochetes de Fibonacci: agora aparecem extensões X,Y,Z, expanded flats, por vezes a 3 ultrapassa a 5 e a A ultrapassa a C, acho que se complicou para gerar mais confusão e cada um poder "ver" ou "interpretar" à sua maneira...

De qualquer maneira gostava apenas de te pedir para continuares com a tua actualização que é sempre uma grande mais-valia e uma lufada de ar fresco neste site, ajudando muitas vezes a tentar descobrir certos movimentos e targets no muito curto prazo que podem ser uma boa ajuda para os day traders.

Abraço e bons negócios.

Cem

-----xxxxx-----

Entretanto e enquanto o S&P não fizer novos máximos não vale a pena actualizar a teoria da estabilização elástica das volatilidades.

Quando tal acontecer poder-se-á tentar encontrar um target mais aproximado ou mais actualizado, dentro da teoria que procuro divulgar e que nem sempre bate certo, em relação à actual previsão de uma barreira importante que o S&P 500 irá ter este ano quando atingir a zona próxima dos 1074 pontos.

Cem

por creepy » 10/8/2009 11:59

cem,

bom dia,

os teus estudos são um excelente contributo...

abraço e obrigado

Registado: 7/6/2008 2:02

Re

por Cem pt » 10/8/2009 11:52

Thanks ao Marco e à Reason, apareçam sempre por aqui!

Abraços e beijinhos,
Cem

-----xxxxx-----

Observando anteriores comportamentos de vários índices e acções, na tentativa de procurar alguma relação entre a volatilidade e as correcções, é curioso que através do indicador da “Volatilidade do Caldeirão de Bolsa” consegui detectar um padrão interessante, nem sempre isto acontece mas fica lá sempre a rondar imensas vezes nas proximidades dos valores que abaixo descrevo.

Não será certamente uma bola de cristal porque isso não existe nos mercados mas pode detectar zonas ou patamares de equilíbrio muito interessantes que estabelecem novos objectivos de consolidação dos mercados antes de partirem para futuros movimentos de alta ou de baixa.

Esta teoria diz na prática o seguinte:

- Quando determinado activo XYZ corrige em baixa acentuada, devemos medir a volatilidade diferencial que se estabelece entre as datas do máximo do anterior bull market e a do mínimo do bear market. Atingido o mínimo do bear market, o mercado tenderá a recuperar num rally correctivo até ser atingido de novo um equilíbrio estável próximo do valor da volatilidade estabelecida no máximo do anterior bull market. Atingido este nível o mercado tenderá a consolidar por um período significativo antes de retomar a sua futura direcção ascendente ou descendente.

Significa isto que, após a volatilidade do topo do bull market anterior ser atingida, o mercado deverá atingirá um topo de médio prazo que pode durar bastantes meses a ser ultrapassado.

Nesta óptica, fazendo um exercício prático para o caso do S&P 500, podemos estabelecer qual o seu valor de resistência aproximado ou, se quiserem, qual o seu valor máximo que irá ser atingido em 2009 ( isto é que são previsões, se for verdade este indicador do Caldeirão de Bolsa vai ficar célebre!!!).

Então aqui vai para o caso dos inputs:

- A = Volatilidade “VCB” na data em que o S&P 500 atingiu o seu valor máximo no bull market de 2003 a 2007 (11/10/2007) = 27

- B = Volatilidade “VCB” na data em que o S&P 500 atingiu o seu valor mínimo do bear market de 2007 a 2009 (? – Ainda sem data de fim confirmada) (6/03/2009) = 122

- C = Volatilidade “VCB” à data presente = 42

- D = Cotação mínima do S&P 500 no mínimo do bear market em 6/03/2009 = 667

- E = Cotação actual do S&P 500 à data presente = 1010

-----xxxxx-----

Conhecidos os inputs acima referenciados, resta calcular a zona de cotações em que a volatilidade “VCB” do S&P voltará de novo ao patamar dos 27 pontos, num nível de previsível resistência em que o mercado perderá a força elástica do rally de reposição do equilíbrio das forças de longo prazo, ou seja, em que é previsível que o mercado marque realmente o seu nível de topo de futuras lateralizações ou de indecisões que poderão demorar largos meses a ser rompidas.

