Caldeirão da Bolsa

Investidor de longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

%

por TheMayan » 30/7/2008 22:00

Porque é que o gráfico só tem a % de variação para um dia e no eixo nos dos xx tem vários meses? Seria mais interessante termos as variações diárias ao longo de um período. Parabéns pelo trabalho das tabelas ... mas espero que nºao venhas no futuro a cobrar por isso.

TheMayan
Cumprimentos,
TheMayan

"A Verdade é Brevissima o resto é explicação".

"Qualquer comentário que faça nunca poderá ser visto como uma recomendação para alienar ou adquirir um determinado título. Deverá ser visto como uma mera opinião pessoal."

Registado: 28/11/2005 1:09

por Virgilio67 » 30/7/2008 21:48

Empirico, desculpe insistir, mas gostaria de perceber como chega aos valores contabilisticos de 2009 (VC09), pode ser? :wink:

Não teriamos de saber o valor dos capitais próprios na data para chegarmos a esses valores?
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por empirico1 » 30/7/2008 19:52

paulo9 Escreveu:EMPIRICO será que pode dar a opinião neste momento a cotação da s.capital?eu penso que ela vai tomar novo rumo descendente pois não está a aguentar-se aos valores máximos q atingiu hoje.pode ser que lá para a tarde isto melhore um pouco mais.ja agora será q alguem me diz onde possso ver como estão os futuros dos mercados nos EUA e apartir de q horas podesse ver?obrigado e um abraço a todos foristas.

Paulo, não leves a mal mas abstenho-me a fazer comentários de curto prazo das cotadas.

Registado: 5/6/2008 22:23

por empirico1 » 30/7/2008 19:09

artista Escreveu:Empirico a primeira parte devia aparcer 08, não é? são as previsões para este ano...

um abraço

artista

Tens razão, na próxima já aparece 08 :wink:

por empirico1 » 30/7/2008 19:08

Num dia em que o BES apresenta resultados fracos, não percebi porque quiseram castigar o BCP. :?

Aproveitei a apresentação n final do dia de ontem da EDP-R para hoje rever as estimativas para 2009, já que apesar do BNA ter ficado abaixo das minhas estimativas os Capitais Próprios surpreenderam-me o que me fez rever o VC para 2009 e implicitamente o target da empresa. Com esta alteração a EDP-R passou a ficar barata na minha perspectiva e abri uma posição na minha Carteira no fecho da sessão.

BCP:

Num dia em que a banca subiu o BCP continuou a corrigir e a dar oportunidades de entrada aos investidores já que continua a cotar abaixo dos Capitais Próprios.

EDP-R:

O forte incremento dos Capitais Próprios e o elevado potencial desta empresa, a estes valores deverá fazer parte de uma Carteira de Longo Prazo, por isso mesmo eu abri uma posição agressiva.

F. RAMADA:

Continua com muito pouca liquidez, o factor mais penalizador do título. Esta é a razão porque não se pode abrir posições agressivas em títulos de pequena capitalização, Small Caps.

SONAE CAPITAL:

Continua com pressão vendedora no curto prazo mas barata no longo prazo.
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.72 MiB) Visualizado 4474 vezes

por empirico1 » 30/7/2008 18:29

Hoje fiz o meu último Aumento de Capital para investimento em acções de este ano. :)

Foi no fecho de mercado e de certa forma agressivo :wink:

Na rentabilidade da Carteira a equação é simples, adiciono o valor investido e a rentabilidade passa a ter por base o to tal do investimento, nunca crio ponderações. :mrgreen:

Novidades, daqui a pouco.

por paulo9 » 30/7/2008 10:03

EMPIRICO será que pode dar a opinião neste momento a cotação da s.capital?eu penso que ela vai tomar novo rumo descendente pois não está a aguentar-se aos valores máximos q atingiu hoje.pode ser que lá para a tarde isto melhore um pouco mais.ja agora será q alguem me diz onde possso ver como estão os futuros dos mercados nos EUA e apartir de q horas podesse ver?obrigado e um abraço a todos foristas.

Registado: 29/11/2007 11:36

por artista_ » 30/7/2008 0:34

Empirico a primeira parte devia aparcer 08, não é? são as previsões para este ano...

