Argumentos pro AT. E argumentos contra?
Acho que tocaste no tendão de Aquiles dos mercados... Por muitos estudos que se venham a fazer sobre isso, por muitos argumentos pró e contra a AT, nunca se vai chegar a um acordo.
Como todos sabem, eu praticamente só utilizo a AT em todos os negócios que faço, principalmente porque não tenho uma formação de base que me permita utilizar realmente a AF (embora tente não me meter em empresas e sectores macro-economicamente críticos). Para eu investir baseado na AT é porque acredito nela, não ia entregar as minhas poupanças a um qualquer método alietório.
Há uns tempos atrás li um estudo científico (pelo menos eles chamavam-lhe científico, e a bem da verdade até tinha aspecto disso) que se chamava "AT - sorte ou realidade?" e as conclusões a que eles chegam não abonam muito a favor da AT. Talvez porque eles utilizam só indicadores e deixam para trás o que é para mim o mais importante da AT, que é o volume, LT's e suportes/resistências.
Acredito que é possível negociar assim, só com esses factores. Os indicadores podem dar sinais de alerta mas, na minha opinião, não devem ser utilizados para negociar (por isso é que eu raramente os utilizo, para evitar que me induzam em erro).
Olhando especialmente para os suportes e resistências, é fácil de compreender porque funcionam. Porque mexem com a psicologia dos mercados, com a psicologia de quem neles actua! E as figuras gráficas que deles derivam, fazem todo o sentido por isso mesmo! Não acredito que quando existe uma H&S com uma neckline perfeitinha ou um duplo fundo perfeito, as coisas só evoluam porque existem muitos ATístas que estão naquele momento a olhar para eles.
No dia em que acreditar nisso, deixo de negociar nos mercados, porque aquilo em que acredito deixou de fazer sentido.
Abraço
Como todos sabem, eu praticamente só utilizo a AT em todos os negócios que faço, principalmente porque não tenho uma formação de base que me permita utilizar realmente a AF (embora tente não me meter em empresas e sectores macro-economicamente críticos). Para eu investir baseado na AT é porque acredito nela, não ia entregar as minhas poupanças a um qualquer método alietório.
Há uns tempos atrás li um estudo científico (pelo menos eles chamavam-lhe científico, e a bem da verdade até tinha aspecto disso) que se chamava "AT - sorte ou realidade?" e as conclusões a que eles chegam não abonam muito a favor da AT. Talvez porque eles utilizam só indicadores e deixam para trás o que é para mim o mais importante da AT, que é o volume, LT's e suportes/resistências.
Acredito que é possível negociar assim, só com esses factores. Os indicadores podem dar sinais de alerta mas, na minha opinião, não devem ser utilizados para negociar (por isso é que eu raramente os utilizo, para evitar que me induzam em erro).
Olhando especialmente para os suportes e resistências, é fácil de compreender porque funcionam. Porque mexem com a psicologia dos mercados, com a psicologia de quem neles actua! E as figuras gráficas que deles derivam, fazem todo o sentido por isso mesmo! Não acredito que quando existe uma H&S com uma neckline perfeitinha ou um duplo fundo perfeito, as coisas só evoluam porque existem muitos ATístas que estão naquele momento a olhar para eles.
No dia em que acreditar nisso, deixo de negociar nos mercados, porque aquilo em que acredito deixou de fazer sentido.
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Análise Técnica
Ffesteiro Escreveu:Saudações
É evidente que não existe um método eficaz na determinação da evolução futura do preço das acções de qualquer empresa. No dia em que existir só existirão compradores ou vendedores e ... "a coisa" pura e simplesmente encerra. Agora que a análise técnica ajuda a identificar tendências é um facto e com isso atenua a possibilidade de asneira.
Boa sorte.
Esta frase pode resumir tudo o que penso sobre análise técnica.
Abraço.
Saudações
É evidente que não existe um método eficaz na determinação da evolução futura do preço das acções de qualquer empresa. No dia em que existir só existirão compradores ou vendedores e ... "a coisa" pura e simplesmente encerra
. Agora que a análise técnica ajuda a identificar tendências é um facto e com isso atenua a possibilidade de asneira.
Boa sorte.
É evidente que não existe um método eficaz na determinação da evolução futura do preço das acções de qualquer empresa. No dia em que existir só existirão compradores ou vendedores e ... "a coisa" pura e simplesmente encerra

Boa sorte.
As palavras levam à exaltação, os números à meditação.
- Registado: 29/11/2007 3:19
Argumentos pro AT. E argumentos contra?
Economista33 Escreveu:Posso ter um preconceito relativamente à AT, mas estaria completamente disposto a ultrapassar isso, se houvesse estudos que a indicassem como válida. Até agora ainda ninguém indicou um estudo que a valide. O que me propõem é que a estude.
Seria como se eu quisesse saber a validade da astrologia e me mandassem para um astrólogo.
Mas tudo bem, amigos na mesma.
Abr
CRITICISMS OF TECHNICAL ANALYSIS
There is no proof that technical analysis works.
Actually, there has
been some relevant work done by Dr. Andrew Lo at MIT, who has
answered the question of the predictive power of some technicalanalysis concepts. He studied a chart pattern recognized as having a
predictive outcome, that of the “head and shoulders” top formation.
Dr. Lo sought to determine if a subsequent price decline was in evidence
after this pattern developed—compared to outcomes present
without this condition. Once the pattern was defined mathematically
and tested over the long-term price history of 350 stocks, it was
compared to “random walk” simulations. The results confirmed that
the pattern studied was in fact predictive in nature for a subsequent
price decline.
Technical analysis works only because traders believe it works and act
accordingly, causing the action predicted, for example, traders sell
when a stock falls below its 200-day moving average.
While this is
sometimes true, most active stocks have too much trading activity to
cause me to believe in the idea of a self-fulfilling prophecy. If there was
a temporary price decline due to the technical selling related to such a
break, the stock would rebound if the value became too low relative
to its fundamentals. Moreover, the influence of technical analysis is
not that great. If you follow the market related channels like CNBC,
you’ll see a drumbeat of fundamental news all day long. Focus on fundamentals
is the mainstream approach and the numbers of investors
or traders influenced by technical analysis is small in comparison.
Price changes are random and can’t be predicted
This criticism is related
to the “random walk” theory, as the idea that price history is
not a reliable indicator of future price direction. Adherents of this
view take a different view of the market being efficient. I used this
term previously to mean that the market is an effective mechanism
over time, to reflect everything that can be known about a stock and
its prospects. The efficient market theory holds that prices fluctuate
randomly around an intrinsic value. This point is actually similar to
the one technical analysts make that a market price reflects everything
that can be known about that item. The difference is that one
school (random walk) holds that current relevant factors affecting
price are discounted immediately, and the other (technical analysis)
is that this discounting ebbs and flows, taking place over time intervals
that are predictable. Random walk adherents suggest that a buy
and hold strategy will offer superior returns, as it is impossible to
time the market. More on the possibility that attempting entry and
exit on intermediate price swings could increase returns, relative to a
buy and hold strategy, is found in Chapter 2.
in Marketing - Essential Technical Analysis - Tools And Techniques To Spot Market Trends - Wiley 2002[/quote]
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 142 visitantes