A fórmula de cálculo para procurar encontrar aproximadamente essa possível zona de resistências, ou previsivelmente o máximo a alcançar pelo S&P 500 neste ano de 2009, seria neste caso dada por:

- Zona de elasticidade de equilíbrio que marca previsivelmente o fim do rally de recuperação do bear market:
Resistência S&P = (B - A) / (B - C) x (E - D) + D

Substituindo,

Resistência S&P = (122 – 27) / (122 – 42) x (1010 – 667) + 667

Resistência S&P = 1074

Por curiosidade não quis deixar de partilhar esta possibilidade de, a comprovar esta teoria da recuperação elástica das volatilidades para novas zonas de reequilíbrio, se poder a vir a verificar neste ano uma zona de resistências importantes no S&P 500, ou se quiserem um máximo de 2009, com o índice a rondar, um pouco mais para cima ou para baixo, o patamar dos 1074 pontos.

Cem
Anexos
S&P 500 Lateral 20090807.png
S&P 500: Teoria da recuperação elástica das volatilidades a procurar estabelecer a resistência de equilíbrio adequada do índice nos 1074 pontos em 2009?!
S&P 500 Lateral 20090807.png (18.96 KiB) Visualizado 4714 vezes

por Razao_Pura » 23/7/2009 18:28

Em dia de bull mode vou puxar este tópico para cima porque ainda me parece ser o mais sharp de todos.

Se tivesse que atribuir um range a esta lateralização eu pessoalmente apontaria para o intervalo entre os 750 pontos e os 1000.
Parece que com as subidas recentes nos aproximamos a passos largos para o topo do canal no SP500.
Como o Marco já muito bem mencionou, o Nasdaq que tem algum lag de adiantamento em relação ao SPX nos movimentos recentes, está aparentemente com um movimento de subida muito mais esticado.

Cumps.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por MarcoAntonio » 19/7/2009 23:38

Exemplar como sempre, em particular no respeito sempre manifestado pelos outros participantes.

Bravo, Cem!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re

por Cem pt » 19/7/2009 19:41

Caros amigos:

Não me ponham a opinar numa guerra que não é a minha, num forum como este pode haver opiniões para todos os gostos desde que acima de tudo existam argumentos válidos (ou que nos façam pensar mesmo que não concordemos: open mind), elevação e respeito.

No meu caso limito-me a transmitir uma mera opinião que, sendo muito pessoal, tem por trás uma análise passiva do mercado bastante simples baseada no comportamento da volatilidade que, enquanto não arrancar do marasmo em que se vai deitando, dificilmente poderá fazer subir ou descer os mercados. Não há "força emocional" que nestas condições ponha o mercado a mexer num único sentido na MMHO.

Quanto ao range, pois, na altura foi baseado num intervalo baseado precisamente na volatilidade anual em que o S&P se estava a meter até ao fim do ano, pode haver opiniões para todos os gostos, para alargar ou encolher o leque, mas para já vou-me ficando pela previsão inicial: 800 aos 1050 e se acertar já será muito bom, embora os mercados me tenham sempre ensinado a desconfiar da própria sombra...

Abraços e bons negócios.
Cem

por um peao » 19/7/2009 15:15

EuroVerde Escreveu:Caro Cem,
não admites estender o range para uma amplietude maior? Entre 667-1050? E porquê?

Eu perguntava porque não apertar o range para 875/945 pontos. É dentro desse canal que o índice está a lateralizar e a quebra de um dos níveis deverá acelerar as subidas ou descidas consoante romper em alta ou baixa.

Registado: 2/4/2009 22:13

por EuroVerde » 18/7/2009 1:18

Caro Cem,
não admites estender o range para uma amplietude maior? Entre 667-1050? E porquê?