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por empirico1 » 29/7/2008 23:50

Este quadro dos resultados por trimestre tem uma grande vantagem daqui a uns anitos ficam com o histórico já que em Portugal não há um site virado para os fundamentais das nossas cotadas :wink:

por empirico1 » 29/7/2008 23:44

As minhas estimativas por trimestre. :mrgreen:

Atenção não me penalizem se errar muito, eu não sou profissional disto, limito-me a avaliar com o mesmo método que analizo o meu negócio :wink:

Deixo ficar este quadro para verem a distribuição dos meus números e quando os compararem com a realidade se divertirem da forma como um amador está tão errado ou tão certo :mrgreen:
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (412.08 KiB) Visualizado 4866 vezes

por empirico1 » 29/7/2008 23:38

Anexo quadro actualizado com as estimativas do BNA/09 e com a actualização da EDPR.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (563.46 KiB) Visualizado 4875 vezes

por empirico1 » 29/7/2008 22:51

Virgilio67 Escreveu:Para o empírico: se me pudesse esclarecer, agradeço.

Em relação aos valores do BCP:

No quadro, na coluna BNA ACUM, os 0.05€ acho que não passaram de 0.02€, que foram o lucro por acção ao fim do 1º semestre. Neste caso, em relação ao BNA/08, os 0.11€ não serão exagerados?

Pode dizer-me como chega aos valores da coluna VC09?

Onde posso confirmar o valor dos capitais próprios? O que encontro no relatório de contas do 1º trimestre é muito inferior.

Por acaso detectei a pouco ao actualizar a EDPR que os valores do BCP não foram actualizados. o BNA, confirmo que está nos 0,02 de acumulado e a estimativa que não alterei passou para 0,09€.

A razão de não ter alterado o BNA/08 é porque estou a alterar o BNA para 2009 tal como já alterei o VC/09.

Vou colocar daqui a pouco as estimativas para 2009 e vou deixar de trabalhar os dados de 2008 já que a bolsa vai começar a incorporar os resultados das empresas de 2009.
Editado pela última vez por empirico1 em 29/7/2008 23:51, num total de 1 vez.

por Virgilio67 » 29/7/2008 22:26

Para o empírico: se me pudesse esclarecer, agradeço.

Em relação aos valores do BCP:

No quadro, na coluna BNA ACUM, os 0.05€ acho que não passaram de 0.02€, que foram o lucro por acção ao fim do 1º semestre. Neste caso, em relação ao BNA/08, os 0.11€ não serão exagerados?

Pode dizer-me como chega aos valores da coluna VC09?

Onde posso confirmar o valor dos capitais próprios? O que encontro no relatório de contas do 1º trimestre é muito inferior.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por cmcf_CALD » 29/7/2008 22:21

paulo9 Escreveu:obrigado cmcf enganei me na data, mas será que pode dizer se será no fim ou antes da sessão?um abraço

Penso que será no fim da sessão :wink:

Registado: 7/10/2007 15:17

por paulo9 » 29/7/2008 20:19

obrigado cmcf enganei me na data, mas será que pode dizer se será no fim ou antes da sessão?um abraço

por cmcf_CALD » 29/7/2008 20:05

paulo9,
a soni só apresenta resultados dia 31 quinta-feira!

Registado: 7/10/2007 15:17

por paulo9 » 29/7/2008 19:44

empirico qual a sua opinião em relação a sonae capital para amanha, porque os mercados nos EUA estão em forte alta, acha mesmo que terá o mesmo comportamento de descida ou vai acompanhar a recuperação que se espera amanha?a soni só deverá apresentar os resultados com grandes prejuizos no fim do dia de amanha, não acha que ela ja ta ha muitos dias a corrigir?se possivel colocasse um gráfico actualizado.cumprimentos e um grande abraço.

por empirico1 » 29/7/2008 17:15

Relativamente a Capitalização Bolsista versus Capitais Próprios, estamos assim:
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (418.65 KiB) Visualizado 4016 vezes

por empirico1 » 29/7/2008 17:09

Alheios aos ganhos exteriores a nossa praça voltou a sentir pressão vendedora dando continuidade as quedas de ontem.

BCP:

Quando a banca caí generalizadamente...

F. RAMADA:

A única acção da minha carteira que subiu hoje e com muito pouco volume.

Os mercados não ajudam a despertar o interesse pelo título mas, os vendedores a estes preços já são poucos.

SONAE CAPITAL:

Tem 10% do Capital da Sonae Indústria e em véspera de apresentação dos resultados da SONI deverá ter um comportamento parecido.
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.77 MiB) Visualizado 4069 vezes

por Panizzi » 28/7/2008 19:43

empirico1 Escreveu:
Panizzi Escreveu:Já agora o que me aconselha a lêr ou a pesquisar sobre Análise Fundamental , visto querer absorver o máximo de conhecimento para comecar a montar estratégias mais longas.