Registado: 29/11/2007 11:19

comentário

por jotabilo » 17/7/2009 20:00

Caro Cem

Estou de acordo com as tuas conclusões...sem haver necessidade de dar cabo da paciência a interpretar gráficos derivados do Keny.... verdadeiras profecias de Nostradamus cuja decifração, serve para todos os casos que venham a suceder.
Ficava de olhos a arder....no início da coisa...agora passo adiante....Eh pá coisa difusa que afinal decorre de um blogue dos américas....algum tolo pelos comentários que pude ler.....e depois vêm a reclamar estudos "profundos" e muito honesto trabalho e uma solidariedade e utilidade sem igual.
E depois é sempre o primeiro tópico do fórum....e já se sentem capazes de invocar a tolerância dos administradores para a adopção dos "ignore".
Mas afinal que utilidade e interesse vês tu naquele tópico?.... A mim confunde-me e julgo que é prejudicial à boa percepção do caminho do mercado.
Mas não digas nada....existem sempre uns guardas de serviço que chegam à estacada para defender o castelo.
Até conseguiram calar o Mech....o JAS...falou mansamente como é seu timbre....mas eles dominam o fórum...opinam em tudo....os Eliott....dominam a feitiçaria!!!
Restas tu e a tua sensiblidade e o bom senso da tua leitura.
Podem dizer o que quizerem...mas considero aquilo informação a mais....ou talez seja a menos...mera cópia mal feita de blogs sujectivos...
Não digo mais....ainda me caiem em cima com vitupérios e virotões....

Foi bom ler as tuas opiniões.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

Re

por Cem pt » 17/7/2009 12:52

Entretanto passou mais um período de cerca de 1 mês e não houve alteração significativa no comportamento geral do mercado, tudo continua muito morno, é quase como se o mercado tivesse entrado de férias!

Não parece, pela grande vivacidade e calor dos debates de outros tópicos, mas esta é a verdadeira realidade da "big picture".

Com a volatilidade indicada pelo indicador "VCB" a não querer subir de forma nenhuma, reforça-se o cenário de possível lateralização do S&P 500 até ao final do ano no range indicado dos 800 aos 1050...

Continuo a manter a convicção que o melhor indicador tendencial é o da subida da volatlidade, fica na memória da generalidade dos traders e faz com que o mercado reaja com grande emocionalidade em conformidade. Nesta eventualidade há que ir mantendo um olho num eventual arranque da volatilidade...

De qualquer forma por enquanto a volatilidade vai dormindo uma "soneca" e daí a razão disto estar tudo lateralizado, mas poderá levar um novo impulso quando menos se esperar e aí resta ver qual a direcção do movimento do mercado. Se for para cima: reforçar posições longas, se for para baixo: sair do mercado, easy task!

Cem
Anexos
S&P 500 Lateral 20090717.png
S&P 500 Diário: Sem sinais de tornados à vista...
S&P 500 Lateral 20090717.png (14.75 KiB) Visualizado 6084 vezes

por artista_ » 29/6/2009 13:50

artista Escreveu:Esta minha refutação não pretende ser algo em que acredito, até porque eu olho para o gráfico e nada mais, apenas é uma forma de te mostrar que não é por estas justificações que conseguirás afirmar que a Galp vai voltar aos 6 euros, muito menos com a certeza com que o afirmas!

Euro, parece que te esqueceste de ler esta parte, as minhas refutações ao que escreveste não são algo em que acredito, apenas um raciocínio oposto que poderá ser tão válido como o teu... e haverá muitos mais raciocínios possíveis, e ainda assim a evolução das cotações muitos vezes segue caminhos que dificilmente serão entendidos por estes!

Eu olho para os gráficos, o resto não me interessa para as minhs decisões de investimento, embora acompanhe o que posso sobre as economias e as empresas esses dados estão constantemente a mudar o que penso sobre a evolução dos mercados, por isso não podem funcionar como base das minhas decisões de investimento...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por salvadorveiga » 29/6/2009 13:42

EuroVerde Escreveu:SalvadorVeiga, em Janeiro quando estavamos nos 880 eu sempre me mantive bear a pensar nos 700. Importas-te de copiares o post em que eu disse que chagavamos aos 1000, isso é falso? Aliás o meu ultimo trade de Janeiro foi precisamente uma compra e venda da sonae do dia 5 para 6 Janeiro. depois nunca mais comprei nada. A partir daí defendi o bear. Mas depois tornei-me um pouco indeciso na fase final das descidas e acabei por comprar cedo de mais no final de Fev e depois, perder os primeiros arranques de Março, também devido à morte de um familiar meu.
O ABC que coloco no gráfico é feito da seguinte forma como se pode ver, a A acabar em Março último, B acabar no1ºT2010 e a C lá p meados de 2012.

Como o Artista referiu que eu não devia projectar uma trajectoria para o longo prazo, porque tudo na bolsa é incerto, mas sendo assim ninguém poderia projectar segundo Elliott e ninguém podia ter uma ideia à cerca da evolução de uma empresa cotada. Quando projecto um gráfico com o traçado futuro, é apenas uma Hipotese, não quer dizer, como é óbvio, que se verifique. É apenas uma hipótese entre outra quais.

Quanto à Galp, uma perguntinha, acham que a diminuição do consumo de combustiveis vai afectar as margens e que as noticias dos novos poços vão continuar a acrescentar valor à empresa?
Américo Amorim quer reforçar, mas a que preço acham que isso vai acontecer? 14? 9? 10? não me parece.
6 euros não é um valor qualquer, nem tanto como preço de uma garrafa de gásx como aqui referiram para desconversar/ou a brincar, ou um preço após split :x , mas é sim o preço do último minimo absoluto, alem do preço do IPO. :wink:

Bons Negocios

vou procurar e ja posto aqui, eu lembro-me de te tares Bear mas n acreditares em minimos abaixo dos 840 penso eu ou 775. Estavamos nós nos 890's na nova leg down ou possivelmente mais abaixo 820's e achares q iamos aos 990's 1000 depois vejo isso...

uma coisa e' o artista dizer que nao se pode fazer projecçoes outra e' poderes usar um modelo existente como EW, agora quem acredita ou nao ja e' diferente...

Os teus graficos nada teem de EW, sao uns rabiscos desculpa o termo, ou seja o que tas a fazer e' mera adivinhaçao que nem tem regras por base nessa advinhação.

Essas linhas que puseste no grafico nao sao EW, porque quebram somente as regras mais basicas... estou a falar de estrutura e forma
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por EuroVerde » 29/6/2009 13:31

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Warren Buffett disse: "vale mais estar mais ou menos certo do que exactamente errado".

Pois, acho que não está a ver é que aumentas bastante as probabilidades de estares exactamente errado ao teres tantas certezas sobre a evolução das cotações de títulos/índices!

EuroVerde Escreveu:Como já referi, não tenho certezas do futuro e acho que fui claro.
Eu ponho a questão noutros moldes: que argumentos existem para levar a Galp a continuar a subir sustentadamente que é o que aqui estamos a discutir e o que a maioria quer que aconteça?

Alguns argumentos que a levarão aos 6:
1º a continuação da diminuição do consumo de combustiveis por mais um bom periodo, no mercado onde a Galp actua.
2º a situação internacional, e o adiar da retoma economica que segundo fazem transparecer, será lenta e exitante, (coisa que o mercado não está a contar actualmente acreditando em sei lá o quê).
3º Provável saída de um grande accionista de relevo.
4º Excesso de capacidade instalada.
5º Incapacidade dos pequenos accionistas reforçarem (porque mantém a posição a um valor mais elevado).
6º Ficará por ventura um pouco mais endividada.