Há um guia prático muito bom sobre analise fundamental para quem se inicia, e em português, editado pela Deco, que se chama Investir em Acções.

Muito grato pela sua ajuda e partilha.

Cumprimentos e continuações. :wink:

Registado: 26/2/2008 22:11

por empirico1 » 28/7/2008 17:08

Um ínicio de Semana no vermelho...

BCP:

O BCP continua a ter pressão vendedora, tal como o sector da Banca mas, nota-se que já não é tão forte como aconteceu antes da apresentação dos resultados.

Com tranquilidade, o Banco têm todas as condições operacionais e de pessoas, capazes de o colocar na rota do sucesso!

Só é preciso que o Marketing define bem para os operacionais "executarem".

F. RAMADA:

Nota-se que está a despertar o interesse dos investidores. Com a forte procura de Aço e com uma capacidade nos últimos exercicios de gerar um ROE acima dos 20%, continua a haver um mercado distraído.

Leio que a Altri ganhou com a separação da F. Ramada, eu pessoalmente acho que perdeu uma das parcelas mais rentáveis do grupo. Se alguém ganhou foi a F. Ramada, isto porque, acredito que a entrada em Bolsa, vai servir para crescer já que a equipa de gestão é empreendedora e experiente.

SONAE CAPITAL:

A corrigir da forte súbida. Ao ser a mais séria candidata a entrar no PSI20 pode criar alguma pressão compradora no curto-prazo se os mercados ajudarem.

A Capitalização Bolsista reflecte -69,71% dos Capitais próprios e fechou abaixo do Valor Nominal.
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.77 MiB) Visualizado 4405 vezes

por EuroVerde » 28/7/2008 1:32

empirico1 Escreveu:Parece-me que estás a tentar procurar associar um mínimo a cotação do BANIF, aconselho a não olhares assim porque um dia, numa empresa qualquer o PVB e o PER pode estar mais barato que o anterior minimo das acções da empresa devido a um risco de falência. Essas comparações são perigosas.

Por outro lado é possivel que num dado momento os receios da crise sejam superiores e a empresa fique mais barata e se os investidores acharem que a crise vai ser longa, pode ficar barata por muito tempo.

Neste momento penso que o Banif ainda não atingiu o nível de racio que atingiu em 2003 (tanto no PBV como no PER). Logo, encontra-se superior a esse nível. Também nada me diz que lá pode chegar! (não estou a falar de preço, falo de rácio)
É uma hipótese quando quando as crises se tornam longas e duradouras as empresas poderem apresentar rácios baixos por muito tempo. Por isso acho que o mercado accionista ainda não tocou o fundo e até Outubro há margem para descontos. Se se verificar um constante número de casos de pequenas instituições a falir, isso não ajudará nada.

Registado: 29/11/2007 11:19

por empirico1 » 28/7/2008 0:06

paulo9 Escreveu:empirico pensas que por terem essa dimensão nao vai afectar a abertura das bolsas amanhã?è que até foi falado aqui da intervenção da FED EUA nesses mesmos bancos.parece que vamos ter mesmo de aguardar a abertura para amanhã.um abraço

Paulo,

Amanhã o mercado até pode cair mas isso, só me preocupa se eu estiver a investir no curto prazo. Neste tópico, a séria crise actual, não penses que estou alheio às dificuldades económicas globais, serve para identificar e aproveitar oportunidades de negócio para um longo prazo (3/5 anos).

Se estas crises não acontecessem, dificilmente conseguiriamos estas oportunidades de comprar, por exemplo, BCP a 1,20; SONI a 2,89; Semapa a 7,49, etc...

por corvo47 » 27/7/2008 22:05

Não será pela falência destes dois bancos que as bolsas europeias abrirão negativas. Como já disse o Empírico, são bancos pequenos a nível dos USA,e as limpezas de vez enquanto lá vão surgindo, tanto na banca como noutros sectores.A diferença é que não fomos habituados a isto tipo de "limpezas" na banca.

Registado: 14/3/2008 22:39

por paulo9 » 27/7/2008 21:22

empirico pensas que por terem essa dimensão nao vai afectar a abertura das bolsas amanhã?è que até foi falado aqui da intervenção da FED EUA nesses mesmos bancos.parece que vamos ter mesmo de aguardar a abertura para amanhã.um abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, BullDuck, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, junas, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, TTM62 e 432 visitantes