Ok, tens esses argumentos mas isso não te pode dar a segurança para afirmares com tanta segurança que a Galp irá cair até aos 6 euros...

já agora repara:
1º Este argumento também há quem possa pensar o contrário, que o consumo vai recuperar em breve e que os mercados vão começar a antecipar essa recuperação;
2º Como sabes nem os grandes economistas mundiais estão seguros em relação à retoma das economias. Por outro lado há quem pense que mesmo que as economias não recuperem desde já também não cairá muito mais estabilizará tal como está e os mercados não terão de cair...
3º Tu sabes que está a sair um grande accionista de relevo?! Qualquer um poderá dizer exactamente o contrário "provável entrada de um grande accionista de referência"...
4º Excesso de capacidade enquanto o consumo abrandar mas se o consumo aumentar... as quedas que a Galp já teve têm a ver com isso, poderão muito bem ter já descontado tudo ou quase tudo o que havia para descontar...
5º Achas que os pequenos accionistas é que vão fazer a Galp subir ou descer?! E não haverá pequenos accionistas que estão fora à espera de entrar? Olha eu posso ser um desses, estou fora, não sei é se estou à espera para entrar :mrgreen: :mrgreen:
6º "Porventura"... ou não!!! A dívida é boa, se a rentabilidade da mesma superar os seus encargos, não sei se será por aqui?!

Esta minha refutação não pretende ser algo em que acredito, até porque eu olho para o gráfico e nada mais, apenas é uma forma de te mostrar que não é por estas justificações que conseguirás afirmar que a Galp vai voltar aos 6 euros, muito menos com a certeza com que o afirmas!

abraço

artista

Eu só não pretendo estar dentro da Galp quando ela se encaminhar para 6. E essa não é uma certeza, é uma hipótese válida até ao fim do ano.
Sebes que consequencias tem os mercados acionistas subirem e o dolar desvalorizar face às outra divisas?
1-A recuperação verdadeira, penso que só acontece se ambos subirem sustentadamente. Enquanto isso não começar acontecer, penso que estamos todos iludidos excepto uma minoria, que também erra coisa e tal, mas que erra menos vezes do que acerta.

2- ninguem te garante isso, também não poderás afirmar com certeza. Isto é bolsa (sobe e desce), não é esquema do ponzi (sempre a subir)...

3- A Eni, ou outro que procurará melhor rendibilidade numa outra petrolífera.

4- Mas isso é SE! devemos basear-nos em factos, e o consumo só virá com a retoma na altura certa. Sabes o que é que acontece se o Chaves ou outro maluco do Irao continuar a dizer que quer vender o petroleo a 100dolar antes do tempo certo? Um dos grandes problemas, sacar valor onde não há. Isso empurra os mercados ainda mais para baixo. Talvez por isso mesmo últimamente os mercados tenham-se direccionado no mesmo sentido que o crude.

5- Repara que as transaçoes na galp têm sido feitas sempre a subir desde Out/nov sem grande aumento de volume. Aqui pode haver gato!

por artista_ » 29/6/2009 11:44

EuroVerde Escreveu:Warren Buffett disse: "vale mais estar mais ou menos certo do que exactamente errado".

Pois, acho que não está a ver é que aumentas bastante as probabilidades de estares exactamente errado ao teres tantas certezas sobre a evolução das cotações de títulos/índices!

EuroVerde Escreveu:Como já referi, não tenho certezas do futuro e acho que fui claro.
Eu ponho a questão noutros moldes: que argumentos existem para levar a Galp a continuar a subir sustentadamente que é o que aqui estamos a discutir e o que a maioria quer que aconteça?

1º a continuação da diminuição do consumo de combustiveis por mais um bom periodo, no mercado onde a Galp actua.
2º a situação internacional, e o adiar da retoma economica que segundo fazem transparecer, será lenta e exitante, (coisa que o mercado não está a contar actualmente acreditando em sei lá o quê).
5º Incapacidade dos pequenos accionistas reforçarem (porque mantém a posição a um valor mais elevado).

Ok, tens esses argumentos mas isso não te pode dar a segurança para afirmares com tanta segurança que a Galp irá cair até aos 6 euros...

já agora repara:
1º Este argumento também há quem possa pensar o contrário, que o consumo vai recuperar em breve e que os mercados vão começar a antecipar essa recuperação;
2º Como sabes nem os grandes economistas mundiais estão seguros em relação à retoma das economias. Por outro lado há quem pense que mesmo que as economias não recuperem desde já também não cairá muito mais estabilizará tal como está e os mercados não terão de cair...
3º Tu sabes que está a sair um grande accionista de relevo?! Qualquer um poderá dizer exactamente o contrário "provável entrada de um grande accionista de referência"...
4º Excesso de capacidade enquanto o consumo abrandar mas se o consumo aumentar... as quedas que a Galp já teve têm a ver com isso, poderão muito bem ter já descontado tudo ou quase tudo o que havia para descontar...
5º Achas que os pequenos accionistas é que vão fazer a Galp subir ou descer?! E não haverá pequenos accionistas que estão fora à espera de entrar? Olha eu posso ser um desses, estou fora, não sei é se estou à espera para entrar :mrgreen: :mrgreen:
6º "Porventura"... ou não!!! A dívida é boa, se a rentabilidade da mesma superar os seus encargos, não sei se será por aqui?!

Esta minha refutação não pretende ser algo em que acredito, até porque eu olho para o gráfico e nada mais, apenas é uma forma de te mostrar que não é por estas justificações que conseguirás afirmar que a Galp vai voltar aos 6 euros, muito menos com a certeza com que o afirmas!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por EuroVerde » 29/6/2009 1:14

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Como o Artista referiu que eu não devia projectar uma trajectoria para o longo prazo, porque tudo na bolsa é incerto, mas sendo assim ninguém poderia projectar segundo Elliott e ninguém podia ter uma ideia à cerca da evolução de uma empresa cotada. Quando projecto um gráfico com o traçado futuro, é apenas uma Hipotese, não quer dizer, como é óbvio, que se verifique. É apenas uma hipótese entre outra quais.

O problema então é que será melhor leres com mais atenção o que escreves, a forma como o fazes é de quem tem certezas e não de quem coloca essa hipótese... hipóteses coloco eu muitas, mas não invisto baseado em nenhuma delas!

abraço

artista

É claro que não tenho certezas do futuro. Podemos todos ter certezas mas relativamente apenas ao passado. Eu invisto segundo hipótese e não prespectivas ou exclusivamente AT ou AF.
A hipótese da Galp chegar aos 6 euros até ao final de 2009 é mais válida do que a hipótese de chagar aos 14.
No entanto há hipóteses e hipóteses!
As hipóteses para serem consideradas válidas têm que ser testadas e não refutadas. A partir do momento em que uma hipotese é testada e deixa de ser considerada válida, deixa de ser considerada hipótese e elimina-se do mapa. E há um periodo temporal para isso, conforme o risco da empresa. No meu caso, da minha hipótese na Galp, para ela ser considerada refutada ou inválida o que tem que acontecer é a Galp até ao final de 2009 não vir à casa dos 6 euros. E não não ir aos 14 ou 15!!!
Ela pode ir aos 14 ou 15 mas essa hipotese é uma hipótese que não invalida a minha! eu não a coloco em primeiro lugar porque não acredito que haja um sell-off repentino e que a leve num ápice aos 6, tipo ir e voltar. A minha hipótese está a ser testada, e caso não seja refutada, será considerada válida e aceite por todos os agentes que operam no mercado (quer se queira quer não).

Abraço :oops:

Continuo a não perceber porque é que a tua hipótese dos 6 euros é mais provável que uma hipótese de ir aos 14?! E se por acaso for aos 14, deixarás de ter razão?

De qualquer forma a minha critica restringia-se apenas à forma como afirmas que vai aos 6 euros, como se fosse algo de que tens a certeza! Isso é impossível ter nos mercados... nem a curto, nem a médio nem a longo prazo!

abraço

artista

Warren Buffett disse: "vale mais estar mais ou menos certo do que exactamente errado".
Como já referi, não tenho certezas do futuro e acho que fui claro.

por artista_ » 29/6/2009 0:36

EuroVerde Escreveu:
artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Como o Artista referiu que eu não devia projectar uma trajectoria para o longo prazo, porque tudo na bolsa é incerto, mas sendo assim ninguém poderia projectar segundo Elliott e ninguém podia ter uma ideia à cerca da evolução de uma empresa cotada. Quando projecto um gráfico com o traçado futuro, é apenas uma Hipotese, não quer dizer, como é óbvio, que se verifique. É apenas uma hipótese entre outra quais.

O problema então é que será melhor leres com mais atenção o que escreves, a forma como o fazes é de quem tem certezas e não de quem coloca essa hipótese... hipóteses coloco eu muitas, mas não invisto baseado em nenhuma delas!

abraço

artista

É claro que não tenho certezas do futuro. Podemos todos ter certezas mas relativamente apenas ao passado. Eu invisto segundo hipótese e não prespectivas ou exclusivamente AT ou AF.
A hipótese da Galp chegar aos 6 euros até ao final de 2009 é mais válida do que a hipótese de chagar aos 14.
As hipóteses para serem consideradas válidas têm que ser testadas e não refutadas. A partir do momento em que uma hipotese é testada e deixa de ser considerada válida, deixa de ser considerada hipótese e elimina-se do mapa. E há um periodo temporal para isso, conforme o risco da empresa. No meu caso, da minha hipótese na Galp, para ela ser considerada refutada ou inválida o que tem que acontecer é a Galp até ao final de 2009 não vir à casa dos 6 euros. E não não ir aos 14 ou 15!!!
Ela pode ir aos 14 ou 15 mas essa hipotese é uma hipótese que não invalida a minha! eu não a coloco em primeiro lugar porque não acredito que haja um sell-off repentino e que a leve num ápice aos 6, tipo ir e voltar. A minha hipótese está a ser testada, e caso não seja refutada, será considerada válida e aceite por todos os agentes que operam no mercado (quer se queira quer não).

Continuo a não perceber porque é que a tua hipótese dos 6 euros é mais provável que uma hipótese de ir aos 14?! E se por acaso for aos 14, deixarás de ter razão?

De qualquer forma a minha critica restringia-se apenas à forma como afirmas que vai aos 6 euros, como se fosse algo de que tens a certeza! Isso é impossível ter nos mercados... nem a curto, nem a médio nem a longo prazo!

abraço

artista

por EuroVerde » 29/6/2009 0:32

Penso que um primeiro sinal para isso, foi a quebra em baixa da LTA

por EuroVerde » 29/6/2009 0:02

artista Escreveu:

abraço

artista

por artista_ » 28/6/2009 23:27

abraço

artista

por EuroVerde » 28/6/2009 23:07

SalvadorVeiga, em Janeiro quando estavamos nos 880 eu sempre me mantive bear a pensar nos 700. Importas-te de copiares o post em que eu disse que chagavamos aos 1000, isso é falso? Aliás o meu ultimo trade de Janeiro foi precisamente uma compra e venda da sonae do dia 5 para 6 Janeiro. depois nunca mais comprei nada. A partir daí defendi o bear. Mas depois tornei-me um pouco indeciso na fase final das descidas e acabei por comprar cedo de mais no final de Fev e depois, perder os primeiros arranques de Março, também devido à morte de um familiar meu.
O ABC que coloco no gráfico é feito da seguinte forma como se pode ver, a A acabar em Março último, B acabar no1ºT2010 e a C lá p meados de 2012.

Como o Artista referiu que eu não devia projectar uma trajectoria para o longo prazo, porque tudo na bolsa é incerto, mas sendo assim ninguém poderia projectar segundo Elliott e ninguém podia ter uma ideia à cerca da evolução de uma empresa cotada. Quando projecto um gráfico com o traçado futuro, é apenas uma Hipotese, não quer dizer, como é óbvio, que se verifique. É apenas uma hipótese entre outra quais.

Quanto à Galp, uma perguntinha, acham que a diminuição do consumo de combustiveis vai afectar as margens e que as noticias dos novos poços vão continuar a acrescentar valor à empresa?
Américo Amorim quer reforçar, mas a que preço acham que isso vai acontecer? 14? 9? 10? não me parece.
6 euros não é um valor qualquer, nem tanto como preço de uma garrafa de gásx como aqui referiram para desconversar/ou a brincar, ou um preço após split :x , mas é sim o preço do último minimo absoluto, alem do preço do IPO. :wink:

Bons Negocios

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, niceboy, PAULOJOAO, PiFer, smog63 e 184 visitantes